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Camila Gui Rosatti

    • É doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é pesquisadora-associada do Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et Contemporain (CRBC/EHESS). Realizou pós-doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), na área de concentração em Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP, 2005) e graduação em Ciências Sociais (FFLCH-USP, 2011). Concluiu mestrado na área de concentração Projeto, Espaço e Cultura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP, 2010). Fez intercâmbio de master na Universidade Sorbonne-Paris IV (2010), estágio doutoral de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociais (EHESS/2014-2015) e estágio pós-doutoral na École Normale Supérieure (ENS-Ulm /CNRS, 2019-2020). Dedica-se a pesquisas na área de história social da arquitetura e do design, sociologia da cultura, sociologia dos bens simbólicos e sociologia do gosto, com ênfase na produção, circulação, valorização e consumo de bens simbólicos. Seus estudos também focalizam as segmentações sociais e estilos de vida materializados nos modos de morar.

       

      Links:    

    • ROSATTI, Camila Gui ; EINCHENBERGER, A. . La rue Godefroy Cavaignac. Paris : Taramela/Maison Doisneau, 2024 . 92p. ISBN: 9782958722906.
    • PONTES, Heloisa ; ROSATTI, Camila Gui . Casa-Mundo. Rio de Janeiro : Papeis Selvagens, 2022 . p. ISBN: 9786587785202.
    • ROSATTI, Camila Gui . Patrimônio imobiliário convertido em herança cultural: a casa como espaço de transmissão do gosto erudito em famílias da elite cultural paulistana ESTUDOS DE SOCIOLOGIA , v. 24 , p. 89 - 112 , 2019. ISSN: 19824718.
    • ROSATTI, Camila Gui . Habitar o moderno: habitus e estilo de vida conformando os modos de morar PROA: Revista de Antropologia e Arte , v. 2 , p. 18 - 46 , 2019. ISSN: 21756015.
    • ROSATTI, Camila Gui . Design que atravessa fronteiras: editores de móveis como intermediários na circulação internacional da 'criatividade brasileira' REVISTA PÓS-CIENCIAS SOCIAIS , v. 20 , p. 414 - 438 , 2023. ISSN: 22369473.
    • GUI ROSATTI, CAMILA ; PONTES, Heloisa ; JACQUES, VINCENT . La maison, le chez-soi ; la maison, le monde BRÉSIL(S) - SCIENCES HUMAINES ET SOCIALES , v. 1 , p. 1 - 14 , 2020. ISSN: 22570543.
    • GUI ROSATTI, Camila ; DA ROSA BORDIGNON, RODRIGO . Narrar uma vida e se inscrever na história: percursos do biográfico ao sociológico Revista Política e Sociedade , v. 21 , p. 7 - 25 , 2022. ISSN: 21757984.
    • ROSATTI, Camila Gui . Circuitos de valorização, comercialização e colecionismo de -móveis de autor-: o reconhecimento internacional do design brasileiro REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ONLINE) , v. 38 , p. 1 - 19 , 2023. ISSN: 18069053.
    • ROSATTI, C. G. . Habitar, Narrar e Construir: a casa moderna nos relatos biográficos de seus moradores SÉCULO XXI - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 8 , p. 851 - 888 , 2019. ISSN: 22366725.
    • ROSATTI, C. G. . Béton brut et raffinement du goût : la clientèle et l?économie symbolique de l?architecture d?auteur BRÉSIL(S) - SCIENCES HUMAINES ET SOCIALES , v. 14 , p. 1 - 26 , 2018. ISSN: 2425231X.
    • ROSATTI, Camila Gui . Habitar o moderno: habitus e estilo de vida conformando 171 os modos de morar. Casa-Mundo, v. 1, p. 171 - 197, 2022.
    • ROSATTI, Camila Gui . Patrimônio imobiliário como patrimônio cultural: o mercado da casa para frações endinheiradas e cultivadas da elite paulistana. Estudos de elites e formas de dominação, v. 1, p. 154 - 185, 2020.
    • ROSATTI, Camila Gui . A vida social das casas. Casa-Mundo, v. , p. 11 - 33, 2022.
    • ROSATTI, Camila Gui . Vanguardismo, gosto refinado e exclusividade: a aquisição de uma casa da arquitetura brutalista. Diálogos entre Arte e Sociologia: leituras contemporâneas, v. , p. 84 - 104, 2023.
    • ROSATTI, C. G. . Moderno sob medida: produtores e clientela do mobiliário paulistano nos anos 1950. As lógicas sociais do gosto, v. 1, p. 63 - 105, 2019.
    • ROSATTI, C. G. . Lina, Ruchti e Zanine: três modernos na encruzilhada dos anos 1950. Mobiliário Moderno: das pequenas fábricas ao projeto da UnB., v. 1, p. 120 - , 2014.
    • ROSATTI, C. G. . A casa moderna sob o ponto de vista de seus moradores. In: 56º Congresso Internacional de Americanistas , 2018 , Salamanca. Anais do 56º Congresso Internacional de Americanistas. : ICA, 2018. p. 1 - .
    • ROSATTI, C. G. . Modos de morar, modas de decoração: produtores, clientes e mercadorias na São Paulo do meio do século XX. In: 56º Congresso Internacional de Americanistas , 2018 , Salamanca. Anais do 56º Congresso Internacional de Americanistas. Salamanca : ICA, 2018. p. 1 - .
    • ROSATTI, C. G. . Clientela ilustrada e arquitetos de vanguarda: consumo de mobiliário residencial na São Paulo dos anos 1950. In: IX Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia. , 2016 , Faro. IX Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia.. Faro : , 2016. p. 1 - .
    • ROSATTI, C. G. . O exame de aptidões artísticas: condições de seleção e barreiras de ingresso no sistema universitário. In: XXXI Congreso ALAS URUGUAY , 2017 , Montevideo. XXXI Congreso ALAS Uruguay. : ALAS, 2017. p. 1 - 16.
    • ROSATTI, C. G. . Patrimônio imobiliário como patrimônio cultural: o mercado da casa para frações endinheiradas e cultivadas da elite paulistana. In: 42º Encontro Anual da ANPOCS , 2018 , Caxambu. 42º Encontro Anual da ANPOCS. : ANPOCS, 2018. p. 1 - 38.
    • ROSATTI, C. G. . O que premia um prêmio? Uma sociologia da produção de valor em arquitetura. In: Culturas em Movimento: I Congresso Internacional sobre Cultura , 2016 , Covilhã, Portugal. Culturas em Movimento: Livro de Atas do I Congresso Internacional sobre Cultura. Covilhã : Editora LabCom.IFP, 2015. p. 717 - 732.
    • ROSATTI, C. G. . Concreto bruto para gostos requintados: a clientela da arquitetura erudita paulistana. In: 40º Encontro Anual da ANPOCS , 2016 , Caxambu. 40º Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo : ANPOCS, 2016.
    • ROSATTI, C. G. . Vilanova Artigas e sua clientela. In: 36º Encontro Anual da Anpocs , 2012 , Águas de Lindóia. Anais do 36º Encontro Anual da Anpocs. São Paulo : ANPOCS, 2012. p. 1 - 30.
    • ROSATTI, C. G. . Entre curvas e retas: arquitetura moderna no Rio de Janeiro e em São Paulo nos anos 1950 e 1960. In: 37º Encontro Anual da Anpocs , 2013 , Águas de Lindóia. Anais do 37º Encontro Anual da Anpocs. São Paulo : ANPOCS, 2013. p. 1 - 30.
    • ROSATTI, C. G. . Moderno sob encomenda: produtores e clientes do mobiliário paulistano na década de 1950. In: 38º Encontro Anual da ANPOCS , 2014 , Caxambu. Anais do 38º Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo : ANPOCS, 2014. p. 01 - 30.
    • ROSATTI, C. G. . Paul F. Lazarsfeld: fundador de uma multinacional científica. Florianópolis : Revista Política & Sociedade , 2017 (Tradução)
    • ROSATTI, C. G. ; CONSOLIM, M. . Paul F. Lazarsfeld: fundador de uma multinacional científica (tradução). Florianópolis : Revista Política & Sociedade , 2017 (tradução)
    • ROSATTI, C. G. ; CONSOLIM, M. . Entrevista com sociólogo Julien Duval. Florianópolis : Revista Política & Sociedade , 2017 (entrevista)
    • ROSATTI, C. G. ; FERREIRA, M. T. ; BONALDI, E. V. . 'Uma crítica para o presente': entrevista com Luc Boltanski.. São Paulo : Revista Plural , 2014 (Entrevista)
    • ROSATTI, C. G. . Parecer artigo Revista Brasileira de Sociologia. 2018 (Parecer)
    • ROSATTI, C. G. . O exame de aptidões artísticas: condições de seleção e barreiras de ingresso no sistema universitário. 2017 (Congresso)
    • ROSATTI, C. G. . A casa moderna sob o ponto de vista de seus moradores. 2018 (Congresso)
    • ROSATTI, C. G. . Modos de morar, modas de decoração: produtores, clientes e mercadorias na São Paulo do meio do século XX. 2018 (Congresso)
    • ROSATTI, C. G. . Patrimônio imobiliário como patrimônio cultural: o mercado da casa para frações endinheiradas e cultivadas da elite paulistana. 2018 (Congresso)
    • ROSATTI, C. G. . Prática profissional e engajamento: projeto modernizador de Vilanova Artigas. 2017 (Conferência)
    • ROSATTI, C. G. . Forma estética e processo social. Alguns apontamentos sobre pesquisa em design e arquitetura moderna.. 2017 (Conferência)
    • ROSATTI, C. G. . Entre o 'racionalismo arquitetônico' e a 'ostentação de bom-gosto': encomendantes da arquitetura paulista de vanguarda.. 2017 (Seminário)
    • ROSATTI, C. G. . Habitar, narrar e construir: a casa moderna nos relatos biográficos de seus moradores. 2017 (Seminário)
    • ROSATTI, C. G. . Deocélia Vianna e Alice Brill: duas clientes de Vilanova Artigas. 2017 (Conferência)
    • ROSATTI, C. G. . Le 'Nobel' de l?architecture: l?appréciation et la validation d?une élite architecturale globale. 2017 (Congresso)
    • ROSATTI, C. G. . ?Produção, circulação e consumo : reflexões sobre uma sociologia da arquitetura?. 2016 (Comunicacao)
    • ROSATTI, C. G. . Concreto bruto para gostos requintados: a clientela da arquitetura erudita paulistana.. 2016 (Congresso)
    • ROSATTI, C. G. . Clientela ilustrada e arquitetos de vanguarda: consumo de mobiliário residencial na São Paulo dos anos 1950. 2016 (Congresso)
    • ROSATTI, C. G. . 'Casas Burguesas, arquitetos modernos: condições sociais de produção da arquitetura moderna brasileira'. 2015 (Seminário)
    • ROSATTI, C. G. . ?O que premia um prêmio? Uma sociologia da produção de valor em arquitetura?. 2015 (Congresso)
    • ROSATTI, C. G. . 'Vilanova Artigas e sua cilentela'. 2012 (Comunicacao)
    • ROSATTI, Camila Gui ; EINCHENBERGER, A. . Exposição de fotos mostra bairro de Paris através dos olhos de moradores. 2023 RFI - Radio France internationale
    • ROSATTI, Camila Gui ; EINCHENBERGER, A. . La rue Godefroy-Cavaignac: exposition. 2023 (Maison Doisneau "Entre les images")
    • Nome do projeto: Sobre a Arquitetura e Urbanismo na periferia do capitalismo: uma introdução as teses do crítico Roberto Schwarz (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSATTI, C. G. .
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo uma introdução ao pensamento sobre a arquitetura nacional a partir do ponto de vista da crítica da cultura, privilegiando-se as teses de Roberto Schwarz e sua interlocução com autores da área. A produção teórica do critico Roberto Schwarz tem oferecido inúmeras contribuições e tem explicado com grande poder de revelação o desenvolvimento cultural dos países periféricos. Ainda que a produção literária seja a principal matéria de análise de Schwarz, o autor também verificou que as disparidades das idéias liberais se concretizam em outros campos da produção cultural. A arquitetura, já que produzida no mesmo chão histórico, sofrerá incongruências semelhantes. Assim, seu ponto de vista, por problematizar as formas ideológicas e se pautar por uma perspectiva histórica, abre um amplo espaço de indagação sobre a produção do espaço urbano e da arquitetura no Brasil. Dos primeiros textos aos mais recentes, seja como pano de fundo ou como peça chave na articulação do debate, aspectos inerentes ao escopo do arquiteto-urbanista permeiam a sua obra. Objetiva-se fazer uma introdução sobre a obra do Roberto Schwarz enfatizando as questões de ordem cultural, estética e política na sua interface com o projeto do espaço arquitetônico e urbano.
    • Nome do projeto: Paisagem, discurso e poder na metrópole paulistana (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSATTI, C. G. .
      Descrição: Essa pesquisa procurou analisar os arranjos espaciais provocados pela flexibilização na acumulação do capital investigando um dos ícones da arquitetura recente de São Paulo - o Conjunto Ohtake Cultural. Buscou-se verificar como o edifício materializa as tensões da contemporaneidade a partir de três planos: inserção urbana, linguagem estética do edifício e trajetória do arquiteto. A localização em uma região que pretende se afirmar como centralidade econômica e cultural (avenida Faria Lima) alavancada por um discurso que buscou sua legitimidade no apelo à "revitalização"; a linguagem arquitetônica, alinhada aos modelos que promovem o espetáculo, e as dinâmicas de classificação e valorização da obra de Ruy Ohtake constituíram os principais interesses da pesquisa. Esses planos foram articulados de modo a se compreender as relações entre cultura, economia e formas simbólicas. Esse projeto de pesquisa foi desenvolvido no âmbito do Trabalho Final de Graduação (TFG) na FAU-USP, sob orientação da prof. Vera Maria Pallamin.
    • Nome do projeto: Modos de morar, modas de decoração: produtores, clientes e mercadorias na São Paulo do meio do século XX (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSATTI, C. G. , LANNA, A. L. D. .
      Descrição: Esta pesquisa visa produzir uma análise sobre a oferta e o consumo de produtos e serviços que integraram o amplo mercado da arquitetura, artes, decoração e conforto doméstico na cidade de São Paulo entre os anos 1940 e 1960. Esse espaço social será analisado como um mercado de bens simbólicos, isto é, um espaço social diferenciado com segmentações e disputas, no qual atuaram diversos agentes, entre os quais, arquitetos, designers, artesãos, decoradores e comerciantes de artes e artefatos. Esses profissionais, dotados de saberes especializados, competências técnicas e disposições artísticas, pretenderam produzir modelos de habitação, diretrizes de gosto e repertórios estéticos que representam diferentes estilos de vida. Além do exame da diferenciação dos agentes, dos produtos e das representações ofertadas, propõe-se compreender a dimensão territorial desse mercado. A partir de uma série de dados geográficos fornecidos por fontes variadas (cadastros comerciais, listas telefônicas, jornais, revistas, publicações especializadas), serão mapeados os endereços profissionais desses agentes, atentando-se para os modos de inscrição no espaço urbano. Mobilizando abordagem quantitativa e qualitativa, a pesquisa ambiciona explicitar as condições históricas de consumo de bens artísticos e comerciais ligados ao espaço doméstico, tendo em vista as relações entre segmentações sociais, hierarquias simbólicas, diferenciações espaciais e circulações internacionais. Este estudo de pós-doutorado está vinculado ao grupo de pesquisa propositor do Projeto Temático ?Figurações de São Paulo: cidade, cultura e experiência urbana no século XX?, e a ele se filia no objetivo mais amplo de aprofundar a compreensão da experiência de modernidade da metrópole paulistana. Na mesma direção, ambiciona abarcar três escalas de investigação - casa, rua e bairro ? assumindo que esses eixos permitem melhor caracterizar as configurações espaciais dos modos de habitar e de se apropriar da cidade.
    • Nome do projeto: Condições sociais de produção da arquitetura moderna em São Paulo. (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSATTI, C. G. .
      Descrição: A partir de um conjunto de residências modernas construídas na cidade de São Paulo entre as décadas de 1950 e 1970, a pesquisa busca examinar as relações entre os arquitetos e seus clientes, suas expectativas, negociações e conflitos. Nesse conjunto de relações entre criador e encomendante, cruzam-se os desejos de distinção social cristalizados nos estilos de vida, nas utopias políticas e nas ambições estéticas de um grupo de intelectuais do período. Tal perspectiva de análise abre espaço para a compreensão das condições sociais de produção da arquitetura moderna em São Paulo.
    • Nome do projeto: Condições sociais de produção da arquitetura paulista nos anos 1950-1970: contribuições teóricas e metodológicas (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSATTI, C. G. .
      Descrição: Este projeto de estágio de pesquisa no exterior (BEPE) se desenvolverá como parte integrada à minha pesquisa de doutorado "Casas Burguesas, arquitetos modernos: condições sociais de produção da arquitetura paulista nos anos 1950-1970", em que proponho uma investigação sobre a relação de encomenda de residências modernas em São Paulo. A partir dessa modalidade de mecenato, a pesquisa busca examinar as afinidades entre arquitetos e clientes que conformaram padrões de gostos nos modos de morar. O programa de intercâmbio está planejado para ser realizado no Centre Européen de Sociologie et Science Politique de la Sorbonne (CESSP), da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Tal período de estudos se mostra como ocasião para incursão nos desenvolvimentos teóricos e metodológicos da sociologia ali praticada, bem como uma oportunidade para levantamento de fontes de pesquisa, contribuindo para o amadurecimento reflexivo e empírico do doutorado em curso.
    • Nome do projeto: Capitales culturelles et circulation internationale des arts décoratifs: contributions théoriques, méthodologiques et archives. (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSATTI, C. G. .
    • Nome do projeto: Rue Godefroy Cavaignac: fotografia, cidade e memória (2022 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROSATTI, C. G. , EINCHENBERGER, A. .
      Descrição: Esse ateliê, realizado em parceria com a Maison de la photographie Robert Doisneau, destina-se a um grupo de moradores da rua Godefroy Cavaignac, no 11 arrondissement de Paris, e ruas vizinhas. Financiado pelo Ministério da cultura (França), ele se inscreve no programa "Entre Les Images" da Rede Diagonal, cujo foco é promover a transmissão da cultura artística e visual pela prática da fotografia. Inspiradas pelo protocolo estético-narrativo de George Perec, o projeto propõe a articulação entre história individual e história coletiva,infra ordinário e extraordinário, como diria o escritor, convidando os participantes a olhar exaustivamente o local onde residem e os percursos rotineiros que fazem.O objetivo é observar os arredores imediatos e compartilhar suas experiências e impressões da vida por meio da fotografia. Os participantes serão incentivados a contar histórias para acompanhar as imagens. A proposta do trabalho é de criar uma espécie de etnografia visual e uma memória do local onde vivem, composta por uma variedade de pontos de vista que ligam diferentes temporalidades. De que forma os moradores representam um bairro até então operário, hoje em rápido processo de gentrificação? Como relatam ou silenciam eventos que irromperam nesse território, como os atentados de 2015? Esse trabalho colaborativo inclui fotografias de Andrea Eichenberger e relatos dos moradores locais coletados com a ajuda da socióloga Camila Gui Rosatti.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciencias Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
      • Curso: Arquitetura e Urbanismo
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Paisagem, discurso e poder da metrópole paulistana: Conjunto Ohtake Cultural
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Arquitetura e Urbanismo
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
      • Nome da Instituição: Ecole Normale Supérieure Paris
        Ano de conclusão: 2019
    • Ambiente Assessoria Técnica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Trabalho em conjunto com equipe de assistente social, psicólogo, advogado e arquiteto-urbanista para elaboração de Plano de Regularização Fundiária no Município de Suzano. Desenvolvimento de Projeto de Urbanização de Favela em Taboão da Serra.
        Outras informações: Arquitetura e Urbanista
    • SENAC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Professora no Programa de Aprendizagem em Comércio, Bens e Serviços, com aulas voltadas para os temas de meio ambiente, espaço urbano e organização do espaço interno.
        Outras informações: Professora
    • Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e Atividades Especiais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2004 ).
        Outras informações: Atuação como bolsista - desenvolvendo atividades de educação ambiental - no USP Recicla, programa da Universidade de São Paulo voltado para o fomento de iniciativas educativas, implementação da coleta seletiva e gestão integrada dos resíduos.
        Outras informações: Bolsista
    • Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Acompanhamento como estagiária pelo Programa PAE da Disciplina AUH-514 Fundamentos Sociais da Arquitetura e Urbanismo I, ministrada pelas Professoras Ana Duarte Lanna e Maria Lúcia Gitahy
        Outras informações: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE
    • Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Bolsista para Monitoria do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE junto à disciplina AUH- 516 Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo II, sob responsabilidade da Profa. Maria Lúcia Gitahy.
        Outras informações: Monitoria PAE-USP
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Estágio Supervisionado pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na disciplina FLS-0204 de Métodos e Técnicas de Pesquisa II, docente Paula Marcelino
        Outras informações: estágio supervisionado
    • Plural - Revista de Ciências Sociais (Pós-graduação Sociologia USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2015 ).
    • Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
    • BRÉSIL(S) - SCIENCES HUMAINES ET SOCIALES:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Ecole Normale Supérieure Paris:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2020 ).
    • Maison de la photographie Robert Doisneau:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2023 ).