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Indaiá de Santana Bassani

    • Indaiá de Santana Bassani possui doutorado (2009-2013) pela Universidade de São Paulo, com estágio Sanduíche na Universidade da Pensilvânia (UPENN, 2012) e desenvolveu estágio de pós-doutoramento na Universidade de Nova Iorque (NYU, 2022). Desenvolveu, também na USP, mestrado em linguística (2009), bacharelado em letras (português e linguística - 2002-2006) e licenciatura em português (2006-2007). Atua principalmente na área de morfologia e suas interfaces com a sintaxe (estrutura argumental), semântica verbal e fonologia. Interessa-se também pela interface Morfologia-Psicolinguística, sobretudo na aquisição de morfologia e processamento de palavras. É professora adjunta no curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), atua na graduação e pós-graduação, e é membro do Laboratório de Linguagem e Cognição da Unifesp (LabLinC) https://www.lablincunifesp.com/

       

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    • BASSANI, I. S. ; MINUSSI, R. D. . Gramática Gerativa: uma brevíssima introdução ao programa de pesquisa. 2015 (Conferência)
    • BASSANI, I. S. ; MINUSSI, R. D. . Gramática Gerativa: uma brevíssima introdução ao programa de pesquisa. 2014 (Conferência)
    • BASSANI, I. S. . Relações entre morfologia, semântica da raiz e estrutura argumental em verbos de mudança e resultado do português brasileiro. 2015 (Comunicacao)
    • MINUSSI, R. D. ; BASSANI, I. S. . A estrutura de argumentos e a natureza das raízes: nominalizações e verbos complexos.. 2015 (Comunicacao)
    • BASSANI, I. S. . Alomorfia em verbos com semântica de mudança de estado em português. 2013 (Comunicacao)
    • BASSANI, I. S. . Alomorfia em verbos com semântica de mudança de estado em português. 2013 (Comunicacao)
    • BASSANI, I. S. . Interface Morfologia-Sintaxe-Semântica: discussões sobre o prefixo verbal a-. 2011 (Comunicacao)
    • BASSANI, I. S. . Verbos Denominais parassintéticos como depreposicionais. 2008 (Outra)
    • BASSANI, I. S. . Formação e Interpretação dos Verbos Denominais no Português do Brasil: dados preliminares. 2007 (Comunicacao)
    • BASSANI, I. S. ; SCHER, Ana Paula . Os traços temporais e as sentenças de alternância ergativa do português brasileiro. 2005 (Outra)
    • BASSANI, I. S. . Repensando a noção de alomorfia por meio de verbos prefixados/parassintéticos de mudança de estado e mudança de local. 2013 (Conferência)
    • BASSANI, I. S. . A interação fonologia-morfologia-sintaxe: discutindo modelos de análise através de prefixos do português brasileiro. 2011 (Comunicacao)
    • BASSANI, I. S. . Discussões sobre o prefixo a- e sua relação com a estrutura argumental de verbos do português brasileiro. 2010 (Outra)
    • BASSANI, I. S. . Verbos denominais à luz da Morfologia Distribuída. 2009 (Comunicacao)
    • BASSANI, I. S. . Bate papo com linguístas do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - Episódio 09 - Indaiá Bassani. 2020 https://www.youtube.com/watch?v=6UuDbm7wdnM&t=153s
    • BASSANI, I. S. . Caderno de Pós-graduação. 2011 Folha de São Paulo
  • Organização de eventos: 22
    • BASSANI, I. S. . XI ENAPOL - Encontro dos Alunos de Pós-graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo (Coordenadora). 2008 (Departamento de Lingüística - FFLCH - USP)
    • SCHER, Ana Paula ; MINUSSI, R. D. ; BASSANI, I. S. . Projeto Morfologia e suas interfaces - XVII Congresso Internacional da ALFAL (Associação de Linguística e Filologia da América Latina). 2014 (Associação de Linguística e Filologia da América Latina)
    • ARMELIN, P. ; BARBOSA, J. W. C. ; BASSANI, I. S. ; ESPADARO, M. ; Carvalho, J.M.R. ; LAZZARINI-CYRINO, J. P. ; MINUSSI, R. D. ; NOBREGA, V. ; RENAN, K. ; RODERO-TAKAHIRA, A. G. ; SCHER, Ana Paula . III Colóquio Brasileiro de Morfologia. 2015 (Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída da USP)
    • KOGAWA, J. M. M. ; BASSANI, I. S. ; SILVA, H. S. . I Roda de Conversas do Pensamento Linguístico. 2014 (Universidade Federal de São Paulo)
    • BASSANI, I. S. ; MINUSSI, R. D. ; MARCELINO, M. . Palestra "Relações entre conhecimento gramatical, processamento e aquisição: um olhar para a morfologia". Prof. ministrante: Prof. Dr. José Ferrari Neto. 2016 (INFOLINC - Departamento de Letras - EFLCH - UNIFESP)
    • MARQUES, P. ; BASSANI, I. S. . Sala temática do curso de Português no Dia Aberto EFLCH-UNIFESP. 2017 (Câmara de Graduação e Direção Acadêmica - Unifesp)
    • MARQUES, P. ; BASSANI, I. S. . Sala temática do curso de Português no Dia Aberto EFLCH-UNIFESP. 2018 (Universidade Federal de São Paulo)
    • MINUSSI, R. D. ; BASSANI, I. S. ; CRUZ, F. M. . Workshop: elaboração de protocolos experimentais no PsychoPy (Prof. Thiago Motta - Unicamp)). 2018 (Laboratório de Linguagem e Cognição - Departamento de Letras)
    • BASSANI, I. S. ; JORGE, M. S. ; ELIAS, N. ; VILADARGA, J. C. ; MARQUES, P. . Dia Aberto - EFLCH - Unifesp. 2018 (Câmara de Graduação - EFLCH - Unifesp)
    • BASSANI, I. S. ; JORGE, M. S. ; ELIAS, N. ; VILADARGA, J. C. . Dia Aberto - EFLCH - Unifesp. 2017 (Câmara de Graduação - EFLCH - Unifesp)
    • BASSANI, I. S. ; JORGE, M. S. ; ELIAS, N. ; MARQUES, P. ; MARUXO, J. H. . Dia Aberto - EFLCH - Unifesp. 2019 (Câmara de Graduação - EFLCH - Unifesp)
    • CRUZ, F. M. ; ELIAS, V. M. ; GHIRARDI, A. L. R. ; VIAN JR, O. ; BASSANI, I. S. ; MINUSSI, R. D. . Conferência Multimodalidade e Linguística. 2020 (Unifesp)
    • BASSANI, INDAIÁ ; BERTOLINO, K. ; MINUSSI, R. D. ; CRUZ, F. M. . Workshop de Iniciação à transcrição de dados de fala no CHAT. 2021 (LabLinC-Unifesp)
    • CRUZ, F. M. ; BASSANI, INDAIÁ ; MINUSSI, R. D. . III Semana de Visibilidade Autista do LabLinC. 2022 (LabLinC-Unifesp)
    • CRUZ, F. M. ; BASSANI, I. S. ; MINUSSI, R. D. . Seminários do LabLinC. 2021 (LabLinC-Unifesp)
    • BASSANI, I. S. ; COSTA, M. N. . Workshop de AntConC (Coleta de Dados). 2023 (LabLinC - UNIFESP)
    • BASSANI, I. S. ; SCHER, Ana Paula . VI Colóquio Brasileiro de Morfologia. 2023 (Universidade Federal de São Paulo e Universidade de São Paulo)
    • BASSANI, I. S. ; NAME, C. ; COSTA, M. N. ; QUEIROZ, G. V. ; SILVA, J. M. . I Workshop Projeto Palavreando. 2023 (LabLinC - UNIFESP)
    • FERRARI NETO, J. ; BASSANI, I. S. ; MINUSSI, R. D. ; MARCELINO, M. . Design Experimental e Análise Estatística em Linguística. Ministrado pelo Prof. Dr. José Ferrari Neto (UFPB). 2016 (LabLinC - UNIFESP)
    • MODESTO, M. ; BASSANI, I. S. ; MINUSSI, R. D. ; MARCELINO, M. . Minicurso Introdução ao Minimalismo. 2016 (LabLinC - UNIFESP)
    • LEAL, E. ; BASSANI, I. S. ; MINUSSI, R. D. . Minicurso A Hierarquia Prosódica. Ministrante: Eneida Leal.. 2017 (LabLinC - UNIFESP)
    • BASSANI, I. S. ; SCHER, Ana Paula ; RESENDE, M. ; CARVALHO, J. ; ARMELIN, P. . 30 years Distributing Morphology: from North to South. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • BASSANI, I. S. . Curso de Português. 2007 (Educação em Ação)
    • BASSANI, I. S. . Curso de Português. 2007 (Educação em Ação)
    • BASSANI, I. S. . Curso de Português. 2007 (Educação em Ação)
    • BASSANI, I. S. . Curso de Português. 2008 (Educação em Ação e Tiny People Bilingual School)
    • BASSANI, I. S. . Curso de Português. 2011 (Educação em Ação)
    • BASSANI, I. S. . Introdução à Morfologia Distribuída: fundamentos e análises. 2011 (Universidade Federal da Bahia - UFBA - I Encontro de Morfologia Distribuída do Nordeste)
    • BASSANI, I. S. . Morfologia: tendências. 2016 (Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia)
    • BASSANI, I. S. . Relatório final de Iniciação Científica. 2004
    • BASSANI, I. S. . Relatório final de Iniciação Científica. 2005
    • BASSANI, I. S. . Relatório de qualificação de Mestrado. 2008
    • BASSANI, I. S. . Relatório Científico 1 - Palavreando: Projeto de Formação do Banco de Dados de Linguagem Infantil para o estudo da morfologia e do léxico e integração ao Consórcio de Dados de Fala Infantil. 2023
    • BASSANI, I. S. . Relatório de qualificação de Doutorado. 2011
    • BASSANI, I. S. . Relatório do Questionário Institucional de Autoavaliação da UNIFESP (2022). 2023
    • IAMBARTSEV, A. ; HARNIK, S. B. ; LACERDA, T. C. O. ; LEITE, M. C. ; BASSANI, I. S. . Relatório de análise estatística sobre o projeto: Alomorfia no Plural do Ditongo Nasal em Português Brasileiro: Um estudo experimental. 2022
    • BASSANI, I. S. . ? Conhecendo os povos indígenas do Brasil contemporâneo - Desconstruindo Preconceitos. Disciplina 2: Aspectos Linguísticos da Cultura Indígena (20 horas); ? Marcos conceituais referentes à variação linguística. Disciplina 3: Fundamentos Linguísticos: Bilinguismo, e Multilinguismo (20 horas).. 2015 (Material didático para o curso de aperfeiçoamento aperfeiçoamento em políticas linguísticas para ed)
    • Nome do projeto: Formação de Palavras, Estrutura Argumental e Geometria de Traços sob a perspectiva da Morfologia Distribuída (2011 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BASSANI, I. S. , SCHER, Ana Paula , MINUSSI, R. D. , NOBREGA, V. , NALIN, V. , ARMELIN, P. , ROCHA, S. .
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de ampliar o escopo dos estudos em Morfologia Distribuída na pesquisa em Linguística no Brasil. Faremos isso por meio de discussões sobre processos de formação de palavras, concatenativos ou não, nas línguas naturais, bem como sobre questões relacionadas à noção de estrutura argumental, e à ideia de geometria de traços para os sistemas pronominais e flexionais das línguas naturais, sempre fundamentadas pelo modelo da Morfologia Distribuída. Os estudos focam línguas como o português brasileiro (PB), o espanhol peninsular (EP), o inglês, o japonês e o hebraico, investigando, em particular, questões tais como prefixação de negação e de repetição no PB, prefixação de formalidade no japonês, sufixação para a formação de verbos denominais, também em PB, formação de nominalizações em PB e em hebraico, de termos aumentativos e diminutivos no PB e em outras línguas românicas, formações do tipo de mesclagem e truncamento em PB e EP, questões relacionadas à estrutura argumental de predicados verbais, nominais e adjetivais, além de questões voltadas para o detalhamento do conjunto de traços do sistema flexional do PB. Com esse trabalhos, pretendemos identificar, nas línguas em foco, propriedades mais gerais das línguas naturais.
    • Nome do projeto: Políticas Linguísticas para Educação Escolar Indígena (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BASSANI, I. S. , CARETTA, A. A. , MINUSSI, R. D. , SILVA, S. L. , LOYOLA, J. S. , VALLE NETO, J. S. , SILVA, H. S. , RIBEIRO, P. .
      Descrição: Objetivo: Entre os objetivos do curso, estão promover a formação teórica para a abordagem informada sobre as realidades contemporâneas dos Povos Indígenas no Brasil nas propostas pedagógicas das escolas e oferecer formação para apropriação de referenciais conceituais para conhecimento e valorização das línguas indígenas e definição de políticas linguísticas no âmbito escolar.
    • Nome do projeto: Projeto de Monitoria em Fonética e Fonologia (2017 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: BASSANI, I. S. , COSTA, M. N. , TELES, V. L. .
      Descrição: Projeto de Monitoria da Unidade Curricular Fonética e Fonologia.
    • Nome do projeto: Um retorno à morfofonologia (2016 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BASSANI, I. S. .
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal pesquisar processos fonológicos que são sensíveis a fronteiras morfológicas e que são limitados a estes contextos em português brasileiro, em um primeiro momento, e posteriormente em diferentes famílias linguísticas, a fim de discutir como esses fenômenos corroboram ou desafiam o modelo de gramática proposto pela Morfologia Distribuída (Halle & Marantz, 1993; Embick, 2010).As pesquisas desenvolvidos dentro do quadro teórico da Morfologia Distribuída têm se voltado majoritariamente para os fenômenos sintáticos, morfossintáticos e puramente morfológicos com vistas a, sobretudo, comprovar a tese de que palavras e sentenças são construídas pelos mesmos mecanismos de formação. Essa tese dispensa um léxico gerativo e estruturado em níveis como previsto em teorias morfológicas lexicalistas para formação de palavras (Aronoff, 1976, Kiparsky 1982b). Dado tal interesse empírico, as pesquisas em fonologia dentro do quadro da Morfologia Distribuída são ainda bastante tímidas.Segundo Shwayder (2013), uma das principais questões nesse âmbito se refere a qual o estatuto da palavra fonológica e como ela é calculada dado que a palavra morfossintática não é considerada uma unidade primitiva neste modelo.Aparentemente, não se pode equiparar a noção de fase cíclica sintática à noção de ciclo na fonologia (Embick, 2013) e, além disso, não é possível definir os domínios de aplicação de regras fonológicas em termos de concatenação interna ou externa na formação de palavras, como tem sidofeito para tratar os fenômenos de alomorfia e alossemia (Shwayder, 2013).
    • Nome do projeto: Sobre o estatuto sincrônico e a realidade psicológica de verbos morfologicamente complexos no português brasileiro: um estudo teórico e experimental (2015 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BASSANI, I. S. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo gerala investigação do estatuto decomposicional sincrônico de verbos morfologicamente complexos do português brasileiro. Para tal,é organizado em dois eixos: no eixo teórico,propomosque a descrição e a criação de hipóteses sejam baseadas nos pressupostos da Morfologia Distribuída, uma teoria linguística gerativistae, no eixo experimental, propomosque a verificação empírica da realidade psicológica de tais descrições e hipótesesseja obtida por meio da metodologia daPsicolinguística Experimental, nos moldes de Maia, Lemle e França (2007), França et al (2009), Garcia (2009) e Maia e Ribeiro (2015). O corpus inicial, constituído de380 verbos,é proveniente de Bassani (2013) e conta comformações verbais com os prefixos a-, eN-e eS-, tais como em alisar,engordare esfriar, respectivamente,que acabam por incluir algumas ocorrências dos sufixos -e-/-ej-(esfaquear/apedrejar)e -ec-(amadurecer) e formações originalmente complexas, mas duvidosas quanto ao fato de serem derivadas sincronicamente(atrair, ingressare exalar). Partimos da proposta teórica sugerida em Bassani (2013), que divide o conjunto de dados em cinco classes por critérios gerais de transparência e composicionalidade. A hipótese central desteprojetoconsiste na ideia de que quanto mais complexa a estrutura internasugeridaao verbo, mais custoso é o seu acesso e processamento para os falantes. Se, de fato, o grau decomplexidade aumenta dentre as classes propostascom base em evidências linguísticas, espera-se que os testes experimentais corroborem tal hipótese. Como resultado geral, espera-se contribuirpara a discussão sobre como se dá o acesso e armazenamento lexical de palavras complexas, se por decomposição morfológica prévia ou acesso direto e, em última instância, contribuirpara as investigações sobrea organização do léxico mental em teoria gerativa. Além disso, espera-se que o projeto colabore para o desenvolvimento do Laboratório de Psicolinguística Experimental, vinculado ao grupo de pesquisa Investigações Formais e informais em Linguagem e Cognição da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo.
    • Nome do projeto: Estudos em morfologia: descrição, teoria, processamento e aquisição (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BASSANI, I. S. , MINUSSI, R. D. , ASSINE, J. S. .
      Descrição: Este projeto se insere na área de Estudos da Linguagem e na linha de pesquisa em Linguagem e Cognição. O seu foco principal é o estudo de fenômenos relacionados com a morfologia das línguas naturais em geral e, de modo específico, a morfologia do português. Divide-se em três eixos fundamentais, produzindo estudos descritivos, teóricos e experimentais e de aquisição de linguagem. Tentando unir o conhecimento teórico já acumulado pelos estudos em morfologia durante décadas e buscando avanços teóricos por meio da Morfologia Distribuída, este projeto tem como objetivo descrever e analisar fenômenos morfológicos, tais como: derivação, prefixação, composição, blending, truncamento etc., tanto de um ponto de vista teórico quanto de um ponto de vista experimental, a fim de entender como se organiza o conhecimento gramatical do falante e como ocorre o processamento morfológico dessas formações. Ainda, em uma de suas vertentes, este projeto insere-se nos estudos em Aquisição de Linguagem que buscam responder à segunda de três questões direcionadoras dentro do paradigma Gerativista: ii. como o conhecimento da linguagem é adquirido? Dentro de uma perspectiva racionalista e inatista de língua, além da pesquisa teórica e experimental, o projeto contempla, de modo especial, a aquisição de morfologia.
    • Nome do projeto: Projeto de Monitoria em Fonética e Fonologia. (2020 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: BASSANI, I. S. , TELES, V. L. , COSTA, I. .
      Descrição: Projeto de Monitoria da Unidade Curricular Fonética e Fonologia.
    • Nome do projeto: Ao Mínimo Gesto: estudo dos recursos multimodais (aspectos verbais, gestos, corpo e mundo material) em interações envolvendo crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BASSANI, I. S. , MINUSSI, R. D. , CRUZ, F. M. , COTS, C. P. , TAMANAHA, A. C. , LOPES, A. C. , ANDREATTO, N. Z. , MEIRA, L. G. T. , SANTOS, P. B. C. .
      Descrição: Esta pesquisa visa a investigar e sistematizar, descritiva e analiticamente, as relações entre língua, corpo e mundo material constitutivas de nossas interações humanas. Essas relações serão exploradas em um contexto empírico particular: interações cotidianas de co-presença entre crianças com diagnóstico de TEA (Transtornos do Espectro Autista) e interlocutores variados. Os TEA correspondem a um grupo relativamente heterogêneo de condições que afetam o desenvolvimento neurocognitivo e comprometem o desenvolvimento da linguagem e a interação social. Trabalharemos com base em um corpus audiovisual, Corpus Pandorga (Comitê de Ética 1172/2016), composto, no momento, por um total 20 horas. Os registros foram realizados em uma instituição de convivência de crianças diagnosticadas como TEA. Os registros referem-se às interações que acontecem cotidianamente nessa instituição entre 12 crianças autistas e 05 educadoras. Os objetivos são: 1) análise de interações cotidianas que tenham a presença/participação de sujeitos com diagnóstico de TEA fundamentada por uma perspectiva corporificada da interação; 2) estudo em torno do estatuto e do papel dos gestos, do corpo e do mundo material na construção e constituição da interação humana e sua relação com os processos linguístico-cognitivos; 3) aprofundamento das questões relativas ao campo da videoanálise, tais como: procedimentos de registros de interações em ambientes complexos (envolvendo muitos participantes, recurso a objetos e movimentação corporal); a própria construção de corpora audiovisuais para pesquisas linguístico-interacionais; o convite a uma mentalidade analítica visual das interações sociais humanas envolvendo não apenas os aspectos verbais que a constituem, mas também o espaço físico, o corpo e o mundo material.
    • Nome do projeto: Projeto de Formação do Banco de Dados de Linguagem Infantil para o estudo da morfologia e do léxico e integração ao Consórcio de Dados de Fala Infantil (2022 - 2024
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BASSANI, I. S. , CRUZ, F. M. , BERTOLINO, K. , SANTOS, R. S. .
      Descrição: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é a organização de um banco de dados Palavreando um banco de dados de fala naturalística e longitudinal monolíngue do português brasileiro, visando viabilizar e fomentar estudos sobre o desenvolvimento da morfologia e do léxico inicial infantil em crianças falantes de português brasileiro. A partir disto, espera-se: i. produzir estudos descritivos e teóricos sobre a aquisição e o desenvolvimento de diversos fenômenos lexicais e/ou morfológicos de crianças falantes de português brasileiro; ii. produzir transcrições ortográficas no formato CHAT para o Corpus Santos por meio do software CLAN; iii. produzir transcrições da linha morfológica no formato MOR para o Corpus Santos por meio do software CLAN e, finalmente, iv. fomentar por meio de dados de desempenho - os dados de aquisição de linguagem - as discussões acerca da realidade psicológica de modelos teóricos para o léxico e para a morfologia dentro de um projeto maior do Laboratório de Linguagem e Cognição da UNIFESP (LabLinC) de explorar dados de desempenho frente a teorias linguísticas. Mais especificamente, no âmbito descritivo-teórico, este projeto toma como norte as seguintes questões de pesquisa: i. Como os dados de produção do léxico inicial infantil referentes a diversos fenômenos empíricos podem corroborar ou refutar as propostas de análise construcionista do modelo de arquitetura da gramática da Morfologia Distribuída? ii. Como esse modelo pode lançar luz sobre os fenômenos morfológicos e morfossintáticos presentes no léxico inicial infantil? Para viabilizar estes trabalhos, o projeto integra parceria com o LEAL (Laboratório de Estudos em Aquisição de Linguagem) da Universidade de São Paulo e visa contribuir para a construção de um Consórcio de Dados de Linguagem Infantil do Estado de São Paulo (USP/Unifesp/UniSantos) sob coordenação da Profa. Dra. Raquel Santana Santos.
    • Nome do projeto: Projeto de Monitoria em Fonética e Fonologia (2021 - 2021
      Natureza: Ensino
      Integrantes: BASSANI, I. S. , BLOEDOM, F. C. , RODRIGUES, C. M. , VICENTE, V. V. N. , LIMA, D. M. T. .
    • Nome do projeto: Laboratório de Linguagem e Cognição da Unifesp (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BASSANI, I. S. , MINUSSI, R. D. , CRUZ, F. M. .
      Descrição: No LabLinC, abrigamos um conjunto de ações de pesquisa, extensão e formação continuada conduzidos por seus integrantes (doutores, mestrandos e graduandos) que integram a linha de pesquisa Linguagem e Cognição do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFESP, e por pesquisadores parceiros do LabLinC, alocados em universidades nacionais e internacionais. As linhas de pesquisa norteadoras dessas ações desenvolvidas são as seguintes: Estudos em Aquisição da linguagem, Estudos em Funcionamento e Processamento da Linguagem, Estudos em Metacognição e Aprendizagem, Estudos em Multimodalidade, interação e cognição. Por sua vez, o laboratório tem grande preocupação com as ações extensionistas, o que se caracteriza, entre outras atividades, pelo projeto de extensão 19207 (Cadastro SIEX 2021), que recebe como título o nome do Laboratório e visa a reunir ações de extensão promovidas para o biênio 2021-2022. O encontro entre a formação em estudos da linguagem e as atuações profissionais e sociais envolvendo a dimensão linguística é muito rica e se torna um ambiente propício para o desenvolvimento de um projeto contínuo e permanente de extensão universitária que mobiliza as questões e ações em torno da linguagem em nossa sociedade atual.
    • Nome do projeto: Projeto de Monitoiria em Fonética e Fonologia e Sintaxe (2022 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: BASSANI, I. S. , MINUSSI, R. D. , CRUZ, F. M. .
    • Nome do projeto: Projeto de Monitoria em Fonética e Fonologia (2023 - 2023
      Natureza: Ensino
      Integrantes: BASSANI, I. S. , OLIVEIRA, C. A. C. , SUDARIO, V. J. B. , BALULA, B. F. , OLIVEIRA, B. R. P. .
    • Nome do projeto: Projeto de Monitoria em Morfologia e Fonética e Fonologia (2023 - 2024
      Natureza: Ensino
      Integrantes: BASSANI, I. S. , SUDARIO, V. J. B. , ANTONIO, S. P. V. , MOURA, C. C. F. , CONCEICAO, I. S. A. , MARTINS, L. S. A. , BRITO, I. B. , TAGUSAGAWA, T. Y. H. .
    • Nome do projeto: Projeto de Monitoria em Morfologia e Fonética e Fonologia (2024 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: BASSANI, I. S. , PERREGIL, G. C. , CAMPOS JUNIOR, L. V. , TAGUSAGAWA, T. Y. H. , CALDERAN, G. S. , SILVA, J. R. F. , FONSECA, E. D. .
    • Nome do projeto: Estudos da Gramática (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BASSANI, I. S. , MINUSSI, R. D. , MARCELINO, M. , SOUZA, J. L. , VEIRANO, M. , ASSINE, J. S. , ALMEIDA, M. L. L. , OLIVEIRA, E. F. R. , ARAUJO, E. L. .
      Descrição: A linha de pesquisa Linguagem e Cognição do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo se identifica pelo interesse na gramática das línguas naturais. Tendo em vista que as relações entre a linguagem e a cognição humanas também podem subsidiar estudos do texto e do discurso, o enfoque em tais relações, destacado no projeto de criação da linha, precisa ser complementado por um projeto de pesquisa que represente o há de comum entre os projetos de cada docente, filiados à Linguística Gerativa, à Linguística Cognitiva ou à Linguística de Corpus. A própria identificação do objeto gramática abriga questões que exigem um projeto geral para serem discutidas. Uma delas é a relação entre a gramática e o léxico, que, na Linguística Gerativa, propicia o cotejo entre modelos lexicalistas e não lexicalistas, enquanto, na Linguística Cognitiva e na Linguística de Corpus, se apresenta como fundamento segundo o qual gramática e léxico são componentes integrados, o que exclui a possibilidade de modelos não lexicalistas. Tal questão, por sua vez, torna cooperações entre a Linguística Gerativa e a Linguística de Corpus distintas de cooperações entre a Linguística Cognitiva e a Linguística de Corpus. Enquanto a Linguística de Corpus supre estudos filiados à Linguística Gerativa de métodos empíricos de tratamento de dados, há entre a Linguística de Corpus e a Linguística Cognitiva a afinidade como modelos baseados no uso, do que se conclui que cooperações entre estas extrapolam o terreno metodológico. Se, verticalmente, são essas as teorias presentes na linha de pesquisa, há, horizontalmente, fenômenos que interessam a diferentes projetos, concernentes à fonologia, à morfologia, à sintaxe e à semântica das línguas naturais. Um fenômeno morfológico que, no âmbito de um projeto, seja explorado com base na Morfologia Distribuída (modelo da Linguística Gerativa) pode ser explorado, no âmbito de outro projeto, com base na Gramática Cognitiva (modelo da Linguística Cognitiva), com ou sem o aporte da Linguística de Corpus, seja por diferentes orientandos em momentos diferentes, seja pelo mesmo orientando como parte de um projeto transversal. Outro fenômeno com forte potencial a explorações horizontais é a aquisição da linguagem. Os projetos atuais enfocam o inglês como L2, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como L1 ou L2 e mesmo o português brasileiro como L1. A aquisição de L2 pode ser mediada pelo ensino formal ou constituir a história de qualquer língua natural em que se verifique o contato com outras línguas naturais (como o português brasileiro), razão por que a aquisição é tomada como fenômeno cognitivo, independente dos meios (ensino ou outro) ou dos resultados (letramento ou outros), que resulta numa gramática. As teorias representadas neste projeto oferecem diferentes arquiteturas da gramática tanto intrateóricas (diferentes modelos da mesma teoria) quanto interteóricas (diferentes modelos de diferentes teorias), o que, por si só, pode ser explorado e só tem lugar neste projeto de pesquisa, que tanto se alimenta das especificidades dos projetos filiados a uma das teorias representadas quanto lhes empresta parâmetros de generalidade ou especificidade.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras (Português - Lingüística)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: New York University
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • See Saw Panamby Bilingual Education:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Professora Assistente
    • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Assistente de Pesquisa
    • LL Journal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Grupo Educacional UNINTER:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Disciplina de Metodologia Científica
        Outras informações: Professor
    • Revista LinguíStica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: ISSN 2238-975X
    • Journal of Languages and Culture:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas Usp:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Auxiliar de Informática
    • Colégio I.L. Peretz:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Corretora de redação dos 7, 8 e 9 anos do Ensino Fundamental e 1,2 e 3 anos do Ensino Médio
        Outras informações: Corretor de redação da disciplina de LP
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Caderno de Squibs: Temas em estudos formais da linguagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Revista do GEL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Estudos Linguísticos e Literários:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • CADERNO DE SQUIBS: TEMAS EM ESTUDOS FORMAIS DA LINGUAGEM:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Científico permanente da Equipe Editorial http://periodicos.unb.br/index.php/cs/about/editorialTeam
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).