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Cláudia Pellegrini Braga

    • Doutora em Filosofia (FFLCH-USP). Mestre em Serviços e Políticas Públicas de Saúde Mental (NMS/FCM - Universidade NOVA de Lisboa). Mestre em Saúde Coletiva (FMUSP). Bacharel em Filosofia (FFLCH-USP). Graduada em Terapia Ocupacional (FMUSP). Atuou como Consultora Nacional de Saúde Mental, Álcool, outras Drogas e Violências na Organização Panamericana de Saúde e Organização Mundial de Saúde no Brasil. Atuou como analista de políticas públicas especialista em saúde mental e direitos humanos no Núcleo de Políticas Públicas do Grupo de Apoio Técnico Especializado do Ministério Público do Rio de Janeiro; é responsável pela elaboração e desenvolvimento de processos de avaliação da qualidade de direitos em instituições de saúde mental e de assistência social e presta apoio técnico em temas de cidadania e políticas públicas, visando o fomento de processos de desinstitucionalização. Atua como consultora da unidade de Políticas, Legislações e Direitos Humanos do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da Organização Mundial de Saúde (OMS); colabora como expert em saúde mental com pesquisa, escrita e revisão técnica de documentos da unidade e com discussão de implementação de políticas públicas e serviços de saúde mental nos e junto aos Estados membros da OMS. É coordenadora da Câmara Técnica de Terapia Ocupacional do CREFITO-3. É membra do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas de Saúde Mental (GPIPPSAM) do Instituto de Estudos Avançados da USP. (IEA/USP) É membra da diretoria do capítulo brasileiro da World Association for Psychosocial Rehabilitation (WAPR-Brasil).Tem experiência em: atenção a pessoas com problemas de saúde mental e em vulnerabilidade social; políticas públicas e programas em saúde mental e voltados para pessoas em situações de vulnerabilidade; pesquisa e formação com foco em direitos humanos. Atua principalmente nos seguintes temas: saúde mental, direitos humanos, desinstitucionalização, políticas públicas e infância e adolescência.

       

      Links:    

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    • BRAGA, C. P. . Reforma psiquiátrica e o problema das internações compulsórias. 2017 (Conferência)
    • BRAGA, C. P. . Os desafios que permeiam o movimento da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica. 2017 (Conferência)
    • BRAGA, C. P. . A continuidade das internações psiquiátricas de crianças e adolescentes no cenário da Reforma Psiquiátrica e a necessidade de reafirmação da luta por uma sociedade sem manicoômios. 2015 (Outra)
    • BRAGA, C. P. ; GALHEIGO, S. M. . Estratégias de cuidado na atenção a crianças e adolescentes em situação de adoecimento, hospitalização e vulnerabilidade. 2012 (Outra)
    • BRAGA, C. P. ; GALHEIGO, S. M. . Sobre a importância da prosa e da contação de histórias em uma comunidade de práticas. 2012 (Outra)
    • BRAGA, C. P. ; ANGELINI, A. C. A. ; LUVIZARO, N. ; OYAMA, L. ; GALHEIGO, S. M. . O brincar, a criança e a vida: tessituras do contar histórias. 2012 (Outra)
    • BRAGA, C. P. ; GALHEIGO, S. M. . Evaluating the dialogical and participatory process within a community of practice in occupational therapy. 2014 (Congresso)
    • BRAGA, C. P. . Diálogos de una comunidad de práctica: evaluando las necesidades de niños y adolescentes hospitalizados. 2013 (Congresso)
    • BRAGA, C. P. ; SOMBINI, G. P. ; Pereira, M. A. ; ALMEIDA, M. C. . A formação dos profissionais de saúde em transformação: questões para a terapia ocupacional. 2007 (Outra)
    • BRAGA, C. P. ; NICACIO, F. . Experiências de trabalho no Bar BibiTantã e repercussões na vida cotidiana: percepções de usuários-trabalhdores. 2011 (Congresso)
    • BRAGA, C. P. ; ANGELINI, A. C. A. ; LUVIZARO, N. ; OYAMA, L. ; GALHEIGO, S. M. . Tessituras do contar estórias em uma enfermaria pediátrica. 2011 (Congresso)
    • BRAGA, C. P. ; GALHEIGO, S. M. . Comunidade de Prática em Terapia Ocupacional: estratégia para aprimoramento da produção de cuidado?. 2011 (Congresso)
    • TOLDRA, R. C. ; ALMEIDA, M. C. ; BRUNELLO, M. I. B. ; LIMA, E. A. ; GALHEIGO, S. M. ; Barros, D. D. ; BRAGA, C. P. ; MIETO, F. . Ensino prático no curso de terapia ocupacional da Universidade de São Paulo. 2012 (Outra)
    • BRAGA, C. P. ; GALHEIGO, S. M. . Implementação de uma comunidade de prática em terapia ocupacional como estratégia para o desenvolvimento de reflexividade profissional. 2012 (Seminário)
    • BRAGA, C. P. ; GALHEIGO, S. M. ; MITRE, R. M. A. ; TOLDRA, R. C. ; ANGELINI, A. C. A. ; TAKEITI, B. A. ; OTHERO, M. B. ; MAIA, F. ; SOUTO, A. C. F. . Atividade, cotidiano e cuidado: terapia ocupacional e os processos de adoecimento, hospitalização e vulnerabilização na infância e adolescência. 2012 (Seminário)
    • BRAGA, C. P. ; GALHEIGO, S. M. . Sobre a importância da prosa e da contação de histórias em uma comunidade de práticas. 2012 (Congresso)
    • GALHEIGO, S. M. ; BRAGA, C. P. . Estratégias de cuidado na atenção a crianças e adolescentes em situação de adoecimento, hospitalização e vulnerabilidade. 2012 (Congresso)
    • BRAGA, C. P. ; GALHEIGO, S. M. . Three clinical stories, different strategies: diversity in occupational therapy intervention in a pediatric ward. 2012 (Congresso)
    • GALHEIGO, S. M. ; BRAGA, C. P. . Creating a community of practice: Preliminary findings of an innovative approach. 2012 (Congresso)
    • BRAGA, C. P. ; GALHEIGO, S. M. ; SANTOS, M. ; SARMENTO, G. Q. ; MIETO, F. ; OLIVEIRA, T. ; LAGOA, T. ; SILVA, M. C. . Similarities and diversities in occupational therapy assessment of hospitalized children and adolescents. 2012 (Congresso)
    • GALHEIGO, S. M. ; BRAGA, C. P. ; MITRE, R. M. A. ; SANTOS, W. A. ; LIMA, R. ; SPINOLLA, P. ; MOTTA, M. ; PARREIRA, F. V. . Assessing the needs of hospitalized children and adolescents: Dialogues within a community of practice. 2012 (Congresso)
    • BRAGA, C. P. . Análise de um Processo Grupal: Ponto de Encontro e Cultura. 2007 (Outra)
    • BRAGA, C. P. . Change minds, transform services: how Estonia is using a WHO tool to tackle stigma and promote human rights in mental health services. 2022
    • BRAGA, C. P. ; NJENGA, M. ; BALLAH, B. ; PICOLO, M. ; SULTANA, Z. ; GUZMAN, C. . Coordenação do #MHForAll webinar: Mental Health & Human Rights. 2022
    • BRAGA, C. P. . XI Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional. 2008 (Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo)
    • LIMA, E. A. ; BARBOSA, N. D. ; OKUMA, D. ; BRAGA, C. P. . PACTO: 10 anos I Encontro de Terapia Ocupacionl e ações na interface entre as Artes e a Saúde. 2008 (Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte e Corpo em Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
    • GALHEIGO, S. M. ; SERTEZEN, C. ; LOPES, R. E. ; BRAGA, C. P. . VI Encontro Latino-Americano de Escolas e Docentes de Terapia Ocupacional. 2011 (Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo)
    • BRAGA, C. P. ; FERNANDES, M. ; PIMENTEL, F. ; LESSA, F. . III Encontro de Práticas da Câmara Técnica de Saúde Mental do Crefito-3: Terapia Ocupacional e atenção à crise na RAPS. 2022 (Câmara Técnica de Terapia Ocupacional em Saúde Mental - CREFITO 3)
    • BRAGA, C. P. ; PITTA, A. M. ; DELGADO, P. G. G. . Seminário Brasileiro da Associação Mundial de Reabilitação Psicossocial. 2020 (World Association of Psychossocial Rehabilitation - capítulo Brasileiro)
    • BARROS, S. ; OLIVEIRA, M. A. F. ; ARANHA, A. L. ; BATISTA, L. E. ; NICACIO, F. ; BRAGA, C. P. . Estado, Direitos Humanos e Políticas Públicas de Saúde Mental: Construindo Caminhos para a Democracia e Cidadania. 2022 (Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas de Saúde Mental - IEA/USP)
    • BRAGA, C. P. ; PIMENTEL, F. ; FERNANDES, M. . I Encontro de Práticas da Câmara Técnica de Saúde Mental do Crefito 3. 2021 (Câmara Técnica de Saúde Mental do Crefito 3)
    • FUNK, M. ; TROMEL, E. ; METZER, G. ; BOLD, N. D. ; YARO, P. B. ; CORCORAN, J. ; DAVID, L. ; ROICHMAN, D. ; BRAGA, C. P. . Webinar on employment for persons with psychosocial disabilities. 2022 (WHO, ILO & Israeli mission to the UN)
    • BRAGA, C. P. ; FERNANDES, M. ; PIMENTEL, F. . II Encontro de Práticas em saúde mental. ?Diálogos: luta antimanicomial, democracia e compromisso ético-político da Terapia Ocupacional?. 2022 (Câmara Técnica de Terapia Ocupacional em Saúde Mental - CREFITO 3)
    • NICACIO, F. ; BRAGA, C. P. . Desafios da promoção de direitos no cuidado em liberdade, substitutivo e territorial nas Redes de Atenção Psicossocial do SUS. 2020 (Associação Brasileira de Saúde Mental)
    • BRAGA, C. P. ; NICACIO, F. ; OLIVEIRA, M. A. F. . Garantias de direitos e saúde mental: as práticas dos CAPS. 2021 (Associação Brasileira de Saúde Mental)
    • BRAGA, C. P. . Política Pública de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Sistema Único de Saúde (SUS): Direitos, Territórios e Participação Social. 2022 (Instituto de Estudos Avançados da USP)
    • Nome do projeto: Comunidades de prática em Terapia Ocupacional (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRAGA, C. P. , GALHEIGO, S. M. .
      Descrição: As práticas hospitalares em terapia ocupacional vêm apresentando um crescimento recente em produções científicas e expansão da assistência, mas ainda é um campo em consolidação. Os profissionais ainda se deparam com dificuldades teórico-metodológicas, o que aponta para a necessidade de construção de estratégias que fomentem a reflexão epistêmica do campo. A criação de comunidades de práticas tem sido estratégia utilizada em países como o Canadá e a Austrália para fomentar a reflexão epistêmica e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado. Este projeto de pesquisa visa a desenvolver estudo exploratório para verificar a exequibilidade e o impacto da criação de comunidades de prática para o fomento da reflexividade epistemológica e o aprimoramento da produção de cuidado oferecido pela terapia ocupacional para crianças e adolescentes em condições de adoecimento, hospitalização e vulnerabilidade. Os participantes da pesquisa serão terapeutas ocupacionais que trabalham em enfermarias ou hospitais pediátricos na cidade de São Paulo, compreendendo de 6 a 12 participantes. O estudo, de caráter qualitativo, utilizará como norteador metodológico o referencial hermenêutico-crítico. Consistirá na implementação de uma comunidade de prática por meio da pesquisa-ação, utilizando grupos focais, oficinas disparadoras e oficinas Moodle como recursos coadjuvantes. Será realizada a análise de conteúdo dos grupos focais e dos materiais disponibilizados no Moodle com o auxílio do software NVivo. Pelo processo interpretativo, buscar-se-á-se aprender o significado dos discursos dos participantes e o processo de intersubjetividade estabelecido na comunidade de prática; por meio da perspectica dialética, buscar-se-á compreender criticamente o dissenso e a influência dos macro-processos na constituição das práticas hospitalares em terapia ocupacional.
    • Nome do projeto: Community of practice: A methodology to improve occupational therapy practice? (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRAGA, C. P. , GALHEIGO, S. M. , MAGALHAES, L. V. , KINSELLA, E. A. .
      Descrição: Trata-se de uma cooperação científica entre pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade of Western Ontario, Canada, apoiada pelo Acordo de cooperação entre a FAPESP e universidades de Toronto e Western Ontario Seus objetivos são:: a. Produzir conhecimento sobre epistemologias da prática e no campo dos fundamentos teórico-metodológicos da Terapia Ocupacional. b. Produzir conhecimento no uso das comunidades de prática para o desenvolvimento de práticas reflexivas e reflexividade epistêmica em Terapia Ocupacional, e em particular, em práticas em contextos hospitalares. c. Refletir sobre as as semelhanças e diferenças na aplicação destes construtos no contexto brasileiro (comparado ao Canadense). d. Refletir sobre desafios e oportunidades na aplicação destes construtos no contexto brasileiro (comparado ao Canadense)
    • Nome do projeto: Terapia Ocupacional, práxis profissional, cidadania e produção de cuidado e de vida (2012 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRAGA, C. P. , GALHEIGO, S. M. .
      Descrição: A presente pesquisa dedica-se a estudar a temática da prática profissional do terapeuta ocupacional nos processos de produção de cuidado e de vida e, de promoção do acesso a direitos e da participação social, a partir de aportes sócio históricos, críticos e, da integralidade e da ética do cuidado. Seu objetivo geral é investigar sobre a prática do terapeuta ocupacional em seu diálogo com o cotidiano, as trajetórias e, as necessidades de cuidado e de sustentação de projetos de vida. Com foco nos sujeitos e coletivos sob condições de vulnerabilidade social, adoecimento, hospitalização, e/ou fragilização das redes sociais de suporte, os objetivos específicos da pesquisa são os de conhecer e refletir sobre: (i) seu cotidiano e trajetórias de vida; (ii) suas necessidades de cuidado e de sustentação de projetos de vida; (iii) seus itinerários terapêuticos e de acompanhamento social; (iv) as oportunidades e obstáculos para o exercício de direitos e da participação social. Os objetivos específicos da pesquisa, cujo foco é a práxis profissional do terapeuta ocupacional, são os de conhecer e refletir sobre: (i) a prática da Terapia Ocupacional em serviços sociais e de saúde, a partir de aportes sócio históricos, críticos e, da integralidade e da ética do cuidado; (ii) o exercício da reflexão crítica sobre a prática profissional com vistas à sustentação de um compromisso ético-político da Terapia Ocupacional com os sujeitos e coletivos; (iii) a educação profissional e interprofissional com vistas à produção de trabalhadores sociais e de saúde com uma formação crítica, comprometida com o exercício da cidadania e a produção de cuidado e de vida. Para fundamentar as proposições de uma terapia ocupacional reflexiva e crítica, os objetivos específicos da pesquisa são: (i) estudar a produção filosófica e sociológica crítica sobre os conceitos de cotidiano, práxis, vida ativa, trabalho, labor, emancipação e transformação social; (ii) estudar a literatura crítica sobre práxis profissional e reflexividade epistemológica. Tendo em vista esses objetivos, pretende-se realizar estudos teóricos e de caráter qualitativo por meio de abordagens sócio históricas e hermenêutico-críticas, com vistas a compreender os processos vividos por profissionais e usuários de serviços sociais e de saúde, a partir de suas percepções e reflexões. As contribuições esperadas da pesquisa é que esta produza subsídios para o fomento da práxis do terapeuta ocupacional pautada na integralidade e na humanização do cuidado e, em um compromisso ético-político com vistas ao exercício de direitos e a participação social dos sujeitos e coletivos.
    • Nome do projeto: A permanência da prática de internação de crianças e adolescentes em instituição psiquiátrica em um cenário de avanços da reforma psiquiátrica: o circuito do controle (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRAGA, C. P. , DOLIVEIRA, A. F. P. L. .
      Descrição: A reforma psiquiátrica brasileira, na qualidade de um processo social e crítico, vem transformando o cenário da atenção psicossocial, tendo como norte a constituição de direitos das pessoas com sofrimento psíquico. A perspectiva da desinstitucionalização, alicerce desse processo, configura-se como um campo de saberes e práticas, comprometido com a criação de serviços e de novas formas de relação com a experiência do sofrimento psíquico. A constituição de um campo de atenção específico para crianças e adolescentes, alinhado a essa perspectiva, está em curso e é recente, sendo a criação de serviços e a promoção de debates para a formulação de políticas públicas marcos importantes. Contudo, mesmo com esses avanços significativos, há movimentos contrarreformistas em curso, expressos, por exemplo, na permanência da prática de internação de crianças e adolescentes em instituições psiquiátricas de caráter asilar. Em um horizonte que visa à transformação dessa situação é preciso compreender as premissas e as justificativas para essas internações. Assim, esse estudo objetivou identificar e analisar os motivos de internação de crianças e adolescentes em uma instituição psiquiátrica de caráter asilar do Estado de São Paulo segundo as perspectivas da instituição e, também, das crianças e dos adolescentes internados. No âmbito da pesquisa qualitativa, a partir da Hermenêutica Dialética enquanto norteador metodológico e abordagem de dados, foi realizada observação participante em uma instituição psiquiátrica durante um período de quatro meses. Ainda, foi feito o estudo de 45 documentos institucionais referentes aos sujeitos internados nesse período e foram feitas entrevistas abertas com oito adolescentes internados na instituição. Para a análise, foi determinado como Categoria Analítica o conjunto de conceitos e práticas da perspectiva da desinstitucionalização e, a partir do material de campo, foram eleitas Categorias Empíricas e Operacionais. Após a leitura transversal dessas categorias, foram constituídos quatro temas de discussão. O primeiro, relativo ao perfil das 45 crianças e dos adolescentes internados no período do estudo, indicou que são características centrais: situações de vulnerabilidade diversas, frágil rede social, de suporte e de serviços, baixo grau de escolarização, passagens por outras instituições, e atribuição de um conjunto de traços que definem os sujeitos como sendo desviantes em relação a uma norma; assim, pode-se afirmar que há uma carreira de internação e psiquiatrização da vida, que diz respeito às vicissitudes da vida e a uma série de passagens institucionais. O segundo tema, compreendeu a psiquiatria enquanto uma prática ideológica sustentada por dois mecanismos principais: a produção de um curto-circuito simplificador da vida, no qual a expressão de relações de agressividade determina a internação; e a atribuição de um diagnóstico psiquiátrico abrangente, o F.29, que ocupa a função de justificar e legitimar a internação. O terceiro tema apontou que a instituição tem um claro esquema institucionalizante, baseado em um princípio autoritário-hierárquico e determinado pelo regramento do cotidiano. O quarto tema assinalou que, nas diferentes situações de internação, há uma mesma lógica operando: o circuito do controle, constituído por meio de dependências recíprocas de aparatos institucionais, dentre os quais o que sustenta efetivamente esse circuito é a instituição psiquiátrica. Conclui-se que, mesmo em um cenário de avanços da reforma psiquiátrica, lógicas segregatórias e asilares permanecem nas relações entre sujeitos e entre instituições, o que coloca a necessidade de continuidade da luta pela efetivação da reforma psiquiátrica.
    • Nome do projeto: O Projeto de Geração de Trabalho e Renda O Bar BibiTantã: a perspectiva de usuários (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRAGA, C. P. , NICACIO, F. .
      Descrição: A criação de programas de inserção no trabalho vem se apresentando como um dos desafios no processo de reforma psiquiátrica no Brasil. No cenário nacional, teve início, em 2004, a sistematização de proposições para o campo e a escolha de articulação com a perspectiva da economia solidária, através de parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. Essa parceria é ainda recente e coloca diversas questões, como a necessidade de compreender a inserção no trabalho como exercício de direitos, e de considerar que constitui uma das estratégias fundamentais nos projetos e processos de produção de autonomia e de fortalecimento do poder contratual das pessoas com a experiência do sofrimento psíquico. Nessa perspectiva, torna-se fundamental o desenvolvimento de estudos que visem a compreender e refletir sobre a construção desse campo, as experiências em curso, e as percepções de usuários de serviços de saúde mental envolvidos em programas de inserção no trabalho. O presente estudo realizado como parte integrante da disciplina ?Iniciação à Pesquisa II - Campo: Terapia Ocupacional em Saúde Mental? do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, objetivou conhecer, compreender, e analisar o ponto de vista de usuários-trabalhadores do Projeto de Geração de Trabalho e Renda O Bar BibiTanTã sobre: inserção no projeto; cotidiano de trabalho; e as repercussões na vida cotidiana com a participação no projeto. Trata-se de estudo qualitativo e foram realizados levantamento documental e entrevistas semiestruturadas com seis participantes do referido projeto. As entrevistas foram realizadas com o consentimento pós-esclarecido dos participantes e foram gravadas, transcritas, e apresentadas aos entrevistados para a realização de alterações. Foi realizada análise temática e a discussão foi desenvolvida em diálogo com a perspectiva teórica da reabilitação como cidadania. A análise das entrevistas indicou que: a motivação de inserção no projeto está articulada aos desejos e necessidades dos entrevistados; que o cotidiano de trabalho do Bar BibiTanTã possibilita a construção de processos de novas ?identidades? e novos lugares sociais; e que as repercussões na vida cotidiana referem-se: às trocas sociais, à ampliação da circulação social, e à possibilidade de trabalhar e de ter renda. Os resultados apontam que, para os entrevistados, a inserção no Bar BibiTanTã tem se constituído como possibilidade de ampliação do poder de contratualidade.
    • Nome do projeto: A construção do pensamento crítico e da práxis emancipatória da terapia ocupacional no brasil: movimentos, perspectivas, norteadores e tendências (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRAGA, C. P. , GALHEIGO, S. M. .
      Descrição: Objetivo geral: Compreender e analisar a construção do pensamento crítico e de práticas emancipatórias na terapia ocupacional brasileira. A pesquisa será desenvolvida em duas fases: 1ª Fase: Objetivos específicos: 1. Identificar os marcos sociais e históricos, as perspectivas teóricas e práticas, os norteadores teórico-conceituais, e os movimentos e as tendências expressas na produção do conhecimento em terapia ocupacional em suas seis décadas no Brasil; 2. Descrever as referências, as perspectivas, as noções e os conceitos norteadores das tendências identificadas na produção da terapia ocupacional, com ênfase no pensamento crítico; Método Estudo histórico, teórico e conceitual a partir de revisão de literatura e análise documental. 2ª Fase: Objetivos específicos: 3. Aprofundar a compreensão das características singulares, os consensos e os dissensos de saberes e práticas orientados pelo pensamento crítico a partir das perspectivas de docentes pesquisadores que expressam esse pensamento na terapia ocupacional no Brasil; 4. Elaborar e propor norteadores e princípios para práticas emancipatórias em terapia ocupacional no contemporâneo com docentes pesquisadores de distintos campos de práticas que expressam esse pensamento na terapia ocupacional no Brasil; 5. Aprofundar as bases teórico-conceituais para uma terapia ocupacional crítica a partir dos conceitos de autonomia, práxis, cotidiano e participação social. 6. Registrar e publicar um documento da história de construção dos saberes e práticas orientados pelo pensamento crítico e dos norteadores, princípios e horizontes para práticas em terapia ocupacional. Método Estudo histórico, teórico e conceitual a partir de revisão da literatura e pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade e grupo focal. Serão selecionados de 10 a 15 docentes pesquisadores com produção crítica em Terapia Ocupacional relevante no campo, no período compreendido entre 1978 e 2002. A partir da análise das entrevistas em profundidade e da manifestação de interesse, serão selecionados de 5 a 8 docentes pesquisadores entrevistados para composição de grupo focal. Os resultados serão transcritos e analisados a partir de uma leitura crítica. Os resultados serão publicados na forma de um registro histórico do pensamento crítico da profissão.
    • Nome do projeto: Avaliação e promoção da cultura de direitos humanos em Centros de Atenção Psicossocial: potencialidades e desafios do QualityRights (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRAGA, C. P. , NICACIO, F. , BARROS, S. , OLIVEIRA, M. A. F. , KINKER, F. , GARCIA, L. S. L. , BALLAN, C. .
      Descrição: Introdução: A violação dos direitos humanos das pessoas com problemas de saúde mental é uma realidade, ainda hoje, presente no cenário mundial. Estudos indicam que as violações ocorrem em diferentes cenários de vida, seja em locais diversos da vida cotidiana e em contextos familiares, seja em hospitais psiquiátricos e serviços de saúde mental de base comunitária. Em 2012, a Organização Mundial de Saúde lançou a Iniciativa QualityRights e, desenvolveu, com base na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o QualityRights tool kit (QR). No cenário nacional, em 2015, o Ministério da Saúde apresentou a tradução oficial para o português do kit de ferramentas, com a denominação de "Direito é Qualidade". No entanto, a revisão de literatura indica que é ainda recente e restrito o desenvolvimento de estudos, avaliações e análises que referem ou adotam o QR no cenário nacional. Objetivo geral: Identificar e analisar as potencialidades e os desafios do QR na perspectiva da avaliação de serviços e de promoção e fortalecimento da cultura de direitos humanos nas práticas dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Objetivos Específicos: (i) avaliar a qualidade de CAPS III e CAPSad III na perspectiva de promoção e fortalecimento dos direitos humanos, por meio do QR; (ii) analisar a percepção de pessoas com problemas de saúde mental, familiares e profissionais de CAPS III Adulto e CAPSad III em relação às temáticas de Direitos Humano (DH), cidadania, violação de direitos e experiência do QR; (iii) analisar as potencialidades e os desafios do QR em CAPS III Adulto e CAPSad III visando ao aprimoramento de práticas de CAPS orientadas para a promoção de direitos humanos e para o fortalecimento de poder de contratualidade das pessoas com problemas de saúde mental; (iv) desenvolver processo formativo sobre saúde mental e DH para os participantes da pesquisa; (v) contribuir para o debate e a formulação de proposições para a promoção de direitos humanos nos CAPS na perspectiva do aprimoramento dos serviços substitutivos e territoriais no contexto do Sistema Único de Saúde. Metodologia: Trata-se de estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualiquantitativa e para seu desenvolvimento serão adotados distintos procedimentos de coleta e análise de dados. O estudo será desenvolvido nos cenários dos Centros de Atenção Psicossocial III Adulto e Centro de Atenção Psicossocial III Álcool e Drogas em duas etapas. Na primeira, está prevista a avaliação dos serviços, nos 5 temas indicados pelo QR e conforme as principais orientações do kit de ferramentas serão realizadas: análise de documentação, observação, e entrevistas com usuários, familiares e profissionais dos serviços. Os dados serão analisados de acordo com as orientações do QR. Na segunda Etapa Fase A, está previsto o desenvolvimento de grupos focais, com usuários, familiares e profissionais dos serviços, sendo dois encontros por grupo. Na Fase B pretende-se desenvolver dois processos formativos, sendo um para usuários e familiares e o outro para profissionais, dos dois serviços, totalizando 40 horas. Resultados Esperados: fortalecer as práticas de cuidado em liberdade na perspectiva dos Direitos Humanos, na visão das pessoas com problemas de saúde mental e dos profissionais de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); contribuir para a formulação de proposições de promoção de Direitos Humanos nos CAPS na perspectiva do aprimoramento dos serviços substitutivos e territoriais no contexto do Sistema Único de Saúde, contribuir para o desenvolvimento de Políticas Públicas de Saúde Mental pautadas na perspectiva de Direitos Humanos e contribuir para o desenvolvimento da cultura de avaliação dos serviços de saúde mental. Palavras-Chave: Saúde Mental; Direitos Humanos; Desinstitucionalização; Serviços Comunitários de Saúde Mental; Centros de Atenção Psicossocial.
    • Nome do projeto: Avaliação de serviços de saúde mental em relação à apropriação, acesso e garantia dos Direitos Humanos por meio do Qualityrights: revisão de escopo (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRAGA, C. P. , NICACIO, F. , BARROS, S. , OLIVEIRA, M. A. F. , KINKER, F. , GARCIA, L. S. L. , BALLAN, C. .
      Descrição: Objetivo: mapear e analisar o conhecimento produzido, suas características chaves ou fatores relacionados sobre a avaliação de serviços de saúde mental em relação aos Direitos Humanos, por meio do QualityRights, na perspectiva dos profissionais, usuários e familiares.
    • Nome do projeto: Teias: terapia ocupacional, cotidianidade e humanização do cuidado à criança e ao adolescente hospitalizado (2010 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRAGA, C. P. , GALHEIGO, S. M. .
      Descrição: Esse projeto é desenvolvido na enfermaria do Hospital Universitário da USP, no âmbito das atividades de extensão do Laboratório ACCALANTO e tem recebido bolsa do Programa Aprender com Cultura e Extensão da PRCEU/USP desde 2010. O projeto TEIAS que tem como proposta promover uma cotidianidade diferenciada na enfermaria, a ludicidade infanto-juvenil, possibilitando o desenvolvimento da convivência e de uma rede de sustentabilidade relacional durante a internação. Assim, a proposta é desenvolvida nas áreas de convivência e nos leitos a depender das necessidades e possibilidades das crianças e adolescentes internados. Tendo como recurso a atividade lúdica, os demais atores que transitam na enfermaria (pais, familiares e profissionais) são convidados a participar conforme disponibilidade e interesse. O eixo Teias tem como objetivos: a. identificar as necessidades e condições de saúde-doença das crianças/adolescentes hospitalizados; b. desenvolver oficinas grupais de atividades para as crianças e adolescentes sem restrição ao leito, com a participação de outros atores que transitam pela enfermaria; c. desenvolver atenção para crianças e adolescentes com restrição ao leito (mas sem demanda de atendimento focalizado de maior com
    • Nome do projeto: Projeto ACCALANTO (2007 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRAGA, C. P. , GALHEIGO, SANDRA MARIA .
      Descrição: O Projeto de extensão ACCALANTO é realizado no âmbito do Laboratório ACCALANTO - Atividade, cotidiano e cuidado: terapia ocupacional e saúde integral da criança e do adolescente em situação de hospitalização e vulnerabilidade. Seu objetivo geral é prover atendimento de terapia ocupacional a crianças e adolescentes sob cuidados clínicos e cirúrgicos, a partir da perspectiva da humanização e integralidade das ações de saúde. Busca resgatar a cotidianidade e atividade geral da criança e do adolescente e reduzir os efeitos adversos da hospitalização. O projeto de extensão se desenvolve a partir de três eixos: NINAR ? Eixo de atenção focalizada ao bebê hospitalizado; AQUARELA ? Eixo de atenção focalizada à criança e ao adolescente hospitalizado e TEIAS ? Eixo cotidiano, convivência e atividade lúdica no hospital.
    • Nome do projeto: Autonomia da multidão (2017 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRAGA, C. P. .
      Descrição: Atenta ao quadro filosófico de Espinosa com suas proposições éticas e políticas e ao quadro conceitual formulado por Negri, e considerando a compreensão de ambos os autores acerca do conceito de multidão, essa pesquisa parte do problema sobre como pensar o conceito de uma autonomia da multidão. A hipótese inicial dessa pesquisa é que as condições de possibilidade de tal conceito estão colocadas no quadro filosófico de Espinosa, em particular em suas proposições éticas e políticas. Para além disso, considerando a ontologia da ética espinosana, assume-se a hipótese de que, se é que é possível, tal conceito de autonomia da multidão se colocaria em uma perspectiva do relacional, possível em um entrecruzamento de afetos. Diante disso, coloca-se o problema conceitual de se é possível e em que termos é possível a autonomia da multidão. Mas, ainda tendo em vista a reativação por Negri do conceito de multidão de Espinosa, o quadro filosófico que oferece para pensar movimentos sociais atuais e a chave de leitura que essa compreensão proporciona para pensar em um sujeito coletivo, considera-se relevante investigar como tal conceito, desde que possível, se colocaria para Negri. É a partir da leitura desse autor, em particular, que se coloca a questão de se tal autonomia da multidão, se é que possível, precisaria ser compreendida em termos de algo como uma autonomia coletiva. Nessa linha, esse projeto de pesquisa se propõe a compreender as condições de possibilidade adequadas para afirmação de um conceito de autonomia da multidão a partir da obra de Espinosa. Ainda, se propõe a investigar como esse conceito, desde que possível, poderia ser pensado na obra de Negri, tendo em vista a releitura feita por esse autor da obra de Espinosa.
    • Nome do projeto: A qualidade e o respeito aos direitos humanos em serviços de saúde mental infantojuvenis (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRAGA, C. P. , SARACENO, B. , DELGADO, P. G. G. .
      Descrição: A negação e a violação de direitos de pessoas com experiência de sofrimento psíquico é recorrente em diferentes países e contextos, incluindo os próprios serviços de saúde mental. Considerando isso, um importante marco para a transformação desse cenário e construção de uma cultura de respeito, promoção e garantia de direitos é a Convenção internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD). Nesse contexto se insere a proposição do QualityRights tool kit produzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliação e melhoria da qualidade e do respeito aos direitos humanos em serviços de saúde mental e de assistência social; esse kit tem como base a CDPD. Tendo em vista que esse kit pode apresentar desafios em seu uso em serviços de saúde mental infantojuvenis considerando as singularidades desses serviços e dessa população, esse estudo teve como objetivo investigar, analisar e definir os temas e aspectos mais relevantes para avaliar a qualidade e o respeito aos direitos humanos especificamente em serviços de saúde mental infantojuvenis. Para tanto, foi realizada análise temática de Artigos da CDPD, de documentos relevantes sobre a saúde mental infantojuvenil e, considerando a necessidade de dialogar com cenários de práticas reais, a partir da realização de grupo focal foi analisado o ponto de vista de usuários, familiares e trabalhadores de três serviços de saúde mental infantojuvenis brasileiros. Os resultados e a análise de Artigos da CDPD e de documentos indicaram um conjunto de Artigos relevantes para avaliar e melhorar a qualidade e o respeito aos direitos humanos em serviços de saúde mental infantojuvenis, e os resultados e a análise dos grupos focais indicaram um conjunto de temas relevantes para o mesmo propósito. Esses resultados foram considerados em conjunto e, a partir disso, foram definidos quatro temas, correspondentes a Artigos da CDPD. O primeiro tema, ?o direito à liberdade e ao reconhecimento da cidadania?, tem como base o Artigo 7 e como referência os Artigos 12 e 14, e consiste na afirmação da liberdade e do direito de crianças e adolescentes participarem das escolhas da própria vida. O segundo tema, ?o direito à prevenção contra tortura, tratamentos cruéis e desumanos, maus tratos e outras violências?, está baseado nos Artigos 15 e 16 e coloca a inaceitabilidade dessas práticas. O terceiro tema, ?o direito a uma vida compartilhada em um território e à participação nos múltiplos cenários em que a vida acontece? está baseado no Artigo 19, e conta com referências dos Artigos 23, 24 e 28; diz respeito ao direito de crianças e adolescentes de viverem em comunidade, em ambiente familiar, com um padrão de vida adequado e com participação nos cenários de vida, incluindo a escola. O quarto tema, ?o direito ao cuidado singular?, tem como base os Artigos 25 e 23 e se refere ao direito de acessar uma rede de serviços de saúde com oferta de cuidados de qualidade e usufruir de cuidados, bem como o direito de seus familiares responsáveis pelo cuidado participarem desses cuidados e serem cuidados. Além disso, considerando especificamente a ferramenta de entrevista do kit de ferramentas, os resultados e a análise indicaram que seria importante construir outras formas de comunicação com as crianças e adolescentes, diferentes de uma entrevista, investindo em recursos lúdicos. Por fim, vale ressaltar a importância do próprio processo de utilização do kit de ferramentas em um serviço de saúde mental, que pode significar a construção de uma cultura de defesa dos direitos das pessoas com experiência de sofrimento psíquico.
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
      • Curso: Terapia Ocupacional
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O Projeto de Geração de Trabalho e Renda O Bar BibiTanTã: a perspectiva de usuários
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Universidade Nova de Lisboa
        Ano de conclusão: 2018
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
  • Atuação Profissional: 17
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Interface (Botucatu. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Teoria & Sociedade (UFMG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
    • Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Saude e Sociedade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • TRÁGICA: ESTUDOS SOBRE NIETZSCHE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • Revista Ciência & Saúde Coletiva:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - 2023 ).
        Outras informações: Analista especialista em saúde mental do Núcleo de Políticas Públicas do Grupo de Apoio Técnico Especializado do MPRJ. Responsável pela elaboração e desenvolvimento de projetos de avaliação da qualidade de direitos em instituições de saúde mental e da assistência social, em particular em hospitais psiquiátricos e abrigos para pessoas com deficiência, com foco na desinstitucionalização e no reordenamento das redes de serviços para a implementação de serviços de saúde mental e de assistência social de base comunitária e territorial. Presta apoio técnico na análise de implementação das políticas públicas de saúde mental e da rede de atenção psicossocial.
        Outras informações: Analista de políticas públicas
    • PHYSIS. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Organização Mundial de Saúde:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 3:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Coord. da Câmara Técnica de Saúde Mental
    • Universidade NOVA de Lisboa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2018 ).
        Outras informações: Estudante de pós graduação stricto sensu
    • Cadernos Espinosanos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • CADERNOS SAÚDE COLETIVA (UFRJ):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2023 - 2024 ).
        Outras informações: Atividades desenvolvidas:a) Planejar, programar e desenvolver ações relacionadas aos temas de saúde mental, álcool e outras drogas, violência e deficiências, considerando a implementação, monitoramento e avaliação da Política Nacional de Saúde Mental e Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas, e a gestão da Rede de Atenção Psicossocial.b) Identificar, sistematizar e apoiar boas práticas sanitárias e intersetoriais relacionadas aos temas saúde mental, álcool e outras drogas, saúde mental e apoio psicossocial em emergências humanitárias, violências e deficiências.c) Apoiar a construção de redes de intercâmbio de experiências inovadoras entre países.d) Apoiar e promover ações de prevenção ao consumo/dependência de álcool e outras drogas, promoção da saúde mental, violências e deficiências com ênfase em grupos diferenciados e grupos vulneráveis, a partir de enfoque do curso de vida.e) Fortalecer ações que promovam o desenvolvimento de iniciativas conjuntas referentes aos temas saúde mental, de álcool e outras drogas, saúde mental e apoio psicossocial em emergências humanitárias, violências e deficiências com outras áreas relacionadas.f) Apoiar a elaboração, tradução, revisão e disseminação de publicações da OPAS, da OMS e das Nações Unidas.g) Auxiliar na implementação de ferramentas da OPAS e OMS.h) Apoiar e acompanhar as ações locais de saúde mental e álcool e outras drogas, saúde mental e apoio psicossocial, violências e deficiências.i) Apoiar a gestão dos Termos de Cooperação.j) Elaborar artigos, relatórios de monitoramento, avaliação e outros documentos referentes à área de atuação de acordo com os instrumentos, a periodicidade e os fluxos estabelecidos pela OPAS/OMS.k) Colaborar na mobilização recursos externos e/ou internos para o desenvolvimento de projetos estratégicos.
        Outras informações: Consulta Nacional de Saúde Mental da OPAS/OMS
    • Centro de Atenção Psicossocial III - Alvorecer:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Terapeuta Ocupacional
    • BMJ Global Health (2059--790):
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).