Não autenticado |

Rute Izabel Simões Conceição

    • possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1987), graduação em Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1983), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2008), com estágio de doutorado (CAPES/COFECUB 2006/2007) no Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelles da Université Stendhal-Grenoble - 3, na França. Atua como professora efetiva da Universidade Federal da Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas Áreas de Letras e de Linguística Aplicada, com ênfase em pesquisa e ensino em língua portuguesa (L1).Atua, principalmente, nos seguintes temas: textualização; escrita e reescrita textual; ensino de língua portuguesa; letramento; representação; práticas sociais e ética.

       

      Links:    

    • Leitura e produção textual
    • Práticas de leitura e escrita em língua materna
    • Núcleo de Estudos Lingüísticos da UFGD/Dourados
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . ... Se fosse na oralidade poderia falar-se dessa formas, mas como é um texto segue a escrita : conceopções de letramento e arelação entre a fala e a escrita Revista Raído , v. 1 , p. 87 - 100 , 2007. ISSN: 1982629X.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . As partcularidades do enunciado concreto e a produção do discurso escolar-científico Interletras (Dourados) , v. 1 , p. 1 - 15 , 2008. ISSN: 18071597.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Correção de texto: um desafio para o professor de português Trabalhos em Lingüística Aplicada , v. 43(2) , p. 323 - 341 , 2004. ISSN: 01031813.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A leitura no livro didático: uma dicotomia entre o discurso e a prática Linguagem & Ensino (UCPel) , v. 8 , p. 51 - 72 , 2005. ISSN: 14151928.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . O ensino de produção textual e a (re)construção da competência discursiva do aluno Trabalhos em Lingüística Aplicada , v. 40 , p. 45 - 62 , 2002. ISSN: 01031813.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Da redação escolar ao discurso: um caminho a (re)construir Linguagem & Ensino (UCPel) , v. 3 , p. 109 - 133 , 2000. ISSN: 14151928.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Concepções de letramento e a relação entre a fala e a escrita na visão de professores de Língua Portuguesa em formação. Interação, gêneros e letramento: a (re)escrita em foco, v. 01, p. 93 - 102, 2009.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Resenha de CORRÊA (2007) "O modo heterogêneo de Constituição da escrita". São Paulo: Martins Fontes, 309 p. . Linguagem&Ensino - Revista do Curso de Mestrado em Letras da UCPEL , Pelotas , Rio Grande do Sul , 01 jan. 2006.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. ; NANTES, G. C. . Ensino da escrita e dislexia: dificuldades encontradas por professores e por alunos disléxicos. In: I Siminário Nacional de Estágio Supervisionado: diálogo entre licenciaturas , 2009 , Dourados. Anais do I Seminário de Estágio Supervisionado: diálogo entre licenciaturas da UFDG. Dourados : Editora da UFGD, 2009. p. 1 - 13.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Produção textual: análise comparativa entre a primeira versão e a reescrita de relatórios de estágio. In: I Siminário Nacional de Estágio Supervisionado: diálogo entre licenciaturas , 2009 , Dourados. Anais do I Seminário Nacionalde Estágio Supervisionado: diálogo entre licenciaturas da UFDG. Dourados : Editora da UFGD, 2009. p. 1 - 11.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Letramento em Língua Portuguesa escrita. In: XIII Ciclo de Literatura Seminário Internacional As Letras em tempos de Pós , 2009 , Dourados. Programa do Seminário Internacional Asras em tempos de Pós. Dourados : FACALE/UFGD, 2009. p. 26 - 26.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. ; MARCHI, M. D. C. V. . Estudo e ensino de língua portuguesa: interface entre língua literatura e cultura. In: II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2009 , Évora. LISTA DE RESUMOS de SIMPÓSIOS SIMELP2009. Évora Portugal : Universidade de Évora, 2009. p. 13 - 13.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A língua Portuguesa no Brasil: a construção de um semióforo. In: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2008 , São Paulo. Anais do I SIMELP: Letramento e representação - vinculado ao V Simpósio Internacional sobre Práticas Escritas na Escola. São Paulo : FFLCH - http://www.fflch.usp.br/eventos/simelp/new/slps/slp27.html, 2008. p. 1 - 15.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A reescrita no ensino de produção textual. In: I Seminário Internacional de Educação , 2001 , Cianorte. Anais - I Seminário Internacional de Educação. Cianorte : T>A.C Multimídia LTDA, 2001. p. 518 - 522.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A produção textual e o diálogo professor-aluno-texto. In: XLIX Seminário GEL , 2001 , Marília. Caderno de Resumos. Marília : Editora Fundação Eurípedes da Rocha, 2001. p. 347 - 347.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Da redação escolar ao discurso: um caminho a reconstruir. In: XLVIII Seminário do GEL - São Paulo , 2000 , Assis. caderno de Resumos. Assis : Editora UNESP de Assis, 2000. p. 106 - 106.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Produção textual: o desafio de ensinar e de aprender. In: 52º SEMINÁRIO GEL , 2004 , Campinas. 52º Seminário GEL. Campinas : UNICAMP\IEL, 2004. p. 159 - 159.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Indícios de estilo em textos de formandos em Letras. In: 53 Seminário GEL - 2005 , 2005 , São Paulo. Resumos: mesas-redondas, conferências, simpósios, comunicações individuais, apinéis. São Carlos : UNICAMP/UFSCAR/Mercado das Letras, 2005. p. 51 - 51.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Indícios de representações do professor de Língua Portuguesa construídos por formandos em Letras. In: I Simpósio Internacional sobre Práticas escritas na escola: letramento e representação , 2005 , São Paulo. Anais do I Simpósio Internacional sobre Práticas escrita na Escola: letramento e representação.. São Paulo : Editora/FFLCH/USP, 2005. p. 199 - 228.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Índícios de representações do professor de português construídas por formandos em Letras. In: I Simpósio Internacional sobre Práticas escritas na escola: letramento e representação , 2005 , São Paulo. (Programa e resumos)I Simpósio Internacional de Práticas Escritas na Escola. São Paulo : DLCV/ FFLCH/ USP, 2005. p. 17 - 17.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A imagem do professor de língua Portuguesa construída por formandos em Letras. In: VII Encontro dos Alunos de Pós-Grad. em Lingüística/USP , 2004 , São Paulo. Programação e resumos. São Paulo : FFLCH/SDI/USP, 2004. p. 36 - 37.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Divergências e convergências na correção de textos: um olhar comparativo sobre diferentes concepções de correção. In: X CICLO DE LITERATURA , 2003 , Dourados. Caderno de Resumos X Ciclo de Literatura. Dourados : UFMS/CPDO, 2003. p. 18 - 18.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . O ensino-aprendizagem de produção textual visto em diferentes momentos da formação do sujeito. In: Seminário Nacional sobre linguagem e ensino , 2001 , Pelotas, RS. Linguagem&Ensino - Programação e resumo dos trabalhos. Pelotas, RS : Editora da Universidade Católica de Pelotas/NUPELL, 2001. p. 145 - 145.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A reconstrução discursiva em produções escritas de universitários. In: GELCO: I Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Lingusgem do Centro Oeste , 2001 , Campo Grande. Caderno de Resumos. Campo Grande : Editoea UFMS, 2001. p. 94 - 94.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A reescrita do texto resultante do diálogo professor/texto/aluno. In: I I Congresso Internacional da ABRALIN , 2001 , Fortaleza. Programa & Resumos do II Congresso Internacional da ABRALIN. Fortaleza : UFC/ABRALIN, 2001. p. 159 - 159.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A redação escolar e o resgate da discursividade na escrita. In: XLVII Seminário GEL , 1999 , Bauru. Resumos Gel. Bauru : Editora da Unesp, 1999. p. 62 - 62.
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . O professor de Língua Portuguesa na visão de formandos em Letras. São Paulo : http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-18122008-121448/ , 2008 (tese de doutorado)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Fiorin, J. L. & Saviolli, F.P. Para entender o texto: leitura e redação. Campo Grande : Editora da UFMS , 1992 (Resenha)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Apresentação do CD ROM do I Simpósio Internacional sobre práticas escritas na escola: letramento e representação. São Paulo : , 2005 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A reconstrução da discursividade na escrita: da redação escolar ao discurso. In Leffa, Vilson J. (Compilador). TELA (Textos em Lingüística Aplicada). Pelotas, RS : EDUCAT , 2000 (Dissertação de Mestrado)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Relatório PAE - Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino - Estágio Supervisionado. 2005 (Relatorio_tecnico)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Relatório PAE - Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino - Estágio Supervisionado. 2005 (Relatorio_tecnico)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Relatório PAE - Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino - Preparação Pedagógica. 2005 (Relatorio_tecnico)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Produção textual: análise comparativa entre a primeira versão e a reescrita de relatórios de estágio. 2009 (Comunicacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Não deixe a ética matar aula : uma reflexão sobre princípios éticos na escola . 2009 (Conferência)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A importância da ética para a construção de relacionamentos eficazes no ambiente escolar. 2009 (Conferência)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Os paradigmas do saber e a ética do caráter. 2009 (Conferência)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A leitura de texto do aluno: uma estratégia de publicação e incentivo para a reescrita. 2009 (Comunicacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Les formes de répresentations du rôle du professeur de langues portugaise construites par des futurs enseignants. 2007 (Seminário)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . O professor e seu papel de líder no letramento dos seus alunos. 2008 (Conferência)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A língua portuguesa no Brasil: a construção de um semióforo. 2008 (Simposio)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . O letramento e as teorias de aquisição na linguagem. 2001 (Conferência)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Metodologia de leitura na pré-escola. 1985 (Conferência)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A ortografia na escola. 1995 (Conferência)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A redação escolar e o resgate da discursividade. 1998 (Comunicacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A redação escolar e o resgate da discursividade na escrita. 1999 (Comunicacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Da redação escolar ao discurso: uma caminho a reconstruir. 2000 (Comunicacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A reescrita no ensino de produção textual. 2001 (Comunicacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Correção de textos: comentários do professor x impulso para a reescrita. 2003 (Comunicacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . O ensino de produção textual visto em diferentes momentos da formação do sujeito. 2001 (Comunicacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A reconstrução discursiva em produções escritas de universitários. 2001 (Comunicacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A produção textual e o diálogo professor\aluno\texto. 2001 (Comunicacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Divergencias e Convergencias na correção de textos: um olhar comparativo sobre diferentes concepções de correção. 2003 (Comunicacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Produção textual: o desafio de ensinar e de aprender. 2004 (Comunicacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Correção de textos: um desafio para o professor de português. 2004 (Comunicacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A imagem do professor de língua portuguesa construída por formandos em letras. 2004 (Comunicacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Indícios de representações do papel do professor de português construídos por formandos em Letras. 2005 (Comunicacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Indícios de estilo em textos de formandos em Letras. 2005 (Comunicacao)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. ; CORREA, M. L. G. . I Simpósio Internacional sobre Práticas Escritas na Escola: letramento e representação. 2005 (USP/CAPES/UNICAP/U. Stendal de Grenoble)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Encontro Local do Grupo de Estudo de Linguagem do Centro-Oeste. 2009 (UFGD)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Produção de textos. 2003 (secretaria Municipal de Educação de Dourados)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Produção textual para professores do ensino básico. 2002 (Secretaria Municipal de educação de Dourados)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A construção da discursividade na escrita. 2000 (UFMS\CEUD)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A leitura e a escrita do jornal do ponto de vista discursivo. 1998 (Jornal "O Progresso")
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Aperfeiçoamento de profesores do Ensino Fundamental do Mato Grosso do Sul. 1996 (Secretaria Estadual de Educação do MS)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa - 2 grau do estado do Mato Grosso do Sul. 1996 (Secretaria Estadual de Educação do MS)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . A (re)construção da discursividade na escrita. 2001 (UFMS-CEUD)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Curso de expressão oral e expressão escrita para guardas e inspetores da Guarda Municipal de Dourados. 2000 (Prefeitura Municipal de Dourados)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Redação acadêmica. 2009 (Faculdade de Comunicação Artes e Letras)
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Relatório de Qualificação de tese de doutorado. 2006
    • CONCEIÇÃO, R. I. S. . Relatório de estagio de Doutorado CAPES\COFECUB na Université Stendhal de Grenoble 3. 2007
  • Projetos de Pesquisa: 6
    • Nome do projeto: A construção da discursividade na leitura e na escrita (2000 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, C. P. , FREITAS, A. C. , CORREIA, P. N. , ROSA, T. A. M. , CONCEIÇÃO, R. I. S. .
    • Nome do projeto: A redação escolar e o resgate da discursividade na escrita: análise de uma proposta de ensino de redação com enfoque na reescrita (1998 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CONCEIÇÃO, R. I. S. , CONCEIÇÃO, R. I. S. .
    • Nome do projeto: Estudo dos modos de representação do papel do professor de língua materna (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CONCEIÇÃO, R. I. S. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa realizado no Laboratório LIDILEM/ Université Stendhal de Grenoble 3 (França) com financiamento CAPES/COFECUB, que visa ao estudo dos modos de representação do papel do professor de Língua Portuguesa construídos por formandos em Letras do Estado de Mato Grosso do Sul. Os textos analisados resultaram da resposta discursiva a uma questão proposta para avaliar a habilidade de interpretar textos de diferentes gêneros e registros lingüísticos e explicitar os processos ou argumentos utilizados para justificar tal interpretação no Exame Nacional de Cursos em 2001.
    • Nome do projeto: Os modos de representação do papel do professor de língua portugfuesa construídos por formandos em Letras (2004 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CONCEIÇÃO, R. I. S. .
      Descrição: Projeto de doutoramento que visa ao estudo dos modos de representação do papel do professor de Língua Portuguesa construídos por formandos em Letras do Estado de Mato Grosso do Sul. Os textos analisados resultam da resposta discursiva a uma questão proposta para avaliar a habilidade de interpretar textos de diferentes gêneros e registros lingüísticos e explicitar os processos ou argumentos utilizados para justificar tal interpretação no Exame nacional de Cursos em 2001.
    • Nome do projeto: Ensino-aprendizagem da escrita: estudo da didática da reescrita e de seu impacto na qualidade textual (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Cavalheiro, J. da S. , ARIAS, K. S. , CONCEIÇÃO, R. I. S. .
      Descrição: Este projeto visa ao aprofundamento dos estudos sobre escrita e reescrita de textos numa perspectiva processual. O foco recairá sobre o estudo da didática da reescrita textual e de seu impacto na qualidade de produções escritas. Para tal, pretendemos detectar indícios de possíveis limitações e de sucessos vivenciados por professores e por estudantes no trabalho de escrita/reescrita de textos, com vistas a descrever princípios norteadores de uma didática da reescrita. Partindo de estudos realizados por Guedes (1990) e por Conceição (2000; 2002 e 2004), este trabalho aprofundará as reflexões a respeito da temática seguindo uma perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 1995) e uma abordagem sócio-histórica dos letramentos em geral (Street, 1994; Corrêa, 2004). A metodologia se pautará pela investigação de indícios, segundo propõe Ginzburg (2003) no chamado paradigma indiciário. O corpus, formado por textos escritos e reescritos por acadêmicos de Letras (anos de 2000 a 2009) e por depoimentos de estudantes e de professores que vivenciaram/orientaram trabalhos que envolvem a reescrita nos mais diferentes gêneros, será analisado com vistas a serem detectadas pistas que permitam reconstruir os caminhos já trilhados por diferentes sujeitos. Espera-se descobrir e descrever procedimentos facilitadores utilizados no ensino-aprendizagem da escrita/reescrita de textos em língua portuguesa de modo a serem traçados princípios básicos que contribuam para o desenvolvimento da didática da escrita/reescrita numa perspectiva processual.
    • Nome do projeto: Os modos de representação do professor de Língua Portuguesa construído por formandos em Letras ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: CONCEIÇÃO, R. I. S. .
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
        Ano de conclusão: 1987
      • Curso: Ciencias
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
        Ano de conclusão: 1983
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
        Ano de conclusão: 1999
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade Filosofia Teofilo Otoni
        Ano de conclusão: 1987
    • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1992 - 2005 ).
        Outras informações: Em Julho de 2005 houve o desmembramento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul tendo sido criada a Universidade Federal da Grande Dourados. Nossa opção foi integrar o corpo docente da UFGD.
        Outras informações: Professora
    • Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1981 - 1991 ).
        Outras informações: Professor DE
    • Universidade Federal da Grande Dourados:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - Atual ).
        Outras informações: A universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) foi oficialmente desmembrada da universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) por meio da Lei Federal 11.153 de 29 de julho de 2005 e os funcionários técnicos administrativos e docentes puderam optar por manter vínculo com uma das duas instituições. Nossa opção foi pelo vínculo com a UFGD.
        Outras informações: Professoer Efetivo
    • Revista de Letras (UEMS - Dourados):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Revista do GEL (Araraquara):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc
    • Revista Educação e Fronteira:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2008 ).
        Outras informações: estudante de pós-grduação
    • Escola Serviço de Educação Integral:
      • Tipo de vínculo: Livre (1982 - 1991 ).
        Outras informações: professor
    • Escola Municipal Concórdia:
      • Tipo de vínculo: Livre (1986 - 1988 ).
        Outras informações: professor
    • Editora da UFGD:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Corpo de Consultores Ad Hoc da Editora da Universidade Federal da Grande Dourados