Não autenticado |

Juliana Marques Morais

    • É graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2011). Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2014). Atualmente é doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, principalmente nos seguintes temas: Conflitos Religiosos, Martírio e África romana.

       

      Links:    

    • MORAIS, JULIANA MARQUES . Levantes religiosos e o combate ao diabo: concepções e práticas sociais no Norte da África entre os séculos IV e V. Antíteses (Londrina) , v. 7 , p. 539 - 540 , 2014. ISSN: 19843356.
    • MORAIS, J. M. . Levantes Religiosos e o combate ao diabo: concepções e práticas sociais no Norte da África entre os séculos IV e V Revista Brasileira de História das Religiões , v. V , p. 73 - , 2013. ISSN: 19832850.
    • MORAIS, J. M. . Martírio e resistência: o caso da Controvérsia Donatista (séculos IV e V). In: XXII Congresso da SBEC - Antiguidade: desejo e liberdade , 2019 , Juiz de Fora/ MG. XXII Congresso da Sbec- Antiguidade: desejo e liberdade (caderno de resumos). Juiz de Fora : Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, 2019. p. 32 - 32.
    • MORAIS, JULIANA MARQUES ; OLIVEIRA, JULIO CESAR MAGALHÃES DE . A PAIXÃO DOS MÁRTIRES DE ABITINA E O COMBATE AO DIABO: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA CONTROVÉRSIA DONATISTA. In: XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas , 2016 , Paraná. Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas. : , . p. 1666 - 1678.
    • MORAIS, J. M. . O combate ao demônio nas fontes norte-africanas do século iv ao v: entre concepções e práticas sociais. In: XIII Encontro Estadual de História - UEL - A Escrista da História , 2012 , Londrina. XIII Encontro Estadual de História ANPUH-PR. : , 2012. p. 399 - 404.
    • MORAIS, J. M. . Antiguidade Tardia, Violência e Conflitos Religiosos: uma perspectiva historiografica. In: XIX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOS , 2013 , Brasília. XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos I Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos Clássicos ?O Futuro do Passado?. Brasília : Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, 2013. p. 108 - 108.
    • MORAIS, J. M. . O combate ao demônio nas fontes Norte Africanas do século IV ao V: entre concepções e práticas sociais.. In: IX Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas - SEPECH , 2012 , Londrina. Anais [do] IX Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas. : , 2012. p. 771 - 781.
    • MORAIS, J. M. . Levantes Religiosos e o combate ao diabo: concepções e práticas sociais no Norte da África entre os séculos IV e V. In: IV Encontro do GT Nacional História das Religiões e das Religiosidades- Memórias e Narrativas nas Religiões e Religiosidades , 2013 , São Leopoldo. Anais do 4º Encontro do GT Nacional de História das Religiões e Religiosidades - ANPUH Memória e Narrativas nas Religiões e nas Religiosidades. Revista Brasileira de História das Religiões. Maringa : Revista Brasileira de Historia das Religioes, 2012.
    • MORAIS, J. M. . O combate ao demônio nas fontes norte-africanas do século III ao século V: entre concepções e práicas sociais. In: VIII Ciclo de estudos antigos e medievais e IX Jornada de estudos antigos e medievais , 2010 , Londrina. VIII Ciclo de estudos antigos e medievais e IX Jornada de estudos antigos e medievais. Londrina : , 2010.
    • MORAIS, J. M. . O Combate ao Demônio nas fontes norte-africanas do século III ao século V: entre concepções e práticas sociais. In: XIX EAIC , 2010 , Guarapuava. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). Guarapuava : , 2010.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • MORAIS, J. M. . ...si vira meruimus.. Guarulhos : UNIFESP/EFLCH , 2018 (Tradução)
    • MORAIS, J. M. . A Paixão dos Mártires de Abitina e o Combate ao Diabo: Construções de Identidade na Controvérsia Donatista. 2016 (Comunicacao)
    • MORAIS, J. M. . A Paixão dos Mártires de Abitina e o Combate ao Diabo: Construções de Identidade na Controvérsia Donatista. 2016 (Comunicacao)
    • MORAIS, J. M. . Antiguidade Tardia, Violência e Conflitos Religiosos: uma perspectiva historiografica. 2013 (Comunicacao)
    • MORAIS, J. M. . Antiguidade Tardia, Violência e Conflitos Religiosos: uma perspectiva historiografica. 2013 (Comunicacao)
    • MORAIS, J. M. . Poster: O combate ao demônio nas fontes Norte Africanas do século III ao V: entre concepções e práticas sociais.. 2010 (Outra)
    • MORAIS, J. M. . O combate ao demônio nas fontes Norte Africanas do século IV ao V: entre concepções e práticas sociais.. 2012 (Comunicacao)
    • MORAIS, J. M. . Levantes Religiosos e o combate ao diabo: concepções e práticas sociais no Norte da África entre os séculos IV e V. 2012 (Comunicacao)
    • MORAIS, J. M. . Levantes Religiosos e o combate ao diabo: concepções e práticas sociais no Norte da África entre os séculos IV e V. 2012 (Comunicacao)
    • MORAIS, J. M. . O combate ao demônio nas fontes Norte Africanas do século IV ao V: entre concepções e práticas sociais.. 2012 (Comunicacao)
    • MORAIS, J. M. . Poster: Combate ao demônio nas fontes norte-africanas do século III ao século V. 2010 (Outra)
    • MORAIS, J. M. . O Combate ao Demônio nas fontes norte-africanas do século III ao século V: entre concepções e práticas sociais. 2010 (Comunicacao)
    • Nome do projeto: LERR- Laboratorio de estudos sobre a religião e as religiosidades (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAIS, J. M. , SOARES, M. A. N. .
      Descrição: Participou como bolsista do Programa de Iniciação Científica (PROIC) da Universidade Estadual de Londrina, modalidade Fundação Araucária / Inclusão Social, conforme as Chamadas de Projetos 07/2009 e 06/2010. Dentro do LERR desenvolveu o subprojeto intitulado: " O combate ao demônio nas fontes norte-africanas do século II ao século V: entre concepções e práticas sociais", sob a orientação do Prof. Dr. Julio Cesar Magalhães de Oliveira.
    • Nome do projeto: Grupos subalternos e práticas populares na Antiguidade (grupo de pesquisa CNPq) (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAIS, J. M. , OLIVEIRA, JULIO CESAR MAGALHÃES DE .
      Descrição: A história social do mundo antigo foi durante muito tempo marcada não apenas pelo ponto de vista aristocrático inerente à maioria de nossas fontes textuais, mas também pelo predomínio no século XX dos modelos normativos do funcionamento das sociedades. O resultado foi uma tendência a enfatizar as estruturas de dominação ou o papel das elites, em detrimento dos estudos sobre os grupos subalternos e populares nos termos de seus próprios padrões, expectativas e experiências. Embora os temas de pesquisa em História Antiga tenham sido em muito ampliados desde os anos 1960, a dificuldade de construir uma visão plausível de qualquer aspecto da sociedade para além dos mais altos estratos de riqueza, poder ou status social continuou sendo uma característica marcante da disciplina, em contraste com os desenvolvimentos ocorridos nas Ciências Sociais e em outros campos da História. Nos últimos anos, porém, a reflexão mais aprofundada sobre o lugar da História Antiga em um mundo em que a tradição clássica deixou de ser dominante e a emergência de centros periféricos de pesquisa em países como o Brasil, com suas experiências de exclusão, violência e desigualdade social, têm levado os classicistas e historiadores da Antiguidade a colocar questões de um modo diverso e mais dinâmico. A História Antiga tem se reconectado com os debates historiográficos mais amplos, incorporando novos objetos de pesquisa e criticando de maneira mais sustentada os fundamentos mesmos dos modelos normativos. É nesse sentido que a exploração sistemática das experiências históricas dos grupos populares e subalternos, em seus próprios termos, ganha uma importância crucial ao nos levar não apenas a questionar os limites da submissão e da internalização da dependência, mas também a afirmar uma perspectiva histórica que ressalte a heterogeneidade das sociedades e a importância do conflito social e da resistência. Este grupo de pesquisa tem por objetivo congregar professores, pesquisadores e estudantes de História e áreas afins, como Arqueologia, Letras, Economia e Ciências Sociais, do Brasil e do exterior, para o desenvolvimento de pesquisas e atividades relacionadas ao estudo dos grupos subalternos e das práticas populares na Antiguidade Greco-Romana. Pretende-se, com isso, estimular e sustentar a reflexão teórica e metodológica sobre a experiência dos grupos subalternos, suas práticas, formas de expressão e modos de ação, e sobre os problemas específicos colocados à investigação desses temas no estudo das sociedades antigas. As atividades desenvolvidas pelo grupo se desdobram em três linhas de pesquisa: Territórios da Política Popular; Tradições e Culturas Populares; e Estratégias Sociais Subalternas. As três linhas de pesquisa visam discutir, sob diferentes aspectos, os problemas e possibilidades de se escrever uma história mais plural do mundo antigo.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
        Título: O Combate ao Demônio nas fontes norte-africanas no século III: entre concepções e práticas sociais
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
        Ano de conclusão: 2014
    • Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Bolsista
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • École Française de Rome:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Projeto de pesquisa: Conflits religieux et combat au diable: identité, mémoire et pratiques sociales en Afrique du Nord entre le IVe et le Ve siècle ap. J-C. Desenvolvido com bolsa de estudos concedida pelo Programa CNPq de Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE).
        Outras informações: Pesquisador