Não autenticado |

Vivian de Souza Pontes

    • Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH/USP, estagio em docência no Ensino Superior nas disciplinas "Teorias do Texto - Enunciação, Discurso e Texto" e "Introdução ao Estudo de Língua Portuguesa II" no curso de Letras da FFLCH/USP. Graduada em Letras (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo. Participou do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE/ FFLCH-USP) - Preparação Pedagógica. É Assistente Editorial na Revista Linha D'água (Qualis CAPES B2). Experiência na organização de eventos acadêmicos de âmbito nacional e internacional. Participou do V Curso de Extensão em Distúrbios do Desenvolvimento promovido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

       

      Links:    

    • PONTES, V. S. . O discurso em suas diversas acepções. In: IV Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2012 , São Paulo. IV Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP: Discurso em suas pluralidades teóricas. : , 2012. p. 54 - 54.
    • PONTES, V. S. . A Identidade da mulher pela voz do discurso político. In: III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade - I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade , 2012 , Campinas. II SImpósio Nacional e I Simpósio Internacinal "Discurso, identidade e sociedade". : , 2012. p. 102 - 103.
    • PONTES, V. S. . A Mulher e as Relações de Poder: uma análise discursiva. In: VI EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH , 2011 , São Paulo. Anais do VI EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH. : , 2011.
    • PONTES, V. S. . Formação Docente Inicial - O Papel do Estágio. In: VIII Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa , 2009 , São Paulo. VIII Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa - Caderno de Resumos. : , 2009. p. 39 - 40.
    • PONTES, V. S. . Discurso Propagandístico: o texto verbal, o visual e a construção argumentativa. In: III EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2011 , São Paulo. III EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. : , 2011. p. 137 - 137.
    • PONTES, V. S. . Identidade e Relações de Poder: Midia, Política e Identidade. 2012 (Comunicacao)
    • PONTES, V. S. . O discurso em suas diversas acepções. 2012 (Comunicacao)
    • PONTES, V. S. . Identidade e Relações de Poder no Discurso Político Presidencial. 2012 (Outra)
    • PONTES, V. S. . O discurso em suas diversas acepções. 2012 (Comunicacao)
    • PONTES, V. S. . A Identidade da mulher pela voz do discurso político. 2012 (Comunicacao)
    • PONTES, V. S. . A mulher e as relações de poder: uma análise discursiva. 2011 (Comunicacao)
    • PONTES, V. S. . Discurso Propagandístico: o texto verbal, o visual e a construção argumentativa. 2011 (Comunicacao)
    • PONTES, V. S. . Formação Docente Inicial - O Papel do Estágio. 2009 (Comunicacao)
    • PONTES, V. S. . Som, cor e imagem em Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles. 2008 (Outra)
    • PONTES, V. S. . Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2012 (Departamento de Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH/USP)
    • Nome do projeto: GEDUSP - Teorias da Argumentação (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AQUINO, Z. G. O. .
      Descrição: A partir dos fundamentos de Teorias da Argumentação, a este subgrupo interessa observar situações diversas de interação, para destacar o modo como os usuários do sistema lingüístico organizam seus discursos e levam o interlocutor a trilhar caminhos determinados. Acordos e desacordos, polêmicas, usualmente, estão presentes na interação, e os diversos discursos constituem lugar imprescindível para essas ocorrências, permitindo percorrer de teorias pragmáticas a perspectivas cognitivas, para alcançar como se tece esse intrincado mundo do discurso e da persuasão. A Argumentação é aqui entendida como elemento central no funcionamento da linguagem humana. Busca-se compreender o direcionamento que vêm tomando os estudos da Argumentação, a partir de obras centrais, entre as quais se incluem a de Toulmin (1958), Perelman e Olbrechts-Tyteca (1958), Ducrot e Anscombre (1976), marcos de novas perspectivas na abordagem da Teoria da Argumentação. Retomam-se os preceitos dos estudos clássicos desde Aristóteles, a fim de que melhor se compreenda o quadro geral das teorias que têm na Argumentação seu ponto central.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 4
    • Escola Estadual Santos Amaro da Cruz:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Orientador de Estudos
    • Departamento de Engenharia de Produção - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: Assistente de Comunicação
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Integrante
    • Revista Linha D'água:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Assistente Editorial da Revista Linha D'água (Qualis CAPES B2). A revista Linha d'água publica semestralmente artigos, resenhas e outros textos de pesquisadores voltados para os três níveis de ensino (básico, médio e superior), pretende também ser um instrumento efetivo de apoio ao professor e figurar como referência bibliográfica nos currículos escolares oficiais.