Não autenticado |

Cesar Adolfo Zamberlan

    • Doutorando em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela FFLCH USP, mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH USP, graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e em Letras pela FFLCH USP. É professor da Faculdade de Letras, Artes, Comunicação e Ciências da Educação da Universidade São Judas Tadeu (SP), pesquisador do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) da FE USP, pesquisador das relações entre Literatura e Cinema (adaptações e questões de linguagem), redator da Revista Interlúdio, www.revistainterludio.com.br, e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema.

       

      Links:    

    • Filosofia Trágica
    • Itinerários de Formação Cinema e Literatura
    • Pedagogia da Escolha
    • ZAMBERLAN, C. A. ; OLIVEIRA, L. J. P. . Da Narrativa Cinematográfica à Adaptação de Obras Literárias: do livro 'Coração das Trevas' ao filme 'Apocalipse Now' Diálogos Interdiscplinares , v. 2 , p. 1 - 24 , 2013. ISSN: 23173793.
    • OLIVEIRA, L. J. P. ; ZAMBERLAN, C. A. ; PELEGRINI, C. H. . SUJEITO, PODER E HIPERREALIDADE. Religare (UFPB) , v. 10 , p. 164 - 175 , 2013. ISSN: 19826605.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Inocência: o livro de Taunay e o filme de Walter Lima Júnior Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual , v. 01 , p. 126 - 141 , 2012. ISSN: 23169230.
    • ZAMBERLAN, C. A. . DOM CASMURRO SEM DOM CASMURRO Religare (UFPB) , v. 8 , p. 152 - 163 , 2011. ISSN: 19826605.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Aspectos da construção da cena em Memórias Póstumas de Brás Cubas Re-ação Integrada , v. Nº 8 , p. 08 - 18 , 2005. ISSN: 1678779X.
    • ZAMBERLAN, C. A. . O que leva (e levou) o cinema à literatura. Texto e tela: ensaios de literatura e cinema, v. 1, p. 251 - 274, 2014.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Topázio: o filme "errado" de Hitchcock. Hitchcock é o cinema, v. , p. 343 - 349, 2013.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Marguerite Duras e Rithy Panh: os dois lados da barragem.. O cinema de Rithy Panh, v. 1, p. 173 - 183, 2013.
    • ZAMBERLAN, C. A. . O Buraco e a questão do afeto no cinema de Tsai Ming-Liang. Cinema e Contemporaneidade, v. 1, p. 30 - 38, 2012.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Cinema e Literatura: a palavra e a imagem no cinema contemporâneo - itinerários possíveis. Artes, Museu e Educação, v. 1, p. 121 - 135, 2012.
    • ZAMBERLAN, C. A. . O Castelo, de Michel Haneke. Os filmes que sonhamos, v. 1, p. 159 - 164, 2011.
    • ZAMBERLAN, C. A. . O Atalante e a vida possível: se os tempos difíceis durarem, esperamos ele passar. O cinema como itinerário de formação, v. 1, p. 57 - 76, 2011.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Amar, Beber e Cantar (Aimer, Boire et Chanter, 2014), de Alan Resnais . Revista Interlúdio: filmes de 2014 , , . .
    • ZAMBERLAN, C. A. . Fassbinder: suicidado pela sociedade? . Revista Interlúdio: Dossiê Fassbinder , , 17 dez. 2013.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Literatura e cinema em Fassbinder: uma primeira aproximação . Revista Interlúdio: Dossiê Fassbinder , , 17 dez. 2013.
    • ZAMBERLAN, C. A. . A obra do escritor francês Georges Bernanos foi relançada no Brasil recentemente, o que reacendeu o debate sobre a sua obra e a relação desta com cinema. Cinema de Pialat, que adaptou dele Sob o Sol de Satã, e de Robert Bresson, que adaptou Diário de um Pároco de Aldeia e Nova História de Mouchette (um parêntese: pouco se fala do cinema de Bruno Dumont, um bernanosiano feroz, e não só nos últimos . Revista Interlúdio: Dossiê Maurice Pialat , , 02 jul. 2012.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Algumas publicações, impressas ou virtuais, que trazem uma visão de conjunto do cinema brasileiro nos últimos 20 anos. . Revista Interlúdio: Dossiê Brasil 1992 - 2012 , , 18 dez. 2012.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Cinema e Literatura nos últimos 20 anos: outro tempo, outras formas de produzir, outras formas de narrar. . Revista Interlúdio: Dossiê Brasil 1992 - 2012 , , 18 dez. 2012.
    • ZAMBERLAN, C. A. . A maior contemporaneidade e uma maior simbiose entre cinema e literatura neste período . Revista Interlúdio: Dossiê Brasil 1992 - 2012 , , 18 dez. 2012.
    • ZAMBERLAN, C. A. . De Coração das Trevas a Apocalypse Now . Revista Interlúdio , São Paulo , 01 mar. 2012.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Woody Allen cada vez mais sereno . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 17 jun. 2011.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Uma opção narrativa interessante; uma realização nem tanto . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 20 jan. 2012.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Buenos Aires 100 km . Revista Omelete , São Paulo , 01 jun. 2006.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Bendita VHS . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 17 jun. 2011.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Ricky de François Ozon: interessante, com poréns. . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 21 abr. 2011.
    • ZAMBERLAN, C. A. . É muito bom? Não! Mas é um filme de Clint Eastwood . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 27 jan. 2012.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Hadewijch de Bruno Dummont: Tortuoso, irregular ou suspeito? . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 17 set. 2010.
    • ZAMBERLAN, C. A. . O Intruso de Claire Denis . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 16 nov. 2011.
    • ZAMBERLAN, C. A. . O caos reina, a natureza não é acolhedora. . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 28 ago. 2009.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Três divagações em torno de "Melancolia" de Von Trier . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 05 ago. 2011.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Tom de chanchada afasta filme do lirismo e realismo de Jorge Amado . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 21 mai. 2010.
    • ZAMBERLAN, C. A. . O Cinema de Hitchcock e a forma literária: relações possíveis . Revista Interlúdio , São Paulo , 26 nov. 2011.
    • ZAMBERLAN, C. A. . "Gran Torino": simples como toda obra de arte clássica . www.cinequanon.art.br , , 20 mar. 2009.
    • ZAMBERLAN, C. A. . "O Equilibrista": convencional demais. . www.cinequanon.art.br , , 10 abr. 2009.
    • ZAMBERLAN, C. A. . "Milk - a voz da igualdade", diferentemente bom. . www.cinequanon.art.br , , 20 fev. 2009.
    • ZAMBERLAN, C. A. . V de Vingança e o baile de máscaras . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 07 abr. 2006.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Tropa de Elite: Matias é o seqüestrador do ônibus 174 . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 05 out. 2007.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Pergunte ao pó: quando o pó vira açúcar e o deserto, melodrama mexicano . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 09 jun. 2006.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Os Amantes Constantes: isso é cinema. . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 22 set. 2006.
    • ZAMBERLAN, C. A. . O grande Chefe e o engenhoso Lars Von Trier . wwww.cinequanon.art.br , São Paulo , 24 ago. 2007.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Selton Melo rouba a cena em O Cheiro do Ralo . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 22 mar. 2007.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Medos Privados em Lugares Públicos: a triste humanidade de Resnais . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 13 jul. 2007.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Still Life de Jia Zhang-ke: Terra em Transe . www.cinequanon.art.br , , 20 jul. 2006.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Dias Selvagens: Wong Kar-wai em estado bruto . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 05 jan. 2007.
    • ZAMBERLAN, C. A. . O cinema cirúrgico de Claire Denis . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 12 ago. 2005.
    • ZAMBERLAN, C. A. . De tanto bater meu coração parou: a França cindida entre a arte e a barbárie . www.cinequanon.art.br , www.cinequanon.art.br , 09 set. 2005.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Borat e a lógica do quanto pior melhor . www.cinequanon.art.br , , 23 fev. 2007.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Babel: um diretor sádico em busca de espectadores masoquistas . www.cinequanon.art.br , , 19 jan. 2007.
    • ZAMBERLAN, C. A. . A Concepção: o não sentido e a impossibilidade de se conceber como individuo . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 12 mai. 2006.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Os autores, a fossa e o monstro em Conceição e Saneamento Básico. . http://www.cinequanon.art.br/grandeangular_detalhe.php?id=30 , , 27 jul. 2007.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Onde os fracos não têm vez: existira lugar para a velha representação do herói? . www.cinequanon.art.br , , 01 fev. 2008.
    • ZAMBERLAN, C. A. . A Questão Humana e as feridas expostas por Nicolas Klotz . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 20 jun. 2008.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Aborto dos Outros: um documentário branco . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 05 set. 2008.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Vicky Cristina Barcelona: Woody Allen faz seu filme mais sensual . www.cinequanon.art.br , , 14 nov. 2008.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Fronteira da Alvorada: Garrel e o cinema de resistência . www.cinequanon.art.br , São Paulo , 05 dez. 2008.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Mostra Japão Pop: entre a solidão e o delírio . Revista Paisà , São Paulo , 01 jan. 2006.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Sombras, um filme de John Cassavetes . Revista Paisà , São Paulo , 01 mar. 2007.
    • ZAMBERLAN, C. A. . O cinema não consegue se aproximar da genialidade de Machado de Assis . IHU on-Line Revista do Instituto Humanitas Unisinos , São Leopoldo (RGS) , 29 set. 2008.
    • ZAMBERLAN, C. A. . Traiu ou não traiu? As verdadeiras e falsas questões . Revistas SescTV , São Paulo , 01 mai. 2008.
  • Apresentações de Trabalho: 2
    • ZAMBERLAN, C. A. . Sobre a crítica cinematográfica. 2012 (Conferência)
    • ZAMBERLAN, C. A. . Dom Casmurro sem Dom Casmurro. 2009 (Comunicacao)
    • ZAMBERLAN, C. A. . Mostra Itinerante de Cinema e Literatura. 2012 (Academia Paulista de Letras)
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Jornalismo
        Nome da Instituição: Faculdade Cásper Líbero
        Ano de conclusão: 1992
    • Mestrado:
      • Curso: Literatura Brasileira
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2008 ).
        Outras informações: Professor das disciplinas: Literatura Brasileira I, II, III e IV (curso de Letras), Teoria do Texto Escrito (Curso de Letras) e Redação Jornalística I, II e III (Curso de Jornalismo).
        Outras informações: Professor horista
    • Teresa (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
    • Re-ação Integrada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2007 ).
        Outras informações: Revista deixou de ser editada.
    • Centro Universitário Ibero Americano:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2011 ).
        Outras informações: Professor nas seguintes disciplinas da Pós-Graduação em Estudos Literários: Teoria e Análise do Romance, Teoria e Análise da Crônica e Teoria e Análise do texto dramático. Professor nas seguintes disciplinas da Graduação Publicidade e Propaganda e Design Digital: Teoria da Comunicação I e II, Estudos de Comunicação, Gerenciamento de Projetos, Redação Publicitária e Criação do Texto Publicitário.
        Outras informações: Professor horista
    • Centro Universitário Senac:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Professor horista
    • Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Universidade São Judas Tadeu:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Professor Tempo Integral
    • Diálogos Interdisciplinares:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Como parecerista.