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Thomás Antônio Burneiko Meira

    • Professor e pesquisador no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM), onde atualmente coordena o LaPA (Laboratório de Pesquisas Antropológicas). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência nas áreas de Antropologia e Sociologia, com ênfase em Antropologia das Religiões Afro-Brasileiras, Antropologia Simétrica e Antropologia Urbana. Iniciado no culto dos orixás, desenvolve pesquisas sobre o candomblé paulista, sob uma perspectiva simetrizante.

       

      Links:    

    • Antropologia Urbana
    • Antropologia Simétrica
    • Antropologia das Religiões Afro-Brasileiras
    • Teoria Antropológica
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . ?O coração sente o que os olhos não veem?: A sucessão em uma casa de candomblé na perspectiva de seus viventes ?imateriais? ? diretrizes de pesquisa NOVOS DEBATES - FÓRUM DE DEBATES EM ANTROPOLOGIA , v. 3 , p. 61 - 65 , 2017. ISSN: 23580097.
    • MEIRA, THOMÁS ANTÔNIO BURNEIKO . -... Ou Como Ter Ontological Blues-: notas sobre a vida no tempo da morte durante os bastidores de um axexê RELIGIÃO & SOCIEDADE , v. 38 , p. 36 - 56 , 2018. ISSN: 19840438.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . As raízes da Nação e as ?nações? da ?raiz?: esboço para (mais) uma contrateoria dos sincretismos entre cultos no candomblé CADERNOS DE CAMPO (USP) , v. 1 , p. 86 - 110 , 2017. ISSN: 23169133.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . 'Encruzilhadas nas Cruzadas': os ataques neopentecostais ao povo-de-santo como batalhas de uma 'guerra cosmopolítica' Debates do NER , v. 2 , p. 103 - 128 , 2017. ISSN: 19828136.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . AS CIÊNCIAS DAS CRENÇAS E AS CRENÇAS NAS CIÊNCIAS: simetrização e posicionamento etnográfico em uma pesquisa sobre seres ?não-humanos? no(s) candomblé(s) Revista de Estudos e Investigações Antropológicas , v. I , p. 104 - 126 , 2016. ISSN: 24466972.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . O debate sobre a lei seca em Maringá/PR: Possíveis Contribuições do Aporte Antropológico Ponto.Urbe (USP) , v. 1 , p. 01 - , 2013. ISSN: 19813341.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. ; RODRIGUES, Vera Lúcia Gouvêa . RELAÇÕES DE PRODUÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA ?SOCIEDADE DO CONHECIMENTO? Revista Comunicações , v. 17 , p. 33 - 49 , 2010. ISSN: 18077536.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. ; Maia, Deise ; Oliveira, Bruna . Patrimônio Cultural em Londrina: como os nativos pensam Estaç@o (Londrina) , v. 4 , p. 1. - , 2005. ISSN: 16781317.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . Entre a Exclusão e o Respeito: a cultura negociada em uma mancha de lazer Os Urbanitas (São Paulo) , v. 2 , p. 01 - , 2005. ISSN: 18060528.
    • MEIRA, THOMÁS ANTÔNIO BURNEIKO . A Revolução não será (apenas) televisionada: sobre as forças de Exu e do axexê nas telas da Rede Globo. . HH Magazine: humanidade em rede. , , 22 set. 2021.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . Boi Neon: delicadeza e doçura em todos os gêneros. . Jornal 'O Duque'. , Maringá , 23 abr. 2016.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . Pouco a comemorar (especial sobre os 127 anos da Lei Áurea) . O Diário do Norte do Paraná , Maringá - PR , 13 mai. 2015.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . Apaixonados (cegamente) por carros, como (quase) todo brasileiro . Revista 'E' - SESC/SP , São Paulo , 01 jun. 2014.
  • Trabalhos em Anais: 10
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . Desenvolvimento socioeconômico e a ?cultura do carro? no Brasil: possíveis diretrizes para estudos antropológicos. In: III Congreso Latinoamericano de Antropología: Antropologías en Movimiento - Ideas desde un sur contemporáneo , 2012 , Santiago. Actas del III Congreso Latinoamericano de Antropología: Antropologías en Movimiento - Ideas desde un sur contemporáneo. : , 2012.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. ; RODRIGUES, Vera Lúcia Gouvêa . Relações de Produção e Suas Implicações no Conhecimento: problematizações acerca da qualificação profissional no âmbito do "modelo de acumulação flexível do capital". In: II Seminário Nacional de Sociologia e Política , 2010 , Curitiba. Seminário Nacional Sociologia e Política (Online). : , 2010.
    • PADUA, L. ; MEIRA, Thomás Antônio B. . "O Impacto das Novas Tecnologias de Comunicação nas Funções do Secretário Executivo Trilíngue: autonomia ou controle sobre o trabalho?". In: III Ciclo de Estudos Integrados UNIFAMMA e IV Simpósio Jurídico , 2010 , Maringá. Anais do III Ciclo de Estudos Integrados UNIFAMMA e IV Simpósio Jurírido. : , 2010. p. 62 - 63.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . "Vaia de Bêbado Não Vale?": Contribuições do aporte antropológico para a discussão da "Lei Seca" em Maringá-PR. In: VIII Semana Acadêmica de Ciências Sociais , 2010 , Maringá. VIII Semana Acadêmica de Ciências Sociais: uma década de existência -- avaliações e perspectivas. : , 2010. p. 36 - 36.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. ; Torres, Maicon Souza. . Relações de Trabalho e Conhecimento no Âmbito da Modernidade. In: II Ciclo de Estudos Integrados UNIFAMMA e III Simpósio Jurídico UNIFAMMA , 2009 , Maringá - PR. 4o. CICLO DE ESTUDOS INTEGRADOS UNIFAMMA. : , 2009. p. 67 - 68.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. ; De Marchi Jr., Jaime . Transformações Sociais e Seus Impactos na Formação do Conhecimento. In: II Ciclo de Estudos Integrados UNIFAMMA e III Simpósio Jurídico UNIFAMMA , 2009 , Maringá. 4o. CICLO DE ESTUDOS INTEGRADOS UNIFAMMA. : , 2009. p. 62 - 63.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . Antropologia de Boteco: algumas perspectivas acerca dos bares e similares enquanto suportes de sociabilidade nas cidades brasileiras.. In: II Ciclo de Estudos Integrados UNIFAMMA , 2009 , Maringá - PR. 4o. CICLO DE ESTUDOS INTEGRADOS UNIFAMMA. : , 2009. p. 34 - 34.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . Entre o Estigma e o Repeito: identidades (homo)sexuais negociadas em espaços de lazer. In: XIV Encontro Anual de Iniciação Científica , 2005 , Guarapuava - PR. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). : , 2005.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . Entre o Estigma e o Respeito: identidades (homo)sexuais negociadas em espaços de lazer. In: XII Congresso Brasileiro de Sociologia , 2005 , Belo Horizonte. XII Congresso Brasileiro de Sociologia: sociologia e realidade - pesquisa social no século XXI. : , 2005. p. 469 - 470.
    • MEIRA, Thomás Antônio B. ; Jeolás, Leila Sollberger . Entre o Estigma e o Respeito: Identidades (homo)sexuais negociadas em espaços de lazer. In: I Simpósio Paraná - São Paulo de Sexualidade e Educação Sexual , 2005 , Araraquara. Anais do I Simpósio Paraná - São Paulo de Sexualidade e Educação Sexual. : , 2005. p. 59 - .
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . 'È que Narciso acha feio o que não é espelho': resenha de Metafísicas Canibais. Araraquara : FCL/UNESP , 2016 (Resenha)
    • MEIRA, THOMÁS ANTÔNIO BURNEIKO . Conhecendo o Candomblé - São Paulo. 2021 (Conferência)
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . 'Umbanda'. 2020 (Conferência)
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . 'Candomblé'. 2020 (Conferência)
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . 'A divindade no homem, a humanidade no deus: sobre similitudes e diferenças, proximidades e distâncias, nas ontologias dos candomblés'. 2017 (Comunicacao)
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . 'Ser gente, estar gente: a humanidade em relação na ontologia do candomblé'. 2017 (Comunicacao)
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . '... Ou Como Ter Ontological Blues: notas sobre a vida no tempo da morte nos bastidores de um axexê'. 2016 (Comunicacao)
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . 'Fora do círculo': etnografia no tempo dos mortos em um 'axexê'. 2016 (Comunicacao)
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . 'As Ciências das Crenças e as Crenças das Ciências': 'simetrização' e posicionamento etnográfico em uma pesquisa sobre a ação de seres 'não-humanos' no(s) candomblé(s).. 2015 (Comunicacao)
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . 'O Século XX e a Formação das (So)Ci(e)dades Automotivas: fundamentos históricos das resistências ao 'transporte ativo''. 2013 (Conferência)
    • MEIRA, Thomás Antônio B. ; ARAUJO, M. C. ; DOURADO, S. P. C. ; FENIMAN, S. . Gilberto Velho e a Antropologia Urbana. 2012 (Comunicacao)
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . "Antropologia de Boteco: algumas perpspectivas acerca dos bares e similares enquanto suportes de sociabilidade nas cidades brasileiras". 2009 (Outra)
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . "Estado e sociedade civil na modernidade". 2010 (Outra)
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . 'Vaia de Bêbado Não Vale?' contribuições do aporte antropológico para a discussão da Lei Seca em Maringá-PR. 2010 (Comunicacao)
    • De Marchi Jr., Jaime ; MEIRA, Thomás Antônio B. . Transformações Sociais e Seus Impactos na Formação do Conhecimento. 2009 (Comunicacao)
    • Torres, Maicon Souza. ; MEIRA, Thomás Antônio B. . Relações de Trabalho e Conhecimento no Âmbito da Modernidade. 2009 (Comunicacao)
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . 'Mais humanidade, por favor'. 2012 Jornal Impresso - Gazeta do Povo (Maringá)
    • MEIRA, Thomás Antônio B. ; LESSA, P. . Cinema preto no branco.. 2015 O Diário do Norte do Paraná
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . 'Da posição que ocupo, percebo mais curiosidade do que violências'. 2015 Jornal Matéria-Prima
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . 'As Ciências da Noite'. 2012 Jornal Impresso - Gazeta do Povo (Curitiba)
    • LESSA, P. ; MEIRA, Thomás Antônio B. ; MAIO, E. . Enegrecer o cinema: relações de classe, gênero e etnia nas pedagogias audiovisuais. 2015 (Universidade Estadual de Maringá)
    • MEIRA, THOMÁS ANTÔNIO BURNEIKO ; BUENO, Z. P. . Semana de Integração do Curso de Ciências Sociais da UEM. 2021 (Universidade Estadual de Maringá)
    • CARNIEL, F. ; MEIRA, Thomás Antônio B. ; TRIVILIN, M. I. ; PAZ, Rosilda Fernando Da . Antropologia no Tempo das Catástrofes. 2020 (Universidade Estadual de Maringá)
    • MEIRA, Thomás Antônio B. . Exibição dos Núcleos e Grupos de Pesquisas Vinculados ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá. 2020 (Universidade Estadual de Maringá)
    • ELIAS, Maria Lígia Granado C. Rodrigues. ; MEIRA, Thomás Antônio B. . Antropologia Cultural Aplicada à Administração. 2008 (Apostila para educação à distância)
    • Nome do projeto: "Transformações sociais, formação profissional e Educação Superior". (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEIRA, Thomás Antônio B. , RODRIGUES, Vera Lúcia Gouvêa .
      Descrição: Esta pesquisa tem como objeto a formação profissional, mais especificamente aquela realizada pela educação superior. Leva em conta que o entendimento dessa questão implica, necessariamente, a compreensão das transformações político-econômicas que marcam a sociedade capitalista desde as duas últimas décadas do século XIX. É no interior desse movimento que se busca identificar e analisar as condições que estão na base da criação tanto de novas categorias profissionais como de novos cursos universitários.
    • Nome do projeto: "Desenvolvimento tecnológico, suas implicações na comunicação e na formação do pensamento" (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEIRA, Thomás Antônio B. , RODRIGUES, Vera Lúcia Gouvêa , BULLA, Odete .
      Descrição: Neste estudo indaga-se sobre o desenvolvimento tecnológico que se verifica nos últimos quarenta anos. O intento é compreender como o processo de informatização afeta, por um lado, a comunicação social e, por outro, a formação do pensamento, mais precisamente, a formação das capacidades cognitivas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se pretende fundamentada em autores clássicos da História, Filosofia e Psicologia, dentre outras áreas.
    • Nome do projeto: ?Ação Diferenciada no Laboratório de Sociologia: juventude, sexualidade e saúde ? como abordar a sexualidade em sala de aula? (2002 - 2002
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MEIRA, Thomás Antônio B. , Jeolás, Leila Sollberger .
    • Nome do projeto: ?Catálogo Sobre Juventudes: conhecendo diversidades e desigualdades juvenis em Londrina? (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEIRA, Thomás Antônio B. , Jeolás, Leila Sollberger .
      Descrição: Iniciação Científica na área de Antropologia, pelo Programa de Iniciação Científica Sem Concessão de Bolsa da Universidade Estadual de Londrina (PROIC ? UEL). Título do Subprojeto de Pesquisa: ?Entre o Estigma e o Respeito: identidades (homo)sexuais negociadas em espaços de lazer?; Sob a orientação da Profª. Drª. Leila Sollberger Jeolás.
    • Nome do projeto: ?Inventário e Proteção ao Acervo Cultural de Londrina ? IPAC/LDA. Apropriação do Espaço e Lazer: o patrimônio cultural em Londrina? (2004 - 2005
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MEIRA, Thomás Antônio B. , Maia, Deise .
    • Nome do projeto: "Representações sobre a 'Lei Seca' em Maringá: possíveis contribuições do aporte antropológico" (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEIRA, Thomás Antônio B. .
      Descrição: Desde as primeiras experiências em território brasileiro, a chamada Lei Seca, que impõe restrições ao funcionamento de bares e espaços similares, tem se mostrado controversa. De modo geral, embora uma parcela dos políticos e representantes da segurança pública a considerem eficaz no combate à violência urbana, proprietários e freqüentadores dos estabelecimentos sancionados expressam descontentamento, alegando prejuízos sociais e comerciais. Na cidade de Maringá - PR, a Lei Seca tem se fortalecido nos últimos anos, a partir de algumas medidas colocadas em prática pela Prefeitura Municipal, com apoio das associações de moradores de bairros. Sobretudo na Zona 07, região na qual está localizada a Universidade Estadual de Maringá , a legislação se revela passível de representações diversas, assumindo um caráter polêmico. Nessa área, muitas famílias qualificam os estudantes, freqüentadores dos bares, como "baderneiros" e "barulhentos", enquanto esses últimos tendem a se defender sob o argumento de que necessitam de espaços de lazer para sua "diversão". Dada essa situação, a presente pesquisa pretende introduzir a perspectiva antropológica no debate acerca dessa questão, a fim de sistematizar as concepções nativas acerca dos bares e das práticas sociais ali construídas. A hipótese defendida é a de que tais espaços não são naturalmente propícios à "desordem", criminalidade e violência, mas, pelo contrário, quando consideradas as lógicas de seus usuários, esses suportes podem se constituir como ambientes "organizados" e privilegiados para a sociabilidade em contextos urbanos, cada vez mais, segregados e carentes de opções lazer.
    • Nome do projeto: BICICLETAS NA CONTRAMÃO: uma etnografia sobre o transporte ativo no trânsito maringaense. (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEIRA, Thomás Antônio B. .
      Descrição: No decorrer do século XX, a dinâmica expansiva do capitalismo favoreceu a conformação de hábitos e a (re)criação de cidades que privilegiaram o uso do transporte automobilístico em grande escala. Atualmente, os efeitos desse processo se revelam no agravamento de fenômenos como o imobilismo, a segregação espacial, a desigualdade social e a degradação do meio-ambiente, sobretudo nos municípios de médio e grande porte. Diante dessa situação verifica-se, por outro lado, que diversas localidades, em todo o mundo, têm adotado medidas para conter ou reverter esse quadro, com ênfase significativa no incentivo aos usos de bicicletas para deslocamentos urbanos. A despeito dessa tendência, algumas análises indicam que apesar de seu crescimento, em comparação com outros países, o chamado transporte ativo ainda parece pouco disseminado no contexto brasileiro, provavelmente, em decorrência de fatores como a falta de suportes físicos adequados e a supervalorização do automóvel na cultura nacional. Dados esses entraves, delineados espacial e simbolicamente, propõe-se uma pesquisa etnográfica com foco em usuários regulares de bicicletas e grupos organizados de ciclistas no município de Maringá- PR, cujo principal objetivo é apreender seus modos particulares de sociabilidade, suas estratégias de mobilidade, bem como possíveis (re)significações sobre o trânsito e as cidades automotivas. Acredita-se que, ao contemplar esses atores sociais, a investigação possa demarcar novas facetas da urbanidade, além de limites, potencialidades e implicações relacionadas aos deslocamentos não motorizados em grandes centros do país.
    • Nome do projeto: Resgatanto a Alimentação e Cultura em comunidades rurais do Paraná - RESGATE (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MEIRA, Thomás Antônio B. , Feniman, Stefany Ferreira , Oliveira, Aline Raquel de , Martins, Caroline Salvadego , OLIVEIRA, P. F. , Ramos, Maria das Graças , Tenório, Juliana Paula Lozada , Tenório, Maria Clara Corrêa .
      Descrição: Por meio de um histórico antropológico cultural dos alimentos, este projeto tem como principal foco promover a recuperação e a valorização dos hábitos alimentares tradicionais, saberes e fazeres, de três comunidades rurais de agricultura familiar do noroeste do Paraná, com vias à melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento local e regional, estímulo à ideologia alimentar e ainda indicar as manifestações culinárias como instrumentos de resgate da Identidade Rural. Com uma equipe de trabalho multidisciplinar, pretende-se realizar um evento de confraternização em cada uma das comunidades com ?Concurso Culinário de receitas do campo?, onde serão premiados o total de 30 receitas gastronômicas, vinculadas ao contexto rural histórico, econômico, geracional e produtivo dos agricultores. O projeto também contempla a valorização de outras formas de manifestações artísticas e culturais, tais como o artesanato, visando estimular sua exposição e comercialização, os versos, as trovas e parlendas, que preservam em suas rimas a memória coletiva do patrimônio histórico e cultural popular. Tais ações serão articuladas junto à teoria e prática por meio de oficinas com os temas: ?Sabor, Arte e Cultura?, ?Trocas e Diálogos Culturais? e ainda, ?Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)?, promovidas junto a população de cada uma das três comunidades.
    • Nome do projeto: Para que serve a ciência? (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MEIRA, Thomás Antônio B. , RAPCHAN, E. S. , CARNIEL, F. , ALMEIDA, E. O. , MELLO, R. M. , CAZORLA, E. M. .
      Descrição: O que entendemos por ciência? Como ela é produzida? Qual é o seu papel em nossas vidas? Estas são perguntas que não interessam apenas às Ciências Sociais, mas também a todo um conjunto de pessoas que frequentam os mais diversos cursos do Ensino Superior pelo país. Nesse sentido, este projeto de extensão pretende contribuir com a disseminação, entre os pesquisadores da UEM, docentes e discentes, de um modo particular de compreender a atividade científica: concebendo-a como um modo de vida que pode ser etnografado; ou seja, divulgar aquilo que está sendo feito por uma antropologia da ciência, das idéias e do conhecimento, que surgiu com Bruno Latour e trouxe novos pontos de vista para várias questões relativas às práticas científicas, à epistemologia e à tecnologia. Para isso, propõe-se a realização de seminários sobre o impacto da obra de Bruno Latour, com o objetivo de construir um espaço de discussão e de troca de idéias, que possa estimular o desenvolvimento de pesquisas na área, além de possibilitar a divulgação dos estudos científicos.
    • Nome do projeto: Sobre fins e recomeços: o que a Antropologia tem a dizer a respeito das crises de nossa época? (2020 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MEIRA, Thomás Antônio B. .
      Descrição: A pandemia causada pelo Covid-19 evidenciou a necessidade de se discutir em profundidade as múltiplas crises e catástrofes que permeiam o mundo em que vivemos. Este projeto pretende dialogar com algumas das principais perspectivas antropológicas que estão sendo produzidas ao longo das últimas décadas para compreender aquilo que dispomos em termos de conhecimentos, habilidades e sensibilidades para reorganizar nossas vidas e construir sensos práticos que nos ajudem a formular respostas para enfrentar o que está acontecendo - e, quem sabe, imaginar maneiras de adiar o fim do mundo. Para isso, o projeto propõe a realização de diversos seminários de leitura sobre o que entendemos por fins e recomeços do mundo com o objetivo de gerar espaços de acolhimento, discussão e troca de ideias que possamos estimular o desenvolvimento de outras pesquisas na área. Afinal, a pergunta pelo modo como poderemos nos relacionar com os vírus que circulam pelo planeta parece estar articulada com as maneiras através dos quais temos nos relacionado com a diversidade de modos de vida no curso de nossas histórias.
    • Nome do projeto: O Coração Sente o que os Olhos não Veem: simetrização. agências cósmicas e multiplicidades no candomblé do Ilê Asé Azun Dan. (2015 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEIRA, Thomás Antônio B. .
      Descrição: Neste projeto, culminado em meu doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Antropologia, da Universidade Federal Fluminense, e com o qual justifiquei meu afastamento pelo PACD/UEM (Plano Anual de Capacitação Docente, da Universidade Estadual de Maringá), contemplei o Ilê Asé Azun Dan, um terreiro de candomblé localizado, hoje, na cidade de Ribeirão Pires, região sudeste da metrópole paulistana, e onde fui iniciado no culto das deidades ?afro-brasileiras?. Inspirado em certa experiência pessoal, vivida durante uma consulta oracular, na qual o espírito do fundador dali ? falecido em 1994 ? me convocou para estudar e escrever sobre a história da comunidade, meu intuito, aqui, remeteu à confecção de um texto etnográfico sob proposição dita ?simetrizante?. Encarei o termo como a necessária cautela tomada pelos antropólogos na suspensão dos pressupostos e explicações científicas ? criados na realidade acadêmica ?, para se limitarem às descrições do mundo que pretendem honrar, e segundo os seus próprios fundamentos. Da adoção dessa postura espera-se despontar criações conceituais legítimas não apenas nos seus coletivos de origem, mas igualmente passíveis de confronto e desestabilização do arcabouço antropológico, prioritário no desequilíbrio dos poderes implicados na produção das ciências. No âmbito local, incidi a manobra sobre os seres incorpóreos, deslocados, pois, das ?crenças? ? derivadas, sempre, de alguma outra base mais ?real? ?, assumidos, então, na sua autonomia e no protagonismo cabidos; ao fazê-lo, as relações, deles, com as pessoas-humanas ? na história, nos atuais processos religiosos e no incerto futuro decorrido de trâmites sucessórios ? incorrem nas concepções formadas de lógicas permeadas das ?multiplicidades?. Essas, fundamentais sobre como querem ser entendidos, e potentes no rever dos divisores clássicos, rígidos, do pensamento antropológico ? tais quais ?natureza? e ?cultura?; ?verdade? e ?representação?; ?indivíduo? e ?sociedade? etc. ?, insinuados, no texto, em virtualidade.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
        Título: Entre o Estigma e o Respeito: identidades (homo)sexuais negociadas em um espaço de lazer
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Antropologia
        Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 2020
    • União de Faculdades Metropolitanas de Maringá:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2011 ).
        Outras informações: professor horista
    • Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2005 ).
        Outras informações: estagiário
    • Universidade Estadual de Maringá:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Universidade Federal Fluminense:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2020 ).