Não autenticado |

Ana Carolina Aquarolli Martins

    • Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas. Possui Graduação em Letras (Português e Latim) e Mestrado em Letras Clássicas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Realiza doutorado em Letras Clássicas também pela FFLCH-USP.

       

      Links:    

    • MARTINS, A. C. A. . As anedotas nos livros sobre a Arte da História Natural de Plínio, o Velho. 2021 (Seminário)
    • MARTINS, A. C. A. . A recepção da História Natural de Plínio, o Velho. 2021 (Comunicacao)
    • MARTINS, A. C. A. . A metodologia pliniana das artes. 2019 (Comunicacao)
    • MARTINS, A. C. A. . Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2019 (Simposio)
    • AGRES, L. V. ; CARVALHO, T. R. ; LOPEZ, I. P. ; MARTINS, A. C. A. ; MAZZANTI JUNIOR, A. ; OLIVEIRA PINTO, J.C. . X Seminário de Pós- Graduação em Letras Clássicas da Universidade de São Paulo. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: A Arte da Escultura no Livro 36 da História Natural de Plínio (2018 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, A. C. A. , MARTINS, P. .
      Descrição: O livro XXXVI de Plínio, de um conjunto de volumes dedicados à arte, diz respeito à escultura em pedra. Dividido em duas grandes partes, uma delas dedica-se às esculturas em mármore, enquanto a outra volta-se para as pedras, de diferentes tonalidades e de funções específicas e bastante práticas: ?meules, pierre de touche, mortiers, matériaux de construction et surtout médicaments et amulettes? (Rouveret, 1981, p.30). Em termos formais, bem como temáticos, o texto é multifário, não se restringindo apenas à literatura científica e à descrição enciclopédica, mas sendo envolvido também por uma retórica ligada a digressões anedóticas e citação de artistas que constituíam o cânone grego. Assim, ?ce qui rend la lecture (...) c?est précisément de pouvoir dégager les interférences entre divers modes de classification fondés sur des critères complètement différents, puisqu?ils partent tantôt de l?enquête sur la matière et le travail humain, tantôt de la diatribe morale, tantôt de l?expression du nationalisme romain? (Rouveret, 1981, p.12). É, portanto, de suma importância destacar determinados aspectos ligados a essa diversidade de descrição e caracterização da arte na obra de Plínio; aspectos esses intimamente ligados a uma perspectiva ideológica, política e moral própria do autor, especialmente ligada à noção de luxuria: ?l?art, quando il est dépourvu de fonction sociale ou civique, suscite um luxe excessif et corrupteur? (Naas, 2002, p.96). Percebe-se com isso, a intrínseca relação entre o pensamento pliniano e a valorização da natureza como máximo da perfeição, sendo o principal objetivo dos homens o de imitá-la (hμίμησις): ?nature as a perfect being is on the top of his sets of values (...) With all its treasures ? as a caring parent ? nature serves mankind? (Darab, 2014, p.2). Assim, em sua Naturalis Historia, Plínio expõe uma concepção de arte que transcende seu gosto pessoal e que o permite julgar determinadas condutas presentes na Roma contemporânea a ele. ?Em moraliste, Pline distribue des éloges ou des blâmes à propôs de l?attitude du prince (...): doit tempérer as passion em faisant preuve de modération, l?empereur mettra les oeuvres d?art, où le génie humain aporte les matériaux naturels à leur perfection, à la disposition de tous? (Naas, 2002, p. 98).
    • Nome do projeto: As artes na Antiguidade Clássica Greco-Romana (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, A. C. A. , MARTINS, P. , João Angelo Oliva Neto , Ivana Lopes Teixeira , Lya Valéria Grizzo Serignolli , Cynthia Helena Dibbern , Henrique Verri Fiebig , Maria Ozana Lima de Arruda , Mariana Hetti Gomes , Mariana Marchini Leite Rodrigues , Pedro Zanetta Brener , Carolina Marreto Abreu .
      Descrição: Visa o projeto a observação, discussão e mapeamento dos conceitos de ars picturae/téchne graphé e ars sculpturae/téchne plastiké nos autores do mundo helênico e latino. Sob a perspectiva da metodologia, o projeto assume duas possibilidades: a) a primeira diz respeito à leitura e à exegese de obras pictóricas e escultóricas da Antiguidade Clássica, tomando por base equipamento conceitual das artes plásticas e pictóricas contemporâneas a fim de que tenhamos clareza dos valores hoje em voga aplicados aos objetos artísticos antigos, como reflexos de uma recepção transtemporal, operados pela percepção atual da obra; b) a segunda se atém ao modo ou aos modos de como os antigos as observaram e de como as associaram às outras artes, mormente, àquelas utilizadas para descrevê-las, a saber, a arte poética e a arte retórica. O projeto em questão preocupa-se também em integrar conhecimentos de níveis diversos, desde a Iniciação Científica ao Pós-Doutorado, além de buscar o diálogo interdisciplinar, integrando outras áreas do conhecimento, ligadas ao grande núcleo, Estudos Clássicos, que congrega a Filosofia Antiga, a História Antiga, a Arqueologia Clássica e a Filologia Clássica. O Projeto conta com apoios institucionais individualizados a partir de bolsas de fomento à pesquisa da: FAPESP, CNPq e Capes.
    • Nome do projeto: Biblioteca Virtual do Grupo Imagens da Antiguidade Clássica (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, A. C. A. , MARTINS, P. , Maria Ozana Lima de Arruda , Mariana Marchini Leite Rodrigues .
      Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver uma plataforma digital bibliográfica para os Estudos dos Clássicos, isto é, um acervo de consulta bibliográfica que auxilie pesquisadores e estudantes no estudo da Literatura Antiga.
    • Nome do projeto: Biblioteca Virtual do Grupo Imagens da Antiguidade Clássica (2019 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARTINS, A. C. A. , MARTINS, P. , Maria Ozana Lima de Arruda , Mariana Marchini Leite Rodrigues .
      Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver uma plataforma digital bibliográfica para os Estudos dos Clássicos, isto é, um acervo de consulta bibliográfica que auxilie pesquisadores e estudantes no estudo da Literatura Antiga.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras-Português, Latim
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A Arte da escultura no livro 36 da História Natural de Plínio, o velho
        Ano de conclusão: 2019
    • Mestrado:
      • Curso: Letras Clássicas
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: 2023
    • Doutorado:
      • Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 2
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG)
        Outras informações: Monitora