Não autenticado |

Teresinha Preis Garcia

    • possui graduação em Letras, Francês e Literatura de Língua Francesa pela Universidade Estadual de Maringá (1985), Especialização em Didática e Metodologia do Ensino pela Universidade Norte do Paraná (1998), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e é doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) se interessando pela aquisição de línguas através da produção textual escrita de aprendizes brasileiros da língua francesa. Atualmente é professora de Língua Francesa da Universidade Estadual de Maringá. Atua na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguistica Contrastiva (transferências/ interferências linguisticas; análise de erros; interlíngua); aquisição e ensino / aprendizagem de línguas estrangeiras; análise textual; narrativas. Coordena um projeto de fonética da língua francesa no qual procura assessorar e melhorar a pronúncia dos usuários da língua, e participa de projeto de pesquisa que se interessa pelas produções textuais escritas de aprendizes de línguas estrangeiras, pelas transferências/ interferências lingüísticas, a análise de erros e a interlíngua de falantes brasileiros, aprendendo francês.

       

      Links:    

    • GARCIA, T. P. ; SILVA, Cássio David da ; ARAÚJO, Rosângela . A boa pronúncia de língua francesa leva a autonomia do aprendiz Arquivos da APADEC , v. 10 , p. 225 - 227 , 2006. ISSN: 14147149.
    • ELEODORO, Débora Raquel Massmann ; GARCIA, T. P. . Aquisição de línguas estrangeiras: evoluções teóricas e o tratamento da transferência lingüística I CONALI - Congresso nacional de Linguagens em Interação , v. 1 , p. 1653 - 1662 , 2007. ISSN: 19818211.
    • ARAÚJO, Rosângela ; GARCIA, T. P. . Dificuldades na pronúncia da Língua Francesa: um estudo de caso I CONALI - Congresso nacional de Linguagens em Interação , v. 1 , p. 1508 - 1512 , 2007. ISSN: 19818211.
    • GARCIA, T. P. . Produção e compreensão oral: desafios no ensino e na aprendizagem de língua francesa I CONALI - Congresso nacional de Linguagens em Interação , v. 1 , p. 1522 - 1527 , 2007. ISSN: 19818211.
    • GARCIA, T. P. . Le processus d'acquisition des langues étrangères: quelques théories Letra Viva (UFPB) , v. 01 , p. 165 - 178 , 2007. ISSN: 1517100.
    • GARCIA, T. P. . Interdisciplinaridade: uma prática desejada, nem sempre assimilada Entretextos , v. 1 , p. 439 - 456 , 2002. ISSN: 15195392.
    • GARCIA, T. P. ; DURÃO, Adja Balbino de Amorin Barbieri . Os erros de aprendizes brasileiros de francês como língua estrangeira podem ser vistos como uma estratégia de aprendizagem? Um estudo sobre o passé composé. Lingüística contrastiva: teoria e prática, v. 1, p. 131 - 137, 2004.
    • GARCIA, T. P. ; SILVA, Cássio David da . A boa pronúncia em língua francesa: um facilitador para a comunicação. In: III FORUM DE EXTENSÃO E CULTURA , 2005 , Maringá. Universidade e Sociedade - Revista de divulgação científica e cultural da UEM. : , 2005. p. 21 - .
    • GARCIA, Mariele Mancebo ; GARCIA, T. P. . Percepção e produção oral: fatores intrinsecos para uma boa comunicação em francês língua estrangeira. In: III CELLI - Colóquio de Estudos Linguisticos e Literários , 2007 , Maringá. III CELLI - Colóquio de Estudos Linguisticos e Literários. : , 2007.
    • GARCIA, T. P. ; TANGI, Michele Mitsuy . As diferentes abordagens da oralidade em sala de aula de língua estrangeira. In: III CELLI - Colóquio de Estudos Linguisticos e Literários , 2007 , Maringá. III CELLI - Colóquio de Estudos Linguisticos e Literários. : , 2007.
    • GARCIA, T. P. . L'acquisition de langues étrangères: le developpement et la consolidation d'une nouvelle discipline. In: XVIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français , 2007 , João Pessoa. XVI Congrès Brésilien des Professeurs de Français - La langue Française, lieu de rencontres et d'échanges. João Pessoa : Editora Universitária / UFPB, 2007. p. 208 - 214.
    • GARCIA, T. P. ; BORGES, Maria Do Carmo Faustino ; NASCIMENTO, Simoni Cristina . Questões Fonéticas experimentadas pelo falante de Língua Portuguesa no processo de aquisição de Língua Francesa. In: XIII EPLE-Encontro de Professores de Linguas Estrangeiras do Paraná eVIII Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul , 2005 , Maringá. XIII EPLE e VIII Convenção de prof. de língua inglesa dos Estados do Sul - Internacionalização e Ensino de Línguas. : , 2005. p. 301 - 305.
    • GARCIA, T. P. ; ELEODORO, Débora Raquel Massmann . Aquisiçaõ de línguas estrangeiras: evoluções teóricas e o tratamento da transfêrencia lingüística . In: I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagens em Interação , 2006 , Maringá. I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagens em Interação. : , 2006.
    • GARCIA, T. P. ; ARAÚJO, Rosângela . Dificuldades na pronúncia da língua francesa: um estudo de caso. In: I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagens em Interação , 2006 , Maringá. I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagens em Interação. : , 2006.
    • GARCIA, T. P. . Produção e compreensão oral: desafios no ensino e na aprendizagem de língua francesa. In: I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagens em Interação , 2006 , Maringá. I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagens em Interação. : , 2006.
    • GARCIA, T. P. . As transferências / interferências na aquisição de uma nova língua estrangeira. In: 7º Encontro Nacional sobre aquisição de Linguagem , 2006 , Porto Alegre. 7º Encontro Nacional sobre aquiaição de Linguagem. : , 2006.
    • GARCIA, T. P. . La bonne prononciation en langue française: vers l'autonomie de l'apprenant. In: SEDIFRALE-XIV Congrès latino-américain de professeurs et chercheurs de français langue étrangère , 2006 , Asunción. Sedifrale XIV - Le français au coeur des Amériques. Une langue en partage.. : , 2006.
    • GARCIA, T. P. ; SILVA, Cássio David da . A boa pronúncia de Língua Francesa leva à autonomia do aprendiz. In: IV Forum de Extensão e Cultura da UEM , 2006 , Maringá. Revista Arquivos do Museu Dinâmico Interdisciplinar. : , 2006.
    • GARCIA, T. P. . Um estudo de interferência da língua portuguesa do Brasil na aprendizagem da língua francesa. In: 2º CELLI - Colóquio de Estudos Lingüisticos e Literários , 2007 , Maringá. 2º CELLI - Colóquio des Estudos Lingüisticos e Literários. Maringá : APEK Assessoria, 2007. p. 01 - 07.
    • GARCIA, T. P. . Língua materna no ensino e na aprendizagem da língua francesa. In: XIII EPLE-Encontro de Professores de Linguas Estrangeiras do Paraná eVIII Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul , 2005 , Maringá. XIII EPLE e VIII Convenção dos Prof. de Língua Inglesa dos Estados do Sul - Internacionalização e Ensino de Línguas. : , 2005. p. 109 - 118.
    • GARCIA, T. P. ; SILVA, Cássio David da . A boa pronúncia em línguas estrangeiras facilita a comunicação. A língua francesa como meio de comunicação. In: XIII EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná e VIII Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul , 2005 , Maringá. XIII EPLE e VIII Convenção de Prof. de Língua Inglesa dos Estados do Sul - Internacionalização e Ensino de Línguas. : , 2005. p. 07 - 10.
    • GARCIA, T. P. . Stratégies d'apprentissage employées par des apprenants débutants dans l'acquisition du FLE en milieu institutionnel. In: XV Congrès Brésilien des Professeurs de Français , 2005 , Belo Horizonte. XV Congrès Brésilien des Professuers de Français - Plurilinguisme et identité culturelle. : , 2005. p. 01 - 15.
    • GARCIA, T. P. . Algumas estratégias de aquisição percebidas em textos produzidos por aprendizes de Francês, língua estrangeira, na aprendizagem dos possessivos. In: 6º CELSUL-VI Encontro do Círculo de Estudos Linguisticos do Sul , 2004 , Florianópolis. . : , 2004.
    • GARCIA, T. P. . Expressões idiomáticas francesas: traduções literais que levam ao erro. In: XI EPLE-Encontro de Professores de Linguas Estrangeiras do Paraná , 2004 , Londrina. . : , 2004.
    • GARCIA, T. P. . Análise comparativa de dois textos opinativos sob a ótica da teoria semiótica. In: XIV Seminário do CELLIP , 2003 , Londrina. Anais do XIV Seminário do CELLIP. Londrina : Editora da UEL, 2003.
    • GARCIA, T. P. ; DURÃO, Adja Balbino de Amorin Barbieri . L'erreur chez l'apprenant de FLE: une stratégie d'acquisition? Une étude du passé composé. In: IX Jornada de Estudos Franceses , 2003 , Maringá. Actes de la IX JEF. Maringá : EDUEM, 2003.
    • GARCIA, T. P. . L'influence de la langue portugaise du Brésil dans l'(non) utilisation des pronoms compléments d'objet direct. In: VIII Jornée d'Études Françaises , 2002 , Maringá. Actes de la VIII JEF. Maringá : EDUEM, 2002. p. 251 - 259.
    • GARCIA, T. P. . Interferências da língua portuguesa na aprendizagem da língua francesa: estudo sobre os tempos do passado, os adjetivos possessivos e o pronome objeto direto 'en'. In: I SEDAMEL-Seminário de dissertações em andamento no Mestrado em Estudos da Linguagem , 2002 , Londrina. I SEDAMEL. Londrina : Editora da UEL, 2002.
    • GARCIA, T. P. . A influência da língua portuguesa do Brasil na (não) aprendizagem dos pronomes clíticos acusativos na língua francesa. In: 5º CELSUL-Encontro do Círculo de Estudos Linguisticos do Sul , 2002 , Curitiba. 5º CELSUL. Curitiba : Editora da UFPR, 2002.
    • GARCIA, T. P. . A interação entre a contextualização, a escrita e a oral através do vídeo em sala de aula de L2 ou LE. In: VII Semana de Letras da UNIPAR , 2002 , Umuarama. Akrópolis-Revista de Ciências Humanas da UNIPAR. Umuarama : UNIPAR, 2002.
    • GARCIA, T. P. . Diversidade lingüística e cultural: identidades regionais. In: IX EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras , 2001 , Londrina. Cultura, diversidade e o ensino de línguas estrangeiras Anais do IX EPLE. Londrina : Editora do UEL, 2001. p. 101 - '06.
    • GARCIA, T. P. ; BENITES, Sonia Aparecida Lopes . Análise Linguistica: Bate coração. In: V Semana de Letras - A formação do professor de Lingua e Literatura , 2001 , Jandaia do Sul. A formação do professor de Língua e Literatura - V Semana de Letras da FAFIJAN. Jandaia do Sul : FAFIJAN, 2001. p. 45 - 50.
    • GARCIA, T. P. . Une expérience de lecture avec des élèves de FLE de l'Institut de Langues de l'Université de l'État à Maringá. In: SEDIFRALE-XII congrès latini-américain de professeurs et chercheurs de français langue étrangère , 2001 , Rio de Janeiro. Mondialisation et Humanisme. Les enjeux du français. : , 2001.
    • GARCIA, T. P. . A música e suas diversas funções: didática, lúdica, intercultural no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. In: XIV Seminário de CELLIP , 2000 , Maringá. Anais do XIV Seminário de CELLIP. : , 2000.
    • GARCIA, T. P. . O papel da Associação de Professores de Francês do Paraná no contexto de ensino-aprendizagem da língua francesa no Estado. In: XIII Seminário do CELLIP , 1999 , Campo Mourão. Anais do XIII seminário de CELLIP. : , 1999.
    • GARCIA, T. P. . Experiências pedagógicas do Instituto de Linguas de Maringá. In: X Semináriod do CELLIP , 1999 , Londrina. Anais do X Seminário do CELLIP. Londrina : Editora da UEL, 1999. p. 285 - 288.
    • GARCIA, T. P. ; SILVA, Cássio David da . A fonética da palavra em língua francesa: sons vocálicos. In: XII Semana de Letras - Outras Palavras , 1999 , Maringá. Anais da XII Semana de Letras - Outras Palavras. Maringá : EDUEM, 1999. p. 40 - 42.
    • GARCIA, T. P. . Le français au Paraná. In: XIII Congresso Brasileiro dos professores de Francês , 1999 , Salvador. ELOS - L'enseignement pluriel du français. Florianópolis : Editora UFSC, 1999. p. 275 - 280.
    • GARCIA, T. P. . O Instituto de Línguas e o ensino de línguas estrangeiras. In: XI Semana de Letras - Outras Palavras , 1998 , Maringá. Outras Palavras - XI Semana de Letras. Maringá : EDUEM, 1998.
    • GARCIA, T. P. ; GARCIA, Mariele Mancebo . Percepção e produção oral: fatores intrinsecos para uma boa comunicação em francês língua estrangeira. 2007 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. ; TANGI, Michele Mitsuy . As diferentes abordagens da oralidade em sala de aula de língua estrangeira. 2007 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . Comunicação coordenada: Análise Linguistica "Bate Coração". 2001 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . L'acquisition de langues étrangères: le developpement et la consolidation d'une nouvelle discipline. 2007 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. ; ARAÚJO, Rosângela . Dificuldades na pronúncia da Língua Francesa: um estudo de caso. 2006 (Simposio)
    • GARCIA, T. P. . Produção e compreensão oral: desafios no ensino e na aprendizagem de língua francesa. 2006 (Simposio)
    • GARCIA, T. P. ; ELEODORO, Débora Raquel Massmann . As transferências / interferências na aquisição de uma nova LE. 2006 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . Mesa redonda: La bonne prononciation en langue française: vers l'autonomie de l'apprenant. 2006 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. ; SILVA, Cássio David da ; ARAÚJO, Rosângela . Painel: A boa pronúncia de língua francesa leva a autonomia do aprendiz. 2006 (Outra)
    • GARCIA, T. P. . Lingua materna no ensino e na aprendizagem da língua francesa - comunicação coordenada. 2005 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. ; SILVA, Cássio David da . A boa pronúncia em línguas estrangeiras facilita a comunicação. A língua francesa como meio de comunicação. 2005 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . Stratégies d'apprentissage employées par des apprenants débutants dans l'acquisition du FLE en milieu institutionnel. 2005 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . Um estudo de interferência da língua portuguesa do Brasil na aprendizagem da língua francesa. 2005 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . Algumas estratégias de aquisição percebidas em textos produzidos por aprendizes de Francês, língua estrangeira, na aprendizagem dos possessivos. 2004 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. ; DURÃO, Adja Balbino de Amorin Barbieri . O erro no aprendiz de Francês como língua estrangeira: uma estratégia de aquisição? um estudo sobre o passé composé. 2003 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . L'erreur chez l'apprenant de FLE: une stratégie d'acquisition? Une étude du passé composé. 2003 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. ; Gomes, Edson José . Análise comparativa de dois textos opinativos sob a ótica da Teoria Semiótica. 2003 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . Interferências da língua portuguesa na aprendizagem da língua francesa: estudo sobre os tempos do passado, os adjetivos possessivos e o pronome objeto direto "en". 2002 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . L'influence de la langue portugaise du Brésil dans l'(non) utilisation des pronoms compléments d'objet direct. 2002 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . A influência da língua portuguesa do Brasil na (não) aprendizagem dos pronomes clíticos acusativos na língua francesa. 2002 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . A interação entre a contextualização, a escrita e a oral através do vídeo em sala de aula de língua segunda ou estrangeira. 2002 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . Les multiples rôles de l'APFPR: de la formation continue des professeurs aux engagements politiques. 2001 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . Une expérince de lecture aved des élèves de FLE de l'Institut de Langues de l'Université de l'État à Maringá. 2001 (Comunicacao)
    • DAMASIO, C. R. H. ; GARCIA, T. P. . A música e as suas diversas funções: didática, lúdica, intercultural no ensino-aprendizado de uma língua estrangeira. 2000 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . O papel da Associação de Professores de Francês do Paraná no contexto do ensino-aprendizagem da língua francesa no Estado. 1999 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . Le français au Paraná. 1998 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . Experiências pedagógicas do Instituto de Línguas de Maringá. 1996 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . Mesa-redonda: Diversidade Linguistica e cultural: identidades regionais. 2001 (Outra)
    • GARCIA, T. P. ; GARCIA, Mariele Mancebo ; LARANJEIRA, Ercilia Alves . Cantinho da oralidade: compreensão e produção oral - poster. 2007 (Outra)
    • GARCIA, T. P. . Mesa redonda: Formação de professores de língua estrangeira: desafios e alternativas. 2005 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. ; DURÃO, Adja Balbino de Amorin Barbieri . Expressões idiomáticas francesas: traduções literais que levam ao erro. 2003 (Comunicacao)
    • GARCIA, T. P. . Mesa-redonda: De Nouveaux chemins pour l'APFPR. 2001 (Outra)
    • GARCIA, T. P. . Mesa-redonda: Le français aux universités: des projets vers la formation continue des professeurs. 2000 (Outra)
    • GARCIA, T. P. . Mesa redonda: "O ensino da língua francesa no Paraná: novo contexto, novas perspectivas?. 1999 (Outra)
    • GARCIA, T. P. ; Guedes, Ana Paula . Une réflexion sur l'enseignement des langues étrangères à l'enseignement fondamental. 1999 (Conferência)
    • DAMASIO, C. R. H. ; GARCIA, T. P. . O Instituto de Línguas e o ensino de Línguas. 1995 (Conferência)
    • GARCIA, T. P. . V Encontro de Capacitação para professores de Francês do Paraná. 2000 (Universidade Estadual de Maringá / Pró Reitora de Extensão e Cultura / Instituto de Línguas)
    • GARCIA, T. P. . VI Encontro para professores de Francês do Paraná. 2001 (Universidade Estadual de Maringá / Pró Reitora de Extensão e Cultura / Instituto de Línguas)
    • GARCIA, T. P. . IV Encontro de Capacitação para professores de Francês do Paraná. 1999 (Universidade Estadual de Maringá / Pró Reitora de Extensão e Cultura / Instituto de Línguas / Departamento de Letras)
    • GARCIA, T. P. . IV Jornada de Estudos Franceses. 1996 (Universidade Estadual de Maringá / Departamento de Letras)
    • GARCIA, T. P. . Curso de Extensão: !ère Rencontre de Professeurs de Français du Paraná. 1996 (Universidade Estadual de Maringá / Pró Reitora de Extensão e Cultura / Instituto de Línguas)
    • GARCIA, T. P. . I Semana do Filme Francês. 1996 (Associação dos Professores de Francês do Paraná)
    • GARCIA, T. P. . II Semana do Filme Francês. 1997 (Associação dos Professores de Francês do Paraná)
    • GARCIA, T. P. . Concurso público para professor do Instituto de Línguas - Comissão Examinadora. 1993 (Universidade Estadual de Maringá)
    • GARCIA, T. P. . Concurso público para professor do Instituto de Línguas - Língua Francesa - Comissão Examinadora. 1993 (Universidade Estadual de Maringá)
    • GARCIA, T. P. . Teste seletivo para professor do Instituto de Línguas - Língua Francesa - presidente da Comissão organizadora. 1994 (Universidade Estadual de Maringá)
    • GARCIA, T. P. . Comissão de análise de Curriculum Vitae de docentes para ingresso no plano de capacitação. 2001 (Universidade Estadual de Maringá / Instituto de Línguas)
    • GARCIA, T. P. . comissão para Elaboração do sistema de Avaliação do Instituto de Línguas. 1994 (Universidade Estadual de Maringá / Instituto de Línguas)
    • GARCIA, T. P. . 1001 manières d'utiliser la chanson. 1996 (Universidade Estadual de Maringá / Pró Reitora de Extensão e Cultura / Instituto de Línguas)
    • GARCIA, T. P. . O lúdico em sala de aula. 1999 (Universidade Estadual de Maringá / Departamento de Letras)
    • GARCIA, T. P. ; SILVA, Cássio David da . A fonética da palavra em língua francesa: sons vocálicos. 1999 (Universidade Estadual de Maringá / Departamento de Letras)
    • DAMASIO, C. R. H. ; GARCIA, T. P. . 1001 manières d'utiliser la chanson. 1999 (Universidade Estadual de Londrina)
    • GARCIA, T. P. . Jeux pour créer, jeux pour parler. 1999 (Universidade Estadual de Maringá / Pró Reitora de Extensão e Cultura / Instituto de Línguas / Departamento de Letras / Associação de professores de Francês do Paraná)
    • GARCIA, T. P. . L'influence du Portugais langue maternelle (PLM) dans le procesus d'enseignement / apprentissage du Français langue étrangère (FLE). 2005 (Universidade Estadual de Maringá / Departamento de Letras)
    • GARCIA, T. P. . Aquisição de línguas estrangeiras: evoluções teóricas e o tratamento da transferência lingüística. 2006 (Universidade Estadual de Maringá / Departamento de Letras)
    • GARCIA, T. P. ; SILVA, Cássio David da . Alguns caminhos para o estudo da fonética. 2007 (Universidade Estadual de Maringá / Departamento de Letras)
    • GARCIA, T. P. . Convênio de Cooperação entre a UEM, o Consulado da França e a Associação dos Professores de Francês do Paraná. 1998 - Executora responsável pelo convênio de cooperação
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Em Letras Francês e Literatura de Lín
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Maringá
        Ano de conclusão: 1985
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos da Linguagem
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Francesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Norte do Parana
        Ano de conclusão: 1998
    • Universidade Estadual de Maringá:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).