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Arnaldo Cortina

    • Doutor pela Universidade de São Paulo (1994), Pós-doutorado na Universidade de Limoges, na França (2001 ? 2002), Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? (2006) e Pós-doutorado na Universidade Paris VIII - Vincennes - Saint-Denis, na França (2012). Atualmente é professor do Departamento de Lingüística, Literatura e Letras Clássicas, do Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa e Diretor da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?, câmpus de Araraquara. Pesquisador do GPS-UNESP ? Grupo de Pesquisa em Semiótica da UNESP e membro pesquisador do Grupo CASA ? Cadernos de Semiótica Aplicada. Desenvolve pesquisa na área de semiótica e análise do discurso, com enfoque na questão dos textos verbovisuais.

       

      Links:    

    • Estrutura, organização e funcionamento discursivos e textuais
    • CORTINA, A. . Perfil do leitor brasileiro contemporâneo. Campinas, SP. : Mercado de Letras, 2014 . 386p. ISBN: 9788575913208.
    • CORTINA, A. ; SILVA, Fernando Moreno da . Semiótica e Comunicação: estudos sobre textos sincréticos. São Paulo : Cultura Acadêmica, 2014 . 299p. ISBN: 9788579835131.
    • CORTINA, A. . Questões da leitura na sociedade contemporânea. Araraquara - SP. : Cultura Acadêmica, 2013 . 244p. ISBN: 9788579834004.
    • MARCHEZAN, Renata Coelho ; CORTINA, A. ; BAQUIAO, Rubens César . A abordagem dos afetos em semiótica. São Carlos : Pedro e João Editores, 2011 . 220p. ISBN: 9788579930904.
    • CORTINA, A. ; NASSER, Sílvia Maria Gomes da Conceição . Sujeito e linguagem. Araraquara : Laboratório Editorial, 2009 . 148p. ISBN: 978-85-7983-0.
    • MARCHEZAN, Renata Coelho ; CORTINA, A. . Os fatos da linguagem, esse conjunto heteróclito. Araraquara / São Paulo : Laboratório Editorial / Cultura Acadêmica, 2006 . 188p. ISBN: 8587361597.
    • CORTINA, A. ; MARCHEZAN, Renata Coelho . Razões e sensibilidades: a semiótica em foco. Araraquara : Laboratório Editorial FCL/UNESP, 2004 . p. ISBN: 8587361457.
    • CORTINA, A. . O príncipe de Maquiavel e seus leitures: uma investigação sobre o processo de leitura. São Paulo : Editora da UNESP, 2000 . 272p. ISBN: 8571393184.
    • CORTINA, A. ; CRUZ, A. C. P. S. . O Ateneu, de Raul Pompéia, e o programa das escolas cívico-militares do governo Bolsonaro: espaço-tempo claustrotópico ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 18 n.3 , p. 111 - 130 , 2022. ISSN: 19804016.
    • CRUZ, A. C. P. S. ; CORTINA, A. . Duas concepções de leitura em livros didáticos para o 7o ano do ensino fundamental Diálogo das Letras , v. 10 , p. 01 - 20 , 2021. ISSN: 23161795.
    • CORTINA, A. . Textos de divulgação científica na revista Pesquisa Fapesp: análise do sincretismo em reportagem sobre AIDS Signótica , v. 32 , p. 01 - 26 , 2020. ISSN: 23166390.
    • CORTINA, A. . Textos de divulgação científica: análise de duas reportagens sobre agrotóxicos ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. ONLINE) , v. 64 , p. 01 - 23 , 2020. ISSN: 19815794.
    • SARTINI POPOFF, J. G. ; CORTINA, A. . Teoria enunciativa de Benveniste e semiótica discursiva: contribuições para a análise de textos Revista do GEL , v. 15, no. 2 , p. 98 - 116 , 2018. ISSN: 1984591X.
    • CORTINA, A. . Percurso da semiótica por meio das obras de Greimas ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 13 , p. 37 - 50 , 2017. ISSN: 19804016.
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    • CORTINA, A. . Veridicção e paixão na práxis enunciativa Gragoatá (UFF) , v. 29 , p. 223 - 238 , 2010. ISSN: 14139073.
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    • CORTINA, A. ; BIASIOLI, Bruna Longo . Configuração discursiva do "comportamento" entre os livros mais vendidos para o público infanto-juvenil brasileiro Linguagem. Estudos e Pesquisas (UFG) , v. 13 , p. 9 - 25 , 2009. ISSN: 15196240.
    • SILVA, Fernando Moreno da ; CORTINA, A. . O blogueiro como represetação da contemporaneidade INTERthesis (Florianópolis) , v. 6 , p. 161 - 190 , 2009. ISSN: 18071384.
    • CORTINA, A. ; DUARTE, Sirlene . A escrita auto-biográfica em textos de auto-ajuda Revista Trama (Cascavel. Impresso) , v. 4 , p. 55 - 68 , 2008. ISSN: 18075711.
    • MASSI, Fernanda ; CORTINA, A. . O percurso narrativo dos romances policiais mais vendidos no Brasil na década de 1970: sanção cognitiva ou sanção pragmática? CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada , v. 06 , p. 01 - 13 , 2008. ISSN: 16793404.
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    • CORTINA, A. ; SILVA, Fernando Moreno da . Um olhar sobre a leitura de best-seller Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 02 , p. 01 - 19 , 2008. ISSN: 19825935.
    • CORTINA, A. . O Leitor Brasileiro Contemporâneo e a Auto-ajuda Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online) , v. 9 , p. 42 - 50 , 2007. ISSN: 19806914.
    • CORTINA, A. ; GARCIA, Débora Cristina Ferreira . Leitura e leitores: um estudo sobre a poesia no Ensino Médio Revista Sentidos (UNESC. Cacoal) , v. 01 , p. 113 - 137 , 2008. ISSN: 1809631X.
    • CORTINA, A. ; SILVA, M. A. B. . Olhares oblíquos da mídia impressa: a questão da terra no Pontal do Paranapanema Revista do GEL (Araraquara) , v. 4 , p. 9 - 26 , 2007. ISSN: 18064906.
    • CORTINA, A. . Uma abordagem sobre leitura: Entre sociologia e semiótica CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada , v. 4 , p. 1 - 7 , 2006. ISSN: 16793404.
    • CORTINA, A. . Duas leituras da paixão CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada , v. 2 , p. - , 2004. ISSN: 16793404.
    • CORTINA, A. . A paixão do ciúme: análise semiótica do discurso Alfa (ILCSE/UNESP) , v. 48 , p. 79 - 94 , 2004. ISSN: 00025216.
    • CORTINA, A. ; NASCIMENTO, Edna Maria F. S. ; LEONEL, Maria Célia de M. ; MARCHEZAN, Renata Coelho ; BALDAN, Ude . Diferentes formas de manifestação do ciúme: uma perspectiva semiótica Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. 33 , p. - , 2004. ISSN: 14130939.
    • CORTINA, A. . A relação entre o verbal e o visual: leitura de uma gravura de Dürer, feita por Saramago Significação (UTP) , v. 19 , p. 181 - 197 , 2003. ISSN: 15164330.
    • CORTINA, A. . Um leitor perdido nos parques Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. 31° , p. - , 2002. ISSN: 14130939.
    • CORTINA, A. . A heterogeneidade no discurso renascentista italiano: procedimentos metaenunciativos da constituição da leitura. Itinerários , v. 13 , p. 131 - 148 , 1998. ISSN: .
    • CORTINA, A. . O príncipe e a Divina Comédia: duas leituras em contraponto Cadernos da Ffc , v. 6 , p. 73 - 92 , 1997. ISSN: .
    • CORTINA, A. . O processo de leitura do discurso religioso. Alfa (ILCSE/UNESP) , v. 34 , p. 11 - 27 , 1990. ISSN: 00025216.
    • CORTINA, A. . Aspectos da coesão e da coerência na leitura de 'O príncipe'de Nicolau Maquiavel. Alfa (ILCSE/UNESP) , v. 36 , p. 39 - 52 , 1992. ISSN: 00025216.
    • CORTINA, A. . As condições históricas de produção de O príncipe de Maquiavel e sua organização discursiva. Alfa (ILCSE/UNESP) , v. 39 , p. 87 - 109 , 1995. ISSN: 00025216.
    • CORTINA, A. . Algumas leitura de O príncipe de Maquiavel: da Renascença até nossos dias. Letras & Letras , v. 12 , p. 15 - 24 , 1996. ISSN: 01023527.
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    • CORTINA, A. . A criação de departamentos na organização da universidade e sua concepção para a Unesp. Universidade em transformação: lições das crises, v. , p. 85 - 101, 2020.
    • CORTINA, A. . O enunciatário homossexual e heterossexual no discurso da propaganda. Representações do outro. Discurso, (des)igualdade e exclusão, v. , p. 37 - 60, 2016.
    • CORTINA, A. . A construção do sentido na propaganda dirigida ao público gay. Semiótica e Comunicação: estudos sobre textos sincréticos, v. 25, p. 261 - 296, 2014.
    • CORTINA, A. . Dimensões passionais na legalização da união homoafetiva. Linguagem e política. Princípios teóricos-discursivos, v. 1, p. 39 - 69, 2013.
    • CORTINA, A. . Os livros de memória mais lidos pelo público leitor brasileiro. Questões da leitura na sociedade contemporânea, v. , p. 201 - 241, 2013.
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    • CORTINA, A. . O gênero e o estilo na literatura de autoajuda. Círculo de Bakhtin: pensamento interacional, v. 3, p. 219 - 258, 2013.
    • CORTINA, A. . Recurso persuasivos nos textos de auto-ajuda. Sentidos em movimento: Identidade e argumentação, v. 3, p. 87 - 110, 2008.
    • CORTINA, A. . Os livros mais vendidos: uma proposta de reconstituição do ethos do leitor brasileiro contemporâneo. Análises do discurso hoje, v. 2, p. 41 - 68, 2008.
    • CORTINA, A. . O discurso dialógico da paixão. O diálogo em Bakhtin. Interlocutores e discurso, v. , p. 19 - 34, 2006.
    • CORTINA, A. . Semiótica e leitura: os leitores de Harry Potter. Razões e sensibilidades: a semiótica em foco, v. 1, p. 153 - 190, 2004.
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    • CORTINA, A. . La construcción de sentidoen la publicidad que se dirige a la comunidad gay. In: 10o. Congreso de la Asociación Internacional de Semiótica Visual , 2012 , Buenos Aires - Argentina. Caderno de resumos do X Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso. : , 2012.
    • CORTINA, A. . Perspectiva semiótica para a abordagem do texto sincrético. In: IV Encontro em Análise do Discurso: fundamentos epistemológicos e abordagens metodológicas , 2013 , Araraquara - SP. Resumos do IV Encontro de Análise do Discurso. : , 2013.
    • CORTINA, A. . Os livros de memória preferidos pelo público leitor brasileiro. In: X Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso , 2013 , Puebla - México. Anais do X Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso. : , 2013.
    • CORTINA, A. . Os livros de memória entre os best-sellers vendidos no Brasil. In: XLI Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo , 2013 , São Paulo - SP.. Anais do GEL. : , 2013.
    • CORTINA, A. . Descritivismo e normativismo na construção da noção de linguagem do indivíduo. In: XIV Semana de Letras , 2013 , Araraquara - SP. Caderno de resumos da XIV Semana de Letras - FCL-UNESP/CAr.. : , 2013.
    • CORTINA, A. . Jogos enunciativos: o leitor na constituição do sentido. In: XXI Encontro Nacional da ANPOLL , 2006 , São Paulo. Caderno de resumos da ANPOLL. São Paulo : ANPOLL, 2006.
    • CORTINA, A. . História da leitura no Brasil: 1960-2000. In: VI Congreso Latinoamericano e IV Congreso Venezolano de Semiótica , 2005 , Maracaibo - Venezuela. . Maracaibo : Universidad de Zulia, 2005.
    • CORTINA, A. . Discutindo a tipologiade texto.. In: XLIII Seminário do Grupode Estudos Lingüísticos de São Paulo , 1996 , Taubaté. Estudos Lingüísticos XXV. Anais de Seminários do GEL. 1996 : GEL, 1995. p. 432 - 438.
    • CORTINA, A. . A subjetividade em O príncipe, de Nicolau Maquiavel.. In: XLIV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo , 1997 , Taubaté. Estudos Lingüísticos XXVI. Anais de Seminários do GEL. Campinas : GEL, 1996. p. 269 - 275.
    • CORTINA, A. . As modalidades da leitura. In: XLII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo , 1995 , São Paulo. Estudos Lingüísticos XXIV. Anais de Seminários do GEL. São Paulo : GEL, 1994. p. 320 - 325.
    • CORTINA, A. . Discutindo a questão da leitura através de elementos da coesão e da coerência. In: XLI Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo , 1994 , Ribeirão Preto. Estudos Lingüísticos XXIII. Anais de Seminários do GEL. São Paulo : GEL, 1993. p. 97 - 103.
    • CORTINA, A. . Enunciação e leitura. In: XL Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo , 1993 , Jaú. Estudos Lingüísticos XXII. Anais de Seminários do GEL. Ribeirão Preto : GEL, 1992. p. 711 - 718.
    • CORTINA, A. . A leitura e o referente. In: XXXIX Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo , 1992 , Franca. Estudos Lingüísticos XXI. Anaisde Seminários do GEL. Jaú : GEL, 1990. p. 636 - 643.
    • CORTINA, A. . As formações discursivas no texto. In: XXXVIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo , 1991 , Bauru. Anais do XXXIX Seminários do GEL. Franca : GEL, 1990. p. 389 - 396.
    • CORTINA, A. . Cadernos de Semiótica Aplicada (CASA). Araraquara : Letraria , 2023 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CORTINA, A. ; Baronas, R.L. . Cadernos de Semiótica Aplicada (CASA). Araraquara : Letratia , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CORTINA, A. . Cadernos de Semiótica Aplicada (CASA). Araraquara - SP. : Grupo CASA , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CORTINA, A. . Reflexões sobre a perspectiva gerativa em semiótica. São Paulo - SP. : Cultura Acadêmica , 2014 (Tradução)
    • CORTINA, A. ; MARCHEZAN, Renata Coelho . Alfa: revista de linguística - Abordagem semiótica do discurso. Araraquara : Laboratório Editorial da FCL-UNESP , 2009 (Organização de volume temático de periódico)
    • CORTINA, A. ; MARCHEZAN, Renata Coelho . Alfa: revista de linguística. Araraquara : Laboratório Editorial da FCL-UNESP , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CORTINA, A. . Alfa: revista de linguística. Araraquara : Laboratório Editorial da FCL-UNESP , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CORTINA, A. . CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada. Araraquara : , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CORTINA, A. . CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada. : , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CORTINA, A. . Leitor contemporâneo: os livros mais vendidos no Brasil de 1966 a 2004. : , 2006 (Tese de livre-docência)
    • CORTINA, A. . Revista do GEL. Araraquara : Editora do GEL , 2005 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CORTINA, A. . Revista do GEL. Araraquara : Editora do GEL , 2004 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CORTINA, A. ; FERAL, Cláudia Manoel Rached . A semiótica do corpo: entre psicanálise, fenomenologia e antropologia. Araraquara : Laboratório Editorial FCL/UNESP , 2004 (Tradução)
    • CORTINA, A. ; FÉRAL, Cláudia Manuel Rached . Semântica dos textos e semiótica. Araraquara : Laboratório Editorial FCL/UNESP , 2004 (Tradução)
    • CORTINA, A. . Conselho Editorial da revista Gragoatá. 2010 (Parecer)
    • CORTINA, A. . Comitê de leitura da revista Estudos Semióticos. 2005 (Parecer)
    • CORTINA, A. . Comissão editorial dos CASA-Cadernos de Semiótica Aplicada. 2003 (Outra)
    • CORTINA, A. . Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. 2004 (Parecer)
    • CORTINA, A. . Comissão Científica do 53o. Seminário do GEL. 2005 (Parecer)
    • CORTINA, A. . Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. 2003 (Parecer)
    • CORTINA, A. . Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. 2001 (Relatorio_tecnico)
    • CORTINA, A. . Revista Linguagem - Estudos e Pesquisas - até 2005. 2003 (Parecer)
    • CORTINA, A. . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1997 (Parecer)
    • CORTINA, A. . Laboratório Editorial da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP. 1998 (Assessoria)
    • CORTINA, A. . Comissão Editorial da Revistas Estudos Lingüísticos do GEL - até 2009. 1997 (Parecer)
    • CORTINA, A. . Conselho Editorial da Alfa: revista de linguística - até 2010. 1996 (Parecer)
    • CORTINA, A. . Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. 1994 (Parecer)
    • CORTINA, A. . A produção do sentido no texto sincrético. Mesa-redonda: Discurso e novas materialidades. 2014 (Comunicacao)
    • CORTINA, A. . Estudo do texto: uma proposta semiótica. 2014 (Conferência)
    • CORTINA, A. . Para entender o texto: leitura e redação. 2014 (Outra)
    • CORTINA, A. . Um olhar sobre os best-sellers brasileiros dos anos 2000. 2011 (Comunicacao)
    • CORTINA, A. . Semiótica e discurso político sobre casamento gay. 2011 (Congresso)
    • CORTINA, A. . Jogos enunciativos: o leitor na constituição do sentido. 2006 (Comunicacao)
    • CORTINA, A. . Uma história contemporânea da leitura no Brasi. 2005 (Outra)
    • CORTINA, A. . Semiótica e interdisciplinaridade. 2005 (Seminário)
    • CORTINA, A. ; MARCHEZAN, Luiz Gonzaga ; CONCAGH, V. B. . XI Semana de Estudos Lingüísticos e Literários. Raízes do Brasil: encontrose confrontos.. 1998 (Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa e Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários)
    • CORTINA, A. . III Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa. 'Os fatos da linguagem, esse conjunto heteróclito'. 2003 (Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa)
    • CORTINA, A. . I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. Percepção e Sentido: Tendências atuais do estudos semióticos. 2003 (Programas de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa e Estudos Literários da FCL; Associação Brasileira de Estudos Semióticos)
    • CORTINA, A. ; MASSINI CAGLIARI, Gládis ; MARCHEZAN, Renata Coelho ; BERLINCK, Rosane Andrade . 55o. Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 2007 (GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo)
    • CORTINA, A. ; FERNANDES, Sílvia Dinucci . VIII Seminário do Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa ? Sujeito e linguagem. 2008 (VIII Seminário do Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa)
    • CORTINA, A. . IV Encontro em Análise do Discurso: fundamentos epistemológicos e abordagens metodológicas. 2013 (Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCL - CAr.)
    • CORTINA, A. ; CAGLIARI, Gladis Massini ; MARCHEZAN, Renata Coelho ; BERLINCK, Rosane Andrade . 54o. Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 2006 (GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo)
    • CORTINA, A. ; MARCHEZAN, Renata Coelho . Produção de texto: curso de desenvolvimento de habilidades ? I. 2006 (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")
    • CORTINA, A. . Produção de texto: curso de desenvolvimento de habilidades. 2008 (Reitoria da UNESP)
    • CORTINA, A. . Redação oficial: curso de desenvolvimento de habilidades. 2008 (Reitoria da UNESP)
    • CORTINA, A. . Abordagens do discurso: perspectiva semiótica. 2013 (Pós-graduação da Uni-FACEF)
    • CORTINA, A. ; MARCHEZAN, Renata Coelho . Produção de texto: curso de desenvolvimento de habilidades ? II. 2006 (Universidade Estadual Paulista)
    • CORTINA, A. . História da Leitura no Brasil: 1960-2000. 2005
    • CORTINA, A. ; MARCHEZAN, Renata Coelho . Princípios gerais em lingüística. 2004 (Ensino a distância)
    • Nome do projeto: Historia da Leitura no Brasil: de 1960 a 2000 (2004 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORTINA, A. .
      Descrição: O trabalho ora proposto consiste em um estudo sobre a história da leitura no Brasil a partir dos anos 60 até o final do século. Pretende-se estabelecer um perfil dos textos de leitura do leitor brasileiro, tendo em vista as obras de ficção indicadas pela disciplina Língua Portuguesa das escolas públicas de primeiro e segundo graus no referido período de tempo, bem como as chamadas obras mais consumidas pelo leitor médio brasileiro. A base teórica a partir da qual enfocarei o conceito de leitura com que trato o evento leitura no Brasil será a semiótica da Escola de Paris, que tem como propósito a explicitação das estruturas significantes que modelam o discurso social e o discurso individual. Na palavras de Greimas et Courtés (1979), ?la théorie sémiotique doit se présenter, d'abord, pour ce qu'elle est, c'est-à-dire comme une théorie de la signification. Son souci premier sera donc d'expliciter, sous forme d'une construction conceptuelle, les conditions de la saisie et de la production du sens.? (p. 345).
    • Nome do projeto: O leitor brasileiro contemporâneo e o texto de auto-ajuda (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORTINA, A. .
      Descrição: A partir do trabalho desenvolvido anteriormente, sobre a história da leitura no Brasil, constato que as escolhas de leitura do leitor brasileiro contemporâneo refletem uma tendência da sociedade atual que consiste numa forte presença das concecpções do individualismo e do irracionalismo. O que constatei, examinando o período correspondente às décadas de 1960 a 2000, foi o aparecimento de um número cada vez maior de diferentes textos que classifico na categoria de ?auto-ajuda?. Partindo, portanto, de uma concepção semiótica do estudo do texto, este projeto de pesquisa propõe, primeiramente, desenvolver um trabalho para examinar como se constituem discursivamente as diferentes obras de ?auto-ajuda?; em segundo lugar, após a descrição da constituição desse diferentes textos procurará chegar à configuração do imaginário social do leitor brasileiro contemporâneo por meio dos tipos de enunciatários projetados pelos textos que esse mesmo leitor escolhe para ler. Nesse sentido, tendo como suporte metodológico a semiótica de linha francesa o trabalho ora proposto dará continuidade à pesquisa desenvolvida no período anterior ao observar a dinâmica das relações sociais no Brasil contemporâneo, por meio do exame das listas dos livros mais vendidos, que, de acordo com a tese central defendida, refletem o imaginário do leitor.
    • Nome do projeto: Os livros de memória e o leitor brasileiro (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORTINA, A. .
      Descrição: Por meio da compilação da listas dos livros mais vendidos no Brasil durante as décadas de 1960 a 2000, realizada em dois períodicos de circulação nacional, Leia e Jornal do Brasil, este trabalho propõe examinar as obras que constam nessas listas e que apresentam uma abordagem memorialista de fatos ou de pessoas. Tomando como base teórico-metodológica a concepção semiótica do estudo do texto, este projeto de pesquisa propõe, primeiramente, desenvolver um trabalho para examinar como se constituem discursivamente as diferentes obras de ?memória?; em segundo lugar, após a descrição da constituição desse diferentes textos procurará reconstituir a imagem de leitor projetada pelos textos da categoria em exame. Dessa forma, o trabalho ora proposto pretende dar continuidade à pesquisa desenvolvida nos dois triênios anteriores, ao observar a dinâmica das relações sociais no Brasil contemporâneo, por meio do exame das listas dos livros mais vendidos, que, de acordo com a tese central defendida, refletem o imaginário do leitor.
    • Nome do projeto: Perspectiva semiótica para a abordagem do texto sincrético (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORTINA, A. .
      Descrição: Em sua origem, a proposta da semiótica discursiva para o tratamento da investigação do processo de constituição do sentido esteve voltada para exame do texto verbal. Um dos fatores que determinou o privilégio dessa modalidade de linguagem foi o princípio de narratividade sob o qual se acentou a proposta do percurso gerativo de sentido. Mais tarde, alarga-se esse conceito e a narratividade é entendida como um princípio inerente à textualidade em geral. É nesse momento que, além da aplicação da metodoliga proposta pela semiótica aos textos literários, começam a surgir análises dos textos políticos e, nesse contexto, por exemplo, Greimas escreve o texto em que examina uma receita de cozinha pelo viés da semiótica. Alarga-se a dimensão de seus princípios teóricos e a semiótica passa a examinar as mais diferentes formas de textualidade. A partir da metade da década de 1980, Jean-Marie Floch, membro do grupo de estudos semióticos na França, passa a publicar seus trabalhos que se engajam no projeto de reflexão sobre a linguagem visual. Ligado ao mundo do marketing publicitário, Floch produz uma série de trabalhos de análise de textos de publicidade e de propaganda em que aplica o princípio teórico da semiótica discursiva. Com a retomada do conceito de sincretismo já descrito por Greimas em seu dicionário de semiótica, as investigações no campo das diferentes formas de linguagem ganham impulso e passam a subsidiar várias pesquisas que se inserem no perfil da chamada semiótica sincrética. Em nosso trabalhos pretendemos discutir o que é sincretismo e quais as contribuições que esse conceito trouxe para os avanços dos estudos semióticos bem como para a compreensão das formas de significação da sociedade contemporânea.
    • Nome do projeto: O texto verbovisual a partir do ponto de vista semiótico (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORTINA, A. .
      Descrição: Em sua origem, a proposta da semiótica discursiva para o tratamento da investigação do processo de constituição do sentido esteve voltada para exame do texto verbal. Um dos fatores que determinou o privilégio dessa modalidade de linguagem foi o princípio de narratividade sob o qual se acentou a proposta do percurso gerativo de sentido. Mais tarde, alargou-se esse conceito e a narratividade passou a ser entendida como um princípio inerente à textualidade em geral. É nesse momento que, além da aplicação da metodoliga proposta pela semiótica aos textos literários, começaram a surgir análises dos textos políticos e dos científicos. Dessa forma, alargou-se a dimensão de seus princípios teóricos e a semiótica passou a examinar as mais diferentes formas de textualidade. A partir da metade da década de 1980, Jean-Marie Floch, membro do grupo de estudos semióticos na França, publicou trabalhos que se engajavam no projeto de reflexão sobre a linguagem visual. Nessa época, produziu uma série de análises de textos de publicidade e de propaganda em que aplicava o princípio teórico da semiótica discursiva. Com a retomada do conceito de sincretismo já descrito por Greimas em seu dicionário de semiótica, as investigações no campo das diferentes formas de linguagem ganharam impulso e passaram a subsidiar várias pesquisas que se inseriam no perfil da chamada semiótica sincrética. Neste trabalhos pretendemos dar continuidade à discussão sobre as características do texto sincrético, examinando ainda o texto de propaganda, mas incorporando agora outra problemática que consiste em verificar como as ilustrações mantêm relação de sentido no contexto dos textos de divulgação científica.
    • Nome do projeto: Semiótica do texto em perspectiva (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORTINA, A. .
      Descrição: Desde a proposta inicial de ?Semântica estrutural?, em que Greimas já esboça os pressupostos teórico-metodológicos da semiótica, ela mantém a perspectiva de uma teoria em construção e em revisão constantes. O grupo de pesquisadores que participou do processo de elaboração da semiótica inicialmente denominada ?semiótica greimasiana?, mas que era designada pelo professor lituano, ?semiótica da Escola de Paris?, passou por diferentes fases de sua organização e de sua construção, uma vez que ela ambicionava ser uma teoria geral do sentido de todo e qualquer tipo de texto. Este projeto de pesquisa ora apresentado, portanto, procurará examinar o funcionamento do chamado modelo standard da semiótica ao mesmo tempo que verificará em que medida as diferentes contribuições individuais dos estudiosos que refletiram sobre ele, fazem com que a teoria tenha um melhor acabamento ou como propõem métodos distintos dos pressupostos iniciais. A grande questão atualmente consiste em verificar como textos mais complexos, como é o caso dos chamados textos sincréticos, necessitam de um outro aporte para a investigação do sentido, uma vez que as ferramentas do denominado modelo standard, por si sós, não dão conta de sua organização. Como não se pretende unicamente produzir um trabalho apenas teórico, as discussões que se fizerem a respeito do estado atual dos estudos semióticos para a apreensão do sentido serão acompanhadas de análises de diferentes modalidades de textos.
    • Nome do projeto: Perspectivas da semiótica para a abordagem dos textos verbovisuais (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORTINA, A. .
      Descrição: Este projeto corresponde à continuidade de nossos estudos sobre o leitor, sobre os textos de publicidade e sobre os de divulgação científica até agora realizados e tem como objetivo geral a proposta de uma leitura crítica referente à maneira como a semiótica debruçou-se sobre sua história e sobre problemas clássicos da teoria da linguagem, especialmente no que diz respeito ao modo como foram sendo estabelecidos os conceitos de texto, de discurso e de sincretismo de linguagens, em suas diferentes aplicações nas linguagens verbais, visuais ou verbovisuais. Partindo de diferentes reflexões desenvolvidas por diversos autores, tanto daqueles que pertencem ao grupo dos estudos da semiótica discursiva, quanto àqueles que com ela dialogam, esta proposta consiste em examinar e analisar esses estudos, privilegiando os que abordam as questões dos textos sincréticos, e destacando a problemática da enunciação, conceito central para o trabalho com essa perspectiva, que relaciona discuso e texto. A partir do levantamento histórico-teórico inicial aqui proposto, o objetivo específico deste trabalho consistirá em eleger um córpus para análise dos elementos próprios das linguagens verbais, visuais e verbovisuais então enfocados. Essa segunda etapa é dependente da anterior.
    • CORTINA, A. . Teorias Linguísticas e Ensino ? 1ª Edição. 2008 - Coordenação de curso de especialização
    • CORTINA, A. . Teorias Linguísticas e Ensino ? 1ª Edição. 2009 - Coordenação de curso de especialização
    • CORTINA, A. . Teorias Linguísticas e Ensino ? 2ª Edição. 2010 - Coordenação de curso de especialização
    • CORTINA, A. ; MASSINI CAGLIARI, Gládis ; MARCHEZAN, Renata Coelho ; BERLINCK, Rosane Andrade . GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 2005 - Administração entidade científica
  • Formação Acadêmica: 5
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Em Letras
        Nome da Instituição: Faculdade Ciências e Letras de Moema
        Ano de conclusão: 1977
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1988
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Université Paris 8 - Vincennes - Saint-Denis
        Ano de conclusão: 2012
      • Nome da Instituição: Université de Limoges
        Ano de conclusão: 2002
    • Livre-docencia:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2006
        Status do curso:
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Alfa (Araraquara):
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - Atual ).
    • CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Revisor do volume 4, número 2 - dezembro de 2006
    • CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - Atual ).
    • Revista do GEL (Araraquara):
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - Atual ).
    • Estudos Lingüísticos (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
    • Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Estudos Semióticos (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Gragoatá (UFF):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho":
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - 2021 ).
        Outras informações: Secretário Geral da Unesp
    • Colégio Objetivo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1976 - 1985 ).
        Outras informações: Professor
    • Colégio Jabaquara:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1985 - 1987 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdades São Marcos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1985 - 1987 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Presbiteriana Mackenzie:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1986 - 1987 ).
        Outras informações: Professor
    • Colégio Pueri Domus:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1986 - 1987 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Estadual Paulista:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - 2016 ).
        Outras informações: Diretor de unidade
    • Faculdade de Ciências e Letras da UNESP - câmpus de Araraquara:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professor voluntário