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José de Souza Muniz Júnior

    • _____ FORMAÇÃO: Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Universidad Nacional de Quilmes (UNQ, Argentina). Mestre em Ciências da Comunicação e graduado em Comunicação Social-Editoração pela USP. Realizou estágio pós-doutoral (PNPD-CAPES) na Universidade Estadual do Ceará (UECE). _____ ATUAÇÃO: Professor e pesquisador no Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no ensino médio/técnico (Língua Portuguesa / Redação e Estudos Linguísticos), no Bacharelado em Letras - Tecnologias de Edição e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. É coordenador adjunto e membro da comissão editorial da LED, editora-laboratório do curso de Letras do CEFET-MG. Colíder do Grupo de Pesquisa Comunica - inscrições linguísticas na comunicação (UFSCar/CNPq). Pesquisador membro do Grupo de Pesquisa Discurso, Tecnologia e Divulgação do Conhecimento (CEFET-MG/CNPq), do Grupo de Estudos Linguísticos: teoria gramatical e abordagens contemporâneas (CEFET-MG/CNPq) e do Programa de Estudios del Libro y la Edición, sediado no Instituto de Desarrollo Económico y Social (IDES, Argentina). Membro da Rede Linguagem Simples Brasil. Trabalhou por doze anos como editor assistente, preparador de originais e revisor de textos. _____ ÁREAS DE INTERESSE: estudos sociais do livro e da edição; tratamento editorial de textos: processos glotopolíticos, atuação e formação; leiturabilidade e linguagem simples; metodologia comparativa. _____ PRÊMIOS: Emerging Scholar Award (Seventeenth International Conference on Books, Publishing Libraries), 2019; Prêmio LIBRE pela Bibliodiversidade (LIBRE / Aliança Internacional dos Editores Independentes), 2018; Prêmio Freitas Nobre de melhor trabalho em nível de doutorado (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), 2015. _____ ORCID 0000-0002-1919-0030.

       

      Links:    

    • Sociologia da Cultura
    • Epistemologia, Teoria e Metodologia da Comunicação
    • Cultura, diferença e desigualdade
    • Nuevas estratégias de promoción cultural: Las ferias internacionales del libro y la condición de invitado de honor
    • MUNIZ JR., José de Souza . Tinha um editor no meio do caminho. Divinópolis : Artigo A, 2018 . 132p. ISBN: 9788554937195.
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    • MUNIZ JR., José de Souza . Parecer de artigo para a Contemporânea: Revista de Sociologia da UFSCar. 2020 (Parecer)
    • MUNIZ JR., José de Souza . Parecer de artigo para a Revista Mídia e Cotidiano. 2020 (Parecer)
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    • MUNIZ JR., José de Souza . Parecer de artigo para a revista Signo. 2018 (Parecer)
    • MUNIZ JR., José de Souza . III Concurso de Teses e Dissertações da UECE (Grupo III ? Ciências Humanas). 2017 (Parecer)
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    • MUNIZ JR., J. S. . Parecer para a revista Abriu: estudos de textualidade do Brasil, Galicia e Portugal. 2016 (Parecer)
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    • MUNIZ JR., J. S. . Parecer de artigo para a revista Caderno CRH. 2016 (Parecer)
    • MUNIZ JR., J. S. . Parecer de projeto de pesquisa para o CEFET-MG. 2013 (Parecer)
    • MUNIZ JR., J. S. . Parecer de artigo para a 'Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social'. 2013 (Parecer)
    • MUNIZ JR., J. S. . Avaliação crítica de livro de não-ficção (Editora Planeta do Brasil). 2007 (Parecer)
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    • MUNIZ JR., José de Souza . A terceira margem do texto: trabalho editorial como política linguística. 2023 (Conferência)
    • MUNIZ JR., José de Souza ; SALGADO, L. S. . Políticas e práticas da coenunciação editorial: o debate de normas no trabalho linguístico. 2021 (Comunicacao)
    • MUNIZ JR., José de Souza . Fazer livro na escola: possibilidades e desafios pedagógicos e editoriais. 2021 (Conferência)
    • MUNIZ JR., José de Souza . ¿Una política cultural desplazada?. 2017 (Conferência)
    • MUNIZ JR., José de Souza . Políticas culturais e o movimento LGBT. 2017 (Conferência)
    • MUNIZ JR., J. S. . Regimes de propriedade, modelos de financiamento e formação de catálogo: esboço metodológico para o estudo comparado das editoras de livros. 2012 (Congresso)
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    • MUNIZ JR., J. S. . Restrições, limites, possibilidades: a fala dos profissionais da edição sobre os gêneros textuais. 2011 (Simposio)
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    • MUNIZ JR., J. S. . Uma perspectiva ergodialógica sobre a atividade de editores, preparadores e revisores na produção de livros. 2010 (Seminário)
    • MUNIZ JR., J. S. . A carreira de Editoração. 2010 (Conferência)
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    • MUNIZ JR., J. S. . A carreira de Editoração. 2009 (Conferência)
    • MUNIZ JR., J. S. . A carreira de Editoração. 2008 (Conferência)
    • MUNIZ JR., J. S. . O ethos da intervenção: de que modo editores e revisores deixam rastros de si no texto do outro?. 2009 (Congresso)
    • MUNIZ JR., J. S. . Movimentos recentes das editoras de livros e a situação dos trabalhadores do setor. 2008 (Congresso)
    • MUNIZ JR., J. S. . Editar textos, mobilizar discursos: algumas condições de produção. 2008 (Conferência)
    • MUNIZ JR., J. S. . Edição de texto em comunicação: linguagem, trabalho e poder. 2008 (Congresso)
    • MUNIZ JR., J. S. . Expertise editorial - Uma pitada de Produção Editorial na Feira do Livro (Revista O QI, volume 1, número 1). 2012 O QI - Revista Experimental, Curso de Comunicação Social - Produção Editorial -UFSM
    • MUNIZ JR., J. S. . Entrevista sobre 'bibliodiversidade' concedida à Revista O QI (UFSM), volume 3, número 3. 2013 O QI - Revista Experimental, Curso de Comunicação Social - Produção Editorial -UFSM
    • MUNIZ JR., José de Souza ; BRESSANE, R. . Editoras independentes sobrevivem à crise no mercado editorial (O Estado de S. Paulo). 2017 Estadão
    • MUNIZ JR., José de Souza ; DOREA, L. ; FRANCO, L. H. . Alunos apostam em projetos independentes (Jornal do Campus, USP, 15 set. 2017). 2017 Jornal do Campus USP
    • MUNIZ JR., José de Souza ; OLIVEIRA, L. H. S. . Edição independente. 2020 Palavra Editada
    • MUNIZ JR., José de Souza ; ALBERT, R. . Conversas sobre edição e revisão: Rosane Albert. 2020 Youtube
    • MUNIZ JR., José de Souza ; CAMPOS, L. A. C. . Conversas sobre edição e revisão: Livia Almeida Costa Campos. 2020 Youtube
    • MUNIZ JR., José de Souza ; YAMAZAKI, Cristina . Conversas sobre edição e revisão: Cristina Yamazaki. 2020 Youtube
    • MUNIZ JR., José de Souza ; SALGADO, L. S. . Conversas sobre edição e revisão: Luciana Salazar Salgado. 2020 Youtube
    • MUNIZ JR., José de Souza ; ALBERT, A. . Conversas sobre edição e revisão: André Albert. 2020 Youtube
    • MUNIZ JR., José de Souza ; RIBEIRO, A. E. F. . Conversas sobre edição e revisão: Ana Elisa Ribeiro. 2020 Youtube
    • MUNIZ JR., José de Souza ; COUTINHO, T. . Entrevista para a matéria 'Vire a página' (Revista Negócios - Época, ago. 2017). 2017 Revista Negócios - Época
    • MUNIZ JR., J. S. . Semana de Editoração ECA-USP. 2002 (ECA-USP)
    • MUNIZ JR., J. S. ; BOCCHINI, M. O. ; YAMAZAKI, Cristina ; OLIVEIRA, Livio Lima ; CERELLO, Adriana G. . 1ª Jornada de Editoração - Edição sem fronteiras: diálogos entre Espanha, Brasil e América Latina. 2008 (ECA-USP)
    • MUNIZ JR., J. S. ; BOCCHINI, M. O. ; CERELLO, Adriana G. ; YAMAZAKI, Cristina ; OLIVEIRA, Livio Lima . 2ª Jornada de Editoração - Quem mexeu no meu texto? Diálogos entre a pesquisa e as práticas profissionais de edição de texto. 2008 (ECA-USP)
    • MUNIZ JR., J. S. ; JACKSON, L. C. . Seminário Internacional de Sociologia da Cultura: Objetos e Perspectivas. 2016 (Programa de Pos-Graduação em Sociologia USP)
    • MUNIZ JR., J. S. . Ciclo "Produção cultural independente". 2017 (Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP)
    • MUNIZ JR., José de Souza ; RIBEIRO, A. E. F. ; RODRIGUES, D. L. D. I. . IV Fórum Nacional sobre a Formação e a Atuação Profissional do Revisor de Textos. 2019 (CEFET-MG e PUC Minas)
    • MOREIRA, Carla Barbosa ; SILVA, S. E. C. ; MUNIZ JR., José de Souza . III Seminário Sujeito e Sentido. 2020 (CEFET-MG / UFF)
    • MUNIZ JR., José de Souza . I Semana de Letras do CEFET-MG. 2021 (Bacharelado em Letras - Tecnologias de Edição do CEFET-MG)
    • MUNIZ JR., José de Souza ; MARTINS, B. ; REIMAO, S. . Livros, autoritarismo e resistência. 2021 (INTERCOM)
    • Figaro, Roseli ; MUNIZ JR., J. S. . Ciclo de Estudos Comunicação, Análise de Discurso e Atividade Linguageira. 2010 (GCT-USP, PPGCOM-USP, ESPM-SP)
    • MUNIZ JR., J. S. . Os textos que podemos para os leitores que queremos. 2015 (UESB)
    • MUNIZ JR., J. S. ; ALMEIDA, B. G. M. . Leitura e compreensão da escrita acadêmica. 2015 (Laboratório de Pesquisa Social - Departamento de Sociologia FFLCH-USP)
    • MUNIZ JR., José . Checklist: teoria-prática do trabalho textual. 2017 (III Fórum Nacional sobre a Formação e a Atuação Profissional do Revisor de Textos)
    • MUNIZ JR., J. S. ; YACUBIAN, F. C. . Redação e Cidadania (1º semestre). 2006 (Projeto Redigir)
    • MUNIZ JR., J. S. ; ALBERT, A. . Redação e Cidadania (2º semestre). 2006 (Projeto Redigir)
    • MUNIZ JR., J. S. ; PAIVA, G. B. . Redação e Cidadania (1º semestre). 2007 (Projeto Redigir)
    • MUNIZ JR., J. S. ; CARRACA, R. R. . Redação e Cidadania (2º semestre). 2007 (Projeto Redigir)
    • MUNIZ JR., J. S. . O trabalho com o texto na editoração. 2009 (Editora Com-Arte Jr.)
    • MUNIZ JR., J. S. . O trabalho com o texto na editoração. 2010 (Editora Com-Arte Jr.)
    • MUNIZ JR., J. S. . O trabalho com o texto na editoração. 2011 (Editora Com-Arte Jr.)
    • MUNIZ JR., J. S. . Métodos comparativos no estudo das práticas culturais latino-americanas. 2016 (II Simpósio Internacional "Pensar e repensar a América Latina")
    • MUNIZ JR., J. S. . A intervenção textual na produção de livros: linguagem e trabalho como territórios de conflito. 2009
    • MUNIZ JR., J. S. . El libro argentino y la globalización editorial / La polarización del espacio editorial y la bibliodiversidad. 2016 (Curso)
    • MUNIZ JR., José de Souza . Juventude e sociedade / Movimentos sociais e ação coletiva. 2017 (Desenvolvimento de material didático ou instrucional)
    • Nome do projeto: As mudanças no mundo do trabalho nas empresas de comunicação (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MUNIZ JR., J. S. , Figaro, Roseli .
      Descrição: A partir da concepção teórica que defende a inter-relação dos conceitos de comunicação e de trabalho, a pesquisa estuda as relações de comunicação nas empresas de radiodifusão, imprensa, publicidade e internet para melhor conhecer as mudanças que vêm se dando no processo de trabalho, na produção cultural e nas relações interpessoais de comunicação. Fundamenta-se na abordagem latino-americana dos estudos de recepção e na abordagem ergológica de atividade de trabalho, privilegiando os conceitos de comunicação e trabalho, mediações culturais, hegemonia, linguagem. A filosofia da linguagem, através da análise do discurso, dá as referências para a análise e interpretação do objeto empírico.
    • Nome do projeto: O trabalho com o texto na produção de livros: os conflitos da atividade na perspectiva dialógica (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MUNIZ JR., J. S. .
      Descrição: Este trabalho teve como objeto um conjunto de práticas profissionais, a que denomino intervenção nos textos (IT), cuja finalidade é tornar um texto publicável em livro. Discutiu-se a atividade concreta de autores, editores, preparadores e revisores que interferem, sucessivamente, nas formas que um escrito toma antes de sua publicação. O objetivo central do estudo foi compreender o cotidiano desses trabalhadores, a partir de suas condições objetivas e subjetivas, e das vozes que emergem socialmente para comentar sua atividade. Os referenciais teóricos se organizam em três eixos: o da comunicação (particularmente a teoria das mediações, de Martín-Barbero), o da linguagem (particularmente a abordagem dialógica do discurso) e o do trabalho (particularmente a abordagem ergológica da atividade). Desse cruzamento surge a perspectiva ergodialógica do conflito de normas ? consideradas dispositivos de prescrição organizados discursivamente. A primeira parte do estudo empírico consistiu no levantamento de textos normativos, opinativos e científicos sobre o tema. A segunda consistiu na coleta de depoimentos de quatro sujeitos envolvidos na IT de um livro, a partir de roteiro semiestruturado e de autoconfrontação simples. A análise desses enunciados sugere duas conclusões principais: (i) a validade da abordagem ergodialógica para o estudo da intervenção nos textos e do trabalho em comunicação; (ii) o caráter complexo e problemático do fazer editorial na atualidade.
    • Nome do projeto: Girafas e bonsais: editores independentes na Argentina e no Brasil (1991-2015) (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MUNIZ JR., J. S. .
      Descrição: Nas últimas décadas, produtores simbólicos ditos ?independentes? têm ampliado sua presença no espaço público. Esse adjetivo passou a funcionar como critério distintivo, condensando modos de intervenção intelectual e política que descrevem e prescrevem estilos de presença na produção cultural. Esta pesquisa teve por objetos o desenvolvimento de um debate sobre editores, editoras, livros e publicações ?independentes? em escala transnacional e seu enraizamento no Brasil e na Argentina. Estudaram-se os materiais intelectuais, os agenciamentos coletivos e as políticas setoriais e públicas referentes a esse universo. Discutiu-se a aparição pública da noção de edição ?independente? e a inscrição sócio-institucional dos agentes engajados em sua definição, difusão, adoção ou rejeição. O objetivo foi compreender que sentidos essa categoria classificatória assume, a que posturas ideológicas, estéticas e políticas ela remete em cada caso, e a que condicionantes sociais podem ser atribuídas as diferenças e semelhanças entre os casos estudados.
    • Nome do projeto: Projeto Redigir: Redação e Cidadania (2006 - 2007
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MUNIZ JR., J. S. , FERNANDES, T. F. T. D. .
      Descrição: O Projeto Redigir é um projeto de extensão universitária criado em 1999 por alunos da Escola de Comunicações e Artes da USP. Inspirado em pedagogias alternativas ao modelo de ensino tradicional, o projeto enxerga a comunicação como instrumento de promoção da cidadania e a linguagem numa perspectiva de mudança social, de visão crítica e de leitura de mundo. Não se trata apenas de dominar a norma culta do idioma. Trata-se, antes de mais nada, de entender-se como sujeito da própria língua (e de sua pátria), portanto, capaz de se comunicar para reivindicar, protestar, construir e transformar. Os alunos, estudantes ou egressos das escolas públicas de ensino médio de São Paulo e municípios adjacentes, são selecionados por critérios socioeconômicos.
    • Nome do projeto: Diversidade cultural e cosmopolíticas da edição ?independente? (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MUNIZ JR., J. S. .
      Descrição: O presente projeto dá seguimento ao trabalho realizado no doutorado, explorando dois veios de análise: a trajetória de editores "independentes" atuantes em redes cosmopolitas de ação e representação política que se formam a partir do final dos anos 1990; e os sentidos da "independência" vigentes nesses âmbitos de troca, em relação às concepções de cultura "independente" teorizadas em outros campos coetâneos da produção simbólica, como a música, o cinema, o jornalismo e as artes.
    • Nome do projeto: Habitar as Casas da Cultura (2017 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MUNIZ JR., J. S. , RODRIGUES, K. M. .
      Descrição: Atualmente a residência artística é uma prática mundialmente legitimada por órgãos de fomento e instituições que integram o campo cultural. Vivenciando esta como uma experiência radical de pesquisa formal, o artista submerge em um universo que o acolhe com a finalidade de subsidiar seu processo de criação artística. Acrescente-se que as residências artísticas oportunizam mútuo favorecimento: do artista, que encontra condições favoráveis para desenvolver sua obra; e do equipamento cultural, que intensifica sua agenda por meio de atividades (workshops, exposições, seminários) com o artista que se encontra em residência. Do mesmo modo, o objetivo principal do projeto Habitar as Casas da Cultura: vivência e troca de saberes em sociologia da arte na rede de equipamentos da SECULT/CE, é o de oferecer um análogo desta prática sob a forma da residência científica. A residência científica em equipamentos culturais integra o esforço acadêmico de formação de recursos humanos em sociologia da arte. Os estudantes e profissionais envolvidos neste projeto assumem o compromisso de imersão e familiarização com as possibilidades e os limites de atuação das instituições que conferem visibilidade ao direcionamento dado pelo Estado à política de cultura em âmbito estadual.
    • Nome do projeto: Culturas políticas e políticas culturais: a produção simbólica das minorias em interação com o Estado (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MUNIZ JR., J. S. , BARBALHO, A. .
      Descrição: Considerando-se os objetivos gerais da linha de pesquisa "Cultura, diferença e desigualdade" do PPGS-UECE, este projeto propõe compreender as formas contemporâneas de interação e articulação entre certos grupos minoritários e as políticas culturais engendradas pelo Estado brasileiro. Na primeira fase do projeto, o foco são algumas iniciativas do Ministério da Cultura, durante os governos Lula e Dilma, voltados à população LGBT, particularmente o fomento à realização de Paradas do Orgulho. A finalidade é compreender o alcance dessas políticas a partir de dois eixos de análise: a atribuição de sentidos positivos a experiências afetivas, sexuais e sociais fortemente estigmatizadas; e a reconversão da trajetória de militantes dos movimentos LGBT em "produtores culturais", ou seja, a aquisição de vocabulários e repertórios necessários à sua interação com as políticas culturais.
    • Nome do projeto: Comunica - inscrições linguísticas na comunicação (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MUNIZ JR., J. S. , SALGADO, L. S. , SILVA, J. T. M. P. .
      Descrição: Fórum permanente sobre objetos discursivos característicos do período que vivemos, trata sobretudo dos fluxos de texto na sua relação com a atual divisão do trabalho intelectual. Interessam fundamentalmente os processos de criação, de edição e as mediações constitutivas. Cadastrado desde 2012 no diretório do CNPq, mantém uma perspectiva discursiva ao voltar-se para as inscrições linguísticas na comunicação, o que implica estudar as materialidades da cultura. Assim, o grupo tem consolidado seus trabalhos em torno de reflexões sobre: (i) as diversas escritas profissionais e seus processos de edição, visando compreender a autoria e a leitura como lugares discursivos correlatos e implicados em mediações variadas, considerando a cibercultura; (ii) as materialidades do discurso literário, visando estudar a produção, a circulação e as transmidiações de obras e objetos correlatos, a elas associados.
    • Nome do projeto: CULTURFIL - Nuevas estrategias de promoción cultural. Las ferias internacionales del libro y la condición de invitado de honor (2018 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MUNIZ JR., J. S. , PARDO, M. C. V. , SANTOS, I. G. , RODRIGUEZ, A. F. , ALONSO, A. L. , KUPER, S. M. , SOARES, J. R. R. , OTERO, F. J. S. , EARP, F. S. , TONUS, J. L. .
      Descrição: Proyecto de investigación Nuevas estrategias de promoción cultural. Las ferias internacionales del libro y la condición de invitado de honor (Universidade de Santiago de Compostela), financiado por la Agencia Estatal de Investigación, del Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades del Gobierno Español, y Fondos FEDER (AEI/FEDER, UE), entre 2018 y 2020 (código FFI2017-85760-P). En el proyecto abordamos las ferias internacionales del libro (FIL) desde la perspectiva de los Estudios de la Cultura, la Traducción Literaria y la Economía de la Cultura, con un equipo interdisciplinar e internacional, que parte de investigaciones previas de sus miembros, y de diversos estudios de referencia. Por ello, proponemos como objetivos principales mejorar el conocimiento sobre estos eventos como instrumentos de promoción cultural a través de nuestro Repositorio de la Promoción del Libro en el Exterior (ProLibEx) y conocer si la condición de Invitado de honor en las FIL permite una acumulación estable y visible de capitales (especialmente de tipo simbólico, pero también económico y cultural) en el espacio transnacional de las relaciones literarias, culturales y políticas.
    • Nome do projeto: LED: Editora-Laboratório do Curso de Letras do CEFET-MG (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MUNIZ JR., J. S. , RIBEIRO, A. E. F. , OLIVEIRA, L. H. S. , SILVA, R. B. , MOREIRA, W. J. .
      Descrição: LED é a editora-laboratório do Bacharelado em Letras - Tecnologias da Edição do CEFET-MG. Tem por objetivo proporcionar ao corpo discente um espaço permanente de reflexão e experiência para a prática profissional em edição de diversos materiais. Tem como princípios fundadores: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; a integração entre formação teórica e formação prática; e a valorização do aprendizado horizontal e autônomo.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Discurso, Tecnologias e Divulgação do Conhecimento (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MUNIZ JR., J. S. , MOREIRA, Carla Barbosa , CESTARI, M. J. .
      Descrição: O campo de investigação que abrange os processos de significação da língua e de outras materialidades significantes impõe questões de várias ordens para as Teorias do Discurso e das Tecnologias da Edição. O ponto nodal das principais indagações com as quais nos implicamos emerge da tríade processos de subjetivação, produção e circulação do discurso e divulgação do conhecimento (científico, escolar, popular), em suas injunções à tecnologia. A partir de uma perspectiva discursiva e suas interfaces, posto que se constitui enquanto disciplina de entremeio, objetivamos nos interrogar sobre a atualidade/atualização dos processos de produção/edição e circulação de discursos nos quais operam, historicamente, mecanismos de (in)visibilização. Desse modo, implicamo-nos com os processos de subjetivação e de significação, assumindo a ordem do digital e o recurso tecnológico enquanto constitutivos de seu funcionamento. Acerca desses processos, lançamos questões sobre as diferentes formas de (in)surgência dos sujeitos e sentidos, problematizando a produção de (novos/outros) saberes, (novos/outros) gestos censórios e (novos/outros) mecanismos/práticas de resistência.
    • Nome do projeto: A edição de livros de estudos linguísticos no Brasil contemporâneo: análise comparativa das editoras Contexto e Parábola (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MUNIZ JR., J. S. , DUTRA, R. A. M. , COUTO ILHA, P. , SANTOS, A. M. R. .
      Descrição: A despeito da crescente importância dos periódicos científicos nos regimes de visibilidade da produção científica no mundo contemporâneo, o suporte livro (em especial, o livro impresso) segue tendo um papel fundamental na difusão do conhecimento especializado, particularmente nas Humanidades. No âmbito dos Estudos Linguísticos, a publicação de livros tem sustentado fortemente a circulação de saberes tanto entre os públicos da área (estudantes, professores e pesquisadores) como a difusão para públicos mais amplos. Embora o Brasil possua iniciativas importantes de publicação de livros nessa área, essa história ainda não foi devidamente contada, considerando-se suas especificidades. Por meio da análise comparada de editoras atuantes nessa área, este trabalho tem por objetivo principal contribuir para a elucidação de alguns capítulos importantes da história da produção e difusão das ideias linguísticas no Brasil. Para tanto, a pesquisa analisará comparativamente duas editoras em atividade, Contexto e Parábola, com forte presença na área. A pesquisa contará com quatro fases: revisão da literatura, estudo bibliométrico, análise das trajetórias e análise dos catálogos. Espera-se que o estudo permita compreender as lógicas de funcionamento da publicação de livros de Estudos Linguísticos no Brasil hoje, fornecendo uma contribuição metodológica e empírica original aos estudos sobre livro e edição.
    • Nome do projeto: Publicação de livros como ferramenta pedagógica: aplicação de metodologias editoriais em contextos escolares (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MUNIZ JR., J. S. , MARTINS, E. A. , ROCHA, N. O. , MAROTTA, I. P. B. .
      Descrição: Este projeto tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento de metodologias voltadas à produção de livros, revistas e outros objetos editoriais em contexto escolar, a partir da experiência do Selo Barulho, da editora-laboratório LED, com potenciais aplicações em práticas extensionistas. Tem-se como princípio que o livro, que figura aqui como resultado de práticas escolares focadas na escrita situada, funciona não como mero instrumento de transmissão de conhecimento, mas como dispositivo de partilha de saberes, experiências e sensibilidades. A pesquisa baseia-se nos princípios de uma educação popular e inclusiva, com particular atenção aos modelos da Pedagogia Freinet (FREINET, 1974; 1977; 1978; JINZENJI et al., 2022). Propõe-se uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986; TRIPP, 2005) na qual estudantes da graduação e da EPTNM se envolvam nos processos editoriais do referido selo. A partir de revisão bibliográfica, pesquisa participante, produção de diário de campo, entrevistas, elaboração de diagnóstico e proposta de intervenção, espera-se que o trabalho resulte em um guia de boas práticas para a produção editorial em contexto escolar, um documento que possa servir de diretriz para iniciativas similares tanto dentro quanto fora da instituição.Códigos associados: PIC0142-2023; PIC0129-2023.
    • Nome do projeto: Dinâmicas normativas e ideologias linguísticas do/no tratamento editorial de textos: a perspectiva glotopolítica e o princípio da linguagem simples (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MUNIZ JR., J. S. .
      Descrição: Este projeto aborda a revisão de textos e outros ofícios correlatos (aqui designados como tratamento editorial de textos) em perspectiva glotopolítica, ou seja, considerando a incidência dessas práticas profissionais nas dinâmicas normativas da língua. Em particular, pretende-se abordar o princípio da linguagem simples (PLS) como elemento que participa dessas dinâmicas, constituindo desafio pertinente à formação de profissionais da linguagem em consonância com as demandas relacionadas à garantia do direito à informação nas sociedades democráticas.
    • Nome do projeto: Linguagem simples: comunicação e cidadania (2024 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MUNIZ JR., J. S. .
      Descrição: Esta proposta de curso de extensão tem por objetivo contribuir para a disseminação do princípio da linguagem simples (plain language), um conjunto de práticas cujo objetivo é produzir textos fáceis de ler e de entender. Aplicável a diferentes âmbitos profissionais, a linguagem simples contribui para democratizar a informação e o conhecimento, sobretudo entre parcelas da população com baixa escolaridade e/ou baixa proficiência em leitura. A partir das contribuições da linguística aplicada, das ciências da comunicação e dos estudos editoriais, pretendemos oferecer, para profissionais do serviço público e do terceiro setor, ferramentas teóricas e práticas úteis à produção de textos informativos de fácil compreensão a todos os públicos. O curso é direcionado a trabalhadores, com ou sem formação prévia em Comunicação ou Letras, interessados em aperfeiçoar suas habilidades na produção de documentos e textos informativos e instrucionais dirigidos a públicos não especializados. Por se tratar de iniciativa que pretende ter abrangência nacional, a oferta será a distância.
    • Nome do projeto: Pensar Jovem: Fazer Sentido (2020 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MUNIZ JR., J. S. , MOREIRA, Carla Barbosa , FARIA, A. V. , MOREIRA, J. C. , ASSIS, T. S. M. , SILVA, S. E. C. , CARVALHO, G. A. , SANTOS, R. F. , CANABRAVA, K. L. R. .
      Descrição: O Programa de Extensão Pensar Jovem: Fazer Sentido é financiado pelo DEDC/CEFET-MG e foi aprovado pelo edital 20/2020 (DEDC/CEFET-MG). Tem o objetivo de divulgar o conhecimento produzido no CEFET-MG e demais instituições públicas da educação básica, privilegiando ações que abranjam pesquisa científica, ensino e extensão realizados por/com estudantes. Desse modo, tendo alunos/alunas desse nível de ensino, bem como com a participação de alunos da graduação (Letras: Tecnologias da Edição) e pós-graduação (Estudos de Linguagens), os extensionistas protagonistas em todo o processo - produzem e editam materiais de divulgação (postagens, podcasts e programa de rádio), abrangendo vários campos do saber, e os divulgam amplamente, buscando alcançar diferentes espaços enunciativos desses jovens e dos que devem se responsabilizar pela compreensão de seus processos de subjetivação e possibilidades de ampliação de sua visibilidade. Assim, em parceria com o Programa de Extensão Pensar a Educação: Pensar o Brasil 1822-2022, que vai ao ar às segundas-feiras, na Rádio UFMG Educativa, e com o projeto ENCIDIS (Laboratório Arquivos do Sujeito-UFF) são realizados/produzidos: conteúdos para a produção (pesquisa, captação, gravação, edição) de programas para a Rádio UFMG Educativa; eventos em forma de live, grupo de estudos com os extensionistas e convidados para debater temas e questões técnicas e científicas vinculados ao projeto, produção de Boletins trimestrais, construção do Arquivo virtual de memória do projeto, III Seminário Sujeito e Sentido e publicação de um livro decorrente das reflexões da ação e do referido Seminário. Equipe: alunos do Ensino Médio: Daniel Botelho e Bárbara Mendonça Veloso; Graduação: Nathalia Roberta Araújo de Carvalho, Suzi de Andrade Leite, Letícia Calábria de Castro, Larissa Santana de Mattos, Isabelle Teotônio Campos, Thalyta Martins Gonzaga, Vivian Cristiane Teixeira, Hélio Moïse Rodrigues Viana; pós-graduação: Alexsandra Santos Reis, Jaqueline Araújo da Silva, Vivian Cristiane Teixeira.
    • MUNIZ JR., J. S. . Por uma análise discursiva da comunicação: a comunicação como antecipação de práticas de retomada e de transformação dos enunciados. 2011 - Revisão técnica da tradução
    • Graduacao:
      • Curso: Comunicação Social - Editoração
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Arautos do bom senso: a ética da avaliação/seleção de originais no discurso de três editores
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Ciências da Comunicação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual do Ceará
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Editora de Multimeios Com-Arte Jr.:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2003 ).
        Outras informações: Diretor Editorial de Projetos
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Verba Agência Editorial:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2005 - 2008 ).
        Outras informações: Atividades desenvolvidas: diagramação, tratamento/reconstituição de imagens, preparação de originais, revisão de provas, elaboração de índices remissivos e onomásticos, e divulgação.
        Outras informações: Estagiário e assistente editorial
    • Editora Abril:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Revisor de textos em publicações do Núcleo Semanais de Comportamento da Editora Abril S/A
        Outras informações: Revisor
    • Editora Ática:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Editor assistente de livros juvenis, em regime interino. Séries: Para Gostar de Ler e Bom Livro. Atividades realizadas: edição de textos; redação de paratextos; pautas textuais e iconográficas; interface entre editorial, arte e revisão etc.
        Outras informações: Editor assistente
    • Publishing Solutions do Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Preparação, revisão e diagramação de periódicos institucionais e científicos
        Outras informações: Estagiário
    • Editora FTD:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Editorial de Ensino Médio
        Outras informações: Preparador de textos
    • Diversos:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2012 ).
        Outras informações: Trabalhos de coordenação editorial, preparação, revisão, tradução e indexação para editoras diversas, como Globo, Conrad, Boitempo, Ateliê, Alaúde, Martins. Leya, Edições SESC, dentre outras.
        Outras informações: Profissional de editoração freelancer
    • Revista Anagrama (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Plural (São Paulo. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Universidad de Buenos Aires:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Curso de extensão "Edición y globalización", professores José de Souza Muniz Jr. e Daniela Szpilbarg, oferecido na Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires.
        Outras informações: Professor de curso de extensão
    • Instituto de Desarrollo Económico y Social:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Universidade Estadual do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: É um dos coordenadores do LABEPPE - Laboratório de Escritas Profissionais e Processos de Edição, sediado no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos.
        Outras informações: Coordenador do LABEPPE
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2018 - 2022 ).
        Outras informações: Integrante da equipe internacional "Nuevas estratégias de promoción cultural: Las ferias internacionales del libro y la condición de invitado de honor", sediada na Universidad de Santiago de Compostela (USC) e financiada como Projeto de Excelência pelo Ministerio de Economía, Industria y Competitividad da Espanha (2018-2020). https://culturfil.org/people/
        Outras informações: Pesquisador
    • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - Atual ).
        Outras informações: Professor do Magistério Federal Carreira EBTT