Não autenticado |

Paula Elise Paetzhold

    • Possui graduação em Letras Português Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008), especialização em Neurociências e Educação pelo Instituto Superior de Educação Ivoti (2014) e mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2024). Atualmente é professora e coordenadora de língua alemã da Deutsche Schule Curitiba.

       

      Links:    

    • PAETZHOLD, Paula Elise . Do livro literário ao lapbook ? o incentivo à leitura sob a luz dos princípios didático-metodológicos para o ensino de DaF PROJEKT (CURITIBA) , v. Out2022 , p. 28 - 35 , 2022. ISSN: 15179281.
    • ALBÉ, Maria Helena ; GIERING, Maria Eduarda ; PAETZHOLD, Paula Elise ; KASPARI, T. ; MULLER, V. . A organização retórica do artigo de divulgação científica midiático: a relação de Elaboração e os contextos científico e midiático Discursos de popularização da ciência , v. 1 , p. 8 - 25 , 2009. ISSN: 21776385.
    • PAETZHOLD, Paula Elise ; KASPARI, T. ; MULLER, V. . Artigo de divulgação científica: fim discursivo e prototipicidade TRAVESSIAS , v. 4 , p. 4 - , 2009. ISSN: 19825935.
    • PAETZHOLD, Paula Elise . Os fins discursivos fazer-compreender e fazer-saber na organização textual de artigos de divulgação científica para crianças e adultos. In: XX Salão de Iniciação Científica , 2008 , Porto Alegre. XX SIC. : , 2008.
    • PAETZHOLD, Paula Elise . Divulgação científica para jovens e adultos: as influências do fim discursivo na configuração textual. In: Mostra UNISINOS de Iniciação Científica , 2008 , São Leopoldo. Mostra Unisinos de Iniciação Científica 2008. : , 2008.
    • PAETZHOLD, Paula Elise . A configuração do artigo de divulgação científica e os domínios midiático e acadêmico. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - Feevale , 2007 , Novo Hamburgo. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - 2007. : , 2007.
    • PAETZHOLD, Paula Elise . A influência dos contextos midiático e científico na organização retórica dos artigos de divulgação científica. In: XIX Salão de Iniciação Científica - UFRGS , 2007 , Porto Alegre. XIX Salão de Iniciação Científica. : , 2007.
    • PAETZHOLD, Paula Elise . A influência dos domínios científico e midiático na configuração do artigo de divulgação científica. In: Mostra UNISINOS de Iniciação Científica , 2007 , São Leopoldo. Mostra UNISINOS de Iniciação Científica. São Leopoldo : UNISINOS, 2007.
    • PAETZHOLD, Paula Elise . A organização retórica do texto de divulgação científica. In: VII Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul- CELSUL , 2006 , Pelotas. 7º Encontro do CELSUL- Programação e resumos. Santa Maria : Pallotti, 2006. p. 301 - 302.
    • Paetzhold, Paula E. . 'padlet' als Möglichkeit eines Austausches von Ideen und Materialien für den DaF-Unterricht. 2021 (Conferência)
    • Paetzhold, Paula E. . Phonologische Bewusstheit als Voraussetzung für ein erfolgreiches Lesen und Schreiben in Deutsch als Zweit-/Fremdsprache. 2023 (Congresso)
    • PAETZHOLD, Paula Elise . Os fins discursivos fazer-compreender e fazer-saber na organização textual de artigos de divulgação científica para crianças e adultos. 2008 (Outra)
    • PAETZHOLD, Paula Elise . Divulgação científica para jovens e adultos: as influências do fim discursivo na configuração textual. 2008 (Comunicacao)
    • PAETZHOLD, Paula Elise . A influência dos contextos midiático e científico na organização retórica dos artigos de divulgação científica. 2007 (Comunicacao)
    • PAETZHOLD, Paula Elise . A configuração do artigo de divulgação científica e os domínios midiático e acadêmico. 2007 (Comunicacao)
    • PAETZHOLD, Paula Elise . A organização retórica do texto de divulgação científica. 2006 (Outra)
    • PAETZHOLD, Paula Elise . A influência dos domínios científico e midiático na configuração do artigo de divulgação científica. 2007 (Comunicacao)
  • Curso de curta duração ministrado: 1
    • PAETZHOLD, Paula Elise . Curso Intensivo de Língua Alemã. 2008 (Associação Cultural Gramado)
    • Nome do projeto: Organização Retórica de Textos de Divulgação Científica (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAETZHOLD, Paula Elise , GIERING, Maria Eduarda , SOUZA, Gilvana de Oliveira , VEPPO, Maria Helena Albé , FUCHS, Juliana Thiesen , SOUZA, Juliana Alles de Camargo de , OLIVEIRA, Elizabet Beatriz Follmann , MULLER, V. , KASPARI, T. .
      Descrição: Investiga-se a organização retórica de artigos de divulgação científica (DC) a partir da concepção da linguagem como sistema complexo, aberto e dinâmico e sob a perspectiva da formação do texto como ação. Analisam-se 120 artigos DC publicados em contexto midiático: revistas científicas e jornais brasileiros. Parte-se da proposta de Bernárdez (1995), que vincula o modelo RST (Rhetorical Structure Theory) (Mann; Thompson, 1988) à idéia de que a organização textual pode ser entendida como uma série de vias de continuidade, etiquetadas com relações da RST. Diferentemente, porém, de Bernárdez, institui-se como unidade de análise segmentos contíguos de textos reduzíveis a uma macroproposição e assume-se a idéia de que um tipo textual tem particularidades quanto à sua organização retórica determinadas pelo contexto institucional da interação e pelo fim discursivo da comunicação. Objetiva-se verificar se ocorre distribuição probabilística das relações retóricas dos textos; se essa distribuição sofre variações significativas conforme se altera variável do contexto; se é possível afirmar a existência de uma configuração prototípica do artigo DC. A pesquisa prevê duas etapas, uma quantitativa, na qual se observam as incidências de vias e de relações em cada segmento do corpus; outra qualitativa, na qual se relacionam os resultados quantitativos às ações empreendidas pelo produtor textual. Pretende-se contribuir para o avanço da discussão internacional sobre métodos de tratamento do texto como sistema complexo auto-regulado e para as investigações sobre textos de DC, tema de crescente importância na sociedade atual e que exige estudos lingüístico-discursivos mais aprofundados..
    • Nome do projeto: Divulgação Científica: Estratégias Retóricas e Organização Textual - DCEROT (2008 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAETZHOLD, Paula Elise , GIERING, Maria Eduarda , VEPPO, Maria Helena Albé , FUCHS, Juliana Thiesen , SOUZA, Juliana Alles de Camargo de , MULLER, V. , MAYER, Janice .
      Descrição: Objetivando o favorecimento do ensino de ciências, seja na educação formal seja na informal, investiga-se a organização retórica global e local de artigos de divulgação científica (DC) dirigidos a jovens e adultos e publicados em contexto midiático. Parte-se da proposta de Bernárdez (1995), que vincula o modelo da Rhetorical Structure Theory (RST) à idéia de que a organização textual pode ser entendida como uma série de vias de continuidade e de relações pragmáticas e semânticas entre segmentos informacionais do texto. Diferentemente de Bernárdez, enfocam-se, na analise, unidades macroproposicionais, relacionando-as a marcas léxico-gramaticais em nível de microestrutura. Estabelece-se ligação entre o quadro teórico esboçado e a perspectiva funcional de Halliday e Hasan (1989) e Dik (1997). Emprega-se o Programa Wordsmith Tools para processamento de marcas lingüísticas (microestrutura). Partindo da hipótese de que ocorre estabilidade estrutural quando, em situações semelhantes, se produzem textos que se assemelham estruturalmente, objetiva-se identificar a distribuição probabilística de estratégias do produtor nos níveis macro e microestrutural dos textos. A pesquisa prevê uma etapa quantitativa e outra qualitativa. Nessa última, relacionam-se os resultados quantitativos às ações empreendidas pelo produtor textual. A partir do conhecimento sobre a organização lingüístico-discursiva dos textos DC que emergem do campo de comunicação midiático, pretende-se oferecer subsídios para o desenvolvimento de projetos e de práticas pedagógicas interdisciplinares de tratamento da DC, enfocando a produção e leitura de textos.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Português Alemão
        Nome da Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
        Título: As relações de Elaboração e Solução em artigos de divulgação científica para jovens e adultos publicados na revista Ciência Hoje On-line
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2024
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Instituto Superior de Educação IVOTI - Matriz
        Ano de conclusão: 2014
      • Nome da Instituição: Instituto Superior de Educação Ivoti
        Ano de conclusão: 2012
        Status do curso: Incompleto
    • Universidade do Vale do Rio dos Sinos:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro de Ensino Médio Pastor Dohms:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Goethe Gymnasium Bischofswerda:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Professora de Língua Alemã
    • Colégio Imperatriz Dona Leopoldina:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Coordenadora Pedagógica Geral
    • Deutsche Schule Curitiba:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).