Eduardo Henrique Gorobets Martins
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Resumo
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Doutorando em Iberian and Latin American Languages and Cultures do College of Liberal Arts - The University of Texas at Austin. Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com a dissertação intitulada "As histórias mexicas coloniais: concepções de tempo e espaço (1530-1608)", com bolsa do CNPq (2018). Bacharel e licenciado em História também pela USP (2014). Desde 2015 é pesquisador do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA-USP), onde coordenou o Grupo de Estudos da Língua Nahuatl (2015-2020). É pesquisador do LABORINDIO - Grupo de pesquisa sobre o trabalho Indígena nas Américas da USP desde 2018.
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Artigos completos publicados em periódicos: 3
- MARTINS, E. H. G. . As denúncias de trabalhadores indígenas do cuatequitl no códice Osuna durante a visita de Jerónimo de Valderrama na Nova Espanha CANTAREIRA (UFF) , v. 34 , p. 286 - 303 , 2021. ISSN: 16777794.
- MARTINS, E. H. G. . A incorporação de elementos da cultura escrita castelhana nas histórias dos códices mexicas dos séculos XVI e início do XVI CANTAREIRA (UFF) , v. 2019 , p. 26 - 43 , 2019. ISSN: 16777794.
- MARTINS, E. H. G. . Mexica conquest, Castilian conquests: Castilian and native textual structures in the historical section of the Codex Mendoza REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC , v. 26 / 2019 , p. 1 - , 2019. ISSN: 16791061.
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Capítulos publicados: 2
- LIMA, A. C. V. ; MARTINS, E. H. G. . A língua nahuatl hoje. Línguas Ameríndias - ontem, hoje e amanhã, v. , p. 139 - 140, 2020.
- MARTINS, E. H. G. . O nahuatl e a conquista espanhola: histórias mexicas. Línguas Ameríndias - ontem, hoje e amanhã, v. , p. 136 - 138, 2020.
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Trabalhos em Anais: 4
- MARTINS, E. H. G. . Transformações nas representações de calendário e de lugares nas histórias dos códices mexicas coloniais (séculos XVI e inicio do XVII). In: XIII Encontro de História da Arte. Arte em confronto: embates no campo da História da Arte , 2018 , Campinas. Atas do XIII Encontro de História da Arte | Arte em confronto: embates no campo da História da Arte, 10 a 14 de setembro de 2018. Campinas : UNICAMP/IFCH/CHAA, 2018. p. 333 - 342.
- MARTINS, E. H. G. . Conceitos, estruturas textuais e gêneros da cultura escrita Castelhana nos textos alfabéticos das histórias pictoglíficas mexicas produzidas nos séculos XVI e início do XVII. In: VII Encontro Internacional de História Colonial , 2018 , Natal. Caderno de Resumos do VII Encontro Internacional de História Colonial. Espaços coloniais: domínios, poderes e representações. Mossoró : EDUERN, 2018. p. 116 - 117.
- MARTINS, E. H. G. . Conquistas mexicas, conquistas castelhanas: a construção de uma crônica castelhana alternada com textos pictoglíficos indígenas na seção histórica do códice Mendoza. In: I Congresso de América Colonial: Historiografia, Acervos e Documentos , 2017 , Campinas. Anais Eletrônicos do I Congresso de América Colonial: Historiografia, Acervos e Documentos. Campinas : LEA, 2017.
- MARTINS, E. H. G. . Produção, usos e transformações das histórias coloniais mexicas (séculos XVI e início do XVII). In: XXIX Simpósio Nacional de História , 2017 , Brasília. Anais Eletrônicos do XXIX Simpósio Nacional de História. Brasília : ANPUH, 2017.
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Outras Produções Bibliográficas: 1
- MARTINS, E. H. G. . As histórias mexicas coloniais: concepções de tempo e espaço (1530-1608). São Paulo : FFLCH-USP , 2018 (Dissertação de Mestrado)
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Curso de curta duração ministrado: 4
- MARTINS, E. H. G. ; PERRONE-MOISES, B. ; OLIVEIRA, D. M. . Indigenous History and Rights in Brazil. 2020 (Campus Brasil Turismo e Intercâmbio Educacional)
- MARTINS, E. H. G. ; CARBONE, C. J. ; LIMA, A. C. V. ; NARDI, T. T. A. . Introdução ao Nahuatl Clássico (séculos XVI e XVII). 2019 (Memorial da América Latina)
- MARTINS, E. H. G. . Indigenous History and Rights in Brazil. 2021 (Campus Brasil Turismo e Intercâmbio Educacional & The University of Auckland)
- SANTOS, E. N. ; SALLES, P. P. ; BOMBARDI, F. A. ; BOSWORTH, C. S. ; CARBONE, C. J. ; DIAS, C. L. ; LIMA, A. C. V. ; LIMA, C. M. ; MACHADO, A. M. ; MACIEL, L. C. ; MARTINS, E. H. G. ; MAYURUNA, J. S. ; SOUZA, E. O. ; PRADO, L. R. ; VIEIRA, M. L. ; VILLCA LOPEZ, W. . Introdução à História Indígena: Andes Centrais, Mesoamérica e Terras Baixas da América do Sul. 2018 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / Departamento de História)
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Projetos de Pesquisa: 3
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Nome do projeto: Estudo, organização e divulgação do acervo de fontes históricas indígenas e de literatura histórica, antropológica e arqueológica do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da Universidade de São Paulo (2015
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: MARTINS, E. H. G. , SANTOS, E. N. .
Descrição: sobre os povos ameríndios da Mesoamérica e dos Andes Centrais. Esse material está relativamente organizado, mas, por não estar descrito e catalogado em uma base de dados, sua consulta se faz muito trabalhosa e a existência do próprio acervo não pode ser divulgada para a comunidade acadêmica por meio de nosso site. Através desse projeto busca-se, portanto, a organização detalhada e a abertura desse acervo digital de fontes ameríndias e de textos históricos, antropológicos e arqueológicos para a comunidade acadêmica em geral, para que sua existência possa ser conhecida e para que suas obras componentes possam ser usadas em pesquisas e estudos de graduação e pós-graduação, impulsionando ainda mais o fortalecimento dos estudos sobre os povos ameríndios da Mesoamérica e Andes Centrais em nosso país. Os resultados das atividades dos bolsistas serão reunidos em um banco de dados, disponibilizado no site do CEMA. Sobre a formação do estudante, terão um contato bastante completo com as fontes históricas ameríndias e com os estudos especializados na Mesoamérica e Andes Centrais, que vai desde um contato inicial de reconhecimento, passa pela obtenção de informações sobre tais escritos e pela organização de um banco de dados, e chega até a divulgação dessas informações para a comunidade acadêmica. Essas atividades resultarão na aquisição de aprendizados teórico-conceituais (como o conceito de fonte histórica ameríndia) e práticos (como a produção e divulgação de ferramentas de pesquisa na Internet) por parte do bolsista. Além disso, os estudantes-bolsistas serão incentivados, ao final de seu estágio, a produzirem textos de sua própria autoria sobre algum subconjunto dessas fontes ou da literatura especializada com a qual trabalharam ou também a apresentarem os resultados de seu trabalho nos grupos de estudo do CEMA/USP e em outros eventos científicos. -
Nome do projeto: LABORINDIO - Grupo de Pesquisa sobre o Trabalho Indígena nas Américas (2018
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: MARTINS, E. H. G. , ZERON, C. A. M. R. .
Descrição: O LABORINDIO iniciou suas atividades em outubro de 2018 na Universidade de São Paulo e se dedica à investigação das múltiplas modalidades de trabalho indígena praticadas em cada tempo e espaço da América Colonial (s. XVI-XIX). O trabalho permanente de levantamento bibliográfico e discussão tem nos levado a constatar uma carência de propostas sistemáticas que ofereçam um panorama detalhado sobre o assunto, vigorando visões parciais que consideram apenas poucas regiões e/ou os sistemas mais conhecidos. Predomina ainda uma confusão conceitual sobre o seriam formas de trabalho, modos de recrutamento, regimes, sistemas e modalidades laborais. Desenvolvemos hoje um panorama histórico, conceitual e classificativo sobre as distintas formas de trabalho indígena e suas respectivas características definidoras. Encontra-se em processo de produção um dicionário histórico sobre o trabalho indígena nas Américas espanhola, portuguesa, inglesa e francesa. -
Nome do projeto: As histórias mexicas coloniais: concepções de tempo e espaço (1530-1608) (2014
- 2018
Natureza: Pesquisa
Integrantes: MARTINS, E. H. G. , SANTOS, E. N. .
Descrição: O objetivo desta pesquisa é entender as concepções de tempo e espaço presentes nos códices mexicas produzidos no período colonial inicial, entendendo-as como parte das concepções de história desse povo. Para alcançar esse objetivo foram analisadas centralmente as representações de calendário e lugares políticos e de paisagem em cinco narrativas históricas contidas nos códices mexicas produzidos durante os séculos XVI e início do XVII: Boturini, Mendoza, Aubin, Vaticano A e Manuscrito 40, manuscritos compostos por textos pictoglíficos e alfabéticos, produzidos pelas elites mexicas e seus descendentes, a partir de demandas nativas, castelhanas e missionárias. As representações temporais e espaciais levantadas nas narrativas foram cotejadas com exemplos de origem pré-hispânica, contidos nos códices mixtecos e nos monumentos e gravados em pedra mexicas, com a finalidade de inferir possíveis relações com permanências e transformações das concepções de tempo e espaço dos mexicas durante o período colonial inicial. O entendimento desse conjunto de concepções, centrados nas representações de calendário e de lugares políticos e de paisagem contidas nas narrativas históricas mexicas, pode contribuir para compreender como as elites mexicas e seus descendentes concebiam sua própria história após a conquista castelhana.
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Nome do projeto: Estudo, organização e divulgação do acervo de fontes históricas indígenas e de literatura histórica, antropológica e arqueológica do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da Universidade de São Paulo (2015
Atual)
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Formação Acadêmica: 3
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Graduacao:
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Curso: Historia
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2014
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Curso: Historia
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Mestrado:
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Curso: História Social
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2018
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Curso: História Social
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Doutorado:
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Curso: Iberian and Latin American Languages and Cultures
Nome da Instituição: University of Texas at Austin
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
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Curso: Iberian and Latin American Languages and Cultures
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Graduacao:
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Atuação Profissional: 8
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Colégio Martins Penna:
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Tipo de vínculo: Celetista (2014 -
2014
).
Outras informações: Professor de História
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Tipo de vínculo: Celetista (2014 -
2014
).
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LDMM Editorial:
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Tipo de vínculo: Livre (2014 -
2014
).
Outras informações: Assessoria de conteúdo de História do Brasil
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Tipo de vínculo: Livre (2014 -
2014
).
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Instituto de Estudos Brasileiros - USP:
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Tipo de vínculo: Livre (2012 -
2014
).
Outras informações: Estagiário do setor de Difusão Cultural
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Tipo de vínculo: Livre (2012 -
2014
).
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Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
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Universidade de São Paulo:
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Tipo de vínculo: Colaborador (2015 -
Atual
).
Outras informações: Pesquisador do CEMA-USP
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Tipo de vínculo: Colaborador (2015 -
Atual
).
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Editora AJS:
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Tipo de vínculo: Livre (2015 -
2015
).
Outras informações: Assessoria de conteúdo de História Indígena
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Tipo de vínculo: Livre (2015 -
2015
).
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Prefeitura Municipal de Osasco:
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Tipo de vínculo: Livre (2009 -
2009
).
Outras informações: As atividades foram realizadas em duas semanas no mês de Janeiro de 2009, e em duas semanas no mês de Julho de 2009.
Outras informações: Agente Recreativo no
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Tipo de vínculo: Livre (2009 -
2009
).
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Faculdade IBCMED:
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Tipo de vínculo: Celetista (2019 -
2020
).
Outras informações: Analista de Educação
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Tipo de vínculo: Celetista (2019 -
2020
).
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Colégio Martins Penna: