Não autenticado |

Marina de Souza Lazarim

    • Mestra em Literatura Portuguesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Na graduação, foi bolsista por dois anos do Programa de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP na área de Literatura Portuguesa. No segundo semestre de 2015 recebeu uma bolsa de intercâmbio da AUCANI-USP para cursar um semestre na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), em Portugal, onde frequentou disciplinas de Literatura Portuguesa oferecidas na graduação e no mestrado.

       

      Links:    

  • Textos em jornais de notícias/revistas: 1
    • LAZARIM, M. S. . Entre Adília e Adélia: duas poéticas, um mesmo peixe . Cisma , São Paulo- SP , 18 dez. 2016.
    • Nome do projeto: Fernando Pessoa e o modernismo (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LAZARIM, M. S. , POMA, P. .
      Descrição: Fernando Pessoa, para além da criação do fenômeno heteronímico, é figura central para se pensar a modernidade portuguesa em diálogo com as modernidades europeias não só em relação a linguagem poética, mas também em relação à temática referente ao novo lugar em que se insere o sujeito moderno: cindido, desdobrado e em vias de desaparecer. Também vincula-se a este tema a descrença no mundo, espécie de niilismo sócio - cultural. Este projeto pretende não apenas estudar estas relações, mas também incluir o diálogo existente entre este poeta e seus companheiros que transitam em torno da Revista Orpheu: Mário de Sá Carneiro e Almada Negreiros.
    • Nome do projeto: Poesia Portuguesa Contemporânea (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LAZARIM, M. S. , POMA, P. , SOUSA, P. M. , UEHARA, K. , JOAQUIM, A. C. , NAHAS, N. M. , Bueno, Danilo , HONDA, L. , QUEIROZ, T. B. de .
      Descrição: Este projeto pretende investigar os poetas portugueses contemporâneos a partir da década de 40. Pretende analisar o modo de criação estética e as reverberações que o texto, enquanto objeto artístico, revela do mundo histórico- social português, em especial as proximidades e/ou afastamentos referentes a ditadura salazarista. O corpus escolhido para pesquisa, além de manter os autores vinculados ao projeto anterior - autores, em especial os poetas Sophia de Mello Breyner Andresen e Herberto Helder, cujo imaginário se constrói numa linhagem muito diferenciada em relação aos seus pares - inclui o poeta-crítico Joaquim Manuel Magalhães, Rui Belo, Luis Quintais e Manuel de Freitas..
    • Nome do projeto: A produção literária feminina em língua portuguesa (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LAZARIM, M. S. , POMA, P. , PONTES, P. K. , SILVA, R. V. R. E. , SAES, S. , MATTOS, T. R. , ADUNI, R. M. , PEREIRA, I. S. , RABELLO, R. B. , NEVES, L. M. S. , MENDES, C. F. H. , BRAGA, L. S. M. , GALERA, M. R. .
      Descrição: A presente investigação pretende produzir, a partir da análise de temas centrais de textos ficcionais e poéticos de escritoras de língua oficial portuguesa, uma reflexão sobre a representação de perspectivas históricas, ideológicas, eróticas e culturais. Também pretende investigar como a representação de relações de trabalho, de estruturas sociais e de Estado estão vinculadas às formas de expressão dos diversos países: Brasil, Portugal e países africanos de língua oficial portuguesa, nos quais, sem dúvida, se encontra uma expressiva produção literária feminina. Para tanto, o objetivo central será o de expandir o conhecimento acerca dessas produções de escritoras de língua oficial portuguesa, partindo de um aporte teórico e metodológico que aproxime sistematicamente os campos da literatura e das ciências sociais e humanas, incidindo em perspectiva interdisciplinar. As pesquisas podem ser comparativas ou autorais. No conjunto de autoras destacamos: Adília Lopes, Ana Luísa Amaral, Ana Paula Tavares, Conceição Evaristo, Lilia Momplé, Lúcia Miguel Pereira, Luiza Neto Jorge, Maria Gabriela Llansol, Maria Isabel Barreno, Maria Lamas, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Mel Matsinhe, Paulina Chiziane, Sophia de Mello Breyner Andresen, Virgília Ferrão, por exemplo..
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Uma análise do espaço em Indícios de Oiro, de Mário de Sá-Carneiro
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
        Ano de conclusão: 2016
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Secretaria Municipal de Cultura (SP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Atuação como estagiária na Seção Circulante da Biblioteca Mário de Andrade.
        Outras informações: estagiária
    • Universidade de São Paulo (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2015 ).
        Outras informações: bolsista do programa de iniciação científica