Não autenticado |

Agatha Francesconi Gatti

    • Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2005) e mestrado em História Social pela mesma Universidade (2010). Atualmente desenvolve seus estudos de doutorado. Suas pesquisas têm especial interesse pela História da colonização portuguesa no século XVII, especialmente no que toca à dimensão missionária e sua acomodação à política colonial no espaço ultramarino. Atua, principalmente, nos seguintes temas: História da colonização portuguesa, História do Império português, História do Brasil Colônia, política missionária, Juntas de Missões, Padroado régio português, Sagrada Congregação 'De Propaganda Fide', relações diplomáticas entre Portugal e a Santa Sé.

       

      Links:    

    • História do Império português
    • História da missionarão na Época Moderna
    • História do Brasil Colonial
    • História da missionação na América portuguesa
  • Artigos completos publicados em periódicos: 2
    • GATTI, Á. F. . Em defesa da expansão da Cristandade. O Pe. Nuno da Cunha e os primórdios do embate entre Portugal e a Santa Sé, 1640-1669. TEMPOS HISTÓRICOS (EDUNIOESTE) , v. 23 , p. 202 - 237 , 2019. ISSN: 15174689.
    • GATTI, Á. F. . Em defesa da expansão da Cristandade. O Pe. Nuno da Cunha e os primórdios do embate entre Portugal e a Santa Sé, 1640-1669. REVISTA TEMPOS HISTÓRICOS , v. 23 , p. 202 - 237 , 2019. ISSN: 19831463.
    • GATTI, Á. F. . Para se ?promover as missões?. A junta das missões de Pernambuco na primeira metade do século XVIII.. In: III Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP , 2008 , São Paulo. Cd de resumos e mesas III Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH / USP.. : , 2008.
    • GATTI, Á. F. . O Trâmite da Fé: um olhar administrativo para o Tribunal das Missões. In: II Encontro Internacional de História Colonial. A experiência colonial no Novo Mundo (séculos XVI a XIX) , 2008 , Natal. Programação e Caderno de resumos do II Encontro Internacional de História Colonial. Natal : Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008. p. 78 - 78.
    • GATTI, Á. F. . A Junta das Missões de Pernambuco: conquista e colonização no ?sertão de fora? do Estado do Brasil. In: XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinariedade: territórios e deslocamentos , 2007 , São Leopoldo. Caderno de Resumos do XXIV Simpósio Nacional de História - ANPUH. : Editora Oikos Ltda., 2007. p. 425 - .
    • GATTI, Á. F. . Pelo sucesso das missões Del-Rei de Portugal: política missionária e a defesa do Padroado régio português, 1640-1715. 2019 (Outra)
    • GATTI, Á. F. . 'Que tem Sua Majestade o direito de Padroado em todas as ditas terras de suas conquistas'. A embaixatura de D. Luís de Sousa junto à Cúria Romana, 1676-1682.. 2019 (Comunicacao)
    • GATTI, Á. F. . Debates entre Portugal e a Santa Sé: a defesa do Padroado régio português e o alvorecer das Juntas de Missões ultramarinas.. 2017 (Outra)
    • GATTI, Á. F. . O monopólio da Cristandade em disputa: a defesa do padroado régio português no contexto de fortalecimento da Igreja missionário romana (1640-1669). 2016 (Congresso)
    • GATTI, Á. F. . Para se ?promover as missões?. A junta das missões de Pernambuco na primeira metade do século XVIII.. 2008 (Comunicacao)
    • GATTI, Á. F. . O Trâmite da Fé: um olhar administrativo para o Tribunal das Missões. 2008 (Comunicacao)
    • GATTI, Á. F. . A Junta das Missões de Pernambuco: conquista e colonização no ?sertão de fora? do Estado do Brasil. 2007 (Simposio)
    • Nome do projeto: Dimensões do Império Português: investigação sobre as estruturas e dinâmicas do Antigo Sistema Colonial (2005 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GATTI, Á. F. , SOUZA, L. M. .
      Descrição: O projeto temático Dimensões do Império Português desenvolveu um conjunto variado de atividades de pesquisa no âmbito da problemática do Império Português, com destaque para a região Atlântica, desde seus primórdios, com a circunavegação da África no século XV, até o primeiro quartel do século XIX, com o estabelecimento do Império Luso-brasileiro no Rio de Janeiro. Contudo, a ênfase dominante incide sobre o período que se convencionou chamar de Época Moderna (séculos XVI-XVIII). Os integrantes do projeto são docentes do Departamento de História da USP, do Instituto de Economia e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, e pesquisadores do Cebrap. Os locais de realização do projeto serão dois: a Cátedra Jaime Cortesão, alocada na FFLCH-USP e dotada de recursos próprios graças ao convênio firmado com o Instituto Camões de Lisboa; e, ainda, o Núcleo de História Econômica do Instituto de Economia da Unicamp.
    • Nome do projeto: Acervo Histórico das Revistas Culturais Brasileiras (2010 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GATTI, Á. F. , PUNTONI, P. L. .
      Descrição: Em parceria com o Programa Cultura e Pensamento do Ministério da Cultura, o projeto visa disponibilizar um conjunto histórico de revistas culturais brasileiras com livre acesso na rede mundial de computadores. O Laboratória da Brasiliana Digital é responsável pela disponibilização deste acervo, formado por revistas dos séculos XIX, XX e XXI. O projeto objetiva também a produção de uma série de textos críticos sobre estas revistas com o intuito de contextualizar e apresentar este rico material aos leitores, incentivando futuras pesquisas acerca dos mesmos.
    • Nome do projeto: Brasiliana USP, uma biblioteca digital para todos (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GATTI, Á. F. , PUNTONI, P. L. , GOMI, E. S. , DINIZ, K. .
      Descrição: Participação no projeto Brasiliana USP (http://www.brasiliana.usp.br), equipe de pesquisa que desde 2009 vem atuando em diversas iniciativas e projetos nas áreas de digitalização de acervos, tecnologia da informação, engenharia do conhecimento, cultura digital e humanidades digitais, em permanete interface com a elaboração de políticas públicas voltadas para a preservação e ampliação do acesso aos acervos memorais brasileiros.
    • Nome do projeto: A junta das missões de Pernambuco: colonização e política indigenista em Pernambuco (1681-1758) (2006 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GATTI, Á. F. , PUNTONI, P. L. .
      Descrição: Esta pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado e financiada pela FAPESP teve como finalidade estudar a Junta das Missões de Pernambuco, instituição criada em 1681 e atuante durante toda a primeira metade do século XVIII, tendo sido extinta apenas em 1758 quando 'Diretório dos Índios' passou a ter vigência em toda a extensão da América portuguesa. Num primeiro momento buscamos identificar suas competências, suas esferas de atuação, e seu mecanismo de funcionamento, observando como se chegavam às soluções e a maneira como se davam os encaminhamentos das matérias discutidas e deliberadas em seu âmbito. Nessa linha, procuramos compreender em que medida a Junta alcançou uma efetiva inserção em seu espaço jurisdicional - as capitanias do norte do Estado do Brasil - e o papel por ela assumido num contexto particular da colonização portuguesa nesse espaço, marcada pela expansão da economia da pecuária e seu progressivo avanço para o sertão, seguido pelo inevitável contato com populações indígenas desconhecidas e que, via de regra, tornaram-se os maiores obstáculos aos anseios portugueses. Por conseguinte, buscamos investigar o papel da Junta das Missões de Pernambuco na configuração da política indigenista e na efetivação dos interesses monárquicos na região.
    • Nome do projeto: Pelo sucesso das missões Del-Rei de Portugal: política missionária e a defesa do padroado régio português, 1640-1715 (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GATTI, Á. F. , PUNTONI, P. L. .
      Descrição: Esta pesquisa de doutorado apoiada pela FAPESP tem como objetivo estudar a configuração da política missionária portuguesa no período compreendido entre a aclamação de D. João IV e os acordos de Paz (Tratado de Utrecht) que colocaram fim à Guerra de Sucessão Espanhola em 1715. Tal propósito será realizado a partir de duas frentes principais de investigação, complementares para o amplo entendimento do tema proposto. A primeira delas foca nos antecedentes e desdobramentos que se seguiram à iniciativa da Coroa portuguesa de criar novos organismos com o intuito de obter maior controle e gestão do empreendimento missionário. A instituição de uma Junta de Missões no reino (1655) e de Juntas de Missões ultramarinas em 1681 faz parte de um movimento longo de especialização dos processos decisórios e de institucionalização de novas instâncias político-administrativas que marcou os anos que se seguiram à Restauração. Por outro lado, as Juntas de Missões estão igualmente vinculadas às políticas e estratégias desenvolvidas pela monarquia portuguesa para defender suas prerrogativas espirituais nos territórios ultramarinos num momento de profundas disputas no cenário europeu. Nessa chave, nos interessa especialmente a relação com a Santa Sé e a mobilização da Coroa frente à atuação da Sagrada Congregação 'De Propaganda Fide'. Este trabalho pretende, por fim, compreender a importância da dimensão missionária na recomposição do reino de Portugal após a Restauração, especialmente no que diz respeito à sua recolocação no cenário internacional e nas estratégias voltadas para a defesa de seus espaços ultramarinos. Esta pesquisa constitui-se, em certo sentido, como um desdobramento e aprofundamento do trabalho por nós desenvolvido no mestrado. (AU)
    • Nome do projeto: A Junta das Missões de Pernambuco (1681-1715) (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GATTI, Á. F. , PUNTONI, P. L. .
      Descrição: Esta pesquisa, desenvolvida em nível de iniciação científica e financiada pela FAPESP, buscou compreender o contexto de criação e as principais atribuições da Junta das Missões de Pernambuco criada em 1681. Para tal, trabalhamos principalmente com um conjunto manuscrito dos registros das reuniões desta instituição ocorridas entre 1712 e 1715. O trabalho de transcrição dessa documentação, originalmente guardada na Biblioteca Nacional de Portugal, constituiu uma parte fundamental da pesquisa.
    • Nome do projeto: MuseuBrasil.org: um portal para os museus brasileiros (2016 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GATTI, Á. F. , PUNTONI, P. L. .
      Descrição: O projeto MuseuBrasil desenvolveu uma plataforma disponível na rede mundial de computadores com o objetivo de disponibilizar informações sobre os museus brasileiros. (http://www.museubrasil.org)
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A Junta das Missões de Pernambuco (1681-1715) - Iniciação Científica (fev.2003-fev.2005)
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: História Econômica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Almanack Braziliense (Online) (1808-8139):
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2010 ).
        Outras informações: Assistente Editorial; revisão e edição dos números. Endereço eletrônico: www.almanack.usp.br
    • Instituto de Ciências Sociais da Universidade de L:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Com bolsa da Cátedra Jaime Cortesão realizei atividades de investigação em Bibliotecas e Arquivos portugueses para minha pesquisa de Mestrado intitulada "A Junta das Missões de Pernambuco: colonização e política indigenista em Pernambuco (1681-1758)". Nestes três meses de pesquisa fiquei vinculada como pesquisadora colaboradora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa sob orientação do Prof. Dr. Nuno Gonçalo Monteiro. As pesquisas foram realizadas na Biblioteca Nacional de Portugal, na Torre do Tombo, no Arquivo da Universidade de Coimbra, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, e na Biblioteca da Ajuda.
        Outras informações: investigador visitante do ICS-UL
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - Atual ).
        Outras informações: aluno/pesquisador
    • Almanack (2236-4633):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2015 ).
        Outras informações: Endereço eletrônico: www.almanack.unifesp.br
    • Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2018 ).