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Elizabeth Balbachevsky

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, é livre docente pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo e professora associada no mesmo Departamento. Desenvolve pesquisas na área de políticas de ciência, inovação e ensino superior, além de estudos na área de comportamento político.É vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas (NUPPs/USP), e associada ao HEG, Higher Education Group, Universidade de Tampere, Finlândia. Foi pesquisadora principal do projeto PRONEX (FAPESP/CNPq) "Brasil, 25 anos de democracia - balanço crítico: políticas públicas, instituições, sociedade civil e cultura política", onde coordenou a área de pesquisa em políticas de educação (2015-2018). É Membro do Comitê Científico do Programa de Mestrado Europeu em Pesquisa e Inovação em Ensino Superior (MARIHE - Master Program in Research and Innovation in Higher Education) e professora da disciplina Systems in Transition. O mestrado MARIHE, apoiado pelo programa Erasmus Mundus, da União Européia, é organizado pelo consórcio de Universidades: Danube University Krems/Austria, University of Tampere/Finlandia e University of Applied Sciences Osnabrück/Alemanha. É editora regional para América Latina da nova Enciclopédia Internacional de Ensino Superior (Encyclopedia of Higher Education, Dordrecht, SPRINGER) Entre 2005 e 2006 foi bolsista da Fundação Fulbright no Programa New Century Scholars, realizando um estudo comparado sobre o impacto da globalização nas políticas de ensino superior em países emergentes. Em 2007 passou a integrar a rede internacional de pesquisa The Changing Academic Profession - CAP project - que reúne pesquisadores de 19 países para estudar as respostas do ambiente acadêmico aos desafios colocados pelo processo de globalização e pelas reformas nas políticas de ensino superior. No presente, coordena, junto com o Prof. Timo Arrevaara (Universidade de Helsinki) e o Prof. Jung Cheol Shin (Universidade Nacional da Coréia), o novo projeto da Rede internacional de pesquisa CAP, voltada para o estudo comparado dos impactos da sociedade do conhecimento nas dinâmicas internas das universidades. A rede CAP reúne pesquisadores de 14 países, de todos os continentes. Entre 2011 e 2012 foi vice coordenadora do GT "Universidade, Ciência, Inovação e Sociedade", da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), grupo de permanece ativo até o presente.

       

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    • Governança Universitária
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  • Projetos de Pesquisa: 28
    • Nome do projeto: Profissão Acadêmica no Brasil: perfil profissional, atitudes e orientações na década de noventa (2001 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , HOLZHACKER, D. .
      Descrição: Survey com uma amostra nacional de professores do ensino superior, com indicadores sobre inserção profissional, perfil de atuação, atitudes com relação às políticas de ensino superior brasileiras e orientações com relação às atividades de pesquisa, ensino e extensão
    • Nome do projeto: Fulbright Foundation, New Century Scholars Program, 2005-2006. (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , COLATRELLA, C. , REITUMETSE, M. , SMOLENTSEVA, A. , STROMQUIST, N. , GIL-ANTON, M. .
      Descrição: The Academic Profession in the Age of Globalization Building on a cross-national perspective, we will consider recent changes due to globalization/internationalization affecting faculty and institutions in different countries. We will analyze how academic professionals and institutions influence and respond to such shifts. And, we will assess retrospectively and prospectively opportunities and challenges facing the higher education profession
    • Nome do projeto: Indicadores de Ciência e Tecnologia e Inovação no Estado de São Paulo: recursos humanos para Ciência e Tecnologia (2000 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , CRUZ, H. , BRISOLA, S. .
      Descrição: Análise do perfil e distribuição dos recurso de humanos em C&T no setor público e privado do Estado de São Paulo. Levantamento que embasa o capítulo sobre Recursos Humanos em C&T no Estado de São Paulo do anuário "Indicadores de C&T de São Paulo", da FAPESP, publicado em 2001
    • Nome do projeto: Strengthening public policy training in Latin America (2000 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , ALBUQUERQUE, J. A. G. .
      Descrição: Análise do perfil instituicional do ensino de políticas públicas na pós-graduação brasileira
    • Nome do projeto: Evolução Recente da Profissão acadêmica no Brasil: uma perspectiva comparada (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , SCHWARTZMAN, S. , ALVES, N. N. , SANTOS, D. F. F. , COUTO, G. R. , DUARTE, T. S. B. .
      Descrição: O objetivo desta proposta é viabilizar a participação brasileira no projeto internacional ?The Shifting Boundaries of the Changing Academic Profession? (Projeto CAP - As fronteiras em mudança da profissão acadêmica), que está sendo realizado por uma rede de instituições acadêmicas em cerca de 20 países, já estando confirmada a participação da Argentina (Universidad Nacional General Sarmiento), Austrália (University of New England), China, (Huazhong University of Science and Technology), Hong Kong (University of Hong Kong), Finlândia (University of Tampere), França (Centre for Organizational Sociology), Alemanha (Kassel University), Japão (Hiroshima University), Holanda (University of Twente), Noruega (NIFU-STEP), Portugal (Fundação das Universidades Portuguesas), Inglaterra (Open University), e Estados Unidos (George Washington University e outras). Outros prováveis participantes incluem a Russia, Malásia, México, Singapura, Suécia e África do Sul. O projeto internacional pretende examinar a natureza e a extensão das mudanças ocorridas pela profissão acadêmica nos anos recentes, suas razões e suas conseqüências. Serão estudadas as implicações destas mudanças para a atratividade da atividade acadêmica como uma carreira, e capacidade da comunidade acadêmica de contribuir para o desenvolvimento da sociedade do conhecimento e para atingir os objetivos de desenvolvimento econômico, social e cultural dos países. A partir de um modelo de transformação de seis estágios, serão feitas comparações sobre estes temas entre diferentes sistemas educacionais, tipos institucionais, disciplinas acadêmicas e gerações. Para o Brasil, participar desse projeto representa uma rara oportunidade para a estudar o sentido das mudancas que estão ocorrendo em nosso sistema de ensino superior. Os resultados da pesquisa em escala mundial permitirão, pela primeira vez, avaliar em que medida as mudanças observadas no Brasil convergem ou divergem daquelas que podem ser observadas em outras exp
    • Nome do projeto: A política externa no governo Lula (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , HOLZHACKER, D. , ALBUQUERQUE, J. A. G. , VILLA, Rafael Antonio Duarte , SANTOS, S. G. M. DOS , DELIBERATOR, G. , AYLON, B. , UEHARA, A. R. , SANTOS FILHO, J. L. N. , JORGE, B. W. G. A. .
      Descrição: Análise temática da política externa do governo Lula. Responsável pela análise das iniciativas do governo brasileira n
    • Nome do projeto: The international academic profession (1989 - 1992
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , SCHWARTZMAN, S. , ALTBACH, P. .
      Descrição: Pesquisa internacional comparando o perfil das professores de ensino superior em 14 países. Pesquisa consistiu na realização de surveys com amostras nacionais em cada país. Países participantes: Austrália, Coréia, , Japão, Hong-kong, Brazil, Chile, México, EUA, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Suécia e Israel
    • Nome do projeto: A questão do patenteamento do conhecimento na biotecnologia: a opinião dos cientistas (2000 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , COUTINHO, M. , PATRAO, D. D. C. , VENCIO, R. N. Z. , HOLZHACKER, D. .
      Descrição: A pesquisa consistiu na realização de um survey junto a líderes dos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, visando avaliar o grau de conhecimento desse pesquisadores acerca do debate sobre o patenteamento do conhecimento científico e a interação ciência-empresa
    • Nome do projeto: Inserção Acadêmica dos professores-doutores nas Universidades Brasileiras (1999 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , VELLOSO, J. , MARTINS, C. B. , MATOS, B. P. , SAMPAIO, H. .
      Descrição: Análise do perfil de produção acadêmicamente relevante de professores doutores ligados a programas de pós-graduação com avaliação A da CAPES. O estudo buscava estabecer possiveis diferenciais entre os perfis de professores com doutorado no Brasil e no exterior.
    • Nome do projeto: Avaliação do Programa PET- CAPES (1997 - 1997
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. .
      Descrição: Avaliação, sob encomenda da Diretoria de Avaliação da CAPES, do impacto do programa PET/CAPES nos cursos de graduação.
    • Nome do projeto: PERCEPÇÃO DAS ELITES SULAMERICANAS SOBRE O IMPACTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NA ESTABILIDADE DEMOCRÁTICA (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , HOLZHACKER, D. , ALBUQUERQUE, J. A. G. , VILLA, Rafael Antonio Duarte , SANTOS, S. G. M. DOS , GUIMARAES, M. F. C. , CANTO, A. C. , ARAUJO, F. L. , SUZUKI, J. M. .
      Descrição: Este projeto busca, de forma comparada, avaliar as percepções das elites de diferentes países latino-americanos acerca das desigualdades social, cultural e étnica, e sua relação com a questão democrática. Enfatizará, particularmente, o apoio que diferentes diagnósticos e alternativas de políticas conseguem mobilizar junto aos vários setores da elite dos países selecionados para essa pesquisa, que serão indicados abaixo.
    • Nome do projeto: Estudo Eleitoral Brasileiro? ?Consórcio ESEB-CESOP (2002 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , HOLZHACKER, D. O. , MENEGUELLO, R. , KERBAURI, M. T. M. .
      Descrição: Trata-se de um consórcio de pesquisadores brasileiros que acompanha as eleições brasileiras e realiza pesquisas de survey eleitoral cobrindo eleições presidenciais
    • Nome do projeto: O PADCT e as políticas recentes de ciência e tecnologia no Brasil (1996 - 1997
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. .
      Descrição: Avaliação da contribuição do PADCT para a reforma das políticas de C&T no Brasil
    • Nome do projeto: The future of academic profession: Challenges for the emerging countries (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. .
      Descrição: The changes in higher education have been mostly documented in developed countries. Nevertheless, higher education has been under extreme pressures also in emerging countries for the last decades. The new globalized international economy and its demands have affected the domestic environment of these countries. With varying degrees of success, all emerging countries have experienced major economic reforms that pushed their economies from an autarchic, domestic oriented perspective to an open, trade oriented one. The central aim of this project is to understand how an important part of the globalized world - the emerging countries - is responding to the global challenges of the 21st. Century higher education. Higher education changes and reforms in the leading economies are not automatically reflected in the emerging societies. The first objective in the project is to analyze the many experiences of reforms that are taking place in the emerging countries in a cross-national perspective. This analysis should end by proposing a typology that could highlight differences and convergence between these many national experiences. The second main objective is to analyze the impacts of such processes on the conditions of employment and work of the academic professionals in these countries. In order to achieve this objective, the survey will apply the typology proposed above in order to select a number of national experiences for an in depth analysis.
    • Nome do projeto: The Changing Academic Profession (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , SCHWARTZMAN, S. .
      Descrição: The project will examine the nature and extent of the changes experienced by the academic profession in recent years. It will explore both the reasons for and the consequences of these changes. It will consider the implications of the changes for the attractiveness of the academic profession as a career and for the ability of the academic community to contribute to the further development of knowledge societies and the attainment of national goals. It will make comparisons on these matters between different national higher education systems, institutional types, disciplines and generations of academics.
    • Nome do projeto: The leading Latin American universities and their contribution to sustainable development in the region (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , SCHWARTZMAN, S. , BOTELHO, A. J. J. .
      Descrição: In this project, we would like to examine a select number of cases in Latin American countries in which higher education research institutes and groups were able to develop activities that had or are having a strong scientific content providing, simultaneously, a significant contribution to the social well being of their societies. The identification and description of these examples would be illuminating in any case, but our main concern is about the institutional arrangements that allowed the institutions to develop these projects.
    • Nome do projeto: Formação de recursos humanos em áreas estratégicas : a experiência internacional (2009 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. .
      Descrição: Esse trabalhofaz uma revisão dos principais desafios e alternativas que se colocam para uma política relevante que apóie o desenvolvimento de recursos humanos nas áreas estratégicas para o posicionamento competitivo do país no cenário internacional.
    • Nome do projeto: Processos Decisórios em Política Científica, Tecnológica e de Inovação no Brasil: Análise Crítica (2010 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. .
      Descrição: O objetivo do projeto é descrever e refletir criticamente sobre os processos decisórios relativos à criação de políticas, programas e instrumentos de PCTI no Brasil, particularmente na última década (final dos anos 90 até o momento)
    • Nome do projeto: BRASIL, 25 ANOS DE DEMOCRACIA - BALANÇO CRÍTICO: POLÍTICAS PÚBLICAS, INSTITUIÇÕES, SOCIEDADE CIVIL E CULTURA POLÍTICA ? 1988/2013 (2011 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , SAMPAIO, H. , DURHAM, E. R. , MOISÉS, J. A. , PIQUET, L. , Veríssimo, J. , ASSUMPCAO, M. , LUCCHESI, M. , OLIVEIRA, E. , NUNES, E. , RANIERI, N. , BAMBINI, G. .
      Descrição: O presente projeto visa realizar um balanço crítico de 25 anos da democracia brasileira (1988/2013) com base na análise de três eixos temáticos principais: as políticas públicas, as instituições democráticas, e as relações entre a sociedade civil e a cultura política. A perspectiva adotada é a proposta pela abordagem da qualidade da democracia. A pesquisadora é coordenadora da área de análise das políticas de ensino, com ênfase na questão do ensino superior, cujo foco está em identificar os processos que sustentam a convergência de percepções de diferentes atores em torno de um paradigma dominante, ao mesmo tempo que busca mapear as principais alternativas competitivas em termos das idéias e nexos causais que orientam a elaboração de políticas presentes na arena decisória dessas políticas, para entender processos que sustentam a continuidade, ao mesmo tempo que favorecem o redesenho dessas políticas
    • Nome do projeto: Indicadores de desempenho das universidades paulistas 2022 (2018 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , PEDROSA, R. , RANIERI, Nina , MARCOVITCH, J. , AXCEL-BERG, J. , BELASCO, P. , KOSTER, R. , GUIMARÃES, J.A. , OLIVEIRA, L. N. de , Kaiser, F. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver uma base inteligente de indicadores de desempenho das três universidades paulistas e cooperar com o projeto U-Multirank para a adaptação dos indicadores internacionais à realidade nacional, bem como o desenvolvimento de indicadores específicos para a realidade latinoamenricana
    • Nome do projeto: Avaliação dos impactos do Programa Institucional de Bolsas de Inciação Científica - PIBIC (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , PEDROSA, R. .
      Descrição: Análise dos impactos do programa PIBIC junto a alunos e professores, análise da trajetória profissional de ex-bolsistas PIBIC
    • Nome do projeto: The impact of the policy context on university?s response to autonomy: the experiences of Brazil and Finland (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , KOHTAMAKI, V. .
      Descrição: Autonomy is a fundamental principle for universities to accomplish a genuine innovative role. In complex and fragmented systems like universities, though, response to autonomy can manifest in extreme variations. In this study, the inductive method is applied to appraise university-specific experiences in two environments created by very different country contexts: the state of São Paulo, Brazil, and Finland. Empirically the work focuses on two universities of similar size and profile, and narrows on one important area of management, the internal budget process.
    • Nome do projeto: Governança universitária em transformação: a experiência das universidades públicas brasileiras (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , KERBAUY, M. T. M. .
      Descrição: . O objetivo desse trabalho é discutir o modelo de governança das universidades públicas brasileiras, tanto do ponto de vista da caracterização das dinâmicas de governança interna dessas instituições, como do ponto de vista de sua interação com atores externos. A análise será conduzida a partir de uma perspectiva comparada, discutindo a experiência brasileira à luz do debate que cerca a experiência internacional.
    • Nome do projeto: A diáspora Científica, Tecnológica e de Inovação Brasileira (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , DE ANDRADE, CIBELE YAHN , Silva, A. M. C. , Gimenez, A M N , GARCIA, R. C. , TELLES, S. M. B. S. , COSTA, A. R. , GRANJA, C. D. , AZEVEDO, L. F. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar o papel da diáspora de Ciência, Tecnologia e Inovação brasileira na construção das redes de colaboração que suportam o esforço doméstico de internacionalização da produção (e uso) do conhecimento. O caso brasileiro oferece um contexto de pesquisa particularmente adequado, por corresponder a uma situação sui-generis: trata-se de uma diáspora pequena em termos quantitativos comparativamente a outros países, mas há evidências esparsas de crescimento nos últimos anos. Ao mesmo tempo, o país tem um sistema nacional de CT&I desenvolvido, mas ainda pouco internacionalizado. Avaliar o grau de contato dessa diáspora com o ambiente doméstico e mapear sua contribuição para a inserção internacional da ciência brasileira permitirá responder a uma questão ainda aberta na literatura internacional sobre o assunto: essa contribuição é dependente da existência de políticas específicas ou, em qualquer caso, ela joga um papel relevante e autônomo nesses processos de internacionalização?
    • Nome do projeto: Pesquisa da pesquisa e da inovação: indicadores, métodos e evidências de impactos (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , SCHWARTZMAN, S. , PEDROSA, R. , QUEIROZ, S. R.de , Silva, A. M. C. , Gimenez, A M N , SALES, S. L. M. , BIN, A. , SPATTI, A. C. , OLIVEIRA, D. A. , COLUGNATI, F. A. B. , CHALCO, J. P. M. , Pinto, K. E. F. , Ferrera, L. G. P. , BEZERRA, L. M. C. , VONORTAS, N. S. , CESAR JR., R. M. , JUK, Y. V. .
      Descrição: A ampliação do conceito de excelência da pesquisa para destacar a pesquisa feita com qualidade e rigor científico e a busca de indicadores e métodos de impactos para além da esfera científica e tecnológica têm impulsionado um movimento de diversificação e criação de evidências de impactos em múltiplas dimensões, que crescentemente influenciam as diretrizes e práticas de agências de fomento, organizações de pesquisa e ensino superior e órgãos governamentais. Nesse contexto, o foco deste projeto é realizar pesquisa de fronteira em indicadores e métodos sobre tendências e dinâmica de produção de conhecimento científico e tecnológico, suas ligações com o uso do conhecimento por meio da inovação e suas consequências sobre a sociedade. Os resultados, além do avanço no conhecimento dessa temática, estarão direcionados a três aplicações diretas: a) planejamento de políticas e estratégicas de PDI, inclusive para o planejamento do fomento em CTI junto a agências de financiamento; b) accountability para diferentes tipos de stakeholders, pela produção e uso de evidências; e c) advocacy, demonstrando efeitos do investimento em CTI e como melhorá-los de forma sistemática. Trata-se de projeto que dá sequência a projetos anteriores focados em indicadores de Ciência, Tecnologia e inovação (CTI) em São Paulo, e adiciona este novo tema de desenvolver e aplicar metodologias de análise, avaliação e mensuração, trabalhando na fronteira do conhecimento do que vem sendo chamado "research on research" ou "science of science policy". Área específica de atuação: coordenação da frente 4: análise tipológica das instituições de ensino superior e institutos de pesquisa
    • Nome do projeto: sources of resilience in the contemporary universities (2017 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , KOHTAMAKI, V. .
      Descrição: This project parallels the changes experienced by universities and science at the beginning of the new century in order to explore one relevant source of resilience and change inside the universities? institutional fabric, which is its persistent dependence on the signs and norms produced by science as a nested institution. To a large degree, science is organized according to its own norms and values. Notwithstanding, it de facto exists inside the institutional environment created by the university. As such, one could argue that it is a nested institution. Our argument holds that the interplay between the institutional norms coming from the University and from science gives rise to one of the more relevant sources of resilience of universities. The paper explore these assumptions considering the responses of lower-level units to the experience of modern autonomy in two universities: the University of Tampere, Finland, and the University of São Paulo, Brazil.
    • Nome do projeto: Brasil como uma variedade de democracia de mercado emergente (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , VIOLA, E. , Marques, Moises da Silva , SOLA, L. , CARNEIRO, C. A. L. , SADEK, M. T. , ONUKI, J. , VALE, S. R. , VIEIRA, V. G. R. , YEUNG, L. .
      Descrição: Este projeto sobre o Brasil é parte de um conjunto de estudos sobre democracias de "mercado emergente" articulado pelo Comité de Pesquisa em Economia Política Internacional, da Associação Internacional de Ciência Política (IPSA). Agrega uma rede de acadêmicos cujo objetivo comum consiste em lançar novas perspectivas sobre reconfiguração das assimetrias de poder no sistema internacional, com foco nas democracias de "mercado emergente". O objetivo desse projeto é desenvolver uma abordagem política das respostas do Brasil à globalização com vistas a situar e interpretar as opções de políticas públicas, com destaque para as políticas econômica e climático-ambiental implementadas a partir de 1998-99. Seu ponto focal é a observação de conjunturas críticas nas quais novos desafios de governança democrática pautaram escolhas de políticas públicas competitivas entre si em termos de seu impacto estratégico sobre os rumos do país. A abordagem política pauta-se pela fórmula sintetizada por Gourevitch, ao analisar o impacto das distintas conjunturas críticas internacionais em cinco países desenvolvidos, do século 19 ao 21: "uma explicação política das políticas públicas deve identificar aqueles (atores) cujo apoio tornou possível resolver as disputas entre alternativas de políticas competitivas". Esse estudo ancora-se, portanto, na ideia de que em tais conjunturas , os conflitos distributivos latu-sensu - por sobrevivência e eventual dominância política - se refletem na reconfiguração de coalizões sociopolíticas competitivas entre si. Dessa perspectiva, o mapeamento e a interpretação das policy coalitions em disputa nas arenas decisórias domésticas pressupõe -e requer- uma análise prévia das clivagens e dos realinhamentos socioeconômicos associados a deslocamentos significativos no cenário internacional. A investigação proposta aqui está circunscrita à conjunturas críticas que emergiram a partir de 1999 e deverá e estender-se até 2022, com o início de um novo ciclo eleitoral . Parte-se do suposto de que os desafios de governança político-econômica e climático-ambiental no marco da democracia brasileira assumiram novos contornos - crescentemente sistêmicos - ao longo desse período. Trata-se de observá-los de uma perspectiva dinâmica: no contexto instável e movediço de um capitalismo de estado em vias de reinvenção ou de superação, no plano doméstico e no contexto de reconfiguração das assimetrias de poder na ordem internacional
    • Nome do projeto: Expert Drafting Committee for the Global Convention on the Recognition of Higher Education Qualifications (2016 - 2017
      Natureza: Outra
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , Campbell‐ , Bechina, F. , Sawh, N. , Zohoor, H. , SKJERVEN, S. A. , Vaht, G. , Awit, H. , Tauch, C. .
      Descrição: Membro do Grupo de especialistas encarregado da redação da Convenção proposta e adotada pela UNESCO em 2019
    • BALBACHEVSKY, E. . Asia Pacific Journal of Education, The National Institute of Education, Singapore - reviewer. 2011 - Acessoria para avaliação de artigos apresentados para publicação em revistas
    • BALBACHEVSKY, E. . Insitutos Nacionais de Ciência e Tecnologia -CNPq. 2012 - Assessoria para avaliação de programas de c&t
    • BALBACHEVSKY, E. . Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia -CNPq. 2011 - Assessoria para avaliação de programas de c&t
    • BALBACHEVSKY, E. . INCTs da Amazônia. 2011 - Assessoria para avaliação de programas de c&t
    • BALBACHEVSKY, E. . Programa Institutos do Milênio: avaliação final do programa. 2010 - Assessoria para avaliação de programas de c&t
    • BALBACHEVSKY, E. . Science Foundation of Flandress - Odisseus Programme. 2012 - Assessoria para avaliação de programas de c&t
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1981
    • Mestrado:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1987
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Política
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1995
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de Brasília
        Ano de conclusão: 1997
    • Livre-docencia:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP
        Ano de conclusão: 2005
        Status do curso:
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1987 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisa em Ensino Superior da Universidade de São Paulo Pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo
        Outras informações: Professor Associado
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1985 - 1985 ).
        Outras informações: Auxiliar de Ensino
    • Instituto de Estudos Econômicos Sociais e Políticos de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1982 - 1986 ).
        Outras informações: Pesquisador Júnior
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2015 ).
        Outras informações: Colaboradora associada ao Centro de Estudos Avançados da UNICAMP. Participa de seminários em governança universitária entre 2011 e 2012. De 2013 a 2015, colaboradora associada ao Fórum de Pensamento Estratégico, PENSES, Reitoria da UNICAMP
        Outras informações: pesquisadora colaboradora
    • Journal of the Professoriate:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2010 ).
        Outras informações: Journal of the Professoriate - an international refeered and scholarly Jornal that seek to promote lively discourse among scholars and policymakers on various issues affecting all coleges and university faculty in higher education in America and abroad Publishing editor: The Brothers of Academy and Stylus Publishing ISSN: 1556-7680
    • Carta Internacional (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 2005 ).
    • Opinião Pública (UNICAMP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - Atual ).
    • Higher Education Quarterly:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
    • Anais da Academia Brasileira de Ciências:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • (FWO) Research Foundation - Flanders (FWO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Revisora de projetos do programa Odysseus
    • (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
    • (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Comitê de avaliação da área de humanidades, Programa Institutos do Milênio, CNPq Consultora e membro de comitês de avaliação do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia - INCT
    • (FAPEAM) Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Membro do comitê de avaliação de andamento dos projetos INCT (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) na Amazônia - CNPq-FAPEAM
    • Sociedade e Estado (UnB. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
    • Erasmus Mundus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • University of Tampere:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: Assessora para avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT)
    • Research Foundation - Flanders (Belgium) (FWO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 3012 ).
        Outras informações: nominated as a referee for the application of an Odysseus project of the Research Foundation - Flanders (Belgium) (FWO)
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
    • Brazilian Political Science Review:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Cadernos CRH:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Revista Gestão & Conexões:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Membro do Comitê Científico da Revista
    • Ensino Superior Unicamp:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2016 ).
    • Springer Editors:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Comitê Editorial da Colecão "The Changing Academic Profession - the Changing Academic Profession in a International Comparative Perspective Dordrecht, Springer ed.
        Outras informações: trabalho voluntário
    • Pensamiento Educativo. Revista de Investigación Educacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Ministério da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Cedida pela Universidade de São Paulo para exercer o cargo de Coordenadora Geral De Assuntos Internacionais da Educação Superior junto ao Gabinete da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação Nomeação: Portaria 480, de 5 de abril de 2017. DOU 06/04/2017, seção 2, pag. 13
        Outras informações: Servidor em regime de cessão
    • University of London:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Visiting Fellow at Center for Higher Education Studies (CHES).
        Outras informações: visiting Fellow
    • Revista Brasileira de Inovação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Pós-Graduação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Plos One:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Proposições:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Journal of Studies in International Education:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Revista de Economia Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Revista Iberoamericana de Educación Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Higher Education Dynamics:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial da coleção Higher education Dynamics, Springer editors. Editores da coleção: Peter Maassen (Oslo University) and Joe Muller, Cape Town University.
    • The Changing Academy:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial da Coleção: The Changing Academy - the Changing Academic Profession in International Comparative Perspectives. Springer Editors. Editores responáveis: Timo Aarrevaara (Helsinki University) e Leo Goedegebuure (University of Melbourne)
    • Higher Education Quarterly:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: ISBN: 1468-2273 Published by John Wiley & Sons Ltd Higher Education Quarterly is an international scholarly journal publishing research on policy, organisation, leadership, governance, management and the professions in higher education.
    • Instituto de Estudos Avançados - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).