Não autenticado |

Glauco Roberto Gonçalves

    • É professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Fez doutorado e mestrado em Geografia Humana na Universidade de São Paulo. Bacharelado e licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Artes Visuais na Universidade de Brasília. Bolsista de doutorado da Fapesp e de mestrado do CNPq. Coordenador do Programa de Pós Graduação Ensino na Educação Básica - CEPAE UFG e docente permanente do Núcleo Interdisciplinar de Patrimônios, Artes e Memórias do Museu Antropológico -UFG.Suas pesquisas envolvem o urbano, o cotidiano e o lúdico, bem como o entendimento critico dos espaços escolares. É membro do grupo de pesquisas "Geografia Urbana: a vida cotidiana e o urbano" do Laboratório de Geografia Urbana da USP. Coordena o grupo de estudos e pesquisas "Desescolalização e direito à cidade" no CEPAE-UFG. É membro do LUDENS-USP (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Futebol e Modalidades Lúdicas). Coordenador do Projeto de Extensão "Museu do Depois do Amanhã" Colunista da revista Ermira Cultura.

       

      Links:    

    • LUDENS - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre o Futebol e Modalidades Lúdicas
    • Geografia Humana
    • Ensino de Geografia e educação democrática
    • Urbano, Capital e cotidiano
    • Espaço-tempo na escola
    • Análise de livros didáticos de Geografia aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)
    • SANTOS, R. O. ; GONÇALVES, G.R ; ROCHA, J. . Césio-137 em quadrinhos: a geo-história da tragédia radiológica em Goiânia.. Goiânia : Alta Performance, 2023 . 31p. ISBN: 9786554470582.
    • GONÇALVES, G.R ; REIS, B. M. ; LOPES, R. ; QUEIROZ, A. ; CAMPOS, A. M. ; SCHIMID, C. ; SANTOS, C. ; FLEURY, D. ; ROCHA, D. ; MONTEIRO, F. ; BARROS, K. ; MUNDIM, L. ; PERILO, M. ; GONCALVES, M. ; MATHIAS, P. ; EDIALA, P. ; GONCALVES, Q. ; LOPES, R. . Kali Ma. Goiânia : Negalilu, 2022 . 106p. ISBN: 9786599216541.
    • GONÇALVES, G.R . Pandora Pandêmica: quarenta micro(necro)contos. São Paulo : Córrego, 2020 . 115p. ISBN: 9786599057984.
    • GONÇALVES, G.R . Da imagem da cidade à cidade como imagem: espaço abstrato e abstração do espaço na sociedade do espetáculo. Berlim : Nova Edições Acadêmicas, 2020 . 105p. ISBN: 9786202561778.
    • GONÇALVES, G.R ; SILVA, J. M. . Ensino por meio da música em ciências humanas: sugestões de músicas para serem utilizadas como recursos didáticos em classes regulares e hospitalares em Goiás. Goiânia : Espaço Acadêmico, 2019 . 152p. ISBN: 9786550810245.
    • GONÇALVES, G.R . O lucro engole o lúdico: elementos para compreender como a FIFA ganha dinheiro. Goiânia : Kelps, 2018 . 300p. ISBN: 9788540024373.
    • GONÇALVES, G.R . A crise da cidade em jogo: O futebol na contramão em ruas da Penha. : Nova Edições Acadêmicas, 2014 . 176p. ISBN: 9783639697209.
    • GONÇALVES, G.R ; FARIA, V. F. ; GONCALVES JUNIOR, M. A. ; SELLANES, R. B. G. . A implementação do Novo Ensino Médio no CEPAE - UFG: tentativas de buscar qualidade em meio aos desmontes da reforma Revista Querubim (Online) , v. 52 , p. 12 - 23 , 2024. ISSN: 18093264.
    • GONÇALVES, G.R . Corbusier e os situacionistas: a função contra a vida apaixonante. GEOUSP: espaço e tempo , v. 26 , p. 1 - 14 , 2022. ISSN: 21790892.
    • GONÇALVES, G.R . O intervalo é o centro: espaço e tempo do convívio na escola. Signos Geográficos , v. 4 , p. 1 - 15 , 2022. ISSN: 26751526.
    • MARILZA VANESSA ROSA SUANNO, MARILZA VANESSA ROSA SUANNO ; GONÇALVES, GLAUCO ROBERTO ; FARIA, VIVIANNE FLEURY DE . O Programa Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE/UFG: um olhar sobre sua história, experiências e possibilidades Devir Educação , v. 4 , p. 34 - 54 , 2020. ISSN: 2526849X.
    • GONÇALVES, G.R ; FARIA, V. F. ; GARCIA, A. F. ; LEMOS, M. ; LIMA NETO, T. R. . Quando Carlos Drummund de Andrade encontra Mano Brow: práticas de um projeto transdisciplinar no ensino médio do CEPAE-UFG Revista Querubim (Online) , v. 1 , p. 04 - 12 , 2019. ISSN: 18093264.
    • GONÇALVES, GLAUCO ROBERTO . Espetáculo, alienação espacial e queda tendencial do valor de uso na obra de Guy Debord GEOUSP (USP) , v. 23 , p. 059 - 075 , 2019. ISSN: 14147416.
    • GONÇALVES, G.R . A deriva e a psicogeografia e suas possibilidades para os trabalhos de campo em Geografia Urbana Ateliê geográfico (UFG) , v. 13 , p. 100 - 111 , 2019. ISSN: 19821956.
    • GONÇALVES, GLAUCO . A São Paulo das mil e uma várzeas Revista História em Reflexão - Revista Eletrônica , v. 12 , p. 20 - 37 , 2018. ISSN: 19812434.
    • GONÇALVES, G.R . Do urbanismo unitário à crítica ao urbanismo: um percurso sobre a cidade e o urbano na Internacional Situacionista. GEOUSP: espaço e tempo , v. 21 , p. 518-530 - , 2017. ISSN: 21790892.
    • GONÇALVES, G.R . A Usina de Henry Borden como patrimônio e a retificação dos Rios Tietê e Pinheiros como seu avesso Mirada Antropológica , v. 11 , p. 53 - 64 , 2016. ISSN: 18704689.
    • GONÇALVES, G.R . A LÓGICA DO -ELEFANTE BRANCO-: obsolescência programada do espaço na Copa de 2014 Ateliê geográfico (UFG) , v. 7 , p. 1 - 17 , 2013. ISSN: 19821956.
    • GONÇALVES, G.R ; GALVAO, F. M. P. ; FARIA, K. Y. S. . Excepcionais Feminilidades Maternas. Escola de educação básica volume XII, v. XII, p. 87 - 97, 2024.
    • GONÇALVES, G.R ; FONTE, H. L. . Cantigas de Ninas para monstros sorrirem.. Goyaz (não) é Velho, v. 1, p. 60 - 72, 2023.
    • GONÇALVES, G.R ; FARIA, V. F. ; GARCIA, A. F. . Torto Arado: uma experiência transdisciplinar no Ensino Médio. Escola de Educação Básica para Todos, v. XI, p. 159 - 176, 2023.
    • GONÇALVES, G.R . Sonho Inventado. Geografia Epistolar, v. 1, p. 137 - 141, 2021.
    • GONÇALVES, G.R . Poemas sem título. tec tec tec tec tic tac, v. 3, p. 1 - 80, 2022.
    • GONÇALVES, G.R ; SEABRA, O. L. C. ; DAMIANI, A. L. ; BAITZ, R. ; ARAGAO, L. X. ; ARAUJO, J. A. ; AVANZI, K. ; BAGGIO, U.C ; BRANQUINHO, E. S. ; BURGOS, R. ; CARRIL, L. F. B. ; THAUANY, F. ; MARINHO, D. D. ; MARTINS, F. E. S. ; OLIVEIRA, E. ; SILVA, M. R. ; PINON, M. ; VARGAS, J. D. ; SANTOS, R. R. . No somos solo Números. En medio de la pandemia, São Paulo/ Brasil | Não Somos só Números. Em Meio à Pandemia, São Paulo/Brasil. No somos solo Números. En medio de la pandemia, São Paulo/ Brasil | Não Somos só Números. Em Meio à Pandemia, São Paulo/Brasil, v. II, p. 101 - 105, 2022.
    • GONÇALVES, G.R ; SEABRA, O. L. C. ; DAMIANI, A. L. ; BAITZ, R. ; MARINHO, D. D. ; PARRA, D. ; OLIVEIRA, E. ; BRANQUINHO, E. S. ; MARTINS, F. E. S. ; ARAUJO, J. A. ; AVANZI, K. ; ARAGAO, L. X. ; PINON, M. ; SILVA, M. R. ; SANTOS, R. O. ; SANTOS, R. R. ; BURGOS, R. ; FREIRE, T. ; BAGGIO, U. C. . Fragmentos de Brasil en Pandemia: aforismos de la crisis. 'Luchas invisibles en tiempos de pandemia ', v. II, p. 31 - 91, 2022.
    • GONÇALVES, G.R . Cri(tic)ar a domesti-cidades. Laboratório Pandêmico, Saberes Insurgentes, v. 1, p. 1 - 337, 2021.
    • GONÇALVES, G.R ; RABELO, J. B. . A militarização de escolas públicas no estado de Goiás e o ensino de geografia. Novos contextos de "aprendizagens", v. 1, p. 250 - 274, 2021.
    • GONÇALVES, G.R . A (ANTI)PEDAGOGIA DE POLÍCIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS. https://cepedgoias.com.br/edipe2019/, v. VIII, p. 1556 - 1557, 2021.
    • GONÇALVES, G.R . Desescolarizar a escola: práticas para pedagogia da autonomia em um mundo em crise. Escola de educação básica para todos, v. VII, p. 92 - 102, 2021.
    • GONÇALVES, G.R ; GARCIA, A. F. ; FARIA, V. F. . Pensando, (re) lendo e (re) escrevendo o Brasil: uma proposta transdisciplinar para o Ensino Médio. Aprendizagem Integradora e Inclusiva: teoria e prática para uma escola criativa para todos, v. 1, p. 1 - 256, 2020.
    • GONÇALVES, G.R ; GARCIA, A. F. ; SUANNO, M. V. R. ; FARIA, V. F. . Projeto de Ensino Transdisciplinar 'Os Brasis e os Brasileiros': Estudo Coletivo e Problematizado ao Religar de Saberes em Torno de Obras Literárias. Relatos e Reflexões: aprimorando o processo de ensino-aprendizagem na UFG, v. 1, p. 63 - 75, 2020.
    • GONÇALVES, G.R . Pedagogia da ocupação (e ocupação da Pedagogia): as escolas ocupadas e suas práticas de educação democrática no Ensino Básico. Escola de educação básica para todos, v. 1, p. 73 - 90, 2017.
    • GONÇALVES, G.R . O marketing da Brazilian Traction. Capitalismo e História da Eletrificação 1890-1930: Capital, técnica e organização do negócio elétrico no Brasil e Portugal, v. 3, p. 47 - 63, 2013.
    • GONÇALVES, G.R . Confaloni Conflagrado: notas da extirpação da/na especulação . Ermira Cultura , Goiânia , 10 set. 2023.
    • GONÇALVES, G.R . Quando o bar-mar é delas: Cida, Marlene, Silvaninha . Ermira Cultura , , 07 jun. 2023.
    • GONÇALVES, G.R . Feira da Marreta, reinserção-ressurreição dos restos no (curto) circuito de trocas . Ermira Cultura , Goiânia , 24 jul. 2022.
    • GONÇALVES, G.R . 4 etnografias manequis da 44 . Ermira Cultura , Goiânia , 06 abr. 2022.
    • GONÇALVES, G.R . Saltar de paraquedas coloridos da beira da Terra plana . Ermira , , . .
    • GONÇALVES, G.R . Carta a Roberto Piva . Ermira , Goiânia , 01 ago. 2021.
    • GONÇALVES, G.R . Apologia da cadeira na calçada . Ermira , Goiânia , 12 dez. 2020.
    • GONÇALVES, G.R . O colonialismo interno do eixo Rio-São Paulo . Ermira , Goiânia , 02 mai. 2021.
    • GONÇALVES, G.R . A catástrofe contra a catarse. . Ermira , Goiânia , 16 fev. 2021.
    • GONÇALVES, G.R . As crianças estão em guerra . Ermira Cultura , Goiânia , 12 out. 2020.
    • GONÇALVES, G.R . (L)arqueologia do baldio . Ermira , Goiânia , 26 ago. 2020.
    • GONÇALVES, G.R . Quando parasitas geram vírus . Ermira , Goiânia , 20 jul. 2020.
    • GONÇALVES, G.R . Uma cartografia sensorial da cidade baldia . Ermira , , 01 jul. 2020.
    • GONÇALVES, G.R . Catástrofe catártica: caricaturas do capital . Territorial Eletrônico , Goiânia , 27 mai. 2020.
    • GONÇALVES, G.R . A intelectualidade que tem nojo da escola . Caderno Territorial , Universidade Federal de Goiás , 27 nov. 2019.
    • GONÇALVES, G.R . O que escaladores precisam saber sobre acesso a áreas de escaladas . Montain Voice , São Paulo , 02 set. 2019.
    • GONÇALVES, G.R . Das Universidades Federais às Universidades Financeiras: o fim do futuro com o programa future-se . Cadernos Territorial , , 22 jul. 2019.
    • GONÇALVES, G.R . Da série 'O conjunto de relações sociais mediados por imagens': O dia em que a alienação vestida de indignação saiu às ruas . Territorial , Goiânia , . .
    • GONÇALVES, G.R . Pequena radiografia de um futuro (passado) acidente radiológico . Diário da Manhã , Goiânia , 07 set. 2017.
    • GONÇALVES, G.R . (L)arqueologias baldias: experimentações invetigativas entre escombros goianos. In: I Colóquio do Núcleo Interdisciplinar de Patrimônios, Artes e Memórias , 2022 , Goiás. I Colóquio do Núcleo Interdisciplinar de Patrimônios, Artes e Memórias. Goiânia : UFG, 2022. p. 1 - 3.
    • GONÇALVES, G.R . A (anti)pedagogia de polícia. In: VIII EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino , 2019 , Goiânia. VIII EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. Goiânia : PUC-Goiás, 2019. p. 1 - 12.
    • GONÇALVES, G.R ; GARCIA, A. F. ; FARIA, V. F. . Pensando, (re) lendo e (re) escrevendo o Brasil: uma proposta transdisciplinar para o Ensino Médio. In: Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras , 2018 , Maceió. CIPAII. : , 2018. p. 1 - 23.
    • GONÇALVES, G.R . A Lei Geral da Copa: Estado, Fifa, Capital e Espaço na Copa do Mundo de 2014. In: IV Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales Del Deporte (ALESDE) , 2014 , Bogota. IV Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales Del Deporte (ALESDE). : , 2014.
    • GONÇALVES, G.R . A propriedade contra a apropriação: a Light e o futebol de varzea em São Paulo. In: III Simpósio Internacional Historia de la Eletrficación. Estrategias y cambios en el territorio y la sociedad , 2015 , Cidade do México. III Simpósio Internacional Historia de la Eletrficación. Estrategias y cambios en el territorio y la sociedad. : , 2015.
    • GONÇALVES, G.R . A produção espetacular do espaço: as cidades como cenário na Copa do Mundo de 2014. In: XIV Colóquio Ibérico de Geografia , 2014 , Guimarães. XIV Colóquio Ibérico de Geografia. : , 2014.
    • GONÇALVES, G.R . ProCopa Arenas BNDES, Sociedade de Propósito Específico e Parcerias Público Privadas na Copa do Mundo Fifa de 2014. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos , 2014 , Vitória. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. : , 2014.
    • GONÇALVES, G.R . A produção da cidade como cenário, um momento necessário do espaço espetacular. In: XIII Simpósio Nacional de Geografia Urbana , 2013 , Rio de Janeiro. XIII Simpósio Nacional de Geografia Urbana. : , 2013.
    • GONÇALVES, G.R . Henry Borden; industrialização e urbanização. In: II Simpósio Internacional Eletrificação e Modernização Social , 2013 , São Paulo. II Simpósio Internacional Eletrificação e Modernização Social. : , 2013.
    • GONÇALVES, G.R . A lógica do elefante branco: obsolescência programada do espaço. In: EPOG , 2012 , São Paulo. VII EPOG. : , 2012.
    • GONÇALVES, G.R . O Marketing dq Brazilian Traction. In: Globalización, innovación y construcción de redes técnicas urbanas en América y Europa, 1890-1930 Brazilian Traction, Barcelona Traction y otros conglomerados financieros y técnicos , 2012 , Barcelona. Globalización, innovación y construcción de redes técnicas urbanas en América y Europa, 1890-1930 Brazilian Traction, Barcelona Traction y otros conglomerados financieros y técnicos. : , 2012.
    • GONÇALVES, G.R . a alienação espacial imbricada no espaço espetacular: as cidades como cenário na Copa de 2014. In: XII Simpurb , 2011 , Belo Horizonte. XII Simpurb. : , 2011. p. 1 - 13.
    • GONÇALVES, G.R . A crise do lúdico na metrópole contemporânea.. In: Seminário de Pesquisa em Geografia Humana , 2010 , São Paulo. IV Seminário de Pesquisa em Geografia Humana. : , 2010.
    • GONÇALVES, G.R . Penha: de bairro da cidade aos fragmentos da metrópole.. In: Encontro de pós graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas , 2010 , São Paulo. V Encontro de pós graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. : , 2010.
    • GONÇALVES, G.R . O futebol subverte a rua, que subverte o futebol.. In: Encontro de Geógrafos da América Latina , 2009 , Montevideu. 12 Encuentro de geógrafos de América Latina. : , 2009.
    • GONÇALVES, G.R . Modalidades e (ausência) de regras no futebol de rua.. In: Simpósio Internacional de estudos sobre o futebol , 2010 , São Paulo. I Simpósio de estudos sobre o futebol. : , 2010.
    • GONÇALVES, G.R . O futebol assalta as ruas da Penha. In: Encontro de pós graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas , 2009 , Sao Paulo. IV Encontro de Pos Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. : , 2009.
    • GONÇALVES, G.R . Cidades Vivas. Goiânia : Cegraf- UFG , 2024 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • GONÇALVES, G.R . As pessoas construíram cidades, agora é preciso fazer com que as cidades sejam para as pessoas. Anápolis : Universidade Estadual de Goiás , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • GONÇALVES, G.R . 5 Fórum Goiano de Mobilidade Urbana. Anapólis : UEG , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • GONÇALVES, G.R . Apontamentos sobre o espaço espetacular. São Paulo : ECA-USP , 2013 (Capítulo de E-book)
    • GONÇALVES, G.R . Arte, Arquitetura e Administração contra o uso: Memorial da América Latina.. : , 2006 (Monografia)
    • GONÇALVES, G.R . A crise da cidade em jogo: O futebol na contramão em ruas da Penha. : , 2011 (Dissertação de Mestrado)
    • GONÇALVES, G.R . A CIDADE E AS OCUPAÇOES IRREGULARES: LUGAR DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE SOCIAL DA CRIANÇA. 2023 (Parecer)
    • GONÇALVES, G.R . COITADO, PREGUIÇOSO, BÊBADO E PERIGOSO: O estigma no processo de construção de identidade da pessoa em situação de rua.. 2023 (Parecer)
    • GONÇALVES, G.R . O Lúdico e a Interculturalidade para a Inclusão: uma etnografia junto a indígenas Warao na Escola Municipal Professor Pedro Demo e na Comunidade Prosperidade em Outeiro, Belém-PA. 2023 (Parecer)
    • GONÇALVES, G.R . Henri Lefebvre, decifrador do espaço. Pequena apresentação bio-bibliográfica. 2022 (Parecer)
    • GONÇALVES, G.R . A FERROVIA COMO OBJETO TÉCNICO DIFUSOR DO ESPORTE NO INTERIOR PAULISTA: PROPOSTA DE LEITURA GEOGRÁFICA SOBRE A CONSOLIDAÇÃO DO FUTEBOL EM RIO CLARO.. 2022 (Parecer)
    • GONÇALVES, G.R . O JOGO STREET FIGHTER II COMO POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DA PAISAGEM GEOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2020 (Parecer)
    • GONÇALVES, G.R . “Tecnologias Digitais e ensino na educação básica. 2019 (Parecer)
    • GONÇALVES, G.R . O estatuto do (não)conceito de ‘urbano’ na obra de Henri Lefebvre. 2019 (Parecer)
    • GONÇALVES, G.R . Transição urbana e demográfica no Brasil: características, percursos e tendências. 2019 (Parecer)
    • GONÇALVES, G.R . O cotidiano dos trabalhadores nas metrópoles contemporâneas. 2017 (Parecer)
    • GONÇALVES, G.R . “Mobilizando reflexões ambientais com estudantes da educação básica: preservação da espécie Boto Cor de Rosa”,. 2016 (Parecer)
    • GONÇALVES, G.R . Dispersão metropolitana e as novas formas urbano-regionais: uma proposta para o reconhecimento e a delimitação da cidade-região de Belém. 2017 (Parecer)
    • GONÇALVES, G.R . A modernização da produção de coco e a racionalidade do capital. 2016 (Parecer)
    • GONÇALVES, GLAUCO . “A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: A DISPUTA PELA VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO“. 2023 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . A implementação do Noovo Ensino Médio no CEPAE-UFG. 2023 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . A escola como exercício de direito à cidade. 2022 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . Becos são Saídas. 2022 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . “Da educação bancária à educação dos banqueiros: a BNCC e reforma do ensino médio no bojo do necroliberalismo.. 2020 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . A (anti)pedagogia de polícia. 2019 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, G.R . A Reforma do Ensino Médio e a formação docente. 2019 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . O Forúm de Licenciatura em tempo de desmonte da educação pública: (des)contextos.. 2019 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . Temas e Conteúdos no Ensino de Geografia. 2019 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R ; GARCIA, A. F. ; FARIA, V. F. ; SUANNO, M. V. R. . O que é ser brasileiro?. 2018 (Simposio)
    • GONÇALVES, G.R . A profissão docente à beira do precipício. 2018 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . “Funcionamento do Estágio no CEPAE: desafios e perspectivas”. 2018 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, G.R ; GARCIA, A. F. . BNCC: um jogo de cartas marcadas?. 2018 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . De Maio de 68 às ocupações de 2016: movimento estudantil e estruturas de poder da\na Universidade. 2017 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . A Reforma como meio para o fim do (Ensino) Médio.. 2017 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . Comentários sobre a sociedade do espetáculo. 2015 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . Considerações sobre o capital da FIFA a partir da análise de seus relatórios financeiros. 2015 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . A propriedade contra a apropriação: a Light e o futebol de varzea em São Paulo. 2015 (Simposio)
    • GONÇALVES, G.R ; CAMPOS, F. ; VALENTIM, D. S. . FIFA, a Copa e a luta por direitos sociais.. 2014 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . A produção espetacular do espaço: as cidades como cenário na Copa do Mundo de 2014. 2014 (Outra)
    • GONÇALVES, G.R . ProCopa Arenas BNDES, Sociedade de Propósito Específico e Parcerias Público Privadas na Copa do Mundo Fifa de 2014. 2014 (Congresso)
    • GONÇALVES, G.R ; PEREIRA, A. . As cidades como cenário para a Copa de 2014. 2014 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R ; ARAUJO, J. R. C. ; SILVA, M. T. . Ação governamental, gasto público e os megaeventos esportivos (Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo de Futebol 2014 e Olimpíada 2016) (Ludens). 2014 (Simposio)
    • GONÇALVES, G.R . Os impactos dos megaeventos nas cidades. 2014 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . Copa do Mundo Fifa no Brasil: Estado, Capital e suas consequências no urbano. 2014 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . A produção da cidade como cenário, um momento necessário do espaço espetacular. 2013 (Simposio)
    • GONÇALVES, G.R . Da pelada ao espetáculo: considerações sobre o futebol e a cidade. 2013 (Conferência)
    • GONÇALVES, G.R . A lógica do elefante branco: obsolecência programada do espaço. 2012 (Outra)
    • GONÇALVES, G.R . Henry Borden: industrialização e urbanização. 2013 (Simposio)
    • GONÇALVES, G.R . O Marketing da Brazilian Traction. 2012 (Simposio)
    • GONÇALVES, G.R . a alienação espacial imbricada no espaço espetacular: as cidades como cenário na Copa de 2014. 2011 (Simposio)
    • GONÇALVES, G.R . A crise do lúdico na metrópole contemporânea. 2010 (Seminário)
    • GONÇALVES, G.R . Penha: de bairro da cidade a fragmento da metrópole. 2010 (Congresso)
    • GONÇALVES, G.R . O futebol assalta as ruas da Penha. 2009 (Congresso)
    • GONÇALVES, G.R . Modalidades e (ausência de) regras no futebol de rua. 2010 (Simposio)
    • GONÇALVES, G.R . O esforço histórico de negação da pelada. 2009 (Congresso)
    • GONÇALVES, G.R . Tenologias para reencontrar o mundo. 2019 Jornal UFG
    • GONÇALVES, G.R . O jogo pelo sentido da cidade. 2019 populusprojeto
    • GONÇALVES, G.R . A educação remota ou a educação a distância funcionam?. 2020 Youtube
    • GONÇALVES, G.R . O adiamento do ENEM e seus desdobramentos. 2020 TV BRASIL CENTRAL
    • GONÇALVES, G.R . Escola em tempos de covid. 2020 rádio UFG
    • GONÇALVES, G.R . Mundo UFG. 2020 TV UFG
    • GONÇALVES, G.R . Professor da UFG publica livro de microcontos sobre a pandemia. 2020 jornal UFG
    • GONÇALVES, G.R . Pandora Pandêmica. 2021 Youtube
    • GONÇALVES, G.R ; CARDOSO, O. C. G. ; VASCONCELOS, R. . O novo ensino médio vai melhorar a educação dos jovens?. 2021 TV Brasil Central
    • GONÇALVES, G.R . Inconsistências no cronograma vacinas contra Covid-19, pelo Governo Federal, dificulta retorno das aulas presenciais. 2021 Jornal Opção
    • GONÇALVES, G.R . Pandemia escancara diferenças sociais na Educação. 2020 Jornal Opção
    • GONÇALVES, G.R . Pais e especialistas reagem ao novo decreto que trata da educação inclusiva. 2020 Jornal Opção
    • GONÇALVES, G.R . “Peladas” de rua estão desaparecendo em São Paulo, constata geógrafo.. 2012 UOL
    • GONÇALVES, G.R . Conexão Sagres #12 | Maternidade: como ser mãe na Geração Alpha?. 2023 TV Sagres
    • GONÇALVES, G.R . Educação #6 | O que é a educação básica brasileira?. 2024 TV Sagres
    • GONÇALVES, G.R . Pé-de-meia: especialista avalia efeito prático do programa federal na evasão escolar. 2024 Jornal Opção
    • GONÇALVES, G.R . Projeto Transforma prédio histórico abandonado em Museu. 2024 Diário de Goiás
    • GONÇALVES, G.R . Projeto Transforma prédio histórico em Museu. 2024 Jornal Opção
    • GONÇALVES, G.R ; QUINO, Antônio CArlos . Futebol de rua na periferia revela uma São Paulo adoentada. 2012 site Agência USP de notícias
    • GONÇALVES, G.R ; TOMAZELLI, Lucas . Pesquisa da FFLCH mostra mudança nos hábitos dos moradores de São Paulo. 2012 Agência Universitária de Notícias
    • GONÇALVES, G.R ; GOIFMAN . Donos da rua. 2010 TV Senac
    • PIRES, T. ; CAMPOS, J. ; MONTANINI, M. ; ALLEGRINI, G. ; GONÇALVES, G.R ; VAINER, C. ; ROLNIK, R. ; ARAUJO, J. R. C. . A Copa da discórdia. 2014 revista Caros Amigos
    • GONÇALVES, G.R . Futebol de várzea em São Paulo. 2015
    • GONÇALVES, G.R . Projeto de pesquisa busca entender a escola em tempos de Covid-19. 2020 jornal UFG
  • Organização de eventos: 15
    • SEABRA, O. L. C. ; SAES, A. M. ; TOLEDO, C. A. ; GONÇALVES, G.R . II Simpósio Internacional de Eletrificação e Modernização Social. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • GONÇALVES, G.R . Ciclo de debates sobre a Reforma do Ensino Médio. 2017 (Universidade Federal de Goiás)
    • MESQUITA, D. N. C. ; GONÇALVES, G.R ; SILVA, A. H. ; SILVA NETA, S. S. ; CARRIJO, A. S. ; GUIMARAES, A. C. A. ; RODRIGUES, A. C. ; SILVA, A. P. S. ; CARVALHO, A. G. ; VIEIRA⁠ ; OLIVEIRA, A. C. S. ; MONTEIRO, E. A. M. ; SILVA, F. C. O. ; VIEIRA, I. S. G. ; CABRAL, J. R. ; PADILHA, J. C. ; BRITO, K. F. S. ; ARAUJO, L. V. ; SANTOS, L. G. ; SANTOS, M. C. M. O. . Fórum Nacional Educação de Educação Básica para Todos. 2017 (Universidade Federal de Goiás)
    • GONÇALVES, G.R . (Des) caminhos da educação brasileira contemporânea. 2018 (Universidade Federal de Goiás)
    • GONÇALVES, G.R . 5 Fórum Goiano de Mobilidade Urbana. 2018 (Universidade Estadual de Goiás)
    • GONÇALVES, G.R . Encontro de Licenciatura e Educação Básica. 2019 (Universidade Federal de Goiás)
    • GONÇALVES, G.R . IV Fórum de Mobilidade Urbana e Trânsito. 2019 (Universidade Estadual de Goiás)
    • FERREIRA, E. P. ; FARIA, V. F. ; MESQUITA, D. N. C. ; GONÇALVES, G.R ; OLANDA, E. R. ; RABELO, D. ; VREESWIJK, A. M. D. ; PIGNATA, M. I. B. ; SILVA, C. C. ; SILVA, A. H. ; FREIRE, S. M. ; SCHUZ, A. ; SILVA, G. M. V. L. ; DUARTE, M. S. ; BERREZA, C. S. B. ; OLIVEIRA, I. L. ; SILVA, L. R. ; CIVARDI, J. A. ; SILVA, E.I . IV Seminário de Dissertações do Mestrado em Educação Básica PPGEEB/CEPAE. 2017 (CEPAE -UFG)
    • SILVA, A. H. ; SILVA, C. C. ; FARIA, V. F. ; OLANDA, E. R. ; SILVA, G. M. V. L. ; CIVARDI, J. A. ; GONÇALVES, G.R ; FERREIRA, E. P. ; SILVA, L. R. ; FREIRE, S. M. ; PIGNATA, M. I. B. ; MESQUITA, D. N. C. ; VIEIRA, I. S. G. ; MOURA, E. F. ; SANTOS, W. A. ; VREESWIJK, A. M. D. ; SCHUZ, A. ; MURCE FILHO, N. F. ; CARVALHO, M. A. S. ; GONCALVES, L. S. . V SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES DO MESTRADO EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA PPGEEB/CEPAE/UFG. 2018 (CEPAE -UFG)
    • GONCALVES JUNIOR, M. A. ; GONÇALVES, G.R ; OLANDA, E. R. ; SILVA, G. M. V. L. ; FREIRE, S. M. ; SILVA, A. H. ; CARVALHO, M. A. S. ; FERREIRA, E. P. ; RABELO, D. ; MURCE FILHO, N. F. ; VREESWIJK, A. M. D. ; PIGNATA, M. I. B. ; SILVA, L. R. ; VIEIRA, I. S. G. ; MESQUITA, D. N. C. ; SILVA, C. C. ; FARIA, V. F. ; SCHUZ, A. ; CIVARDI, J. A. . VI SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES DO MESTRADO EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA PPGEEB/CEPAE/UFG. 2019 (CEPAE -UFG)
    • GONCALVES JUNIOR, M. A. ; MOURA, E. F. ; GONÇALVES, G.R ; OLANDA, E. R. ; RABELO, D. ; FERREIRA, E. P. ; SCHUZ, A. ; FARIA, V. F. ; SILVA, C. C. ; FREIRE, S. M. ; SILVA, A. H. ; MESQUITA, D. N. C. ; CIVARDI, J. A. ; PIGNATA, M. I. B. ; SILVA, G. M. V. L. ; CARVALHO, M. A. S. ; GONCALVES, L. S. ; MURCE FILHO, N. F. . VII SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES DO PPGEEB-CEPAE/UFG. 2020 (CEPAE -UFG)
    • GONÇALVES, G.R ; MESQUITA, D. N. C. ; OLANDA, E. R. ; FARIA, V. F. ; VIEIRA, I. S. G. ; SILVA, A. H. ; GONCALVES JUNIOR, M. A. ; FERREIRA, E. P. . II Seminário de Dissertações do Mestrado em Ensino na Educação Básica – PPGEEB/CEPAE/UFG.. 2016 (PPGEEB/CEPAE/UFG.)
    • GONÇALVES, G.R ; CAMPOS, F. ; TONINI, M. D. . IV Simpósio Internacional do Futebol. 2022 (Museu do Futebol)
    • GONÇALVES, GLAUCO ROBERTO ; FERREIRA, E. P. ; VREESWIJK, A. M. D. ; FARIA, V. F. ; GONCALVES JUNIOR, M. A. ; MESQUITA, D. N. C. ; VIEIRA, I. S. G. ; SILVA, C. C. ; RABELO, D. ; OLANDA, E. R. ; GONCALVES, L. S. ; MORAES, M. G. ; MURCE FILHO, N. F. . VIII Seminário de Dissertações do PPGEEB. 2022 (Universidade Federal de Goiás)
    • GONÇALVES, G.R ; BURGOS, R. ; FRANCA, G. C. . Exposição de fotos do II Simpósio Internacional Eletrificação e Modernização Social. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • GONÇALVES, G.R . Introdução ao pensamento de Henri Lefebvre. 2018 (Universidade Federal de Goiás)
    • GONÇALVES, G.R . ´Problemas Sócio Econômicos Contemporâneos´. 2004 (Material para curso técnico de transações imobiliarias)
    • GONÇALVES, G.R . Paraty. 2012 (Apostila de trabalho de campo)
    • GONÇALVES, G.R . Brasília. 2012 (Apostila de trabalho de campo)
    • GONÇALVES, G.R . ´Industrialização e Urbanização Brasileira´. 2004 (Material para curso técnico de transações imobiliarias)
    • GONÇALVES, G.R . Organização de conteúdo para os assuntos da matriz Geekie de Geografia, com base na coleção Ser Protagonista (Edições SM). Elaboração de questões diagnósticas e validadoras para a plataforma Geekie.. 2015 (Material didático)
    • GONÇALVES, G.R . Elaboração de atividades para o Caderno suplementar de Geografia 7º ano da obra Para viver juntos (Edições SM).. 2015 (Material didático)
    • GONÇALVES, G.R . Elaboração de curadorias de Geografia, com base nos capítulos da coleção Moderna Plus, para o setor de tecnologia, pesquisa e inovação. Editora Moderna. 2015 (Material didático)
    • Nome do projeto: Ação Governamental, Gasto Público e os Megaeventos Esportivos (Copa das Federações 2013, Copa do Mundo de Futebol 2014 e Olimpíada 2016) (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, G.R , ARAUJO, J. R. C. .
      Descrição: Descrição: Este projeto propõe ações de pesquisa que visem realizar o monitoramento das ações governamentais brasileiras (nos três níveis de governo União, Estados e Municípios) que se relacionem diretamente com a organização dos Megaeventos Esportivos que serão sediados no território brasileiro nesta segunda década do século XXI Copa das Confederações, Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. Os objetivos primordiais desta pesquisa serão descrever em detalhes qual a natureza da participação estatal nestes eventos esportivos, além de tentar mensurar o nível da utilização de recursos públicos na organização destes três torneios esportivos que acontecerão entre 2013 e 2016. Objetivos que colaborarão com o aprofundamento do conhecimento em torno do controle dos gastos públicos em parcerias com a iniciativa privada. Uma vez que tanto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizadores locais dos eventos, não são entidades estatais, e portanto não estão sob controle direto do Estado brasileiro (apesar de haver uma estreita relação, como está fartamente noticiado pela imprensa brasileira). .
    • Nome do projeto: Geografia Urbana: a vida cotidiana e o urbano (2003 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, G.R , SEABRA, O. L. C. , BAITZ, R. , DAMIANI, A. L. , BURGOS, R. , SANFELICI, D. M. , BRANQUINHO, E. S. , LOPES, F. C. R. , ARAUJO, J. A. , GONCALVES, J. P. A. , SILVA, M. R. , BAGGIO, U.C , RIBEIRO JUNIOR, J. R. S. .
      Descrição: O percurso do grupo resume-se: das alienações aos fetichismos, estudos sobre a vida cotidiana a partir de discussões de clássicos sobre o tema e sua atualização. Ao nível da Geografia, insistimos na ideia central de produção do espaço e as pesquisas convergem para o exame de sua pertinência e sentido na formação brasileira. A noção eixo mobilidade do trabalho ganha amplitude absorvendo a ideia de mobilidade do habitat, tendo em vista a mercantilização do espaço e os novos termos da realização da propriedade privada da terra urbana e suas consequências ao nível das determinações da vida social e urbana. Esta postura teórico-metodológica surge do debate e tem como foco expor os conteúdos conceituais da Geografia ao crivo da teoria social crítica. Trata-se de recuperar seu acervo e superar seus limites. Neste sentido, as próximas etapas do trabalho coletivo e do projeto individual incluem o movimento: da organização do espaço à produção do espaço.
    • Nome do projeto: A construção simbólica do espaço: a imagem do Brasil no contexto dos megaeventos esportivos (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, G.R , Netto M N .
      Descrição: O mercado de turismo assume expressamente o espaço como um objeto de consumo, atribuindo-lhe uma marca e adotando estratégias de marketing para promovê-lo. Neste contexto, agentes buscam ligar essas marcas a valores que sejam globalmente aceitos e garantir que sejam esses valores que se legitimem enquanto representações dos lugares. Contudo, em uma situação de globalização, há diversos agentes interessados nessa produção simbólica, o que causa ao mesmo tempo o conflito e o surgimento de administradores simbólicos . No caso do turismo, esses administradores são os escritórios de turismo, como a Embratur, que buscam se legitimar frente ao mercado e aos governos como especialistas da produção de imagem do Brasil. Adotando a técnica de marketing denominada de branding, que desde os anos 1990 passou a ser adaptada à promoção de lugar, tenta-se controlar a produção de imagem, em função de interesses específicos. Os megaeventos esportivos Copa do Mundo e Olimpíadas são assumidos como oportunidade de se promover a imagem que aqueles administradores simbólicos querem formar em relação ao Brasil. Contudo, também abrem espaço para produções dissidentes. O objetivo deste projeto de pesquisa é interpretar os sentidos que a Embratur busca dar aos megaeventos, em termos da produção da imagem turística do Brasil, ao mesmo tempo em que compreender os interesses dos agentes relacionados a essa produção. Ainda, busca-se compreender as produções dissidentes e as maneiras como elas entram em conflito com a intenção da Embratur em controlar tal dissensão..
    • Nome do projeto: Análise de livros didáticos de Geografia aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) (2013 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, G.R , SILVA, E.I , OLANDA, E. R. .
      Descrição: O projeto Análise de livros didáticos de Geografia aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) será desenvolvido no Cepae/ UFG com a duração prevista de quatro anos (setembro de 2013 a agosto de 2017). Tem a participação de docentes da referida Unidade Acadêmica e de aluno(s) do curso de Licenciatura em Geografia do IESA/UFG. Dentre os seus principais objetivos, podem ser elencados: 1- Elaborar um roteiro preliminar e final para avaliação de livros didáticos de Geografia do Ensino Básico. 2- Analisar livros didáticos de Geografia das Primeiras e Segundas Fases do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com o intuito de subsidiar a escolha e possibilitar uma compreensão aprofundada das propostas didático-pedagógicas presentes nos livros didáticos da disciplina em pauta.
    • Nome do projeto: A reforma como meio para o fim do (Ensino) Médio (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, G.R , ALVAREZ, I. A. P. , OLANDA, E. R. , CARRIJO, M. , FERREIRA, E. P. , CASTILHO, D. .
      Descrição: Ciclo de debates destinado à análise e problematização do Projeto de Lei (34\2016) sobre a Reforma do Ensino Médio. Destinado à estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados.
    • Nome do projeto: (des) caminhos da educação brasileira contemporânea (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, G.R , GARCIA, A. F. .
      Descrição: Colóquio sobre educação brasileira.
    • Nome do projeto: LAPIG NA ESCOLA: A GEOTECNOLOGIA AO ALCANCE DA COMUNIDADE ESCOLAR (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, G.R , SILVA, E. B. , COSTA, J. V. S. , XAVIER, A. M. J. , FERREIRA JUNIOR, L. G. , RIBEIRO, N. V. , FERREIRA, M. E. , NUNES, F. G. , SOUZA, V. C. , SOBREIRA, P. H. A. , SANTOS, A. C. , SANTOS, R. L. , PAIVA, R. U. , TEIXEIRA, L. M. S. , MALAQUIAS, F. S. S. , GOMES, M. O. .
      Descrição: A Ciência da Informação Geográfica é composta pelo conjunto dos domínios do conhecimento que envolvem a produção e a utilização de informação geográfica, ou seja, informação georreferenciada. Em sua conjuntura, a Ciência da Informação Geográfica, tem como principais as áreas de conhecimento: Cartografia, Sistemas de Posicionamento Global, Sensoriamento Remoto, Sistema de Informação Geográfica e, envolve ainda o conhecimento de estatística e de programação. Essa abrangência de áreas e rápida disseminação de usos tem uma série de conceitos para definir essa área do conhecimento. Dentre eles destacam-se o Geoprocessamento a Geomática e, recentemente o termo mais utilizado é Geotecnologias, que abrange diversos conceitos. Nesse sentido, o presente projeto adota o termo Geotecnologia para tratar da Ciência da Informação Geográfica em suas diversas áreas do conhecimento. Embora a Geotecnologia seja indispensável para a Ciência Geográfica a maioria dos cursos de Licenciatura em Geografia não tem priorizado a inserção desses conhecimentos no ensino. Esse deficiência está presente no curso de Geografia, modalidade Licenciatura do Instituto de Estudos Sócioambientais (IESA/UFG). Nesta perspectiva o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG), por meio desta proposta busca auxiliar no processo de formação dos licenciandos e dos professores já formados que necessitam do aprimoramento de suas práticas docentes no que tange as geotecnologias. O Lapig, criado em 1995, tem se dedicado à formação de profissionais de graduação e pós-graduação na área de geotecnologias, por meio das ações de ensino, pesquisa e extensão. Entendendo que a geotecnologia, componente da Ciência da Informação Geográfica, tem se ampliado nas últimas décadas com abrangência em todas ás etapas do ensino, o Lapig, por meio deste projeto busca auxiliar na difusão e no acesso dos recursos da Geotecnologia como instrumento da formação escolar nos diversos níveis de ensino.
    • Nome do projeto: INCLUSÃO ESCOLAR: QUESTÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO CEPAE/UFG (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, G.R , MESQUITA, D. N. C. , SILVA, A. H. , SILVA NETA, S. S. , CARRIJO, A. S. , GUIMARAES, A. C. A. , OLIVEIRA, A. C. S. , MONTEIRO, E. A. M. , SILVA, F. C. O. , BRITO, K. F. S. , SANTOS, L. G. , SANTOS, M. C. M. O. , SILVA, M. C. R. , SILVA, P. M. J. , FREIRE, S. M. , DEA, V. H. S. D. , MIRANDA, V. K. G. , DEA, V. P. B. D. , BONFANTI, V. S. C. , OLIVEIRA, V. G. L. .
      Descrição: O CEPAE/UFG vem recebendo um número cada vez maior de alunos com deficiência e, como um cento de ensino e pesquisa aplicada à educação básica, deve se ocupar em investigar e experimentar alternativas didático-metodológicas que colaborem com a efetiva escolarização formal também desses alunos singulares. Esta demanda justifica, pois, a pergunta de pesquisa que norteia este projeto: que práticas de ensino e de aprendizagem podem contribuir para a promoção do desenvolvimento intelectaul e cognitivo de alunos com deficiência matriculados no ensino fundamental do CEPAE/UFG? Para tanto, um grupo de pesquisadores se reunirá semanalmente, a fim de desenvolver estudos sobre a subjetividade e linguagem, segundo os postulados da Psicanálise freudiana/lacaniana, com o intuito de compreender as singularidades do sujeito e suas diversificadas formas de organizar o pensamento. A vivência diária da pesquisadora como docente de educação básica, bem como os relatos de professores, técnicos educacionais, bolsistas de iniciação científica, estagiários de licenciatura, tutores de inclusão e mestrandos do PPGEEB, no CEPAE, serão tomados como objeto de investigação, durante esses encontros. O objetivo final é organizar uma coletânea de atividades que possa servir de referência para as práticas educativas dos responsáveis pelo ensino desses alunos com deficiência. Para alcançar esse intuito, a metodologia de pesquisa-ação moriniana será adotada visando aos seguintes objetivos específicos: mapeamento e estudo das síndromes diagnosticadas pelo Setor de Psicologia/CEPAE (2016-2018); análise de casos relatados à Comissão de Inclusão/CEPAE, pela Coordenação Pedagógica/CEPAE; e proposição de atividades que contemplem os conteúdos das disciplinas curriculares.
    • Nome do projeto: Fórum de Licenciatura da UFG (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, G.R , VIEIRA, I. S. G. , ECHALAR, A. D. L. F. , GUIMARAES, S. S. M. , PARANHOS, R. D. , SOARES, Z. M. P. , GOMES, M. P. , SADDI, R. , PRUDENTE, T. C. A. , OLIVEIRA, A. C. , FERRAZ, E. P. N. , SOUZA, J. B. , ALVES, A. I. , LOPES, A. D. .
      Descrição: Descrição: A Universidade Federal de Goiás (UFG) tem se constituído como importante espaço de discussões das demandas, das possibilidades e desafios da instituição no âmbito da formação de professores e dos dilemas da Educação Básica, diante das peculiaridades de cada uma de suas unidades acadêmicas e da complexidade dos diferentes contextos político-econômicos e sociais que se apresentam, em âmbito nacional, regional e municipal. Dada a importância da continuidade das discussões que vêm marcando o percurso da formação de professores, nos diferentes contextos da Universidade Federal de Goiás e da Educação Básica em nosso país, em especial em Goiás, reafirmamos a legalidade e atuação do Fórum de Licenciatura, regional Goiânia, da UFG como espaço consultivo e, também, propositivo de modo a constituir um diálogo entre os contextos da escola pública goiana e às unidades acadêmicas da Universidade afim de contribuir para a superação das demandas a eles pertinentes. Desse modo, a sua apresentação como Programa de Extensão da UFG consiste em um desdobramento que mantém operante as ações que vêm sendo desenvolvidas, com o objetivo de articular ações e discussões afim de discutir/trabalhar - o trabalho dos profissionais da Educação nas redes de ensino, os formadores de professores, por meio das licenciaturas, e a própria formação. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
    • Nome do projeto: Seminário das Licenciaturas e Educação Básica (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, G.R , SUANNO, M. V. R. , MORAES, M. G. .
    • Nome do projeto: Ciclo de debates de reestruturação do Ensino Médio no Cepae: uma proposta democrática é possível? (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, G.R , GARCIA, A. F. , SILVA, A. H. , FARIA, V. F. , OLIVEIRA, I. M. , RABELO, D. , VREESWIJK, A. M. D. , MORAES, M. G. , GONCALVES JUNIOR, M. A. , PALAFOX, G. M. , OLIVEIRA, S. T. .
    • Nome do projeto: Os (des)caminhos da educação brasileira contemporânea (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, G.R , GARCIA, A. F. , FARIA, V. F. , SILVA, A. R. , ECHALAR, A. D. L. F. , MARILZA VANESSA ROSA SUANNO, MARILZA VANESSA ROSA SUANNO , REIS, G. .
    • Nome do projeto: Jornadas de 2013: a força subterrânea das lutas (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, G.R , OLIVEIRA, I. M. , BRITO, T. C. .
    • Nome do projeto: Estar Entre Escombros: baldias experimentações investigativas. (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, G.R .
      Descrição: Vagar ao léu em Goiânia e ao se deparar com abandonos adentrá-los. Visita áspera, sem espera, uma espécie de turismo do colapso? Restos de casas, escombros: ex-casas, paredes com buracos de janelas arrancadas, tudo sem teto, configurações paisagísticas convidativas à criação de cenas-situações. A quase casa com cara de um mundo desaba. Instalar o corpo entre restos. Experimentar com o tato suas sobras, suas sombras, suas cascas. Imaginar convívios já não existentes. Inventar memórias agora ausentes. Escavar no entulho do quintal a queda do céu. Produzir imagens sínteses, descompassadas e destoantes do após lar.
    • Nome do projeto: Museu do Depois do Amanhã (2024 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, G.R , OLIVEIRA, I. M. , REIS, B. M. , BRITO, T. C. , FONTE, H. L. , KALMON, A. K. , LUZ, L. .
      Descrição: O Museu do Depois do Amanhã propõe um projeto de musealização virtual do edifício da antiga Sede da CELG Centrais Elétricas de Goiás S.A. , situados à Av. Anhanguera, n.7171, qd. R 01, lt. 26. Setor Oeste. Goiânia/GO. CEP: 74110-010. O prédio projetado pelo arquiteto e artista Gustav Ritter com painel de Frei Confaloni intitulado Energia Elétrica: a origem, a invenção e o usufruto. A construção do prédio é finalizada em 1958, e do painel em 1961, a CELG permanece sediada nele até 2001. De 2001 até início de 2019, foi ocupado pela Secretaria de Estado da Educação, desde então o prédio encontra-se abandonado. O projeto arquitetônico, bem como o painel, são de grande valia para a história da arquitetura e das artes em Goiânia e por isso a Superintendência de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico do Estado de Goiás pleiteia seu tombamento (processo n: 201917645000705/SEI) em 2022, mas não logra êxito no que tange ao prédio, conseguindo apenas a retirada do painel de Frei Confaloni (painel vandalizado em 2020 e retirado em Agosto de 2023 e levado ao Museu de Arte Contemporânea de Goiás). Diante disso, este projeto realizará um museu virtual onde serão exposto um inventário fotográfico detalhado das estruturas, feito entre o ano de 2021 até 2024 além de uma vasta coleção do prédio desocupado por usos formais, mas profundamente ocupado por artistas do grafiti, pessoas em situação de rua, fungos, musgos e ainda por intervenções performáticas.
    • Nome do projeto: Espaços-tempos na escola: vida cotidiana, ensino e aprendizagem em escolas públicas e privadas de Goiânia e de São Paulo. (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, G.R , OLANDA, E. R. , GARCIA, A. F. , SUANNO, M. V. R. , SILVA, V. H. V. F. , SILVA, A. R. , CABRA, L. E. S. , SILVA, J. V. F. , CASTRO, G. R. B. , ALMEIDA, N. K. L. J. , BARBOSA, A. C. C. , OLIVEIRA, I. M. , TEIXEIRA, R. S. , CASSIMIRO, H. L. , MACHADO, A. G. , MARTINS, H. L. C. .
      Descrição: Este projeto busca compreender o uso do espaço, necessariamente relacionado ao emprego do tempo, em ambientes escolares. Para tal estudará, tanto em escolas públicas quanto em privadas, como são produzidos e apropriados os espaços-tempos nas\das escolas. Parte-se da premissa de que há uma inerente relação do ensino e da aprendizagem com a produção e a apropriação do espaço da escola. Busca-se o aprofundamento da compreensão desta relação visando, ao final de seu percurso, a proposição de novas possibilidades de produção e de apropriação dos espaços e ambientes escolares.
    • Nome do projeto: Práticas transdisciplinares no Ensino Médio (2018 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: GONÇALVES, G.R , GARCIA, A. F. , FARIA, V. F. , SUANNO, M. V. R. .
      Descrição: O projeto de ensino busca compreender o Brasil por meio da interlocução entre as disciplinas de Geografia, História e Língua Portuguesa
    • GONÇALVES, G.R . O Brasil visto do Mar sem Fim. 2007 - Revisão
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
      • Curso: Bacharelado em Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Arte, Arquitetura e Administração contra o uso: Memorial da América Latina
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de Brasília
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2015 ).
        Outras informações: bolsista de Doutorado
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: pesquisador
    • Faculdade Anhanguera:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Federal de Goiás:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - Atual ).
        Outras informações: Professor do CEPAE - CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA A EDUCAÇÃO.Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica.
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Ateliê Geográfico (UFG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Polyphonia: Revista de Educação Básica do Cepae (UFG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Boletim Goiano de Geografia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).