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Luana Barossi

    • Professora de literatura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Associada da Modern Language Association (MLA) e pesquisadora do grupo "O insólito ficcional na literatura contemporânea", da UPM e do "Núcleo de Estudos Comparados de Literaturas Africanas", da UFSC. Credenciada no PPG em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP. Doutora em Letras pela USP em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (2015), com bolsa de Doutorado Direto fornecida pela FAPESP. Tem bacharelado em Letras (2009), também pela FFLCH-USP e licenciatura em Português (2013), pela Faculdade de Educação - USP. No doutorado pesquisou aspectos insólitos em narrativas contemporâneas de língua portuguesa (brasileiras e angolanas) não classificadas sob as rubricas do fantástico ou da ficção científica, considerando-os a partir de uma teoria da leitura, com auxílio da obra de Seo-Young Chu e da filosofia dos afetos de Spinoza, Deleuze e Guattari. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, estabelecendo reflexões sobre alguns aspectos formais de obras produzidas no Brasil e em países africanos que têm o Português como língua oficial e suas configurações a partir de perspectivas epistêmicas de matrizes distintas da tradição cartesiana. Tem experiência em docência e pesquisa na área de Letras. Já ministrou, no nível superior, os seguintes componentes curriculares: Práticas pedagógicas em literatura; Introdução aos estudos literários; Teoria da literatura; Teoria Literária; Literatura ocidental; Literatura Brasileira; Literaturas africanas em língua portuguesa; Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa; Leitura e produção de textos; Produção textual acadêmica; Comunicação e expressão; Comunicação e linguagem; Metodologia da pesquisa, Metodologia científica, Literatura infantil e Língua e cultura latina. Na pós-graduação lato sensu, ministrou os cursos de Teoria Literária, Cânones das Literaturas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Contemporânea.

       

      Links:    

    • Literatura e Sociedade nos Países de Língua Portuguesa
    • Cânones das literaturas de língua portuguesa e teoria literária
    • O insólito e o real na literatura contemporânea
    • BAROSSI, Luana . CASA, FANTASMA, LÁPIDE, CORTE, CORPO RETORNADO, SANGUE, COLCHA: O INSÓLITO E O REAL NA TESSITURA DA PERSONAGEM -AMADA-, DE TONI MORRISON ABUSÕES , v. 1 , p. 220 - 247 , 2024. ISSN: 25254022.
    • BAROSSI, Luana . Obscena Ercília, obscena Cláudia: Um centro de consciência em desconformidade com o modernismo? OUTRAS TRAVESSIAS , v. 2 , p. 123 - 143 , 2024. ISSN: 21768552.
    • BAROSSI, L. . Sangue, fezes, vísceras, vômitos e cadáveres: a escatologia como motivo condutor em Ualalapi, de Ungulani Ba Ka Khosa LANDA , v. 11 , p. 170 - 188 , 2023. ISSN: 23165847.
    • BAROSSI, Luana . Breve nota sobre o alargamento do real ou: transfigurar o olhar ao espaço ficcional Revista preguiça , v. 4 , p. 1 - , 2023. ISSN: 2965193X.
    • TREVISAN, ANA LUCIA ; BAROSSI, Luana . O insólito como estratégia discursiva em -Oso Blanco-, de Mayra Santos-Febres LETRÔNICA , v. 13 , p. 35039 - 10 , 2020. ISSN: 19844301.
    • BAROSSI, Luana . Um remix pesado demais para a ventania REVISTA METALINGUAGENS , v. 6 , p. 10 - 26 , 2019. ISSN: 23582790.
    • BAROSSI, L. ; MARCELO, T. N. . Travestilidade como denúncia política: performatividade de gênero e panantillanismo em 'Sirena Selena Vestida de Pena' JANGADA: CRÍTICA, LITERATURA, ARTES , v. , p. 16 - 33 , 2018. ISSN: 23174722.
    • BAROSSI, L. . Unspoken hints e memória como montagem em novelas gráficas: O caso d'A travessia LITERARTES , v. 1 , p. 135 - 153 , 2018. ISSN: 23169826.
    • BAROSSI, L. . A Zoo(Po)ética de Agualusa ILHA DO DESTERRO , v. 70 , p. 83 - 91 , 2017. ISSN: 21758026.
    • BAROSSI, L. . A CIÊNCIA FICÇÃO QUE NOS OLHA E A DIALÉTICA ENTRE COGNIÇÃO E ESTRANHAMENTO Abusões , v. 5 , p. 4 - 29 , 2017. ISSN: 25254022.
    • BAROSSI, Luana . (Po)éticas da escrevivência ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA , v. 1 , p. 22 - 40 , 2017. ISSN: 23164018.
    • BAROSSI, L. . -Seu corpo não lhe pertence-: ciência ficção, corpo e medicina Via Atlântica (USP) , v. , p. 461 - , 2016. ISSN: 23178086.
    • BAROSSI, L. . Duração, estranhamento e heterocronia em 'A escuridão', de André Carneiro REVISTA METALINGUAGENS , v. 6 , p. 35 - 46 , 2016. ISSN: 23582790.
    • BAROSSI, Luana . E SE HOUVESSE UMA HECATOMBE AGORA? A RELATIVIDADE DA PERSPECTIVA DISTÓPICA NA NARRATIVA PÓS-APOCALÍPTICA DE PEPETELA REVISTA CRIOULA (USP) , v. 1 , p. 6 - , 2014. ISSN: 19817169.
    • BAROSSI, L. . Perspectivas teóricas da ficção científica. Na literatura: o insólito, v. , p. 92 - 108, 2023.
    • BAROSSI, L. . Ungulani Ba Ka Khosa - ficcionista. Dicionário Digital do Insólito Ficcional (e-DDIF), v. , p. 21 - , 2019.
    • BAROSSI, L. . José Eduardo Agualusa ? ficcionista. Dicionário Digital do Insólito Ficcional (e-DDIF), v. , p. 9 - , 2019.
    • BAROSSI, L. . (Po)éticas da escrevivência. Literatura e Resistência, v. 1, p. 127 - 142, 2018.
    • BAROSSI, L. . Eu ostra cismo: Os devires animais de Ludo. Comparativismo contemporâneo, v. 1, p. 215 - 231, 2017.
    • BAROSSI, L. . Lesdroides, transborgues, interaliens: personagens científico-ficcionais além das fembots. Literatura, homoerotismo e expressões homoculturais, v. , p. 139 - 164, 2015.
    • BAROSSI, L. . THROUGH DIFFERENT EYES: RELATIVE DYSTOPIA IN POST-APOCALYPTIC TOPOI. Apocalyptic Projections: A Study of Past Predictions, Current Trends and Future Intimations as Related to Film and Literature, v. , p. 2 - 27, 2015.
    • BAROSSI, L. . Breve nota sobre o alargamento do real, ou transfigurar o olhar ao espaço ficcional . Revista Temporã , , 26 mai. 2021.
    • BAROSSI, L. . Duração, estranhamento e heterocronia em 'A escuridão', de André Carneiro . Revista Somnium , São Paulo , 01 mar. 2015.
    • BAROSSI, L. . Verdade é uma questão de imaginação: devir, rizoma e A mão esquerda da escuridão . Somnium , São Paulo , 31 jul. 2014.
    • BAROSSI, L. . A exposição das entranhas da terra como metáfora epistemológica em ?A louca de Serrano?, de Dina Salústio. In: http://siec.unemat.br/eventos2/1ptcpc/?page=programacao , 2019 , São Paulo. V Palavras em trânsito: cânone e as periferias. : , 2019. p. 12 - 12.
    • BAROSSI, L. . Os animots de Agualusa. In: XXXI Encontro Nacional da ANPOLL , 2016 , Campinas. GT ESTUDOS COMPARADOS. : , 2016.
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    • BAROSSI, L. . Airgela: The poetics of dystopia in 'The boy and the world'. In: Brave New Worlds: The dystopic in modern and contemporary culture , 2015 , Newcastle. Brave New Worlds: The dystopic in modern and contemporary culture. : , 2015.
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    • BAROSSI, L. . De Emelina a Ludo: desterritorialização dos dispositivos que regem a sanidade por personagens literárias femininas em obras de língua portuguesa. In: XIV Congresso Internacional da Abralic , 2015 , Belém. Fluxos e Correntes: trânsitos e traduções literárias. : , 2015.
    • BAROSSI, L. . Análise das narrativas de ficção científica ou análise ciência-ficcional das narrativas?. In: XI Seminário de Estudos Literários , 2012 , Assis. 50 anos do Congresso Brasileiro de Crítica e História Literária. : , 2012.
    • BAROSSI, L. . Os animais de Agualusa. In: IV Colóquio Internacional Áfricas, Literatura e Contemporaneidade , 2015 , São Paulo. IV Colóquio Internacional Áfricas, Literatura e Contemporaneidade. : , 2015. p. 12 - .
    • BAROSSI, L. . The Fictionalization of the Dystopian Experience in Contemporary Brazilian Narrative. In: 43rd Convention of the Northeast Modern Language AssociationRochester - NY , 2012 , Rochester - NY. 43rd Convention of the Northeast Modern Language Association. : , 2012.
    • BAROSSI, L. . Admirável humano novo: a ficcionalização da experiência pós-humana na narrativa contemporânea. In: VI EPOG , 2011 , São Paulo. Anais do VI EPOG. : , 2011.
    • BAROSSI, L. . O amálgama do ciência-ficcional e do especulativo na obra de Franklin Cascaes. In: III Colóquio 'Vertentes do Fantástico da Literatura' , 2013 , Unesp - Assis. III Colóquio. : , 2013. p. 380 - 387.
    • BAROSSI, L. . Cyberliterature in Portuguese and the Canon. In: 41th Convention of the Northeast Modern Language Association , 2010 , Montreal - CA. 41th Convention of the Northeast Modern Language Association. : , 2010.
    • BAROSSI, L. . Entre máquinas, robôs, cylons e clones: as sociedades fantásticas da ficção científica. In: II Colóquio Vertentes do Fantástico na Literatura , 2011 , São José do Rio Preto. II Colóquio Vertentes do Fantástico na Literatura. : , 2011.
    • BAROSSI, L. . Ficção Científica e Contemporaneidade: Novas Perspectivas Críticas. In: VI SIMPÓSIO EM LITERATURA, CRÍTICA E CULTURA , 2012 , Juiz de Fora. DISCIPLINA, CÂNONE: CONTINUIDADES E RUPTURAS. : , 2012.
    • BAROSSI, L. . Análise Ciência Ficcional da Narrativa. In: VII EPOG , 2012 , São Paulo. VII EPOG - ESTUDOS INTERDISCIPLINARES NAS HUMANIDADES: PERSPECTIVAS E LIMITES. : , 2012.
    • BAROSSI, L. . Por uma leitura ciência-ficcional do ensaio sobre a cegueira. In: Percursos Interculturais Luso-Brasileiros: Modos de pensar e fazer , 2014 , Rio de Janeiro. Percursos Interculturais Luso-Brasileiros: Modos de pensar e fazer. : , 2014.
    • BAROSSI, L. . Aspectos ciência-ficcionais nas Literaturas de Língua Portuguesa. In: XIV Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa , 2014 , São Paulo. XIV Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. : , 2014.
    • BAROSSI, L. . Lesdroids, Transborgs, Interaliens: science-fictional characters beyond fembots. In: WisCon 38 , 2014 , Madison - WI. Feminism, Fans, and the Future: Traveling the Shifting Worlds of Writers, Readers, Gender, and Race in Science Fiction. : , 2014.
    • BAROSSI, L. ; MARTINHO, S. . Ficção científica. Porto : Casa Comum - Universidade do Porto , 2020 (Podcast)
    • BAROSSI, Luana . Ungulani Ba Ka Khosa. Rio de Janeiro : Dialogarts , 2019 (Verbete)
    • BAROSSI, Luana . José Eduardo Agualusa - Ficcionista. Rio de Janeiro : Dialogarts , 2019 (Verbete)
    • BAROSSI, L. . 1983-4373 - Parecer para revista FrontriraZ. 2022 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . 2317-8086 - Parecer para revista Via Atlântica.. 2022 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . 1809-4449 - Parecer para a Revista Cadernos Pagu. 2020 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . Conselho editorial do livro: 'Novas Leituras queirosianas: O primo Basílio e outras produções'. 2017 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . 2317-8086 - Parecer para revista Via Atlântica. 2019 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . 2317-8086 - Parecer para revista Via Atlântica. 2019 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . 0103-815x - Parecer para revista Itinerários. 2018 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . 1981-7169 - Parecer para revista Crioula. 2018 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . 2317-8086 - Parecer para revista Via Atlântica. 2019 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . 0103-815x - Parecer para revista Itinerários. 2020 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . 2316-4018 - Parecer para revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2020 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . 2316-9826 - Parecer para revista Literartes. 2018 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . 2316-9826 - Parecer para revista Literartes. 2018 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . 2316-4018 - Parecer para revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2018 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . 2316-4018 - Parecer para revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2018 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . 2316-3267 - Parecer para revista Verbum. 2018 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . 2317-8086 - Parecer para revista Via Atlântica. 2017 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . 2316-4018 - Parecer para revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2016 (Parecer)
    • BAROSSI, L. . O espaço do insólito e do real na contemporaneidade da literatura. 2022 (Seminário)
    • BAROSSI, L. . Teorias da ficção científica. 2023 (Conferência)
    • BAROSSI, L. . África: Literaturas e contextos culturais. 2019 (Conferência)
    • BAROSSI, L. . Relações entre as literaturas africanas em língua portuguesa e a literatura brasileira. 2020 (Conferência)
    • BAROSSI, L. . A exposição das entranhas da terra como metáfora epistemológica em ?A louca de Serrano?, de Dina Salústio. 2019 (Seminário)
    • BAROSSI, Luana . Aspectos lexicais e semânticos na poesia dos países africanos de língua oficial portuguesa. 2019 (Conferência)
    • BAROSSI, Luana . As identidades diaspóricas nas literaturas africanas em língua portuguesa. 2019 (Conferência)
    • BAROSSI, Luana . A poesia nos países africanos de língua oficial portuguesa. 2019 (Conferência)
    • BAROSSI, L. . Fusões do corpo em ?Urso branco?, de Mayra Santos-Febres. 2018 (Congresso)
    • BAROSSI, L. . Corpo múltiplo de Serrano como corpo comunitário. 2018 (Comunicacao)
    • BAROSSI, L. . Admirável humano novo: a ficcionalização da experiência pós-humana na narrativa contemporânea. 2011 (Comunicacao)
    • BAROSSI, L. . Os animots de Agualusa. 2016 (Comunicacao)
    • BAROSSI, L. . Os animais de Agualusa. 2015 (Comunicacao)
    • BAROSSI, L. . Eu ostra cismo: os devires animais de Ludo. 2015 (Comunicacao)
    • BAROSSI, L. . Airgela: The Poetics of Dystopia in The Boy and the World. 2015 (Comunicacao)
    • BAROSSI, L. . Distopia como linha de fuga: um insólito (trans)conceito. 2015 (Comunicacao)
    • BAROSSI, L. . Por uma leitura ciência-ficcional do ensaio sobre a cegueira. 2014 (Simposio)
    • BAROSSI, L. . Aspectos ciência-ficcionais nas Literaturas de Língua Portuguesa. 2014 (Comunicacao)
    • BAROSSI, L. . Lesdroids, Transborgs, Interaliens: science-fictional characters beyond fembots. 2014 (Conferência)
    • BAROSSI, L. . O amálgama do ciência-ficcional e do especulativo na obra de Franklin Cascaes. 2013 (Comunicacao)
    • BAROSSI, L. . The Hanged Man or Stillborn: Science-Fictional Comparative Relations between the Film and the Novel O Natimorto. 2013 (Conferência)
    • BAROSSI, L. . Análise Ciência Ficcional da Narrativa. 2012 (Comunicacao)
    • BAROSSI, L. . Sociedades distópicas disciplinares e sociedades distópicas de controle: uma nova perspectiva crítica para as narrativas de ficção científica. 2012 (Congresso)
    • BAROSSI, L. . Futuro Presente: As personagens femininas na distopia cyberpunk de Luiz Bras. 2012 (Comunicacao)
    • BAROSSI, L. . Ficção Científica e Contemporaneidade: Novas Perspectivas Críticas. 2012 (Simposio)
    • BAROSSI, L. . The Fictionalization of the Dystopian Experience in the Contemporary Brazilian Narrative. 2012 (Congresso)
    • BAROSSI, L. . Entre máquinas, robôs, cylons e clones: as sociedades fantásticas da ficção científica.. 2011 (Comunicacao)
    • BAROSSI, L. . Ciberliterature in Portuguese and the Canon. 2010 (Comunicacao)
    • BAROSSI, L. . Cyberliterature in Portuguese and the Canon. 2010 (Congresso)
    • BAROSSI, L. . XV Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. 2015 (FFLCH-USP)
    • Horácio Costa ; INACIO, E. C. ; LUGARINHO, M. C. ; BAROSSI, L. . IV Congresso da ABEH. 2008 (Universidade de São Paulo)
    • BAROSSI, L. ; SANTOS, G. L. I. ; BUENO, A. F. . O realismo em questão: Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa. 2017 (FFLCH - USP)
    • BAROSSI, L. . Workshop de criação literária: Oficina de escrita criativa. 2019 (CIP - Congregação Israelita Paulista)
    • BAROSSI, L. . Subjetividades Fragmentadas: a ficcionalização da experiência distópica na narrativa contemporânea em Língua Portuguesa. 2012
    • BAROSSI, L. . Ficção Científica e Representação: Tensões e Convergências. 2012
    • BAROSSI, L. . Cânones das Literaturas de Língua Portuguesa I. 2019 (E-book)
    • BAROSSI, L. . Teoria Literária. 2019 (Videoaula)
    • BAROSSI, L. . Cânones das literaturas de língua portuguesa I. 2019 (Vídeo educacional)
    • BAROSSI, L. . Teoria Literária. 2018 (E-book)
    • Nome do projeto: Pela borda e pela margem: formação dos cânones culturais e movimentos periféricos no Brasil, em Portugal e em Cabo Verde (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAROSSI, L. , INACIO, E. C. , MARINHO, M. V. , GONZALEZ, S. M. , RODRIGUES, S. S. , MIRANDA, F. R. , MOREIRA, E. G. , MELO, U. M. S. , PALOMO, V. R. C. , SANTOS, A. A. .
      Descrição: Estudo das condições de produção de discursos reconhecidos como literários, oriundos das chamadas margens da cultura canônica. Análise de obras literárias, ficção e prosa, que se articulam através das marcas de gênero, etnia e classe social nas culturas de Língua Portuguesa.
    • Nome do projeto: OS CORPOS NOS (DOS) MODERNISMOS E A MODERNIDADE DOS (NOS) CORPOS (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAROSSI, L. , INACIO, E. C. , SALES, S. F. , DELGADO SOBRINHO, A. , RODRIGUES, B. C. M. , Amaral, A. L. R. B , SANTOS, A. P. , SANTOS, C. G. , ALENCAR, A. S. .
      Descrição: Descrição: A emergência das vanguardas literárias e a decorrente prática que propuseram não garantiu a normalização de conteúdos como o corpo, o gênero e a diversidade sexual, no âmbito literário de movimentos como Orpheu e a Semana de Arte Moderna, que acabaram por conformar literariamente os juízos morais e estéticos que tanto combateram. Ao par disso, ausente esteve ainda uma textualidade que desafiasse os gêneros literários na sua compartimentalização. Somente a revisão estética dos valores modernistas, ocorrida em Portugal e no Brasil no correr dos anos de 1960, propiciará, em ambos os contextos, o surgimento de discursos literários que abrangessem os temas-tabu acima referidos, consonante às demandas políticas em ambos os países. Essa produção, materializada por textos como Novas Cartas Portuguesas e Fluxo-Floema ensejaram uma escritura que, ao romper com os limites da forma, apontam para a tentativa de traduzir o corpo no e pelo universo do texto, instaurando, efetivamente, tanto os modernismos no corpo quanto o corpo na modernidade.
    • Nome do projeto: O FANTÁSTICO E AS IMAGENS DO INSÓLITO: PRESENÇA E LIMITES NA LITERATURA LATINO-AMERICANA (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAROSSI, L. , TREVISAN, A. L. , PEDROSA, D. C. M. .
      Descrição: Os muitos sentidos do fantástico se manifestam em diferentes épocas e permitem uma reflexão sobre questões variadas, que abrangem aspectos literários, filosóficos e humanos. A pluralidade de textos ficcionais que se enquadram nessas perspectivas literárias permitem abrangentes questionamentos teóricos. Diante disso, este projeto visa reunir contribuições para uma discussão em torno da permanência do fantástico e do insólito em diferentes textos literários e nas diversas teorias.
    • Nome do projeto: O insólito ficcional na literatura contemporânea (2022 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: BAROSSI, L. , TREVISAN, A. L. , ZARATIN, D. A. P. , FAQUERI, R. F. , FERREIRA, C. C. , MARINO, H. A. , MOREIRA, M. E. R. , BALSINI, P. F. , MIRANDA, C. V. , HELENE, C. G. , CORREIA, F. C. , MANSSUR, G. J. , DORES, G. S. , GULIN NETO, J. , SILVA, M. F. L. B. , ARARIPE, R. H. , SANDOVAL, R. M. .
    • Nome do projeto: Dicionário Digital do Insólito Ficcional (e-DDIF) (2018 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: BAROSSI, L. , TREVISAN, A. L. , AGUIAR, C. M. , MELO, F. G. Q. , BARROS JUNIOR, F. M. , BATALHA, M. C. , SILVA, L. M. , SILVEIRA, R. C. , SILVA, A. M. , ALVAREZ, A. G. R. , VOLOBUEF, K. , FRANCA, J. , REIS, C. , ROAS, D. , SANTADE, P. O. A. , CARNEIRO, F. S. B. , TRINDADE JUNIOR, J. O. , CARREIRA, S. S. G. , SIMOES, M. J. , PERIM, R. S. M. , TAVARES, E. , LOPEZ-PELLISA, T. , BRAEM, E. P. C. A. , FURTADO, F. , CHIOVATTO, A. C. L. , SANTOS, A. P. A. , MATANGRANO, B. A. , ROSSI, A. D. , MAURO, C. , ZANINI, C. , RAPUCCI, C. A. , SILVA, D. A. P. , ZARATIN, D. A. P. , QUINTILIANO, D. , CORREIA, H. H. S. , WEBER, I. G. , CHAVES, J. S. , COLUCCI, L. , MOURA, M. , PANDOLFI, M. , ATIK, M. L. , SENA, M. F. , DANTAS, M. , MENON, M. C. , NESTAREZ, O. , PHILIPPOV, R. , SEIDEL, R. H. , FAQUERI, R. F. , ALVAREZ, R. G. H. , BALTOR, S. , TRUSEN, S. M. , REIS, A. , VERANO, A. A. , PONCE, A. G. , BENITEZ, H. , RIBEIRO, F. T. O. .
      Descrição: O Dicionário Digital do Insólito Ficcional (e-DDIF), hospedado em www.insolitoficcional.uerj.br, foi pensado para ser uma obra viva, dinâmica, sempre ampliada, alterada, corrigida, atualizada, versando sobre os domínios intra e extraficcionais relativos à ficção do insólito, cuja produção se dê em redes nacional e internacional de pesquisa, envolvendo estudiosos da área. O e-DDIF tem origem na sugestão, feita à equipe do Seminário Permanente de Estudos Literários da UERJ ? SePEL.UERJ (http: //www.sepel.uerj.br/) pelo Prof. Doutor Filipe Furtado, catedrático aposentado da Universidade Nova de Lisboa (UNL), de se produzir um dicionário dedicado ao tema, nos moldes gerais do Dicionário de Termos Literários (http: //edtl.fcsh.unl.pt/), coordenado pelo Prof. Doutor Carlos Ceia, com quem o Prof. Doutor Furtado dividiu gabinete de trabalho na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas daquela universidade. A sugestão foi acolhida e submetida a outros pesquisadores em redes nacional e internacional de estudos.O escopo do e-DDIF deve contemplar: 1. Domínio Intraliterário: A) Gêneros, Tipos, Modos ou Categorias do Insólito Ficcional; B) Terminologia e Conceitos: a) Associados internamente aos Gêneros, Tipos, Modos ou Categorias do Insólito Ficcional; b) De diversos domínios, apropriados pelos estudos do Insólito Ficcional; C) Temas e Motivos próprios ao Insólito Ficcional; D) Personagens próprios ao Insólito Ficcional; E) Autores do Insólito Ficcional; F) Obras representativas do Insólito Ficcional; G) Teóricos e Críticos do Insólito Ficcional; H) Mitologia endógena do Insólito Ficcional; 2. Domínio Extraliterário relacionável ao Insólito Ficcional: A) Relações Históricas e Epocais; B) Relações com Movimentos ou Escolas; C) Tendências Culturais; D) Enquadramentos Sociais; E) Enquadramentos Políticos; F) Enquadramentos Religiosos; G) Enquadramentos Ideológicos; H) Enquadramentos Psicológicos e Psicanalíticos; I) Mitologia Exógena apropriada pelo Insólito Ficcional; J) Manfiestação do Insólito Ficcional em: a) Teatro; b) Cinema; c) Televisão; d) Cyberespaço; e) Artes Plásticas; f) Outras Linguagens; K) Fãs Clubes e Fanzines relacionáveis ao Insólito Ficcional.
    • Nome do projeto: A forma da narrativa contemporânea em língua portuguesa: formalizações estéticas e produção de perceptos (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAROSSI, L. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como foco o estudo de soluções formais em obras literárias contemporâneas, especialmente narrativas produzidas em língua portuguesa, tomando como base, como amparo teórico-metodológico, as seguintes considerações: (1) a literatura como ato social simbólico, como proposto por Fredric Jameson (1992) em ?O inconsciente político?; (2) a forma da obra como conteúdo sócio-histórico decantado, reflexo das contradições contemporâneas (Adorno, 2003) e (3) a recorrente composição de soluções formais na literatura para a representação da perceptível tensão e violência do cotidiano (Süssekind, 2005). Desta forma, a pesquisa, de caráter analítico interpretativo, visa, a partir da análise de obras literárias, responder às seguintes questões: como o conteúdo sócio-histórico e as contradições contemporâneas são refletidos na forma das obras? Quais são as soluções formais para representar esses conteúdos? Quais são os conteúdos latentes possíveis de serem interpretados? As primeiras hipóteses, oriundas dos resultados do recente pós-doutorado realizado na Universidade Mackenzie recaem sobre a preponderância de elementos insólitos (em suas mais diferentes vertentes) e na articulação de elementos formais de outras artes (em especial, o cinema).
    • Nome do projeto: Análise formal, estrutural e temática de obras em língua portuguesa de autoras do século XX (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAROSSI, L. , SANTOS, C. G. , MONTEIRO, M. S. , KLUG, D. , PEREIRA, A. T. N. , TAUFER, H. M. , SILVA, D. M. E. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como foco o estudo de aspectos formais, estruturais e temáticos presentes em obras literárias em língua portuguesa de autoras do século XX. A pesquisa justifica-se como continuidade e complementação do trabalho de pesquisadoras como Zahidé Muzart, Constância Lima Duarte e Nelly Novaes Coelho, que realizaram compilações e estudos prévios das produções de autoras (especialmente brasileiras), normalmente apartadas dos manuais de literatura e das histórias da literatura brasileira, como é o caso de Ercília Nogueira Cobra, Chrysanthème e Julieta Bárbara, contemporâneas de modernistas brasileiros de diferentes gerações. Considerando que grande parte das pesquisas acerca das obras dessas autoras partem de perspectivas sociológicas, ginocríticas ou de gênero, elas permanecem isentas de leituras literárias que considerem não apenas o que dizem (em termos de aspectos extrínsecos; ideológicos), mas como dizem (em termos de elementos formais, estruturais e temáticos/simbólicos). Se considerarmos a literatura como ato social simbólico, como proposto por Fredric Jameson (1992) em O inconsciente político; a forma da obra como conteúdo sócio-histórico decantado, reflexo das contradições contemporâneas (Adorno, 2003) e a recorrente composição de soluções formais na literatura para a representação da perceptível tensão e violência do cotidiano (Süssekind, 2005), percebemos que não há como desamalgamar forma literária e conteúdo sócio-histórico. Assim, a pesquisa, de duplo caráter: pesquisa de arquivo e processo analítico-interpretativo, visa compilar, procurar e analisar obras literárias em língua portuguesa de autoras publicadas ou escritas até a década de 1980 do século XX, em quatro fases: (1) obras brasileiras de 1900 a 1940; (2) obras portuguesas, goesas e africanas de 1900 a 1940; (3) obras brasileiras de 1941 a 1980 e (4) obras portuguesas goesas e africanas de 1941 a 1980. O presente projeto corresponde à fase 1, partindo do Dicionário crítico de autoras brasileiras (COELHO, 2002). Como base teórico-metodológica inicial, além dos autores já citados, trabalharemos com as concepções de gênero como traço adjetivo (Rosenfeld, 1965); de singularização (Cklovski, 1917/2019); de distanciamento (Brecht, 1967); e de ponto de vista na ficção (Friedman, 1967).
    • Nome do projeto: Análise formal, estrutural e temática de obras em língua portuguesa de autoras do século XX (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAROSSI, L. , SANTOS, C. G. , MONTEIRO, M. S. , KLUG, D. , PEREIRA, A. T. N. , TAUFER, H. M. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como foco o estudo de aspectos formais, estruturais e temáticos presentes em obras literárias em língua portuguesa de autoras do século XX. A pesquisa justifica-se como continuidade e complementação do trabalho de pesquisadoras como Zahidé Muzart, Constância Lima Duarte e Nelly Novaes Coelho, que realizaram compilações e estudos prévios das produções de autoras (especialmente brasileiras), normalmente apartadas dos manuais de literatura e das histórias da literatura brasileira, como é o caso de Ercília Nogueira Cobra, Chrysanthème e Julieta Bárbara, contemporâneas de modernistas brasileiros de diferentes gerações. Considerando que grande parte das pesquisas acerca das obras dessas autoras partem de perspectivas sociológicas, ginocríticas ou de gênero, elas permanecem isentas de leituras literárias que considerem não apenas o que dizem (em termos de aspectos extrínsecos; ideológicos), mas como dizem (em termos de elementos formais, estruturais e temáticos/simbólicos). Se considerarmos a literatura como ato social simbólico, como proposto por Fredric Jameson (1992) em O inconsciente político; a forma da obra como conteúdo sócio-histórico decantado, reflexo das contradições contemporâneas (Adorno, 2003) e a recorrente composição de soluções formais na literatura para a representação da perceptível tensão e violência do cotidiano (Süssekind, 2005), percebemos que não há como desamalgamar forma literária e conteúdo sócio-histórico. Assim, a pesquisa, de caráter analítico interpretativo, visa compilar, procurar e analisar obras literárias em língua portuguesa de autoras publicadas ou escritas até a década de 1980 do século XX, em quatro fases: (1) obras brasileiras de 1900 a 1940; (2) obras portuguesas, goesas e africanas de 1900 a 1940; (3) obras brasileiras de 1941 a 1980 e (4) obras portuguesas goesas e africanas de 1941 a 1980. O presente projeto corresponde à fase 1, partindo do Dicionário crítico de autoras brasileiras (COELHO, 2002). Como base teórico-metodológica inicial, além dos autores já citados, trabalharemos com as concepções de gênero como traço adjetivo (Rosenfeld, 1965); de singularização (Cklovski, 1917/2019); de distanciamento (Brecht, 1967); e de ponto de vista na ficção (Friedman, 1967).
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: Letras - Habilitação em Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Crítica literária e Ciberespaço
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Letras - Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 2021
  • Atuação Profissional: 14
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Crioula (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
    • Via Atlântica (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2015 ).
    • Via Atlântica (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Professora Adjunta
    • Universidade Virtual do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Acompanhamento das atividades discentes nas disciplinas de Produção de textos e metodologia científica; Organização de fóruns de discussão das disciplinas de forma a torná-los espaços de interação e de aprendizado; Apoio aos professores das disciplinas na sistematização dos questionamentos e dúvidas dos alunos; Acesso diário ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), dando retorno às solicitações dos alunos; Incentivo aos estudos complementares por parte dos alunos; Verificação das dificuldades encontradas pelos alunos e reporte ao supervisor de curso; Elaboração de relatórios de acompanhamento dos alunos; Participação de reuniões semanais on-line de planejamento e organização das suas atividades; Realização de webconferências, sempre que necessário.
        Outras informações: Professora tutora
    • Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Ministrante do curso de atualização "O realismo em questão: Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa".
        Outras informações: Voluntária
    • Universidade Metropolitana de Santos:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Razão social de nome fantasia UNIMES: Centro de Estudos Unificados Bandeirante
        Outras informações: Professora doutora
    • Universidade Presbiteriana Mackenzie:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Universidade do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: O Dicionário Digital do Insólito Ficcional (e-DDIF), hospedado em www.insolitoficcional.uerj.br, foi pensado para ser uma obra viva, dinâmica, sempre ampliada, alterada, corrigida, atualizada, versando sobre os domínios intra e extraficcionais relativos à ficção do insólito, cuja produção se dê em redes nacional e internacional de pesquisa, envolvendo estudiosos da área.
        Outras informações: Colaboradora do e-DDIF
    • Revista Temporã:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
    • Centro de Cidadania LGBTI Luiz Carlos Ruas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Aulas de língua portuguesa e literatura para grupo beneficiário do projeto Transcidadania. Aulas de reforço de ingês.
        Outras informações: Professora/oficineira de Língua Portuguesa
    • Universidade Federal de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2021 - Atual ).
        Outras informações: Professora adjunta