Não autenticado |

Viviane Alves Vieira

    • Mestra em Geografia Humana (2019) pelo Programa de Pós Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (PPGH-USP), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela mesma universidade (2015). Participou do Programa de Mobilidade Acadêmica financiado pela reitoria USP, realizando intercâmbio na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Moçambique (2014). Realizou estágio internacional de pesquisa no Centro de Análise de Políticas (CAP) da UEM com financiamento FAPESP (2017). Atualmente é professora de Geografia no ensino fundamental II e médio na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • VIEIRA, VIVIANE . A exploração do carvão mineral em Moçambique, o ciclo das commodities e a crise do trabalho Entre Lugar , v. 12 , p. 391 - 411 , 2021. ISSN: 21777829.
    • VIEIRA, V. A. . Da formação do trabalho à crise do trabalho na região de mineração no Vale do Zambeze/ Moçambique. In: X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 , 2018 , Maputo. "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento". : , 2018.
    • VIEIRA, V. A. . O amanhã já é hoje: mineração e as formas ilusórias do processo de modernização em Moatize. In: IV Conferência Internacional - Do conhecimento às decisões: desafio para um diálogo social pemanente , 2017 , Maputo. Livro de resumos da IV Conferência Internacional. : Centro de Estudos Africanos (CEA), 2017.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • VIEIRA, V. A. ; Silva, F. F. ; PASTORE, M. N. . Refugiados da África no Brasil: conflitos em Angola, República Democrática do Congo, Senegal e Nigéria. São Paulo : Instituto Adus de Reintegração ao Refugiado , 2016 (Capítulo)
    • VIEIRA, V. A. . Movimentos sociais em Moçambique e a luta pela terra. 2022 (Comunicacao)
    • VIEIRA, V. A. . Moçambique: raça e libertação. 2019 (Conferência)
    • VIEIRA, V. A. . Territorialização do capital e ciclo das commodities. 2019 (Comunicacao)
    • VIEIRA, V. A. . O amanhã já é hoje: mineração e as formas ilusórias do processo de modernização em Moatize. 2017 (Comunicacao)
    • VIEIRA, V. A. . Expansão capitalista em Moçambique: a questão da Vale S/A e os reassentamentos. 2016 (Comunicacao)
    • VIEIRA, V. A. ; LEITE, A. C. G. ; RIBEIRO, C. L. ; KLUCK, E. G. J. . O grupo de estudos de crítica ao valor cisão, o assim chamado Grupo de sexta. 2018 (Comunicacao)
    • VIEIRA, V. A. . Não há machambas: o avanço da mineração em Moçambique e a expropriação de mulheres.. 2018 (Comunicacao)
    • VIEIRA, V. A. . Mineração, migrações e trabalho: caminhos entre o antigo Chipanga e o reassentamento Cateme. 2017 (Conferência)
    • VIEIRA, V. A. . Mobilização do trabalho em Moçambique. 2016 (Comunicacao)
    • VIEIRA, V. A. . Mineração em Moçambique: a questão dos reassentamentos.. 2015 (Comunicacao)
    • VIEIRA, V. A. . Apontamentos sobre as necessidades educacionais brasileira. 2011 (Simposio)
    • VIEIRA, V. A. . Mobilização do trabalho e exportação de capitais: a Vale S/A em Moçambique. 2018
    • Nome do projeto: Rede Paulista de Educação Patrimonial - REPEP (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VIEIRA, V. A. , SCIFONI, S. , SOARES, C. C. .
      Descrição: Projeto vinculado ao Programa Aprender com Cultura e Extensão da USP para criação de um canal via web para disponibilizar banco de dados sobre projetos de Educação Patrimonial no estado de SP.
    • Nome do projeto: Vinculações essenciais entre a Geografia como conhecimento acadêmico e como disciplina escolar (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIEIRA, V. A. , Miranda, Maria Eliza .
      Descrição: Iniciação científica. Pesquisa pautada nas práticas pedagógicas e o que constitui o currículo da Geografia, articulando teoria e prática. Tem como base comparar o ensino de Geografia na academia e na educação básica, a fim de desenvolver competências e habilidades para a formação do professor.
    • Nome do projeto: Mapografias de São Paulo - Construção de mapas da cidade por estudantes do ensino médio da rede pública (2012 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VIEIRA, V. A. , BASSANI, J. , GOMES, L. A. .
      Descrição: Projeto vinculado ao Programa Aprender com Cultura e Extensão da USP. Durante o período de 08/2012 07/2013 foram realizadas oficinas com estudantes do ensino médio do Colégio São Paulo, localizado no Parque. D. Pedro II, com o objetivo de fazer mapas de percepção da cidade.
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Territorialização do capital em Moçambique: o caso da Vale S/A e os reassentamentos
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal da Bahia
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Projeto Pomar
        Outras informações: Estagiária
    • Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Divisão de Geoprocessamento - DIGEO. Projeto: Rodoanel trecho Sul.
        Outras informações: Estagiária
    • Prefeitura Municipal de Várzea Paulista:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2007 - 2009 ).
        Outras informações: Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social
        Outras informações: Assistente Administrativo
    • Catavento Cultural e Educacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Monitoria
        Outras informações: Estagiária
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Professora de Geografia para Ensino de Jovens e Adultos (EJA) - nível Ensino Médio.
        Outras informações: Professora Educação Básica I
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Monitora na disciplina de Biogeografia, oferecida pelo Departamento de Geografia e ministrada pela Profa. Dra. Sueli Ângelo Furlan
        Outras informações: Monitora
    • Colégio Albert Sabin:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Estagiária
    • Colégio Novo Ideal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Professora de Geografia do 6º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental II.
        Outras informações: Professora do Ensino Fundamental II
    • Colégio Casagrande:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Professora de Geografia do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II e 1º e 2º ano do Ensino Médio no período de fevereiro a maio de 2016.
        Outras informações: Professora
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - 2022 ).
        Outras informações: Professora do Ensino Fundamental II e Médio
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2018 ).
        Outras informações: Pesquisadora