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Carolina Lindenberg Lemos

    • Professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo e em Langues et Lettres pela Universidade de Liège (2015), com estágio de mobilidade internacional na Universidade de Paris VIII (2013). Mestre em Semiótica e Linguística (2010) e bacharel em Linguística (2005) pela Universidade de São Paulo. Foi professora temporária do Departamento de Linguística da USP (2016), onde realizou pesquisa de pós-doutorado em Historiografia da Linguística (2015-2016). Atualmente é lider do Semioce - Grupo de Estudos Semióticos da UFC e membro do Grupo de Estudos Semióticos da USP. É editora da revista Estudos Semióticos (USP) e foi editora da rubrica "Chroniques" da revista Signata (ULg) de 2016 a 2021. Suas publicações e seu interesse de pesquisa recaem sobre a semiótica e suas bases linguísticas.

       

      Links:    

    • História do conhecimento da linguagem e das línguas, historiografia e documentação linguisticas
    • Análise dos discursos e dos textos verbais expressos na modalidade oral e escrita, e dos textos não verbais
    • Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG ; MENDES, B. F. . As tensões do jardim: a construção discursiva da epifania no conto ?Amor?, de Clarice Lispector Revista do GELNE , v. 26 , p. 1 - 16 , 2024. ISSN: 22360883.
    • BADIR, SÉMIR ; CIGANA, LORENZO ; LEMOS, CAROLINA LINDENBERG ; SOFIA, ESTANISLAO . Quatre questions sur la sémiotique : son histoire, sa place, ses bases épistémologiques ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 19 , p. 28 - 55 , 2023. ISSN: 19804016.
    • VICTOR DE OLIVEIRA LEMOS, CAIO ; LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . A práxis da performance violonística: três gravações de -Omaggio a Boccherini-, de Tedesco REVISTA VÓRTEX , v. 11 , p. 1 - 38 , 2023. ISSN: 23179937.
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . O percurso na circularidade: estudo da emoção na letra, na música e na voz Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 25 , p. 1 - 19 , 2023. ISSN: 19806914.
    • LOPES, IVÃ CARLOS ; LEMOS, CAROLINA LINDENBERG ; LIMA, ELIANE SOARES DE ; INÁCIO, ADRIANA ELISA . Ciência e democracia. Semiótica em e para novos tempos ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 19 , p. i - viii , 2023. ISSN: 19804016.
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA ; MAFRA, MATHEUS HENRIQUE . A canção na trama do disco Cadernos De Estudos Linguisticos , v. 65 , p. e023003 - 15 , 2023. ISSN: 24470686.
    • LOPES, I. C. ; LIMA, ELIANE SOARES DE ; LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Memória e resistência. Semiótica apesar dos tempos adversos ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 18 , p. i - xi , 2022. ISSN: 19804016.
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . O fazer do semioticista à luz de Luiz Tatit ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 17 , p. 104 - 114 , 2021. ISSN: 19804016.
    • LOPES, IVÃ CARLOS ; LIMA, ELIANE SOARES DE ; LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Vinte anos de Ges-Usp e dezesseis anos de revista Estudos Semióticos ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 17 , p. i - ix , 2021. ISSN: 19804016.
    • BADIR, SÉMIR ; LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Sémiotique et épistémologie: des conditions d?un dialogue ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 16 , p. i - xxii , 2020. ISSN: 19804016.
    • BADIR, SÉMIR ; LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Semiótica e epistemologia: condições de um diálogo ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 16 , p. i - xxii , 2020. ISSN: 19804016.
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . Complexidade da repetição ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 15 , p. 104 - 121 , 2019. ISSN: 19804016.
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . La place de la répétition dans la sémiotique hjelmslevienne ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 13 , p. 18 - 29 , 2017. ISSN: 19804016.
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . A escala e a medida. A criação de ponto de vista em dois poemas de Prosas seguidas de Odes mínimas, de José Paulo Paes Letras de Hoje , v. 51 , p. 592 - 599 , 2016. ISSN: 01013335.
    • Lindenberg Lemos, C. . Semissimbolismo e as Categorias Tensivas Subjacentes Gragoatá (UFF) , v. 21 , p. 339 - 353 , 2016. ISSN: 14139073.
    • Lindenberg Lemos, C. . Do Icônico ao Simbólico. Estratégias para a Construção do Sentido Revista de Estudos da Linguagem , v. 24 , p. 602 - 623 , 2016. ISSN: 22372083.
    • Lindenberg Lemos, C. ; Portela, J.C. ; Barros, M. L. P. . Le soin de la formation : L?institutionnalisation de la sémiotique au Brésil SIGNATA: ANNALES DES SÉMIOTIQUES , v. , p. 47 - 89 , 2012. ISSN: 25657097.
    • Lindenberg Lemos, C. . Répétition, isotopie et tensivité ACTES SÉMIOTIQUES (EN LIGNE) , v. 115 , p. 1 - , 2012. ISSN: 22704957.
    • Lindenberg Lemos, C. . Um chapéu amarelo e um capuz vermelho. Uma leitura semiótica de Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada (Online) , v. 6 , p. 3 - , 2008. ISSN: 16793404.
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA ; OLIVEIRA, G. M. . Ritmo e repetição. Escandindo as contribuições de Jacques Fontanille para as paixões. À même le sens. Hommage à Jacques Fontanille, v. único, p. 513 - 521, 2021.
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . O percurso passional e enunciativo do sujeito semiótico: um estudo de caso. A enunciação sob a perspectiva da Semiótica Discursiva, v. único, p. 85 - 106, 2021.
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . A transversalidade das categorias tensivas no tratamento da expressão. Linguagens sincréticas: novos objetos, novas abordagens teóricas, v. , p. 1 - 16, 2021.
    • CARMO JR., J. R. ; Lindenberg Lemos, C. ; SHIMODA, L. T. . A interação entre expressões na canção: repetições e hierarquias. Estudos semióticos do plano da expressão, v. 1, p. 222 - 241, 2018.
    • Lindenberg Lemos, C. . A Linearidade entre Estrutura e Manifestação. Por ocasião do centenário do Curso de Linguística Geral (1916), v. 2, p. 110 - 122, 2017.
    • Lindenberg Lemos, C. . A Desconstrução de um Objeto em Valor. Semiótica da Poesia: exercícios práticos, v. , p. 155 - 171, 2011.
    • Lindenberg Lemos, C. . Não é sobre plágio (e sim sobre força política) . O Povo , , 14 fev. 2024.
    • Lindenberg Lemos, C. . BBB e as lágrimas de mulheres brancas . O Povo , , 13 mar. 2024.
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . Pesquisa no feminino: paridade de gênero na ciência . O Povo , , 14 jan. 2024.
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . A indicação de ministros ao STF, a festa e a lei . O Povo , , 20 dez. 2023.
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . A conta que devemos pagar juntos . O Povo , , 22 nov. 2023.
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . A importância de tomar partido . A importância de tomar partido , , 25 out. 2023.
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . A quem cabe cuidar da nova geração . O Povo , , 27 set. 2023.
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . Universidade, seu valor, sua autonomia . O Povo , , 30 ago. 2023.
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . Barbie fora da linha . O Povo , , 02 ago. 2023.
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . Preservação da Amazônia sob o olhar latino-americano . O Povo , , 05 jul. 2023.
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Novo RG, antigas querelas . O Povo , , 07 jun. 2023.
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Campari, humor e preconceito linguístico . O Povo , Fortaleza , 15 mar. 2023.
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Todes: visibilidade e direito de existir . O Povo , Fortaleza , 28 jan. 2023.
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Perspectivas do olhar: o crer sobre o saber em O processo, de Franz Kafka. In: XX MiniEnapol de Semiótica , 2022 , São Paulo. Caderno de resumos. São Paulo : Estudos Semióticos, 2022. p. 5 - 5.
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . Abordagem da expressão em semiótica: refletindo sobre objetos não-lineares. In: Colóquio Caminhos Contemporâneos da Semiótica Visual , 2019 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : FFLCH-USP, 2019. p. 2 - 2.
    • CARMO JR., J. R. ; Lindenberg Lemos, C. ; SHIMODA, L. T. . La répétition verbale dans le plan d'expression de la chanson : une étude comparative de « Cotidiano », de Chico Buarque et « Gago Apaixonado », de Noel Rosa. In: Greimas Aujourd'hui: L'avenir de la structure , 2019 , Paris. Greimas Aujourd'hui: L'avenir de la structure - Actes du congrès de l?Association Française de Sémiotique. Paris : AFS Éditions, 2019. p. 540 - 551.
    • LEMOS, C. V. O. ; Lindenberg Lemos, C. . Discussões epistemológicas acerca da noção de identidade na obra musical. In: VI Congresso da ABRAPEM , 2018 , Natal. Anais. : , 2018. p. 178 - 183.
    • Lindenberg Lemos, C. . O ritmo e a repetição não-linear. In: XVII Mini-Enapol de Semiótica , 2018 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2018. p. 7 - 7.
    • Lindenberg Lemos, C. ; CORREA, T. M. . A construção temporal do símbolo. In: V Congresso Internacional da ABES , 2017 , Niterói. Caderno de Resumos do Congresso Internacional da ABES. Rio de Janeiro : UFRJ/UFF, 2017. p. 95 - 96.
    • Lindenberg Lemos, C. . Acerca da Presença de Hjelmslev. In: VI Seminário de Semiótica na USP , 2015 , São Paulo. Resumos das Palestras. : , 2015. p. 1 - 1.
    • Lindenberg Lemos, C. . A história dos Actes Sémiotiques: o caso dos Bulletins. In: Colóquio Internacional Greimas , 2017 , São Paulo. Anais. : , 2017. p. 768 - 786.
    • Lindenberg Lemos, C. . O fazer do semioticista à luz de Luiz Tatit. In: XV Mini-Enapol de Semiótica , 2016 , São Paulo. Diálogos com Luiz Tatit I. : , 2016. p. 1 - 1.
    • Lindenberg Lemos, C. . De la répétition: Lecture d'un film publicitaire. In: Congrès de l'AFS: Écritures Fragmentaires , 2010 , Lyon. Communications. : , 2010. p. 38 - 38.
    • Lindenberg Lemos, C. . Da Retórica à Semiótica Tensiva: um Estudo de Caso pelas Vias da Repetição. In: IX Congresso da Associação Brasileira de Linguística , 2015 , Belém. Caderno de Resumos. Belém : , 2015. p. 847 - 847.
    • Lindenberg Lemos, C. . O lugar da repetição na semiótica hjelmsleviana. In: Simpósio Internacional 'Louis Hjelmslev 50 anos depois' , 2015 , São Paulo. Resumos. São Paulo : , 2015. p. 9 - 9.
    • Lindenberg Lemos, C. . A Desconstrução de um Objeto de Valor. In: Seminário de Semiótica Ignacio Vive: 10 anos de Grupo CASA , 2010 , Araraquara. Seminário de Semiótica Ignacio Vive: 10 anos de Grupo CASA. : , 2010.
    • Lindenberg Lemos, C. . L'absence et l'interruption dans le parcours interprétatif d'une installation de Dany Danino. In: L?image peut-elle nier ? Explorations dans les domaines artistique et scientifique , 2011 , Liège. L?image peut-elle nier ? Explorations dans les domaines artistique et scientifique. : , 2011.
    • Lindenberg Lemos, C. . Lyrics, Music and Voice: a Comparative Semiotics of Emotion in Cole Porter's 'Miss Otis Regrets'. In: Language, Culture and Mind V , 2012 , Lisboa. Book of Abstracts. : , 2012.
    • Lindenberg Lemos, C. . A Escala e a Medida: a Criação de Ponto de Vista em Dois Poemas de José Paulo Paes. In: XIV Encontro dos Alunos de Pós-graduação em Linguística , 2011 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2011.
    • Lindenberg Lemos, C. . Temporalidade e Concessão em João Cabral de Melo Neto. In: 59º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos , 2011 , Bauru. Programação do 59º GEL. : , 2011.
    • Lindenberg Lemos, C. . Níveis de pertinência da repetição: a noção de figura e fundo e a linearidade do significante. In: XVI Encontro dos Alunos de Pós-graduação em Linguística , 2013 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2013.
    • Lindenberg Lemos, C. . Condições Textuais da Repetição. In: XIII Mini Enapol de Semiótica , 2014 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2014.
    • Lindenberg Lemos, C. . Involução, Desdobramento e Repetição. In: IX MiniEnapol de Semiótica , 2010 , São Paulo. Resumos. : , 2010.
    • Lindenberg Lemos, C. . Algumas constantes da semiótica dos anúncios publicitários. In: VIII Mini-Enapol de Semiótica , 2009 , São Paulo. Resumos. : , 2009. p. 1 - 1.
    • Lindenberg Lemos, C. . A Enunciação de um Valor. In: 56° Seminário do GEL , 2008 , São José do Rio Preto. Programação e Resumos. : , 2008.
    • Lindenberg Lemos, C. . O Encontro da Enunciação com o Enunciado: Questões de Semiótica Tensiva. In: III Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP , 2008 , São Paulo. Resumos. : , 2008.
    • Lindenberg Lemos, C. . O Esperado e o Inesperado em. In: XXIII Encontro Nacional da ANPOLL , 2008 , Goiânia. Caderno de Resumos On-line. : , 2008.
    • Lindenberg Lemos, C. . Estranhamento e Surpresa. In: VII Mini-Enapol de Semiótica , 2008 , São Paulo. Caderno de Resumos do VII MiniEnapol de Semiótica. : , 2008.
    • Lindenberg Lemos, C. . A Semiótica dos Sapos. In: XI Encontro dos Alunos de Pós-graduação em Lingüística da USP , 2008 , São Paulo. XI Enapol: Livro de Resumos. São Paulo : , 2008.
    • Lindenberg Lemos, C. . O Tempo da Escolha: Estudo do Percurso de Matias em ?Tropa de Elite? de José Padilha. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso , 2008 , Belo Horizonte. III Simpósio Internaciona de Análise do Discurso - Resumos. : , 2008. p. 100 - 101.
    • Lindenberg Lemos, C. . Cognição e Paixão na Propaganda. In: III Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos , 2007 , Vitória. Anais do III Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. Vitória : CDPoint, 2007.
    • Lindenberg Lemos, C. . O que Passa e o que Fica na Construção de um Objeto de Valor. In: VI Mini-Enapol de Semiótica , 2007 , São Paulo. Caderno de Resumos do VI MiniEnapol de Semiótica. São Paulo : , 2007.
    • Lindenberg Lemos, C. . Análise semiótica de uma peça publicitária do site Submarino. In: V Mini-Enapol de Semiótica , 2006 , São Paulo. Caderno de Resumos do V Mini-Enapol de Semiótica. : , 2006.
    • Lindenberg Lemos, C. . Um Chapéu e um Capuz: uma Análise Semiótica de Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque. In: 53º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos , 2005 , São Carlos. Caderno de Resumos do GEL. : , 2005.
    • Lindenberg Lemos, C. . Para a Semântica das Preposições do Português do Brasil. In: 10º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2002 , São Paulo. 10º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. São Paulo : Sonopress Rimo, 2002.
  • Outras Produções Bibliográficas: 10
    • FROTA, D. D. ; LOPES, I. C. ; LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Um par incerto?. São Paulo : Estudos Semióticos , 2022 (Tradução)
    • BADIR, S. ; LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Semiótica e Epistemologia. São Paulo : Revista Estudos Semióticos , 2020 (Organização de número de revista)
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA ; DARMENIO, E. . Chroniques/Chronicles Signata. Liège : Presses Universitaires de Liège , 2019 (Organização de número de revista)
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA ; DARMENIO, E. . Chroniques/Chronicles Signata. Liège : Presses Universitaires de Liège , 2018 (Organização de número de revista)
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA ; DARMENIO, E. . Chroniques/Chronicles Signata. Liège : Presses Universitaires de Liège , 2016 (Organização de número de revista)
    • SARAIVA, J. A. B. ; LEITE, R. L. ; LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . Homenagem a Diana Luz Pessoa de Barros. Fortaleza : Entrepalavras , 2020 (Organização de número de revista)
    • SARAIVA, J. A. B. ; LEITE, R. L. ; LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . Apresentação. Fortaleza : Entrepalavras , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • BORDRON, J.-F. ; Lindenberg Lemos, C. ; SILVA, G. S. . Percepção e iconicidade, diagrama e mônada. São Paulo : Revistas USP , 2018 (Tradução)
    • De Luca, V. ; Lindenberg Lemos, C. . L?héritage du structuralisme par les jeunes chercheurs en sémiotique. São Paulo : Revista Estudos Semióticos , 2017 (Organização de número de revista)
    • De Luca, V. ; Lindenberg Lemos, C. . L?héritage du structuralisme par les jeunes chercheurs en sémiotique. São Paulo : Revistas USP , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Rascunhos Culturais. 2021 (Parecer)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Papéis. 2021 (Parecer)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Entrepalavras. 2021 (Parecer)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Estudos linguísticos. 2021 (Parecer)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Gragoatá. 2021 (Parecer)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Cadernos de Linguística. 2021 (Parecer)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Estudos semióticos. 2021 (Parecer)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Estudos Semióticos. 2020 (Parecer)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Revista Confluência. 2020 (Parecer)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Entrepalavras. 2020 (Parecer)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli. 2020 (Parecer)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Topicos del seminario. 2020 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Todas as Letras. 2018 (Parecer)
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . Signata. 2019 (Parecer)
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA ; LEMOS, T. M. ; MENDES, M. D. N. ; CARVALHO, H. M. . PID. 2019 (Parecer)
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . PIBIC. 2019 (Parecer)
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . Letras em Revista. 2019 (Parecer)
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . Gragoatá. 2017 (Parecer)
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . Estudos Semióticos. 2019 (Parecer)
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . Entrepalavras. 2019 (Parecer)
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. 2019 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Texto Livre. 2018 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Programa de Iniciação Científica e Tecnológica UFSCar. 2018 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. 2018 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Entrepalavras. 2018 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Estudos Semióticos. 2018 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Gragoatá. 2018 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Texto Livre. 2017 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Estudos Semióticos. 2017 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Prolíngua. 2017 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Entrepalavras. 2017 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Todas as Letras. 2017 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Todas as Letras. 2016 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . CASA. 2016 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Abralin em Cena. 2016 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Texto Livre. 2012 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Miguilim - Revista eletrônica do NETLLI. 2014 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Magma. 2015 (Parecer)
    • Lindenberg Lemos, C. . Estudos Semióticos - ESSE. 2015 (Parecer)
    • LOPES, I. C. ; Almeida, D. C. ; Lindenberg Lemos, C. ; Barros, M. L. P. ; ZERBINATTI, B. P. . Semiótica da Poesia. 2010 (Parecer)
    • FACANHA, V. ; LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Por uma abordagem semiótica da dimensão prática da leitura. 2023 (Comunicacao)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG ; FACANHA, V. . Três versões de 'Mutante' e a síntese de Rita Lee. 2023 (Simposio)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Perspectivas do olhar: o crer sobre o saber em O processo, de Franz Kafka. 2022 (Comunicacao)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Vertentes semióticas, visadas brasileiras. 2022 (Comunicacao)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . A Semiótica Francesa após 1980: entre dispersão e convergência. 2020 (Conferência)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Semiótica: tradições, conceitos e perspectivas. 2020 (Conferência)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG ; MAFRA, M. H. . Entre suporte e texto: as restrições formais do álbum de canções. 2020 (Simposio)
    • Lindenberg Lemos, C. . A transversalidade das categorias tensivas no tratamento da expressão. 2019 (Conferência)
    • Lindenberg Lemos, C. ; MOTA, D. C. S. . Contribuição da semiótica discursiva para a investigação das Fake News. 2019 (Outra)
    • Lindenberg Lemos, C. . Traduzindo o ritmo no espaço. 2019 (Comunicacao)
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . Abordagem da expressão em semiótica: refletindo sobre objetos não-lineares. 2019 (Conferência)
    • LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . O tratamento da expressão na perspectiva da semiótica tensiva. 2019 (Conferência)
    • LEMOS, C. V. O. ; Lindenberg Lemos, C. . Discussões epistemológicas acerca da noção de identidade na obra musical. 2018 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . O ritmo e a repetição não-linear. 2018 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. ; SHIMODA, L. T. . Interactions entre expressions dans la chanson. 2017 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. ; CORREA, T. M. . A construção temporal do símbolo. 2017 (Simposio)
    • Lindenberg Lemos, C. . A história dos Actes Sémiotiques: o caso dos Bulletins. 2017 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . Recortes e fronteiras: Condições e consequências aspectuais da repetição. 2017 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . O Percurso Passional do Sujeito Semiótico. 2017 (Conferência)
    • Lindenberg Lemos, C. . O Círculo, a Linha e a Espiral ou o que a Repetição nos Ensina sobre a Prograssão Textual. 2016 (Conferência)
    • De Luca, V. ; Lindenberg Lemos, C. . L?assomption de l?héritage structuraliste par les jeunes chercheurs. 2016 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . O fazer do semioticista à luz de Luiz Tatit. 2016 (Conferência)
    • Lindenberg Lemos, C. . Acerca da presença de Hjelmslev. 2015 (Conferência)
    • Lindenberg Lemos, C. . Ritmo e Repetição em Textos Verbais. 2015 (Conferência)
    • Lindenberg Lemos, C. . Saussure e os fundamentos estruturais dos estudos do discurso. 2015 (Conferência)
    • Lindenberg Lemos, C. . Da Retórica à Semiótica Tensiva: um Estudo de Caso pelas Vias da Repetição. 2015 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . O lugar da repetição na semiótica hjelmsleviana. 2015 (Simposio)
    • Lindenberg Lemos, C. . Temporalidade e Concessão em João Cabral de Melo Neto. 2011 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . Lyrics, Music and Voice: a Comparative Semiotics of Emotion in Cole Porter's 'Miss Otis Regrets'. 2012 (Congresso)
    • Lindenberg Lemos, C. . Les consequences de l'usage de la répétition dans la construction sémiotique des textes. 2012 (Simposio)
    • Lindenberg Lemos, C. . La répétition comme fond ou figure : une étude de cas. 2012 (Simposio)
    • Lindenberg Lemos, C. . Níveis de pertinência da repetição: a noção de figura e fundo e a linearidade do significante. 2013 (Simposio)
    • Lindenberg Lemos, C. . Doutorado-sanduíche e Dupla Titulação: experiências na Bélgica. 2014 (Outra)
    • Lindenberg Lemos, C. . Condições Textuais da Repetição. 2014 (Congresso)
    • Lindenberg Lemos, C. . L'absense et l'interruption dans le parcours interprétatif d'une installation de Dany Danino. 2011 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . A Escala e a Medida: a Criação de Ponto de Vista em Dois Poemas de Prosas Seguidas de Odes Mínimas de José Paulo Paes. 2011 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . De la répétition: Lecture d'un film publicitaire. 2010 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . A Desconstrução de um Objeto em Valor. 2010 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . Involução, Desdobramento e Repetição. 2010 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . Contribuições dos Usos de Câmera para a Semiótica dos Anúncios Publicitários. 2010 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . Algumas constantes da semiótica dos anúncios publicitários. 2009 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . Do Icônico ao Simbólico: Estratégias de Construção do Sentido. 2009 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . O encontro da enunciação com o enunciado: questões de tensividade. 2008 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . Estranhamento e Surpresa. 2008 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . A Imagem, o Som e o Verbo: a Composição do Sentido num Filme Publicitário. 2007 (Conferência)
    • Lindenberg Lemos, C. . A Enunciação de um Valor. 2008 (Simposio)
    • Lindenberg Lemos, C. . O Esperado e o Inesperado em. 2008 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . O Tempo da Escolha: Estudo do Percurso de Matias em ?Tropa de Elite? de José Padilha. 2008 (Seminário)
    • Lindenberg Lemos, C. . A Semiótica dos Sapos. 2008 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . Cognição e Paixão na Propaganda. 2007 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . O que Passa e o que Fica na Construção de um Objeto de Valor. 2007 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . Análise semiótica de uma peça publicitária do site Submarino. 2006 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . Alguns Elementos Enunciativos e Figurativos da Publicidade do Ministério de Justiça Francês. 2005 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . Um Chapéu e um Capuz: uma Análise Semiótica de Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque. 2005 (Simposio)
    • Lindenberg Lemos, C. . Para os Estudos das Preposições do Português: Últimas Considerações. 2003 (Comunicacao)
    • Lindenberg Lemos, C. . Para os Estudos de Preposições do Português. 2003 (Outra)
    • Lindenberg Lemos, C. . Para a Semântica das Preposições do Português do Brasil. 2002 (Comunicacao)
    • LOPES, I. C. ; BEIVIDAS, W. ; Lindenberg Lemos, C. . Linguagem da Canção. 2008 (GESUSP - Grupo de Estudos Semióticos da Universidade de São Paulo)
    • LOPES, I. C. ; Lindenberg Lemos, C. ; RIBEIRO, C. S. ; Barros, M. L. P. . VII Mini-enapol de Semiotica. 2008 (Universidade de São Paulo)
    • CARMO JR., J. R. ; BEIVIDAS, W. ; Lindenberg Lemos, C. . Atualidade de Hjelmslev. 2008 (FFLCH - USP)
    • ZILBERBERG, C. ; LOPES, I. C. ; BEIVIDAS, W. ; Lindenberg Lemos, C. ; RIBEIRO, C. S. ; Almeida, D. C. ; ZERBINATTI, B. P. . Semiótica Tensiva: Princípios e Aplicações. 2008 (Grupo de Estudos Semióticos da USP)
    • MANCINI, R. ; BEIVIDAS, W. ; Lindenberg Lemos, C. . Questões contemporâneas em semiótica: a tensividade e o acontecimento. 2009 (Universidade de São Paulo)
    • BEIVIDAS, W. ; Lindenberg Lemos, C. . Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas. 2009 (FFLCH - USP)
    • LOPES, I. C. ; BEIVIDAS, W. ; Harkot-de-La-Taille, E. ; Lindenberg Lemos, C. . Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas. 2010 (GES-USP - FFLCH - USP)
    • Beyaert-Geslin, A. ; LOPES, I. C. ; BEIVIDAS, W. ; Harkot-de-La-Taille, E. ; Lindenberg Lemos, C. . Semiótica Visual: do Texto à Prática. 2010 (GES-USP - FFLCH - USP)
    • BADIR, S. ; LOPES, I. C. ; Lindenberg Lemos, C. . Práticas Teóricas: Abordagens Críticas da Semiótica. 2009 (GES-USP - FFLCH - USP)
    • FERNANDES, C. ; PIETROFORTE, A.V. ; Lindenberg Lemos, C. . I Semioartes. 2011 (Grupo de Estudos Semióticos FFLCH-USP)
    • LOPES, I. C. ; BEIVIDAS, W. ; Harkot-de-La-Taille, E. ; Barros, M. L. P. ; Lindenberg Lemos, C. . Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas. 2011 (DL - FFLCH - USP)
    • Bimbenet, E. ; Lindenberg Lemos, C. ; BEIVIDAS, W. . Fenomenologia e Linguagem: uma abordagem genética. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • Brandt, P. A. ; Viotti, E. C. ; BEIVIDAS, W. ; Lindenberg Lemos, C. . Linguagem e Pensamento: cinco temas de semiótica cognitiva. 2008 (Universidade de São Paulo)
    • LOPES, I. C. ; Lindenberg Lemos, C. . IX MiniEnapol de Semiótica. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • LOPES, I. C. ; Lindenberg Lemos, C. . Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas. 2008 (Universidade de São Paulo)
    • LOPES, I. C. ; Harkot-de-La-Taille, E. ; BEIVIDAS, W. ; Lindenberg Lemos, C. . VI Seminário de Semiótica. 2015 (Departamento de Linguística - FFLCH - USP)
    • Lindenberg Lemos, C. ; De Luca, V. ; Ngodji, L. . Le structuralisme. Entre héritage et transformations contemporaines. 2016 (Association des Jeunes Chercheurs en Sémiotique)
    • BADIR, S. ; Lindenberg Lemos, C. ; LEITE, R. L. . Para que serve a noção de gênero literário? Reflexões sobre as teorias dos gêneros. 2017 (Universidade Federal do Ceará)
    • BADIR, S. ; Lindenberg Lemos, C. ; LEITE, R. L. . A aspectualidade espacial. Pistas teóricas e perspectivas de aplicação. 2017 (Universidade Federal do Ceará)
    • Lindenberg Lemos, C. ; SHIMODA, L. T. ; LOPES, I. C. . Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas. 2017 (Grupo de Estudos Semióticos da USP)
    • SARAIVA, J. A. B. ; LEITE, R. L. ; LINDENBERG LEMOS, CAROLINA . IV Colóquio Cearense de Semiótica: Homenagem a Diana Luz Pessoa de Barros. 2019 (Universidade Federal do Ceará)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG ; FACANHA, V. . GT 3: Semiótica Discursiva na XV Semana de Humanidades. 2022 (Centro de Humanidades/UFC)
    • BADIR, S. ; LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . A noção de mundo ficcional: uma crítica. 2022 (Semioce - Grupo de Estudos Semióticos da UFC)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . I Círculo de Atualização em Pesquisa da Pós-Graduação. 2022 (Semioce - Grupo de Estudos Semióticos da UFC)
    • BADIR, S. ; Lindenberg Lemos, C. ; BEIVIDAS, W. . A noção de ?tema? nos estudos linguísticos e literários. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • Lindenberg Lemos, C. ; Barros, M. L. P. ; Discini, N. ; LOPES, I. C. . Ferramentas para a Análise de Textos no Ensino Fundamental. 2011 (FFLCH - USP)
    • Lindenberg Lemos, C. . Para os Estudos das Preposições do Português. 2003
    • Lindenberg Lemos, C. . O uso de imagens científicas nas artes: um estudo de caso. 2013
    • Lindenberg Lemos, C. . A Semiótica Francesa após 1980. Entre dispersão e convergência. 2016
    • Lindenberg Lemos, C. . Contribuições da retórica e da linguística para o estudo semiótico da repetição. 2013
    • Nome do projeto: Para os Estudos das Preposições do Português (2002 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Lindenberg Lemos, C. .
      Descrição: Baseada na noção de gramaticalização, esta pesquisa propôs a análise classificatória e estatística do corpus histórico anotado do português Tycho Brahe. Compreendeu a elaboração de um programa de busca sofisticado, com correções ao corpus, elaboração de listas e diversas remodelações do programa de busca inicial. Na parte dedicada à análise, foram elaborados gráficos e estatísticas, a fim de se observarem determinados indícios de gramaticalização, como aumento e diminuição do uso de algumas preposições e o surgimento ou desaparecimento de formas.
    • Nome do projeto: Entre Expressões e Conteúdos. Do Semissimbolismo às Categorias Tensivas (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Lindenberg Lemos, C. .
      Descrição: A noção de semissimbolismo trouxe para a semiótica da Escola de Paris a possibilidade de um estudo mais sistemático das contribuições da expressão para o sentido do texto. A partir de então, foi possível reconhecer categorias no nível da manifestação textual que eram homologadas a pares de oposição no conteúdo. Apesar do ganho teórico que representou, o semissimbolismo guardava ainda limitações, principalmente porque estabelecia relações transitórias e contingentes, que não permitiam uma comparação entre objetos distintos. Com os desenvolvimentos da semiótica tensiva, novas perspectivas de relacionar expressão e conteúdo foram abertas. Ao se valer de termos vindos de componentes expressivos, a semiótica de Claude Zilberberg propôs categorias suficientemente gerais para que fossem aplicáveis aos dois planos da linguagem. Assim, tudo ocorre como se as categorias semissimbólicas, que formavam pares específicos para expressão, de um lado, e conteúdo, de outro, encontrassem na semiótica tensiva o termo complexo que reúne as categorias de cada plano num nível mais abstrato de análise. Tomando como objeto um conjunto de filmes publicitários, o presente trabalho propõe testar e estender os usos da semiótica tensiva, a fim de investigar (i) de que forma a tensividade está presente nas categorias semissimbólicas; (ii) como o instrumental teórico da semiótica tensiva poderia ser aplicado tanto a categorias do conteúdo quanto a categorias da expressão; (iii) quais elementos da expressão seriam relevantes na composição da cifra tensiva dos textos que compõem o nosso corpus; e (iv) como se pode partir diretamente de figuras da expressão e do conteúdo para a análise tensiva, sem que seja necessário fazer uso das categorias semissimbólicas. A natureza sincrética dos anúncios estudados traz questões acerca da relação entre as diferentes dimensões expressivas (musical, verbal, visual). Da análise de cada filme pudemos extrair generalizações sobre o conjunto dos anúncios que revelaram (i) suas semelhanças e diferenças em relação ao uso da câmera e da música, (ii) o papel desempenhado pelos elementos repetitivos na cifra tensiva e (iii) uma estrutura de clímax comum a todas as peças. Em nossas conclusões, voltamos à relação entre expressão e conteúdo para, somada às generalizações traçadas, apresentar uma forma de interação entre os planos da linguagem nos quadros da semiótica tensiva.
    • Nome do projeto: Condições Semióticas da Repetição (2010 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Lindenberg Lemos, C. .
      Descrição: Trazida de áreas diversas dos estudos do homem, a repetição ganha papel central nesta tese de teor semiótico. Trata-se de fenômeno muito presente em todas as ações humanas e, em especial, nos textos. O caráter opcional de certas repetições nos textos traz à baila o problema de sua função, uma vez que, em certos casos, parece agir diretamente sobre o ritmo do conteúdo e o fluxo de entradas e saídas do campo de presença. Esse caráter regulador do ritmo divide a pesquisa em duas questões. De um lado, o efeito rítmico parece apontar para uma estrutura subjacente. Nesse sentido, podemos nos perguntar: qual é a configuração dessa estrutura? De que forma participa a repetição? Ou ainda, qual o seu lugar no esquema semiótico? De outro lado, a repetição parece envolver certa contradição: de que maneira um fenômeno que não traz novidades, apenas a retomada do conhecido, pode, por vezes, criar um efeito de tensão ou surpresa? Para responder a essas perguntas, partimos de uma revisão do papel da repetição em duas áreas vizinhas: a retórica e uma determinada corrente linguística. Essa discussão nos permitiu enxergar insuficiências nessas abordagens que podem ser supridas pela semiótica. Uma vez dentro da perspectiva semiótica, buscamos o lugar ocupado pela repetição, confrontando-a com conceitos como identificação, texto, língua e a própria noção de semiótica. Estabelecida a posição da repetição no texto, passamos a levantar e discutir as condições textuais necessárias para o aparecimento de repetições relevantes. Além do processo de identificação, a noção de saliência, baseada na oposição figura e fundo, revelou-se central para a explicação do fenômeno. Finalmente, a linearidade mostrou-se relevante, o que nos permitiu rediscutir seu estatuto teórico como uma manifestação possível da estrutura sintagmática subjacente. Tendo delineado as condições da repetição, iniciamos a investigação sobre os efeitos um tanto contraditórios que havíamos constatado nas ocorrências repetitivas. Vimos que a repetição pertence à ordem da extensidade ? ela se conta, não se mede ?, sendo assim, é instrumento de manifestação de um ritmo do conteúdo que lhe é pressuposto. Nesses termos, a repetição está subordinada a valências intensivas como o andamento e a tonicidade. Para assegurar a pertinência de nossos argumentos, estudamos a repetição no interior de objetos selecionados, nos quais está a serviço da estruturação textual. As análises dos objetos acabaram por evidenciar as relações da repetição com a concepção de aspecto, e três estilos de progressão textual ligados à repetição se confirmaram: o circular, o linear e o espiral. Esse trajeto mostrou-nos em que termos a repetição se liga a uma estrutura subjacente e a manifesta, mas também de que forma essa estrutura não só explica, como gera as variações de ritmo e andamento que se fazem sentir por meio da repetição. As contradições aparentes dos efeitos da repetição se explicam pelas próprias bases epistemológicas da disciplina. O caráter analítico e relacional da semiótica está na base da construção repetitiva, que, sem acrescentar nada de novo, pode levar o enunciatário à tensão, ao clímax e à surpresa.
    • Nome do projeto: A Semiótica Francesa após 1980: entre dispersão e convergência (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Lindenberg Lemos, C. , ALTMAN, Cristina .
      Descrição: O projeto investiga as transformações na configuração institucional e das linhas de pesquisa da semiótica discursiva na década de 1980. A hipótese externa é a de uma dispersão dos esforços de pesquisa e dos pesquisadores engajados nessa linha de pesquisa a partir da publicação do Dicionário de Semiótica, 1979 - evento tido como ponto de concentração e fixação dos métodos e objetos teóricos da semiótica francesa. A hipótese interna é a de uma dispersão gradual também das linhas de pesquisa que encontra reflexos nas multiplas visadas teóricas observadas hoje na semiótica do discurso. Os objetos primários de análise são revistas científicas da áreas ativas no período, uma vez que constituem o primeiro grau de fixação textual da pesquisa e amplo campo de debate teórico. Os resultados esperados são de duas ordens. De maneira direta, esta pesquisa busca verificar as hipóteses, levantadas acima, acerca do papel de Greimas e da dispersão da semiótica discursiva na década que segue a publicação do Dicionário de Semiótica. Em sentido mais largo, essa investigação visa a trazer para a ordem do dia nos estudos semióticos uma reflexão sobre a história de seus desenvolvimentos.
    • Nome do projeto: CAPES/WBI - Estudos Semióticos das Relações entre textos, imagens e gráficos nos discursos científicos (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Lindenberg Lemos, C. , LOPES, I. C. , BEIVIDAS, W. , CARMO JR., J. R. , ZERBINATTI, B. P. , Harkot-de-La-Taille, E. , BADIR, S. , BARROS, D. L. P. , STURNACK, L. , KLINKENBERG, J.M. , DONDERO, M. G. .
      Descrição: O presente projeto se dispõe a analisar a produção de sentido que se dá nas figuras e imagens científicas que povoam não apenas a internet, mas também os livros científicos e de divulgação científica (imagens do big-bang, da formação das constelações, imagens do cérebro, dos neurônios, enfim dos confins microe nanobiológicos do homem, bem como diagramas tridimensionais, tabelas, quadros e demais formas de uso representativo). O projeto versa sobre a análise semiótica dos discursos científicos, devendo examinar as relações entre texto e imagem nos diversos gêneros da literatura científica, desde o protocolo de laboratório até o manual de vulgarização. Não se trata, na investigação proposta, de pronunciar-se sobre a tecnicidade dos meios de visualização mediante considerações técnicas em domínios como as imagens da tecnologia médica ou a fotogrametria, etc.: a semiótica, marcada pela vocação interdisciplinar, concebe os objetos elaboradas por essas disciplinas tais como, entre outros, os esquemas, as plantas, as radiografias como enunciados produtores de sentido. O que ela se propõe captar, assim, são as modalidades de tal produção de sentido. As imagens tecnológicas não apenas tornam manifestos os fenômenos, como também revelam um dispositivo procedente ao mesmo tempo do aparato enunciativo (em cujo interior se encontra a aparelhagem técnica) e do gênero de discurso, isto é, do código comunicacional em uso. Serão analisadas as especificidades semióticas dos enunciados produzidos pelas tecnologias da imagem científica, tais como a micro- e a nanofotografia, a foto de satélite, a radiografia, o scanning, o pet scanning e outras imagens médicas, a difração por raio X, a cromofotografia em substância gasosa, a fotografia de campo etnográfica, zoológica, botânica, e assim por diante. Estudaremos as transcodificações que tais tecnologias trazem às imagens, desde a captação dos fenômenos até sua interpretação, para averiguar como se podem descrever em termos semióticos.
    • Nome do projeto: A Articulação de Linguagens em Textos Sincréticos (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Lindenberg Lemos, C. , SILVA, T. L. G. , GABRIEL, A. G. B. , SOARES, B. J. , FACANHA, V. , SILVA, T. Y. F. , OLIVEIRA, R. C. , PEREIRA, J. L. S. , SALES, G. S. .
      Descrição: Projeto de Iniciação à Docência ligado à disciplina Semiótica Discursiva oferecida na graduação em letras da Universidade Federal do Ceará. A iniciativa visa auxiliar na formação em docência do monitor-bolsista por meio de encontros com os alunos para discussão dos conceitos fundamentais da disciplina e de orientação nas análises de textos verbais, não-verbais e sincréticos.
    • Nome do projeto: Por uma Sistematização do Tratamento da Expressão em Semiótica (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Lindenberg Lemos, C. , CYSNE, G. S. , NOGUEIRA, R. M. , ARAUJO, M. A. , RODRIQUES, E. M. .
      Descrição: Ao longo de sua história, a semiótica desenvolveu paulatinamente ferramentas para o tratamento cada vez mais fino do sentido, da ação à cognição e ao afeto. Na busca por categorias que pudessem dar conta do aspecto mais fluido e contínuo do sentido, Claude Zilberberg (2011; 2012; entre outros) importa elementos que descrevem a expressão musical. O fato de que vinham de uma teoria da expressão (musical) somado à amplitude e generalidade que ganham na reformulação zilberberguiana sugere que as categorias tensivas sejam suficientemente abstratas para fazer um retorno ao plano da expressão. Recentemente (LEMOS, 2021), propusemos a aplicação irrestrita do ferramental tensivo à análise de toda expressão de objetos esteticamente trabalhados. Para tanto, apontamos a necessidade de uma adaptação e um alargamento das noções musicais, para que não se corra o risco da eleição de uma forma da expressão (musical) em detrimento das outras. A generalidade das categorias expressivas obtidas corre o risco de tornar a análise ?imprecisa?, por demais sujeitas à impressão subjetiva do analista. Sendo assim, defendemos que é preciso tratar a análise da expressão em níveis de abstração. Num primeiro momento, seriam feitas as análises calcadas nas ferramentas especificamente desenvolvidas para a análise de cada linguagem. Em seguida, os achados de primeiro nível seriam reanalisados no quadro tensivo. Além de preservar a especificidade das linguagens, a análise da expressão em duas fases oferece também um parâmetro comum nas categorias tensivas gerais para a comparação entre expressões distintas. Nesse sentido, o que propomos neste projeto é um estudo transversal do que se tem produzido nos estudos da expressão em semiótica discursiva, levantando o conhecimento adquirido pelos estudos particulares para uma síntese do tratamento do plano da expressão. Abordaremos inicialmente os objetos visuais estáticos (PIETROFORTE, 2016; TEIXEIRA, 2007, etc.); a linguagem dos quadrinhos (FLOCH, 2002; ALT, 2105; PIETROFORTE, 2009; entre outros); podendo a pesquisa se estender para a música e canção (TATIT, 2007; CARMO JR, 2007), o verbal escrito (PONDIAN, 2016) e a linguagem cinematográfica (FIORI, 2021; TORE, 2009, 2011; GUIRADO, 2013), sem prejuízo de outros objetos que possam se mostrar relevantes. Faremos também uma revisão do que se tem discutido em dois domínios importantes ligados às questões da expressão: o sincretismo e o semissimbolismo. Ao longo de toda a pesquisa, buscaremos contrastar nossa visada com outras propostas que tocam o plano da expressão num âmbito geral, não ligado a um ou outro tipo de manifestação (ESTAY-STANGE, 2014; BORDRON, 2011; FONTANILLE, 2008).
    • Nome do projeto: Semiótica no Segundo Andar: Vídeos introdutórios à Semiótica Discursiva (2020 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Lindenberg Lemos, C. , MOTA, D. C. S. , ROCHA, H. C. B. , CYSNE, G. S. , ABREU, J. P. O. , VIANA, K. B. , GOIS, N. C. , SILVA, P. H. P. , NOGUEIRA, R. M. , SILVA, T. L. G. , FACANHA, V. , TAVARES, B. M. , MOREIRA, S. M. F. .
      Descrição: O projeto visa a elaboração de vídeos, como material didático a ser postado em uma conhecida plataforma digital de mídias visuais, no intuito de auxiliar na aprendizagem e divulgação dos temas propostos. Pretende-se gravar aulas de introdução à Semiótica Discursiva, teoria linguística presente no currículo dos cursos de Letras da UFC e de outras importantes universidades do Brasil e do mundo, porém ainda pouco difundida entre os discentes e a comunidade em geral.O produto da ação almeja atingir tanto aqueles que estão matriculados na disciplina oferecida, como um elemento facilitador, quanto aqueles que desejam se acercar da teoria por diversos motivos. As razões para o aprendizado da teoria se mostram abundantes. Da perspectiva dos discentes da UFC, o grupo de estudos semióticos da instituição, o SemioCE, conta com a participação de sete docentes que desenvolvem pesquisas filiadas à semiótica. Os vídeos têm, nesse sentido, o papel de facilitar o diálogo com essa importante corrente de pesquisa no seio do Centro de Humanidades. Por outro lado, tanto para a comunidade interna, quanto para a comunidade externa à universidade, a teoria se apresenta como um aparato metodológico de análise de textos em geral, não obrigatoriamente verbais, passível de ser aplicado em diversas áreas do conhecimento.Para além do alcance global de seu produto, o objetivo central do projeto visa também os alunos envolvidos em sua elaboração, uma vez que a feitura dos vídeos envolve uma série de habilidades por parte dos integrantes. Os vídeos passarão por um percurso de criação, que vai desde a escolha dos temas, a pesquisa teórica, passando pela elaboração do roteiro didático, para então ser feita a gravação, a edição e disponibilização on-line. Portanto, a produção do material envolve uma série de especialidades e formas diferentes de contribuição e contará obrigatoriamente com a participação de discentes e docentes que queiram contribuir de alguma forma com o processo. Por ser uma proposta inicial e experimental, planeja-se inicialmente a confecção de um pequeno conjunto de vídeos. O material deverá ser ampliado posteriormente com a continuação oportuna do projeto.
    • Nome do projeto: A Repetição nas Práticas Discursivas Lineares e Não-Lineares. Séries e Conjuntos (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Lindenberg Lemos, C. , VIANA, K. B. , SILVA, T. L. G. , FACANHA, V. , LIMA, M. E. D. , OLIVEIRA, P. R. S. .
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa é definir o papel da repetição em semiótica e sua contribuição na definição de séries, conjuntos e textos. Para tanto, buscamos (i) refletir acerca do papel da repetição em semiótica não lineares; (ii) refletir sobre textos lineares fragmentários e em formato de hipertexto (i.e. com a ordem linear problematizada); (iii) discutir a relação entre textos no tempo; (iv) discutir a relação entre textos no espaço; (v) discutir os limites do texto em semiótica; e (vi) desenvolver ferramentas para definir textos, séries e conjuntos. A hipótese central é a de que a repetição desempenha um papel estruturante do conteúdo de objetos organizados espacialmente e nas práticas discursivas seriais em geral. A pesquisa se constitui, assim, em demonstrar essa relação e estabelecer as condições semióticas desse fenômeno. Ao extrapolar o escopo de ação estruturante da repetição para além dos limites de um objeto singular e, com isso, estabelecer laços coesivos e rítmicos que reúnem objetos em série ou em um conjunto, coloca-se também em questão os limites do que deve ser considerado um texto em semiótica: teriam os textos um limite material ou tão somente teórico? Uma série, um conjunto são um texto ou vários?
    • Graduacao:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Direito
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Seven English & Español:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Goulart Penteado, Iervolino & Lefosse Advogados:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - 1997 ).
        Outras informações: Estagiário
    • Cellep:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Professora
    • British Council:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2018 ).
        Outras informações: Examinadora das habilidades de Speaking e Writing do International English Language Testing System (IELTS) da Universidade de Cambridge ESOL Examinations.
        Outras informações: Examinadora do IELTS
    • Sociedade Japonesa de Educação e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2010 ).
        Outras informações: Professora de inglês para filhos de expatriados japoneses. Primeira à sexta série do ensino fundamental.
        Outras informações: Professor
    • Faculdade de Agudos:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Professor
    • Estudos Semióticos (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Texto Livre:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • EDITORA PERSPECTIVA S.A.:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Revisora
    • Estudos Semióticos (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2017 ).
    • Signata - Annales des Sémiotiques / Annals of Semiotics:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2021 ).
        Outras informações: Editora da rubrica "Chroniques" com Enzo D'Armenio
    • Universidade Federal do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Revista Entrepalavras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).