Não autenticado |

Danielle Rodrigues Amaro

    • Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP, 2013-2017). Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2008-2010). Bacharel e licenciada em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2002-2007). Bacharel em Letras: Português e Alemão pela Universidade de São Paulo (USP, 2017-2022). No momento, cursa especialização em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Anhanguera. Tem experiência em educação em museus de arte, área na qual atuou profissionalmente entre 2004 e 2016. Entre 2018 e 2022, atuou como freelancer no mercado editorial produzindo conteúdo para recursos didáticos de Artes para a educação formal. Desde 2022, atua como editora de Linguagens (componentes curriculares: Arte, Educação Física, Língua Portuguesa) na produção de livros didáticos para o PNLD. Nascida em Niterói (RJ), hoje vive, estuda e trabalha em São Paulo. Contato: danielle.amaro@gmail.com

       

      Links:    

    • AMARO, Danielle Rodrigues ; SANTOS, E. B. G. . FTD sistema de ensino: arte: 5o ano. São Paulo : FTD, 2019 . 224p. ISBN: 9788596022828.
    • AMARO, Danielle Rodrigues ; SANTOS, E. B. G. . FTD sistema de ensino: arte: 4o ano. São Paulo : FTD, 2019 . 240p. ISBN: 9788596023580.
    • AMARO, Danielle Rodrigues ; SANTOS, E. B. G. . FTD sistema de ensino: arte: 3o ano. São Paulo : FTD, 2019 . 224p. ISBN: 9788596022798.
    • AMARO, Danielle Rodrigues ; SANTOS, E. B. G. . FTD sistema de ensino: arte: 2o ano. São Paulo : FTD, 2020 . 208p. ISBN: 9788596022460.
    • AMARO, Danielle Rodrigues ; RASZL, C. W. ; SANTOS, E. B. G. . FTD sistema de ensino: arte: 1o ano. São Paulo : FTD, 2020 . 192p. ISBN: 9788596020718.
    • AMARO, Danielle Rodrigues ; AIDAR, Gabriela ; CHIOVATTO, Milene . Entre a ação cultural e a social: museu e educadores em formação. São Paulo : Pinacoteca de São Paulo, 2016 . p. ISBN: 9788582560785.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Finalmente um lugar para a história da arte no Brasil? Controvérsias e disputas entre comunidades científicas https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2018.154444 , v. 6 , p. 88 - 109 , 2018. ISSN: 24479020.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Uma questão inconveniente: a ideia de progresso como conceito fundador e estruturante da cientificidade da história da arte Khronos: Revista de História da Ciência , v. 4 , p. 132 - 152 , 2017. ISSN: 24472158.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . O lugar da História da Arte no Brasil: breve revisão da instituição da história da arte no Brasil a partir dos cursos de graduação Cuadernos de Musica, Artes Visuales y Artes Escenicas , v. 9 , p. 69 - 94 , 2014. ISSN: 17946670.
    • AIDAR, Gabriela ; SOARES, Luis Roberto ; AMARO, Danielle Rodrigues . Repensando a acessibilidade em museus - a experiência do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo Diálogos Entre Arte e Público , v. 3 , p. 18 - 21 , 2010. ISSN: 19839960.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Marcel Duchamp (ou o problema de expor Marcel Duchamp) CONCINNITAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO) , v. 2 , p. 194 - 201 , 2008. ISSN: 14152681.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . As campanhas de Mário Barata pela criação de um curso superior de história da arte no Brasil. Centro Argentino de Investigadores de Artes - C.A.I.A. III Encuentro de Jóvenes Investigadores en Arte: 12, 13 y 14 de octubre de 2016, v. , p. 29 - 35, 2018.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Tropeços institucionais: as campanhas de Mario Barata por um curso superior de história da arte no Brasil. O progresso e seus desafios: uma perspectiva histórica de ciências e técnicas no Brasil, v. , p. 321 - 362, 2017.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . La inscripción del mal en una ciudad de Dios. Flying down to earth, v. , p. 78 - 93, 2010.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Controvérsias acerca da institucionalização da história da arte no Brasil: debates sobre a criação de cursos de graduação e perspectivas epistemológicas. In: II Encontro de Pesquisas em História da Arte , 2023 , São Paulo. EPHA: Encontro de Pesquisas em História da Arte: anais das edições I, II e III: 2016 - 2017 - 2018. São Paulo : Universidade Federal de São Paulo, 2017. p. 88 - 102.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Um ?amplo movimento de educação estética?: o projeto social inscrito no Instituto de Belas Artes desde sua criação até sua extinção (Rio de Janeiro, 1950-1975). In: VII Seminário do Museu D. João VI e V Colóquio de Estudos sobre a Arte Brasileira do século XIX , 2017 , Rio de Janeiro. Modelos na arte. 200 anos da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do VII Seminário do Museu D. João VI. Rio de Janeiro : EBA/UFRJ, 2016. p. 342 - 371.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Acerca de ?almas penadas?: debates sobre criação e regulamentação do primeiro Curso Superior de História da Arte (1961-1978). In: X Encontro de História da Arte: Estudos transdisciplinares e métodos de análise , 2017 , Campinas. Atas do X Encontro de História da Arte: Estudos transdisciplinares e métodos de análise. Campinas : UNICAMP/CHAA/IFCH, 2014. p. 161 - 169.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Acerca de ?almas penadas?: debates sobre criação e regulamentação do primeiro Curso Superior de História da Arte (1961-1978). In: 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia , 2014 , Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. : , 2014.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . O lugar da história da arte no Brasil: uma breve revisão sobre o estado atual do campo científico nas universidades brasileiras. In: Colóquio Internacional Instituto de Artes da Uerj: 50 anos de História da Arte , 2011 , Rio de Janeiro. Anais do Colóquio Internacional Instituto de Artes da Uerj: 50 anos de História da Arte. : , 2011.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . O caso Hans Sedlmayr: arte, história e política. In: 20º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas , 2011 , Rio de Janeiro. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Rio de Janeiro : ANPAP, 2011.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Percursos e percalços: o fim da história da arte segundo Hans Belting. In: ANPAP RJ/2010: Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas , 2010 , Rio de Janeiro. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom). Rio de Janeiro : ANPAP, 2010. p. 52 - 60.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . O fim da história da arte segundo Hans Belting. In: V Encontro de História da Arte. 20 anos de história da arte na UNICAMP: caminhos percorridos e a percorrer , 2009 , Campinas. Anais do V Encontro de História da Arte. 20 anos de história da arte na UNICAMP: caminhos percorridos e a percorrer. : , 2009. p. 16 - 24.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Arte e História após o anúncio do ?fim?, segundo Arthur Danto e Hans Belting. In: III Semana de Pesquisa em Artes da UERJ , 2009 , Rio de Janeiro/RJ. Anais da III Semana de Pesquisa em Artes da UERJ. Rio de Janeiro : UERJ, Instituto de Artes, 2009. p. 415 - 426.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . A cruz desconhecida pelos demônios. In: 18º Encontro nacional ANPAP/2009: Transversalidade nas Artes Visuais , 2009 , Salvador/BA. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom). Salvador, BA : EDUFBA, 2009. p. 1683 - 1698.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . A inscrição do mal numa cidade de Deus.. In: II Seminário de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Artes da UERJ. Circulação e Posicionamento , 2008 , Rio de Janeiro/RJ. Anais das Comunicações do II Seminário de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Artes da UERJ. : , 2008.
    • AMARO, Danielle Rodrigues . O que representam os museus? Sobre as relações entre museu, educação e sociedade. São Paulo : Fórum Permanente: Museus de Arte; entre o público e o privado , 2013 (Relato Crítico)
    • VERGARA, L.G.B.F. ; JABOR, Bia ; GROSSMANN, M. ; PARENTE, A. ; LIMA, Leandro ; MOTTA, Gisela ; MARIUSSI, L. ; AMARO, Danielle Rodrigues . Espectador em trânsito: videoinstalações. Rio de Janeiro : SESC , 2009 (Curadoria educativa para a mostra itinerante "Espectador em trânsito")
    • JABOR, Bia ; AMARO, Danielle Rodrigues . Um novo mundo, um novo império: a Corte Portuguesa no Brasil (1808-2008). Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional , 2008 (Material de Didático para formação de público infanto-juvenil)
    • JABOR, Bia ; FONTES, Adriana ; CUNHA, Analu ; AMARO, Danielle Rodrigues . Um novo mundo, um novo império: a Corte Portuguesa no Brasil (1808-2008). Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional , 2008 (Material de didático para formação de professores)
    • VERGARA, L.G.B.F. ; BASBAUM, Ricardo Roclaw ; AMARO, Danielle Rodrigues ; CONDEIXA, Roberta ; BOTNER, Marcio ; LIMA, Laura ; NETO, Ernesto . Uma gentil invenção: exposição de arte contemporânea. Rio de Janeiro : SESC , 2009 (Curadoria Educativa para a Mostra Itinerante Uma Gentil Invenção)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Controvérsias acerca da institucionalização da história da arte no Brasil: debates sobre a criação de cursos de graduação e perspectivas epistemológicas.. 2017 (Comunicacao)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Controvérsias acerca da institucionalização da história da arte no Brasil: disputas entre comunidades científicas. 2017 (Comunicacao)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Projetar ideias de progresso: uma análise dos currículos em vigor dos cinco curso de graduações em história da arte hoje oferecidos no Brasil. 2016 (Comunicacao)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . História da Arte no Brasil: lugar e cientificidade. 2013 (Comunicacao)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Museu e públicos em situação de vulnerabilidade social. 2016 (Conferência)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . As campanhas de Mário Barata pela criação de um curso superior de história da arte no Brasil. 2016 (Comunicacao)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Um amplo movimento de educação estética: o projeto social inscrito no Instituto de Belas Artes desde sua criação até sua extinção (RJ, 1950-1975). 2016 (Comunicacao)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Convidada da Mesa Redonda História da Arte e Educação. 2013 (Comunicacao)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Acerca de almas penadas: debates sobre criação e regulamentação do primeiro Curso Superior de História da Arte (1961-1978). 2014 (Comunicacao)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Acerca de almas penadas: debates sobre criação e regulamentação do primeiro Curso Superior de História da Arte (1961-1978). 2014 (Comunicacao)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . O caso Hans Sedlmayr: arte, história e política. 2011 (Comunicacao)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . O lugar da história da arte no Brasil: uma breve revisão sobre o estado atual do campo científico nas universidades brasileiras. 2011 (Comunicacao)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Percursos e Percalços: o fim da história da arte segundo Hans Belting. 2010 (Comunicacao)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . O fim da história da arte segundo Hans Belting. 2009 (Comunicacao)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Arte e História após o anúncio do fim, segundo Arthur Danto e Hans Belting. 2009 (Comunicacao)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . A cruz desconhecida pelos demônios. 2009 (Comunicacao)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . A inscrição do mal numa cidade de Deus.. 2008 (Comunicacao)
    • AMARO, Danielle Rodrigues ; CARVALHO, L. D. G. ; ALENCAR, F. R. A. . O tempo da esnobação: a trajetória de Juareis da Costa Mendes. 2004 (Comunicacao)
    • FRADE, C. ; LIMA, R. ; FERREIRA, Luiz Felipe ; SILVEIRA, A. E. R. ; AMARO, Danielle Rodrigues ; LUCAS, E. ; ALONSO, F. ; VIZACO, L. ; SILVA, M. G. ; PLATA, N. ; CUNHA, P. ; FARIA, R. . 7ª Semana de Cultura Popular. 2004 (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
    • NOWINSKA, Magdalena ; PEREZ, Juliana P. ; AMARO, Danielle Rodrigues ; SOUSA, Maria Clara Elias Zanzoti de ; PARIS, Victoria Cardoso Aldama . XIV Jornada de Literatura Alemã. 2020 (Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã da FFLCH/USP)
    • MAGALHAES, G. ; CASAGRANDE, A. ; RICARDI, A. ; MOTA, A. ; PEREIRA, C. R. ; AMARO, Danielle Rodrigues ; JENSEN, G. M. ; CARVALHO, G. A. ; CURCIO, I. F. ; GURGEL, I. ; JUSTO, J. ; FABIANO, L. ; MARTINS, L. A. ; MENDES, M. ; ALVIM, M. ; SILVA, M. B. ; PRESTES, M. E. ; LAUDANNA, M. ; ALVES, O. ; OLIVEIRA, R. . II Congresso de História da Ciência e Técnica: Desafios Contemporâneos. 2019 (Centro de História da Ciência da USP)
    • AIDAR, Gabriela ; SOARES, Luis Roberto ; AMARO, Danielle Rodrigues ; SILVA, Gabriela da Conceição ; BURAN, Larissa ; PALOMARES, Danilo . Organização do curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 6ª edição. 2010 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • AIDAR, Gabriela ; SOARES, Luis Roberto ; AMARO, Danielle Rodrigues ; BURAN, Larissa ; SOLER, Heloiza ; SANTOS, Renata Cordeiro dos . Organização do curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 7ª edição. 2011 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • AIDAR, Gabriela ; SOARES, Luis Roberto ; AMARO, Danielle Rodrigues ; CABRAL, Deborah de Lemos Vieira ; CARNEIRO, F. S. ; SANTOS, Renata Cordeiro dos . Organização do curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 8ª edição. 2012 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • AIDAR, Gabriela ; AMARO, Danielle Rodrigues ; TABOR, Germain ; CARNEIRO, Fernanda da Silva ; MELLADO, Isadora Fernandes ; SANTOS, Renata Cordeiro dos . Organização do curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 9ª edição. 2013 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • AIDAR, Gabriela ; AMARO, Danielle Rodrigues ; TABOR, Germain ; PERA, Danilo ; MELLADO, Isadora Fernandes ; VIANA, Laura ; LEMOS, Thais Guabiraba . Organização do curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 10ª edição. 2014 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • AIDAR, Gabriela ; AMARO, Danielle Rodrigues ; PERA, Danilo ; FERREIRA, Lucas Silva ; VIANA, Laura ; MELLADO, Isadora Fernandes . Organização do curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 11ª edição. 2015 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • AIDAR, Gabriela ; AMARO, Danielle Rodrigues ; PERA, Danilo ; FERREIRA, Lucas Silva . Organização do curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 12ª edição. 2016 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • SOARES, Luis Roberto ; AMARO, Danielle Rodrigues . Docência no curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 6ª edição. 2010 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • SOARES, Luis Roberto ; AMARO, Danielle Rodrigues . Docência no curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 7ª edição. 2011 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Docência no curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 7ª edição. 2011 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • SOARES, Luis Roberto ; AMARO, Danielle Rodrigues . Docência no curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 8ª edição. 2012 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Docência no curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 8ª edição. 2012 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Docência no curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 9ª edição. 2013 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • AMARO, Danielle Rodrigues ; TABOR, Germain . Docência no curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 9ª edição. 2013 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Docência no curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 10ª edição. 2014 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • AMARO, Danielle Rodrigues ; TABOR, Germain ; PERA, Danilo . Docência no curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 10ª edição. 2014 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • AMARO, Danielle Rodrigues ; TABOR, Germain ; PERA, Danilo . Docência no curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 11ª edição. 2015 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • AMARO, Danielle Rodrigues ; TABOR, Germain . Docência no curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 12ª edição. 2016 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Docência no curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 12ª edição. 2016 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Minicurso ?Uma História da História da Arte no Brasil: Lugares de Formação e Desafios de Atuação? na da I Escola USP de História das Ciências. 2018 (Centro Interunidades de História da Ciência em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Docência no curso para educadores sociais Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural - 11ª edição. 2015 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • FRADE, I. N. ; SANTOS, M. R. M. ; AMARO, Danielle Rodrigues ; ARAÚJO, Helena Correia ; CAETANO, Alessandra Oliveira da Silva ; EVARISTO, Virgínia ; PINTO, Rosana da Silva ; RIBEIRO, Sabrina ; SANTOS, Marlon Elias dos . Relatório anual das atividades desenvolvidas no Projeto Cerâmica Viva. 2004
    • AMARO, Danielle Rodrigues ; GERALDO, Sheila Cabo . Relatório anual das atividades desenvolvidas no Projeto de Pesquisa História e Arte no Brasil Moderno e Contemporâneo. 2006
    • AMARO, Danielle Rodrigues ; MALAFAIA, Pedro. ; GERALDO, Sheila Cabo . Relatório anual das atividades desenvolvidas no Projeto de Pesquisa História e Arte no Brasil Moderno e Contemporâneo. 2007
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Relatório semestral de pesquisa de mestrado (exigência bolsa CAPES) 2008/2. 2008
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Relatório semestral de pesquisa de mestrado (exigência bolsa CAPES) 2009/2. 2009
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Relatório semestral de pesquisa de mestrado (exigência bolsa CAPES) 2009/1. 2009
    • AMARO, Danielle Rodrigues ; TABOR, G. . Potencialidades do uso de recursos educativos: reflexões e práticas. 2014 (Texto não publicado)
    • AMARO, Danielle Rodrigues . Discutindo Arte: uma introdução. 2012 (Texto não publicado)
    • AMARO, Danielle Rodrigues ; CARNEIRO, F. S. ; MELLADO, I. F. ; SANTOS, R. C. . Material didático do curso para educadores sociais 'Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural' (organização). 2014 (Material não publicado)
    • Nome do projeto: Arte y Polytica: Argentina, Brasil, Chile e Espanha (1989-2004) (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARO, Danielle Rodrigues , GERALDO, Sheila Cabo .
      Descrição: O projeto pretende analisar a posição dos novos comportamentos artísticos no que diz respeito a uma redefinição que se produziu no conceito de política. Pretende, ainda, estabelecer um espaço de debate entre os países envolvidos, cujo foco central recai nas relações e nos encontros, onde possam ser analisadas as semelhanças e diferenças nos comportamentos teóricos e artísticos dos países envolvidos. Arte e Política, portanto, se apresenta como uma investigação em que os textos de história, filosofia, antropologia, teoria política e sociologia concorrem para o levantamento das contradições e para a identificação das questões e dos sentidos das obras, proposições e agências artísticas no mundo contemporâneo. Como eixos temáticos (gerais) a nortear as pesquisas, há a proposta de se pensar a transformação da cidade e os movimentos artísticos, problematizando a instalação da noção de espaço público, mas também a privatização de importantes dispositivos ligados à definição de espaço público, o que automaticamente interfere na noção que se tem de território e paisagem. Um outro eixo é o da imigração, da pobreza e da exclusão, que está diretamente ligado à noção de "outro" cultural em todas as suas situações, tanto fora das fronteiras, como é o caso das culturas não ocidentais, não brancas e não homogêneas, ou seja, híbridas, mas também dentro das próprias fronteiras culturais, que envolve a marginalização, os sistemas de controle do "diferente" e os problemas de gêneros. Ainda como eixo importante nesse mapeamento, temos aquele que aponta para as alterações no âmbito institucional, sobretudo com a profusão de iniciativas de auto-produção, que parece ter aberto a possibilidade de novas relações dialogais entre as instituições e os artistas não necessariamente consagrados. Pesquisa desenvolvida sob a orientação da professora Dra. Sheila Cabo Geraldo.
    • Nome do projeto: História e Arte no Brasil Moderno e Contemporâneo (pesquisa de iniciação científica) (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARO, Danielle Rodrigues , GERALDO, Sheila Cabo .
      Descrição: A produção em história, teoria e crítica da arte na contemporaneidade deve ter como projeto ser mediada, necessariamente, pela discussão do lugar da história da arte, da possibilidade da crítica e da função da teoria nessa produção. Tal discussão se mostra agravada pela identificação da morte dos processos produtivos de tradição moderna e pela tentativa de reposição dos procedimentos artísticos que sempre requerem uma ação produtora. Como uma das alternativas, aparece a insistência na produção técnica avançada, que investe na reificação, alargando, nessa insistência, o sentido de produção. O projeto de pesquisa ao qual me dedico está ligado a procura de uma aproximação histórico-crítica dessa produção, que requer o repensar da história, como da crítica, depois do anúncio de sua morte e de sua resistência à morte. Pesquisa desenvolvida sob a orientação da professora Dra. Sheila Cabo Geraldo.
    • MAGALHAES, G. ; RICARDI, A. ; AMARO, Danielle Rodrigues ; OLIVEIRA, R. . 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica. Desafios Contemporâneos. Programação & Caderno de Resumos. 2019 - Editoração/anais
    • Graduacao:
      • Curso: Letras: português / alemão (bacharelado)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Uma proposta de tradução da obra Stilfragen: Grundlegungen zu einer Geschichte der Ornamentik de Alois Riegl
        Ano de conclusão: 2022
      • Curso: História da Arte (bacharelado)
        Nome da Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
        Título: Latência, Pulsão, Fragmentação: Farnese de Andrade
        Ano de conclusão: 2007
      • Curso: História da Arte (licenciatura)
        Nome da Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Artes
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Anhanguera de São Paulo
        Ano de conclusão: 2024
    • Museu de Arte Contemporânea de Niterói:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Prefeitura Municipal de Mesquita:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Professora Efetiva da disciplina Educação Artística na Prefeitura Municipal de Mesquita/RJ. Lecionou para turmas do segundo segmento do ensino fundamental (ensino regular e EJA).
        Outras informações: Professora Regente
    • Museu Histórico Nacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Assistente de pesquisa da educadora Beatriz Jabor Hugueney na produção do material educativo da exposição "Um Novo Mundo, um Novo Império: a corte portuguesa no Brasil". A exposição "Um Novo Mundo, um Novo Império: a corte portuguesa no Brasil" ocorreu no Museu Histórico Nacional (MHN / RJ), como parte das comemorações do bicentenário da transferência da Corte Portuguesa para o Brasil.
        Outras informações: Pesquisadora
    • Arquitetura Promocional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Assistente da educadora Zilda Kessel no desenvolvimento dos workshops para a formação de educadores mediadores para a exposição itinerante de reproduções de obras da mostra "Arte e Ousadia: O Brasil na Coleção João Sattamini (1950-2000)", ocorrida no Museu de Arte de São Paulo (MASP) no período de 24 de agosto a 28 de outubro de 2007. A exposição de reproduções de obras desta mostra itinerou por cidades do interior do Estado São Paulo.
        Outras informações: Educadora
    • Festival Internacional da Linguagem Eletrônica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Educadora no projeto educativo da segunda edição do FILERIO 2007 (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica no Rio de Janeiro) - no Centro Cultural Oi Futuro, realizando atendimento de grupos agendados em visitas mediadas e atendimento especial ao público espontâneo.
        Outras informações: Arte-Educadora
    • Serviço Social do Comercio:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Inclusartiz:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Educadora do Projeto Eucativo da exposição "Caminhos de Santiago: Arte no Período Românico em Castela e Leão (Séculos XI-XIII)" ocorrida no Museu Histórico Nacional (MHN)/RJ.
        Outras informações: Educadora
    • Universidade do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Memorial do Imigrante:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: A partir de 2014, após um longo período fechado ao público, a instituição foi reaberta com nome alterado: o Memorial do Imigrante passou a se chamar Museu da Imigração.
        Outras informações: Voluntário de Reserva Técnica
    • Pinacoteca do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Mestranda, bolsista CAPES
    • Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Doutoranda, bolsista CAPES
    • H-ART: Revista de Historia, Teoría y Crítica de arte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Parecerista da edição nº2 de H-ART. Revista de Historia, Teoría y Crítica de arte, publicação semestral do Departamento de Historia del Arte da Facultad de Artes y Humanidades da Universidad de los Andes (Bogotá, Colômbia). https://hart.uniandes.edu.co/ ISSN: 2590-9126 (digital)
    • FTD Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro de Convivência para Crianças e Adolescentes Gracinha:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2021 - 2021 ).
        Outras informações: O CCA Gracinha é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, serviço conveniado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, mantido pela Associação pela Família (ASPF), que há cerca trinta anos tem atuado para garantir direitos, desenvolvendo protagonismo e cidadania nas crianças e nos adolescentes e atuando igualmente para o fortalecimento de famílias e comunidade do território do Butantã. O CCA Gracinha tem como um dos seus pilares pedagógicos o trabalho baseado na cultura popular brasileira, que é objeto de estudo, reflexão e aprendizado para crianças e jovens. O serviço foi encerrado em outubro de 2021 pela ASPF devido a problemas financeiros.
        Outras informações: coordenadora sociopedagógica
    • Saber Educação:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - Atual ).
        Outras informações: Editora de Linguagens (componentes curriculares: Arte, Educação Física, Língua Portuguesa). Produção editorial de obras didáticas e pedagógicas: 1) para concorrência em editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); 2) para a educação básica pública (Educação Infantil; Ensino Fundamental I e II; Ensino Médio); 3) na área de Linguagens (Língua Portuguesa e Literatura; Arte; Educação Física); 4) publicadas pelos selos Ática, Saraiva e Scipione.
        Outras informações: Editora Junior - Linguagens