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Thiago Lauriti

    • Doutor (2018) e Mestre (2011) em Letras do programa de pós-graduação stricto sensu de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (ECLLP) com foco em Literatura Infanto-Juvenil e Educação pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Especialista em Direito Constitucional (Direitos Humanos) pela Faculdade Autônoma de Direito (FADISP) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Possui bacharelado em Letras (Língua Portuguesa) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e Licenciatura em Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Sou bacharel em Direito e licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Sou avaliador federal ad hoc do Ministério da Educação (INEP/MEC) para Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos e Instituições de Ensino Superior. Nomeado pela Portaria nº 484, de 07 de junho de 2018 (Publicado no D.O.U. nº 110 em 11 de junho de 2018. Seção 1, página 15). Fui coordenador executivo para realização de capacitações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), exercendo a função de Analista de Educação Ambiental. Possuo experiência na elaboração de cursos com a temática ambiental nas modalidades de Ensino a Distância (EaD) e Presencial, para diversas Secretarias do Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada. Professor de ensino superior da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e Universidade Federal do ABC (UFABC), atual colaborador do grupo de pesquisa Literatura Infantil/Juvenil e sociedade da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Avaliador (parecerista) da Revista da FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro, Rio Grande do Sul, Brasil / Revista LITERARTES (USP), destinada a estudos de produções literárias para crianças e jovens da área de Literatura Infantil e Juvenil da FFLCH/USP / Revista CRIOULA (USP) / Revista DIALOGIA (UNINOVE)

       

      Links:    

    • LAURITI, T. ; CHRISTAL, W. C. . Pedagogia de A a Z: Literatura infanto e juvenil : abordagens múltiplas. São Paulo : Universidade Nove de Julho ? UNINOVE,, 2016 . 176p. ISBN: 9788589852395.
    • LAURITI, T. ; CHRISTAL, W. C. . Pedagogia de A a Z - Literatura Infantil e Juvenil: Abordagens Múltiplas. Jundiaí : Paco Editorial, 2013 . 176p. ISBN: 9788581482323.
    • LAURITI, THIAGO . The film 'Hollow city' - an adaptation of the book 'The adventures of Ngunga': from utopia to dystopia LITERARTES , v. 1 , p. 105 - 133 , 2022. ISSN: 23169826.
    • GREGORIN FILHO, J.N ; LAURITI, T. . O itinerário das violências singulares da obra `Sapato de Salto? de Lygia Bojunga DIALOGIA , v. , p. 95 - 114 , 2017. ISSN: 19839294.
    • LAURITI, T. . Educar para incluir ou incluir para Educar? Brasil Para Todos , v. 3 , p. 1 - 15 , 2016. ISSN: 24477400.
    • LAURITI, T. . As marcas do discurso religioso no 'Sermão da Sexagésima' do Padre Antonio Vieira OMNIA HUMANAS , v. 05 , p. 45 - 58 , 2016. ISSN: 22361901.
    • LAURITI, T. . O romance Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra e a moçambicanidade literária em Mia Couto Revista Triplo V de Artes, Religiões e Ciências , v. 59 , p. 01 - 06 , 2016. ISSN: 2182147X.
    • LAURITI, T. . Modernidade e contemporaneidade nas poéticas do Brasil e de Moçambique: do -Sentimento do Mundo- de Carlos Drummond de Andrade à metapoesia -Metamorfose- de Luís Patraquim DIALOGIA , v. , p. 121 - 132 , 2012. ISSN: 19839294.
    • LAURITI, T. . O sensacionismo integral no drama estático 'O marinheiro' de Fernando Pessoa Saber Acadêmico , v. 1 , p. 132 - 142 , 2010. ISSN: 19805950.
    • LAURITI, T. . O professor como leitor DIALOGIA , v. 9 , p. 211 - , 2010. ISSN: 19839294.
    • LAURITI, T. . Feliz aniversário e Noventa e três o silenciamento da velhice nas narrativas de Clarice Lispector e Mia Couto Saber Acadêmico (Online) , v. 07 , p. 91 - 99 , 2009. ISSN: 19805950.
    • LAURITI, T. . O Aleph: Um Conto Hologrâmico Revista Santa Rita (FACEAS) , v. 07 , p. 15 - 22 , 2009. ISSN: 19801742.
    • LAURITI, T. . A estética do absurdo em 'O Estrangeiro' de Albert Camus Saber Acadêmico , v. 8 , p. 1 - 9 , 2009. ISSN: 19805950.
    • LAURITI, T. . Uma reflexão sobre a trajetória dos Direitos humanos Prisma Jurídico , v. 2 , p. 167 - 176 , 2008. ISSN: 19839286.
    • LAURITI, T. . O POETA COMO PROFETA: O DIÁLOGO DE AGOSTINHO NETO EM -SÁBADO NOS MUSSEQUES- COM RACIONAIS MC?S EM -FIM DE SEMANA NO PARQUE- REVISTA CRIOULA (USP) , v. , p. 1 - , 2008. ISSN: 19817169.
    • LAURITI, T. . AS AVENTURAS DE NGUNGA, DE PEPETELA: MUITO ALÉM DA CARTILHA VIA ATLÂNTICA , v. , p. 211 - , 2008. ISSN: 23178086.
    • LAURITI, T. . Toponímia: uma metodologia interdisciplinar. Memórias: Da pluralidade metodológica, v. 1, p. 134 - 163, 2020.
    • LAURITI, T. . O filme ?Na cidade vazia? ? uma adaptação do livro ?As aventuras de Ngunga?: da utopia à distopia?. Educação e Linguagens: da multiplicidade dos conceitos, v. 1, p. 147 - 170, 2020.
    • LAURITI, T. . O ROMANCE UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA E A MOÇAMBICANIDADE LITERÁRIA EM MIA COUTO. Mia Couto: uma literatura entre palavras e encantamentos, v. 1, p. 6 - 12, 2019.
    • LAURITI, T. . As possíveis 'chaves' orientadoras do pensamento crítico da literatura infantil e juvenil do século XXI: uma leitura de 'A chave do tamanho', de Monteiro Lobato. A Literatura Infantil e Juvenil na contemporaneidade: histórias, caminhos, representações, v. 1, p. 11 - 32, 2016.
    • LAURITI, T. . A entrevista radiofônica institucionalizada: memória discursiva e o par adjacente pergunta - resposta: um gênero sem margens. Tempo-memória na educação: reflexões, v. 1, p. 372 - 401, 2015.
    • LAURITI, T. . Orientações Oficiais para o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio: a quem se destinam?. Redação: acertos e desacertos da lingugagem, v. 1, p. 57 - 80, 2016.
    • LAURITI, T. . Orientações Oficiais para o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio: a quem se destinam?. Redação: acertos e desacertos da linguagem, v. 1, p. 57 - 80, 2016.
    • LAURITI, T. . O romance 'Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra' e a moçabicanidade literária em Mia Coutro. Mia Couto: uma literatura entre palavras e encantamentos, v. 1, p. 15 - 28, 2016.
    • LAURITI, T. . A entrevista radiofônica institucionalizada: memória discursiva e o par adjacente pergunta - resposta: um gênero sem margens. Tempo-memória na Educação: Reflexões, v. 1, p. 372 - 401, 2015.
    • LAURITI, T. . Literatura Infantil e Juvenil, Escola e Mercado Editorial. Educação, Linguagens e Interpretação, v. 1, p. 69 - 104, 2015.
    • LAURITI, T. . A Literatura Infantil/Juvenil de Temática Afro-Brasileira e Indígena e sua Implementação Legal Obrigatória. Pedagogia de A a Z - Literatura Infantil e Juvenil: Abordagens Múltiplas, v. 07, p. 147 - 168, 2013.
    • LAURITI, T. . Quem é o rei? . Poetizar. Revistas de Contos, Crônicas e Poesias (DECH - CEUNES/UFES) , Espírito Santo , 28 fev. 2024.
    • LAURITI, T. . AS AVENTURAS DE NGUNGA E NA CIDADE VAZIA: DIALOGOS INTERTEXTUAIS. In: X Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa , 2010 , São Paulo. Literatura e Vida Social. : , 2010.
    • LAURITI, T. . A ENTREVISTA INSTITUCIONALIZADA: ANÁLISE DO FORMATO DO PAR ADJACENTE PERGUNTA-RESPOSTA DAS ENTREVISTAS DA RÁDIO SENADO. In: 13° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2005 , São Paulo. 13° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. : , 2005.
    • LAURITI, T. . Kauê, o duende. : , 2010 (Revisão)
    • LAURITI, T. . Parecer ad hoc do Comitê Científico Multidisciplinar no processo de análise e revisão de projeto de Iniciação Científica, sob protocolo número 17673. 2013 (Parecer)
    • LAURITI, T. . Parecer ad hoc do Comitê Científico Multidisciplinar no processo de análise e revisão de projeto de Iniciação Científica, sob protocolo número 16896. 2013 (Parecer)
    • LAURITI, T. . Parecer ad hoc do Comitê Científico Multidisciplinar no processo de análise e revisão de projeto de Iniciação Científica, sob protocolo número 16646. 2013 (Parecer)
    • LAURITI, T. . Parecer ad hoc do Comitê Científico Multidisciplinar no processo de análise e revisão de projeto de Iniciação Científica, sob protocolo número 14647. 2013 (Parecer)
    • LAURITI, T. . Parecer ad hoc do Comitê Científico Multidisciplinar no processo de análise e revisão de projeto de Iniciação Científica, sob protocolo número 10857. 2012 (Parecer)
    • LAURITI, T. . Realidade, ficção e mitos: relações tecidas no livro A moça tecelã, de Marina Colasanti.. 2015 (Comunicacao)
    • LAURITI, T. . Os diálogos renovados entre Brasil, Portugal e Angola pela tessitura dos signos da literatura infantil e juvenil. 2008 (Comunicacao)
    • LAURITI, T. . Violências singulares, textos plurais: um diálogo comparatista entre Sapato de Salto de Lygia Bojunga e As aventuras de Ngunga de Pepetela. 2010 (Comunicacao)
    • LAURITI, T. . As aventuras de Ngunga e Na cidade vazia: diálogos intertextuais. 2010 (Comunicacao)
    • LAURITI, T. . A ENTREVISTA INSTITUCIONALIZADA: ANÁLISE DO FORMATO DO PAR ADJACENTE PERGUNTA-RESPOSTA DAS ENTREVISTAS DA RÁDIO SENADO. 2005 (Simposio)
    • LAURITI, T. . Semana da Pedagogia da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) - Olhares e Linguagens da Docência. 2010 (Universidade Nove de Julho)
    • LAURITI, T. . Retratos do Brasil Homossexual. 2008 (ABEH - Associação Brasileira de Estudos da Homocultura)
  • Curso de curta duração ministrado: 10
    • LAURITI, T. . A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • LAURITI, T. . A LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS: DO LIVRO À HIPERMÍDIA. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • LAURITI, T. ; LAURITI, N.C. . Oficina para orientação de Produção de Texto. 2019 (Universidade Nove de Julho - UNINOVE)
    • LAURITI, T. . Oficina de Trabalho Orientativo para o Texto Escrito. 2018 (Universidade Nove de Julho - UNINOVE)
    • LAURITI, T. . Oficina de Trabalho Orientativo para o Texto Escrito. 2018 (Universidade Nove de Julho - UNINOVE)
    • LAURITI, T. . A Literatura Infantil e a Arte de contar história. 2020 (Centro Educacional Sete de Setembro)
    • LAURITI, T. . A dinâmica da escrita criativa como estratégia para depois da pandemia. 2020 (Centro Educacional Sete de Setembro)
    • LAURITI, T. . A metodologia da leitura dos três olhares como estratégia para depois da pandemia. 2020 (Centro Educacional Sete de Setembro)
    • LAURITI, T. . Oficina de Comunicação do Programa de Formação do Futuro Professor Uninove. 2014 (Universidade Nove de Julho)
    • LAURITI, T. . A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL. 2020 (Centro Educacional Sete de Setembro)
    • LAURITI, T. . Aspectos legais das Classes Hospitalares. 2013 (Didática)
    • Nome do projeto: Tempo-Memória: estudos comparativos de literatura (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LAURITI, T. , BATISTA, A. M. H. , BATISTA, A.C.H , OZAWA, A.Y. , FEBO, E. , FRATRIC, B.C.C.G. , ALMEIDA, J.R. , FUSARO, M.C.F. , MATOS, N.S. , BALIJA, B.R. , COUTO, R.C.O , SILVA, S.L. .
      Descrição: O grupo tem publicado,periódica e sistematicamente, resultados parciais das pesquisas propostas no âmbito da Literatura Comparada ligados a conceitos de tempo-memória. Destaca-se,agora, por estar iniciando pesquisas em relação ao Ensino e Educação em questões relacionadas com linguagens e literatura, especialmente, numa perspectiva de comparação. Pretende incluir mais pesquisadores e estudantes ligados ao tema.
    • Nome do projeto: A educomunicação nos contextos avaliativos (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LAURITI, T. , LAURITI, N. C. .
      Descrição: Aproximar Educação, Comunicação e Avaliação é uma abordagem necessária para que se dê conta da análise da complexidade que caracteriza os espaços educativos e seus processos avaliativos e, principalmente, para que se tente superar as pseudo-dicotomias entre movimentos avaliativos voltados para o controle (somativos) e os voltados para o desenvolvimento (formativos-reconstrutivos); entre abordagens quantitativas e qualitativas; entre perspectivas técnicas e emancipatórias e, sobretudo, entre o olhar voltado para a avaliação enquanto ação unidirecional ou enquanto processo de inter-retro-ação humana multidimensional.
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Nove de Julho
        Título: O PROFESSOR COMO LEITOR
        Ano de conclusão: 2008
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
      • Curso: Direito
        Nome da Instituição: Universidade Nove de Julho
        Título: O DIREITO À ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO ? UM BREVE ESTUDO
        Ano de conclusão: 2007
      • Curso: Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Nove de Julho
        Ano de conclusão: 2013
      • Nome da Instituição: Universidade Nove de Julho
        Ano de conclusão: 2009
      • Nome da Instituição: Faculdade Autônoma de Direito
        Ano de conclusão: 2008
    • Colégio CLIP:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Professor
    • Colégio Técnico Uninove:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Nove de Julho:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2009 - Atual ).
        Outras informações: Professor-horista, sem regime de dedicação exclusiva.
        Outras informações: Professor de Ensino Superior
    • Companhia Ambiental do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Quando ingressei em 2º lugar por concurso público de provas e títulos na CETESB, atuei como coordenador executivo para a realização de diversas capacitações e treinamentos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), exercendo a função de Analista de Educação Ambiental. Tive a oportunidade de elaborar e executar cursos com a temática ambiental nas modalidades de Ensino a Distância (EaD) e Presencial, para inúmeras Secretarias do Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada.
        Outras informações: Analista de Educação Ambiental (Coordenador)
    • Revista da Fundarte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Avaliador (parecerista) da Revista da FUNDARTE Fundação Municipal de Artes de Montenegro Endereço: Rua Capitão Porfírio, 2141 - Centro - Montenegro/RS - CEP: 95780-000 Endereço eletrônico: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/about
    • Literartes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: LITERARTES (FFLCH/USP) é a revista do grupo de estudos Produções Literárias para crianças e jovens da área de Literatura Infantil e Juvenil. Publicação periódica - em princípio, semestral - que visa a propiciar um espaço de reflexões sobre a arte literária e os diálogos que vem estabelecendo com outras linguagens, outras artes e suportes. Endereço eletrônico: http://www.revistas.usp.br/literartes
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Professor de curso de extensão contratado em caráter temporário (05/04/2018) à (03/05/2018) pelo Centro Universitário Maria Antônia (CEUMA), vinculado à Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade de São Paulo (USP).
        Outras informações: Professor de curso de extensão (CEUMA/PRCEU)
    • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2024 ).
        Outras informações: Avaliador "ad hoc" do Ministério da Educação (INEP/MEC) para Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos e Instituições de Ensino Superior. Nomeado pela Portaria n 484, de 07 de junho de 2018 (Publicado no D.O.U. n 110 em 11 de junho de 2018. Seção 1, página 15).
        Outras informações: Avaliador 'ad-hoc' do INEP/MEC
    • REVISTA CRIOULA (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Universidade Federal do ABC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2022 ).
        Outras informações: Aprovado no processo de seleção de bolsista Professor Formador I - Orientador de TCC do Edital UAB-NETEL 13/2020, para atuar no curso de especialização "lato sensu" em Educação em Direitos Humanos pela convênio UAB/UFABC.
        Outras informações: Professor Formador I - Orientador de TCC