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Tadeu Bruno da Costa Andrade

    • Possui graduação em Letras (2010) e Mestrado (2014) e Doutorado (2019) em Letras Clássicas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Atualmente é Professor Adjunto de Língua e Literatura Gregas na Universidade Federal da Bahia. Estuda os seguintes temas: lírica grega arcaica, comédia, épica do período imperial, teoria e prática poéticas, poesia oral.

       

      Links:    

    • ANDRADE, T. B. C. . Aristófanes. As Rãs. Araçoiaba da Serra : Mnema, 2023 . 368p. ISBN: 9786585066044.
    • ANDRADE, T. B. C. . Resenha de Emiliano Jerónimo Buis (2019) El juego de la ley. La poética cómica del derecho en las obras tempranas de Aristófanes (427-414 a.C.). Madrid: Dykinson, 448p. ISBN: 978-84-1324-202-6 Mundo Antigo em Resenha , v. 3 , p. 1 - , 2024. ISSN: 29658527.
    • ANDRADE, TADEU . Insularity and the Unique Position of Aeolic Song in Archaic Greek Poetry MARE NOSTRUM ? ESTUDOS SOBRE O MEDITERRÂNEO ANTIGO , v. 12 , p. 79 - 114 , 2021. ISSN: 21774218.
    • MESSAS, G. ; ANDRADE, T. B. C. . As patologias da embriaguez na Grécia clássica: o silêncio eloquente do Corpus Hippocraticum Revista Internacional de Humanidades Médicas , v. 6 , p. 20 - , 2018. ISSN: 22545859.
    • ANDRADE, T. B. C. . Entre Tradição e Fidelidade: Traduzindo a Lírica Coral Grega. In: II Jornada TRADUSP - Tradução e Poética , 2014 , São Paulo. Jornada TRADUSP: Tradução e Poética. Rio de Janeiro : Vermelho Marinho, 2014. p. 291 - 304.
    • ANDRADE, T. B. C. . O lugar do rhetor em A Formação do Orador, II, 1-3 de Quintiliano. In: XXIII Semana de Estudos Clássicos V Encontro de Iniciação Científica em Estudos Clássicos , 2008 , Araraquara - SP. Anais da XXIII Semana de Estudos Clássicos. V Encontro de Iniciação Científica em Estudos Clássicos. Cultura Clássica: inter-relações e permanência. : , 2008.
    • ROCKER, R. ; ANDRADE, T. B. C. ; RIBEIRO, D. F. . Prefácio à edição alemã de 'A conquista do pão' de Piotr Kropotkin. São Paulo : Biblioteca Terra Livre , 2022 (Tradução de Prefácio)
    • ANDRADE, T. B. C. . O Caso Suzanne Urban. : , 2012 (Tradução)
    • ANDRADE, T. B. C. . O Ensino de Retórica nas Instituições Oratórias, II, 1-10, de Quilitiliano. : , 2009 (Iniciação Científica)
    • ANDRADE, T. B. C. . La poética de Nono de Panópolis: apuntes sobre la técnica compositiva del Libro I de las Dionisíacas. 2024 (Conferência)
    • ANDRADE, T. B. C. . Poética en Nono de Panópolis: Programa y Práctica. 2022 (Comunicacao)
    • ANDRADE, T. B. C. . El cuento de los dos poetas: Cadmo y Tifón en Dionisíacas 1. 2023 (Comunicacao)
    • ANDRADE, T. B. C. . Tifón: la recepción de Hesíodo en Nono de Panópolis. 2023 (Conferência)
    • ANDRADE, T. B. C. . Retórica, poética e imitación: Europa en Nono y Mosco. 2023 (Comunicacao)
    • ANDRADE, T. B. C. . A batalha dos astros no livro I das Dionisíacas de Nono de Panópolis: modelos e variações. 2023 (Comunicacao)
    • ANDRADE, T. B. C. . Argumentos retóricos no agón de Ésquilo e Eurípides nas Rãs de Aristófanes. 2023 (Conferência)
    • ANDRADE, T. B. C. . Verso e estrofe em Safo e Alceu: entre ritmo e poética. 2021 (Comunicacao)
    • ANDRADE, T. B. C. . Um Estranho Familiar: Lesbos e a Tradição Poética Grega Arcaica. 2022 (Simposio)
    • ANDRADE, T. B. C. . Poética en Nono de Panópolis: Programa y Práctica. 2022 (Congresso)
    • ANDRADE, T. B. C. . Introdução à Comédia Grega Antiga. 2021 (Outra)
    • RAGUSA, G. ; BRUNHARA, R. ; ANDRADE, T. B. C. . Lançamento 'Hino a Afrodite e outros poemas', de Safo de Lesbos (Hedra) - Org. e trad. Giuliana Ragusa.. 2021.. 2021 YouTube
  • Organização de eventos: 3
    • AMARANTE, J. ; AMBROSIO, R. ; ANDRADE, T. B. C. ; VIEIRA, L. M. ; CARMO, T. P. . Semana de Estudos Clássicos UFBA 2019. 2019 (Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia)
    • CAVICHIOLLI, M. R. ; SANTOS, G. V. ; ANDRADE, T. B. C. . VII Ciclo de Debates em Antiguidade: As diversas abordagens sobre as mulheres.. 2019 (Universidade Federal da Bahia)
    • CAVICHIOLLI, M. R. ; ANDRADE, T. B. C. . X Ciclo de Debates em Antiguidade Clássica. 2022 (Universidade Federal da Bahia)
    • ANDRADE, T. B. C. . Introdução à Métrica Grega Antiga. 2020 (Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia)
    • ANDRADE, T. B. C. . Estilo y retórica en la écfrasis épica: de Teócrito a Nono de Panópolis. 2023 (Instituto de Filología - Universidad de Buenos Aires)
    • ANDRADE, T. B. C. . Estilo y retórica en la écfrasis épica: Homero y Hesíodo. 2023 (Instituto de Filología - Universidad de Buenos Aires)
    • Nome do projeto: Curso de Língua Grega Antiga 2020.1 (Núcleo Permanente de Extensão em Letras) (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ANDRADE, T. B. C. , SOUSA, J. C. L. P. .
      Descrição: O projeto comporta dois objetivos: a) promover a prática docente de estudantes do Instituto de Letras da UFBA, ao engajá-los em atividades de ensino supervisionadas; b) oferecer (gratuitamente) ensino de língua grega antiga às comunidades externa e interna à UFBA, capacitando os interessados a ler, compreender e traduzir textos gregos antigos. Paralelamente, também serão apresentados elementos de cultura grega dos períodos Clássico e Helenístico.
    • Nome do projeto: Estudo da Prática Poética Greco-Latina (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, T. B. C. , SANTOS JUNIOR, C. J. , PIRES JUNIOR, R. S. .
      Descrição: Este projeto visa iniciar os estudantes de graduação de Letras no estudo da poética antiga. Por poética, entende-se o conjunto de escolhas formais que, numa determinada tradição, caracterizam um gênero ou obra e os distinguem dos demais. Sob orientação, os participantes do projeto investigarão como, para conferir aos poemas seu caráter próprio, diferentes gêneros e autores privilegiam determinados enredos, estruturas, personagens ou registros. Partir-se-á tanto das teorias sobre a poesia de filósofos, retores e gramáticos gregos e latinos como, principalmente, do estudo da prática poética, cujas variações e nuances nem sempre são capturadas pelas apreciações teóricas antigas. Pretende-se que os estudantes, ao esmiuçar elementos da produção greco-latina (como as noções de gênero, tópicas, modelos e adequação), entrem em contato com importantes questões da pesquisa em Letras Clássicas. Cada participante se ocupará de um elemento poético a estudar em autor ou gênero antigo. Devidamente orientado, o aluno levantará a bibliografia a respeito de seu tema, mapeando os principais artigos e monografias sobre o tema em questão. Ele também escolherá e traduzirá os trechos da(s) obra(s) relevantes para seu tema. Em seguida, redigirá análises descritivas das passagens, lançando mão sobretudo da teoria retórica e poética clássica. Contudo, não se negligenciarão outras abordagens, como, por exemplo, os estudos de poesia oral, bastante úteis para compreender a composição da maior parte dos gêneros da Grécia arcaica e clássica. Enfim, o aluno interpretará os resultados da descrição, conectando os elementos identificados à produção de significado das obras.
    • Nome do projeto: Curso de Língua Grega Antiga 2021.1 (Núcleo Permanente de Extensão em Letras) (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ANDRADE, T. B. C. , SANTOS JUNIOR, C. J. .
      Descrição: O projeto comporta dois objetivos: a) promover a prática docente de estudantes do Instituto de Letras da UFBA, ao engajá-los em atividades de ensino supervisionadas; b) oferecer (gratuitamente) ensino de língua grega antiga às comunidades externa e interna à UFBA, capacitando os interessados a ler, compreender e traduzir textos gregos antigos. Paralelamente, também serão apresentados elementos de cultura grega dos períodos Clássico e Helenístico.
    • Nome do projeto: As poéticas implícitas na antiguidade: descrição, estudo e tradução (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, T. B. C. .
      Descrição: O projeto estuda as poéticas implícitas nos diferentes gêneros e autores greco-romanos. Por poética, entende-se o conjunto de escolhas formais que caracterizam uma obra e a distinguem das demais, seja no mesmo, seja em outros gêneros literários. Pretende-se, assim, investigar como, para conferir aos poemas seu caráter próprio, diferentes gêneros e autores privilegiam determinados enredos, estruturas, personagens e tipos de linguagem. Parte-se tanto das teorias sobre a poesia de filósofos, retores e gramáticos gregos e romanos como, principalmente, do estudo da prática poética, cujas variações e nuances nem sempre são capturadas pelas apreciações teóricas antigas. Ao esmiuçar elementos centrais da produção greco-romana, as noções de gênero, modelos e adequação, pretendem-se compreender melhor os mecanismos com que essa tradição literária procurava expressar a variedade de matérias de que se ocupava.
    • Nome do projeto: Estudo da Prática Poética Greco-Latina (2022 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, T. B. C. , PIRES JUNIOR, R. S. , MARQUES, M. G. B. .
      Descrição: Este projeto visa iniciar os estudantes de graduação de Letras no estudo da poética antiga. Por poética, entende-se o conjunto de escolhas formais que, numa determinada tradição, caracterizam um gênero ou obra e os distinguem dos demais. Sob orientação, os participantes do projeto investigarão como, para conferir aos poemas seu caráter próprio, diferentes gêneros e autores privilegiam determinados enredos, estruturas, personagens ou registros. Partir-se-á tanto das teorias sobre a poesia de filósofos, retores e gramáticos gregos e latinos como, principalmente, do estudo da prática poética, cujas variações e nuances nem sempre são capturadas pelas apreciações teóricas antigas. Pretende-se que os estudantes, ao esmiuçar elementos da produção greco-latina (como as noções de gênero, tópicas, modelos e adequação), entrem em contato com importantes questões da pesquisa em Letras Clássicas. Cada participante se ocupará de um elemento poético a estudar em autor ou gênero antigo. Devidamente orientado, o aluno levantará a bibliografia a respeito de seu tema, mapeando os principais artigos e monografias sobre o tema em questão. Ele também escolherá e traduzirá os trechos da(s) obra(s) relevantes para seu tema. Em seguida, redigirá análises descritivas das passagens, lançando mão sobretudo da teoria retórica e poética clássica. Contudo, não se negligenciarão outras abordagens, como, por exemplo, os estudos de poesia oral, bastante úteis para compreender a composição da maior parte dos gêneros da Grécia arcaica e clássica. Enfim, o aluno interpretará os resultados da descrição, conectando os elementos identificados à produção de significado das obras.
    • Nome do projeto: Uma história das práticas poéticas e retóricas antigas (Primeira fase) (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, T. B. C. .
      Descrição: O projeto busca investigar a poética dos autores da Antiguidade grega a partir da análise e da comparação de suas obras. Trata-se de levantar, sistematizar e sintetizar, na forma de uma história literária, os aspectos formais dos diferentes autores e gêneros da literatura grega antiga. O objetivo é observar as variações e transformações estilísticas dos diversos gêneros ao longo da Antiguidade. Nesta primeira fase, o foco é a épica hexamétrica.
    • Nome do projeto: Curso de Língua Grega Antiga 2019.2 (Núcleo Permanente de Extensão em Letras) (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ANDRADE, T. B. C. , BRASIL, G. M. C. .
      Descrição: O projeto comporta dois objetivos: a) promover a prática docente de estudantes do Instituto de Letras da UFBA, ao engajá-los em atividades de ensino supervisionadas; b) oferecer (gratuitamente) ensino de língua grega antiga às comunidades externa e interna à UFBA, capacitando os interessados a ler, compreender e traduzir textos gregos antigos. Paralelamente, também serão apresentados elementos de cultura grega dos períodos Clássico e Helenístico.
    • Nome do projeto: Translatio metamórfica (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, T. B. C. , PEGOLO, L. , PALACIOS, J. , ABECIAN, C. , BARRERA, A. , CATTAN, F. , DURAN, C. , IPOLA, J. , GALINDO, D. , LARDIES, F. , MORLEY, J. , MONIER, M. P. , PIZZI, M. , ROBLEDO, A. , RUSSO, N. .
      Descrição: El grupo "Translatio metamórfica", dedicado a la traducción de "Metamorfosis" de Apuleyo, es un grupo cerrado coordinado por la Dra. Liliana Pégolo y la Dra. Jimena Palacios.
    • Nome do projeto: Retórica y poética en el libro I de las Dionisíacas de Nono de Panópolis (2023 - 2024
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, T. B. C. .
      Descrição: Este proyecto tiene por objeto describir y analizar el estilo de la poesía épica de Nono de Panópolis. Tal vez el más influyente creador de la Tardoantigüedad griega, Nono hizo en las Dionisíacas una emulación de sus prototipos épicos. Los 48 libros de la obra son una evidente referencia al número de cantos de las dos epopeyas homéricas. Son también claros modelos los temas de Homero: dejando de lado las innumerables imitaciones de episodios y pasajes específicos, podemos apuntar que, como la Ilíada, las Dionisíacas narran una gran expedición militar, como en la Odisea, el héroe hace un largo viaje para alcanzar su lugar legítimo (para Odiseo, su reino y familia, para Dioniso su posición como dios olímpico). En otros pasajes, Nono emula la poesía teogónica de Hesíodo y los himnos hexamétricos. También es evidente, por sus préstamos temáticos, lexicales, métricos y elocutivos, su estrecha relación con los poetas épicos y elegíacos helenísticos. El poeta imita la poesía astrológica de Arato, la pastoril de Teócrito y la heroica de Apolonio. Con Calímaco, comparte el interés por la aitía y por la variedad. Nono está, así, insertándose en una línea de las más antiguas y establecidas en la literatura griega, conociendo e imitando sus principales modelos. Sin embargo, es evidente la transformación a la que los somete. Por ejemplo, aunque que su lenguaje sea profundamente homérico y podamos identificar muchas semejanzas estilísticas entre el poeta arcaico y el imperial, Nono emplea tropos de manera mucho más numerosa que Homero. Por otro lado, mientras la preferencia calimaquea por la variedad es explícitamente adoptada por Nono, no es la brevedad la que caracteriza las dimensiones titánicas de su épos. El proyecto planea analizar desde una perspectiva retórica el primer libro de las Dionisíacas. Tendré en consideración la dispositio retórica de la materia, como también enumeraremos los tropos y las figuras (de lenguaje y pensamiento) empleados. El objetivo es identificar qué tipo de figuras Nono prefiere o evita, en comparación con otros autores épicos, y cuáles son los efectos de esas predilecciones sobre el texto compuesto. Al fin, escribiré un estudio final que sintetice los descubrimientos de la investigación.
    • Graduacao:
      • Curso:
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: Letras Clássicas
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2019
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidad de Buenos Aires
        Ano de conclusão: 2024
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - Atual ).
        Outras informações: Língua e Literatura Gregas
        Outras informações: Professor Adjunto - Grego
    • ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
    • Revista Conexão Letras - UFRGS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2021 ).
    • GRAPHOS (JOÃO PESSOA):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • REVISTA PRIMEIROS ESTUDOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • TRANSLATIO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).