Não autenticado |

Nathália Rodrighero Salinas Polachini

    • Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP). Participou como membro-estudante do GP / CNPq / USP Grupo de Estudos do Discurso da USP -GEDUSP (www. gedusp.org) e do subgrupo de pesquisa Redes Bakhtinianas. Graduada em Letras com habilitação em Português e Inglês (bacharelado/licenciatura) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), ingresso em 2006. Realizou pesquisa de Iniciação Científica financiada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP no período de 2009 a 2010, com o projeto "Ensinando Língua Portuguesa: da universidade à sala de aula". Tem interesse nas áreas de ensino/aprendizagem de língua materna e análise dialógica do discurso.

       

      Links:    

    • Linguística Aplicada do Português
    • POLACHINI, N. R. S. . Narrativas no gênero Canção Popular para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Revista MELP (Online) , v. 7 , p. 2 - , 2013. ISSN: 21761736.
    • POLACHINI, N. R. S. ; CAMPOS, Maria Inês . Lenda como gênero do discurso: mudanças e desafios no ensino de português Revista Linha D'Água , v. 24 , p. 13 - , 2011. ISSN: 22364242.
    • POLACHINI, N. R. S. ; AQUINO, Patrícia ; OLIVEIRA, Taís ; HORVATH, Nathália ; BEFFA, Aline . O Construtivismo no aprendizado da língua inglesa: uma análise prática Yawp , v. 2 , p. 1 - , 2011. ISSN: 19802862.
    • POLACHINI, N. R. S. ; CAMPOS, Maria Inês . Redação do ENEM no livro didático: aproximações e distanciamentos. Livro didático do português: políticas, produção e ensino, v. 1, p. 7 - 226, 2015.
    • POLACHINI, N. R. S. . O lugar do texto no ensino de Português: do conceito às propostas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cadernos de linguística: pesquisa em movimento: discurso, texto e ensino, v. 1, p. 79 - 104, 2014.
    • POLACHINI, N. R. S. ; CAMPOS, Maria Inês . Discurso citado em produção de jovens escritores. Os sinais de pontuação e seus efeitos de sentido: uma abordagem discursiva, v. 39, p. 63 - 90, 2014.
    • POLACHINI, N. R. S. . Um olhar sobre os textos verbo-visuais em livro didático de língua portuguesa do ensino médio. In: 1º Seminário de pesquisa Livros Didáticos de Língua Portuguesa , 2012 , . Caderno de Resumos e Programação 1º Seminário de pesquisa: Livros didáticos de língua portuguesa. : , 2012. p. 105 - .
    • POLACHINI, N. R. S. . A redação do Enem: Uma análise em torno do conceito de texto das propostas de 1998 e 2007. In: 61° Seminário do GEL - 2013 , 2013 , . Caderno de Programação 61° Seminário do GEL - 2013. : , 2013. p. 23 - .
    • POLACHINI, N. R. S. . Autoria e estilo nas redações do Enem. In: VI EPED ? ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS EM ESTUDOS DISCURSIVOS DA USP , 2014 , . A multidisciplinaridade nos estudos discursivos. : , 2014. p. 53 - 54.
    • POLACHINI, N. R. S. . Elaboração de dissertação-argumentativa em redações do Enem. In: III Simpósio Língua, Discurso e Contexto (GEDUSP) , 2013 , . Caderno de Resumos GEDUSP. : , . p. 22 - .
    • POLACHINI, N. R. S. . A letra de música em duas propostas de redação do Enem: os caminhos para a argumentação. In: Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP (EPED) , 2013 , São Paulo. Linguagem, Estratégia e (Re)Construção. : , 2013. p. 42 - 43.
    • POLACHINI, N. R. S. . Mudanças e desafios no ensino de Língua Portuguesa: lendas em unidades didáticas do século XX e XXI. In: 17º Siicusp , 2009 , . 17º Simpósio de Iniciação Científica. Resumos, 2009, nº 686.. : , .
    • POLACHINI, N. R. S. . Lenda: um gênero discursivo em duas unidades didáticas. In: Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2009 , . 17º Inpla - Caderno de Resumos, 2009 p.363-4. : , .
    • POLACHINI, N. R. S. . Ensino de língua portuguesa: aluno, professor, livro didático. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica , 2010 , . 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica, Resumos 2010, nº 2238.. : , .
    • POLACHINI, N. R. S. . Canção como gênero do discurso na unidade didática do livro ?Português: Linguagens no século XXI. In: IV EPED , 2012 , . Encontro de Pós Graduandos em Estudos Discursivos da USP. Caderno de Resumos, 2012, p.45. : , .
    • POLACHINI, N. R. S. . Textos verbo-visuais em livro didático de língua portuguesa do ensino médio. In: 60º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL/2012). Programação dos Seminários, 2012. , 2012 , São Paulo. 60º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL/2012). : , 2012.
    • POLACHINI, N. R. S. . Cartas como um genêro do discurso em roteiro de estudo e livro didático de português. In: IV Jornada Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, Identidade e memória , 2011 , . VI Jornada. Resumo Posteres, 2011.. : , 2011.
    • POLACHINI, N. R. S. . Enunciados verbo-visuais como proposta de atividade em material didático de língua portuguesa. In: II EPED. Caderno de Resumos, 2010. , 2010 , São Paulo. Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos EPED II. : , 2010.
    • POLACHINI, N. R. S. . Cartas como gêneros discursivos na dinâmica dos roteiros de estudo da escola E.M.E.F Amorim Lima. In: 18º Intercãmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada , 2011 , São Paulo. 18º Intercãmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, Caderno de Programação, 2011.. : , 2011.
    • BUBNOVA, T. ; POLACHINI, N. R. S. ; CAMPOS, Maria Inês . O princípio ético como fundamento do dialogismo em Mikhail Bakhtin. Porto Alegre : Revista Conexão Letras , 2013 (Tradução)
    • POLACHINI, N. R. S. . O texto como réplica: relações dialógicas nas produções escritas do Enem. 2014 (Comunicacao)
    • POLACHINI, N. R. S. . O lugar do texto na perspectiva dialógica: o conceito e algumas contribuições.. 2014 (Comunicacao)
    • POLACHINI, N. R. S. . Autoria e estilo nas redações do Enem. 2014 (Comunicacao)
    • POLACHINI, N. R. S. . Letramentos e autorias nas redações do Enem. 2014 (Comunicacao)
    • POLACHINI, N. R. S. . Programas sociais da USP: PASUSP e INCLUSP. 2013. 2013 (Conferência)
    • POLACHINI, N. R. S. . A redação do Enem: Uma análise em torno do conceito de texto das propostas de 1998 e 2007. 2013 (Comunicacao)
    • POLACHINI, N. R. S. . Elaboração de dissertação-argumentativa em redações do Enem. 2013 (Outra)
    • POLACHINI, N. R. S. . A letra de música em duas propostas de redação do Enem: os caminhos para a argumentação. 2013 (Comunicacao)
    • POLACHINI, N. R. S. . Um olhar sobre os textos verbo-visuais em livro didático de língua portuguesa do ensino médio. 2012 (Comunicacao)
    • POLACHINI, N. R. S. . Textos verbo-visuais em livro didático de língua portuguesa do ensino médio. 2012 (Simposio)
    • POLACHINI, N. R. S. . Canção como gênero do discurso na unidade didática do livro ?Português: Linguagens no século XXI. 2012 (Comunicacao)
    • POLACHINI, N. R. S. . Cartas como gêneros discursivos na dinâmica dos roteiros de estudo da escola E.M.E.F. Amorim Lima. 2011 (Comunicacao)
    • POLACHINI, N. R. S. . Cartas como um genêro do discurso em roteiro de estudo e livro didático de português. 2010 (Outra)
    • POLACHINI, N. R. S. . Ensino de língua portuguesa: aluno, professor, livro didático. 2010 (Comunicacao)
    • POLACHINI, N. R. S. . Enunciados verbo-visuais como proposta de atividade em material didático de língua portuguesa. 2010 (Comunicacao)
    • POLACHINI, N. R. S. . Mudanças e desafios no ensino de Língua Portuguesa: lendas em unidades didáticas do século XX e XXI. 2009 (Simposio)
    • POLACHINI, N. R. S. . Lenda: um gênero discursivo em duas unidades didáticas. 2009 (Congresso)
    • POLACHINI, N. R. S. . A construção do 'outro': uma análise do índio e do negro em livro didático. 2008 (Outra)
    • POLACHINI, N. R. S. . X EAGILE. 2008 (Universidade de São Paulo)
    • POLACHINI, N. R. S. . 1º Seminário de Pesquisa Livros Didáticos de Língua Portuguesa. 2012 ()
    • POLACHINI, N. R. S. . III Jornada do grupo de Pesquisa/ CNPq Linguagem, Identidade e Memória. 2008 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Ensinando Língua Portuguesa: da universidade à aula de português (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: POLACHINI, N. R. S. .
      Descrição: A pesquisa de iniciação científica na qual este trabalho se fundamenta foi dedicada à investigação das abordagens de ?língua?, ?linguagem? e ?discurso? transpostas nas atividades de práticas de leitura, escrita, gramática e oralidade em textos verbais e não-verbais propostas em diferentes materiais didáticos de língua portuguesa. Durante o período de pesquisa, o foco foi o estudo do livro didático como um objeto cultural complexo, importante para o ensino de diversos conteúdos de português. Por essa razão, foi fundamental a averiguação da articulação entre as pesquisas acadêmicas e a sala de aula. Este projeto teve o objetivo de descrever e analisar atividades didáticas de dois materiais de língua portuguesa utilizados na escola de rede municipal da cidade de São Paulo E.M.E.F Desembargador Amorim Lima, a qual adota roteiros de estudo que guiam o trabalho com os livros didáticos. Esses materiais são: (i) Roteiros Temáticos de Pesquisa, 5ª série, elaborados por Geraldo Tadeu dos Santos e implantados na escola em 2004; (ii) a 2ª edição do livro didático Linguagens no século XXI, 5ª série, escrito por Heloísa Harue Takazaki e publicado pela editora Ibep em 2006. Fundamentação teórica: Teoria dialógica de M. Bakhtin e o Círculo, das orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/1998) e de estudos acerca do ensino da língua materna conduzidos por pesquisadores de diferentes universidades. Orientadora: Prof.ªDra. Maria Inês Batista Campos (DLCV-USP)
    • Nome do projeto: Redações do Enem/2012: réplicas ativas nas múltiplas vozes (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: POLACHINI, N. R. S. , CAMPOS, Maria Inês .
      Descrição: Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo investigar as provas de redação do Enem como um gênero do discurso na perspectiva bakhtiniana.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • YAWP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Parecerista
    • Linha d'Agua:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Revisora de Inglês
    • UP TO YOU Idiomas Ltda.:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2002 - Atual ).
        Outras informações: Coordenadora de Línguas
    • SKILL Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Prefeitura Municipal de Osasco:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Professora efetiva de inglês
    • Colégio Escopo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • Avenues São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa