Não autenticado |

Hugo Salustiano Santos

    • Mestre em Antropologia Social (PPGAS-FFLCH/USP), com pesquisa bibliográfica sobre os povos Guarani financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Assessor técnico do Programa Guarani do Centro de Trabalho Indigenista (CTI). Participante da Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE/MEC) - Núcleo USP/Equipe Guarani. Pesquisador colaborador do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA/FFLCH-USP).

       

      Links:    

    • SALUSTIANO, H. ; BOTINHON DE CAMPOS, M. C. . Resenha de GALLOIS, Dominique Tilkin; MACEDO, Valéria. 2018. Nas redes guarani: saberes, traduções e transformações. São Paulo: Hedra. 374 pp. CADERNOS DE CAMPO (USP) , v. 30 , p. 1 - 11 , 2021. ISSN: 23169133.
    • LIMA, ALLAN GREICON MACEDO ; MAZZOTINI, ANA CAROLINA ; MALAMAN, AUGUSTO ; LEÃO, AUGUSTO VELOSO ; MADER, CAIO ; TAKAHASHI, CAROLINA ; CAVALCANTE, CLAUDIO ; OTERO, GUILHERME AROSA ; PEREIRA, GUSTAVO ; SALUSTIANO, HUGO ; MAITINO, MARTIN EGON ; ARAÚJO, NATÁLIA LIMA DE ; WILLIANS, PHILLIP . Educar para o mundo: experiência extensionista popular para direitos humanos e migrações Revista de Cultura e Extensão - USP , v. 13 , p. 65 - , 2015. ISSN: 21756805.
    • SAKAI, J. ; GALDINO, M. ; VOIGT, J. ; SALUSTIANO, H. ; GALF, R. . What do Brazilians use FOIL for? A typology of FOIL requests. In: 6th Global Conference on Transparency Research , 2019 , Rio de Janeiro. 6th Global Conference on Transparency Research. : , 2019.
    • SALUSTIANO, H. ; BOTINHON DE CAMPOS, M. C. . Grupo de Trabalho para elaboração das Diretrizes Curriculares para as Escolas Indígenas do Estado de São Paulo. 2021 (Consultoria)
    • SAKAI, J. ; GALF, R. ; SALUSTIANO, H. . Quase metade dos principais órgãos públicos brasileiros descumprem a Lei de Acesso à Informação. 2017 (Relatorio_tecnico)
    • SALUSTIANO, H. ; GALF, R. . O que a população quer saber do poder público? Uma análise de respostas a pedidos de acesso à informação de órgãos de todos os poderes e níveis federativos. 2018 (Relatorio_tecnico)
    • SALUSTIANO, H. . Ações afirmativas no PPGAS-USP. 2021 (Conferência)
    • SALUSTIANO, H. . Esboço de comparação sobre sonhos entre os Guarani e Parintintin. 2020 (Seminário)
    • SALUSTIANO, H. . Os sonhos entre os Guarani Mbya e sua articulação com parentesco e configurações sociais multilocais. 2020 (Comunicacao)
    • SALUSTIANO, H. . Sonhos, caminhadas e territórios: apontamentos sobre os Guarani Mbya de Nova Jacundá (PA). 2019 (Comunicacao)
    • SCARTEZINI, T. ; LIPPI, L. ; DAL BÓ, T. ; SALUSTIANO, HUGO . A implementação de cotas no PPGAS/USP. 2021
    • GALF, R. ; SALUSTIANO, H. . Servidor público é o tema mais frequente em pedidos de informação. 2018 Estado de S. Paulo
    • SALUSTIANO, H. . II Seminário Internacional de Etnologia Guarani. 2019 (Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD))
    • SALUSTIANO, H. . I Seminário do GLEE - Grupo de Leitura e Escrita Etnográfica. 2019 (Centro de Estudos Ameríndios da Universidade de São Paulo (CEstA/USP))
    • BRAGA, L. V. ; VALIENTE, C. A. ; SOUZA, E. ; SALUSTIANO, H. . Diálogos Ameríndios - Abril Indígena: Acadêmicos Indígenas e Pesquisa em Antropologia. 2021 (Centro de Estudos Ameríndios da Universidade de São Paulo (CEstA-FFLCH/USP))
    • VELOSO LEÃO, A. ; MALAMAN, AUGUSTO ; ARAÚJO, NATÁLIA LIMA DE ; SALUSTIANO, H. ; OTERO, GUILHERME AROSA ; MAITINO, MARTIN EGON . Etapa Preparatória Livre para a I Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes. 2013 ()
    • SALUSTIANO, H. . Sonho e alteridade entre os Guarani (relatório parcial). 2020
    • Nome do projeto: Brasil, 25 anos de democracia - balanço crítico: instituições de representação, sociedade civil e cultura política, e políticas públicas (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SALUSTIANO, HUGO , MOISES, J. A. , MADEIRA, G. B. , VASSELAI, F. , NUNES, E. , CADAH, L. Q. , MUCINHATO, R. M. D. , FERRARI, D. A. .
      Descrição: O objetivo principal deste projeto é realizar um balanço crítico dos 25 anos da democracia brasileira (1988/2013) com base na análise de três eixos temáticos principais: as instituições democráticas, as relações entre sociedade civil e cultura política e as políticas públicas. A perspectiva adotada é a proposta pela abordagem da qualidade da democracia (Diamond e Morlino, 2005), ou seja, a que coloca o foco da análise nas relações entre princípios democráticos, procedimentos institucionais, participação política e os resultados do funcionamento da democracia. Por essa razão, as questões relativas à responsividade (responsiveness) e à responsabilização (accountability) dos governos democráticos têm grande ênfase no projeto.
    • Nome do projeto: Cosmópolis (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SALUSTIANO, HUGO , VENTURA, D. F. L. , VELOSO LEÃO, A. , BARALDI, C. B. F. , MALAMAN, A. , ARAUJO, N. L. .
      Descrição: Cosmópolis é um projeto de extensão universitária que discute a construção de políticas de migração municipais, sob a perspectiva da efetividade dos direitos humanos. É parte do convênio firmado entre o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Sâo Paulo com a Coordenação de Políticas para Migrantes (CPMig) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo. O propósito do projeto é agir transversalmente nas políticas públicas municipais para que elas levem em conta as demandas dos migrantes e formular políticas específicas para estas comunidades.
    • Nome do projeto: Práticas de conhecimento e produção de mundos em comparação (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SALUSTIANO, HUGO , FIGUEIREDO, M. V. , BRUSCO, R. R. M. , ROMANO, R. A. , BUCKINGHAM, B. , ACHATZ, R. , BOHNENBERGER, M. , PENTEADO, O. C. , MAYURUNA, J. S. , ZANGROSSI, I. V. , REGITANO, A. P. , JUSTINO, L. S. , WINKLER, Y. W. B. .
      Descrição: Este projeto dá continuidade ao projeto 'Regimes de verdade nos mundos indígenas', desenvolvido ao longo dos últimos anos, ao mesmo tempo em que amplia seu escopo. A questão acerca dos modos indígenas de conceber e produzir conhecimento sofre aqui duas novas inflexões. Em primeiro lugar, a ideia de que todo regime de verdade está atrelado a uma concepção particular sobre a existência - isto é, de que uma epistemologia pressupõe ou implica uma ontologia - será explorada não apenas em relação aos mundos indígenas, mas também abarcando, com uma perspectiva comparativa, instâncias "modernas" de produção de conhecimento. Três pesquisas vinculadas a este projeto, voltadas para a articulação (ou desarticulação) entre certos conhecimentos científicos e conhecimentos outros (técnicas agrícolas tradicionais, espiritismo, feminismos), vêm buscando explorar diretamente esse ponto. Em segundo lugar, dando maior ênfase a uma ideia parcialmente desenvolvida no projeto anterior, busca-se aqui sublinhar a relação de mútua constituição entre modos de conhecer e imaginação ontológica. Desejamos explorar o fato de que os modos pelos quais os mundos são conhecidos não é apenas determinado por concepções particulares da existência, mas também produz os mundos conhecidos. Interessa-nos, portanto, descrever como o que existe está inextricavelmente ligado a certos modos de existência - que são também modos de conhecimento - reconhecidos em contextos particulares. Sob esta perspectiva, que toma as diferentes práticas de conhecimento como práticas de produção de mundos, não precisamos operar de antemão com o divisor moderno/não moderno, mas atentar às múltiplas possibilidades de combinação contextual entre elas. Esse é caso das pesquisas, vinculadas a este projeto, que tematizam a relação entre conhecimentos-mundos indígenas e políticas estatais, práticas evangélicas e, de modo geral, a relação entre povos indígenas e 'os brancos' (não-indígenas).
    • Nome do projeto: Educar para o Mundo (2013 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SALUSTIANO, HUGO , LIMA, ALLAN GREICON MACEDO , MALAMAN, AUGUSTO , MADER, CAIO , PEREIRA, GUSTAVO , MAITINO, MARTIN EGON , ARAÚJO, NATÁLIA LIMA DE , VENTURA, D. F. L. , VELOSO LEÃO, A. .
      Descrição: Educar para o Mundo é um coletivo de extensão universitária de educação para os direitos humanos e para a cultura migrante. Desde 2009, vem atuando nas esferas da educação popular, migração e direitos humanos junto a instâncias governamentais, academia e organizações da sociedade civil. Desenvolve constantemente atividades junto a esses interlocutores, desde produção de oficinas legislativas à participação em conferências e seminários sobre migração de modo a pautar uma nova política de migração condizente com os ditames democráticos.
  • Formação Acadêmica: 2
    • Graduacao:
      • Curso: Relações Internacionais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Transparência Brasil:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2016 - 2018 ).
        Outras informações: Analista
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro de Trabalho Indigenista:
      • Tipo de vínculo: Outro (2022 - Atual ).
        Outras informações: Técnico indigenista