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Katia Cilene da Silva Santos

    • Doutora em Filosofia pela FFLCH-USP, com pesquisa subsidiada pelo CNPq sobre a antinomia da faculdade de conhecer, ou paradoxo de Zeller, na obra de Arthur Schopenhauer. Mestra em Filosofia, com pesquisa sobre a contradição aparente na teoria da liberdade na obra do mesmo filósofo, pela mesma universidade. Bacharel em Filosofia também pela FFLCH-USP e licenciada em Filosofia pela FE-USP. Especialista em Estudos Clássicos pela Cátedra UNESCO/Archai - UNB, onde defendeu trabalho sobre a liberdade no estoicismo e no epicurismo, em suas relações com o contexto histórico do Helenismo. Principais objetos de pesquisa: teorias do conhecimento, questões fundamentais da metafísica, realismo e idealismo, relações entre lógica e metafísica, princípio de não contradição, dilemas, antinomias e paradoxos metafísicos. Possui experiência em ensino, currículo e formação de professores de Filosofia do nível médio. É professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

       

      Links:    

    • SANTOS, K. C. S. . A antinomia da teoria do conhecimento de Schopenhauer. São Paulo : Loyola, 2020 . 344p. ISBN: 9788515046683.
    • SANTOS, K. C. S. . On the permanence of metaphysics DISPUTATIO. PHILOSOPHICAL RESEARCH BULLETIN/BOLETÍN DE INVESTIGACIÓN FILOSÓFICA , v. 9 , p. 53 - 89 , 2020. ISSN: 22540601.
    • SANTOS, K. C. S. . Os dilemas da metafísica segundo Charles Renouvier CADERNOS DE FILOSOFIA ALEMÃ: CRÍTICA E MODERNIDADE , v. 25 , p. 89 - 104 , 2020. ISSN: 23189800.
    • SANTOS, K. C. S. . Trabalho como conceito filosófico Conhecimento Prático Filosofia , v. 42 , p. 24 - 35 , 2013. ISSN: 19841388.
    • SANTOS, K. C. S. . A fisiologia como complemento do idealismo kantiano REVISTA DE FILOSOFIA: AURORA , v. 30 , p. 131 - 145 , 2018. ISSN: 19805934.
    • SANTOS, K. C. S. . A razão prática schopenhaueriana e a ação por máximas VOLUNTAS: ESTUDOS SOBRE SCHOPENHAUER , v. 2 , p. 160 - 184 , 2011. ISSN: 21793786.
    • SANTOS, K. C. S. . A importância do texto filosófico nas aulas de Filosofia FILOSOFIA E EDUCAÇÃO , v. 3 , p. 288 - 297 , 2012. ISSN: 19849605.
    • SANTOS, K. C. S. . Os graus de negação da Vontade e a liberdade no pensamento de Schopenhauer VOLUNTAS: ESTUDOS SOBRE SCHOPENHAUER , v. 01 , p. 33 - 47 , 2010. ISSN: 21793786.
    • SANTOS, K. C. S. . As contradições na filosofia de Schopenhauer. Temas de Filosofia. Coleção XVI Encontro ANPOF, v. , p. 131 - 150, 2015.
    • SANTOS, K. C. S. . A liberdade no pensamento de Schopenhauer. Arthur Schopenhauer no Brasil, v. , p. 273 - 301, 2010.
    • SANTOS, K. C. S. . A Época Helenística e a liberdade no estoicismo e no epicurismo. In: XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos / I Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos Clássicos , 2013 , Brasília - DF. O futuro do passado. : , 2013. p. 17 - 17.
    • SANTOS, K. C. S. . Reflexão sobre o currículo de Filosofia no ensino médio. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação , 2011 , Ouro Preto. Caderno de Resumos do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação. : , 2011. p. 40 - 40.
    • SANTOS, K. C. S. . A dupla fundamentação da necessidade das ações na filosofia de Schopenhauer. In: V Colóquio Internacional Schopenhauer - Estética e Ética , 2011 , Florianópolis. V Colóquio Internacional Schopenhauer - Estética e Ética. : , 2011. p. 35 - 35.
    • SANTOS, K. C. S. . Os graus de negação da Vontade na filosofia de Schopenhauer. In: XIV Encontro Nacional da ANPOF , 2010 , Águas de Lindóia. XIV Encontro Nacional a ANPOF. Águas de Lindóia : Edgar Marques, 2010. p. 303 - 303.
    • SESI-SP ; SANTOS, K. C. S. . Filosofia: Ensino Médio - Fazer Pedagógico. 2012 (Consultoria)
    • SESI-SP ; SANTOS, K. C. S. . Filosofia: Ensino Médio - Movimento do Aprender. 2012 (Consultoria)
    • SANTOS, K. C. S. . Charles Renouvier e as críticas de Schopenhauer à ética de Kant. 2021 (Conferência)
    • SANTOS, K. C. S. . Ética, pesquisa e sociedade: desafios e possibilidades na contemporaneidade. 2018 (Conferência)
    • SANTOS, K. C. S. . O trabalho nos 'Manuscritos econômico-filosóficos'. 2018 (Conferência)
    • SANTOS, K. C. S. . As contradições na filosofia de Schopenhauer. 2014 (Comunicacao)
    • SANTOS, K. C. S. . A Época Helenística e a liberdade no estoicismo e no epicurismo. 2013 (Comunicacao)
    • SANTOS, K. C. S. . Reflexão sobre o currículo de Filosofia no ensino médio. 2011 (Comunicacao)
    • SANTOS, K. C. S. . A dupla fundamentação da necessidade das ações na filosofia de Schopenhauer. 2011 (Conferência)
    • SANTOS, K. C. S. . Os graus de negação da Vontade na Filosofia de Schopenhauer. 2010 (Comunicacao)
    • SANTOS, K. C. S. . A noção de história em Schopenhauer. 2009 (Conferência)
    • SANTOS, K. C. S. . Devido à poluição luminosa, São Paulo se tornou uma cidade sem estrelas. 2018 Internet
    • SANTOS, K. C. S. . A Universidade, o estudante e a sociedade brasileira: ciência, tecnologia e política.. 2019
    • SANTOS, K. C. S. . Debate de lançamento do livro 'A antinomia da teoria do conhecimento de Schopenhauer'. 2020 Internet
    • SANTOS, K. C. S. . Encontro GT SCHOPENHAUER 2020 - 'Schopenhauer Educador'. 2020 Internet
    • SANTOS, K. C. S. . Pensamento à luz da história. 2019 Revista Grandes Nomes da Filosofia
  • Organização de eventos: 1
    • SANTOS, K. C. S. . SEMINÁRIO 200 ANOS DE KARL MARX: A ATUALIDADE DE SEU PENSAMENTO. 2018 (UFERSA)
    • SANTOS, K. C. S. ; ROCHA, C. S. . Conceitos Fundamentais do Marxismo. 2018 (UFERSA)
    • SANTOS, K. C. S. . Erklären e Verstehen: a objetividade nas ciências. 2019 (UFERSA)
    • Nome do projeto: As reflexões de Charles Renouvier acerca do princípio de não contradição (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, K. C. S. .
      Descrição: Este projeto objetiva investigar as concepções de Charles Renouvier acerca do princípio de não contradição. Desde o início da sua filosofia, ele estava convicto de que era preciso compreender a contradição, o escopo do princípio de não contradição e seu lugar na História da Filosofia, entendida por ele como realização das antinomias da razão pura, isto é, como palco disputa entre sistemas contraditórios. Renouvier entendia a contradição como inexpugnável tanto no tocante às oposições entre diferentes filosofias ao longo da História, como em relação às lógicas internas delas. Nesse sentido, pretendemos investigar as posturas e convicções sobre o princípio de não contradição perceptíveis na sua longa trajetória filosófica, as quais foram se modificando e se aprimorando ao longo do tempo.
    • Nome do projeto: A concepção de Charles Renouvier sobre dilemas metafísicos e o princípio de não contradição (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, K. C. S. .
      Descrição: Este projeto objetiva apresentar e discutir a concepção de Charles Renouvier, principal expoente do neocriticismo francês, acerca de dilemas metafísicos na História da Filosofia. Com base em uma compreensão própria do princípio de não contradição, esse pensador analisa a História da Filosofia e as doutrinas mais influentes ao longo do tempo, de modo a extrair as teses elementares de vertentes de pensamento contraditórias entre si. Seu objetivo é trazer à tona os pontos exatos das divergências entre essas vertentes, para possibilitar uma escolha fundamentada.
    • SANTOS, K. C. S. . 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - 1ª etapa. 2015 - Avaliação de tranbalhos discentes
    • SANTOS, K. C. S. . 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - 2ª etapa. 2015 - Avaliação de tranbalhos discentes
    • SANTOS, K. C. S. . XX Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia. 2017 - Corrdenação da mesa 27 - kant
    • SANTOS, K. C. S. . XVI Encontro Nacional da ANPOF. 2014 - Coordenação de mesa em sessão temática
    • SANTOS, K. C. S. . XII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia. 2009 - Coordenação da mesa 25 - schopenhauer ii
    • SANTOS, K. C. S. . XIII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia. 2010 - Coordenação da mesa 38 - schopenhauer
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Bacharelado em Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de Brasília / Cátedra Unesco Archai
        Ano de conclusão: 2013
    • SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA DE SÃO PAULO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2012 ).
        Outras informações: Principais atividades desenvolvidas: Assessoria técnica e pedagógica à equipe escolar, no desenvolvimento e implementação de programas educacionais. Assistência pedagógica à equipe docente das unidades escolares da rede. Planejamento, organização e execução de ações relacionadas à formação continuada de docentes, estimulando o emprego de novas práticas pedagógicas. Elaboração, tabulação e análise de instrumentos de avaliação do processo de formação continuada de docentes. Pesquisa, elaboração e seleção de materiais e recursos de apoio didático-pedagógico aos docentes. Análise, pesquisa e produção de obras e outros materiais didático-pedagógicos. Validação de propostas metodológicas com alunos e professores nas unidades escolares da rede. Planejamento, operacionalização, acompanhamento e avaliação de projetos e atividades de natureza pedagógica. Pesquisas para diagnóstico e acompanhamento das necessidades educacionais.
        Outras informações: Analista Técnico Pedagógico
    • Secretaria de Estado da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Professora de Filosofia do ensino médio.
        Outras informações: Professora de Filosofia Efetiva
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - 2015 ).
        Outras informações: Docente durante quatro semestres, nas seguintes disciplinas: Filosofia e lógica, Filosofia da Ciência, Filosofia das Ciências da Vida, Filosofia da Biologia, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência 1, Lógica 2.
        Outras informações: Professora Substituta
    • Universidade Federal Rural do Semi-Árido:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Ética.
        Outras informações: Professora de Magistério Superior
    • EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (UFU. IMPRESSO):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • IPSEITAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Parecer científico "ad hoc" sobre artigo submetido à Revista Ipseitas de Filosofia, ligada ao programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar.
    • TEMPORALIDADES:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: parecer "ad hoc" para a Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, para a edição 26, Vol. 10, n. 1, (Jan./Abr. 2018).
    • KÍNESIS (MARÍLIA):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Parecer científico "ad hoc" para a revista especializada Kínesis: Revista de estudos pós-graduandos em Filosofia.
    • REVISTA DE FILOSOFIA: AURORA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Parecer "ad hoc" sobre artigo científico submetido à Revista.
    • VOLUNTAS: ESTUDOS SOBRE SCHOPENHAUER:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Parecer científico "ad hoc" sobre artigo submetido à revista, que é o periódico da Seção Brasileira da Schopenhauer-Gesellschaft e do Programa de PósGraduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria.