Não autenticado |

Sara Veloso Lara

    • Sara Veloso Lara é doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Araraquara (2018/_____). Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP/ 2012-2015). Bacharel em Letras e licenciada plena em português e inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/ 2004-2007). Adquiriu certificado de conclusão em língua inglesa, nível avançado, pela Malvern House School (Londres/2009) , CAE (Advanced Certificate in English) pela Cultura Inglesa de Ribeirão Preto-SP (2019) e FCE (First Certificate in English) pela Eurocentre Language School (Londres/2009). Professora de língua inglesa nas escolas de idioma: Red Balloon (São Paulo/ 2010-2011), Centro de Cultura Anglo Americano (CCAA) (São Paulo/ 2010-2011), Escola Higienópolis (São Paulo/2012) e escola de idioma Yázigi (São Paulo/2012). Atuou como coordenadora pedagógica da escola de idiomas Achieve Languages em Ribeirão Preto (SP) entre 2013 e 2015. Atuou como docente de língua portuguesa e língua inglesa do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) Fronteira Oeste Campus Pontes e Lacerda-MT entre 2015 e 2017 e também no curso de Letras na Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat). Revisora e membro do conselho editorial da revista Interdisciplinar Animus do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Tradutora e revisora de artigos científicos para publicação em periódicos nacionais e internacionais.

       

      Links:    

    • ROZENFELD, C. C. F. ; LARA, SARA VELOSO . ANÁLISE DO SOFTWARE ?PARTICIPAR 2? COMO APOIO PARA O LETRAMENTO DE JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN: CARACTERÍSTICAS E ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO Anais do CIET: EnpED 2020 , v. 1 , p. 1 - , 2020. ISSN: 23168722.
    • LARA, SARA VELOSO ; COSTA, MARIA DA PIEDADE RESENDE DA . Investigando o entorno pessoal de aprendizagem de inglês de alunos com Síndrome de Down: uma análise preliminar EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 48 , p. 1 - 30 , 2023. ISSN: 19846444.
    • RIBEIRO DE MORAES CARUZZO, VIVIAN NÁDIA ; ROLFSEN BELDA, FRANCISCO ; GOMES SOARES SOUZA, JACKSON ; VELOSO LARA, SARA ; DE TONI JUNIOR, CLAUDIO NOEL . Protótipo de aplicativo multimídia para a aquisição de vocabulário de língua inglesa na infância Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia , v. 10 , p. 1 - 19 , 2021. ISSN: 22388079.
    • LARA, S. V. ; ARTUZO, C. Z. . O WEBLOG COMO ESTÍMULO PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. Reflexões, perspectivas e práticas no estágio supervisionado em letras, v. 1, p. 133 - 143, 2018.
    • LARA, S. V. . Märio de Andrade: poeta visionário . Leia Agora: Sistema de Ensino Poliedro , , 30 jun. 2015.
    • LARA, SARA VELOSO ; ROZENFELD, C. C. F. . Olhares sobre a afetividade no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa de jovens com Síndrome de Down. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes , 2023 , . O futuro da formação, comunidades e redes de comunicação. Blumenau : , 2023.
    • LARA, S. V. ; ROZENFELD, C. C. F. . O uso de aplicativos voltados para a aprendizagem de língua inglesa por alunos com Síndrome de Down. In: XIV Encontro Ibero-Americano de Educação , 2019 , Araraquara. Anais do XIV Encontro Ibero-Americano de Educação.. Bauru : Ibero-Americana de Educação, 2019.
    • LARA, S. V. ; ARTUZO, C. Z. . O weblog como recurso fomentador da interação entre professor-aluno. In: Seminário Internacional de Experimentação e Pesquisas em Estágio Supervisionado , 2017 , Pontes e Lacerda. Seminário Internacional de Experimentação e Pesquisas em Estágio Supervisionado. Pontes e Lacerda : Unemat, 2017.
    • LARA, S. V. . Mário de Andrade: o poeta visionário. Sao José dos Campos : Leia Agora , 2015 (produção de artigo)
    • LARA, S. V. . No Limiar do Ethos do Enunciador e do Ator do Enunciado. São Paulo : Estudos Semióticos , 2015 (produção de artigo)
    • LARA, L. A. S. ; Useche B ; Ferriane RA ; Reis RM ; Silva-De-Sá MF ; De Freitas MM ; Rosa-E-Silva JC ; LARA, S. V. . The effects of hypoestrogenism on the vaginal wall: interference with the normal sexual response.. : The Journal of Sexual Medicine , 2009 (Revisão de artigo científico)
    • LARA, L. A. S. ; Useche B ; Rosa e Silva JC ; Ferriane RA ; Reis RM ; LARA, S. V. . Sexuality during the climacteric period. Maturitas. : Epub , 2009 (Revisão de artigo científico)
    • LARA, L. A. S. ; De Sá Rosa e Silva AC ; Rosa-E-Silva JC ; Chaud F ; Silva-De-Sá MF ; LARA, S. V. . Menopause leading to increased vaginal wall thickness in women with genital prolapse: impact on sexual response.. : The Journal of Sexual Medicine , 2009 (Revisão de artigo científico)
    • LARA, L. A. S. ; Ferriane RA ; Romao AP ; Junqueira FR ; Ferrarese SR ; Manganaro AR ; De Sá Rosa e Silva AC ; LARA, S. V. . Sexual dysfunction treatment in a patient with müllerian agenesy submitted to neovaginoplasty. : The Journal of Sexual Marital Theory , 2010 (Revisão de artigo científico)
    • LARA, L. A. S. ; DE ANDRADE, JM ; Mauad LM ; Ferrarese SR ; Marana HR ; Tiezzi DG ; De Sá Rosa e Silva AC ; LARA, S. V. . Genital Manifestation of graft-vs.-host disease: a Series of Case Reports.. : The Journal of Sexual Medicine , 2010 (Revisão de artigo científico)
    • LARA, S. V. ; ROZENFELD, C. C. F. . ?Aplicativos voltados para a aprendizagem de língua inglesa por alunos com Síndrome de Down?,. 2020 (Seminário)
    • LARA, S. V. ; ROZENFELD, C. C. F. . O USO DE APLICATIVOS VOLTADOS PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA POR USUÁRIOS COM SÍNDROME DE DOWN,. 2020 (Comunicacao)
    • LARA, S. V. ; ROZENFELD, C. C. F. . O uso de aplicativos voltados para a aprendizagem de língua inglesa por alunos com Síndrome de Down. 2019 (Comunicacao)
    • LARA, S. V. ; ARTUZO, C. Z. . O weblog como recurso fomentador da interação entre professor-aluno. 2017 (Seminário)
    • LARA, S. V. . No limiar do ethos do enunciador e do ator do enunciado no drama político O último rei da Escócia e no documentário-verdade General Idi Amin Dada: um autorretrato. 2015 (Comunicacao)
    • LARA, S. V. . IFMTNAEXPOESTE2016. 2016 http://plc.ifmt.edu.br/conteudo/video/ifmtnaexpoeste2016/
  • Organização de eventos: 4
    • LARA, S. V. . II Encontro de Editores de Revistas Acadêmicas: desafios dos Periódicos de Letras e Linguística. 2013 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • LARA, S. V. . Congresso Internacional 100 anos com Saussure. 2013 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • LARA, S. V. . IV Seminário Internacional de Experimentação e Pesquisas em Estágio Supervisionado - IV SIEPES,. 2017 (Unemat)
    • LARA, S. V. . XI MiniEnapol de Semiótica da USP. 2013 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • LARA, S. V. . Redação Acadêmica no V Workfron- Workshop de Tecnologia da Região Fronteira Oeste. 2016 (Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT))
    • LARA, S. V. . Aprendendo o Inglês funcional. 2017 (Instituto Federal de Mato Grosso)
    • LARA, S. V. . Estratégias de Leitura para Compreensão de Textos em Língua Inglesa. 2016 (Instituto Federal do Mato Grosso)
    • LARA, S. V. ; DE Moraes, V. R. . VocAppulary. 2019 (Prototipagem de um aplicativo educacional)
    • Nome do projeto: Curso de Preparação para Proficiência em Língua Inglesa (TOEFL) (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LARA, S. V. , SANTOS, R. C. , FERNANDES, V. P. , CARDOSO, J. A. .
      Descrição: O projeto visa promover a capacitação e qualificação de servidores e alunos do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Fronteira Oeste Pontes e Lacerda, bem como da comunidade externa. Para tanto, os docentes de língua inglesa do Instituto Federal de Pontes e Lacerda uniram-se com o intuito de oferecer um curso preparatório para o TOEFL, para pessoas que almejam ingressar em programas de mestrado e doutorado em Universidades Brasileiras e no exterior, além de capacitá-las para trabalharem em empresas estrangeiras. .
    • Nome do projeto: Let´s speak English (2017 - 2017
      Natureza: Outra
      Integrantes: LARA, S. V. , Costa, A. P. .
      Descrição: A proposta deste projeto de ensino foi envolver alunos do Ensino Médio do IFMT Campus Fronteira Oeste em atividades lúdicas de ensino/aprendizagem que promovessem o desenvolvimento das quatro habilidades em língua inglesa (listening, speaking, reading and writing), com ênfase na competência comunicativa.
    • Nome do projeto: Leitura e Redação para o Enem (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LARA, S. V. , Costa, A. P. .
      Descrição: Coordenei um curso de extensão de 34 horas intitulado "Leitura e Redação para o Enem", que visou atingir os alunos do Ensino Médio do Instituto Federal do Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-MT, bem como provenientes de outras escolas, intentando prepará-los para a redação do exame Nacional do Enem do ano vigente (2017).
    • Nome do projeto: O Direito à Participação Social de Jovens e Adultos com síndrome de Down (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LARA, S. V. , GALVANI, M. D. .
      Descrição: Ministro aulas de língua inglesa, 1 vez por mês durante 2 horas, para alunos com Síndrome de Down, visando a formação como cidadão autônomo e crítico.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Português e Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 2007
      • Curso: Letras-Tradução
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Título: Um Olhar Crítico sobre a Poesia de Alberto Caeiro
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Linguistica e Lingua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Instituto de Idiomas Yázigi:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Ministrava aulas de Inglês para alunos de todos os níveis: do básico ao avançado. Ademais, ministrava aulas individuais para alunos com distintos interesses. Contato para referência: Neusa (diretora administrativa e proprietária) ou Vanessa (coordenadora pedagógica) / (11) 3151-4878.
        Outras informações: Professora titular de Inglês
    • Red Balloon:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Ministrava aulas de Inglês para alunos dos estágios J (8 e 9 anos), J1 (10 e 11 anos) e J2 (12 e 13 anos), que corresponde ao nível básico. Contato para referência: Carla Prete (coordenadora pedagógica)/ (11) 3826-0777.
        Outras informações: professora titular de Inglês
    • Centro de Cultura Anglo Americana:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Ministrava aulas de Inglês para alunos do nível intermediário, cujo livro é chamado English for Professionals. Para alunos de nível avançado, o livro adotado era o MEC, lançando mão de um método audiolingual, cujo enfoque maior é nas habilidades auditiva e fala. Contato para referência: Ângela (coordenadora pedagógica/ (11) 3666-0878.
        Outras informações: Professora de Inglês.
    • Colégio Anglo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Oficina de leitura para alunos do 7º e 9º ano, introduzindo, a cada duas semana, um novo gênero textual. Contato para referência: Marcelo ou Alice/ (37) 3371-3836.
        Outras informações: Professora de Português
    • Escola Higienópolis:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Ministrava aulas de Inglês para alunos de 6 a 10 anos, cujo livro era TopNotch, da editora McMillan, adotando um método lúdico.
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Colégio Santa Marcelina:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Professora contratada de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para alunos dos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio e para os cursos de Ensino Superior de Redes de Computadores e Eletrotécnica do Instituto Federal do Mato Grosso Fronteira Oeste Campus Pontes e Lacerda-MT
        Outras informações: Professor de Português e Inglês
    • REVISTA ANIMUS (IFMT):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Atualmente, pertenço ao corpo editorial como revisora de Língua Estrangeira da Revista Animus (ISSN 2448-0665). A Revista busca trazer trabalhos em diversas áreas do conhecimento, que estarão agrupadas em: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências Exatas e suas tecnologias e Interdisciplinar, para melhor aprofundamento por parte dos leitores da revista.
    • Universidade do Estado de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - 2018 ).
        Outras informações: Ministro aulas em disciplinas como Fonética e Fonologia da língua inglesa, Língua Inglesa I e II e língua portuguesa para discentes do curso de Letras.
        Outras informações: Docente de Letras
    • Revista Interdisciplinar Animus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Sou membro do Conselho Editorial da Revista Interdisciplinar Animus do Instituto Federal Fronteira Oeste Campus Pontes e Lacerda-MT. A Revista busca trazer trabalhos em diversas áreas do conhecimento, que estarão agrupadas em: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências Exatas e suas tecnologias e Interdisciplinar, para melhor aprofundamento por parte dos leitores da revista.
    • Instituto de Idiomas Vazquez LTDA:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Elaboração de grade horária, processo seletivo de professores, realização de reuniões pedagógicas, avaliação didática dos professores.
        Outras informações: Coordenadora pedagógica
    • Fundação Armando Álvares Penteado:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Ministrei aulas de Inglês para alunos do Ensino Médio da Faap, no lugar de uma professora que se encontrava em licença maternidade.
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Instituto Conviva Down:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Pontue-Redação Inteligente:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Era encarregada de corrigir as redações disponibilizadas na plataforma app.pontue.com.br., segundo critérios de correção provenientes da própria plataforma, com base em redações do Enem, Vunesp. Fuvest, Unicamp.
        Outras informações: Corretora de simulado de redações do Enem
    • Redação Online:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Sou corretora de redações de diversos Vestibulares e do Enem da plataforma "Redações Online".
        Outras informações: Corretora de simulado de redações do Enem
    • Instituto Perfil de Educação:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2021 - Atual ).
        Outras informações: Ministro aulas de língua portuguesa para os alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I.
        Outras informações: Professora de língua portuguesa