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Marianna Francisca Martins Monteiro

    • Possui graduação em Ciências Sociais , mestrado em Filosofia e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no curso de Artes Cênicas do Instituto de Artes. Integra o Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp Tem experiência na área de Artes Cênicas, dança e teatro, tendo se profissionalizado como atriz em 1976. Dedica-se a pesquisa em artes focadas no teatro, na performance, na dança brasileira e no teatro popular.É autora dos livros: Noverre: Cartas sobre a Dança (Edusp,2002), Dança Popular: Espetáculo e Devoção (Terceiro Nome, 2011) e, em co-autoria, Antropologia e Performance, ensaios NAPEDRA. Co-autora dos vídeos: Lambe Sujo uma Ópera dos Quilombos, Balé de Pé no Chão: a Dança Afro de Mercedes Baptista e A Pedra Balanceou. Membro da Associacão Cultural Cachuera! desde 1981. Recebeu prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte- Apca, de melhor pesquisa em dança, pelo livro Noverre: Cartas sobre a Dança e o prêmio de melhor roteiro e pesquisa pelo filme Balé de Pé no Chão, a Dança Afro de Mercedes Baptista , no Festival Internacional do Filme Etnográfico do Rio de Janeiro. Lidera na Unesp o grupo de pesquisa: Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: Teatro, Brincadeiras, Rituais e Vadiagens e é pesquisadora no grupo de pesquisa da USP : Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama- NAPEDRA.Desde 1980 dedica-se à pesquisa das cultural populares brasileiras, em especial as danças dramáticas e as danças dos quilombos. Atualmente busca dar à sua pesquisa uma dimensão transnacional. Fundou no Instituto de Arte da Unesp, o Terreiro Fundo da Barra, espaço para a apresentação e encontro de grupos populares.

       

      Links:    

    • Instituto de Artes,Programa de Pós Graduação em Artes, linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, Projeto de Pesquisa Imagem e Cena: Oficina, Teatro, Ritual e Pesquisa
    • Estética e Poeticas Cênicas
    • Praticas e Politicas da Cultura. Centro em Rede de Investigacão em Antropologia- CRIA -ISCTE
    • DOWSEY, John ; MULLER, Regina P. ; HIKIJI, Rose Satico G. ; MONTEIRO, Marianna. F. M. . Antropologia e Performance, Ensaios Napedra. São Paulo : Terceiro Nome, 2013 . 499p. ISBN: 9788578161279.
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    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Noverre. re-impressão (1a edção: 1998). : , 2008 . p. ISBN: .
    • Medeiros, Maria Beatriz de ; MONTEIRO, Marianna. F. M. . Espaço e Performance. Brasília : Universidade de Brasília/ Capes, 2007 . 193p. ISBN: 9788589698146.
    • Medeiros, Maria Beatriz de ; MONTEIRO, Marianna. F. M. ; Matsumoto, Roberta K. . Tempo e Performance. Brasília : Universidade de Brasília/ Capes, 2006 . 158p. ISBN: 9788589698122.
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Noverre: Cartas sobre a Dança. São Paulo : EDUSP, 1998 . 392p. ISBN: 8531404592.
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    • SOUZA, G. S. ; MONTEIRO, Marianna. F. M. ; TEIXEIRA, P. C. . Histórias de Resistência das Mulheres na Umbanda: Um estudo a partir do eixo co-habitar com a fonte do método BPI. 2022 (Parecer)
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    • MAYOR, M. S. ; MONTEIRO, Marianna. F. M. ; KANTOR, I. . O Negreiro à frente do teatro: José Bernardino de Sá na direção do Theatro Imperial São Pedro de Alcântara (1845-1851). 2022 (Parecer)
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    • MONTEIRO, Marianna. F. M. ; ERNICA, R. ; ALBUQUERQUE, M. B. . Bom dia, Espírito Santo! - Entre a religiosidade e a fantasia: uma pesquisa dramatúrgica sobre os diários de Ana Maria, minha mãe. 2017 (Parecer)
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    • MONTEIRO, Marianna. F. M. ; TURTELLI, L. S. ; MARANZATO, M. J. . Dançar para as Nossas Senhoras: um estudo na confluência de coabitares do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). 2015 (Parecer)
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    • MONTEIRO, Marianna. F. M. ; SILVA, R. I. ; NAVARRO, G. M. . As máscaras da Folia de Reis e a preparação do ator para o teatro de rua. 2013 (Parecer)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. ; MARANZATO, M. J. ; TURTELLI, L. S. . LÁGRIMAS DE MARIAS: UM ESTUDO NO EIXO DA ESTRUTURAÇÃO DA PERSONAGEM DO MÉTODO BPI. 2013 (Parecer)
    • PAGLIUSI, F. ; TURTELLI, L. S. ; MONTEIRO, Marianna. F. M. . Co-habitando com o Catimbozeiro/Juremeiro: uma experiência a partir do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete. 2013 (Parecer)
    • SANTOS, M. T. L. ; MONTEIRO, Marianna. F. M. ; AGUILERA, J. A. M. . O que é a arte da Grima? Modos de Transmissão e Resistência em um bairro rural do norte do Cauca (Colômbia). 2013 (Parecer)
    • CAMARGO, R. A. ; MONTEIRO, Marianna. F. M. ; MARTINS, E. V. D. . O Teatro Sagrado: entre o ritual e o fenômeno teatral. 2012 (Parecer)
    • VICENTIM, J. R. ; SOARES, M. V. ; MONTEIRO, Marianna. F. M. . MATRIZES PERINATAIS: UMA ABORDAGEM EM DANÇA DOS RITUAIS DE INICIAÇÃO. 2010 (Parecer)
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    • COSTA, E. M. ; RODRIGUES, G. E. F. ; MONTEIRO, Marianna. F. M. . Dançar para a Fonte Xavante: uma experiência do Bailarino-Pesquisador-Intérprete de retorno à Terra Indígena de Pimentel Barbosa.. 2011 (Parecer)
    • MAYOR, M. F. S. ; MONTEIRO, Marianna. F. M. ; TELESI, S. F. S. . Memória em cena: estudo do processo teatral de 'Memória da Cana'.. 2010 (Parecer)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Parecer Manzá- Revista de pesquisa em artes cênicas. 2020 (Parecer)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Revista Arte da Cena. 2020 (Parecer)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Parecer Revist aArte da Cena- UFG. 2020 (Parecer)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Congesso de INiciacão Científica da Unesp. 2020 (Parecer)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Relatório de Pesquisa: Colonialidade e Decolonialidade no Kola San Jon da Cova da Moura*. 2019 (Relatorio_tecnico)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. ; CINTRA, W. F. A. . Parecer relatorio docente. 2019 (Parecer)
    • ROMANO, L. R. V. ; MONTEIRO, Marianna. F. M. ; BREDARIOLLI, R. ; CAZNOC, Y. B. . Parecer sobre Relatório- CEPEU Projeto de ExtensãoProjeto: de extensão Cursinhos Pré Vestibular do Instituto de Artes: Heleny Guariba, Da Capo e Prévia. 2020 (Parecer)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Parecer para a Revista Estudos da Presença. 2018 (Parecer)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Parecer Revista Pitágoras 500. 2020 (Parecer)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Assessora de Dança, gestão Fernandes de Moraes. 1990 (Assessoria)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Nus Vestidos. 2001 (Consultoria)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Reis de Fumaça. Companhia de Feijão. Consultoria em Cultura Popular. 2003 (Consultoria)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Projeto de Pesquisa: Umbanda estudo de dois Casos. 1976 (Elaboracao_de_projeto)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Curso de Pós-Graduação Lato Sensus - Danças Brasileiras para Multiplicadores Culturais. 2003 (Assessoria)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Praticas de Ensino no Contexto das Danças Populares. 2018 (Conferência)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Terreiros e Rodas : Novas Epistemologias nas artes da Cena. 2018 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Das danças Barrocas às Danças Populares. 2017 (Conferência)
    • MONTEIRO, Marianna . As Danças Populares no Brasil. 2016 (Conferência)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Bare Foot Ballet- Afro Brazilian Dance. 2018 (Conferência)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Balé de Pé no Chão: A Dança Afro de Mercedes Baptista. 2018 (Outra)
    • ABREU, Carolina de Camargo ; MONTEIRO, Marianna. F. M. . A Pedra Balanceou. 2016 (Outra)
    • ABREU, Carolina de Camargo ; MONTEIRO, Marianna. F. M. . A pedra Balanceou. 2016 (Outra)
    • ABREU, Carolina de Camargo ; MONTEIRO, Marianna. F. M. . Nego Fugido e Trabalhadores da Cultura: Lições de Agitprop para a Antropologia. 2016 (Comunicacao)
    • DIAS, P. A. ; MONTEIRO, Marianna. F. M. . Traçando uma linha Podemos falar de uma estética Quilombola. 2015 (Conferência)
    • SANTIAGO, Lilian Solá ; MONTEIRO, Marianna. F. M. . Balé de Pé no Chão A Dança Afro de Mercedes Baptista. 2015 (Simposio)
    • Passos, Evandro ; FERRAZ, F. M. C. ; SANTIAGO, Lilian Solá ; MONTEIRO, Marianna. F. M. ; PAULA, F. S. . Balé de Pé no Chão A Dança Afro de Mercedes Baptista. 2014 (Simposio)
    • SANTIAGO, Lilian Solá ; MONTEIRO, Marianna. F. M. . Balé de Pé no Chão : a Dança Afro de Mercedes Baptista. 2013 (Simposio)
    • SANTIAGO, Lilian Solá ; MONTEIRO, Marianna. F. M. . Balé de Pé no Chão a Dança Afro de Mercedes Baptista. 2013 (Seminário)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . O Professor Performer. 2012 (Conferência)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Noverre : Cartas sobre a Dança. 2012 (Conferência)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Estética relacional e festa do Boi no Morro do Querosene em São Paulo. 2011 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Estética Relacional e Festa Popular. 2011 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Noverre's Letters on Dance. 2010 (Comunicacao)
    • DIAS, Paulo ; GOMES, C. ; MONTEIRO, Marianna. F. M. . A dança Afro Brasileira e a Dança de Corte na Construção do Corpo do Mestre Sala e do Porta Bandeira. 2010 (Conferência)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Técnicas corporais, disciplinas e pré-expressividade nas artes-cênica. 2010 (Comunicacao)
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    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Lambe-Sujo: Performance e Liminaridade. 2008 (Comunicacao)
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    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Da Dança de Corte à Dança Romântica. 1989 (Conferência)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . A Dança de Corte e o Barroco na série de eventos - Balé Clássico, História e Atualidade. 1990 (Conferência)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . O Nascimento do Balé Clássico. 1991 (Conferência)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Natureza e Artifício no Balé de Ação: a crise do Balé de Corte e a aula: Introdução à prática de Dança Barroca. 1999 (Conferência)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . A Dança na Festa Colonial. 1999 (Seminário)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Espetáculo e Devoção-Burlesco e teologia-política nas danças Populares Brasileiras. 2002 (Conferência)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Danças Populares tradicionais: Congadas e Cristão&Mouros. 2002 (Conferência)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Danças Populares Brasileiras e Cultura Barroca. 2003 (Conferência)
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    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . O Ensino da História da Dança à Margem das Instituições. 1989 (Simposio)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . A Reforma da dança e o pensamento sobre a Arte no Século XVIII: Verossimilhança e Maravilha na Reforma do Balé. 1998 (Conferência)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Samba nêgo, branco não vem cá. 2003 (Conferência)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Onde tem fogo tem fumaça: Reis Congos e Resistência Cultural Afro-Brasileira. 2004 (Conferência)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Dança Antiga: Escrita, Reconstrução e Criação. 1990 (Oficina Cultural Oswald de Andrade)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Dança Renascentista Francesa. 1990 (Oficina Cultural Regional "Glauco Pinto de Moraes")
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Jongo, Batuque Moçambique, Congada e Maçambique. 1996 (Oficinas de Dança Popular Brasileira)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Jongo, Batuque Moçambique, Congada e Maçambique. 1997 (Oficinas de Dança Popular Brasileira)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Jongo, Batuque Moçambique, Congada e Maçambique. 1998 (Oficinas de Dança Popular Brasileira)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Solos de um Povo - Olhares Contemporâneos Voltados para a Dança Popular. 2005 (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. ; BACELAR, Pedro ; ARAPIRACA, Juliana . Tradição e Treinamento do Ator. 2008 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. ; BACELAR, Pedro ; ARAPIRACA, Juliana ; ANDRADE , Ilda . Tradição e Treinamento do Ator. 2009 (Universidade Estadual Paulista - Unesp Instituto de Artes)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. ; ABREU, Carolina de Camargo ; DAWSEY, John ; HIKIJI, Rose Satico G. ; LYRA, Luciana de Fátima R.P. de. ; MORAES, Marcos Vinicios M. ; MULLER, Regina P. ; PASSOS, João Luís Uchôa de F. ; SILVA, Adriana Oliveira ; GOLDENSTEIN, Ana ; FIORI, Ana Letícia de ; FERRAZ, Ana Lúcia ; SCHOUTEN André-Kees de Moraes ; CIRINO, Giovanni . Encontro Nacional de Antropologia da Performance- ENAP. 2010 (Núcleo de Antropologia, Performance e Drama)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Tradição e Treinamento do Ator: A Corporalidade das Figuras. 2010 (Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Tradição e Treinamento do Ator: Encontro com o Mestre Inácio Lucindo de Camutanga. 2011 (Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista)
    • ABREU, Carolina de Camargo ; CARVALHAES, Ana Goldenstein ; CIRINO, Giovanni ; DAWSEY, John ; FERREIRA, Francirosy ; LYRA, Luciana de Fátima R.P. de. ; MONTEIRO, Marianna. F. M. ; MULLER, Regina P. ; VILLELA, Alice . Encontro Internacional de Antropologia e Performance. 2011 (Núcleo de Antropologia, Performance e Drama- USP)
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    • MONTEIRO, Marianna. F. M. ; AMARAL, Alicio ; PARDO, Juliana . Tradição e Treina,ento do ator: Encontro com os Mestres de Cavalo Marinho. 2012 (Unesp- Proex)
    • et al. ; IKEDA, A. ; ANDRADE , Ilda ; ANDRE, Carminda Mendes ; BOLOGNESI, Mário Fernando ; ABREU, Carolina de Camargo ; FERRAZ, F. M. C. ; PAULA, F. S. ; GOGOY, Káthya Maria Ayres de ; MACHADO, J. F. ; PEREZ, L. M. ; LEONARDI, L. ; MONTEIRO, Marianna. F. M. ; DIAS, Paulo ; Silva, R L ; SANTIAGO, Lilian Santiago ; ALMEIDA, V. F. M. ; BURTON, N. ; DANIEL, Y. ; DEFRANTZ, T. . Coloquio Internacional O Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas: Perspectivas Teóricas, Poéticas e Pedagógicas. 2015 (Instituto de Artes da Unesp)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Boi Bumbá: Unidos de Santa Fé. 2016 (Instituto de Artes da Unesp/ Funarte)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Festa de encerramento do Encontro de Teatro Universitario - ETU. 2017 (Instituto de Artes da Unesp/ ETU)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Inauguração do Terreiro Fundo da Barra. 2016 (Instituto de Artes da Unesp)
    • GALANTE, R. ; MONTEIRO, Marianna. F. M. . Curso de Extensão: As diásporas centro-africanas e a formação das musicalidades Afro-Atlânticas no Brasil (Sécs XVI-XIX). 2019 (Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unesp)
    • MARTINS, L. M. ; MONTEIRO, Marianna. F. M. ; BRICKEN, L. ; GALANTE, R. . Canjica Historica. 2018 (Departamento de Artes Cênicas da Unesp)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. ; DIAS, P. ; ASSIS, V. . O Nego Fugido e os Teatros de Grupo. 2012 (Associação Cultural Cachuera!)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Da Dança de Corte à Dança de Terreiro. 2014 (Organização Poesis Social de Cultura)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . AD-421 - História da Dança. 2003 (Instituto de Artes - Unicamp)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . AD-601 - História da Dança no Brasil. 2003 (Instituto de Artes - Unicamp)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. ; ALMEIDA, C. . Da dança de corte à dança do terreiro. 2014 (Poiesis: Secretaria Estadual de Cultua)
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . PAS. 2006 (Elaboracão de exame vestibular: avaliação continuada pas)
    • Nome do projeto: Experiência Performance e Teatralidades Brasileiras (2008 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MONTEIRO, Marianna. F. M. , SABINO, T. M. L. R. C. , PAULA, F. S. , MANZINI, Y. D. , SANTOS, J. R. L. , ANDADE, I. M. , CHIAVACCI, S. , TOLEDO, A. C. A. , FERREIRA, C. C. , OLIVEIRA, M. S. , OLIVEIRA, M. S. , SOARES, E. P. .
      Descrição: Essa pesquisa pretende aprofundar a análise das tradições dramáticas da cultura popular tradicional brasileira, em especial nos diversos gêneros das chamadas dancas dramáticas. Interessa analisar as diferentes apropriações dessa cultura pelo discurso cênico contemporâneo. A partir da dimensão histórica e antropológica, a pesquisa pretende fornecer elementos que possam orientar um diálogo fecundo entre a tradição teatral ensinada nas universidades, entretida por alunos, professores, pesquisadores e as tradições das cultura populares, representada pelos saberes e práticas dos mestres e brincantes.
    • Nome do projeto: Tradição e Treinamento do Ator (2008 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MONTEIRO, Marianna. F. M. , BACELAR, Pedro , Passos, Evandro , AMARAL, Alicio , PARDO, Juliana , ANDRADE , Ilda , IKEDA, A. , FERRAZ, F. M. C. , CARVALHO, L C , Silva, R L , LEONARDI , LYRA, Luciana .
    • Nome do projeto: Re-emergências das Práticas da Cultura Popular no Âmbito das Produções Artística de Teatro e Dança, em inícios do século XXI, em São Paulo. (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MONTEIRO, Marianna. F. M. , LYRA, Luciana , PAULA, F. S. , MARCILIA, B. , SOUZA, C. A. , PINTO, M. S. , MACHADO, J. F. , SABINO, T. M. L. R. C. , PEREZ, L. M. , LEONARDI , Passos, Evandro , Silva, R L , CARVALHO, L C , FERRAZ, F. M. C. , IKEDA, A. , ANDRADE , Ilda , PARDO, Juliana , AMARAL, Alicio , SILVA, K. R. L. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa pretende voltar-se tanto para os estudos teóricos, por meio de levantamento bibliográfico e documental, quanto para a experimentação prática, visando estabelecer conexões entre as artes cênicas na cultura popular tradicional brasileira e a arte cênica contemporânea. Estarão em foco a criação artística e os processos pedagógicos de formação artística.
    • Nome do projeto: Pedagogias decoloniais e novos paradigmas epistemológicos nas expressões populares de música-dança-poesia de matriz africana (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MONTEIRO, Marianna. F. M. , ABREU, Carolina de Camargo , SABINO, T. M. L. R. C. , PAULA, F. S. , SANTOS, J. R. L. , TOLEDO, A. C. A. , VALLE, M. B. , ANDADE, I. M. , BRITO, D. S. , VIANNA, L. L. , SPINOLA, C. F. .
      Descrição: Esse projeto de pesquisa parte do pressuposto de que as expressões populares de musica-dança-poesia de matriz africana, expressam pedagogias decoloniais de resistência à colonialidade e, enquanto tal, devem ser analisadas fora de paradigmas epistemológicos eurocentrados e ocidentalizantes. A pesquisa portanto deve se fazer em novas bases, evitando separação entre teoria e pratica, entre moderno e tradicional, entre política e estética, entre corpo e mente, entre pratica individual e coletiva. A partir desse solo metodológico pretendemos analisar expressões de matriz africana para identificar parâmetros filosóficos afro-centrados e potencialidades somáticas, por meio da observação participante, da pesquisa-ação. Tem interesse também as experiência no teatro contemporâneo em diálogo com a inter culturalidade
    • Nome do projeto: Territórios negros na cidade e suas teatralidades ( Séculos XX e XXI) (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MONTEIRO, Marianna. F. M. , CHIAVACCI, S. , BIANCHINI, G. F. , RAMOS, R. S. , TOLEDO, A. C. A. .
    • Nome do projeto: Pisar nesse Chão Devagarinho: pesquisa para subsidiar o planejamento de ações extensionistas junto às Favelas do Moinho e do Playcenter (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MONTEIRO, Marianna. F. M. , ROCHA, C. N. .
      Descrição: Pesquisa e ações preparatórias para subsidiar plano de atuação extensionista do Instituto de Artes da UNESP em conjunto com moradores das favelas do Moinho e do Playcenter, nas imediações do Campus de São Paulo. 7. Objetivos Geral e Específicos 1. Realizar levantamento do contexto socioeconômico e cultural das comunidades da Favela do Moinho e da Favela do Playcenter. preparando ações culturais de empoderamento da comunidade e apoio a luta por moradia digna, acesso a serviços básicos, por melhores condições de saúde e bem estar ( ODS 01- Erradicação da pobreza) ( ODS 03- Saúde e Bem Estar) 2 Propiciar contatos regulares entre alunos do Instituto de Artes e moradores das 2 comunidades de forma a conhecer e valorizar as soluções encontradas pelos moradores, suas iniciativas, suas lideranças e seu saberes (ODS 08- Trabalho decente e desenvolvimento econômico); (ODS 04- Educação de qualidade); (ODS 10 -Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles) 3. Apoiar a permanência de alunos cotistas. (ODS 04- Educação de qualidade), (ODS 10 -Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles) 4. Colaborar para a formação de artistas e professores de arte preparados para atuar junto a populações vulneráveis. (ODS 04- Educação de qualidade) (ODS 10 -Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles) 3. Elaborar programa de intercâmbio cultural entre o Instituto de Artes e as favelas do Moinho e do Playcenter a ser implementado em 2023, no quadro da curricularização da extensão. (ODS 04- Educação de qualidade) (ODS 10 -Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles) 4. Configurar atividades artístico culturais no Instituto de Artes em consonância com a realidade das comunidades localizadas nas adjacências do campus. (ODS 04- Educação de qualidade); (ODS 10 -Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles) 5. Lançar as bases de uma rede cultural interinstitucional (Instituto de Artes- UNESP, Memorial da América Latina, Casa Mario de Andrade, Teatro São Pedro, Escola de Samba Camisa Verde e Branco) (ODS 04- Educação de qualidade); (ODS 10 -Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles) 6. Articular docentes e discentes com as lideranças comunitárias e artistas das 2 comunidades. (ODS 04- Educação de qualidade); (ODS 10 -Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles) 7. Articular docentes e discente da Unesp com outros pesquisadores e artistas que atuaram ou atuem nessas comunidades. (ODS 04- Educação de qualidade) 8. Realizar ações culturais experimentais (rodas de conversa, pesquisa-ação) em conjunto com as comunidades para orientação de ações futuras. (ODS 04- Educação de qualidade); (ODS 10 -Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles) 9. Criar uma base de dados sobre as 2 comunidades para subsidiar futuras ações extensionistas do Instituto de Artes da Unesp. (ODS 04- Educação de qualidade); (ODS 10 -Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles)
    • Nome do projeto: Por uma teoria geral das performances afro diasporicas (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MONTEIRO, Marianna. F. M. , SILVA, K. R. L. , PAULA, F. K. S. , TEIXEIRA, A. C. E. , LAUNAY, I. , MAYOR, M. S. , OLIVEIRA, V. H. N. , FERRAZ, F. M. , SILVA, A. O. , SOUZA, R. C. , NASCIMENTO, B. N. .
      Descrição: Esse projeto tem como objetivo estabelecer uma rede de pesquisadores de diferentes localidades, instituições e formação. Essa rede configura-se como um espaço de estudo, de discussão e de troca de experiências em torno de duas questões centrais e complementares: é possível se pensar uma teoria geral das performances afro-diaspóricas? Qual a fecundidade e o interesse da proposta de situar diferentes práticas performativas, distantes no tempo e no espaço e em termos de lugares sociais, no interior de uma cartografia, capaz de articular multiplicidades, devires e relações micro e macro políticas? Essas questões devem balizar uma investigação de caráter coletivo, envolvendo diversos pesquisadores e pesquisadores artistas, em torno de programas comuns de leitura, de seminários virtuais e presencias e de laboratoios e residências artisticos. Performance artísticas, rituais e do campo do entretenimento serão analisadas e experienciada a partir de vivências comuns em residências e laboratorios artísticos, bem como em trabalhos de campo. O pano de fundo desse percurso são as questões da decolonialidade, do anti-racismo, das corporalidades, das epistemologias e das pedagogias plurais.
    • Nome do projeto: Terreiro Fundo da Barra (2016 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MONTEIRO, Marianna. F. M. .
      Descrição: O Terreiro Fundo da Barra é um espaço ao ar livre que tem sido utilizado pelo Laboratório das Expressões Culturais do Brasil, por alunos e professores de Pós-Graduação para a realização de aulas, experimentos, oficinas de extensão. Desde sua fundação em 2016, tem recebido importantes grupo de Cultura Popular Brasileira convertendo-se em espaço de troca de saberes entre a Universidade e os mestres da cultura popular. Já se apresentaram no Terreiro Fundo da Barra os grupos Bumba Boi de Santa Fé (um dos maiores e mais tradicionais do Maranhão), o Cavalo Marinho Estrela do Oriente (tradição dramática da Zona Mata Norte Pernambucana), O Jongo Cachuera! e Sambaqui (tradição do Sudeste), entre outros. Tem se revelado um instrumento poderoso para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino no campo das culturas populares. Nesse espaço tem sido possível experienciar as especificidades dos fazeres populares, contribuindo para ampliação das trocas entre saberes acadêmicos e os saberes populares disseminados na sociedade brasileira. É espaço de luta antirracista, bem como um contraponto ao epistemicídio perpetrado contra os saberes negros e indígenas. Nesse espaço, conseguimos desenvolver atividades transdisciplinares, reunindo alunos de música, artes cênicas e artes visuais. O Terreiro Fundo da Barra tem sido um locus privilegiado para o desenvolvimento de conteúdos e práticas pedagógicas essenciais à formação de alunos e pesquisadores voltados a tarefa de implantação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que regulamentam o ensino de ?História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena? na educação básica do Brasil. Nesse sentido, serve às 3 licenciaturas existentes no Instituto de Artes, bem como a linha de pesquisa do PPG Artes, ?Processos artísticos, experiências educacionais e mediação cultura? e ao mestrado profissionalizante ProfArtes , do PPG-Artes. Atende também as outras linhas de pesquisa do programa quando se voltam para as questões da constituição da brasilidade. Desde sua inauguração, tornou-se o espaço por excelência das festas juninas, de finalização de semestre, de comemoração de defesas etc. o que no caso das atividades do Instituto de Artes, extrapola o mero entretenimento, propiciando vivência diferenciadas que revelam o potencial político, relacional, simbólico e expressivo da festa. Para finalizar, convém ressaltar que a curricularização da extensão a partir de 2023, converterá o Terreiro Fundo da Barra, num importante espaço extensionistas, podendo receber adultos, crianças e professores interessados nas culturas populares e em suas riquezas expressivas. Tendo em vista as atividades atuais e futuras deste espaço, recebemo o apoio da Pro reitoria de pesquisa para implantação de uma infraestrutura mínima, capaz de melhorar as condições de realização dessas atividades.
    • Nome do projeto: Danças de Orixás, Inquices, Voduns e Encantados: uma abordagem comparativa (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MONTEIRO, Marianna. F. M. , PAULA, F. K. S. , GONCALVES, L. D. , PRETY, G. .
      Descrição: Pesquisa comparativa de danças em quatro vertentes da religiosidade afro-brasileira: as danças do Candomblé Ketu, as danças do Candomblé Angola, as danças do Candomblé Jêje e do Tambor de Mina.
    • Nome do projeto: Colonialidade e decolonialidade no Kola San Jon, da Cova da Moura (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MONTEIRO, Marianna. F. M. , RAPOSO, P. .
      Descrição: Pesquisa desenvolvida no bairro da Cova da Moura em Lisboa sobre 2 expressões cabo-verdianas de dança, canto e percussão: O Kola San Jon e o Batuko
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Direção, argumento e pesquisa de Vídeo - Balé de Pé no Chão. 2005 - Direção e pesquisa de vídeo
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Direção, roteiro e fotografia do vídeo-documentário etnográfico - Lambe-Sujo, uma ópera dos quilombos. 2005 - Direção
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Coordenação de Pesquisa do Vídeo - No Repique do Tambú. 2002 - Coordenação de pesquisa
    • MONTEIRO, Marianna. F. M. . Entrevista com Gilberto Gil. 1978 - Entrevista
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado em Dança
        Nome da Instituição: Instituto de Artes -Unicamp
        Ano de conclusão: 1987
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Filosofia Letras e Ciências Humanas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Umbanda Estudo de Dois Casos
        Ano de conclusão: 1978
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1995
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: ICS e ISCTE, Lisboa
        Ano de conclusão: 2018
    • Universidade Ibirapuera:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1997 - 1998 ).
        Outras informações: professor contratado
    • Universidade São Marcos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1993 - 2001 ).
        Outras informações: Durante o período de vínculo empregatíssio tirei um período de licença sem vencimentos para realizar a pesquisa de mestrado.
        Outras informações: professor contratado
    • Faculdade Interlagos de Educação e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1996 - 1996 ).
        Outras informações: professor contratado
    • Universidade Anhembi Morumbi:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 1993 ).
        Outras informações: professor contratado
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Na impossibilidade de uma contratação minhas aula foram remuneradas como uma série de conferências,na área de Historia da Dança.
        Outras informações: prestação de serviço
    • Escola Estadual de 1o. Grau Jardim Imperial:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1979 - 1979 ).
        Outras informações: professor III
    • Escola Estadual de 1o. grau Victor Brecheret:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1979 - 1980 ).
        Outras informações: professor III
    • Secretaria Municipal de Cultura:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1984 - 1989 ).
        Outras informações: Pesquisador de Assuntos Culturais DA 07
    • Secretaria Estadual da Cultura do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1989 - 1990 ).
        Outras informações: prestador de serviço
    • Associação Cultural Cachuera!:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Cinemateca Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Livre (1973 - 1974 ).
        Outras informações: estágio
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Desenvolvi junto ao Instituto de Artes da Unb, atividades de docência na Graduação e na Pós Graduação e atividades de pesquisa.
        Outras informações: professor colaborador- Prodoc- Capes
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2023 ).
        Outras informações: Sou professora assistente do Departamento de Artes do Instituto de Artes da Unesp. Nese departamento coordeno o Laboratorio das Expressões Culturais do Brasil .Sou professora da Pós graduação, credenciada no PPG em Arte , vinculada a linha de pesquisa Poeticas e Artes da Cena.
        Outras informações: Professor Assistente
    • Cultures-Kairós:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Revista de Antropologia (USP. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: parecer de artigo
    • Rebento: Revista das Artes do Espetáculo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Junto com Lucia Regina Vieira Romano e Rita Luciana Berti Bredariolli, sou editora da Rebento: Revista das Artes do Espetáculo.
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • ICS e ISCTE, Lisboa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2018 ).
        Outras informações: Desenvolvimento de pesquisa sobre 2 tradições caboverdianas praticada pelos moradores da Cova da Moura em Lisboa: o Kola San Jon e o Batuko.
        Outras informações: Desenvolvimento de Atividade de Pós doutorado