Não autenticado |

Fernando da Silva Pardo

    • Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, pelo Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP), com estágio sanduíche na York University - Canadá, especialização em Recursos para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (Universidade Presbiteriana Mackenzie), bacharelado em Letras/Tradutor e Licenciatura Plena em Inglês/Português também pela Universidade Mackenzie. Formado em música/instrumentista pela Universidade Livre de Música Tom Jobim (atual Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Cubatão.

       

      Links:    

    • PARDO, F. S. . Epistemologias digitais, cibercultura e a construção de relatos pessoais multimodais no ensino e aprendizagem de língua inglesa Veredas (UFJF. Online) , v. 20 , p. 21 - 37 , 2016. ISSN: 19822243.
    • PARDO, F. S. . Critical Teaching and Horizontal Relations in the Classroom UNOPAR Científica Ciências Humanas e Educação , v. 16 , p. 225 - 227 , 2015. ISSN: 23173998.
    • PARDO, F. S. . A ECOLOGIA DE SABERES E A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PLURALIDADE DE SABERES E CULTURAS Revista Clarabóia - Universidade Estadual do Norte do Paraná ? UENP , v. 2 , p. 12 - 22 , 2015. ISSN: 23579234.
    • PARDO, F. S. . PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I: a concepção de orientações para o ensino de língua inglesa. In: ICCAL-International Congress of Critical Applied Linguistics , 2015 , Brasília - DF. Caderno de resumos [do] International Congress of Critical Applied Linguistics. : , 2015. p. 268 - 269.
    • PARDO, F. S. . Maresia. Rio de Janeiro : , 2006 (Partitura Musical)
    • PARDO, F. S. . Choro nº 1. Rio de Janeiro : , 2006 (Partitura Musical)
    • PARDO, F. S. . Alvorada. Rio de Janeiro : , 2006 (Partitura Musical)
    • PARDO, F. S. . Parecer dado a artigo submetido para a Revista Veredas - UFJF: vol. 20, nº1. 2016.. 2016 (Parecer)
    • PARDO, F. S. . Meeting the challenges of education for democracy in Brazil: approaching Literacies studies in the teaching of English for young learners in public schools. 2017 (Conferência)
    • PARDO, F. S. . Letramento crítico e práticas situadas: questões de gênero, sexualidade e diversidade em aulas de inglês no Ensino Fundamental I público. 2017 (Comunicacao)
    • PARDO, F. S. . AUTOETNOGRAFIA COMO METODOLOGIA DE PESQUISA NO ENSINO DE INGLÊS: DIÁLOGOS (IM)PERTINENTES ENTRE O EU (OBSERVADOR) E O EU (OBSERVADO). 2016 (Comunicacao)
    • PARDO, F. S. . EPISTEMOLOGIAS DIGITAIS E A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS MULTIMODAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO. 2016 (Simposio)
    • PARDO, F. S. . Letramento Crítico e as Hierarquias Horizontais em Sala de Aula: Novos Papéis para Professores e Alunos.. 2015 (Comunicacao)
    • PARDO, F. S. . PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I: a concepção de orientações para o ensino de língua inglesa. 2015 (Comunicacao)
    • PARDO, F. S. . DAS SALAS DE AULA PARA UM MUNDO TRANSNACIONAL: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM CONTEXTOS MULTIMIDIÁTICOS DE HIERARQUIA HORIZONTAL. 2013 (Comunicacao)
    • PARDO, F. S. . Novos Letramentos e o ensino de inglês na escola pública: com ou sem tecnologias?. 2014 (Comunicacao)
    • PARDO, F. S. . I Encontro do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • PARDO, F. S. . The 5th International Conference on Multicultural Discourses. 2016 (Universidade de São Paulo/ Centre for Discourse & Cultural Studies of Hangzhou Normal University/ Institute of Discourse & Cultural Studies of Zhejiang University)
    • PARDO, F. S. . II Encontro do Projeto Nacional de Letramentos Ciclo II: "Formação de professores de línguas em contextos plurais" Diretório do Grupo de Pesquisas ? CNPq. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • PARDO, F. S. . Letramentos no ensino de língua inglesa: multimodalidades e construção de sentidos. 2015 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
    • Nome do projeto: Textos Sem Fronteiras (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PARDO, F. S. , SILVA, Helenice Nazaré da Cunha , MODESTO , A. T. T. , PATELLA, Katya Lais Ferreira , ROCHA , R. S. .
      Descrição: A proposta de formação continuada visa a oferecer aos professores da área de Letras das redes pública e privada da Baixada Santista um aprofundamento teórico em conceitos essenciais para a prática docente, como gêneros textuais, práticas de leitura e compreensão e o uso de TICs no fazer pedagógico.
    • Nome do projeto: PELTI - GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, LINGUAGENS, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PARDO, F. S. , SILVA, Helenice Nazaré da Cunha , MODESTO , A. T. T. , PATELLA, Katya Lais Ferreira , ROCHA , R. S. , DEMARCHI , R. C. , MICCHI , R. M. , ARAUJO , E. C. .
      Descrição: O grupo dedica-se, de forma transdisciplinar, ao estudo e à reflexão sobre os processos de produção de sentidos em diferentes contextos sociais de uso das diversas linguagens e aspectos da interação verbal em textos orais e escritos, em gêneros literários e não literários. Pretende também ser um núcleo de estudo e análise do surgimento de novas linguagens a partir da aproximação das tecnologias da comunicação e informação, bem como buscar práticas e soluções inovadoras. Visa a compreender melhor os desafios que encontramos hoje na comunicação e no uso das tecnologias de informação em várias áreas do conhecimento. Dar-se-á o enfoque nas linguagens em suas múltiplas dimensões e contextos, visando à compreensão dos processos intra e extratextuais, de tal modo que contemple: linguagem oral; linguagem escrita; leitura, compreensão e interpretação de textos; conhecimentos linguísticos e linguagens artísticas.
    • Nome do projeto: Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PARDO, F. S. , MOR, W. M. M. , SOUZA, L. M. T. M. .
      Descrição: O Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia dá continuidade ao Projeto Nacional de Formação de Professores: Novos Letramentos, Multiletramentos e Ensino de Línguas, indicado em 2015 como um dos cinco projetos mais relevantes do Departamento de Letras Modernas, FFLCH, USP, para a CAPES. Prevê o desenvolvimento de um plano de atividades voltado para estudos, pesquisas e a promoção de formação de professores de línguas, focalizando questões, perspectivas e conceitos condizentes aos propósitos do projeto: culturais (pluralidade, diversidade; hibridismo; heterogeneidade etc); sociais (conceitos de sociedades e comunidades, de indivíduos/cidadãos, mobilidade social, superdiversidade e outros); (formas diferentes de se promover educação); linguísticas (concepções de língua; multimodalidade na comunicação, na interação; letramentos críticos); tecnológicas (uso de tecnologias; mudanças epistemológicas e ontológicas relacionadas à tecnologia digital).
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Português e Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Título: A linguagem do business e a Tradução
        Ano de conclusão: 2002
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 2011
    • Prefeitura Municipal de Osasco:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2004 - 2014 ).
        Outras informações: PEB II - Inglês
    • Seven Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professor de Inglês
    • CNA Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2011 ).
        Outras informações: Professor de Inglês
    • Skill Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2007 ).
        Outras informações: Professor de Inglês
    • Programa Preparatório para o Vestibular da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Coordenador de Professores
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Ens. Básico, Téc. e Tecnológico
    • Revista Brasileira de Linguística Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).