Não autenticado |

Hamilton Fernando dos Santos

    • Hamilton dos Santos é jornalista (MTb 44735SP), bacharel, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. É Diretor-executivo da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, sendo responsável por publicações e laboratórios de pesquisa nas frentes de comunicação corporativa, gestão de reputação, gestão de crise, com atuação também em comunicação da mobilidade, compliance e cultura. Pesquisa a interface entre comunicação e filosofia, ministrando curso sobre reputação em David Hume e Michel de Montaigne. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, além de ter sido colaborador de títulos como VIP, Superinteressante, Playboy e Veja. Foi diretor de treinamento e desenvolvimento organizacional da Editora Abril - onde coordenou, entre outros programas, o Curso Livre de Humanidades; diretor de comunicação interna do Grupo Abril, diretor operacional do Instituto Abril e responsável pelo projeto da Praça Victor Civita, em São Paulo.

       

      Links:    

    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Prêmio Aberje 2022: reconhecimento que gera valor. São Paulo : Editora Aberje, 2023 . 296p. ISBN: 9786586831542.
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Prêmio Aberje 2019: reconhecimento que gera valor. São Paulo : Aberje Editorial, 2020 . 229p. ISBN: 9786586861009.
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Prêmio Aberje 2020: reconhecimento que gera valor. São Paulo : Aberje Editorial, 2021 . 271p. ISBN: 9786586831313.
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Prêmio Aberje 2021: reconhecimento que gera valor. São Paulo : Aberje Editorial, 2022 . 316p. ISBN: 9786586831412.
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. ; NAKASONE, A. . Aberje 50 anos: ensaios e memórias. São Paulo : Aberje Editorial, 2018 . 349p. ISBN: 9788564506237.
    • SANTOS, H. F. . Enfim grávidos! Depois de 21 anos, seis inseminações, três fertilizações.... São Paulo : Best Seller, 2013 . p. ISBN: 9788576847694.
    • SANTOS, H. F. . A história da indústria naval brasileira. : , 1987 . p. ISBN: .
    • SANTOS, H. F. ; PIZA, D. . O perigo da hora. : , 1989 . p. ISBN: .
    • SANTOS, H. F. . Lúcio Cardoso - Nem leviano, nem grave: escritor. : Editora Brasiliense, 1987 . p. ISBN: .
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . A reputação e o valor da responsabilidade histórica empresarial. Reputação: os consumidores compram reputação e não produtos, v. 1, p. 219 - 227, 2021.
    • SANTOS, H. F. ; NASSAR, P. . Comunicadores sob pressão . O Globo , Rio de Janeiro , 22 fev. 2024.
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Os novos desafios da comunicação organizacional . Revista Brasil Alemanha , São Paulo , 01 nov. 2023.
    • SANTOS, H. F. ; NASSAR, P. . Pilares ESG precisam se manter de pé . o Globo , Rio de Janeiro , 06 set. 2023.
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Contradições certificadas [Certificadas, mas cheias de contradições] . O Globo , Rio de Janeiro , 06 jul. 2023.
    • SANTOS, H. F. ; RIOS, H. . Paradoxo e esperança no escândalo das apostas . O Globo , Rio de Janeiro , 29 mai. 2023.
    • SANTOS, H. F. . A riqueza das ideias . O Globo , Rio de Janeiro , 15 abr. 2023.
    • SANTOS, H. F. . ESG é boa jogada para a indústria do futebol . O Globo , Rio de Janeiro , 10 dez. 2022.
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Diálogo entre ímpares . Valor Setorial Comunicação Corporativa , São Paulo , 12 dez. 2022.
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Diálogo e consenso, mas sem fugir do conflito . Valor Setorial Comunicação Corporativa , São Paulo , 15 dez. 2021.
    • SANTOS, H. F. ; NASSAR, P. . Em defesa da narrativa e do comunicador . O Globo , Rio de Janeiro , 26 set. 2021.
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Aliança empresarial contra fake news . Folha de S.Paulo , São Paulo , 05 mai. 2021.
    • SANTOS, H. F. ; NASSAR, P. . Filosofia dos termos gerais . O Globo , Rio de Janeiro , 22 abr. 2021.
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Não basta buscar apenas o lucro . Valor Setorial Comunicação Corporativa , São Paulo , 15 dez. 2020.
    • SANTOS, H. F. . David Hume cancelado? . O Globo , Rio de Janeiro , 20 set. 2020.
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . A liberdade de imprensa fortalece os negócios . Folha de S.Paulo , São Paulo , . .
    • SANTOS, H. F. . Contra a transparência . Época - Especial , São Paulo , 26 nov. 2019.
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . No ritmo das mudaças . Valor Setorial Comunicação Corporativa , São Paulo , 04 dez. 2019.
    • SANTOS, H. F. . Diderot é antídoto contra o atual dogmatismo político, diz biógrafo . Folha de S.Paulo , São Paulo , 21 ago. 2019.
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Comunicação, negócios e política . Valor Setorial Comunicação Corporativa , São Paulo , 01 dez. 2018.
    • SANTOS, H. F. . Empatia piora o mundo, diz psicólogo canadense . Folha de S.Paulo , São Paulo , 26 mar. 2017.
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . O novo momento da agenda ESG. Rio de Janeiro : CEBDS , 2023 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Relacionamento com imprensa: tradição e ruputura. São Paulo : Mega Brasil , 2023 (Artigo)
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Conexões transformam. São Paulo : Mega Brasil , 2023 (Artigo)
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Prefácio. São Paulo : Editora Aberje , 2023 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Apresentação. São Paulo : Editora Aberje , 2023 (Apresentação)
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Prefácio. São Paulo : Aberje , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Prefácio. São Paulo : Aberje Editorial , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. ; CRUZ, L. . A força da comunicação empresarial - entrevista com Paulo Nassar e Hamilton dos Santos. São Paulo : ContentXP , 2021 (Entrevista)
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Prefácio. São Paulo : Aberje Editorial , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SANTOS, H. F. ; NASSAR, P. ; SANTOS, S. R. . Comunicación, Relaciones Institucionales y la pandemia. Buenos Aires : Consejo Profesional de Relaciones Públicas , 2020 (Artigo)
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Propósito e suas contranarrativas. São Paulo : Mega Brasil , 2019 (Artigo)
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Comunicação Não Violenta: causa produtiva para os negócios e para a sociedade. São Paulo : Mega Brasil , 2020 (Artigo)
    • SANTOS, H. F. ; TRUNCALE, J. . Global Alliance 12 steps for managing an association in a time of crisis. Lugano : Global Alliance , 2020 (Artigo)
    • NASSAR, P. ; SANTOS, H. F. . Um ano de desafios e oportunidades. São Paulo : Aberje Editorial , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SANTOS, H. F. . Comunicação pública: o papel republicano de instituições públicas e privadas. São Paulo : Aberje Editorial , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SANTOS, H. F. . Ao Associado, nossa razão de ser. São Paulo : Aberje Editorial , 2018 (Artigo)
    • SANTOS, H. F. . Apresentação. São Paulo : Aberje Editorial , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • SANTOS, H. F. . A opinião dos outros: as artimanhas da fama em Montaigne e Hume. São Paulo : Casa do Saber , 2012 (Artigo)
    • SANTOS, H. F. . Os bebês moralistas de Paul Bloom. São Paulo : Fronteiras do Pensamento , 2014 (Artigo)
    • BACH, R. ; SANTOS, H. F. . Fugindo do Ninho. : Editora Record , 1996 (Tradução)
    • HASSEN, Carl ; SANTOS, H. F. . Caça aos Turistas. : Companhia das Letras , 2001 (Tradução)
    • SAID, Edward ; SANTOS, H. F. . Elaborações Musicais. : Editora Imago , 1991 (Tradução)
    • SELF, Will ; SANTOS, H. F. . Cock & Bull. : Geração Editorial , 2002 (Tradução)
    • SANTOS, H. F. . Comunicação e envelhecimento: como comunicar para idosos. 2018 (Conferência)
    • SANTOS, H. F. ; LOEB, P. . B2Biz Rocks! Podcast - Episódio 11: Hamilton Dos Santos. 2020 B2Biz Rocks! Podcast
    • SANTOS, H. F. . I Semana Abril de Internet. 2000 (Editora Abril)
    • SANTOS, H. F. ; Grassetti, Carlos ; ABREU, Bebel . Ilustrando em Revista. 2005 (Editora Abril)
    • SANTOS, H. F. . O Papel da Universidade na Cultura Brasileira. 1993 (O Estado de S. Paulo, MASP, USP)
  • Curso de curta duração ministrado: 1
    • SANTOS, H. F. . Cátedra Victor Civita - Disciplina de Marketing em Empresas Informativas e Editoriais. 2005 (Universidade de São Paulo e Editora Abril)
    • Nome do projeto: Gerenciamento de Empresas Jornalísticas -- Um manual para estudantes (2015 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, H. F. , BUCCI, E. .
      Descrição: Preparar um livro didático com as noções essenciais de gestão de negócios e de projetos (em empresas comerciais e também em órgãos públicos) em empreendimentos cuja finalidade seja o jornalismo. Escrito em linguagem simples e acessível, uma vez que se destina a estudantes de comunicação, que não têm familiaridade com o linguajar de economistas e administradores, o livro pretende apresentar ao aluno os conceitos essenciais para a gerência e a governança de equipes e planos no mundo editorial.
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
      • Curso: Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo
        Nome da Instituição: Faculdade Cásper Líbero
        Ano de conclusão: 1984
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2022
    • Editora Abril:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Geração Editorial:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1995 ).
        Outras informações: Diretor Editorial
    • O Estado de S. Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1988 - 1994 ).
        Outras informações: Editor do Suplemento de Cultura
    • Folha de S. Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1986 - 1987 ).
        Outras informações: Repórter da editoria de Ciência e Tecnologia
    • Cia. Comunicações:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1982 - 1986 ).
        Outras informações: Redator
    • Karijo Refrigeração:
      • Tipo de vínculo: Livre (1987 - 1987 ).
        Outras informações: Gerente de Marketing
    • Associação Brasileira de Comunicação Empresarial:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2015 - Atual ).
        Outras informações: Diretor geral
    • Escola de Comunicações e Artes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).