Não autenticado |

Giuliana Martins Simões

    • Professora da Escola Superior de Artes Célia Helena. Doutorado no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, na Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo, concluído em 2024. Doutorado em Literatura Brasileira pela Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, concluído em 2009 (Bolsa Fapesp). Pós-Doutorado no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, concluído em 2016 (Bolsa Fapesp). Mestrado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, concluído em 2001 (Bolsa Fapesp). Realizou estágio investigativo no CNRS Centre national de la recherche scientifique (Paris, 2015 / Bolsa Fapesp). Integra o INERTE - Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral (ww.eca.usp.br/inerte). Autora dos seguintes livros: "Veto ao Modernismo no Teatro Brasileiro", Editora Hucitec / Fapesp (2 ed., 2017); "O Ato do Espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas" (org.), Editora Hucitec (2017); "Teatro e Sociedade: formação da plateia brasileira no século XIX", Editora Hucitec / Fapesp (2017). As citações das produções bibliográficas podem ser observadas em Google Acadêmico (http:/scholar.google.com.br/). Participou recentemente de eventos internacionais, tais como: Traspassos Escênicos (Cuba, 2013 e 2014), Festival Ibero-americano de Teatro de Cádiz (Espanha, 2013), EIRPAC - encontro Internacional de reflexões e práticas artísticas comunitárias (Cidade do Porto - Portugal, 2019)

       

      Links:    

    • GIULIANA SIMÕES . Veto ao Modernismo no Teatro Brasileiro (2ª ed.). São Paulo : HUCITEC, 2017 . 281p. ISBN: 9788584041183.
    • SIMÕES,G. . Teatro e Sociedade: formação da plateia brasileira no século XIX. São Paulo : Hucitec, 2017 . 124p. ISBN: 9788584041305.
    • SIMÕES, G. M. ; SIMÕES, GIULIANA MARTINS. . O ato de espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo : Editora Hucitec, 2017 . 386p. ISBN: 9788584041114.
    • SIMOES, G. ; SIMÕES, GIULIANA MARTINS. . Veto ao modernismo no teatro brasileiro.. São Paulo : HUCITEC / FAPESP, 2010 . 279p. ISBN: 9788579700705.
    • SIMÕES,G. . Debates Pelo Avesso: o espaço do público no ato artístico Revista de Teatro Porto Cênico , v. 1 , p. 24 - 27 , 2019. ISSN: 21770115.
    • GIULIANA SIMÕES . Folias Galileu: o espectador em ato performativo Revista Sala Preta Eletrônica , v. 17 , p. 341 - 352 , 2017. ISSN: 22383867.
    • SIMÕES,G. . O instante em que os espectador desliza entre o objeto e si mesmo CONCEIÇÃO/CONCEPTION REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA , v. v.4 , p. julho 2015 - , 2015. ISSN: 23175737.
    • SIMÕES, G. M. . O espectador em pleno voo: as experiências do INERTE Sala Preta (USP) , v. 13 , p. 2013 - , 2013. ISSN: 15195279.
    • SIMÕES, GIULIANA MARTINS. . Estética da recepção: a experiência moderna nas entrelinhas do teatro brasileiro Sala Preta (USP) , v. 8 , p. 55 - 62 , 2008. ISSN: 15195279.
    • SIMÕES, Giuliana ; SIMÕES, G. M. . En las tramas del efecto estético: intersección entre arte y vida.. Artistas Investigadoras/es y produccion de conocimiento desde la escena, v. 3, p. 421 - 439, 2022.
    • SIMÕES, GIULIANA MARTINS. . O Espectador como Tema. O Ato do Espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas, v. , p. 15 - 20, 2017.
    • SIMÕES, G. M. . O Espectador em Processo: tensão entre arte e vida. O Ato do Espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas, v. 1, p. 361 - 378, 2017.
    • SIMOES, G. ; SIMÕES, GIULIANA MARTINS. . A experiência moderna em Flávio de Carvalho.. Ensaios em cena., v. 1, p. 168 - 177, 2010.
    • SIMÕES, GIULIANA MARTINS. . Percursos de uma Percepção Flutuante. . Caderno do Folias ? Grupo Teatral Folias D`Arte , , . .
    • SIMÕES, GIULIANA MARTINS. . A Experiência Moderna em Flávio de Carvalho. In: V REUNIÃO CIENTIFICA DA ABRACE , 2009 , São Paulo. ANAIS DA V REUNIÃO CIENTIFICA DA ABRACE. : , 2009.
    • SIMÕES, G. M. . Modernismo e história da plateia no teatro brasileiro. In: ABRACE IV Congresso: , 2006 , Rio de Janeiro. Memória ABRACE. Rio de Janeiro : Editora 7 letras, 2006. p. 222 - 223.
    • SIMOES, G. ; SIMÕES,G. . O espectador como tema. São Paulo : Hucitec Editora , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • SIMÕES, GIULIANA MARTINS. . Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro. : , 2010 (Pesquisa e Redação - Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro)
    • SIMÕES, G. M. . Enciclopédia Itaú Cultural. : , 2009 (Pesquisa e Redação - Enciclopédia Itaú Cultural)
    • SIMÕES, G. M. . "Milequinhentos". In: V Antologia Nacional de Dramaturgia Vladimir Maiakóvski 2001. Sào José dos Campos : Fundação Cultural Cassiano Ricardo , 2001 (Dramaturgia)
    • SIMÕES, Giuliana ; SIMÕES, G. M. . Revista Cena / UFRGS. 2018 (Parecer)
    • SIMÕES, Giuliana ; SIMÕES, G. M. . Artes e territorios: dramaturgias possíveis. 2021 (Comunicacao)
    • SIMÕES, G. M. . Mediação e Experiência Estética. 2021 (Conferência)
    • SIMÕES,G. . Seminário: O Centenário da Semana de 22 - concepções, rupturas e perspectivas. 2022 (Seminário)
    • SIMÕES, G. M. . Dramaturgia Modernista e seus desdobramentos no teatro brasileiro. 2022 (Conferência)
    • GIULIANA SIMÕES . Debate Performativo do espetáculo teatral 'Mucurana, o peixe'. 2018 (Outra)
    • GIULIANA SIMÕES . O QUE HÁ DE COMUM ENTRE NÓS? COMO O PÚBLICO SE APROPRIA DE UMA PRÁTICA TEATRAL. 2019 (Comunicacao)
    • SIMOES, G. ; GIULIANA SIMÕES . El espectador en pleno vuelo. 2014 (Conferência)
    • SIMÕES,G. . Debate Performativo Baden Baden. 2014 (Conferência)
    • SIMÕES, G. M. . Debates performativos. 2013 (Outra)
    • SIMÕES, G. M. . Debate performativo a partir de Galileu. 2014 (Outra)
    • SIMÕES, G. M. . O espectador em pleno voo: as experiencias do iNERTE. 2013 (Conferência)
    • SIMÕES, G. M. . O espectador em pleno voo: as experiencias do iNERTE. 2013 (Conferência)
    • SIMÕES, G. M. . La poética del espectador: aspectos de la recepción teatral em la contemporaneidad. 2013 (Conferência)
    • SIMÕES, G. M. . A Experiência Moderna em Flávio de Carvalho. 2009 (Comunicacao)
    • SIMÕES, G. M. . A estética da recepção e a construção da cena - Palestra na sede do grupo Antropofágica. 2012 (Conferência)
    • SIMÕES, G. M. . A recepção de Oswald de Andrade no Teatro Brasileiro - Palestra na sede do grupo Antropofágica. 2010 (Conferência)
  • Relatório de Pesquisa: 1
    • SIMÕES, GIULIANA MARTINS. . Poética do espectador: estudos de recepção teatral. 2015
    • Nome do projeto: INERTE - Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral (2004 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMÕES, G. M. , DESGRANGES, F. , SOLER, M. , MAGIOLO, L. .
      Descrição: O grupo investiga o ato do espectador teatral ante as proposições artísticas. A pesquisa inclui debates propostos após os espetáculos. Os recentes trabalhos desenvolvidos pelo grupo, a partir de espetáculos de diferentes países - como Brasil, Argentina, Cuba, Líbano e Palestina - podem ser observados no seguinte site: www.eca.usp.br/inerte.. Integrantes: Flávio Augusto Desgranges de Carvalho - Coordenador / Marcelo Soler - Integrante / Giuliana Martins Simões - Integrante.
    • Nome do projeto: Dispositivos para uma Dramaturgia do Espectador. (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMÕES, G. M. , DESGRANGES, F. , GANDOLFI, A. , FERRAZ, M. , SOUZA, H. B. .
      Descrição: O projeto procura Investigar aspectos marcantes do processo criativo do espectador teatral na contemporaneidade, buscando enunciar, a partir do estudo de teóricos da recepção e da proposição de encontros com espectadores, aspectos desse modo de produção. De maneira a tornar reconhecíveis as instâncias dessa construção poética, evidenciando os elementos que sustentam a noção de uma arte do espectador.
    • Nome do projeto: POR UMA ARTE DO ESPECTADOR (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMÕES, G. M. , DESGRANGES, F. , FERRAZ, M. , SOUSA, H. B. .
      Descrição: O projeto propõe apresentação e mediação de espetáculos teatrais para alunos da EJA (EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS). O Projeto Por uma Arte do Espectador é coordenado pelo professor Flávio Desgranges e pela professora Giuliana Simões, e realizado pelo grupo de pesquisas iNerTE - Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral. O referido projeto, iniciado em fevereiro de 2018, e em pleno funcionamento, em parceria com o SESC Prainha (Florianópolis), apresenta uma vez por mês espetáculos teatrais para todas as turmas de EJA (Educação para Jovens e Adultos), de ensino médio, da Escola do SESC. Após a apresentação teatral são realizados Debates Performativos com os estudantes, fomentando a apropriação do espetáculo e a produção poética dos espectadores.
    • Graduacao:
      • Curso: Artes Cênicas
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 1992
    • Mestrado:
      • Curso: Artes Cenicas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Doutorado:
      • Curso: Artes Cênicas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Mediação e recepção nas artes da cena: a potência criadora de espectadores diante de proposições artísticas
        Ano de conclusão: 2024
      • Curso: Literatura Brasileira
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Veto ao modernismo no teatro brasileiro
        Ano de conclusão: 2009
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2016
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: No primeiro semestre de 2011 ministrei a disciplina História das Artes Cênicas III. No primeiro semestre de 2012 ministrei a mesma disciplina (História das Artes Cênicas III). No segundo semestre de 2012 ministrei a disciplina Teoria I. Todas junto ao Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
        Outras informações: Professora Palestrante
    • Escola Superior de Artes Célia Helena:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Urdimento (UDESC):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Revista Eixo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
    • OLHARES - ESCH / Revista da Escola Superior de Artes Célia Helena:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais, do departamento de Artes Cênic:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Revista Sala Preta Eletrônica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - Atual ).