Não autenticado |

Circe Maria Fernandes Bittencourt

    • Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (1967), pós-graduação em Metodologia e Teoria de História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (1969), mestrado em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (1988) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1993). Foi professora de Metodologia do Ensino de História e atualmente desenvolve pesquisas com projetos de pós-graduação da FEUSP. Entre 2007 a 2019 foi professora e orientadora do Programa de Educação da PUCSP ( EHPS) e atualmente é professora convidada do Programa de Pós Graduação do ProfHistória- UNIFESP- Guarulhos. Tem experiência na área de ensino de História, história das disciplinas e currículos escolares e história da educação indígena. Desenvolve pesquisas sobre história dos livros didáticos brasileiros, mantendo a organização do banco de dados LIVRES referente aos livros didáticos brasileiros de 1810 aos dias atuais na FEUSP .

       

      Links:    

    • História das disciplinas e currículos
    • Educação Indígena
    • Ensino de História
    • História do Livro Didático
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Ensino de História fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez Editora, 2018 . 327p. ISBN: 9788524926150.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . A escola como objeto de estudo: escola, desigualdades e diversidades. : Junqueira & Marin Editores, 2014 . 272p. ISBN: 9788582030646.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . História do ensino de leitura e escrita: métodos e material didático. : EDITORA UNESP, 2014 . 250p. ISBN: 9788539305414.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Ensino de História : fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2009 . 408p. ISBN: 9788524910692.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . LIVRO DIDÁTICO E SABER ESCOLAR 1810-1910. Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2008 . 239p. ISBN: 9788575263587.
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; DIVERSOS, . Dicionário de datas da História do Brasil.. São Paulo : Contexto, 2007 . 304p. ISBN: 8572442960.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Anais do IIº Encontro Perspectivas do Ensino de História. São Paulo : FEUSP/CNPq, 1996 . 797p. ISBN: .
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Leituras Escolares em Portugal e no Brasil. São Paulo : FINEP/FEUSP, 2002 . p. ISBN: .
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; LADEIRA, Maria Elisa . História do povo Terena. Brasília : MEC/CTI, 2000 . 156p. ISBN: 0000000000000.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O saber histórico na sala de aula. São Paulo : Contexto, 1997 . 175p. ISBN: 9788572440714.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Um projeto... tantas visões. Educação ambiental na escola pública. São Paulo : AGB, 1996 . p. ISBN: .
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; IOKOI, Zilda M. G. . Educação na América Latina. Rio de Janeiro, São Paulo : Expressão e Cultura, EDUSP, 1996 . 315p. ISBN: 8520801897.
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; FREITAS, E. F. ; BATISTA, Joice A. . Era Uma Vez Um Núcleo de Colonização: Um Estudo do Espaço Social de Vila Paulista - MT. CUIABA-MT : UFMT/PROED, 1988 . 88p. ISBN: 2523998100712.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Pátria, Civilização e Trabalho - O Ensino de Historia Nas Escolas Paulistas - 1917-1939. São Paulo : Loyola, 1990 . 227p. ISBN: 8515001209.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . História da Educação Indígena: percursos de pesquisa Anuario Sociedad Argentina de Historia de la Educacion , v. 18 , p. 100 - 113 , 2017. ISSN: 23139277.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Reflexões sobre o ensino de história Estudos Avançados , v. 32 , p. 127 - 149 , 2018. ISSN: 01034014.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Textbooks and school memory: research and preservation of the books for Projeto LIVRES History of Education & Children's Literature (Testo Stampato) , v. IX , p. 135 - , 2014. ISSN: 19711093.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Produção didática de história: trajetórias de pesquisas Revista de História , v. 164 , p. 487 - 516 , 2011. ISSN: 00348309.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Abordagens históricas sobre a História Escolar Educação e Realidade , v. 36 , p. 83 - 104 , 2011. ISSN: 01003143.
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; NADAI, E. . Noção de tempo e a formação do professor Ciência e Cultura , v. 40 , p. 172 - , 1988. ISSN: 00096725.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Os novos caminhos do ensino de história Nossa História (São Paulo) , v. 2 , p. 80 - 82 , 2004. ISSN: 16797221.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Ensino de história da América: reflexões sobre problemas de identidades Revista Eletrônica da ANPHLAC , v. 4 , p. 01 - 11 , 2005. ISSN: 16791061.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Em foco: história, produção e memória do livro didático (Apresentação) Educação e Pesquisa (USP) , v. 30 , p. 471 - 473 , 2004. ISSN: 15179702.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Autores e editores de compêndios e livros didáticos Educação e Pesquisa (USP) , v. 30 , p. 475 - 491 , 2004. ISSN: 15179702.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Ler, rabiscar e jogar fora. ( Depoimento a D. Yuri) Revista da Folha , v. 11 , p. 9 - 14 , 2003. ISSN: .
    • BITTENCOURT, C. M. F. . As humanidades no ensino (Apresentação) Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 25 , p. 147 - 148 , 1999. ISSN: 15179702.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Ensino de história para populações indigenas. Em Aberto , v. 14 , p. 105 - 116 , 1994. ISSN: 01041037.
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; NADAI, E. ; PENTEADO, H. D. O. ; PONTUSCHKA, N. N. ; KULCSAR, R. ; ISSLER, B. . Formação de Professores de quinta a oitava série do primeiro grau e de primeira a terceira séries do segundo grau: o estágio no contexto da prática de ensino. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , v. 73 , p. 373 - 376 , 1992. ISSN: 00347183.
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; PONTUSCHKA, N. N. ; NADAI, E. ; KULCSAR, R. . Estudo do meio como trabalho integrador das práticas de ensino. Boletim Paulista de Geografia , v. 70 , p. 45 - 52 , 1991. ISSN: 00066079.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Produção didática e progamas de ensino das escolas paulistas nas primeiras decadas do seculo xx. Revista da Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo , v. 15 , p. 167 - 87 , 1989. ISSN: 01022555.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Breve relato de uma viagem. São Paulo Boletim do Edm , v. 9 , p. 4 - 5 , 1990. ISSN: .
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Produção didática e programas de ensino das escolas paulistas nas primeiras décadas do século XX Revista da Faculdade de Educação , v. 15 , p. 167 - 187 , 1989. ISSN: .
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Práticas de leituras em livros didáticos Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Impresso) (Cessou em 1998. Cont. ISSN 1517-9702 Educação e Pesquisa (USP.Impresso)) , v. 22 , p. 89 - 110 , 1996. ISSN: 01022555.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Livros didáticos: concepções e uso Secretaria da Educação e Esporte de Pernambuco - Coleção Qualidade do Ensino, Série: Formação do Professor , v. , p. - , 1997. ISSN: .
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Resgatando o sujeito histórico - Cotidiano e produção didática em História História, Cotidiano e Mentalidades , v. , p. - , 1995. ISSN: .
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Resenha: Universidade, Escola e Formacao dos Professores de Catani, D. e Outros Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , v. 59 , p. 84 - 86 , 1986. ISSN: 01001574.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Os Problemas Educacionais Na Assembleia Nacional Constituinte de 1934 Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Impresso) (Cessou em 1998. Cont. ISSN 1517-9702 Educação e Pesquisa (USP.Impresso)) , v. 12 , p. 235 - 260 , 1986. ISSN: 01022555.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Traducao: Uma Outra Relacao Com O Tempo e Com O Espaco - Icem-Ecoles Modernes ORIENTACAO , v. 12 , p. 75 - 79 , 1987. ISSN: .
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Producao Didatica e Programa de Ensino das Escolas Paulistas Nas Primeiras Decadas do Seculo Xx REVISTA DA FACULDADE DE EDUCACAO , v. 15 , p. 167 - 187 , 1990. ISSN: .
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Traducao - Quando Surgiu O Ensino Secundario? Chervel, Andre REVISTA DA FACULDADE DE EDUCACAO , v. 18 , p. 99 - 112 , 1992. ISSN: .
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Historia Nas Pracas de Sao Paulo: Estudo do Meio e Outras Saidas Para O Ensino Noturno CADERNO 4 - CONSTRUINDO A EDUCACAO DO JOVEM TRABALHADOR , v. 07 , p. 25 - 32 , 1992. ISSN: .
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Os Confrontos de Uma Disciplina Escolar: da Historia Sagrada A Historia Profana Revista Brasileira de História (Impresso) , v. 13 , p. 193 - 221 , 1993. ISSN: 01020188.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O Ensino de Historia Nas Escolas Indigenas Em Aberto , v. 63 , p. 105 - 117 , 1994. ISSN: 01041037.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Método de Ensino. Dicionário de Ensino de História, v. 1, p. 162 - 167, 2019.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Reflexões sobre currículo e diversidade cultural. A escola como objeto de estudo: escola, desigualdades, diversidade, v. , p. 153 - 169, 2014.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Alain Choppin e seu legado como historiador e educador. História do ensino de leitura e escrita: métodos e material didático, v. 1, p. 43 - 60, 2014.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Uma história do material didático. Cidade e diversidade: itinerários para a produção de materias dida'ticos em História, v. 1, p. 67 - 88, 2012.
    • BITTENCOUT, C. M. F. ; BITTENCOURT, C. M. F. . História das populações indígenas na escola: memórias e esquecimentos. Ensino de História e culturas afro-brasileiras e indígenas, v. 1, p. 101 - 132, 2013.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Livro Didático de História: práticas e formação docente. Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente: ensino de história, v. 6, p. 544 - 565, 2010.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Representações sociais e métodos de ensino-aprendizagem. A invenção da sala de aula: o melhor do bolando aula, v. 1, p. 75 - 85, 2002.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Ciências humanas e suas tecnologias: ensino médio. História e Geografia, ciências humanas e suas tecnologias: livro do professor: ensino fundamental e médio, v. 1, p. 49 - 57, 2002.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . A pesquisa na universidade e a interface com o sistema educacional. Humanidades: a pesquisa na avaliação do mérito acadêmico, v. 1, p. 123 - 131, 1999.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . As tradições nacionais e o ritual das festas cívicas. Ensino de História e a criação do fato, v. 1, p. 43 - 72, 1988.
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; MATTOS, Ilmar R. de ; BASSETTO, S. . Propostas curriculares de História. As propostas curriculares oficiais, v. 01, p. 97 - 114, 1995.
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; NADAI, E. . Repensando a noção de tempo histórico no ensino. Ensino de História e a criação do fato, v. 01, p. 73 - 92, 1990.
    • CARRETERO, M. ; BITTENCOURT, C. M. F. . Identidades e ensino da história no Brasil. Ensino da história e memória coletiva, v. , p. 33 - 52, 2007.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Disciplinas escolares: História e Pesquisa. História das disciplinas escolares no Brasil: contribuições para o debate, v. 1, p. 9 - 38, 2003.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Identidade nacional e ensino de História do Brasil. História na sala de aula, v. , p. 185 - 204, 2003.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Temas comuns aos países do Mercosul no ensino de História. O Ensino de História e Geografia no Contexto do Mercosul, v. , p. - , 1998.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O Estudo do meio como Trabalho Integrador das Práticas de Ensino. Boletim Paulista de Geografia, v. , p. - , 1991.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . A Educação nas Constituintes Republicanas.. Anais da IVª Conferência Brasileira de Educação, v. , p. - , 1986.
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; SILVA, A. C. . Perspectivas históricas da Educação Indígena no Brasil. À Margem dos 500 anos- reflexões irreverentes, v. 1, p. 63 - 81, 2002.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Propostas curriculares de História: continuidades e transformações. Os currículos no ensino fundamental para as escolas brasileiras, v. 1, p. 127 - 161, 1998.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História. O saber histórico na sala de aula, v. 01, p. 11 - 27, 1997.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Livros didáticos entre textos e imagens. O saber histórico na sala de aula, v. , p. - , 1997.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O percurso acidentado do ensino de história da América no Brasil. Educação na América Latina, v. 01, p. 203 - 218, 1996.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Repensando a noção de tempo no ensino de história. O ensino de história e a criação do fato, v. , p. 73 - 92, 1988.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O Meio Como História. REPENSANDO A HISTORIA, v. , p. 72 - 80, 1984.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Prática de Ensino de História. A FORMACAO DO PROFESSOR E A PRATICA DE ENSINO, v. , p. 87 - 90, 1988.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Especialista comenta os livros polêmicos . Jornal da Tarde , São Paulo , 07 out. 2007.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . "O material serve apenas como apostila para realizar avaliação" . Desafios da Conjuntura , , 01 ago. 2008.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Os novos caminhos do ensino de história . Nossa História , Rio de Janeiro , 01 set. 2004.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . A História nos livros . Nossa História , Rio de Janeiro , 01 dez. 2003.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Representações sociais no ensino e aprendizagem de História . Bolando aula de História , São Paulo , . .
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Livros didáticos: concepções e usos . Bolando aula de História , São Paulo , . .
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O Ensino de História vai mudar . Revista SIEESP , São Paulo , . .
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Livro didático de História: práticas e formação docente. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE , 2010 , Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE. Belo Horizonte : , 2010. p. 544 - 565.
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; NADAI, E. . Prática de ensino de História. In: Seminários de Pesquisa , 1986 , São Paulo. Anais dos Seminários de Pesquisa. São Paulo : Feusp/Fapesp, 1986. p. 191 - 197.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O que é livro didático?. In: II Seminário Nacional sobre Leitura Infanto-Juvenil, Livro Didático e Participação da Comunidade em Formação de Leitores , 1996 , São Paulo. Anais do II Seminário Nacional sobre Leitura Infanto-Juvenil, Livro Didático. São Paulo : Faculdades Teresa Martin, 1996. p. 388 - 390.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Didática e prática de ensino de história: um balanço crítico das pesquisas e das demandas de investigação em ensino de História na Universidade de São Paulo. In: IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: olhando a qualidade do ensino a partir da sala de aula , 1998 , Águas de Lindóia. Anais do IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Águas de Lindóia : Feusp, 1998. p. 150 - .
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; COSTA, Adriana ; MIDLIN, Betty ; ALBUQUERQUE, Élcio ; FARIAS, Genésio ; LADEIRA, Maria Elisa ; WENCESLAU, Marina ; PINHEIRO, N. S. ; REZENDE, Rogério Alves . Ensino de História nas aldeias indígenas. In: II Encontro de Perspectivas do Ensino de História , 1997 , São Paulo. Anais do II Encontro Perspectivas do Ensino de História. São Paulo : Feusp, 1997. p. 258 - 294.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Ensino de História nas aldeias indígenas. In: II Encontro de Perspectivas do Ensino de História , 1996 , São Paulo. II Encontro de Perspectivas do Ensino de História. São Paulo : Feusp, 1996. p. 30 - .
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Práticas de leitura e livro didático. In: Reunião Anual da Anped: Educação, Paradigmas, Avaliação e Perspectivas , 1993 , Caxambu. Boletim Anped. Belo Horizonte : , 1993. p. 55 - .
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; PONTUSCHKA, N. N. . Formação do professor: reflexão sobre uma prática interdisciplinar. In: VI Conferência Brasileira de Educação , 1992 , São Paulo. VI Conferência Brasileira de Educação. São Paulo : Iglu, 1992. p. 104 - .
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; PENTEADO, H. D. O. ; PONTUSCHKA, N. N. ; LUFTI, E. P. ; QUENTEL, S. M. F. . Prática de ensino: a serviço de quem?. In: III Encontro Nacional de Prática de Ensino , 1985 , São Paulo. III Encontro Nacional de Prática de Ensino. São Paulo : PUC-SP, 1985. p. 66 - .
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; NADAI, E. . Prática de Ensino e a pesquisa: a noção de tempo histórico e a prática pedagógica. In: IV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino , 1987 , Recife - PE. IV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife : Unicap, 1987. p. 26 - .
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Lugares e cultura no ensino de História. In: XIV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino , 2008 , POrto Alegre. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2008. p. 205 - 216.
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; MONTEIRO, A. M. ; DIVERSOS, . Livro didático: uma abordagem plural. In: V Encontro nacional perspectivas do ensino de história. , 2004 , Rio de Janeiro. V Encontro Nacional perspectivas do ensino de história. Rio de Janeiro : ANPUH, 2004.
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; BEZERRA, H. G. ; PINSKY, J. . Circulação do conhecimento: o papel do livro.. In: XVIII Encontro Regional de História , 2006 , Assis. O historiador e seu tempo. São Paulo : ANPUH SP, 2006. p. 33 - 33.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Autores e editores de livros didáticos: 1810-1950. In: I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial , 2004 , Rio de Janeiro. I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial: livro. Rio de Janeiro : Fundação Casa de Rui Barbosa - UFF, 2004. p. 42 - 43.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Manuais de História: Diversidade, Usos e Imagens. In: IIº Encontro Perspectivas do Ensino de História , 1997 , São Paulo. Manuais de História: Diversidade, Usos e Imagens. São Paulo : Contexto, 1996.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Pesquisas em didática de história. In: Seminário Bienal (Sobre la) Enseñanza de la História y la Geografia del Mercosur , 2001 , Montevideo. [Anais] Santiago de Chile: UNESCO. Santiago de Chile : , 2001. p. 34 - 37.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Representações de Portugal no ensino de História no Brasil. In: Congresso Luso -Brasileiro - Portugal- Brasil- memórias e imaginários. , 2000 , Lisboa. Actas do Congresso Luso -Brasileiro ? Portugal- Brasil- memórias e imaginários. : , 2000. p. 625 - 633.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Capitalismo e cidadania em propostas curriculares de História. In: II Encontro de Perspectivas do Ensino de História , 1997 , São Paulo. Anais do II Encontro Perspectivas do Ensino de História. São Paulo : Feusp, 1997.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Livros Didáticos: fontes, acervos e banco de dados. In: 1º Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Leitura e escrita em Portugal e no Brasil - 1500-1970 , 1996 , Lisboa. 1º Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Leitura e escrita em Portugal e no Brasil - 1500-1970. Lisboa : Fundação Calouste Guibenkian, 1996.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Historigrafia Didatica: Uma Vulgarizacao do Saber?. In: XVI SIMPOSIO NACIONAL DE HISTORIA - BALANCO DA HISTORIGRAFIA A BRASILEIRA , 1991 , . . RIO DE JANEIRO-RJ : , . p. 0 - 0.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O Percurso Acidentado do Ensino de Historia da America. In: CONGRESSO INTERNACIONAL AMERICA 92 - RAIZES E TRAJETORIAS , 1992 , . . SAO PAULO - SP : , . p. 0 - 0.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Repensando O Ensino de Historia da America. In: CONGRESSO AMERICA 500 ANOS - ENSINO DE HISTORIA , 1992 , . . NITEROI - RJ : , . p. 0 - 0.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Historia do Cotidiano: Usar Sem Banalisar. In: XVII SIMPOSIO NACIONAL DE HISTORIA - HISTORIA E UTOPIA , 1993 , . . SAO PAULO - SP : , . p. 0 - 0.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Utopias Educacionais Anarquistas: Maria Lacerda de Moura e Sua Atuacaopedagogica. In: XVII SIMPOSIO NACIONAL DE HISTORIA - HISTORIA E UTOPIA , 1993 , . . SAO PAULO - SP : , . p. 0 - 0.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Sao Paulo A Noite: Interdisciplinaridade Em Trabalho Com O Ensino Noturno. In: 45 REUNIAO ANUAL DA SBPC , 1993 , . . RECIFE-PE : , . p. 0 - 0.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Os Limites do Livro Didatico. In: 1 ENCONTRO PAULISTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA - FALA PROFESSOR , 1993 , . . CAMPINAS - SP : , . p. 0 - 0.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Les Manuels Scolaires Bresiliens Et Les Editeurs Francais Au Xix Siecle. In: III COLLOQUE DE L'UNIVERSITE D'ETE - CENTRE DE JONZAC , 1994 , . . JONZAC-FRANCA : , . p. 0 - 0.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Historia das Disciplinas: Abordagens e Pesquisa. In: 16 REUNIAO ANUAL ASSOCIACAO NACIONAL POS-GRADUACAO E PEQUISA - ANPED , 1994 , . . SAO PAULO-SP : , . p. 0 - 0.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Banco de Dados e Historia dos Livros Didaticos. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTORIA E COMPUTACAO , 1994 , . . SAO PAULO - SP : , . p. 0 - 0.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Procedimentos Metodologicos Na Pesquisa Sobre Imagens No Ensino de Historia. In: II ENCONTRO DE PROFESSORES PESQUISADORES NA AREA DE ENSINO DE HISTORIA , 1995 , Rio de Janeiro. II ENCONTRO DE PROFESSORES PESQUISADORES NA AREA DE ENSINO DE HISTORIA. Niterói : Eduff, 1995. p. 263 - 268.
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Apresentação. São Paulo : Editora da Faculdade de Educação USP , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial. São Paulo : Editora da Faculdade de Educação USP , 2020 (Tradução)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Apresentação. Curitiba : Appris , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Posfácio. São Leopoldo / RS : Editora Oikos Ltda; , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; ALMEIDA NETO, A. S. ; GREEN, J. ; NAPOLITANO, M. ; VANUCCHI, M. A. ; MONTELONE, J. ; TELES, J. A. ; SOUZA, C. M. ; GOMES, F. ; TOLEDO, M. R. A. ; SEFFNER, F. . Golpes na História e na Escola- o Brasil e a América Latina nos séculos XX e XXI. São Paulo : Cortez Editora , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; ORIÁ, R. . O Brasil contado às crianças. São Paulo : Annablume , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • ALMEIDA NETO, A. S. ; BITTENCOURT, C. M. F. . Representações utópicas no ensino de História. São Paulo : Editora Unifesp , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Apresentação. Rio de Janeiro : Mauad X; FAPERJ , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Prefácio. Campo Grande : UNIDERP , 2005 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Identidades e práticas dos professores. São Paulo : Cortez , 2002 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Estar diante de irriquietos jovens. São Paulo : Contexto , 1997 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Dia da bandeira- 19 de novembro. São Paulo : Contexto , 2007 (Verbete)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Massacre de Eldorado de Carajás- 17 de abril de 1996. São Paulo : Contexto , 2007 (Verbete)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . CATANI, D. e outros- Universidade, escola e formação dos Professores. São Paulo : Brasiliense , 1986 (Resenha)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Revista Educação e Pesquisa. 2017 (Parecer)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Revista de História. 2019 (Parecer)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . VI Seminário Internacional: A produção do conhecimento no campo da Educação Especial. 2018 (Outra)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Sistema apostilado de ensino na escola pública estadual: uma abordagem crítica acerca da Geografia. 2017 (Parecer)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O processo de hibridação e a construção das concepções de gênero na educação do MST. 2017 (Parecer)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Assessoria Ad Hoc da Seleção Brasil 2008 do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford. 2008 (Assessoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; PIRES C.M.C ; FERNANDES A.T.C. . Orientações Curriculares e Proposição de Expctativas de Aprendizagem para o Ensino Fundamental: Ciclo II - História. 2007 (Assessoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Assessora dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1ªe 2º ciclos)- Conhecimentos Históricos- MEC. 1996 (Assessoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Coordenação de Cursos de Formação Continuada- Área de História - Convênio Secretaria da Educação de São Paulo/USP. 1998 (Outra)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Assessoria do Projeto MEC/UNESCO/FCC para Análise das propostas curriculares dos estados e de alguns municípios das capitais para o ensino fundamental Local: Fundação Carlos Chagas. 1995 (Assessoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Assessoria no Projeto de Educação Escolar Indígena organizado pelo Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e FEUSP, com apoio da Norwegian Rainforest Foundation para a produção e avaliação de material didático (livros textos e vídeos) para o ensino de História e Geografia para as escolas de aldeias Krahô (Tocantins), Guarani( São Paulo e Terena (Mato-Grosso do Sul). 1996 (Assessoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Assessoria junto à equipe de História da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo (CENP/SE) para a elaboração de subsídios, textos de apoio e atividades de História para as séries iniciais do 1º grau. 1994 (Assessoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Assessoria junto à equipe de História da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo (CENP/SE) para a elaboração de subsídios, textos de apoio e atividades de História para as séries iniciais do 1º grau. 1993 (Assessoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Assessoria na Fundação para o Desenvolvimento da Educação -FDE/SE para a produção e avaliação de vídeos pedagógicos da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e para produção de vídeos de História para a TV Escola- Vestígios do passado: série Povos Americanos. 1993 (Assessoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Avaliação Externa do Programa Um Salto para o Futuro realizado pela Fundação Carlos Chagas. 1993 (Outra)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Assessoria do Serviço de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Santo André /SP, para a elaboração da Proposta Curricular na área de História. 1992 (Assessoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Assessoria no Núcleo de Orientação Pedagógica da Escola de Aplicação da FEUSP (NOP). 1992 (Assessoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Assessoria pedagógica no Projeto Reorientação Curricular e Formação de Pessoal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em Convênio com a USP. 1992 (Assessoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Assessoria junto à Equipe Técnica de História da CENP/ Secretaria de Educação /SP para elaboração da Proposta Curricular de História. 1986 (Assessoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Assessoria e análise crítica para a elaboração de subsídios para melhor utilização de livros didáticos de História para Fundação do Livro Escolar da SE de São Paulo. 1985 (Assessoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Assessoria técnico-pedagógica junto ao Gabinete da Coordenadoria de Ensino da Grande São Paulo- COGSP/SE- Secretária da Educação do Estado de São Paulo. 1984 (Assessoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Assessoria técnica de reorientação curricular para restabelecimento de História e Geografia nas 5ª e 6ª séries do Iº grau. 1983 (Assessoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . PCN da área de Ciências Humanas - Ensino Médio- História. 1998 (Consultoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . PCN da área de Sociedade e Cultura - Ensino médio- área de História. 1998 (Consultoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental -PCN de História (3º e 4º ciclos). 1998 (Consultoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1ª- 4ª séries)- Conhecimentos Históricos. 1997 (Assessoria)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Projeto de Educação Escolar Indígena organizado pelo Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e FEUSP, com apoio financeiro da organização Norwegian Rainforest Foundation e do MEC, para a produção e avaliação de material didático (livros de textos escolares e vídeos) para o ensino de História e Geografia para as escolas de aldeias Krahô (Tocantins), Guarani (São Paulo) e Terena (Mato-Grosso do Sul). 1997 (Elaboracao_de_projeto)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Escola sem Partido e Ensino de História na escola contemporânea. 2016 (Outra)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Educação e Memória - organização de acervos de livros didáticos. 2016 (Seminário)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . História Indígena nos currículos: desafios epistemológicos e educacionais. 2016 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Reflexões sobre a intersecção entre história e política em tempos de crise e confrontos: compromissos acadêmicos e educacionais. 2016 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . História dos livros didáticos no Brasil: produção e circulação. 2016 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . A Base Nacional Comum Curricular na história dos currículos brasileiros: disputas políticas e epistemológicas. 2016 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . História na escola: democratização da experiência e do conhecimento humanos. 2016 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Democracia e diversidade nos currículos contemporâneos de História. 2016 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Tendências historiográficas nos currículos escolares contemporâneos. 2016 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Currículos de história para a sociedade contemporânea, epistemologia, identidade e diversidade. 2016 (Conferência)
    • BITTENCOUT, C. M. F. ; BITTENCOURT, C. M. F. . Mercado editorial e livros didáticos. 2013 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . reflexões sobre a pesquisa e o ensino de história: aproximações e distanciamentos. 2013 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . História da Educação Escolar: saberes e açoes instituintes. 2012 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Acervos de livro didático: história e memória. 2009 (Seminário)
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; MARTINS, I. . Mesa Redonda "Políticas Públicas do Livro Didático no Brasil: o que temos e o que queremos". 2008 (Outra)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Mesa de Discussão "O Negro no Livro Didático: Desconstrução de Estereótipos". 2008 (Outra)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . "O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA". 2008 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . "ENSINO DE HISTÓRIA E DIVERSIDADE CULTURAL: PERSPECTIVAS DE NOVOS PARADIGMAS". 2008 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Mesa Redonda "ENSINO DE HISTÓRIA: SABERES E PODERES NA CONTEMPORANEIDADE". 2008 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Mesa Redonda "Currículo e Cultura". 2008 (Outra)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . "Primeira Jornada de RECUPERACION DEL PATRIMONIO HISTORICO EDUCATIVO". 2008 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 2008 (Simposio)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Educação, multiculturalismo e de identidades. 2002 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O tema do Holocausto nos livros didáticos: presença e silêncios. 2002 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Mesa redonda: A cidade: arte, história e cultura. 2001 (Outra)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Reforma Curricular no Contexto da Política Educacional Brasileira. 2001 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . PCNs: O que há de novo?. 2001 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Mesa- redonda: Política Educacional Global, Ensino de História e Formação de Professor de História. 2001 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Educação: diferenças e tensões culturais- Educação indígena. 2000 (Outra)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Currículo e conhecimento escolar. 2000 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Uma interlocução da Geografia com as demais Ciências Sociais. 1999 (Outra)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . História e Ciência na criação da nação. 2000 (Outra)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . A produção e a apropriação de saberes escolares- Os asaberes históricos e a escola.. 1999 (Outra)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Currículo no Brasil: entre a reforma, a crítica e a utopia. 1999 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Retrospecto histórico das diretrizes educacionais nos 500 anos de Brasil. 1999 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . A Política Educacional do Governo e a Formação do Professor. 1998 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Do Mundo à sala de aula. 1998 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O ensino de História e a profissão do Historiador. 1998 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Relações Homem -Natureza e Ensino de História. 1998 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Portugal nos Programas e Manuais de História do Brasil. 1998 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . A Micro e a Macro História- a Questão da Identidade e do Multiculturalismo na Perspectiva de Uma Cotidianidade Não Alienada. 1997 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O saber histórico. 1997 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Currículos de História. 1997 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . As transformações do ensino de História através de propostas curriculares. 1996 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Rompendo o Círculo vicioso na questão do ensino: da crítica à ação. 1996 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Questões para o ensino de História. 1996 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Santos nos caminhos da memória. 1995 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Panorama histórico do Brasil. 1995 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Imagens no Ensino de História. 1995 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Livros didático e uso de documentos em sala de aula. 1995 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . As diversidades das propostas curriculares de História. 1995 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O ensino de História: abordagens atuais. 1995 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Educação Ambiental: As Águas e a cidade. 1995 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . A produção e o ensino de história na região sudeste. 1994 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Panorama Histórico do Brasil. 1994 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Interdisciplinaridade em Educação Ambiental nas áreas de mananciais. 1993 (Seminário)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . As atuais propostas curriculares para o ensino de História. 1993 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . História e métodos de ensino inovadores. 1993 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Prática de ensino de História. 1993 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . A historiografia didática de História do Brasil. 1992 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Perspectivas das novas propostas curriculares para o ensino de história. 1991 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Reflexões sobre Projetos e Práticas Interdisciplinares na formação inicial e contínua dos professores. 1991 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Relations entre le Brésil et la France dans l?enseignement de l?histoire. 1990 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . L?enseignement de l?histoire du Brésil au début du XX siècle. 1989 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . L´histoire dans les manuels scolaires d´histoire du Brésil- 1900-1940. 1989 (Seminário)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . A História : ensino e historiografia. 1987 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Ensino de História para o Ciclo Básico. 1987 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O Ensino de História: propostas curriculares e escola pública. 1987 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . A Escola Pública Hoje. 1986 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O Estudo do meio e a integração disciplinar. 1985 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O Espaço Social: Proposta para o Ensino na Escola Pública de 2º Grau. 1984 (Conferência)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Gravação do programa Capacitação em Rede. 1997 Secretaria da Educação de Pernambuco
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Ensino de Estudos Sociais para o Ciclo Básico. 1987 TV Cultura
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Planejamento de História- Programa nº 4. 1994 TVE- TV Cultura
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Elaboração de roteiros de Vídeos para TVE- ( Vestígios do passado) - SE/CENP/FDE. 1994 TVE
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Do chafariz à água encanada ou. Roupa suja se lava em casa. 1997 TVE
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Ensino de História Iberoamericana. 2001 TV Educativa do México
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Primavera existirá. 1995 TVE
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Histórias de um rio contrariado. 1996 TVE
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Lugares da memória. 2006 TVE
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Fala, Mestre!. 2014 Nova Escola - Editora Abril
    • BITTENCOURT, C. M. F. . 'Desta pandemia, espero que saia uma nova valorização do papel do professor'. 2021 Revista Fapesp
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Estudar história de outra forma: entrevista com Circe Bittencourt. 2020 Revista Epígrafe
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; RORIZ, D.S. . Entrevista com Circe Bittencourt. 2020 Educação: Teoria e Prática de Rio Claro
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Senso crítico se ensina. 2015 Revista
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Seminários sobre História do livro didático e Banco de Dados Emmanuelle- Alain Choppin. 1997 (FEUSP/INRP-Paris)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Manuais de História: Diversidade, Usos e Imagens. 1996 (FEUSP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Leituras escolares em Portugal e no Brasil. 1998 (FEUSP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Portugal nos livros didáticos do Brasil. 1998 (Biblioteca Nacional- Lisboa)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Seminário Internacional sobre Ensino de História e Geografia no âmbito do MERCOSUL. 1996 ()
    • BITTENCOURT, C. M. F. . XIII Encontro Regional de História São Paulo: percursos históricos e historiográficos. 1996 (Faculdade de Ciências e Letras)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . II Encontro Perspectivas do Ensino de História. 1996 (FEUSP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; MUNAKATA, K. ; BOTO, C. J. M. C. R. ; MATE, C. H. ; CHOPPIN, A. . Simpósio Internacional - Livro Didático: Educação e História. 2007 (Universidade de São Paulo - FEUSP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; ZAMBONI, Ernesta ; MOLINA, Ana Heloisa ; GONÇALVES, Claudiomar dos Reis ; SIMON, Cristiano Gustavo Biazzo ; RIBEIRO, Edméia Aparecida ; DUARTE, Geni Rosa . VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. 2003 (Universidade Estadual de Londrina - UEL)
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; Antonia terra ; ALMEIDA, A. S. ; GIOVINAZZO, C. J. A. ; SANTOS, E. A. . Seminario Internacional Momentos e Lugares da História e da Educação Indígena. 2013 (POntificia Universidade católica de Sao Paulo)
    • VAGLIANI, P. ; BITTENCOURT, C. M. F. ; BIANCHINI, P. . Dal Brasile all`Aggro romano- Scuole come Capane- Libri come opere d'arte. 2017 (Fondazione Tancredi Barolo; Dipartamento di Filosofia e Scienze dell'Educazione- Università di Torino;, Università de Sào Paulo ( USP)- Projeto Livres ; PUCSP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Participação em Comissão Científica do I Seminário Internacional do Patrimônio Científico e Ensino de Ciências. 2017 (Seminário).. 2017 (PUC-SP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; JESUS, N. T. . Momentos e lugares da educação escolar indígena no Brasil. 2013 (POntificia Universidade Católica de São Paulo)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O ensino de História: teoria e práticas. 1994 (ANPUH - MTS)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O caminhar do ensino da História e as novas exigências da modernidade. 1995 (INSTITUTO SAO JOSE - SALESANO)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Ensino de História: problemas e conteúdos: curso de Extensão Universitária. 1984 (Sociedade de Estudos Históricos)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Repensando o Ensino de História: História Temática e História Controversa. 1985 (Delegacia de Ensino de Carapicuíba)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Estudo do espaço social de Rondonópolis. 1986 (UFM)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O espaço escolar. Integração professor-aluno. 1986 (Associação dos Geográfos Brasileiros e Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Relações entre sociedade e cultura e os diferentes tempos históricos. 1994 (USP em Convênio com a FDE/SE de São Paulo)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . História Social no ensino de 1º e 2º graus. 1997 (Faculdade de Educação/FAED)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . História : Estudos para uma Proposta Curricular. 1985 (Convênio CENP-SE/ USP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Uma experiência de história temática para 5ª série. 1985 (Convênio CENP-SE/ USP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Estudo do meio: uma prática para o ensino de História. 1985 (Convênio CENP-SE/ USP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Bandeirismo e o herói na História. 1986 (FEUSP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . A História de São Paulo: da vila à metrópole. 1986 ()
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Integração Social:reflexão teórica e práticas alternativas. 1986 ()
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Integração Social:reflexão teórica e práticas alternativas. 1986 ()
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Imigração e transformações urbanas em São Paulo- 1900-1920. 1986 ()
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Ensino de História na Escola de IIº grau para professor III. 1987 ()
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Nós e o livro didático. 1990 (Convênio Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME/USP e pelas Secretarias da Educação dos Municípios de Diadema e Stº André)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . São Paulo à noite- praças como espaço de poder e trabalho: transformações e permanências. 1992 ()
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O uso de documentos no ensino de história. 1992 ()
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Migrações e industrialização em Diadema: possibilidades de estudos do meio no prosesso de alfabetização. 1994 ()
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Curso de História para a formação de professores indígenas das aldeias Krahô. 1992 (Cursos do Convênio de Educação Escolar Indígena - CTI/ FEUSP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Curso de educação escolar para professores/monitores indígenas. 1994 (CTI e FEUSP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Aulas de conteúdos de História do Brasil e América. 1994 (CTI e FEUSP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Discussão de organização de propostas curriculares. 1994 (CTI e FEUSP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Organização e acompanhamento de estágios dos professores indígenas na Escola de Aplicação da USP. 1994 (CTI e FEUSP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Cursos de História do Brasil e América. 1995 (Projeto Educação para Areas Indígenas- Grupo Terena)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Cursos para produção do livro História do povo Terena. 1997 (CTI e FEUSP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Coordenação dos Cursos do PEC no projeto Produção e utilização de materiais didáticos de História para o ensino fundamental- POLO II -Convênio USP/SE de São Paulo(1997-1998). 1997 (Convênio USP/SE de São Paulo)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . A construção do cotidiano. 1986 (ANPUH-SP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Sociedade e cultura: abordagem metodológica sobre a escravidão nos livros didáticos. 1987 (ANPUH - Nacional)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O ensino de História na escola pública brasileira: inovações teórico- metodológicas nos programas curriculares. 1991 (ANPUH - SC)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O ensino de História: teoria e práticas. 1995 (DH - UFMS)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Imagens e textos no ensino de História. 1995 (Ministério da Aeronáutica- E.P.S.G.Tenente Rego Barros)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Imagens e memória no ensino de História. 1996 (Deptº História - UEL)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . História e Imagem. 1996 (CDOC/UESC e Pós-Graduação em História Regional)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . O ensino de História e a profissão do historiador. 1998 (Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . História no ensino fundamental e médio. 1998 (FEUSP e LAPECH)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Iconografia no ensino de História. 1995 (ANPUH-Nacional)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Metodologia do Ensino de História. 1995 (Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Novas abordagens metodológicas para o ensino de História. 1996 (MEC/Fundação Universidade do Amapá/Departamento de História)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Estudos do Meio para Ensinar História. 1999 ()
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Curso/Oficina: Práticas de ensino nas atuais propostas curriculares de História. 1999 ()
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Ensino de História a partir dos PCNs.. 2000 ()
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Publicações: ideias, práticas, possibilidades. 2011 (FFLCH-USP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Memória e ensino de História. 2010 (FFLCH-USP)
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Imagens no ensino de História. 1995 (ANPUH - Nacional)
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; BOTO, C. J. M. C. R. ; MUNAKATA, K. . Relatório Científico do Projeto Temático 3. 2006
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Meio Ambiente: História e Interdisciplinaridade. 2007 (Livro-texto)
    • Nome do projeto: Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITTENCOURT, C. M. F. , BOTO, C. J. M. C. R. , VICENTINI, P.P. , SILVA, V.B. , VIDAL, D.G. .
      Descrição: Este projeto se inscreve no que a literatura educacional contemporânea vem denominando história transnacional da educação. Por cruzar fronteiras, essa referência historiográfica redefine territórios e dispõe as histórias nacionais no interior de contextos internacionais, apresentando relações transnacionais, conexões, interdependências. Mais especificamente, o projeto foca na circulação de sujeitos, de artefatos, de saberes e de práticas entre o Brasil e demais países do mundo, no período que se estende do princípio do século XIX aos dias atuais. Tem como marco inicial a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, momento de implantação da primeira imprensa régia em terras brasileiras e de iniciativas que levariam à primeira lei geral do ensino primário, de 1827, e à criação dos cursos secundários e superiores, além das primeiras escolas normais. Desfolha as apropriações, intercâmbios, partilhas e trocas de conhecimentos e de ações em nível internacional que desde então se processaram, procurando compreender como esse universo simbólico inscreveu marcas de inovação nas diferentes tradições que compunham e compõem os saberes e as práticas educacionais ainda na atualidade. De modo a viabilizar essa proposta, o Projeto constitui-se em torno de quatro eixos temáticos, assim denominados: 1) arquivos digitais e bibliotecas: história do livro e da leitura; 2) sujeitos e artefatos: movimentos e vestígios; 3) inovação e tradição: fugas e contrapontos; 4) material didático para o ensino público e formação docente. Cada um desses eixos é coordenado por dois pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições paulistas e estrangeiras..
    • Nome do projeto: Educação e Memória: organização de acervos de livros didáticos (2003 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITTENCOURT, C. M. F. , MUNAKATA, K. , RAZZINI, Márcia , OLIVERIA, M. A. , BOTO, Carlota , MATE, Cecília Hanna , MATE, C. H. , CHOPPIN, A. .
      Descrição: A pesquisa faz parte do projeto temático Educação e Memória: organização de acervos de livros didáticos. Refere-se à organização da Biblioteca de Livros Didáticos (BLD) e do Banco de Dados (LIVRES) do Centro de Memória da Educação Escolar (CME) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. O projeto visa dar continuidade à organização do acervo para atualizar os dados sobre livros didáticos, disponibilizar, aos pesquisadores, o acesso à produção escolar das diversas disciplinas escolares brasileiras desde o século XIX ao ano 2000 e fornecer referenciais e fontes, por intermédio de recuperacão de obras e coleta de documentos referentes à produção didática; legislação, programas curriculares, catálogos de editoras, etc. A pesquisa se insere em um projeto que vem se desenvolvendo no referido Centro com convênios internacionais visando intercâmbios para estudos comparados e acompanhamento das pesquisas em outras intituições e pretende, nesta perspectiva, sua inclusão na rede Internet. A organização do acervo caracteriza-se ainda por ser alimentado e ampliado constantemente pelas pesquisas de uma equipe de especialistas da área que analisam o livro didático em suas diferentes vertentes: conteúdos das diversas disciplinas, processo de produção e história das editoras, memória e usos dos livros em salas de aula.
    • BITTENCOURT, C. M. F. ; MUNAKATA, K. . LIVRES - Livros Escolares Brasileiros. 2005 - Banco de dados
    • BITTENCOURT, C. M. F. . Escola Democrática X Escola sem Partido. 2016 - Organização de evento
    • BITTENCOURT, C. M. F. . I Seminário de História da Educação: balanços e desafios. 2016 - Organização de evento
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 1967
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 1988
      • Nome da Instituição: faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 1969
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Université Paris Descartes
        Ano de conclusão: 1994
    • Escola Estadual de Primeiro Grau Nossa Senhora do O:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1970 - 1973 ).
        Outras informações: Professor Efetivo III
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Escola Estadual de Segundo Grau Milton Silva Rodrigues:
      • Tipo de vínculo: Livre (1974 - 1977 ).
        Outras informações: Professor Efetivo III
    • EEPSG Prof Architiclino Santos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1978 - 1985 ).
        Outras informações: Professor Efetivo III
    • Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3:
      • Tipo de vínculo: Livre (1988 - 1990 ).
        Outras informações: Pós-graduação de doutorado (bolsa sanduiche do CNPQ) na Universidade de Paris III- Nouvelle Sorbonne (França)- de 1988 a 1990
    • Institut National de Recherche Pedagogiques:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Professora convidada do Service d'Histoire de l'Education do Institut National de Recherche Pédagogique (INRP) Paris ?2001 (maio a julho) - Convênio USP-Brasil/INRP- France.
    • Faculdade de Educação - USP:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Revista Temas em Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Cadernos de História (UFU. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - Atual ).
    • Revista UNIVILLE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
    • Pontificia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2019 ).
        Outras informações: Assistente Doutor
    • Associação Nacional de História - Sede:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Presidente ANPUH SP
    • Escola de Filosofia Letras e Ciebncias Humanas/UNIFESP:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - Atual ).
        Outras informações: dedicação exclusiva