Não autenticado |

Marcos Antonio Campos Couto

    • Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, livros didáticos, construção de conceitos científicos, marxismo e produção social do espaço e formação de professores.

       

      Links:    

    • marxismo e geografia
    • Dimensões psicológicas, pedagógico-didáticas e epistemológicas da aprendizagem dos conteúdos escolares de geografia
    • COUTO, Marcos A. C. . A visibilidade do invisível: conceitos e organização do ensino de geografia Revista Tamoios , v. Ano II , p. 01 - 31 , 2006. ISSN: 19804490.
    • COUTO, Marcos A. C. ; BRÍGIDO, B. R. ; FERNANDES, F. C. R. ; SILVA, C. G. ; CRUZ, F. C. . O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO NA ESCOLA BÁSICA: A NEGAÇÃO DO ESPAÇO COMO CONSTRUÇÃO HUMANA Revista Tamoios , v. 1 , p. 45 - 56 , 2001. ISSN: 16761995.
    • COUTO, Marcos A. C. ; COSTA, C. B. . A ORIGEM E CONSTRUÇÃO DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ: UMA PROPOSIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR Revista Tamoios , v. 1 , p. 67 - 68 , 2001. ISSN: 16761995.
    • COUTO, Marcos A. C. ; ANTUNES, C. F. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A RELAÇÃO ESCOLA BÁSICA-UNIVERSIDADE: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO Terra Livre , v. 14 , p. 30 - 40 , 1999. ISSN: 01028030.
    • COUTO, Marcos A. C. . O CONCEITO DE ESPACO NAS OBRAS DIDATICAS: O ESPACO VIUVO DO HOMEM. GEOGRAFIA EM PERSPECTIVA, v. UNICO, p. 323 - 330, 2002.
    • COUTO, Marcos A. C. . Pensar por conceitos geográficos. Educação Geográfica - teorias e práticas docentes, v. 5, p. 79 - 96, 2005.
  • Trabalhos em Anais: 12
    • COUTO, Marcos A. C. ; Sonia Castellar . As formas-conteúdo do ensinar e do aprender em geografia. In: Seminário Internacional de Ensino de Geografia e Ciências , 2008 , São Paulo. Anais do Seminário Internacional de Ensino de Geografia e Ciências. : , 2008.
    • COUTO, Marcos A. C. . O marxismo como uma tendência teórico-metodológica no ensino de geografia. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor , 2007 , Uberlândia-MG. Concepções e Fazeres da Geografia na Educação: diversidade em perspectiva. Uberlândia-MG : Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2007.
    • COUTO, Marcos A. C. . Concepções de Geografia nos Currículos Oficiais. In: 7º ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA , 2003 , VITÓRIA-ES. NOVOS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA. : , .
    • COUTO, Marcos A. C. . Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia: o ecletismo a serviço da alienação humana. In: Ciclo de Debates e Palestras sobre Reformulação Curricular e Ensino de Geografia , 2003 , Rio de Janeiro. Anais do Ciclo de Debates e Palestras sobre Reformulação Curricular e Ensino de Geografia. : , 2003.
    • COUTO, Marcos A. C. . O OLHAR GEOGRÁFICO E AS PRÁTICAS ESPACIAIS: A PRODUÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO NA OBRA DE RUY MOREIRA. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS , 2002 , JOÃO PESSOA. Contribuições Científicas. SÃO PAULO : ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS, 2002.
    • COUTO, Marcos A. C. . O TEMA DO TRABALHO NA GEOGRAFIA QUE SE ENSINA. In: 5 CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS , 1994 , CURITIBA. VELHO MUNDO - NOVAS FRONTEIRA, CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS, RESUMOS. : ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS, 1994. p. 146 - 146.
    • COUTO, Marcos A. C. ; SILVA, C. G. . O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO NA ESCOLA BÁSICA. In: 4 ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA - FALA PROFESSOR , 1999 , CURITIBA. AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DA EDUCAÇÃO - CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS, RESUMOS. : ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS E EDITORA LETRA DAS ARTES, 1999. p. 56 - 57.
    • COUTO, Marcos A. C. ; LIMA JUNIOR, L. D. ; ALENTEJANO, P. R. R. . A GEOGRAFIA NO PROJETO MANGUEIRA VESTIBULARES. In: 4 ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA - FALA PROFESSOR , 1999 , CURITIBA. AS TRANSFORMAÇOES NO MUNDO DA EDUCAÇÃO - CONTRIBUIÇOES CIENTÍFICAS, RESUMOS. : ASSOCIAÇAO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS E EDITORA LETRA DAS ARTES, 1999. p. 141 - 142.
    • COUTO, Marcos A. C. ; SILVA, C. G. ; CRUZ, F. C. ; BRÍGIDO, B. R. ; FERNANDES, F. C. R. . O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO NA ESCOLA BÁSICA. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS , 2000 , FLORIANÓPOLIS. OS OUTROS 500 NA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, PROGRAMAS E RESUMOS. : ASSOCIAÇAO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS, 2000. p. 547 - 548.
    • COUTO, Marcos A. C. ; COSTA, C. B. . A FORMAÇAO DO PROFESSOR E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS , 2000 , FLORIANÓPOLIS. OS OUTROS 500 NA FORMAÇAO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, PROGRAMAS E RESUMOS. : ASSOCIAÇAO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS, 2000. p. 223 - 224.
    • COUTO, Marcos A. C. . O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO NA ESCOLA BÁSICA. In: 8 ENCUENTRO DE GEOGRAFOS DE AMERICA LATINA , 2001 , SANTIAGO DO CHILE. RESUMENES. : FACULTAD DE ARQUITECTURA Y URBANISMO DE UNIVERSIDAD DE CHILE, 2001. p. 667 - 668.
    • COUTO, Marcos A. C. ; BRÍGIDO, B. R. ; FERNANDES, F. C. R. ; SILVA, C. G. ; CRUZ, F. C. . O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO NA ESCOLA BÁSICA: A NEGAÇÃO DO ESPAÇO COMO CONSTRUÇÃO HUMANA. In: 8 ENCUENTRO DE GEOGRAFOS DE AMERICA LATINA , 2001 , SANTIAGO. ANAIS 8 ENCUENTRO DE GEOGRAFOS DE AMERICA LATINA. : FACULTAD DE ARQUITECTURA Y URBANISMO DE UNIVERSIDAD DE CHILE, 2001. p. 301 - 308.
    • COUTO, Marcos A. C. . Construcao dos Conceitos Cientificos e Escolares: caminhos para a organizacao da educacao geografica. : , 2005 (TESE DE DOUTORAMENTO)
    • COUTO, Marcos A. C. . VELHOS E NOVOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO: OS ESPAÇOS DA GEOGRAFIA. RIO DE JANEIRO : DEPARTAMENTO DE EXTENSÃO DA UERJ , 2004 (ARTIGO PUBLICADO EM ANAIS)
    • COUTO, Marcos A. C. . O marxismo como uma tendência teórico-metodológico no ensino de geografia. 2007 (Congresso)
    • COUTO, Marcos A. C. . Ensino e Aprendizagem: teoria e prática na escola básica. 2004 (Conferência)
    • COUTO, Marcos A. C. . O OLHAR DAS ENTIDADES SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA AS LICENCIATURAS. 2002 (Seminário)
    • COUTO, Marcos A. C. . O PAPEL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE. 2003 (Conferência)
    • COUTO, Marcos A. C. . AS CONCEPÇÕES DE ESCOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA. 2003 (Conferência)
    • COUTO, Marcos A. C. . POLÍTICA EDUCACIONAL E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2002 (Conferência)
    • COUTO, Marcos A. C. . O OLHAR GEOGRÁFICO E AS PRÁTICAS ESPACIAIS: A PRODUÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO NA OBRA DE RUY MOREIRA. 2002 (Comunicacao)
    • COUTO, Marcos A. C. . O OLHAR GEOGRÁFICO E AS PRÁTICAS ESPACIAIS: A PRODUÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO NA OBRA DE RUY MOREIRA. 2002 (Comunicacao)
    • COUTO, Marcos A. C. . MESA RESONDA: AS DIFERENTES PROPOSTAS CURRICULARES E O LIVRO DIDÁTICO. 2001 (Conferência)
    • COUTO, Marcos A. C. ; COSTA, C. B. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL. 2000 (Comunicacao)
    • COUTO, Marcos A. C. ; BRÍGIDO, B. R. ; FERNANDES, F. C. R. ; SILVA, C. G. ; CRUZ, F. C. . O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO NA ESCOLA BÁSICA. 2000 (Comunicacao)
    • COUTO, Marcos A. C. ; SILVA, C. G. . O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO NA ESCOLA BÁSICA. 1999 (Comunicacao)
    • COUTO, Marcos A. C. . O TEMA DO TRABALHO NA GEOGRAFIA QUE SE ENSINA. 1994 (Comunicacao)
    • COUTO, Marcos A. C. ; BRÍGIDO, B. R. ; FERNANDES, F. C. R. ; SILVA, C. G. ; CRUZ, F. C. . O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO NA ESCOLA BÁSICA: A NEGAÇÃO DO ESPAÇO COMO CONSTRUÇÃO HUMANA. 2001 (Comunicacao)
    • COUTO, Marcos A. C. . REFORMAS EDUCACIONAIS E PERSPECTIVAS. 1999 (Seminário)
    • COUTO, Marcos A. C. . MESA REDONDA: A FORMAÇÃO DO BACHAREL E DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA FACE AOS NOVOS DESAFIOS DA SOCIEDADE. 2000 (Conferência)
    • COUTO, Marcos A. C. ; SILVA, C. G. . O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO NA ESCOLA BÁSICA. 1999 (Comunicacao)
    • COUTO, Marcos A. C. . O SENTIDO DO ESTUDO DA GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1999 (Conferência)
    • COUTO, Marcos A. C. . VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia. 2007 (Associação dos Geógrafos Brasileiros)
    • COUTO, Marcos A. C. . CONCEPÇÕES DE GEOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS. 2002 (UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA/UNIVERSO)
    • COUTO, Marcos A. C. . Oficina Pedagógica: pensar por conceitos geográficos. 2004 (Colégio Estadual Trasilbo Filgueiras/RJ)
    • Nome do projeto: A recente produção teórico-metodológica sobre o ensino de geografia: inventariando os seus avanços e impasses (2006 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COUTO, Marcos A. C. .
      Descrição: Objetiva sistematizar a recente produção teórico-metodológica sobre o ensino de geografia nos níveis fundamental e médio (escola básica), com destaque para a influência do materialismo histórico e dialético. O inventário de temas, problemas, soluções relacionados ao ensino de geografia será realizado a partir da leitura e análise dos trabalhos completos, publicados em CD-ROOM, dos 03 últimos Encontros Nacionais de Geógrafos (2006, 2004 e 2002) e dos dois últimos Encontros Nacionais de Prática de Ensino de Geografia (2005 e 2003), e também os resumos dos demais Encontros retroagindo ao 1º Fala Professor em 1987. Será analisado o conjunto dos textos, evidenciando os seus objetivos, conteúdos, metodologias, conceitos-chave, autores principais e conclusões; que permitirá confrontar as diferentes tendências e, assim, destacar a importância do materialismo histórico como alternativa teórico-metodológica no ensino de geografia.
    • Nome do projeto: Tendências Metodológicas no Ensino de Geografia (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COUTO, Marcos A. C. .
      Descrição: Investigação das tendências teórico-metodológicas da pesquisa em ensino de geografia na escola básica, incluindo os fundamentos psico-pedagógicos utilizados. Os materiais empíricos de análise são os trabalhos completos apresentados nos Encontros Nacionais da área de geografia que tematizem o ensino de geografia na escola básica.
    • Nome do projeto: Laboratórios de Pesquisa em Ensino: desenvolvimento de propostas e produção de material didático (2007 - 2008
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: ALENTEJANO, P. R. R. , SANTANA FILHO, Manoel Martins de , ENGEL, M. G. , TAVARES, M. T. G. , FONTOURA, H. A. , ARAUJO, M. S. , ALVARENGA, M. S. , AYRES, A. C. B. M. , DORVILLE, L. F. M. , MAGALHAES, M. S. , ROCHA, H. A. B. , LOZANO, A. R. G. , BARBOSA, A. C. M. , RIBAS, M. C. C. , PINTO, M. I. R. , TAVARES, C. C. S. , FRANCO, M. M. , COUTO, Marcos A. C. .
      Descrição: O projeto visar propor a constituição de espaços multifuncionais voltados à consolidação da pesquisa e da pós-graduação lato e stricto sensu, espaços que apresentam uma singularidade - estrutura física, recursos e equipamentos - que se distinguem das salas de aula dos cursos de graduação, cujo objetivo é a pesquisa em ensino, o desenvolvimento de propostas pedagógicas e de metodologias de ensino inovadoras nas diferentes áreas do conhecimento, e a produção de material didático.
    • Nome do projeto: Por uma ecologia de saberes: produção e desenvolvimento de pesquisas na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (2008 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: TAVARES, C. C. S. , COUTO, Marcos A. C. .
      Descrição: Projeto interdisciplinar de produção de conhecimento sobre a formacao de professores das disciplinas escolares.
    • COUTO, Marcos A. C. . 3º ENCONTRO ESTADUAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO. 2003 - ParticipaÇÃo em comissÃo cientÍfica
    • COUTO, Marcos A. C. . 9º ENCONTRO DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA. 2007 - ParticipaÇÃo em comissÃo cientÍfica
    • COUTO, Marcos A. C. . II SEMINÁRIO NACIONAL METRÓPOLE: GOVERNO, SOCIEDADE E TERRITÓRIO - PARTICIPAÇÃO SOCIAL E DINÂMICAS ESPACIAIS. 2007 - ParticipaÇÃo em comissÃo cientÍfica
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 1988
    • Mestrado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 1994
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Universidade do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Colégio Pedro II:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Universidade Federal Fluminense:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1996 ).
        Outras informações: professor