Não autenticado |

Fernando Dias Andrade

    • FERNANDO DIAS ANDRADE é Livre-Docente pela Universidade Federal de São Paulo, onde também é Professor Associado IV de História da Filosofia, com obra dedicada especialmente à História da Filosofia do Século XVII (com ênfase na filosofia de Espinosa), à Ética e à Filosofia Política (com ênfase em teorias da democracia e estudos sobre ideologia) e à História da Filosofia do Direito (com ênfase em teorias da justiça e em racionalismo jurídico). Tese de doutorado em Filosofia: Pax spinozana. Direito natural e direito justo em Espinosa. 2001. PDF disponível em http://bit.ly/2ifmiQB

       

      Links:    

    • Avaliador no Simpósio de Graduação da Unifesp
    • História da Filosofia do Direito
    • História da Filosofia Moderna e Contemporânea
    • Ética, Filosofia Política e do Direito
  • Livros publicados: 2
    • ANDRADE, Fernando Dias . A ideologia antes de Marx. São Paulo : Edição do Autor, 2015 . 54p. ISBN: 9788592019907.
    • ANDRADE, Fernando Dias ; MAAMARI, Adriana Mattar ; ZANCANARO, Lourenço . Anais da I Jornada de Filosofia e Direitos Humanos. Londrina : Editora da UEL, 2006 . p. ISBN: 85981964.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Comentário: O conatus é sempre imaginativo TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. IMPRESSO) , v. 44 , p. 229 - 232 , 2021. ISSN: 01013173.
    • ANDRADE, Fernando Dias . A estrutura afetiva dos tipos de governo em Hobbes, 1: Pressupostos CADERNOS ESPINOSANOS (USP) , v. 44 , p. 61 - 94 , 2021. ISSN: 14136651.
    • ANDRADE, FERNANDO DIAS . O CONCEITO DE JUSTIÇA DE MARILENA CHAUI CADERNOS ESPINOSANOS (USP) , v. 1 , p. 65 - 106 , 2018. ISSN: 24479012.
    • ANDRADE, FERNANDO DIAS . QUÃO JUDAICO É O DEUS DE ESPINOSA? Cadernos Espinosanos (USP) , v. 1 , p. 63 - 133 , 2016. ISSN: 24479012.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Um crisol contra o estado servil: sobre Espinosa, Tratado político, III, 1-9 Ipseitas (Revista da Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar) , v. 1 (2) , p. 17 - 38 , 2015. ISSN: 23595140.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Direitos subjetivos na filosofia do direito de Espinosa Revista Conatus (UECE. Online) , v. 5 , p. 31 - 36 , 2012. ISSN: 19817509.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Impossibilidade da violência na democracia de Espinosa Revista Conatus (UECE. Online) , v. 4 , p. 47 - 53 , 2011. ISSN: 19817509.
    • HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes ; ANDRADE, Fernando Dias . A renovação da doutrina do Direito de Família Revista Brasileira de Direito das Famílias e Sucessões , v. 5 , p. 124 - 125 , 2008. ISSN: 19822219.
    • ANDRADE, Fernando Dias ; HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes . Ensino da responsabilidade civil na graduação em Direito Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo , v. 103 , p. 127 - 162 , 2010. ISSN: 03039838.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Responsabilidade civil e ética em Espinosa Revista EPD , v. 1 , p. 157 - 180 , 2005. ISSN: 18087698.
    • HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes ; ANDRADE, Fernando Dias . A certeza pela dogmática Revista Trimestral de Direito Civil , v. 13 , p. - , 2003. ISSN: 15182010.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Desejo, alegria, tristeza: o conatus como potência de existir e agir Cadernos Espinosanos (USP) , v. I , p. 7 - 44 , 1996. ISSN: 14136651.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Em que sentido se pode dizer que a geometria da Ética é apropriada, adequada e necessária ao seu conteúdo? Cadernos Espinosanos (USP) , v. III , p. 9 - 16 , 1998. ISSN: 14136651.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Sobre a adoção de métodos filosóficos no estudo jurídico da filosofia e da filosofia do direito Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo , v. 3 , p. 56 - 62 , 1997. ISSN: 15160947.
    • ANDRADE, Fernando Dias . A razão democrática em Beccaria Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo , v. 4 , p. 115 - 129 , 1998. ISSN: 15160947.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Uma cronologia espinosana Cadernos Espinosanos (USP) , v. IV , p. - , 1998. ISSN: 14136651.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Infâmia da pesquisa acadêmica e morte do pensamento nos cursos de direito Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo , v. 6 , p. 77 - 93 , 2000. ISSN: 15160947.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Direitos humanos racionalmente fundados: uma concepção política, não metafísica Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 10 , p. 1167 - 1180 , 2000. ISSN: 14149494.
    • ANDRADE, Fernando Dias . A monografia jurídica: livro, artigo ou gaveta? Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo , v. 7 , p. 54 - 71 , 2001. ISSN: 15160947.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Sobre ética e ética jurídica REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO , v. 8 , p. 99 - 129 , 2002. ISSN: 15160947.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Um crisol contra o estado servil: sobre Espinosa, Tratado Político, III, 1-9. Pensar o Direito: política, decisão e resistência, v. , p. 21 - 42, 2020.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Cuán judío es el Dios de Spinoza?. La Noción de Dios en la Filosofía Judía., v. , p. 149 - 197, 2017.
    • ANDRADE, Fernando Dias ; Hironaka, Giselda Maria Fernandes Novaes . Ensino da responsabilidade civil na graduação em Direito. O Direito Brasileiro em evolução, v. , p. 57 - 97, 2017.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Um crisol contra o estado servil. Sobre Espinosa, Tratado político, III, 1-9.. Filosofemas II, v. , p. 461 - 487, 2016.
    • ANDRADE, Fernando Dias . A essência da política. Necessidade da democracia no Tratado político de Espinosa. Filosofemas: ética, arte, existência [ISBN 9788561673147], v. , p. 41 - 80, 2010.
    • ANDRADE, Fernando Dias . A essência da política. Necessidade da democracia no Tratado político de Espinosa. Necessidade e contingência na modernidade [ISBN 9788598233413], v. , p. 247 - 281, 2009.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Poder familiar e afeto numa perspectiva espinosana. Família e dignidade humana: Anais do V Congresso Brasileiro de Direito de Família, v. , p. 367 - 393, 2006.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Poder familiar e afeto numa perspectiva espinosana. Direito Civil - Direito Patrimonial e Existencial. Estudos em Homenagem à professora Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka [ISBN 8576601087], v. , p. 777 - 798, 2006.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Espinosa, vida e obra: Desconstruindo a própria tradição . Discutinfo Filosofia , São Paulo , 01 mai. 2007.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Justiça e eqüidade segundo John Rawls . Discutindo Filosofia , São Paulo , 21 fev. 2006.
    • ANDRADE, Fernando Dias . O que são direitos humanos? - Parte 8 . O mensageiro de Santo Antônio , Santo André , 01 nov. 1999.
    • ANDRADE, Fernando Dias . O que são direitos humanos? - Parte 7 . O mensageiro de Santo Antônio , Santo André , 01 set. 1999.
    • ANDRADE, Fernando Dias . O que são direitos humanos? - Parte 6 . O mensageiro de Santo Antônio , Santo André , 01 jul. 1999.
    • ANDRADE, Fernando Dias . O que são direitos humanos? - Parte 5 . O mensageiro de Santo Antônio , Santo André , 01 jun. 1999.
    • ANDRADE, Fernando Dias . O que são direitos humanos? - Parte 4 . O mensageiro de Santo Antônio , Santo André , 01 mai. 1999.
    • ANDRADE, Fernando Dias . O que são direitos humanos? - Parte 3 . O mensageiro de Santo Antônio , Santo André , 01 abr. 1999.
    • ANDRADE, Fernando Dias . O que são direitos humanos? - Parte 2 . O mensageiro de Santo Antônio , Santo André , 01 jan. 1999.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Filosofia do direito na Filosofia-USP . Terceira margem , São Paulo , . .
    • ANDRADE, Fernando Dias . Votar: começo ou fim da esperança? - Parte 2 . O mensageiro de Santo Antônio , Santo André , 01 nov. 1998.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Votar: começo ou fim da esperança? - Parte 1 . O mensageiro de Santo Antônio , Santo André , 01 out. 1998.
    • ANDRADE, Fernando Dias . O que são direitos humanos? - Parte 1 . O mensageiro de Santo Antônio , Santo André , 01 jan. 1999.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Justiça e democracia. In: III Jornada de Filosofia e Direitos Humanos , 2007 , Goiânia. Direitos humanos e democracia - Caderno de Atas. Goiânia : Editora da Universidade Ctólica de Goiás, 2007. p. 23 - 23.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Existe um direito de guerra em Espinosa?. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF , 2004 , Salvador, BA. Atas do XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Salvador, BA : Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2004. p. 157 - 157.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Ulrik Huber, leitor de Espinosa. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF , 2006 , Salvador, BA. Atas do XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Salvador, BA : Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2006. p. 189 - 189.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Poder familiar e afeto numa perspectiva espinosana. In: V Congresso Brasileiro de Direito de Família , 2005 , Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro de Direito de Família. Belo Horizonte : IBDFAM-Del Rey, 2005.
    • ANDRADE, Fernando Dias ; CHAUÍ, Marilena de Souza ; OLIVA, Luís César Guimarães ; LACERDA, Tessa Moura ; MACHADO FILHO, Moysés Floriano ; REZENDE, Cristiano Novaes de ; SANTIAGO, Homero Silveira ; ITOKAZU, Ericka Marie ; BAIONI, José Eduardo Marques . Ética. São Paulo : Edusp , 2015 (Tradução)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Thomas Hobbes: Os elementos da lei natural e política. São Paulo e Guarulhos : Edição de Autor , 2009 (Tradução)
    • ANDRADE, Fernando Dias ; VALENCISE, J.M. . João Miguel Valencise. [Dissertação de mestrado.] UFSCar.. São Carlos : Universidade Federal de São Carlos , 2012 (Revisão técnica)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Michel Vovelle: A hora da grande passagem. : , 2008 (Tradução)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Christophe Miqueu: A aposta do spinozismo, ou o fim do finalismo. São Paulo : WMF Martins Fontes , 2009 (Tradução)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Edson de Faria Francisco: Manual da Bíblia Hebraica, 3ª edição.. São Paulo : Vida Nova , 2005 (Revisão técnica)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Alfred Dufour: Direito natural / direito positivo. Paris : Sirey , 1999 (Tradução)
    • ANDRADE, Fernando Dias . John Locke: Carta sobre a tolerância - Introdução. São Paulo : Ícone , 2004 (Tradução)
    • ANDRADE, Fernando Dias . John Locke: Carta sobre a tolerância - Prefácio. São Paulo : Ícone , 2004 (Tradução)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Gérard Courtois: Inocência e responsabilidade segundo Espinosa. : , 2001 (Tradução)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Ángel Cristóbal Montes: Introdução ao Direito imobiliário registral. Porto Alegre : Sérgio Antonio Fabris Editor , 1999 (Tradução)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Michel Villey: O direito romano - sua atualidade. : , 1996 (Tradução)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Pierre Gribeauval: Moral, ética, deontologia, direito, etc.. São Paulo : Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos , 2004 (Tradução)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Emile Durkheim: Sociologia e filosofia. São Paulo : Ícone , 2004 (Tradução)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Thomas Hobbes: Os elementos da lei natural e política. São Paulo : Ícone , 2002 (Tradução)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Ensino jurídico e OAB [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: 17.11.2007]. 2007 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Paulo Lôbo e a renovação da doutrina do Direito de Família [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: 03.08.2008]. 2008 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Concorrência sucessória. Parte 1: Morrer. Capítulo 3: Cortejo. Questões históricas para pensar a morte [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: 20.01.2010]. 2010 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Concorrência sucessória. Parte 1: Morrer. Capítulo 2: Culto. Questões jurídicas para pensar a morte [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: 21.04.2008]. 2008 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Concorrência sucessória. Parte 1: Morrer. Capítulo 1: Pranto. Questões de método para pensar a morte [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: 14.04.2008]. 2008 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Família, indignidade, solidariedade: A indignidade como causa da escusabilidade do dever de alimentar [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: 13.11.2007]. 2007 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias ; HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes . Hermenêutica civilista [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: 05.10.2007]. 2007 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Inovações biotecnológicas e direito das sucessões [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: 07.08.2006]. 2006 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Ensino da responsabilidade civil na graduação em Direito [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: 26.11.2005]. 2005 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Ensino do Direito: dos primórdios à expansão pelo setor privado [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: 14.08.2004]. 2004 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Princípio da dignidade da pessoa humana [Consultoria para Rodrigo Pereira; Conclusão: 18.08.2004]. 2004 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Distinção entre moral e ética: um princípio? [Consultoria para Rodrigo Pereira; Conclusão: 16.08.2004]. 2004 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . A armadilha do mestrado profissionalizante em Direito [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: 28.04.2004]. 2004 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Juízes não violam contratos [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: 19.02.2004]. 2004 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Sobre peixes e afetos Um devaneio acerca da ética no Direito de Família [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: 17.07.2003]. 2003 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Ensino jurídico no Brasil: Desafios para o conteúdo de formação profissional [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: 17.07.2002]. 2002 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Irracionalismo e violência em torno da Dignidade da pessoa humana [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: 15.03.2002]. 2002 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Responsabilidade civil na relação paterno-filial [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: 20.10.2001]. 2001 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Responsabilidade civil e história [Consultoria para Giselda Hironaka; Conclusão: maio de 2001]. 2001 (Consultoria)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Sobre Locke, Governo Civil, II, 5 (Da propriedade). 2023 (Seminário)
    • ANDRADE, Fernando Dias . A Filosofia contra a Teologia mas em defesa da Religião. 2020 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . A estrutura das formas de governo em Hobbes e dos gêneros de império em Espinosa. 2020 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Espinosa: o conatus como potência de existir e agir. 2020 (Conferência)
    • ANDRADE, FERNANDO DIAS . Descartes e a busca da verdade. 2017 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Os Pensadores: Espinosa. 2019 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Espinosa e Sartre: liberdade e responsabilidade. 2018 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Espinosa e o sentido da vida. 2017 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Sobre o direito natural. 2017 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Os pensadores: Espinosa. 2017 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . A democracia e a guerra. 2017 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Espinosa ensina o caminho da serenidade: Não rir, nem lamentar, nem odiar, mas entender.. 2017 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Ideologia e intolerância. 2016 (Outra)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Espinosa. 2016 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Descartes. 2016 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Carta a Marilena Chauí sobre seu conceito de justiça. 2016 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Sobre Marilena Chauí, A nervura do real 2, cap 4, 1ª metade (sobre Ética, parte III, até 1ª proposição). 2016 (Seminário)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Espinosa, uma introdução: O filósofo dos filósofos. 2016 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . A ideologia. 2015 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Os Pensadores: Descartes. 2015 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Sobre Espinosa, Tratado teológico-político, cap. XVI. 2014 (Seminário)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Os Pensadores: Espinosa. 2014 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Espinosa contra Grotius, jurista e jusnaturalista maior do século XVII holandês. 2013 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Um crisol contra o estado servil. Sobre Espinosa, TP, III, 1-9. 2012 (Seminário)
    • ANDRADE, Fernando Dias . O imperium não é um Estado. O estatuto do imperium na filosofia do direito de Espinosa. 2011 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Sobre a tradução de imperium no Tratado político de Espinosa. 2011 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Uma antropologia espinosana?. 2011 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Direitos subjetivos na filosofia do direito de Espinosa. 2011 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Recepção do pensamento de Espinosa pelos juristas. 2010 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Elogio da disputa. As paixões nos Elementos da lei de Hobbes. 2010 (Seminário)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Defesa da Filosofia política moderna. 2009 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Impossibilidade da violência na democracia de Espinosa. 2009 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . A formação do modelo jusnaturalista hobbesiano nos Elementos da lei. 2009 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Fernando Dias . A democracia de Nietzsche contra a democracia de Espinosa. 2009 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias ; AGUIAR, Marcelo Souza . Interpretação I: Métodos de interpretação. 2008 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Direito e justiça II. 2008 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Direito e justiça I. 2008 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Direito e Poder. 2008 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . A razão barroca: natureza e história em Espinosa, Vico e Marx. 2007 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Espinosismo e marxismo. 2008 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Seminário sobre O conflito das faculdades. 2008 (Seminário)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Justiça e democracia. 2007 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Justiça e democracia. 2007 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Educação no Ensino Superior: diagnóstico e prognóstico. 2007 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . O poder na concepção espinosana de democracia: um paradigma para o direito político. 2006 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Ulrik Huber, leitor de Espinosa. 2006 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Fernando Dias . O direito romano-holandês na filosofia do direito de Espinosa. 2006 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . O direito romano-holandês na filosofia do direito de Espinosa. 2006 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Poder familiar e afeto numa perspectiva espinosana. 2005 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Análise dos Enunciados do CJF. 2005 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Novo Código Civil Brasileiro: estado da arte, acertos e desacertos - uma visão crítica. 2005 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Imputabilidade e responsabilidade no Ensaio sobre o entendimento humano de Locke. 2004 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Fernando Dias . A configuração da herança e as razões da sua administração no Direito. 2005 (Seminário)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Educação no ensino superior: diagnóstico e prognóstico. 2005 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . O que é reflexão ético-política do ensino do direito?. 2005 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . O poder familiar e o afeto a partir de Espinosa. 2004 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Direito de Família in vitro. 2004 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Verri e Beccaria: o nascimento da filosofia penal como crítica à crueldade das penas. 2005 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias ; MAAMARI, Adriana Mattar . Apresentação. 2005 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Análise dos Enunciados do CJF. 2005 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Novo Código Civil Brasileiro: estado da arte, acertos e desacertos - uma visão crítica. 2005 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Jus sive potentia: desconstrução do direito no racionalismo jurídico de Espinosa. 2005 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Existe um direito de guerra em Espinosa?. 2004 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Direito natural, direito justo Temas para o pensamento político espinosano. 1999 (Seminário)
    • ANDRADE, Fernando Dias . O jusnaturalismo antes de Espinosa. 1994 (Seminário)
    • ANDRADE, Fernando Dias ; FORNAZARI, Sandro Kobol ; FREZZATTI JR, Wilson Antonio ; LODDI, Nigge Marianne Piovesan ; PUPO, Lygia Rivero . Seminário acerca do Capítulo 2 do Tratado político de Espinosa. 1994 (Seminário)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Communis Civitatis juris: a propriedade comum do solo no Tratado político de Espinosa. 2004 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . O direito justo em Espinosa. 1997 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Espinosa: o direito positivo enquanto instrumento racional. 1998 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Para além da Carta 50: nota sobre o antihobbesianismo espinosano. 1999 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Pax spinozana: direito natural e direito justo em Espinosa. 2000 (Seminário)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Direitos naturais sem jusnaturalismo em Espinosa. 2000 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Antijusnaturalismo e história em Espinosa. 2000 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Responsabilidade civil e ética em Espinosa. 2001 (Conferência)
    • ANDRADE, Fernando Dias . O que a esquerda diz que é fascismo e o que realmente é. 2018 Gazeta do Povo
    • ANDRADE, Fernando Dias . O que é fascismo?. 2018 Blog Filosofia, Direito e Arte
    • ANDRADE, Fernando Dias . A causa de si e de todas as coisas: o Deus de Espinosa. 2019 Canal da Casa do Saber no YouTube
    • ANDRADE, Fernando Dias . O caminho da serenidade: Não rir, nem lamentar, nem odiar, mas compreender. 2019 Canal da Casa do Saber no YouTube
    • ANDRADE, Fernando Dias . O que é Ideologia? Ideologia é a ocultação do real.. 2019 YouTube da Casa do Saber SP
    • ANDRADE, Fernando Dias ; LODUCCA, Celso . O ser humano e a natureza em Espinosa. 2020 Internet e Rádio
    • ANDRADE, Fernando Dias ; PISSARRA, Maria da Conceição . Paz em tempos de guerra. 2016 TV e Internet
    • ANDRADE, Fernando Dias . II SEMANAJUR - Semana Jurídica e Cultural da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. 2002 (Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo)
    • ANDRADE, Fernando Dias . I SEMANAJUR - Semana Jurídica e Cultural da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. 2001 (Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo)
    • ANDRADE, Fernando Dias ; CARMO, Luciana Rugene Do . II Encontro Regional de Estudos Filosóficos do Século XVII: O Pensamento do Século XVII. 1997 (II Encontro Regional de Estudos Filosóficos do Século XVII: O Pensamento do Século XVII)
    • ANDRADE, Fernando Dias ; HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes ; CANEZIN, Claudete Carvalho . Jornada de Direito Civil: Os desacertos do Novo Código Civil e as tentativas de solução intentadas por meio dos conjuntos de Enunciados do Conselho da Justiça Federal (uma análise crítica). 2005 (Departamento de Direito Privado e curso de especialização em Direito Civil e Processo Civil da UEL)
    • ANDRADE, Fernando Dias ; MAAMARI, Adriana Mattar ; ZANCANARO, Lourenço . I Jornada de Filosofia e Direitos Humanos. 2005 (Fundação Araucária e Universidade Estadual de Londrina)
    • ANDRADE, Fernando Dias . I Jornada UNIFESP de Filosofia Moderna. 2007 (Universidade Federal de São Paulo)
    • ANDRADE, Fernando Dias . I Colóquio UNIFESP de Filosofia Política e do Direito. 2009 (Universidade Federal de São Paulo)
    • ANDRADE, Fernando Dias ; DAMIGOS, Emmanuel Ioannidis . Curso do Prof Emmanuel Damigos: "Formas da alegria na filosofia de Nietzsche". 2009 (Unifesp)
    • ANDRADE, Fernando Dias ; DAMIGOS, Emmanuel Ioannidis . Curso do Prof Emmanuel Damigos: "O amor como aporia". 2010 (Curso de Filosofia da UNIFESP)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Palestra do Prof Sebastián Torres Castaños: "Machiavelli-Spinoza: la institución de lo social". 2010 (Escola e Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Introdução à filosofia penal. 2002 (Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Responsabilidade civil e ética. 2001 (Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Pax spinozana: direito natural e direito justo em Espinosa. 2001 (Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Os direitos humanos numa perspectiva racionalista. 2000 (Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Positivismo jurídico kelnesiano e democracia. 2000 (Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Jusnaturalismo e direito positivo. 2000 (Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Teoria e história da responsabilidade civil. 2004 (Faculdade de Direito do Sul de Minas)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Positivismo jurídico e direito natural. 2000 (Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo)
    • ANDRADE, Fernando Dias . Relatório [EJ-A] 1 para Projeto Temático RE17 (04.11.2003). 2003
    • ANDRADE, Fernando Dias . Relatório [EJ-B] 1 para Pós-doutorado no Brasil (10.09.2004). 2004
    • ANDRADE, Fernando Dias . Relatório [EJ-C] 2 para Projeto Temático RE17 (30.11.2004). 2004
    • ANDRADE, Fernando Dias . Relatório [EJ-D] 3 para Projeto Temático RE17 (16.11.2005). 2005
    • ANDRADE, Fernando Dias . Relatório [EJ-E] 2 para Pós-doutorado no Brasil (06.03.2006). 2006
    • ANDRADE, Fernando Dias . Relatório [EJ-G] 4 para Projeto Temático RE17 (16.01.2007). 2007
    • ANDRADE, Fernando Dias . Relatório [EJ-H] 3 para Pós-doutorado no Brasil (10.04.2007). 2007
    • ANDRADE, Fernando Dias . Relatório [EJ-F] para Pós-doutorado no Exterior (30.04.2006). 2006
    • Nome do projeto: Projeto Temático Experiência e Razão no Século XVII (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, Fernando Dias , CHAUÍ, Marilena de Souza .
      Descrição: O projeto pretende determinar um conjunto de questões concernentes à experiência e à razão no pensamento do Século XVII, uma vez que Bacon propõe uma reforma filosófico-científica que transforme a experiência errante em experimento lucífero e frutífero, Descartes afirma que a razão é a coisa do mundo melhor partilhada e Galileu abre a modernidade realizando experiências em pensamento. A pesquisa se desdobra em três direções principais: Vertente epistêmica: A primeira direção investigativa tem como núcleo a discussão sobre o estatuto e da razão no pensamento do Século XVII, fundamentalmente as disputas entre empiristas e intelectualistas durante a constituição da ciência moderna. Vertente ético-política: A segunda direção da pesquisa, tomando agora o referencial das questões postas à razão e à experiência pela autoridade teológica, retoma a relação entre experiência e razão, mas agora do ponto de vista da prática, isto é, da elaboração da ética e das filosofias políticas modernas. É bastante conhecido o mote do pensamento seiscentista: "sabe quem faz". Em outras palavras, os modernos afirmam que conhecer o inseparável de produzir um efeito, de sorte que só conhece quem é capaz de produzir um efeito determinado porque conhece sua causa produtora ou eficiente. Esse mote, que explica tanto o prestígio da matemática nos seiscentos como o da experiência sob a forma dos experimentos científicos, é a pedra de toque da laicização e dessacralização da ética e da política. Vertente ontológica: Finalmente, a terceira direção da pesquisa recoloca a relação entre experiência e razão na ontologia, isto é, na formulação da metafísica clássica. Essa terceira direção toma como pressuposto a interpretação oferecida por Merleau-Ponty daquilo que o filósofo denominou de "o grande racionalismo do Século XVII", que "levou ao seu mais alto ponto a consciência do problema ontológico". O foco de Merleau-Ponty é dado pela diferença entre o Grande Racionalismo seisce
    • Nome do projeto: Projeto Temático Ruptura e Continuidade: Investigações sobre a relação entre natureza e história a partir de sua formulação pelo Grande Racionalismo Seiscentista (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, Fernando Dias , CHAUÍ, Marilena de Souza .
      Descrição: I. Justificativa Diz-se que um projeto de pesquisa possui boas qualidades quando preenche algumas condições: 1) realiza um trabalho de formação do pesquisador, fazendo-o conhecer os clássicos de seu campo de pesquisa e as questões mais relevantes que o constituem; 2) circunscreve um território no qual a articulação imanente de temas, problemas e questões abre para uma pluralidade de investigações individuais conectadas umas às outras graças às conexões conceituais do território investigado; 3) cria um espaço de colaboração e diálogo entre os pesquisadores, assegurando o desenvolvimento de cada um deles e do grupo; 4) traduz o trabalho realizado em obras ? dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos, livros, comunicações em colóquios e congressos --, assegurando o caráter público dos resultados da pesquisa. Percorrendo os trabalhos concretizados nos quatro (4) anos do período de realização do Projeto Temático Experiência e razão no pensamento moderno, julgamos que nele se concretizaram as condições acima mencionadas (o que se evidencia nos relatórios das atividades individuais e coletivas). Porém, às condições mencionadas cabe acrescentar mais uma: um projeto de pesquisa manifesta sua boa qualidade quando se torna capaz de suscitar um novo projeto, ou, em outras palavras, quando o campo pesquisado se abre para novas e originais vertentes de indagação. Um trabalho de formação sólido e rigoroso é capaz de instituir uma tradição, isto é, um estilo de pensamento e de escrita que podem dirigir-se ao novo porque fortemente ancorados no saber já adquirido. Em vista dessas considerações, nosso grupo de pesquisa pretende continuar seu trabalho expandindo e alargando temas e questões suscitados pelas investigações já concluídas e por aquelas que estão em curso. II. Proposta O Projeto Temático se debruçará sobre o legado da modernidade e sobre a recepção do saber formulado no Século XVII, pesquisando formas e sentidos da ruptura e da continuidade, tendo com
    • Nome do projeto: GT Filosofia e Direito (CNPq) (2005 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, Fernando Dias , MAAMARI, Adriana Mattar , NASCIMENTO, Milton Meira Do .
      Descrição: O campo de investigação deste grupo de pesquisa abrange as reflexões, ao longo da história da filosofia, sobre as relações entre a filosofia e o direito, tendo como eixo a tradição crítica do direito natural antigo e do moderno. As indagações a respeito do fundamento do direito passam necessariamente pela revisitação do historicismo e de sua crítica moderna, realizada sobretudo pelos jusnaturalistas do século XVII, frente a escola clássica do direito natural. O chamado direito natural racional, que se contrapõe ao direito natural clássico, ao erigir a razão como ponto de referência e ancoragem para o direito, ao mesmo tempo, inaugura o terreno para a fundamentação dos direitos humanos, que carregarão, desde a origem, a ambiguidade de se constituírem ao mesmo tempo como direitos naturais e direitos civis. Por isso mesmo, será necessário analisar as repercussões dessa ambiguidade quando estiver em jogo a explicitação das reivindicações dos direitos. O grupo propõe-se realizar encontros regionais, com a frequência de pelo menos 1 por semestre e divulgar o resultado dessas sessões de trabalho em artigos de revistas especializadas.
    • Nome do projeto: GT Filosofia e Direito (Anpof) (2005 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, Fernando Dias , MAAMARI, Adriana Mattar , NASCIMENTO, Milton Meira Do .
      Descrição: O campo de investigação deste grupo de pesquisa abrange as reflexões, ao longo da história da filosofia, sobre as relações entre a filosofia e o direito, tendo como eixo a tradição crítica do direito natural antigo e do moderno. As indagações a respeito do fundamento do direito passam necessariamente pela revisitação do historicismo e de sua crítica moderna, realizada sobretudo pelos jusnaturalistas do século XVII, frente a escola clássica do direito natural. O chamado direito natural racional, que se contrapõe ao direito natural clássico, ao erigir a razão como ponto de referência e ancoragem para o direito, ao mesmo tempo, inaugura o terreno para a fundamentação dos direitos humanos, que carregarão, desde a origem, a ambiguidade de se constituírem ao mesmo tempo como direitos naturais e direitos civis. Por isso mesmo, será necessário analisar as repercussões dessa ambiguidade quando estiver em jogo a explicitação das reivindicações dos direitos. O grupo propõe-se realizar encontros regionais, com a frequência de pelo menos 1 por semestre e divulgar o resultado dessas sessões de trabalho em artigos de revistas especializadas.
    • Nome do projeto: Fontes da teoria espinosana da democracia: Lipsius, Van den Enden, De la Court e Koerbagh na origem da concepção do mais natural dos imperia por Espinosa (2006 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, Fernando Dias .
      Descrição: Resumo: Embora Baruch Espinosa possa ser tido como o primeiro a apresentar uma defesa completa e consistente da democracia em meio a todas as práticas hipoteticamente possíveis para a vida republicana, não é o primeiro, efetivamente, a defender os elementos da democracia. De fato, sua crítica ao poder teológico-político disposta no TTP e todo o conteúdo do seu Tractatus politicus refletem ou aprofundam reflexões inovadoras de outros autores neerlandeses em torno da relação entre a natureza humana ou a natureza das sociedades e a história das nações ou das instituições políticas. Pode-se levar em consideração, como autores com os quais Espinosa teria de certa forma dialogado no percurso que leva à formação da sua defesa de democracia: Justus Lipsius, a fonte mais influente do republicanismo clássico, e neste sentido o grande responsável pela instalação no panorama intelectual neerlandês do paradigma da história clássica como espelho para a prática política e a reflexão das paixões humanas; Franciscus Van den Enden, que apresenta pessoalmente esse mundo clássico a Espinosa e provavelmente incute nele a noção de validade histórica da democracia, já que a concebe como resultado possível de uma revolução contra a oligarquia; Pieter de la Court, que já opera validamente uma defesa da democracia no interior dessa retomada do republicanismo, constrói uma sutil reflexão calcada na observação da experiência política holandesa e é o primeiro a dizer que a democracia é um imperium natural; e Adriaan Koerbagh, que a despeito de não ser anterior a Espinosa serve-lhe de espelho ao ter visto na democracia espinosana um fundamento para a radicalização da política. O estudo desses autores (especialmente Lipsius e De la Court) é certamente esclarecedor para apresentar a exata dimensão do que há de inovador na democracia espinosana, além de fazer justiça à necessidade de se reconhecer o valor em si mesmo do pensamento desses autores, que estão longe de serem meros precursores; também,
    • Nome do projeto: GT Pensamento do Século XVII (ANPOF) (2000 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, Fernando Dias , CHAUÍ, Marilena de Souza .
    • Nome do projeto: Projeto Temático (2004 - 2007
      Natureza: Outra
      Integrantes: ANDRADE, Fernando Dias , MAAMARI, Adriana Mattar .
      Descrição: O ideal filosófico-político de construção das repúblicas democráticas modernas, no bojo da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos da América, trouxe consigo um problema premente: a decisão sobre o modelo de escola, seus fundamentos, organização e critérios para sua ampla implantação. A escola tornava-se indispensável à realização da República desejada, pois a sua manutenção e posterior aperfeiçoamento só seria possível no interior de uma pátria em que os cidadãos fossem instruídos. Pretendemos conceituar, contextualizar, problematizar e compreender os conceitos fundamentais de natureza filosófico-política que estão na origem da escola republicana, a saber: cidadania, educação, instrução, liberdade, igualdade, democracia e república.
    • Nome do projeto: Projeto de transcrição do curso do Prof Fernando Dias Andrade na UC História da Filosofia Moderna (2021.2) (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ANDRADE, Fernando Dias , BONANNO, Marcelo Cerquera , MOURA, Leandro Ribeiro de , LIMA, Adriana Chimenez Aviles de , FERREIRA, Felippe de Amorim , RATTI, Renato .
      Descrição: Projeto do GEF17 e do GEFiD que envolveu, além deste Professor, cinco orientandos, cada um dos quais dedicou em abril de 2023 30h de atividades voluntárias de transcrição ou revisão.
    • Nome do projeto: Projeto de transcrição do curso do Prof Fernando Dias Andrade na UC Iniciação aos Estudos e Práticas Acadêmicas (2021.1) (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ANDRADE, Fernando Dias , BONANNO, Marcelo Cerquera , MOURA, Leandro Ribeiro de , LIMA, Adriana Chimenez Aviles de , FERREIRA, Felippe de Amorim , RATTI, Renato .
      Descrição: Projeto do GEF17 e do GEFiD que envolveu, além deste Professor, cinco orientandos, cada um dos quais dedicou em maio de 2023 30h de atividades voluntárias de transcrição ou revisão.
    • Nome do projeto: Introdução à leitura da História da Filosofia do Direito - Grupo de Estudos de História da Filosofia do Direito (GEFiD) (2008 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, Fernando Dias , SILVA, Willians Palma , SILVA, Leandro Gomes da , PESSOA, Vagner , GUIMARAES, Deborah Moreira .
      Descrição: O tema principal de estudo do Grupo de Estudos de História da Filosofia do Direito (GEFiD), criado em 2008, é a própria noção de Filosofia do Direito ? dividida entre uma perspectiva temática e uma perspectiva historiográfica. Porque essa noção ? ?Filosofia do Direito? ? se constitui já num tema privilegiado da própria Filosofia do Direito e está presente em todos os momentos de sua expressão na História da Filosofia, pela rubrica ?Introdução à leitura da História da Filosofia do Direito? deve-se compreender tanto a noção de Filosofia do Direito quanto os seus conceitos-chave que dela derivem ou que a constituam (justiça, lei, legitimidade, direito, direitos, direito natural, direito positivo, etc). Trata-se, em suma, de uma orientação dirigida à introdução à História da Filosofia com o fito de melhor definir o que pode ser uma História da Filosofia do Direito e quais são os temas que necessariamente constituem esse campo como um campo filosófico e não técnico (o que o diferencia, portanto, da maneira como a Filosofia do Direito é realizada nos cursos de Direito). Neste sentido, o trabalho do grupo envolve tanto uma introdução dirigida à prática da pesquisa (p.ex., textos de Umberto Eco e Gérard Lebrun), à leitura de clássicos da História da Filosofia (ex.: Bréhier, Morente, Châtelet, Reale, Marilena Chauí) e especialmente de clássicos da História da Filosofia do Direito (exemplo nuclear: Guido Fassò, que já vem sendo o objeto dos estudos do grupo). Como grande resultado, visa-se preparar melhor os alunos integrantes à tarefa de elaboração de um estudo sobre algum problema específico de História da Filosofia do Direito que demonstre um preparo adequado para o ingresso seguro nas suas atividades curriculares da graduação, de iniciação científica e mesmo de pós-graduação. Com respeito à perspectiva historiográfica do GEFiD: Dentro do recorte cronológico entre o Renascimento e Kant, a História da Filosofia Moderna corresponde às filosofias empenhadas na superação do p
    • Nome do projeto: Projeto Temático "Poder, conflito e liberdade: Espinosa e os percursos da filosofia política moderna e contemporânea acerca da democracia" (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, Fernando Dias , CHAUÍ, Marilena de Souza .
      Descrição: Resumo: Três momentos são decisivos na constituição da filosofia política: aquele que Moses Finley denominou com a expressão "a invenção da política" para se referir ao nascimento da democracia grega e da república romana; aquele definido com Maquiavel a partir da divisão originária da sociedade entre o desejo dos Grandes de oprimir e comandar e o do Povo de não ser oprimido nem comandado; e aquele que, com Espinosa, marcou a ideia moderna de democracia como poder imanente à multitudo ou potência coletiva de criação e expressão de direitos. Esses três momentos abrem o campo da história da invenção da república e da democracia como exercício da liberdade e invenção dos direitos, a política se efetuando como passagem da lógica da força à lógica do poder, isto é, da guerra à legitimidade do conflito sob as leis. Desses três momentos fundadores, tomaremos como eixo a concepção moderna de origem espinosana. Por intermédio dela, serão examinadas, de um lado, o significado político do surgimento das ideias modernas de indivíduo e direito natural/civil, e, de outro lado, as continuidades e rupturas no pensamento político trazidas pela filosofia contemporânea - ou seja, o desenvolvimento das ideias de luta de classes, de Estado, de poder e de violência. Julgamos que é possível encontrar aí uma tradição no interior da qual o pensamento político de Espinosa ganha nova luz, tradição desenhada por autores contemporâneos que, assim como Espinosa, preocupados em balizar a instância legítima do conflito, buscaram apoio nos antigos e em Maquiavel para compreender a participação política dos cidadãos sob a égide da luta pela garantia e pela conquista de novos direitos, tendo por referência a defesa da liberdade de dissenso.
    • ANDRADE, Fernando Dias . Da guerra do Wille zur Macht contra os afirmantes do Conatus. 1995 - Trabalho de aproveitamento
    • ANDRADE, Fernando Dias . Fundamentação racional dos direitos humanos em Rawls Asnice. 1998 - Trabalho de aproveitamento
    • ANDRADE, Fernando Dias . I Jornada de Filosofia e Direitos Humanos. 2005 - Coordenação de debates
    • ANDRADE, Fernando Dias . Definir família. 2005 - Trabalho de aproveitamento
    • ANDRADE, Fernando Dias . O papel do parlamento em ambiente parlamentarista e em cenário presidencial. 2005 - Trabalho de aproveitamento
    • ANDRADE, Fernando Dias . Biopoder e direitos de reprodução assistida. 2005 - Trabalho de aproveitamento
    • ANDRADE, Fernando Dias ; SILVA, Alexandre Alberto Gonçalves da ; BEZERRA, Donizete Aparecido Leandro . Processo comicial romano (Anquisitio). 2005 - Trabalho de aproveitamento
    • ANDRADE, Fernando Dias ; SILVA, Alexandre Alberto Gonçalves da ; BEZERRA, Donizete Aparecido Leandro . Influência do direito processual penal romano-canônico no lusitano. 2005 - Trabalho de aproveitamento
    • ANDRADE, Fernando Dias . O que resta dos direitos humanos? Para uma leitura de Agamben. 2005 - Trabalho de aproveitamento
    • ANDRADE, Fernando Dias . A doutrina das virtudes na ética aristotélica. 2013 - Avaliação
    • ANDRADE, Fernando Dias . O combate à intolerância religiosa é um dever na democracia. 2016 - Prova concursal
    • ANDRADE, Fernando Dias . Espinosa e a revolução. 2013 - Avaliação
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Usp
        Ano de conclusão: 1997
      • Curso: Direito
        Nome da Instituição: Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
        Ano de conclusão: 1993
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Direito
        Nome da Instituição: Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
        Título: O léxico jusnaturalista d?Os elementos da lei natural e política de Thomas Hobbes
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Curso: Teologia Católica
        Nome da Instituição: Centro Universitário Internacional
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Doutorado:
      • Curso: Direito
        Nome da Instituição: Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
        Título: Juridologia do afeto: Um estudo filosófico das concepções jurídicas do afeto no direito civil familiarista brasileiro
        Ano de conclusão: 2009
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Usp
        Título: Pax spinozana: direito natural e direito justo em Espinosa
        Ano de conclusão: 2001
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Usp
        Ano de conclusão: 2006
    • Livre-docencia:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
        Status do curso:
    • Faculdade de Direito de Franca:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 1999 ).
        Outras informações: Em 1998, tive como monitora extra-oficial, na disciplina de Filosofia Geral, a discente Maísa Cristina Dante da Silveira.
    • Universidade de Uberaba:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2000 ).
    • Eepsg Brazília Tondi de Lima:
      • Tipo de vínculo: Outro (1993 - 1993 ).
        Outras informações: Professor estudante
    • Eepsg Manfredi:
      • Tipo de vínculo: Outro (1994 - 1994 ).
        Outras informações: Professor estudante
    • Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2000 - 2003 ).
        Outras informações: Ingressei na FD-SBC mediante concurso público para a disciplina de Filosofia Jurídica, com carga horária de 8 horas semanais. A partir de 2002, essa carga horária foi dobrada porque a disciplina passou a ser ministrada simultaneamente para o segundo e o quinto ano do curso. Além disso, carga horária suplementar semanal deveu-se a orientações de alunos e dedicação à Comissão de Análise de Atividades Complementares sob minha presidência entre 2001-2003. Monitorias: Em 2002, tive como monitores extra-oficiais, na disciplina de Filosofia Jurídica, os advogados Alessandra Carbonero Lima e Francisco Santaella Galvão, ambos meus ex-alunos na FD-SBC (em 2000).
    • Universidade Municipal de São Caetano do Sul:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Professor temporário
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 1999 ).
        Outras informações: Professor temporário
    • Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1994 - 1995 ).
        Outras informações: A atividade não era ligada a pesquisa, mas serviu de experiência prática fundamental para minhas atividades posteriores como professor e pesquisador do direito e da prática da justiça.
        Outras informações: Atendente judiciário
    • Federação das Indústrias do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1995 - 1997 ).
        Outras informações: A atividade não era ligada a pesquisa, mas serviu de experiência prática fundamental para minhas atividades posteriores como orientador de grupos de trabalho e de pesquisa.
        Outras informações: Auxiliar técnico administrativo
    • Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Usp:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Instituto Brasileiro de Direito de Família:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - Atual ).
    • Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos - Sobravime:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1993 - 1993 ).
        Outras informações: Auxiliar administrativo
    • Cadernos Espinosanos (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Associação Brasileira de Filosofia e Sociologia do Direito:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Associado
    • Associação de Estudos Filosóficos do Século XVII:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2006 ).
        Outras informações: A Associação foi encerrada em dezembro de 2006.
        Outras informações: -
    • Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: -
    • Trágica: Estudos sobre Nietzsche:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. ON LINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • EDUCAÇÃO E PESQUISA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).