Não autenticado |

Cleonice Men da Silva Ramos

    • Doutoranda pela Universidade de São Paulo no curso de Letras, área de Filologia e Língua Portuguesa (2008), sob orientação da Profa. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca. Mestre pela Universidade de São Paulo na área de Semiótica e Linguística Geral, sob orientação da Profa. Dra. Norma Discini (2006). Graduada em Letras (português/inglês) e pós-graduada lato sensu em Português, Língua e Literatura. Participante do GERAR (Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação) USP, SP. Desenvolve pesquisas que abrangem estratégias argumentativas e efeitos de sentido em revistas impressas da esfera social de negócios, economia e administração.

       

      Links:    

    • RAMOS . A heterogeneidade mostrada e marcada: vozes com o argumento de autoridade Estudos Semióticos , v. 2 , p. 1 - 7 , 2006. ISSN: 19804024.
    • RAMOS . Tipo Textual Injuntivo: exemplos em revistas impressas de negócios Estudos Semióticos , v. 3 , p. 1 - 14 , 2007. ISSN: 19804024.
    • RAMOS . Especificidades Discursivas e Efeitos de Sentido no Gênero Textual Reportagem de capa CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada , v. 5 , p. 1 - 12 , 2007. ISSN: 16793404.
    • RAMOS . O éthos em tiras de HQs: uma análise de Dilbert Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , v. 10 , p. 10 - 20 , 2004. ISSN: 15194175.
    • RAMOS . O éthos em tiras de HQs: uma análise de Dilbert Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. XXXIV , p. 915 - 920 , 2005. ISSN: 14130939.
    • RAMOS . Revista EXAME: delineamento de um modo de presença Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , v. 10 , p. - , 2005. ISSN: 15194175.
    • RAMOS . Texto de revista impressa de negócios: modos de argumentar . ORGANICOM - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas , São Paulo , 01 jul. 2008.
    • RAMOS . Contos dialogados: o jogo dos implícitos . Novum Millennium , Manaus , . .
    • Cleonice Men da Silva . PUBLICIDADE EM REVISTA DO MUNDO DOS NEGÓCIOS: O ENTRELAÇAMENTO TEÓRICO NAS PRODUÇÕES ARGUMENTATIVAS. In: II EPED (Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP) , 2010 , São Paulo. ABORDAGENS METODOLÓGICAS EM ESTUDOS DISCURSIVOS. São Paulo : Paulistana Editora, 2010. p. 73 - 81.
    • RAMOS . ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS: REVISTAS IMPRESSAS DO UNIVERSO CORPORATIVO. In: 57 SEMINÁRIO DO GEL , 2010 , Ribeirão Preto. ESTUDOS LINGUISTICOS. São Carlos : GEL, 2010. p. 781 - 792.
    • RAMOS . FIGURAS DE PRESENÇA E DE COMUNHÃO: ESTUDO DO DISCURSO JORNALÍSTICO REVISTA IMPRESSA DE NEGÓCIOS. In: I ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS EM ESTUDOS DISCURSOS DA USP , 2009 , São Paulo. Análise do Discurso: o diálogo entre as várias tendências na USP. São Paulo : Paulistana Editora, 2009.
    • RAMOS . Tipo textual injuntivo: exemplos em revistas impressas de negócios. In: V MiniENAPOL de Semiótica da FFLCH - USP , 2006 , São Paulo. online: www.fflch.usp.br/dl/semiotica/frames.html. : , 2006.
    • RAMOS . O éthos em tiras de HQs: uma análise de Dilbert. In: 52º Seminário do GEL , 2005 , Campinas. Caderno de Resumos. : , 2005. p. 342 - 342.
    • RAMOS . Dilbert e seu suporte na esfera discursiva empresarial: a polêmica. In: VII ENAPOL , 2004 , São Paulo. . : , 2004.
    • RAMOS . Gênero Discursivo: Dilbert na esfera discursiva empresarial. In: III MiniENAPOL DE SEMIÓTICA , 2004 , São Paulo. . : , 2004.
    • RAMOS . O ethos do ator da enunciação da revista EXAME: labirintos de gêneros. In: VIII ENAPOL , 2005 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2005. p. 59 - 59.
    • RAMOS . Revista EXAME: delineamento de um modo de presença. In: II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos - ABES , 2005 , São Paulo. Brasil: identidade e alteridade: Caderno de Resumos. : , 2005.
    • RAMOS . Revista de negócios empresariais: depreensão do éthos a partir de labirintos genéricos. In: XXI Encontro Nacional da ANPOLL , 2006 , São Paulo. . : , 2006.
  • Apresentações de Trabalho: 7
    • RAMOS . LINGUAGEM VERBO-VISUAL NO GÊNERO TEXTUAL CAPA DE REVISTA: PRODUÇÕES ARGUMENTATIVO-PERSUASIVAS. 2011 (Outra)
    • RAMOS . Argumentação em textos constituintes: revistas impressas do universo corporativo. 2009 (Simposio)
    • RAMOS . Figuras de presença e de comunhão: estudo do discurso jornalístico - revista impressa de negócios. 2009 (Outra)
    • RAMOS . Revistas impressas do universo corporativo-empresarial: em busca de mecanismos discursivos de manipulação, argumentação e persuasão.. 2007 (Conferência)
    • RAMOS . Éthos e mecanismos discursivo-persuasivos: exemplos em revista impressa de negócios. 2007 (Simposio)
    • RAMOS . Jornalismo de Negócios e o Espírito das Corporações Contemporâneas. 2006 (Conferência)
    • RAMOS . Tipo textual injuntivo: exemplos em revistas impressas de negócios. 2006 (Comunicacao)
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade do Grande ABC
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Metodista de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003