Não autenticado |

Ismail Norberto Xavier

    • Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Cinema pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1975), doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Cinema Studies - New York University (1982). Professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, cinema brasileiro, cinema moderno e contemporâneo, teoria e história do cinema, cinema e teatro, cinema e pintura, cinema e fotografia, cinema e fotografia.

       

      Links:    

    • XAVIER, ISMAIL . On cinema: texts by Glauber Rocha. Londres : I.B. Tauris, 2019 . 320p. ISBN: 9781780767031.
    • XAVIER, I. N. . O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo : Editora Paz e Terra, 2014 . 212p. ISBN: 9788577530779.
    • XAVIER, I. N. . Cine Brasileño Contemporáneo. Buenos Aires : Santiago Arcos Editorial, 2013 . 112p. ISBN: 9879871240852.
    • XAVIER, I. N. . Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. Sao Paulo : Cosac Naify, 2012 . 418p. ISBN: 9788540502697.
    • XAVIER, I. N. ; Mendes, Adilson . Ismail Xavier: Encontros. Rio de janeiro : Azougue Editorial, 2009 . 293p. ISBN: 9788579200076.
    • XAVIER, I. N. . Glauber Rocha et l'esthétique de la faim. Paris : L'Harmattan, 2008 . 215p. ISBN: 9782296074620.
    • XAVIER, I. N. . El discurso cinematográfico: la opacidad y la transparencia. Buenos Aires : Ediciones Manantial, 2008 . 288p. ISBN: 9789875001206.
    • XAVIER, I. N. . Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome - 2a. edição com nova apresentação. São Paulo : Cosac Naify, 2007 . 232p. ISBN: 9788575036372.
    • XAVIER, I. N. . Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. São Paulo : Editora Brasiliense, 1993 . p. ISBN: .
    • XAVIER, I. N. . O desafio do cinema (em colaboração com Jean-Claude Bernardet e Miguel Pereira). Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editor, 1985 . p. ISBN: .
    • XAVIER, I. N. . D. W. Griffith: o nascimento de um cinema. São Paulo : Editora Brasiliense, 1984 . p. ISBN: .
    • XAVIER, I. N. . Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo : Editora Brasiliense, 1983 . p. ISBN: .
    • XAVIER, I. N. . A experiência do cinema. Rio de Janeiro : Editora Graal, 1983 . 483p. ISBN: 8570380666.
    • XAVIER, I. N. . Sétima arte: um culto moderno. São Paulo : Perspectiva, 1978 . 275p. ISBN: .
    • XAVIER, I. N. . O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro : Editora Paz e Terra, 1977 . 151p. ISBN: .
    • XAVIER, I. N. . O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência - 3ª Edição revista e ampliada. São Paulo : Paz e Terra, 2005 . 212p. ISBN: 8521906765.
    • XAVIER, I. N. . Nelson Rodrigues e o Cinema. Rio de Janeiro : Centro Cultural Banco do Brasil, 2004 . p. ISBN: .
    • XAVIER, I. N. . O OLHAR E A CENA: HOLLYWOOD, MELODRAMA, CINEMA NOVO, NELSON RODRIGUES. SÃO PAULO : COSAC & NAIFY, 2003 . 380p. ISBN: .
    • XAVIER, I. N. . O CINEMA BRASILEIRO MODERNO. São Paulo : Paz e Terra, 2001 . 156p. ISBN: 8521903952.
    • XAVIER, I. N. . Allegories Of Underdevelopment: Aesthetics And Politics In Modern Brazilian Cinema. MINNEAPOLIS - ESTADOS UNIDOS : UNIVERSITY OF MINNESOTA PRESS, 1997 . 285p. ISBN: 0816626774.
    • XAVIER, I. N. . O Cinema No Seculo. RIO DE JANEIRO : EDITORA IMAGO, 1996 . 270p. ISBN: 8531205271.
    • XAVIER, ISMAIL . O passado no presente: memória pessoal, memória coletiva, desencontros SIGNIFICAÇÃO: REVISTA DE CULTURA AUDIOVISUAL , v. 48 , p. 149 - 172 , 2021. ISSN: 15164330.
    • XAVIER, I. N. . Arlindo Machado: um percurso extraordinário. Significação-Revista de Cultura Audiovisual , v. 49 , p. 121 - 151 , 2022. ISSN: 23167114.
    • XAVIER, ISMAIL . Inquietações da adolescência: da redoma da Casa Grande ao mergulho no tempo presente da cidade RUMORES (USP) , v. 15 , p. 177 - 204 , 2021. ISSN: 1982677X.
    • XAVIER, ISMAIL . O som ao redor: arqueologia do vertical moderno no Recife GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 46 , p. 1 - 17 , 2021. ISSN: 19822553.
    • Xavier, Ismail ; XAVIER, ISMAIL . La violencia en la geopolítica de las megalópolis contemporâneas: San Pablo y Ciudad de Mexico Kilometro 111.Ensayos sobre cine, , v. 16-17 , p. 37 - 58 , 2020. ISSN: 15158276.
    • XAVIER, ISMAIL . O papel estratégico da crítica na formação do pensamento cinematográfico RUMORES (USP) , v. 13 , p. 12 - 31 , 2019. ISSN: 1982677X.
    • XAVIER, ISMAIL . Figuras do ressentimento no cinema brasileiro dos anos 1990 ANIKI: REVISTA PORTUGUESA DA IMAGEM EM MOVIMENTO , v. 5 , p. 311 - 332 , 2018. ISSN: 21831750.
    • XAVIER, ISMAIL . Raccord (match cut) y montage paralelo en el cine de Griffith VIVOMATOGRAFÍAS. REVISTA DE ESTUDIOS SOBRE PRECINE Y CINE SILENTE EN LATINOAMÉRICA , v. 3 , p. 109 - 136 , 2017. ISSN: 24690767.
    • XAVIER, I. . Di Glauber: o documentário performativo e o trabalho de luto como afirmação da vida Devires - Cinema e Humanidades , v. 12 , p. 120 - 131 , 2015. ISSN: 21796483.
    • XAVIER, ISMAIL . Allégorie historique et théâtralité chez Glauber RochaAlegoria histórica e teatralidade em Glauber RochaHistorical Allegory and Theatricality in Glauber Rocha IdeAs , v. 1 , p. 1486 - , 2016. ISSN: 19505701.
    • XAVIER, I. ; MORETTIN, E. V. . La critique cinématographique au Brésil et la question du sous-développement économique:du cinéma muet aux anées 1970 1895 Revue d'Historie du Cinéma , v. 1 , p. 9 - 31 , 2015. ISSN: 07690959.
    • XAVIER, I. . Inquiries into Eduardo Coutinho and His Dialogue with Modern Tradition FILM QUARTERLY , v. 69 , p. 35 - 43 , 2016. ISSN: 00151386.
    • XAVIER, I. N. . O nome próprio, a tela-espelho, o corpo-palavra e seu duplo Significação-Revista de Cultura Audiovisual , v. 42 , p. 14 - 39 , 2015. ISSN: 23167114.
    • XAVIER, I. N. . A morte do alferes Cabrita e a paixão portuguesa Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , v. 97 , p. 129 - 147 , 2013. ISSN: 01013300.
    • XAVIER, I. N. . John Ford e os heróis da transição no imaginário do western Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , v. 100 , p. 171 - 192 , 2014. ISSN: 01013300.
    • XAVIER, I. N. ; Luciana Canton Bermudes . O teatro do mundo, de Calderón de la Barca, a máquina-olho, de Victor Garcia, e a câmera lúcida, de Andrea Tonacci Devires (UFMG) , v. 9 , p. 16 - 33 , 2012. ISSN: 16798503.
    • XAVIER, I. N. . Ways of Listening in a Visual Medium: the Documentary Movement in Brazil New Left Review , v. 73 , p. 97 - 116 , 2012. ISSN: 00286060.
    • XAVIER, I. N. . A geometria barroca do destino Significação: Revista de Cultura Audiovisual , v. 36 , p. 9 - 33 , 2011. ISSN: 15164330.
    • XAVIER, I. N. . O exemplar e o contingente no teatro das evidências Literatura e Sociedade (USP) , v. 14 , p. 14 - 23 , 2010. ISSN: 14132982.
    • XAVIER, I. N. . Entre ressentiment et pragmatisme: la voix off en tant que discours du protagoniste devant la violence et le jeu de l'ascension sociale Cinémas (Montréal) , v. 22 , p. 41 - 65 , 2011. ISSN: 11816945.
    • XAVIER, I. N. . El cine moderno brasileño Archivos de la Filmoteca , v. 36 , p. 57 - 79 , 2000. ISSN: 02146606.
    • XAVIER, I. N. . O cinema moderno segundo Pasolini Revista de Italianística , v. 1 , p. 101 - 109 , 1993. ISSN: 14132079.
    • XAVIER, I. N. . Paulo Emilio e o estudo do cinema Estudos Avançados (USP.Impresso) , v. 22 , p. 297 - 300 , 1994. ISSN: 01034014.
    • XAVIER, I. N. . Cinéma politique et genres traditionels: force et limites de la matrice mélodramatique Cinémas d'Amérique Latine , v. 1 , p. 46 - 51 , 1993. ISSN: 12674397.
    • XAVIER, I. N. . Pais humilhados, filhos perversos: Arnaldo Jabor filma Nelson Rodrigues Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , v. 37 , p. 59 - 81 , 1993. ISSN: 01013300.
    • XAVIER, I. N. . O mito, a mídia, a cena doméstica e a cidade em 'Boca de Ouro' de Nelson Pereira dos Santos Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , v. 61 , p. 21 - 40 , 2001. ISSN: 01013300.
    • XAVIER, I. N. . Progresso, disciplina fabril e descontração operária: retóricas do documentário brasileiro silencioso ArtCultura (UFU) , v. 11 , p. 9 - 24 , 2009. ISSN: 15168603.
    • XAVIER, I. N. . Humanizadores do inevitável Alceu(PUCRJ) , v. v.8 , p. 256 - 270 , 2007. ISSN: 15188728.
    • XAVIER, I. N. . A tradição da fazenda-autarquia (Lavoura arcaia) e a dinâmica da cidade-mundo (Estorvo): desejo incestuoso e regressão em dois cenários de desastre NUEVO MUNDO-MUNDOS NUEVOS , v. 10 , p. 58360 - , 2010. ISSN: 16260252.
    • XAVIER, I. N. . O olho mágico, o abrigo e a ameaça: convulsôes - Ruy Guerra filma Chico Buarque Matrizes (USP. Impresso) , v. 2 , p. 15 - 30 , 2009. ISSN: 19822073.
    • XAVIER, I. N. . El exemplar y lo contingente en el teatro de las evidencias Pensamiento de los Confines , v. 25 , p. 184 - 190 , 2009. ISSN: 1514044X.
    • XAVIER, I. N. . Melodrama o la seducción de la moral negociada Puerta: Publicación de Arte y Duseño , v. 3 , p. 146 - 155 , 2008. ISSN: 16687612.
    • XAVIER, I. N. . The modern and the contemporary: two representations of the Metropolis in film Review: Literature and Arts of the Americas , v. 39 , p. 188 - 197 , 2006. ISSN: 08905762.
    • XAVIER, I. N. . Da violência justiceira à violência ressentida Ilha do Desterro (UFSC) , v. 51 , p. 55 - 68 , 2006. ISSN: 01014846.
    • XAVIER, I. N. . Campo de migrações: Fabiano, Manuel, Ranulfo e os anônimos do sertão Significação (UTP) , v. 26 , p. 27 - 41 , 2006. ISSN: 15164330.
    • XAVIER, I. N. . São Paulo no cinema: expansão da cidade-máquina, corrosão da cidade-arquipélago Sinópse: Revista de Cinema , v. 11' , p. 18 - 25 , 2006. ISSN: 97871397.
    • XAVIER, I. N. . Nelson Rodriguez: Ein besonderes Kapitel im Verhältnis zwischen Kino und Theater in Brasilien Augen-Blick (Marburg) , v. 38 , p. 99 - 114 , 2006. ISSN: 01792555.
    • XAVIER, I. N. ; PERALVA, A. . La politique et la poésie c'est trop pour un seul homme: a propos de Glauber Rocha: cinéaste brésilien (1939-1981) Cultures & Conflits: Sociologie Politique de l'International , v. 59 , p. 185 - 203 , 2005. ISSN: 1157966X.
    • XAVIER, I. N. . Corrosão social, pragmatismo e ressentimento: vozes dissonantes no Cinema Brasileiro de Resultados Novos Estudos. CEBRAP , v. 75 , p. 139 - 155 , 2006. ISSN: 01013300.
    • XAVIER, I. N. . Roteiro de Júlio Brassane: apresentação de uma poética Alceu(PUCRJ) , v. 12 , p. 5 - 26 , 2006. ISSN: 15188728.
    • XAVIER, I. N. . Iracema: o cinema - verdade vai ao teatro Devires (Belo Horizonte) , v. 1 , p. 70 - 85 , 2004. ISSN: 16798503.
    • XAVIER, I. N. ; STURM, A. ; ALMEIDA, H. B. ; CALIL, C. A. . Limites do Controle: A proposta de Regulação do Setor Audiovisual Brasileiro Novos Estudos. CEBRAP , v. 70 , p. 115 - 140 , 2004. ISSN: 01013300.
    • XAVIER, I. N. . Indagações em torno de Eduardo Coutinho e seu diálogo com a tradição moderna Comunicação & Informação (UFG) , v. 7 , p. 180 - 187 , 2004. ISSN: 14155842.
    • XAVIER, I. N. . Angels with dirty faces - fear and humour in the territory of resentment Sight and Sound (London) , v. 13 , p. 28 - 30 , 2003. ISSN: 00374806.
    • XAVIER, I. N. . GUERRAS DE CINEMA- A NAÇÃO DO MONUMENTAL E ESPETACULAR Sexta-Feira , v. , p. A124 - A132 , 2003. ISSN: .
    • XAVIER, I. N. . O CONCERTO DO RESSENTIMENTO NACIONAL Sinópses (USP) , v. IV , p. 35 - 37 , 2002. ISSN: 01017225.
    • XAVIER, I. N. . O cinema e os filmes ou doze temas em torno da imagem Contracampo (UFF) , v. 8 , p. 125 - 151 , 2003. ISSN: 14147483.
    • XAVIER, I. N. . Anatomia da Decadência Revista Brasileira de Literatura Comparada , v. , p. - , 2000. ISSN: 0103963.
    • XAVIER, I. N. . O cinema brasileiro dos anos 90 Praga - estudos marxistas , v. 9 , p. 97 - 138 , 2000. ISSN: 85271527.
    • XAVIER, I. N. . Le cinéma brésilien et la musique Cinémas d'Amérique Latine , v. 8 , p. 68 - 70 , 2000. ISSN: 12674397.
    • XAVIER, I. N. . Mouvements tatiques pour un temps sans stratégie Cinémas d'Amérique Latine , v. 7 , p. 113 - 117 , 1999. ISSN: 12674397.
    • XAVIER, I. N. . ELDORADO COMO INFERNO: CINEMA NOVO E AS APROPRIAÇÕES DA IMAGEM DO DESCOBRIMENTO Sexta Feira (São Paulo) , v. 3 , p. 158 - 171 , 1998. ISSN: 1415689X.
    • XAVIER, I. N. . NELSON RODRIGUES NO CINEMA (1952-1998) Cinemais (UENF) , v. 19 , p. 48 - 76 , 1999. ISSN: 14137135.
    • XAVIER, I. N. . A Idade da Terra e sua visão mítica da decaência Cinemais (UENF) , v. 13 , p. 153 - 184 , 1998. ISSN: 14137135.
    • XAVIER, I. N. . A Personagem Feminina Como Alegoria Nacional No Cinema Latino-Americano BALALAICA , v. 1 , p. 84 - 101 , 1997. ISSN: .
    • XAVIER, I. N. . A Ilusao do Olhar Neutro e A Banalizacao PRAGA , v. 3 , p. 141 - 153 , 1997. ISSN: .
    • XAVIER, I. N. . Os Deuses e Os Mortos: Maldicao dos Deuses Ou Maldicao da Historia? ILHA DO DESTERRO , v. 32 , p. 131 - 162 , 1997. ISSN: .
    • XAVIER, I. N. . L'envers du Brésil Cinémas d'Amérique Latine , v. 9 , p. 74 - 79 , 2001. ISSN: 12674397.
    • XAVIER, I. N. . INVENTAR NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS Cinemais (UENF) , v. 11 , p. 79 - 120 , 1998. ISSN: 14137135.
    • XAVIER, I. N. . DE MONUMENTOS E ALEGORIAS POLITICAS: a Babilônia de Griffith e a dos Taviani Estudos de Cinema , v. 02 , p. 76 - 84 , 1999. ISSN: .
    • XAVIER, I. N. . A Falecida: O Realismo A Contrapelo de Leon Hirszman NOVOS ESTUDOS CEBRAP , v. 50 , p. 191 - 210 , 1998. ISSN: .
    • XAVIER, I. N. . O Olhar e A Voz: A Narracao Multifocal do Cinema e A Cifra da Historia Em Sao Bernardo LITERATURA E SOCIEDADE , v. 2 , p. 127 - 138 , 1997. ISSN: .
    • XAVIER, I. N. . Parabolas Cristãs No Século da Imagem IMAGENS , v. 5 , p. 8 - 17 , 1995. ISSN: .
    • XAVIER, I. N. . Apresentação do livro. Cinema e filosofia: Éric Rohmer e o conto moral, v. , p. 9 - 13, 2022.
    • XAVIER, I. . O cinema moderno segundo Pasolini. Um intelectual na urgência: Pasolini lido no Brasil, v. , p. 209 - 228, 2022.
    • XAVIER, I. ; PARENTE, A. ; BORGES, C. ; MACIEL, K. ; LINS, C. ; MIGLIORIN, C. ; Lúcia Monteiro ; CASTRO, T. . Tema e variações: dois diálogos do pós-cinema com os philosophical toys do século XIX. Pós-fotografia, pós-cinema: novas configurações das imagens., v. , p. 30 - 41, 2019.
    • XAVIER, ISMAIL . Cinema e subdesenvolvimento: um diálogo com Antonio Candido mediado por Paulo Emilio e vice-versa.. Antonio Candido 100 Anos, v. , p. 274 - 286, 2018.
    • XAVIER, I. N. . The Humiliation of the Father: Theatrical, Melodrama and Cinema Novo's Critique of Conservative Modernization. Towards an Intermedial History of Brazilian Cinema, v. , p. 289 - 306, 2022.
    • XAVIER, I. N. . Memória política e demanda de justiça: estudo comparativo de dois filmes latino-americanos. O estranho e o estrangeiro: ensaios sobre a contemporaneidade., v. , p. 197 - 210, 2020.
    • XAVIER, I. N. . 1968 e a frente única do cinema brasileiro com as vanguardas da MPB, do teatro e das artes artes visuaisartes visuais. 1968 - Reflexos e Reflexões., v. , p. 111 - 122, 2018.
    • XAVIER, I. N. . Consciência de crise, alegoria e história: uma dimensão do cinema brasileiro dos anos 1960.. 1968 - 50 ANOS DEPOIS. Culturas - Artes - Políticas: utopias e distopias do mundo contemporâneo, v. , p. 89 - 101, 2020.
    • XAVIER, I. N. . Os estratos de tempo e o gênero do fantástico na composição de um realismo mágico em Sudoeste. Mordaças no cjnema da América Latina, v. 1, p. 45 - 71, 2020.
    • XAVIER, ISMAIL . Red Light Bandit: Allegory and Irony. Tropicalia and Beyond: Dialogues in Brazilian Film History, v. 1, p. 85 - 121, 2018.
    • XAVIER, ISMAIL . Alegorias del Subdesarrollo. Las rupturas del 68 en el cine de America Latina, v. 1, p. 151 - 183, 2016.
    • XAVIER, ISMAIL . Cabra marcado para morrer. Documentário Brasileiro: 100 filmes essenciais, v. 1, p. 21 - 23, 2017.
    • XAVIER, I. . Memória política e demanda de justiça: estudo comparativo de dois filmes latino-americanos. Cinema e História: circularidades, arquivo e experiência estética, v. 1, p. 23 - 29, 2017.
    • XAVIER, I. N. . O travelling como figura de estilo na comparação entre filmes mexicanos e brasileiros voltados para a representação da violência na história: 1945-2001. Imagem, memória, resistência, v. 1, p. 18 - 46, 2016.
    • XAVIER, I. N. . A teatralidade como vetor do ensaio fílmico no documentário brasileiro contemporâneo. O ensaio no cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea, v. 1, p. 226 - 246, 2015.
    • XAVIER, I. N. . O cinema marginal revisitado: pequeno retrato em largas pinceladas. Modos da margem: figuras da marginalidade na literatura brasileira, v. 1, p. 285 - 299, 2015.
    • XAVIER, I. N. . A alegoria Langiana de Babel e o monumental: Metropolis e o seu descompasso com a visão política da modernidade em Walter Benjamin. Walter Benjamin: Experiência histórica e imagens dialéticas, v. , p. 337 - 361, 2015.
    • XAVIER, I. N. . O cinema moderno segundo Pasolini. Pasolini, ou quando o cinema se faz poesia e política de seu tempo, v. 1, p. 73 - 78, 2014.
    • XAVIER, I. N. . Corpos em rotação, o espírito lúdico-poético e suas reverberações. Circuladô, v. 1, p. 23 - 31, 2014.
    • XAVIER, I. N. . Bazin no Brasil. O que é o cinema, v. 1, p. 389 - 399, 2014.
    • XAVIER, I. N. . O momento do golpe, as primeiras reações e o percurso do cinema de oposição no período da ditadura. 1964: do golpe à democracia, v. 1, p. 213 - 231, 2015.
    • XAVIER, I. N. . Indagaciones sobre Eduardo Coutinho y su diálogo con la tradición moderna. El outro cine de Eduardo Coutinho, v. 1, p. 16 - 35, 2012.
    • XAVIER, I. N. . Glauber Rocha: crítico y cineasta. Glauber Rocha, la revolución es una eztetyka: por un cine tropicalista, v. 1, p. 9 - 21, 2011.
    • XAVIER, I. N. . A invenção do estilo em Glauber Rocha e seu legado para o cinema político. Arte e política no Brasil: modernidades, v. 1, p. 3 - 13, 2014.
    • XAVIER, I. N. . Um elo essencial da crítica brasileira. Revista de cinema: antologia (1954/1957), (1961/1964), v. 1, p. 10 - 32, 2014.
    • XAVIER, I. N. . O rosto em primeiro plano e a captura do instante. Expo(r) Godard, v. 1, p. 123 - 127, 2013.
    • XAVIER, I. N. . O jogo de cenas e outras cenas. Eduardo Coutinho, v. 1, p. 604 - 626, 2013.
    • XAVIER, I. N. . A morte do alferes Cabrita e a Paixão Portuguesa. Manoel de Oliveira: novas perspectivas sobre a sua obra, v. 1, p. 183 - 211, 2013.
    • XAVIER, I. N. . Progresso, disciplina fabril e descontração operária: retóricas do documentário brasileiro no período silencioso. História e documentário, v. ', p. 45 - 66, 2012.
    • XAVIER, I. N. . Os excessos e a dupla ironia do mestre do melodrama. Douglas Sirk: o príncipe do melodrama, v. 1, p. 87 - 104, 2012.
    • XAVIER, I. N. . Apresentação. Modernidade e vanguarda no cinema, v. 1, p. 7 - 10, 2012.
    • XAVIER, I. N. . O cinema marginal revisitado, ou o avesso dos anos 90. Cinema: ensaios fundamentais, v. , p. 59 - 64, 2010.
    • XAVIER, I. N. . A invenção do estilo em Glauber Rocha e seu legado para o cinema político. Glauber Rocha e as culturas da América Latina, v. , p. 15 - 26, 2011.
    • XAVIER, I. N. . On Film and Cathedrals: Monumental Art, National Allegories and Cultural Warfare. Theorizing World Cinema, v. , p. 21 - 44, 2011.
    • XAVIER, I. N. . Bazin in Brazil: A Wellcome Visitor. Opening Bazin: Postwar Film Theory and its Afterlife, v. , p. 308 - 315, 2011.
    • XAVIER, I. N. . The Brazilian Backlands as a Site of Migration: From Cinema Novo to Contemporary Cinema. Cultural Mobilities, v. 1, p. 41 - 59, 2011.
    • XAVIER, I. N. . Cinema Brasileiro Contemporâneo: pensar a conjuntura e viver impasses na sociedade do espetáculo. Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança, v. 1, p. 122 - 133, 2011.
    • XAVIER, I. N. . Critique, idéologies, manifestes. Le cinéma brésilien, v. 1, p. 221 - 229, 1987.
    • XAVIER, I. N. . Glauber Rocha: le désir de l'histoire. Le cinéma brésilien, v. 1, p. 145 - 153, 1987.
    • XAVIER, I. N. . Indagações em torno de Eduardo Coutinho e seu diálogo com a tradição moderna. Ensaios no real: o documentário brasileiro hoje, v. 1, p. 27 - 42, 2010.
    • XAVIER, I. N. . Eisenstein: a construção do pensamento por imagens. Artepensamento, v. , p. 359 - 374, 1994.
    • XAVIER, I. N. . Eldorado As Hell - Cinema Novo And Post Cinema Novo: Appropriations of the Imaginary of the Discovery. Mediating Two Worlds - Cinematic Encounters in the Americas, v. 1, p. 192 - 203, 1993.
    • XAVIER, I. N. . As artimanhas do fogo para além do encanto e do mistério. Imagem contemporânea: cinema, TV, documentário,fotografia, videoarte, games... VolI, v. 1, p. 7 - 18, 2009.
    • XAVIER, I. N. . O subdesenvolvimento como estigma e desafio: o cinema brasileiro e os impasses nacionais. Enciclopédia da Brasilidade: auto-estima em verde e amarelo, v. 1, p. 378 - 387, 2005.
    • XAVIER, I. N. . Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. Literatura, cinema e televisão, v. 1, p. 61 - 89, 2003.
    • XAVIER, I. N. . Vícios privados, catástrofes públicas: a psicologia social de Arnaldo Jabor. Arnaldo Jabor: 40 anos de opinião pública, v. 1, p. 64 - 98, 2007.
    • XAVIER, I. N. . Brazilian Cinema in the 1990s: the unexpected encounter and the resentful character. The new Brazilian Cinema, v. 1, p. 39 - 63, 2003.
    • XAVIER, I. N. . A continuidade (match-cut) e a montagem paralela no cinema de Griffith. Ecos do cinema, de Lumière ao digital, v. , p. 41 - 67, 2007.
    • XAVIER, I. N. . Character Construction in Brazilian Documentary Films: Modern Cinema, Classical Narrative and Micro-Realism. Realism and the Audiovisual Media, v. , p. 210 - 223, 2009.
    • XAVIER, I. N. . The Humiliation of the Father: Melodrama and Cinema Novo's Critique of Conservative Modernization. Latin American Melodrama: Passion, Pathos and Entertainment, v. , p. 77 - 95, 2009.
    • XAVIER, I. N. . Cinema Studies in Brazil. The SAGE Handbook of Film Studies, v. 1, p. 95 - 100, 2008.
    • XAVIER, I. N. . O mundo tem as caras que pode ter. Um crítico na periferia do campitalismo: reflexões sobre a obra de Roberto Shwarz, v. 1, p. 212 - 225, 2007.
    • XAVIER, I. N. . As técnicas do olhar. Gilda. A paixão pela forma, v. 1, p. 139 - 154, 2007.
    • XAVIER, I. N. . A alegoria langiana e o monumental: a figura de Babel em Metropolis. História e cinema: dimensões históricas do audiovisual, v. 1, p. 15 - 38, 2007.
    • XAVIER, I. N. . Maquinações do olhar: a cinefilia como "ver além", na imanência. Imagem, visibilidade e cultura midiática, v. , p. 21 - 45, 2007.
    • XAVIER, I. N. . Humanizers of the Inevitable: Brazilian Film against Barbarism. City of God in Several Vocies: Brazilian Social Cinema as Action, v. 1, p. 97 - 111, 2005.
    • XAVIER, I. N. . A trama das vozes em "Lavoura arcaica": a dicção do conflito e a da elegia. Estudos Socine de Cinema: ano VI, v. VI, p. 13 - 20, 2005.
    • XAVIER, I. N. . Campo e Contracampo: Nelson Rodrigues no meio de Campo. Nelson Rodrigues e o Cinema, v. , p. 14 - 17, 2004.
    • XAVIER, I. N. . Walter Lima Jr. e o romance familiar. Menino do Engenho - 40 anos depois, v. , p. 61 - 65, 2004.
    • XAVIER, I. N. . Nelson and Nelson: Mirror Images and Social Drama in Boca de Ouro. Latin American Cinema: Essays on Modernity, Gender and National Identity, v. , p. 93 - 109, 2005.
    • XAVIER, I. N. . Nelson Rodrigues, du théâtre au cinéma. Glauber Rocha / Nelson Rodrigues / Théâtres au cinéma, v. , p. 199 - 203, 2005.
    • XAVIER, I. N. . Le cinéma brésilien moderne. Glauber Rocha / Nelson Rodrigues / Théâtres au cinéma, v. , p. 149 - 157, 2005.
    • XAVIER, I. N. . Esthétique et violence. Glauber Rocha / Nelson Rodrigues / Théâtres au cinéma, v. , p. 24 - 28, 2005.
    • XAVIER, I. N. . Glauber Rocha: el deseo de la historia. Glauber Rocha - del hambre al sueño, v. , p. 100 - 103, 2004.
    • XAVIER, I. N. . Nelson Rodrigues: dal teatro al grande schermo. Alle Radici del Cinema Brasiliano, v. , p. 283 - 302, 2003.
    • XAVIER, I. N. . PREFÁCIO. O cinema brasileiro da retomada: depoimentos de 90 cineastas dos anos 90, v. , p. - , 2002.
    • XAVIER, I. N. . Microcosmo em celulóide - o sertão no cinema brasileiro. Miragens do sertão, v. , p. 25 - 28, 2003.
    • XAVIER, I. N. . Ismail Xavier - Entrevista sobre o cinema brasileiro dos anos 90 (livro das 100 selecionadas do Suplemento Mais!-1992-2002. MEMÓRIAS DO PRESENTE: 100 ENTREVISTAS DO MAIS! -Conhecimento das Artes, v. , p. 93 - 104, 2003.
    • XAVIER, I. N. ; STAM, Robert . The Baroque, the Modern , and Brazilian Cinema. Body and Soul, v. , p. 272 - 586, 2001.
    • XAVIER, I. N. . O Cinema Marginal Revisitado, ou o Avesso dos Anos 90. Cinema Marginal e suas Fronteiras, v. , p. 21 - 23, 2001.
    • XAVIER, I. N. . Alegorias del Subdesarrollo. Absurdo Brasil: Polêmicas en la cultura brasileña, v. , p. 191 - 217, 2000.
    • XAVIER, I. N. . Historical Allegories. A Companion to Film Theory, v. , p. 333 - 362, 1999.
    • XAVIER, I. N. . Il Cinema Moderno Brasiliano. PRIMA E DOPO LA RIVOLUZIONE: BRASILE ANNI 60, DAL CINEMA NOVO AL CINEMA MARGINAL, v. 1, p. - , 1995.
    • XAVIER, I. N. . Il Passato e il presente nella poetica di Julio Bressane. Julio Bressane, v. , p. 109 - 122, 2002.
    • XAVIER, I. N. . O Avesso do Brasil. Cinémas d'Amérique Latine, v. , p. 74 - 79, 2001.
    • XAVIER, I. N. . Prefácio de livro. O cinema e a Invenção da Vida Moderna, v. , p. 9 - 17, 2001.
    • XAVIER, I. N. . El Lugar del crimen: la notion clásica de la representación en la teoría del espectáculo, de Griffith a Hitchcock. Interrogaciones sobre Hitchcock, v. , p. 23 - 47, 2001.
    • XAVIER, I. N. . Black God, White Devil: the Representation of History. The Historical Film: History and Memory in Media, v. , p. - , 2001.
    • XAVIER, I. N. . Verbetes sobre o Cinema Brasileiro. Encyclopedia of Contemporary Caribbean and Latin American Culture, v. , p. - , 2000.
    • XAVIER, I. N. . Modern Brazilian Cinema. Cinema Novo and Beyond, v. , p. 35 - 50, 1998.
    • XAVIER, I. N. ; STAM, Robert . Transformation Of National Allegory: Brazilian Cinema From Dictatorship To Redemocratization. NEW LATIN AMERICAN CINEMA: STUDIES OF NATIONAL CINEMAS VOL. TWO, v. , p. - , 1997.
    • XAVIER, I. N. . Troca de Olhares, Com O Ouvido A Espreita. JULIO BRESSANE: CINEPOETICA, v. , p. - , 1995.
    • XAVIER, I. N. . Teatro e Cinema: A Nocao Classica de Representaçao e A Teoria do Espetaculo de Griffith A Hitchcock. O CINEMA NO SECULO, v. , p. - , 1996.
    • XAVIER, I. N. ; VIEIRA, J. L. ; STAM, Robert . The Shape Of Brazilian Cinema In The Postmodern Age. BRAZILIAN CINEMA, v. , p. - , 1995.
    • XAVIER, I. N. . A publicidade diabólica . Diário de São Paulo , , 30 out. 1968.
    • XAVIER, I. N. . A mitologia redentora . Diário de São Paulo , , 29 out. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Ordem ou desordem . Diário de São Paulo , , 22 out. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Paixão no encontro de duas gerações . Diário de São Paulo , , 16 out. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Você tem preconceitos? . Diário de São Paulo , , 10 nov. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Farsa total . Diário de São Paulo , , 08 out. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Um beijo de noventa segundos . Diário de São Paulo , , 05 out. 1968.
    • XAVIER, I. N. . O cafageste não convence . Diário de São Paulo , , 02 out. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Um filme medroso . Diário de São Paulo , , 01 out. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Angustias e natureza humana . Diário de São Paulo , , 24 set. 1968.
    • XAVIER, I. N. . O INC e os festivais . Diário de São Paulo , , 22 set. 1968.
    • XAVIER, I. N. . O homem que comprou o mundo ou de como não se levar as proposições até o fim . Diário de São Paulo , , 19 set. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Os honrados heróis . Diário de São Paulo , , 17 set. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Tabú - número de série: dois . Diário de São Paulo , , 13 set. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Lição de cinema . Diário de São Paulo , , 11 set. 1968.
    • XAVIER, I. N. . O agente secreto . Diário de São Paulo , , 10 set. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Sexo e liberdade . Diário de São Paulo , , 05 set. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Lar doce lar . Diário de São Paulo , , 03 set. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Os poderosos . Diário de São Paulo , , 31 ago. 1968.
    • XAVIER, I. N. . 2001: Uma libertação . Diário de São Paulo , , 25 ago. 1968.
    • XAVIER, I. N. . O incerto amanhã de quem? . Diário de São Paulo , , 24 ago. 1968.
    • XAVIER, I. N. . A magia (anti-ciência) a serviço da espionagem . Diário de São Paulo , , 23 ago. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Maria Bonita - garota moderna . Diário de São Paulo , , 21 ago. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Anuska, Manequim e Mulher . Diário de São Paulo , , 16 ago. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Freudismo de mau gosto . Diário de São Paulo , , 13 ago. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Quem são os vencidos? . Diário de São Paulo , , 07 ago. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Arbitrariedade e opressão . Diário de São Paulo , , 02 ago. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Fabricando ingenuidade . Diário de São Paulo , , 31 jul. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Barravento . Diário de São Paulo , , 26 jul. 1968.
    • XAVIER, I. N. . A tragédia grega . Diário de São Paulo , , 24 jul. 1968.
    • XAVIER, I. N. . Cidadão Kane . Diário de São Paulo , , 17 jul. 1968.
    • XAVIER, I. N. . O Mito, a mídia, a cena domésticae a cidade em Boca de Ouro, de Nelson Pereira dos Santos . Novos Estudos - CEBRAP , , 01 nov. 2001.
    • XAVIER, I. N. . Impulsos críticos do cinema moderno (entrevista) . Vintém , São Paulo , 30 jun. 2007.
    • XAVIER, I. N. . O Concerto do Ressentimento Nacional . Sinopse-Revista de Cinema n. 8 , , . .
    • XAVIER, I. N. ; COUTINHO, E. ; FURTADO, J. . O sujeito (extra)ordinário. In: III Conferência Internacional do Documentário , 2005 , São Paulo. O cinema do real. São Paulo : Cosac Naify, 2004. p. 96 - 141.
    • XAVIER, I. N. . Le passage du témoin. In: Rencontre du Centre des Écritures Cinématographiques- exercice critique 1 , 2004 , Moulin d'Andé. Écriture critique, état de veille. Moulin d'Andé : Images en Manouvres Éditions, 1999. p. 22 - 25.
    • XAVIER, I. N. . Instante qualquer, momento pregnante e fotogenia: Jean Epstein vs. Siegfried Kracauer. In: XIII Encontro Internacional da Socine , 2009 , São Paulo. XIII Encontro da SOCINE. São Paulo : Socine, . p. 69 - 69.
    • XAVIER, I. N. . Figuras do ressentimento no cinema brasileiro dos anos 90. In: IV Encontro Anual da SOCINE , 2001 , Florianópolis. Estudos de Cinema 2000 - Socine. Porot Alegre : Editora Sulina, 2000. p. 78 - 98.
    • XAVIER, I. N. . Documentário e afirmação do sujeito: Eduardo Coutinho na contra-mão do ressentimento. In: VI Encontro Anual da SOCINE , 2003 , Niterói. Estudos de cinema - Soc. Brs. de Estudos de Cinema - SOCINE. : , 2003. p. 163 - 171.
    • XAVIER, I. N. . Walter Lima Jr., o ano 2000 e a ilha dos patriarcas. In: O cinema de Walter Lima Jr. , 2000 , Rio de Janeiro. Inocência e delírio: o cinema e Walter Lima Jr.. : Centro Cultural Banco do Brasil, 2000. p. 18 - 21.
    • XAVIER, I. N. . Il grande artista e la sua condizione: la spirale barocca di Rogério. In: XXII Torino Film Festival , 2004 , Turim. Omaggio a Rogério Sganzerla. Turim : Lux Romano Maximo Empire, . p. 194 - 198.
    • XAVIER, I. N. . Relações entre cinema e arte em filmes de Hollis Frampton. In: XII Encontro Internacional da SOCINE , 2008 , Brasilia. Caderno de Resumos. Brasilia : SOCINE, 2008. p. 38 - 38.
    • XAVIER, I. N. . Demandas literárias do cinema. In: VII Congresso de Estudos Linguísticos e Literários - Demandas da representação , 2004 , Feira de Santana. Demandas da rerpesentação. Feira de Santana : Universidade Estadual de Feira de Santana, 2004. p. 160 - 161.
    • XAVIER, I. N. . A construção visual do nexo entre industrialização e urbanização num documentário dos anos 20. In: XXIV Simpósio Nacional de História , 2007 , São Leopoldo-RS. História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo-RS : ANPUH, 2007.
    • XAVIER, I. N. . A alegoria langiana e o monumental: a figura de Babel em Metrópolis. In: XXIII Simpósio Nacional de História , 2005 , Londrina. História: guerra e paz. Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2005. p. 245 - 245.
    • XAVIER, I. N. . From The Religious Moral To The Post-Freudian Common Sense: Fiction On Brazilian Tv. In: FIFTH LATIN AMERICAN POPULAR CULTURE CONFERENCE , 1996 , . JOURNAL OF LATIN AMERICAN POPULAR CULTURE. NEW ORLEANS : , .
    • XAVIER, I. N. . A Voz e A Imagem: A Narracao Em Primeira Pessoa Em Sao Bernardo de Leon Hirszman. In: LITERATURA E CINEMA , 1996 , . ANAIS DO XXVIII SEMINARIO NACIONAL. DOS PROF. DE LITERAT.. DE LING. INGLESA. OURO PRETO : , .
    • XAVIER, I. N. . Marxismo e Forma: Teorias dialéticas da literatura no século XX. : HUCITEC , 1985 (Tradução)
    • XAVIER, ISMAIL . Note sur Andrea Tonacci. Paris : CNRS images/ Comitê du film ethnographique , 2017 (Capítulo de Catálogo do 39.o Festival du Cinéma du Réel - França)
    • XAVIER, I. . A crítica não indiferente. São Paulo : Companhia das Letras , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • XAVIER, I. N. . Apresentação. São Paulo : Cosac Naify , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • XAVIER, I. N. . Entrevista à Revista Estudos Históricos vol.26 n.51. Rio de Janeiro : Fundação Getúlio Vargas , 2013 (Entrevista a Mônica Almeida Kornis e Eduardo Morettin)
    • XAVIER, I. N. . Humberto Mauro, CInema, História. São Paulo : Alameda Casa Editorial , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • XAVIER, I. N. . Prefácio à edição brasileira. São Paulo : Cosac Naify , 2004 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • XAVIER, I. N. . Prefácio. São Paulo : Editora UNESP , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • XAVIER, I. N. . Prefácio. Rio de Janeiro : Rocco , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • XAVIER, I. N. . Préface. Bobigny : Magic Cinéma/Cosac & Naify/Yellow Now , 2006 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • XAVIER, I. N. . Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo : Cosac Naify , 2006 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • XAVIER, I. N. . A carne e o espírito: estar inteiro na situação. São Paulo : Cosac Naify , 2006 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • XAVIER, I. N. . Clínica de Teses - Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual (ASAECA). 2014 (Consultoria)
    • XAVIER, I. N. . Encontros de Cinema. 2013 (Consultoria)
    • XAVIER, ISMAIL . Found footage, Media Archaeology and Intermediality: a study of Santoscopio=Dumontagem. 2017 (Conferência)
    • XAVIER, ISMAIL . O papel estratégico da crítica na formação do pensamento cinematográfico. 2017 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . A invenção do estilo em Glauber Rocha e seu legado para o cinema político. 2008 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . The Brazilian backlands as a site of migration: from Cinema novo to contemporary cinema. 2008 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . México Brasil, estudio comparativo de seis filmes. 2015 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . Conferência de abertura: Seminário Cinema, Literatura e Memória. 2014 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . Reflexiones sobre el cine como arte visual. 2015 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . A imagem e a pesquisa histórica: um cotejo de iconografias. 2012 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . O cinema brasileiro e a nova configuração das tecnologias de imagem e som. 2013 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . As várias vidas da imagem cinematográfica: encontro com Laura Mulvey e Ismail Xavier. 2013 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . Sao Paulo au cinéma: cohésion de Ville-Machine, Corrosion de la Ville-Archipel. 2005 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . Found footage y montaje: el cine estructural y la Historia en los films de Carlos Adriano. 2012 (Outra)
    • XAVIER, I. N. . Circuladô e Santoscopio = Dumontagem: o pós-cinema encontra o pré-cinema. 2013 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . O efeito-câmera e a teatralidade como vetor do ensaio fílmico no documentário brasileiro contemporâneo. 2013 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . Brazilian Modern Cinema seen in connection with the neo-concret experience. 2010 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . Memoria politica y géneros de la industria audiovisual. 2011 (Seminário)
    • XAVIER, I. N. . Apresentação e palestra sobre o filme Outubro. 2011 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . Diálogos da Preservação - Encontro da ABPA com a Cinemateca Brasileira. 2013 (Seminário)
    • XAVIER, I. N. . Debate: Por dentro dos filmes. 2013 (Outra)
    • XAVIER, I. N. . Teoria do cinema feminista em tempos de mudança tecnológica: novas formas de espectatorialidade. 2011 (Outra)
    • XAVIER, I. N. . Debate do filme Serras da desordem. 2011 (Seminário)
    • XAVIER, I. N. . A figura do ressentimento no cinema brasileiro contemporâneo. 2006 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . O Tango como alegoria histórica da nação exilada pela ditadura. 2013 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . O narrador como corpo em cena e a teatralização de seu olhar e voz na mini-série de TV Capitu, de Luiz Fernando Carvalho, Rede Globo, 2008. 2015 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . Diálogos transversais: análise de 'E se elas fossem para Moscou?'. 2015 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . O pudor é a forma mais inteligente da perversão: Nelson Rodrigues no cinema e a retórica do olhar na tragicomédia. 2012 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . New cartographies of world cinemas. 2012 (Outra)
    • XAVIER, I. N. . A alegoria histórica e o cinema de Manoel de Oliveira. 2012 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . Diálogo transnacional Brasil-México: um procedimento (o travelling) e seu valor figurativo em três momentos: o clássico, o moderno e o contemporâneo. 2015 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . O travelling como figura de estilo na comparação entre filmes mexicanos e brasileiros voltados para a representação da violência na história: 1946-2001. 2014 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . Vanguarda e não-ficção no Brasil. 2013 (Outra)
    • XAVIER, I. N. . 'Cinema brasileiro - Atividade ainda crítica?' e 'Ensaio cinema brasileiro - Uma trajetória no subdesenvolvimento'. 2012 (Seminário)
    • XAVIER, I. N. . Lavoura Arcaica: a geometria barroca do destino. 2010 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . Corpo e Voyeurismo. 2012 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . Formação do Cinema Brasileiro à luz do crítico Paulo Emílio Salles Gomes. 2012 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . O Cinema Novo lê Graciliano: a força do estilo na recomposição de motivos e na figuração do tempo no intervalo entre texto e imagem (sobre Vidas Secas e São Bernardo). 2012 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . Debate 'Adaptações: teatro e cinema, convergências e divergências'. 2012 (Seminário)
    • XAVIER, I. N. . Debate do filme Terra estrangeira. 2012 (Seminário)
    • XAVIER, I. N. . Allégorie et théâtralité chez Glauber Rocha. 2011 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . São Paulo au cinèma: cohésion de ville-machine, corrosion de la ville-archipel. 2005 (Comunicacao)
    • XAVIER, I. N. . Cinema Novo et cinéma contemporain: de la violence justicière è la violence ressentie. 2005 (Comunicacao)
    • XAVIER, I. N. . Voice over narration in Brazilian contemporary cinema. 2005 (Comunicacao)
    • XAVIER, I. N. . A narração em voz-over no cinema brasileiro contemporâneo: o caso de ESTORVO, de Ruy Guerra.. 2005 (Comunicacao)
    • XAVIER, I. N. . Perspectivas narratológicas de la ficcionalidad. 2004 (Comunicacao)
    • XAVIER, I. N. . O Melodrama revisitado. 2004 (Comunicacao)
    • XAVIER, I. N. . Glauber Rocha and National Allegories. 2005 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . Melodrama: from Stage to Screen. 2005 (Conferência)
    • XAVIER, I. N. . PETER SZONDI: UMA CONTRIBUIÇÃO FUNDAMENTAL À TEORIA DO TEATRO NA MODERNIDADE. 2005 (Outra)
    • XAVIER, I. N. . A atualidade da Embrafilme na política audiovisual. 2005 (Outra)
    • XAVIER, I. N. . O SUJEITO À DERIVA: O MARCO INDUSTRIAL (1960) E A CIDADE EM DECOMPOSIÇÃO (2000). 2004 (Outra)
    • XAVIER, I. N. . Arte é desafio, provocação: uma entrevista com Ismail Xavier. 2014 Rebeca ? Revista brasileira de estudos de cinema e auviovisual
    • XAVIER, I. N. . Seminário: imagem e figura -Prof Visitante da Univ. de Paris III: Philippe Dubois. 2000 (Escola de Comunicações e Artes - USP)
    • XAVIER, I. N. ; GERVAISEAU, H. ; MOURÃO, Maria Dora Genis ; MACHADO JUNIOR, R. L. R. ; HAMBURGER, E. . SEMINÁRIO "IMAGENS DA METRÓPOLE NA FRANÇA E NO BRASIL". 2004 (CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE - CEM /DEPARTAMENTO DE CINEMA, RÁDIO E TV / ECA-USP)
  • Curso de curta duração ministrado: 13
    • XAVIER, I. N. . O cinema de autor: Cinema Novo e Cinema MArginal. 2004 (Ancine)
    • XAVIER, I. N. . Cinema Contemporâneo (de 1990 até hoje). 2004 (Ancine)
    • XAVIER, I. N. . Cine y Historia: La Construcción de Alegorias Nacionales. 1998 (Centro Cultural Rector Ricardo Rojas)
    • XAVIER, I. N. . Drama de familia, represión política y disgregación de la ciudad en el cine latinoamericano contemporáneo. 2009 (Doctorado en Artes de la Facultad de Bellas Artes/ UNLP)
    • XAVIER, I. N. . Os jogos de cena de Eduardo Coutinho: documentário e teatralidade. 2012 (XIV Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental)
    • XAVIER, I. N. . Allegories historiques au cinéma. 2011 (Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3)
    • XAVIER, I. N. . Narratologia do Cinema. 2007 (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    • XAVIER, I. N. . A problemático do cinema: os anos 20 e a emergência da teoria. 1974 (Sociedade Amigos da Cinemateca)
    • XAVIER, I. N. . Glauber Rocha: da estética da fome à estética do sonho. 1987 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • XAVIER, I. N. . A linguagem do cinema clássico. 1988 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • XAVIER, I. N. . O cinema pós-moderno. 1989 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • XAVIER, I. N. . Alfred Hitchcock. 1989 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • XAVIER, I. N. ; BERNARDET, Jean Claude . Cinema: 6 lições. 1985 (Brasiliense - promoções culturais)
    • Nome do projeto: O cinema brasileiro moderno e o contemporâneo: uma análise intertextual em três eixos (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: XAVIER, I. N. .
      Descrição: Análise de um grupo de filmes brasileiros, do período 1994-2005, de modo a cotejá-los com obras de referência no cinema moderno (1954-1984). O operação central da pesquisa é a comparação de textos; seu terreno é a intertextualidade, exame de repetição de motivos e espelhamentos formais através dos quais os filmes escolhidos exibem os processos assimilação e transformação, de identidade e diferença, implicados na relação intertextual. Há três eixos de comparação, cada qual organizado em torno de um filme-núcleo, escolhido porque expressão mais nítida de uma questão que envolve temas e estilos bem marcados no cinema atual. Em cada eixo, a partir do filme-núcleo, é construída uma constelação de obras contemporâneas que estão em estreito diálogo com ele, no plano temático e formal, e com os filmes modernos assumidos como referência. O cotejo entre filmes modernos e contemporâneos procura um diagnóstico de tipo histórico-estético, dentro do quadro teórico estabelecido pela noção de intertextualidade (Júlia Kristeva) em todos os seus
    • Nome do projeto: A figura do ressentimento no cinema brasileiro contemporâneo (2000 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: XAVIER, I. N. .
      Descrição: Análise de um grupo de filmes brasileiros dos anos 90 - com o contraponto estabelecido por filmes significativos de períodos anteriores ? com atenção às formas pelas quais a ?figura do ressentimento? se fez presente no cinema. Tal figura é observada enquanto conteúdo da experiência representada (galeria de personagens), ou enquanto traço revelador de um modo de representação correlato à postura do filme face à sociedade. A pesquisa visa demonstrar que a tendência do cinema recente é se concentrar na dimensão psicológica da experiência, buscando a composição de conflitos dramáticos que se estruturam segundo padrões consolidados pela tradição teatral do drama moderno, de um lado, e mesmo do melodrama nos casos em que há um apelo a fórmulas do cinema clássico.
    • Nome do projeto: Dimensões históricas do documentário brasileiro no período silencioso (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: XAVIER, I. N. , MORETTIN, E. .
      Descrição: O objetivo do projeto é examinar a produção documental brasileira do período silencioso centrada nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro em quatro eixos: 1- Os eventos da Modernidade. 2- Os rituais do poder e as instituições sociais. 3- O Governo Artur Bernardes e as Revoluções de 24 e de 30 4- As representações do ritual do poder e seus eventos.
    • Nome do projeto: Filme e mini-série em diálogo com as Letras: a convergência de mídias e as formas da teatralidade (2011 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: XAVIER, I. N. .
      Descrição: I. Objetivo: Analisar um conjunto de filmes brasileiros (do período da ?retomada? 1994-2009) e micro-séries de TV (realizadas por cineastas com maior controle autoral) escolhidos a partir de um eixo de observação que reúne três critérios: (1) No plano de sua gênese, todos partem de obras literárias, mantendo com elas relações bem distintas, conforme a natureza do texto e a apropriação feita pelo cineasta, sendo exemplos de intermidialidade; (2) No plano de sua estrutura, constituem distintas formas de participar de, e de refletir sobre, uma forte tendência de teatralização das experiências na cultura contemporânea, seja nas relações cotidianas, na mídia audiovisual, nas performances, nas artes visuais, na literatura e na auto-exposição em formas discursivas privilegiadas pela Internet; (3) No plano de sua função-recepção, compõem um segmento de menor alcance de público nas salas de cinema, ou de bem menor audiência no caso de micro-séries, dada a sua relação tensa com a rotina da mídia; a teatralidade ora se evidencia numa tônica de excesso neo-barroco, ora se faz mais reflexiva na lida áspera com personagens à deriva, ora se manifesta num ritual privado em casos de franca experimentação.
    • Nome do projeto: O motivo temático 'o passado no presente' no cinema brasileiro contemporâneo: estudo comparativo (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: XAVIER, I. N. .
      Descrição: Analisar um conjunto de filmes brasileiros realizados a partir do ano 2000 para caracterizar as formas pelas quais, como um traço recorrente nos últimos 15 anos, se destaca o motivo temático ?o passado no presente? que, no âmbito desta pesquisa, significa algo além da injunção da memória, pessoal ou social, no presente; trata-se de um fato concreto, em geral um retorno encarnado numa figura que, após período ausente, reaparece, faz-se presente, e desestabiliza um quadro de relações - no seio de uma família ou de um grupo social mais amplo - ou é um protagonista que, ao retornar e fazer contato, é desestabilizado pelo quadro com que se depara. E há um módulo da pesquisa que compreende a análise de filmes em que uma personagem que está de passagem chega a uma região e depara com uma comunidade "estacionada" num tempo passado, expondo uma forma de vida pautada por uma outra lógica de relações, neste caso, o filme podendo chegar ao limite de compor um mundo ficcional inserido numa ordem temporal inserida na esfera do fantástico,
    • Nome do projeto: A voz over e a questão do estilo no cinema brasileiro dos anos 90-2000 (2003 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: XAVIER, I. N. .
      Descrição: Análise do estilo no agenciamento de imagem e som que permita um cotejo entre duas tendências do cinema brasileiro contemporâneo (1994-2002), uma ligada à representação do cinema narrativo clássico amoldado ao influxo das novas técnicas, outra que explora de forma mais radical o potencial de relações entre som e imagem, inserindo-se na tradição do cinema moderno. Tal cotejo será feito a partir da análise de um conjunto de filmes nos quais as soluções formais na condução da narrativa dão lugar a um procedimento que observei como recorrente no período 1994-2002: o uso da voz over , acoplado a uma gama variada de estilos. É comum se associar a voz over à ?narração em primeira pessoa?, em termos da matriz literária, mas meu objetivo é demonstrar que tal noção não se mostra consistente quando se trata do cinema, dada a multiplicidades de canais de enunciação) aí presentes, a qual exige outro enfoque que oriente a análise dos filmes para a questão do estilo. O investimento maior da pesquisa recai sobre a análise das obras em que a construção do olhar se insere na tradição moderna da ?subjetiva indireta livre? (para usar a expressão de Pasolini).
    • XAVIER, I. N. . Arte é desafio, provocação: uma entrevista com Ismail Xavier. 2014 - Entrevista concedida
    • XAVIER, I. N. ; MORETTIN, E. V. ; KORNIS, M. . Entrevista com Ismail Xavier. 2013 - Entrevista concedida
    • XAVIER, I. N. ; BARROS, J. C. M. G. . Cacilda. 1970 - Montagem de curta-metragem
    • XAVIER, I. N. ; CALIL, C. A. . Acaba de chegar ao Brasil o bello poeta francez Blaise Cendrars. 1972 - Montagem de média-metragem
    • XAVIER, I. N. ; TASSARA, M. G. . De Revolutionibus. 1975 - Pesquisa e roteirização
    • XAVIER, I. N. ; LEONE, E. . A morte da strip-teaser. 1969 - Montagem de curta-metragem
    • Graduacao:
      • Curso: Comunicação Social com Habilitação em Cinema
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1970
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1975
    • Doutorado:
      • Curso: Cinema Studies
        Nome da Instituição: New York University
        Título: Allegories of Underdevelopment: from the aesthetics of hunger to the aesthetcis of garbage
        Ano de conclusão: 1982
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A narração contraditória: Glauber Rocha (1962-1964)
        Ano de conclusão: 1980
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: New York University
        Ano de conclusão: 1986
    • Livre-docencia:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1989
        Status do curso:
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Centro de Estudos da Metrópole:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2000 - 2007 ).
        Outras informações: CEM: Centro formado pela integração de pesquisadores pertencenes a distintas instituições nele associadas, como o CEBRAP (Sede do CEM), o SEADE, a FAU-USP, a ECA-USP e o SESC. Tal criação se deu a partir do programa FAPESP de criação dos CEPIDs (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão). O grupo da ECA integra o setor Cultura do CEM, no eixo de pesquisa, e constitui um Núcleo de Produçao Audiovisual, no eixo das atividades de divulgação do CEM. Professores da ECA que fazem parte do CEM: Maria Dora Genis Mourão, Rubens Machado Junior, Carlos Calil e Esther Hamburger, além de pós-graduandos.
        Outras informações: Coordenador do Grupo de Professores do CTR
    • University of Iowa:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (1998 - 1998 ).
        Outras informações: Curso ministrado: Brazilian Cinema
        Outras informações: Professor Visitante
    • Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • New York University - Cinema Studies Dep.:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (1995 - 1995 ).
        Outras informações: Cursos ministrados: Point of view in narrative cinema Historical allegories
        Outras informações: Professor Visitante
    • Olhar (UFSCar):
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Consultivo
    • Alceu(PUCRJ):
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Consultivo
    • Literatura e Sociedade (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial
    • Devires (UFMG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial
    • Novos Estudos CEBRAP (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - Atual ).
    • University of Chicago:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Historical Allegories in Latin American Cinema: National Hopes (1940's - 1960's) and their Crisis (1970's - 2000)
        Outras informações: Professor visitante
    • University of Leeds:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Seminários ministrados: - Graduate program : 'Frampton and Godard" , "Melodrama in modern Brazilian cinema" , "Historical allegories" Proferiu as chamadas Leverhulme Lectures. Participou do Workshop - Theorizing World Cinema, coordenado por Lúcia Nagib, professora-pesquisadora da Univ. de Leeds.
        Outras informações: Leverhulme Visiting Professor
    • Galáxia (PUCSP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Screen (London. Print):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Matrizes (USP. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Universidad Nacional de La Plata:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Professor Visitante
    • Universidad de Buenos Aires:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Professor Visitante
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Membro do Comitê Assessor da Área: AC - Artes, Ciência da Informação e Comunicação
        Outras informações: Membro de Comitê de Área
    • Cinemateca Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Livre (1975 - 1980 ).
        Outras informações: Membro do Conselho Deliberativo da Cinemateca Brasileira-Fundação Nacional Pró-Memória-Minc, desde 1975. Membro da Diretoria da Cinemateca Brasileira (1975/1980), Vice-Presidente do Conselho Deliberativo.
        Outras informações: Membro do conselho deliberativo da Cinemateca
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (1980 - 1982 ).
        Outras informações: 1980-83Membro da Comissão apreciadora de solicitações de Bolsa para o exterior na área de Cinema e Fotografia, CAPES/MEC.
        Outras informações: Membro de Comissão de solicitações de bolsa