Não autenticado |

Bruna Oliveira Santiago

    • Atualmente é aluna do programa de doutoramento em História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. É mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, com graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em Cultura Visual e imprensa ilustrada no século XIX.

       

      Links:    

    • SANTIAGO, B. O. . Fotografia e imprensa ilustrada no Brasil em meados do século XIX: a Semana Illustrada (1860-1876) CADERNOS DE HISTÓRIA (UFOP. MARIANA) , v. ano VIII , p. 145 - 159 , 2013. ISSN: 19800339.
    • SANTIAGO, B. O. . Visualidade e raça: uma discussão historiográfica História, Imagem e Narrativas , v. - , p. - - , 2015. ISSN: 18089895.
    • SANTIAGO, B. O. . Encyclopedia do riso e da galhofa: uma fonte para o estudo da caricatura na imprensa ilustrada da segunda metade do século XIX. Humor, língua e linguagem: representações culturais, v. , p. 230 - 246, 2017.
    • SANTIAGO, B. O. . A presença da fotografia nas páginas da Semana Illustrada: reflexões sobre a relação entre litografia e fotografia no século XIX. In: XXVIII Simpósio Nacional de História , 2015 , Florianópolis. Caderno de resumos do XXVIII Simpósio Nacional de História. : , 2015.
    • SANTIAGO, B. O. . A presença da fotografia nas páginas da Semana Illustrada: reflexões sobre a relação entre litografia e fotografia no século XIX. In: XXVIII Simpósio Nacional de História , 2015 , Florianópolis. Anais eletrônicos. : , 2015.
    • SANTIAGO, B. O. . A tecnologia a serviço da pesquisa histórica: o Picasa e sua utilização no tratamento das fontes. In: II Encontro de Pesquisas Históricas ? PUCRS , 2015 , Porto Alegre. O historiador e as novas tecnologias: caderno de resumos do II Encontro de Pesquisas Históricas ? PUCRS (26 a 28 de maio de 2015). Porto Alegre : Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, 2015.
    • SANTIAGO, B. O. . Cultura visual e imprensa no século XIX: um estudo das imagens da escravidão na Semana Illustrada. In: XXVII Simpósio Nacional de História , 2013 , Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. : , 2013.
    • SANTIAGO, B. O. . Cultura visual e imprensa no século XIX: um estudo das imagens da escravidão na Semana Illustrada. In: XXVII Simpósio Nacional de História , 2013 , Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. : , 2013.
    • SANTIAGO, B. O. . A Revista Careta e a nova visualidade urbana moderna na década de 1920. In: Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS , 2011 , Porto Alegre. Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica. : , 2011.
    • SANTIAGO, B. O. . A Revista Careta e a nova visualidade urbana moderna na década de 1920. In: XII Salão de Iniciação Científica PUCRS , 2011 , Porto Alegre. Anais do XII Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2011.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • SANTIAGO, B. O. . O Sol do Brasil: Nicolas-Antoine Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de D. João. : , 2013 (Resenha)
    • SANTIAGO, B. O. . A presença da fotografia nas páginas da Semana Illustrada: reflexões sobre a relação entre litografia e fotografia no século XIX. 2015 (Comunicacao)
    • SANTIAGO, B. O. . A tecnologia a serviço da pesquisa histórica: o Picasa e sua utilização no tratamento das fontes. 2015 (Comunicacao)
    • SANTIAGO, B. O. . Imprensa humorística no Brasil do século XIX: a Semana Ilustrada (1860-1876). 2014 (Comunicacao)
    • SANTIAGO, B. O. . Cultura visual e imprensa no século XIX: um estudo das imagens da escravidão na Semana Illustrada. 2013 (Simposio)
    • SANTIAGO, B. O. . A visualidade moderna nas páginas da Careta. 2012 (Conferência)
    • SANTIAGO, B. O. . Mulheres imigrantes em Porto Alegre (1945-1970). 2012 (Comunicacao)
    • SANTIAGO, B. O. . A Revista Careta e a nova visualidade urbana moderna na década de 1920. 2011 (Comunicacao)
    • SANTIAGO, B. O. . A Revista Careta e a nova visualidade urbana moderna na década de 1920. 2011 (Comunicacao)
    • REIS, Cinthia ; SANTIAGO, B. O. . Percorsi Italiani: 120 anos de História. 2019 (Casa Fiat de Cultura)
    • SANTIAGO, B. O. ; LEMOS, E. D. . História e imagens: subsídios para a pesquisa com fontes da imprensa ilustrada da segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX.. 2015 (UNIFESP)
    • SANTIAGO, B. O. . Mulheres imigrantes em Porto Alegre (1945-1970). 2012
    • SANTIAGO, B. O. . As imagens da escravidão urbana na Corte: Semana Illustrada (1860-1876). 2014
    • SANTIAGO, B. O. . A construção de uma visualidade urbana moderna nas revistas ilustradas brasileiras nos anos 1920. 2011
    • Nome do projeto: Mulheres Imigrantes em Porto Alegre (1945-1970) (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTIAGO, B. O. , CONSTANTINO, Núncia Santoro de , CHARAO, E. B. .
    • Nome do projeto: A representação das novas práticas sociais e a nova visualidade urbana moderna na imprensa carioca dos anos 1920 na revista ilustrada Careta (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTIAGO, B. O. , MONTEIRO, C. .
      Descrição: O objetivo principal dessa pesquisa é problematizar o papel que a fotografia teve nas revistas ilustradas nos anos 1920, em especial na revista Careta do Rio de Janeiro. Essa revista inspirou a criação de revistas ilustradas em Porto Alegre (Mascara, Madrugada e Revista do Globo) na elaboração de uma nova visualidade urbana moderna e na difusão de novas formas de sociabilidade e novos códigos culturais modernos.
    • Nome do projeto: A construção de uma visualidade urbana moderna nas revistas ilustradas brasileiras nos anos 1920 (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTIAGO, B. O. , MONTEIRO, C. .
      Descrição: O objetivo principal dessa pesquisa é problematizar o papel que a fotografia teve nas revistas ilustradas brasileiras nos anos 1920, em especial nas revistas Madrugada e Máscara de Porto Alegre. Essas revistas se inspiram tanto em suas congêneres cariocas (Careta, Fon-Fon) e paulistas (Cigarra, Ariel) quanto no modelo dos magazines franceses (L´Illustration, La Revue de Deux Mondes), para a elaboração de uma nova visualidade urbana moderna e a difusão de novas formas de sociabilidade e novos códigos culturais modernos. Na década de 1920, a cidade de Porto Alegre passou por uma série de cirurgias urbanas, visando assemelhar-se à capital federal e às metrópoles européias. As revistas ilustradas Madrugada e Máscara tornaram-se um espaço de divulgação dos novos códigos sociais modernos e de gestão das transformações do espaço urbano. Desta forma, ajudaram a produzir o consenso ao redor das reformas urbanas e do processo político de exclusão social e segregação urbana. Sobretudo, produzir a coesão social entre as elites políticas e sociais que estavam engajadas nesse processo, bem como a sedução das camadas médias que se inspiravam e tentava imitar os seus padrões de sociabilidade e consumo.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
        Título: Imagens da escravidão na Semana Illustrada (1861-1875)
        Ano de conclusão: 2012
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Doutorado:
      • Curso: História Contemporânea
        Nome da Instituição: Universidade Nova de Lisboa
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Angelus Novus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2018 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Estágio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE Disciplina Metodologia da História II, supervisão do Prof Jose Antonio Vasconcelos
        Outras informações: Estagiária