Não autenticado |

Angélica de Jesus Batista

    • Doutoranda e Mestre (2021) em Geografia Humana na FFLCH - USP . Formada em Pedagogia (2015), Licenciada em Geografia (2009) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) cursou magistério no Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM, 2002). Tem experiência como professora da Educação Básica: Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental (2003-2016).Atualmente é diretora de divisão técnica dos CEUs e Educação Integral na Diretoria Regional de Guaianases (SME-SP) e professora de Geografia no cursinho popular pré -vestibular EACH-USP. Integrou o "Círculo de Pesquisas das Fronteiras Teóricas para a Formação de Professores", sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Eliza Miranda (2012-2020), Atua como pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Cartografia e Pensamento Espacial na Educação Geográfica - CPEGEO vinculado ao Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI) sob a orientação da Profª Dra Paula Cristiane Strina Juliasz, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) . Desenvolve pesquisas voltadas para o ensino de geografia, adolescência, aprendizagem de gêneros orais e escritos na perspectiva bakhtiniana e processos cognitivos na formação e desenvolvimento de conceitos da ciência geográfica (Vigotski e Reuven Feuerstein).

       

      Links:    

    • BATISTA, A. J. ; JULIASZ, P. C. S. . O Ensino do Relevo no Contexto da Educação Geográfica Encontro Nacional da ANPEGE , v. 1 , p. 1 - , 2023. ISSN: 21758875.
    • BATISTA, A. J. . DIDACTIC SEQUENCE FOR ORAL AND WRITTEN GENRES IN THE TEACHING OF PHYSICAL-NATURAL THEMES https://doi.org/10.56346/Journal_Semiarid_ijsa.v5i5.140 , v. 5 , p. 402 - 417 , 2022. ISSN: 27646203.
    • BATISTA, A. J. . O professor pesquisador e a interdisciplinaridade: Fundamentos para a prática docente no ensino de Geografia. Experiências docentes na área interdisciplinar no Brasil, v. 2, p. 9 - 233, 2020.
    • BATISTA, A. J. . Manual de procedimentos e normas para os Centros de Educação Unificado (em andamento). 2018 (Elaboracao_de_projeto)
    • BATISTA, A. J. . Sequência didática por gêneros orais e escritos para o ensino das temáticas físico naturais. 2022 (Congresso)
    • BATISTA, A. J. ; JULIASZ, P. C. S. . O Ensino do Relevo no Contexto da Educação Geográfica. 2023 (Congresso)
    • BATISTA, A. J. . O professor e a pesquisa: a urgência da interdisciplinaridade na formação de professores de geografia. 2018 (Congresso)
    • BATISTA, A. J. . Educação integral no território CEU: diálogos necessários -SME/SP DRE Capela do Socorro. 2017 (Seminário)
    • BATISTA, A. J. . LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE FOTOGRAFIAS AÉREAS E IMAGENS DE SATÉLITE NO ENSINO DE GOEGRAFIA:proposta para a prática docente. 2006 (Outra)
    • BATISTA, A. J. ; Érika Porceli Alaniz . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB A PERSPECTIVA DO LUGAR. 2008 (Congresso)
    • BATISTA, A. J. ; ZACHARIAS, A.P . ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INCIAIS. 2009 (Congresso)
    • BATISTA, A. J. . ENSINO DE GEOGRAFIA: OS DESAFIOS NAS SÉRIES INCIAIS. 2009 (Congresso)
    • BATISTA, A. J. ; Thiara Vichiato Breda . TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: O USO DE FOTOGRÁFIAS AÉREAS NO ESTUDO DO LUGAR. 2008 (Congresso)
    • BATISTA, A. J. . PRIMEIROS PASSOS PARA COMPREENDER O MUNDO: OS DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIEI INICIAIS-PROPOSTAS PARA A PRÁTICA DOCENTE. 2008 (Conferência)
    • BATISTA, A. J. . Leitura e Interpretação de Fotografias Aéreas e Imagens de Satélite no ensino de Geografia: propostas para a prática docente em sala de aula. 2006 (Conferência)
    • BATISTA, A. J. . Representaçoes Cartográficas Aplicadas ao Estudo da Paisagem:propostas para o centro de apoio, difusão e popularização da educação ambiental no Parque Ecológico Municipal de Ourinhos-SP. 2006 (Conferência)
    • BATISTA, A. J. . Equipe feminina do CEU Água Azul é campeã da Copa Play F.C. 2019 Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME SP
    • MIRANDA, M. E. ; BATISTA, A. J. . Oficina: O ensino de Geografia na Educação básica In: Programa do Desenvolvimento do ensino e aprendizagem mediada de geografia para a educação básica. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • BATISTA, A. J. . Palestra: Educação integral no território CEU: diálogos necessários. 2017 (Secretaria Municipal de Educação)
    • Nome do projeto: CEU Memórias (2017 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BATISTA, A. J. , SANTOS, W. S. , LIMA, Maria do Socorro .
      Descrição: O projeto é uma construção em rede com a secretaria municipal de educação de São Paulo. O objetivo é resgatar a história, dar visibilidade e voz aos sujeitos que direta ou indiretamente estão inserido nos Centros de Educação Unificados de São Paulo. É uma empreitada em desvendar o território da educação e analisar os impactos endógenos e exógenos da comunidade nos centros educacionais. No nosso caso, o recorte é o CEU Água Azul localizado na Cidade Tiradentes, zona leste da capital paulista. O produto final é a produção de um livro com o mosaico dessa histórias e um centro de memórias do distrito da Cidade Tiradentes.
    • Nome do projeto: O perfil necessário do professor de Geografia para a valorização do ensino de geografia na Educação Básica (2008 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BATISTA, A. J. , MIRANDA, M. E. .
      Descrição: Este Projeto está organizado em três etapas. A 1ª etapa visa caracterizar as demandas que se apresentam na sala de aula do ensino fundamental e médio, especialmente na educação pública. A 2ª etapa é dedicada ao estudo dos temas e conteúdos de Geografia que são objetos de trabalho no ensino fundamental e médio, bem como as metodologias predominantes nas práticas pedagógicas do ensino de Geografia. Também se analisa a contribuição do ensino de Geografia para a aprendizagem de habilidades envolvidas no aprimoramento das diversas competências com ênfase na competência de leitura e escrita. A 3ª e última etapa pretende demarcar as vinculações entre a Geografia como área de conhecimento acadêmico e a Geografia como disciplina escolar. Nesta etapa buscamos delinear as tendências atuais das práticas curriculares do ensino de Geografia para identificar os aspectos vulneráveis dessas práticas e prospectar os fundamentos psico-pedagógicos da aprendizagem de Geografia no sentido de projetá-la enquanto disicplina escolar integradora e articuladora do currículo escolar da educação básica, e assim contribuir para repensar novos eixos e núcleos de interesse para a área de licenciatura em Geografia.
    • Nome do projeto: Elaboração e Aplicação de Sequências Didáticas por Gêneros Discursivos Textuais no Ensino de Geografia e Outras Áreas do Currículo Escolar (2010 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BATISTA, A. J. , MIRANDA, M. E. .
      Descrição: Este Projeto tem como referência a concepção de Linguagem, segundo a Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin, a concepção de Mediação segundo a Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein; as concepções de Pensamento e Linguagem do Círculo de Vigotski; e a questão da Complexidade segundo Edgar Morin. Estas concepções foram sendo assimiladas no processo da própria pesquisa pelos participantes, o que favoreceu o desenvolvimento inicial do modelo teórico-prático que foi elaborado e aplicado ao ensino de Geografia. O que se pretende é desenvolver uma mudança na prática de planejar dos professores e ao mesmo tempo aplicar e avaliar como proposta no trabalho do professor, considerando os textos elaborados pelos alunos envolvidos.Este Projeto teve uma etapa preliminar em que se prospectou junto aos professores envolvidos quais os aspectos possíveis de se modificar em suas práticas. A 1ª etapa se realizou no 2º semestre de 2010/2011 com a participação de 05 professores; a 2ª etapa em 2011/2012 com a participação de 14 ; e a 3ª etapa se realizou em 2012/2013 com a participação de 7 professores. A metodologia da Pesquisa conta com o registro audio visual do processo de desenvolvimento da própria pesquisa, além do tratamento estatístico qualitativo dos resultados obtidos tanto na prática dos professores envolvidos como no desempenho e aproveitamento dos alunos envolvidos..
    • Nome do projeto: A Contribuição das (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BATISTA, A. J. , MIRANDA, M. E. .
      Descrição: Descrição: Este Projeto visa explorar as diversas concepções de Homem que permeiam as tendências teóricas da Geografia Moderna tendo como base as 'figuras de Wolff", recolocando o valor formativo que o ensino de Geografia possui na Educação Básica. Além disso, investiga as concepções de mediação segundo Vigotski e Feuerstein aplicadas ao ensino de Geografia na Educação Básica por 11 professores de geografia participantes desta pesquisa. Também, o projeto se desenvolve a partir de 2015 em nível de graduação do Curso de Geografia da USP com as turmas da disciplina "Ensino de Geografia na Educação Básica".. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. . Integrantes: Maria Eliza Miranda - Coordenador /Angelica de Jesus Batista - Integrante / Simone Marassi Prado - Integrante / Francis Gomes Macedo - Integrante / Natacha Soares Ribeiro - Integrante / Luiza Grieco Feres - Integrante / Cristiane de Castro Rahal - Integrante / Mariana Oliveira Silva Reis - Integrante / Luiz Henrique Picasso Felício - Integrante / Mariane Márcia Barros Braga - Integrante / Ivan Zanetti Mota - Integrante / Leonardo Vital de Lucena - Integrante / Thays de Oliveira Lopes - Integrante / Ana Cristina Bezerra Oliveira - Integrante / Diego Daniel Pereira - Integrante / José Leonardo Homem De Mello Gâmbera - Integrante / José Maurício Silva Dos Reis - Integrante / Márcio De Jesus Lima - Integrante / Mauricio Lovadini - Integrante / Simone Dos Santos Teodoro - Integrante / Vilson Bruzati - Integrante.
    • Nome do projeto: A Prioridade da Leitura e da Escrita no ensino de Geografia do Ensino Fundamental I e II (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BATISTA, A. J. , MIRANDA, M. E. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa pretende investigar os resultados obtidos na elaboração e aplicação de sequências didáticas por gêneros discursivos textuais no ensino de Geografia com enfoque na aprendizagem da argumentação enquanto uma capacidade de linguagem, no contexto recente de priorização da leitura e da escrita na política curricular do ensino fundamental em escolas municipais de São Paulo. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa envolve um grupo de 07 professores de Geografia e seus alunos do Ensino Fundamental II no contexto do processo de elaboração e aplicação, pelos professores, de diferentes sequências didáticas de geografia, em condições cotidianas de vida escolar. Reconhecemos, de imediato, que a questão da leitura e da escrita tem muitas implicações já que o desempenho linguístico perpassa diversas dimensões da organização curricular, sendo necessário identificar e analisar as concepções que tem predominado nas políticas educacionais, e também prospectar as concepções que professores de Geografia do ensino público, individualmente e coletivamente, tem em relação à leitura e a escrita especialmente no Ensino Fundamental II. Assim os problemas que norteiam a pesquisa podem ser sintetizados: - quais os impactos que a adoção da leitura e da escrita como princípio norteador do currículo escolar promove no âmbito do ensino e aprendizagem de Geografia e nas práticas docentes de professores de Geografia no Ensino Fundamental II da Educação Pública? - quais são as possibilidades da adoção da prioridade da leitura e da escrita para as práticas didáticas do ensino de Geografia? - qual a contribuição que o ensino de Geografia pode dar para o desempenho da leitura e da escrita? As sequências didáticas se estruturam a partir de determinados princípios pedagógicos que respeitam os processos intelectuais de pré-adolescentes e adolescentes, observando-se o papel de mediador do professor, que assegura ao aluno de modo progressivo e continuado, a partir da leitura e da escrita, que elaborem dissertações com enfoque na aprendizagem de resolução de problemas e elaboração de argumentos de maneira progressiva e continuada..
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia Humana
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia Humana
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Prefeitura Municipal de Ourinhos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - 2010 ).
        Outras informações: PROFESSORA DE ENSINO FUNDAMENTAL I
    • PREFEITURA MUNICIPAL DE FERRAZ DE VASCONCELOS:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - 2005 ).
        Outras informações: DOCENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Secretaria da Educação do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - 2017 ).
        Outras informações: Professor de geografia da educação básica
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2019 ).
        Outras informações: Desenvolveu atividades de pesquisas na educação básica com o desenvolvimento, aplicação e análise dos resultados de sequências didáticas.
        Outras informações: Pesquisador
    • Escola de Artes e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).