Não autenticado |

Mariangela Lopes Bitar

    • Graduação em Fonoaudiologia pela Escola Paulista de Medicina/ Universidade Federal de São Paulo (1974), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), doutorado em Semiótica e Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo (1997), especialização em Promoção da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1998), pós-doutorado em Psicolinguística pela Université Réné Descartes, Sorbonne, Paris V, França. Ingresso na carreira docente em 1985 no Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde coordena o Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Promoção da Saúde / ProSa e ao qual é vinculado o Ambulatório de Alterações da Respiração e Funções Alimentares. Coordenou o Programa Creche do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP de 1985 a 2017 e o Programa de Residência Multiprofissional em Promoção da Saúde e Cuidado na Atenção Hospitalar de 2013 a 2019. Experiência clínica e de ensino em Fonoaudiologia com ênfase em Promoção da Saúde, atuando nas áreas de: motricidade orofacial; saúde coletiva; fonoaudiologia educacional na perspectiva da escola promotora de saúde no cenário da educação infantil / creche; integração docente-assistencial; formação profissional em serviço.

       

      Links:    

    • Promoção da Saúde em Fonoaudiologia
    • Aquisição de linguagem
    • Aquisição de linguagem
    • BITAR, M. L. . Produção oral de criancas a partir da leitura de imagens. São Paulo : HUMANITAS, 2015 . 123p. ISBN: 9788577322787.
    • BITAR, M. L. . Produção oral de crianças a partir da leitura de imagens. São Paulo : Humanitas FFLCH/USP, 2002 . 118p. ISBN: 8586087955.
    • SANTOS, B. A. ; BITAR, M. L. . Anquiloglossia e alterações na fala: revisão integrativa da literatura REVISTA DISTURBIOS DA COMUNICAÇÃO , v. 34(4) , p. 1 - 12 , 2023. ISSN: 21762724.
    • BITAR, MARIANGELA LOPES ; CALAÇO SOBRINHO, LUIZ FERREIRA ; SIMÕES-ZENARI, MARCIA . Ações para a melhoria do conforto acústico em instituições de educação infantil Ciência & Saúde Coletiva , v. 23 , p. 315 - 324 , 2018. ISSN: 16784561.
    • SIMOES-ZENARI, M. ; BITAR, M. L. ; NEMR, K. . Efeito do ruído na voz de educadoras de instituições de educação infantil Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 46 , p. 657 - 664 , 2012. ISSN: 00348910.
    • SIMOES-ZENARI, M. ; BITAR, M. L. . Fatores associados ao bruxismo em crianças de 4 a 6 anos Pró-Fono (Impresso) , v. 22 , p. 465 - 472 , 2010. ISSN: 01045687.
    • SOUZA, L. ; BITAR, M. L. . Alimentação de lactentes com refluxo gastroesofágico (RGE) Pró-Fono , v. 15 , p. 117 - 124 , 2003. ISSN: 01045687.
    • SIMÕES, M. ; ROSA, A. H. O. ; RIBEIRO, L. R. ; IMAMURA, V. M. ; BITAR, M. L. . Alteração vocal em crianças que freqüentam creche Pró-Fono , v. 14 , p. 343 - 350 , 2002. ISSN: 01045687.
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. . Promoção de Saúde em Creches Fono Atual (São Paulo) , v. Ano 3 , p. 10 - 13 , 1999. ISSN: 15170632.
    • BITAR, M. L. . La production orale d'enfants entre 4 et 6 ans à partir de la lecture de séquences d'images Cahiers D'aquisition Et de Pathologie Du Langage , v. , p. 9 - 23 , 2000. ISSN: 11664789.
    • BITAR, M. L. ; LATORRE, M. R. ; VIUDE, A. ; TAKAHASHI, L. N. ; SILVA, V. P. . Caracterização da saúde de crianças atendidas em creches e prevençào dos distúrbios de comunicação Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , v. 28 , p. 46 - 58 , 1994. ISSN: 00348910.
    • SIMÕES, M. ; LATORRE, M. R. ; BITAR, M. L. . Uso profissional da voz por educadores de creches - achados preliminares Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia , v. Ano 5 , p. 28 - 35 , 2000. ISSN: 15168034.
    • BITAR, M. L. ; LEMOS, S. M. A. . PROMOÇÃO E LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE. Mapas Conceituais em Fonoaudiologia: Saúde Coletiva, v. , p. 31 - 42, 2022.
    • ALMEIDA, M. H. M. ; TOLDRA, R. C. ; BITAR, M. L. ; BATISTA, M. P. P. . TERAPIA OCUPACIONAL COM ADULTOS E IDOSOS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E CUIDADO NA ATENÇÃO HOSPITALAR. TRAJETÓRIA DA TERAPIA OCUPACIONAL NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: abordar, bordar e transbordar, v. 1, p. 1 - 474, 2022.
    • HADDAD, A. E. ; ROULET, P. C. ; BITAR, M. L. ; CORREA, M. S. N. P. . Desenvolvimento das Funções Orais dos Bebês. Odontopediatria na Primeira Infância: Uma Visão Multidisciplinar, v. 1, p. 95 - 114, 2017.
    • BITAR, M. L. ; TOLDRA, R. C. ; ALMEIDA, M. H. M. . Residência Multiprofissional em Saúde: Formação na Perspectiva da Integralidade. Políticas Indutoras: Formação Profissional em Fonoaudiologia, v. 1, p. 221 - 231, 2020.
    • BITAR, MARIANGELA LOPES ; RONDON-MELO, SILMARA ; CORREA, M. S. N. P. . Interfaces entre Fonoaudiologia e Odontopediatria na Primeira Infância. Odontologia na Primeira Infância, v. 1, p. 19 - 32, 2017.
    • BITAR, M. L. ; CAVALHEIRO, M. T. P. . Políticas Públicas de Educação e Fonoaudiologia. Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia, v. , p. 831 - 835, 2014.
    • CÁRNIO, MS ; BITAR, M. L. . Possibilidades de atuação do Fonoaudiólogo na Educação: Ações no Ensino Regular com interface na educação inclusiva. Fonoaudiologia na Educação: A Inclusão em Foco, v. 1, p. 1 - 208, 2013.
    • BITAR, M. L. . Práticas de Educação em Saúde e o Diálogo com Professores da Rede Pública. ODONTOLOGIA e FONOAUDIOLOGIA: Dez anos de Práticas Clínicas e Políticas Públicas em Projeto de Extensão: FOB-USP em Rondônia, v. , p. 100 - 107, 2012.
    • BITAR, M. L. . Dificuldades de Leitura e Escrita. Saúde Escolar- A criança, a vida e a escola, v. XXXIII, p. 160 - 163, 1994.
    • BITAR, M. L. . Fonoaudiologia Escolar: Relato de Experiência. O Fonoaudiólogo e a Escola, v. , p. 75 - 80, 1991.
    • BITAR, M. L. . A Construção da Relação Fonoaudiólogo-Creche. Fonoaudiologia na Atenção Primária à Saúde, v. III, p. 101 - 117, 1997.
    • BITAR, M. L. ; SANTOS, C. P. ; SOUZA, F. M. P. ; OBA, L. H. . Caracterização dos aspectos miofuncionais orais de indivíduos portadores de asma. Atualização em voz, linguagem, audição e motricidade oral, v. 01, p. 417 - 434, 1999.
    • FREITAS, L. C. ; BITAR, M. L. ; TOLDRA, R. C. . GAAMA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE E LONGITUDINALIDADE DO CUIDADO NA PANDEMIA DE COVID-19. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE DOCENTES EM TERAPIA OCUPACIONAL , 2020 , BRASÍLIA. ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE DOCENTES EM TERAPIA OCUPACIO: "A PANDEMIA DE COVID-19 E O CENÁRIO PARA A FORMAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL NOS DIFERENTES CONTEXTOS VIRTUAIS"NAL- ENDTO:. : , 2020. p. 112 - 113.
    • BITAR, M. L. ; SILVA, B. M. ; FERREIRA, G. D. . CARACTERIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM CECEIO SEGUNDO O MODO RESPIRATÓRIO. In: X CONGRESSO INTERNACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA , 2019 , Belo Horizonte, MG. SBFa - Anais - Congresso Internacional de Fonoaudiologia. : , 2019. p. 11806 - .
    • GOMES, P. C. ; ESCUDERO, C. ; BOCARDE, L. ; BITAR, M. L. ; TOLDRA, R. C. . GAAMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E LONGITUDINALIDADE DO CUIDADO NO CONTEXTO HOSPITALAR. In: X CONGRESSO INTERNACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA , 2019 , Belo Horizonte, MG. SBFa - anais - Congresso Internacional de Fonoaudiologia. : , 2019. p. 11404 - .
    • RODRIGUES, I. A. ; COGHI, F. A. ; BITAR, M. L. . HÁBITOS E CUIDADOS RELACIONADOS À SAÚDE FORA DO AMBIENTE LABORAL. In: X CONGRESSO INTERNACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA , 2019 , Belo Horizonte, MG. SBFa - Anais - Congresso Internacional de Fonoaudiologia. : , 2019. p. 11.613 - .
    • BITAR, M. L. ; ALMEIDA, C. E. B. . FONOAUDIOLOGIA NO ESPORTE: CARACTERIZAÇÃO DA RESPIRAÇÃO DE ADOLESCENTES JOGADORES DE FUTEBOL. In: X CONGRESSO INTERNACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA , 2019 , Belo Horizonte, MG. SBFa - Anais - Congresso Internacional de Fonoaudiologia. : , 2019. p. 11.598 - .
    • SILVA, M. A. F. ; SIMOES-ZENARI, M. ; BITAR, M. L. . Desenvolvimento de crianças da educação infantil sob a ótica de educadores, pais e fonoaudiólogos. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA , 2016 , São Paulo, SP. SBFa-Anais - Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. : , 2016. p. 8630 - .
    • CORTINAS, P. L. ; BONINI, M. V. ; BITAR, M. L. . IDOSOS SUBMETIDOS A VIA ALTERNATIVA DE ALIMENTAÇÃO PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA , 2017 , Salvador, BA. Anais - SBFa - XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA. : , 2017.
    • SILVA, M. A. F. ; SIMOES-ZENARI, M. ; BITAR, M. L. . Validação de instrumento de observação coletiva de motricidade orofacial para o contexto da educação infantil. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA , 2017 , Salvador, BA. SBFa - Anais - Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. : , 2017. p. 9.349 - .
    • SILVA, J.P. ; SIMOES-ZENARI, M. ; BITAR, M. L. . Diálogo com Pais sobre Comunicação e Saúde na Educação Infantil. In: 22.a IUHPE WORLD CONFERENCE ON HEALTH PROMOTION , 2016 , Curitiba. Abstracts 22.a IUHPE WORLD CONFERENCE ON HEALTH PROMOTION. : , 2016.
    • SANTOS, A. M. ; WAIZUMI, M. T. ; SIMOES-ZENARI, M. ; BITAR, M. L. . Perfil de crianças bilíngues: ações para o desenvolvimento da linguagem em ambiente pré-escolar. In: 22o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2014 , Joinville. Anais do 22o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. São Paulo : SBFa, 2014.
    • SILVA, J.P. ; SIMOES-ZENARI, M. ; BITAR, M. L. . Diálogo com pais sobre comunicação e saúde: dados preliminares. In: 22o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2014 , Joinville. Anais do 22o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. São Paulo : SBFa, 2014.
    • SANTOS, J. G. ; FALCONI, A. ; COUTINHO, M. L. S. ; BITAR, M. L. ; FU, C. ; SCHMITT, A. C. ; TOLDRA, R. C. ; COLOMBO, A. S. ; PIEMONTE, M. E. P. . Monitoramento e Compreensão do Sistema de Referência e Contrarreferência de um Hospital Universitário. In: 22o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2014 , Joinville. Anais do 22o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. São Paulo : SBFa, 2014.
    • ENGLERT, M. T. ; BITAR, M. L. ; SANTOS, J. G. ; COUTINHO, M. L. S. ; FALCONI, A. ; DEYMENDJIAN, V. ; NARDO, M. P. . Atuação interdisciplinar no acidente vascular encefálico: relato de caso. In: 21o Congresso Brasileiro e 2o Ibero-Americano de Fonoaudiologia , 2013 , Porto de Galinhas. Anais do 21o Congresso Brasileiro e 2o Ibero-Americano de Fonoaudiologia. São Paulo : SBFa, 2013. p. 560 - .
    • SIMOES-ZENARI, M. ; BITAR, M. L. ; SIMONI, BT . Proposta de protocolo de observação de situação alimentar em instituição de educação infantil. In: 21o Congresso Brasileiro e 2o Ibero-Americano de Fonoaudiologia , 2013 , Porto de Galinhas. Anais do 21o Congresso Brasileiro e 2o Ibero-Americano de Fonoaudiologia. São Paulo : SBFa, 2013. p. 625 - .
    • BITAR, M. L. ; SIMOES-ZENARI, M. ; SIMÕES, JS . Ações para promoção da linguagem de crianças que frequentam creches. In: 21o Congresso Brasileiro e 2o Ibero-Americano de Fonoaudiologia , 2013 , Porto de Galinhas. Anais do 21o Congresso Brasileiro e 2o Ibero-Americano de Fonoaudiologia. São Paulo : SBFa, 2013. p. 551 - .
    • BITAR, M. L. . Políticas de promoção da saúde no Brasil. In: 21o Congresso Brasileiro e 2o Ibero-Americano de Fonoaudiologia , 2013 , Porto de Galinhas. Anais do 21o Congresso Brasileiro e 2o Ibero-Americano de Fonoaudiologia. São Paulo : SBFa, 2013. p. 299 - 299.
    • LIMA, N.S. ; BITAR, M. L. . SINTOMATOLOGIA DE REFLUXO GASTROESOFÁGICO ENTRE FUNCIONÁRIOS DE CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2012 , Brasília. Revista da SBFa - auplemento especial. São Paulo : SBFa, 2012.
    • CALAÇO, L.F. ; BITAR, M. L. ; SIMOES-ZENARI, M. ; SILVA, J.P. . Ruído em instituições de educação infantil: ações preliminares para melhoria do conforto acústico. In: XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2012 , Brasília. Revista da SBFa - suplemento especial. São Paulo : SBFa, 2012. p. 2381 - .
    • KASAHAYA, L. S. ; SA, B. C. M. ; MATOS, C. M. ; SUN, IYI ; SILVA, K. G. N. ; CALARGA, K. S. ; MARMORATO, P. C. ; LIMA, V. ; ABDO, A. G. R. ; NOGUEIRA, T. ; MEDINA, V. ; BITAR, M. L. . Projeto Bandeira Científica da USP: impacto da extensão na formação do aluno de Fonoaudiologia. In: XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2012 , Brasília. Revista da SBFa - suplemento especial. São Paulo : SBFa, 2012. p. 3087 - .
    • OLIVEIRA, L. G. A. ; GONZAGA, D. ; BITAR, M. L. . Jornada Universitária da Saúde: educação em saúde e formação em Fonoaudiologia. In: XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2012 , Brasília. Revista da SBFa - suplemento especial. São Paulo : SBFa, 2012. p. 3286 - .
    • ROCHA, C.H. ; SANTOS, J. G. ; ENGLERT, M. T. ; ANASTOPULOS, N. ; BITAR, M. L. . Residência Multiprofissional do Hospital Universitário da USP: formação do fonoaudiólogo. In: XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2012 , Brasília. Revista da SBFa - suplemento especial. São Paulo : SBFa, 2012.
    • BITAR, M. L. ; AMARO, L. ; DALLAQUA, M. F. ; MONTEIRO, R. R. R. ; RUIZ, I. C. R. G. ; Souza OC . Fonoaudiologia e Educação no Município de Suzano. In: 1a Reunião de Pesquisa Científica em Saúde Coletiva , 2007 , Bauru. Anais da 1a Reunião de Pesquisa Científica em Saúde Coletiva. : , 2007. p. 30 - .
    • SIMÕES, M. ; BITAR, M. L. . Ocorrência de bruxismo entre crianças de creche. In: 1a Reunião de Pesquisa Científica em Saúde Coletiva , 2007 , Bauru. Anais da 1a Reunião de Pesquisa Científica em Saúde Coletiva. : , 2007. p. 29 - .
    • BITAR, M. L. ; PEREIRA, M. B. ; SIMOES-ZENARI, M. . Analysis of noise in early childhood education institutions. In: The 19th IUHPE World Conference on Health Promotion and Health Education , 2007 , Vancouver. Proceedings The IUHPE World Conference on Health Promotion and Health Education. : , 2007.
    • BITAR, M. L. ; TELLES, M. Q. . A relação do professor com o trabalho: o relato pessoal como expressão de um problema coletivo. In: Colóquio: Fonoaudiologia na Instituição Educacional , 2003 , São Paulo. Anais do Colóquio: Fonoaudiologia na Instituição Educacional. São Paulo : , 2003.
    • MANSUR, LL ; CÁRNIO, MS ; BITAR, M. L. ; NEMR, K. ; CARVALLO, R. M. M. ; LIMONGI SCO . Experiências educativas inovadoras no ciclo profissionalizante de Fonoaudiologia. In: 15º CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUIDOLOGIA & 7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA , 2007 , Gramado. Anais do 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia. São Paulo : SBFa, 2007.
    • AMARO, L. ; BITAR, M. L. ; MONTEIRO, R. R. R. ; RUIZ, I. C. R. G. ; DALLAQUA, M. F. ; Souza OC . Ações desenvolvidas pelo setor de Fonoaudiologia da Secretaria de Educação do Município de Suzano. In: 15º CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUIDOLOGIA & 7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA , 2007 , Gramado. Anais do 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia. São Paulo : SBFa, 2007.
    • SIMOES-ZENARI, M. ; BITAR, M. L. . Análise da compreensão oral de crianças de 5 a 6 anos em situação de conto de história com estímulo auditivo de fundo selecionado. In: 15º CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUIDOLOGIA & 7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA , 2007 , Gramado. Anais do 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia. São Paulo : SBFa, 2007.
    • DURANTE, A. S. ; FOIADELLI, F. ; REZENDE, M. G. ; SIMÕES, M. ; BITAR, M. L. . Comparação entre resultados de triagem auditiva comportamental e avaliação audiológica formal em crianças de zero a sete anos que frequentam creches. In: 2o Congresso de Otorrinolaringologia da Universidade de São Paulo , 2001 , São Paulo. Anais do 2o Congresso de Otorrinolaringologia da Universidade de São Paulo. São Paulo : Bios Comunicação e Editora Ltda., 2001. p. 32 - .
    • BITAR, M. L. . A explicação numa dada situação de alimentação. In: X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia / II Encontro Mineiro de Fonoaudiologia , 2002 , Belo Horizonte. Anais do X Congresso Brasileiro Fonoaudiologia e II Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. São Paulo : SBFa, 2002.
    • BITAR, M. L. ; SIMOES-ZENARI, M. . Education and health interfaces: speech therapy contributions. In: The 19th IUHPE World Conference on Health Promotion and Health Education , 2007 , Vancouver. Abstract 19th IUHPE World Conference on Health Promotion and Health Education. : , 2007.
    • MARQUES, A.F. ; BITAR, M. L. . MOTRICIDADE OROFACIAL NO CONTEXTO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE. In: 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2008 , Campos do Jordão. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - suplemento. São Paulo : SBFa, 2008. p. 3738 - .
    • BITAR, M. L. ; PEREIRA, K. ; ROCHA, C.H. ; SILVA, M.E.M.P. . Jornada Universitária da Saúde: um projeto de extensão universitária em benefício da formação acadêmica. In: 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2008 , Campos do Jordão. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - suplemento. São Paulo : SBFa, 2008. p. 3737 - .
    • TORRES, J.M. ; BITAR, M. L. . Fonoaudiologia no contexto clínico sobre a perspectiva da promoção de saúde. In: 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2008 , Campos do Jordão. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - suplemento. São Paulo : SBFa, 2008. p. 3739 - .
    • VIEIRA, C.B. ; COSTA, C.H. ; JACINTO, L.A. ; LIMA, N.S. ; PEREIRA, M. B. ; BITAR, M. L. ; SUN, IYI . Fonoaudiologia na Bandeira Científica 2009: atividades de promoção e educação em saúde. In: 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2008 , Campos do Jordão. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - suplemento. São Paulo : SBFa, 2008. p. 4513 - .
    • PEREIRA, M. B. ; VIEIRA, C.B. ; COSTA, C.H. ; JACINTO, L.A. ; LIMA, N.S. ; BITAR, M. L. . Fonoaudiologia na Bandeira Científica 2009: Ação interdisciplinar com a Odontologia na adaptação de próteses dentárias totais. In: 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2008 , Campos do Jordão. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - suplemento. São Paulo : SBFa, 2008. p. 4433 - .
    • SIMOES-ZENARI, M. ; PEREIRA, M. B. ; Wenceslau, L.G.C. ; SILVA, L.D. ; QUINTILIANO, C.A. ; LEME, MS ; PRESCOTT, M.B. ; BITAR, M. L. . Educação em saúde em creches com foco em respiração, hábitos orais e desenvolvimento da fala. In: 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2008 , Campos do Jordão. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - suplemento. São Paulo : SBFa, 2008. p. 3617 - .
    • BITAR, M. L. ; CALAÇO, L.F. ; SIMOES-ZENARI, M. . Comparação entre os níveis de ruído de uma instituição de educação infantil após intervenção fonoaudiológica. In: 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2008 , Campos do Jordão. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - suplemento. São Paulo : SBFa, 2008. p. 3620 - .
    • LIMA, N.S. ; BITAR, M. L. . Atendimento fonoaudiológico na bandeira científica 2009 em Ivinhema - MS. In: 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2008 , Campos do Jordão. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - suplemento. São Paulo : SBFa, 2008. p. 4442 - .
    • ANDRADE, C. R. F. ; MOLINI-ALVEJONAS, D ; BEFI-LOPES, DM ; CÁRNIO, MS ; SCHOCHAT, E ; BITAR, M. L. ; FERNANDES, FDM ; NEMR, K. ; WERTZNER, HF ; MANSUR, LL ; CARVALLO, R. M. M. . A prática supervisionada e a formação do fonoaudiólogo. In: 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2008 , Campos do Jorão. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - suplemento. São Paulo : SBFa, 2008. p. 3432 - .
    • BITAR, M. L. ; COSTA, C.H. ; VIEIRA, C.B. ; LIMA, N.S. ; JACINTO, L.A. ; PEREIRA, M. B. . A Fonoaudiologia no projeto Bandeira Científica. In: 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2008 , Campos do Jorão. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - suplemento. São Paulo : SBFa, 2008. p. 4432 - .
    • SIMOES-ZENARI, M. ; BITAR, M. L. ; NEMR, K. . Voz de educadoras: relações entre auto-avaliação vocal, aspectos perceptivo-auditivos e acústicos e níveis de ruído. In: 17.o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1.o Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia , 2009 , Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - suplemento. São Paulo : SBFa, 2009. p. 1477 - .
    • SIMOES-ZENARI, M. ; BITAR, M. L. ; PEREIRA, M. B. . Análise do ruído em instituições de educação infantil. In: 17.o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1.o Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia , 2009 , Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - suplemento. São Paulo : SBFa, 2009. p. 2860 - .
    • SIMOES-ZENARI, M. ; NEMR, K. ; BITAR, M. L. . Auto-percepção vocal de educadoras e sua relação com aspectos perceptivo-auditivos e acústicos. In: 17.o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1.o Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia , 2009 , Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - suplemento. São Paulo : SBFa, 2009. p. 2779 - .
    • BITAR, M. L. . Ruído em Instituição Educacional. In: 9.o Congresso da Fundação Otorrinolaringologia , 2010 , São Paulo. Trabalhos Científicos do 9.o Congresso da FORL. : , 2010.
    • BITAR, M. L. ; SIMOES-ZENARI, M. ; NEMR, K. . HIGH LEVES OF NOISE IN CHILDREN INSTITUTIONS AND ITS IMPACT ON THE EDUCATOR'S VOICE. In: 28.o World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics (IALP) , 2010 , Atenas. Anais do 28.o World Congress of the International Asssociation of Logopedics and Phoniatrics. Atenas : SCIENTIFIC PUBLICATIONS PARISIANOU S.A., 2010.
    • BITAR, M. L. ; PEREIRA, K. ; ROCHA, C.H. ; SILVA, M.E.M.P. . JORNADA UNIVERSITÁRIA DA SAÚDE: um projeto de extensão universitária em benefício da formação acadêmica. In: 18.o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2010 , Curitiba, PR. Anais do 18.o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. : , 2010.
    • BITAR, M. L. ; COSTA, C.H. ; VIEIRA, C.B. ; LIMA, N.S. ; JACINTO, L.A. ; PEREIRA, M. B. . A FONOAUDIOLOGIA NO PROJETO BANDEIRA CIENTÍFICA. In: 18.o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2010 , Curitiba, PR. Anais do 18.o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. : , 2010.
    • PEREIRA, M. B. ; VIEIRA, C.B. ; COSTA, C.H. ; JACINTO, L.A. ; LIMA, N.S. ; BITAR, M. L. . FONOAUDIOLOGIA NA BANDEIRA CIENTÍFICA 2009: ação interdisciplinar com a Odontologia na adaptação de próteses dentárias totais. In: 18.o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2010 , Curitiba, PR. Anais do 18.o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. : , 2010.
    • TORRES, J.M. ; BITAR, M. L. . FONOAUDIOLOGIA NO CONTEXTO CLÍNICO SOB A PERSPECTIVA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE. In: 18.o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2010 , Curitiba, PR. Anais do 18.o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. : , 2010.
    • MARQUES, A.F. ; BITAR, M. L. . MOTRICIDADE OROFACIAL NO CONTEXTO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE. In: 18.o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2010 , Curitiba, PR. Anais do 18.o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. : , 2010.
    • SIMOES-ZENARI, M. ; PEREIRA, M. B. ; SILVA, L.D. ; Wenceslau, L.G.C. ; QUINTILIANO, C.A. ; PRESCOTT, M.B. ; BITAR, M. L. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM CRECHES COM FOCO EM RESPIRAÇÃO, HÁBITOS ORAIS E DESENVOLVIMENTO DA FALA. In: 18.o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2010 , Curitiba, PR. Anais do 18.o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. : , 2010.
    • BITAR, M. L. ; CALAÇO, L.F. ; SIMOES-ZENARI, M. . COMPARAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE RUÍDO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL APÓS INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA. In: 18.o Congresso Brasileiro de Fonoaudilogia , 2010 , Curitiba, PR. Anais do 18.o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. : , 2010.
    • BITAR, M. L. ; SIMOES-ZENARI, M. ; PEREIRA, M. B. . Formação Profissional para Atuação Fonoaudiológica em Promoção da Saúde em Instituições Educacionais. In: I MOSTRA DE FONOAUDIOLOGIA DA ATENÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO , 2009 , São Paulo. Anais I Mostra de Fonoaudiologia na Atenção Básica do Estado de São Paulo. : , 2009.
    • BITAR, M. L. ; CALDANA, Magali de L. . Project USP em Rondônia: Intersectorial actions between health and education. In: 4a. Conferencia Latinoamericana Promoción de la Salud y Educación para la Salud , 2009 , Medellín. Anais da 4.a Conferencia Latinoamericana Promoción de la salud y Educación para la Salud. : , 2009.
    • BITAR, M. L. ; NISHIDA, C.H.A. . PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM SAÚDE PÚBLICA/SAÚDE COLETIVA'FONOAUDIOLOGIA. In: 15º CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDILOGIA & 7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA , 2007 , GRAMADO. Anais do 15º Congresso Bradileiro de Fonoaudiologia e 7º Congresso Internacional de Fonoaudiologia. : , 2007.
    • BITAR, M. L. ; BARBIERI, M. . PROMOÇÃO DA SAÚDE NO CONTEXTO CLÍNICO. In: 15º Congresso Brasileiro de Fonoauidologia & 7º Congresso Internacional de Fonoaudiologia , 2007 , Gramado. Anais do 15º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7º Congresso Internacional de Fonoaudiologia. : , 2007.
    • MONTEIRO, R. R. R. ; GARCEZ, L. ; Tateyama, T. ; BITAR, M. L. ; RUIZ, I. C. R. G. ; DALLAQUA, M. F. . A PARTICIPAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE. In: 16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2008 , Campos do Jordão. Anais do 16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. : , 2008.
    • MONTEIRO, R. R. R. ; RUIZ, I. C. R. G. ; AMARO, L. ; BITAR, M. L. ; DALLAQUA, M. F. ; Tateyama, T. . PROMOÇÃO DA SAÚDE VOCAL COM EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE SUZANO. In: 16º congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2008 , Campos do Jordão. Anais do 16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. : , 2008.
    • MONTEIRO, R. R. R. ; DALLAQUA, M. F. ; BITAR, M. L. ; Tateyama, T. ; RUIZ, I. C. R. G. . USO DOS PRINCÍPIOS DO MÉTODO HANEN NA ORIENTAÇÃO DE PAIS DE ALUNOS COM ATRASO NA AQUISIÇÃO DE FALA E LINGUAGEM DO MUNICÍPIO DE SUZANO. In: 16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2008 , Campos do Jordão. Anais do 16º congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. : , 2008.
    • BITAR, M. L. . DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERSETORIAIS. In: 16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2008 , Campos de Jordão. Anais do 16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. : , 2008.
    • BITAR, M. L. ; RIBEIRO, R. ; LATORRE, M. R. D. O. . Promoção de Saúde e Ocorrência de Doenças em Creches: Informação e Tomada de Decisão. In: 9º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2001 , Guarapari, ES. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. : , 2001.
    • BITAR, M. L. ; SANTOS, C. P. ; SOUZA, F. M. P. ; OBA, L. H. ; TEIXEIRA, L. . Relação entre nível de gravidade da asma e alterações do sistema estomatognático. In: 9º Congresso Brsileiro de Fonoaudiologia , 2001 , Guarapari, ES. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Fonoauidologia. : , 2001.
    • IMAMURA, A. C. R. ; SOUZA, A. E. S. N. ; RUIZ, I. C. R. G. ; DALLAQUA, M. F. ; BITAR, M. L. ; MONTEIRO, R. R. R. . Exames audiométricos admissionais para o cargo de professor: ponto de partida para programa de conservação auditiva visando a promoção da saúde da comunidade escolar de um município na região do Alto Tietê. In: XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2005 , Santo/SP. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. São Paulo : Socieda Brasileira de Fonoaudiologia, 2005.
    • BITAR, M. L. . Health Promoting Creches. In: 18ª World Conference on Health Promotion and Health Education , 2004 , Melbourne. Proceedings 18ª World Conference on Health Promotion and Health Education. : , 2004.
    • ALVES, M. C. ; BITAR, M. L. . Uso de chupeta e mamadeira em ambiente doméstico e de creche. In: I Simpósio de Especialização e Aprimoramento em Fonoaudiologia da FMUSP , 2004 , São Paulo. Anais do I Simpósio de Especialização e Aprimoramento em Fonoaudiologia da FMUSP. Barueri : PróFono, 2004.
    • BITAR, M. L. . Escolas Promotoras de Saúde. In: V Congresso Internacional, XI Congresso Brasileiro, I Encontro Cearense de Fonoaudiologia , 2003 , Fortaleza. Anais do V Congresso Internacional, XI Congresso Brasileiro e I Encontro Cearense de Fonoaudiologia / Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. : , 2003.
    • BITAR, M. L. . Escolas Promotoras de Saúde. In: Colóquio Fonoaudiologia na Instituição Educacional , 2003 , São Paulo. Anais do Colóquio Fonoaudiologia n Instituição Educacional. : , 2003.
    • TELLES, M. Q. ; BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. ; LATORRE, M. R. D. O. . Da Proposta de um Projeto em Promoção e Saúde no Âmbito Educacional. In: Colóquio Fonoaudiologia na Instituição Educacional , 2003 , São Paulo. Anais do Colóquio: Fonoaudiologia na Instituição Educacional. São Paulo : Lovise, 2003. p. 61 - .
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. ; BARBIERI, M. . Programa Creche Fomentando Espaços Promotores de Saúde. In: Colóquio Fonoauidologia na Instituição Educacional , 2003 , São Paulo. Anais do Colóquio Fonoaudiologia na Instituição Educacional. São Paulo : Lovise, 2003. p. 62 - .
    • ARAÚJO, V. C. ; BITAR, M. L. . Terapia miofuncional oral, em crianças respiradoras orais, norteada pela promoção da saúde: evolução da aeração nasal e da potência expiratória. In: V Congresso Internacional, XI Congresso Brasileiro, I Encontro Cearense de Fonoaudiologia , 2003 , Fortaleza. Anais do V Congresso Internacional, XI Congresso Brasileiro e I Encontro Cearense de Fonoaudiologia / Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. : , 2003.
    • BITAR, M. L. ; YUKI, C. G. ; SOARES, C. P. . Promoção da Saúde de lactentes com refluxo gastroesofágico. In: V Congresso Internacional, XI Congresso Brasileiro, I Encontro Cearense de Fonoaudiologia , 2003 , Fortaleza. Anais do V Congresso Internacional, XI Congresso Brasileiro e I Encontro Cearense de Fonoauidologia / Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. : , 2003.
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. . Promoção da Saúde em Creches: caracterização da audição dos funcionários. In: V Congresso Internacional, XI Congresso Brasileiro, I Encontro Cearense de Fonoaudiologia , 2003 , Fortaleza. Anais do V Congresso interancional, XI Congresso Brasileiro e I Encontro Cearense de Fonoauidologia / Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. : , 2003.
    • ARAÚJO, V. C. ; BITAR, M. L. . Efeitos da terapia miofuncional oral em crianças respiradoras bucais segundo o enfoque da promoção da saúde. In: III Encontro Multidisciplinar do Respirador Bucal , 2003 , São Pedro - SP. . : , 2003.
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. . Achados Fonoaudiológicos em Creche a partir da Formação Continuada de Educadores. In: III Conferência Regional Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde , 2002 , São Paulo. . : , 2002.
    • CARVALHO, A. ; SIMÕES, M. ; BITAR, M. L. . Estudo sobre os efeitos de hábitos orais deletérios em crianças. In: X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Encontro Mineiro de Fonoaudiologia , 2002 , Belo Horizonte - MG. Anais do X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e do II Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. Belo Horizonte - MG : MGBRAS, 2002.
    • BITAR, M. L. . A explicação numa dada situação de alimentação. In: X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Encontro Mineiro de Fonoaudiologia , 2002 , Belo Horizonte. Anais do X Congresso de Fonoauidologia e do II Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. : , 2002.
    • SIMÕES, M. ; ALMEIDA, G. ; BITAR, M. L. . Estudo comparativo da prevalência de disfonia infantil pré e pós intervenção fonoaudiológica realizada em creches. In: X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Encontro Mineiro de Fonoaudiologia , 2002 , Belo Horizonte. Anais do X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e do II Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. : , 2002.
    • SIMÕES, M. ; BITAR, M. L. . Estudo comparativo entre queixas levantadas por educadores de creche e os achados fonoaudiológicos numa proposta de promoção de saúde. In: X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Encontro Mineiro de Fonoaudiologia , 2002 , Belo Horizonte. Anais do X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e do II Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. : , 2002.
    • ALVES, É. ; BITAR, M. L. . Contribuição da Fonoaudiologia para indivíduos asmáticos. In: 2º Congresso de Otorrinolaringologia da Universidade de São Paulo , 2001 , São Paulo. Atualização e Reciclagem em Otorrinolaringologia - Orelhão 2001. São Paulo : Bios Comunicação e Editora Ltda., 2001. p. 35 - .
    • BRENTANO, A. B. G. ; OLIVEIRA, E. C. ; YUBA, M. Y. Y. ; BITAR, M. L. . Capacitação de educadores numa abordagem transdisciplinar: Projeto Falar e Comer. In: Seminário Comemorativo dos 10 Anos do Programa Creche , 1995 , São Paulo. Anais do Seminário Comemorativo do 10 Anos do Programa Creche: Linguagem sob a Troca de Olhar entre a Educação e a Saúde. São Paulo : Tec Art, 1995. p. 33 - 37.
    • BITAR, M. L. . Creche: linguagem e qualidade de vida. In: Seminário Comemorativo dos 10 Anos do Programa Creche , 1995 , São Paulo. Anais do Seminário Comemorativo dos 10 Anos do Programa Creche: Linguagem: Linguagem sob a Troca de Olhar entre a Educação e a Saúde. São Paulo : Tec Art, 1995. p. 11 - .
    • DURANTE, A. S. ; FOIADELLI, F. ; REZENDE, M. ; SIMÕES, M. ; BITAR, M. L. . Triagem auditiva comportamental em crianças de creche. In: 9º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2001 , Guarapari. . : , 2001.
    • BITAR, M. L. ; SOUZA, L. P. . Oferta de alimentos a lactentes com refluxo gastroesofágico. In: 9º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2001 , Guarapari. . : , 2001.
    • BITAR, M. L. ; LUZ, A. S. ; RIBEIRO, L. R. . Estudo das alterações do sistema miofuncional oral em pacientees com histórico de doença do refluxo gastroesofágico. In: 9º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2001 , Guarapari. . : , 2001.
    • DURANTE, A. S. ; FOIADELLI, F. ; GREGÓRIO, P. ; SIMÕES, M. ; BITAR, M. L. . Estudo comparativo dos procedimentos da triagem auditiva comportamental e avaliação audiológica formal em crianças de creche. In: 9º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2001 , Guarapari. . : , 2001.
    • ALVES, É. ; BITAR, M. L. . Benefícios da terapia fonoaudiológica para asmáticos. In: 9º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2001 , Guarapari. . : , 2001.
    • SANTOS, C. P. ; SOUZA, F. M. P. ; OBA, L. H. ; BITAR, M. L. . Caracterização dos aspectos miofuncionais orais de indivíduos portadores de asma. In: IV Congresso Internacional de Fonoaudiologia / III Encontro Ibero-Americano de Fonoaudiologia , 1999 , São Paulo. Programa Científico e Anais. São Paulo : Artcolor, 1999. p. 162 - .
    • MELO, L. E. ; RÉ, A. ; KAY, A. P. G. M. ; SILVA, C. E. ; BITAR, M. L. ; MARTINS, M. P. . Os diferentes papéis do diálogo na atividade de linguagem. In: GEL - Grupo de Estudos Lingúísticos do Estado de São Paulo , 1998 , São José do Rio Preto. XLVI Seminário Progrramação e Resumos - GEL. : , 1998. p. 36 - .
    • BITAR, M. L. . Aquisição e Patologia da Linguagem: da observação para a ação. In: 9º InPLA , 1999 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : PUCSP, 1999. p. 78 - .
    • BITAR, M. L. ; JORGE, I. M. G. ; SIMÕES, M. . O Desenvolvimento das Funções Alimentares Frente à Oferta de Alimentos em Creches. In: Seminário Comemorativo dos 10 Anos do Programa Creche , 1995 , São Paulo. Anais do Seminário Comemorativo dos 10 Anos do Programa Creche: Linguagem sob a Troca de Olhar entre a Educação e a Saúde. São Paulo : Tec Art Editora, 1995. p. 61 - 62.
    • BITAR, M. L. ; BRENTANO, A. B. G. ; OLIVEIRA, E. C. ; YUBA, M. Y. I. . Projeto Falar e Comer. In: Seminário Comemorativo dos 10 Anos do Programa Creche , 1995 , São Paulo. Anais do Seminário Comemorativo dos 10 Anos do Programa Creche: Linguagem sob a Troca de Olhar entre a Educação e a Saúde. São Paulo : Tec Art Editora, 1995. p. 69 - .
    • BITAR, M. L. ; CARVALLO, R. M. M. ; VIUDE, A. ; MARÇOLA, J. ; SIMÕES, M. ; SUGUITA, V. C. ; PISANESCHI, V. . Programa Creche: um histórico de 10 anos. In: Seminário Comemorativo dos 10 anos do Programa Creche: Linguagem sob a troca de olhar entre a educação e a saúde , 1995 , São Paulo. Anais do Seminário Comemorativo dos 10 Anos do Programa Creche: Linguagem sob a troca de olhar entre a educação e a saúde. São Paulo : Tec Art Editora, 1995. p. 70 - 71.
    • LICHITG, I. ; BITAR, M. L. ; MONTEIRO, S. R. G. ; COUTO, M. I. V. ; CARVALLO, R. M. M. ; MACHADO, L. P. ; CARRAZZA, F. R. . Perfil Audiológico e de Linguagem Oral em Desnutridos Graves. In: II congresso da Interamerican Association of Pediatric Otorrinolaringology e II Congresso Brasileiro de Otorrinolaingologia , 1997 , São Paulo. Anais do II Congresso da Interamerican Association of Pediatric Otorrinolaringology e II congresso Brasileiro de Otorrinolaingologia. São Paulo : , 1997. p. 30 - .
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. ; JORGE, I. M. G. . A Alimentação Integrando as Áreas da Saúde e Pedagógica. In: I Congresso Paulista de Educação Infantil , 1998 , Águas de Lindóia. Resumos do I Congresso Paulista de Educação Infantil. São Paulo : , 1998. p. 49 - .
    • SIMÕES, M. ; BITAR, M. L. ; GODOY, N. . Formando o Educador para Promover Saúde na Creche / Escola. In: I Semana de Ciência e Cultura da Faculdade de Saúde Pública / USP , 1999 , São Paulo. Anais da I Semana de Ciência e Cultura da Faculdade de Saúde Pública / USP. São Paulo : , 1999. p. 30 - .
    • BITAR, M. L. . Production oral d'enfants à partir de la lecture d'images. In: VIº International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics , 2000 , Caen. Abstracts: VI International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics. Caen : , 2000. p. 129 - .
    • BITAR, M. L. ; RIBEIRO, R. ; SIMÕES, M. ; LATORRE, M. R. D. O. . Prevenção de Distúrbios de Comunicação em Creches. In: VI Congresso Paulista de Saúde Pública , 1999 , Águas de Lindóia. Livro de Resumos do VI Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo : Associação Paulista de Saúde Pública, 1999. p. 43 - .
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. . Capacitação de Profissionais de Creches sob a Ótica da Promoção de Saúde. In: VI Congresso Paulista de Saúde Pública , 1999 , Águas de Lindóia. Livro de Resumos do VI Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo : Associação Paulista de Saúde Pública, 1999. p. 33 - .
    • BITAR, M. L. ; VIEIRA, M. P. ; AMARO, L. ; ELIAS, J. C. ; CARVALHO, É. ; PRADO, A. O. . Relação entre queixa e avaliação de pacientes com alterações das funções alimentares. In: 9º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2001 , Guarapari. . : , 2001.
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. . Communication Promotion Giving Rise to Social Inclusion. In: 25º World congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics , 2001 , Montreal. . : , 2001.
    • AMARAL AMS ; BITAR, M. L. . Cantando com os fonemas - avaliação e tratamento das alterações de fala. São Paulo : Geográfica Editora , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • BITAR, M. L. ; CAVALHEIRO, M. T. P. ; MADRI, M. P. ; ALMEIDA, S. T. . Anais do Colóquio Fonoaudiologia na Instituição Educacional. São Paulo : , 2003 (Organização de Anais)
    • BITAR, M. L. . Fonoaudiologia nas instituições educacionais. : , 2003 (Palestra)
  • Trabalhos técnicos: 69
    • BITAR, M. L. . PARECER Material Didático 'Gagueira Desenvolvimental Persistente. 2021 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer sobre material didático intitulado 'Protocolo de Acompanhamento de Alta - Fissuras Labiopalatinas. 2020 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Julgador da Revista Vértices. 2020 (Outra)
    • BITAR, M. L. . Parecer Ad Hoc para Revista CoDAS. 2013 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer sobre Material Didático ' Distúrbios de Linguagem nos DEA'.. 2019 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer Material Didático Curso de Fonoaudiologia FMUSP: Disfonias Congênitas. 2016 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer Ad Hoc para Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2018 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer Ad Hoc para Revista CoDAS. 2018 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer Ad Hoc para Editora Vértices. 2018 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer Ad Hoc para a Revista Distúrbios da Comunicação ( DIC). 2018 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer Ad Hoc Revista CoDAS. 2019 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer Ad Hoc para a Revista Paulista de Pediatria. 2019 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer ad hoc área de Fonoaudiologia (Voz): relatório final do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, FOB-USP, vigência 2015-2016. 2016 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer sobre relatório final de pesquisa de Iniciação Científica, Vigência - PIC - Institucional - Ago/2014 - JUl/2015. 2015 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer sobre Relatório Parcial de Pesquisa de Iniciação Científica, Vigência PIC Institucional - Ago/2014 - Jul/2015. 2015 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer Ad Hoc Revista Distúrbios da Comunicação. 2016 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer Ad Hoc Revista Distúrbios da Comunicação. 2017 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer Material Didático 'CIF e avaliação fonoaudiológica'. 2017 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer Ad Hoc para a Revista Distúrbios da Comunicação. 2017 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer material didático 'Abordagens Terapêuticas para uma Terapia Efetiva'. 2015 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer sobre material didático 'Envelhecimento' elaborado pela Profa. Dra. Letícia Lessa Mansur e colaboradoras. 2015 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer sobre artigo submetido à Revista CoDAS. 2015 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Material Didático 'Cartas de Promoção da Saúde'. 2013 (Outra)
    • BITAR, M. L. . Parecer de Projeto de Pesquisa pela Comissão Interna de Pesquisa da Fonoaudiologia do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP. 2013 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer de Projeto de Pesquisa pela Comissão Interna de Pesquisa da Fonoaudiologia do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP. 2013 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Material didático: 'Treinamento Perceptual'. 2015 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer Material didático 'Reabilitação auditiva em adultos e idosos'. 2015 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer sobre Projeto de Pesquisa. 2014 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer sobre material didático: 'Autismo e Surdez'. 2014 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer Material Didático Fonoaudiologia: profissão e ciência; profa Dra Fernanda Dreux MIranda Fernandes e Cibelle Amato. 2014 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Entendimento de pais sobre a velofaringe e a palatoplastia primária com e sem o uso de material educativo. 2013 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer Material Didático 'Fundamentos de Prática em Fonoaudiologia Clínica'. 2013 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Relatório de Pesquisa de Iniciação Científica. 2013 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer sobre Material Didático ' Fundamentos da Prática em Fonoaudiologia Clínica'. 2013 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer sobre material didático 'Modelo Terapêutico de Ciclos Adaptado - 2013'. 2013 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer de projeto de pesquisa. 2012 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Revista Educação Profissional: Ciência e Tecnologia, SENAC. 2006 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecerista de três projetos de pesquisa pela Comissão de Pesquisa do Departamento de Fisio, Fono e TO da FMUSP. 2010 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecerista Ad Hoc da FAPITEC / SE - Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado do Sergipe. 2011 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Prevenção de Distúrbios da Comunicação - Palestra para os funcionários da Casa Transitória Fabiano de Cristo. 2004 (Assessoria)
    • BITAR, M. L. . Avaliador de trabalhos inscritos como tema livre no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2006 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer sobre Relatório de Pesquisa de Iniciação Científica Vigência PIC CNPq 2008/2009. 2009 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Subcomissão Técnica de Chupetas e Mamadeiras. 2000 (Relatorio_tecnico)
    • BITAR, M. L. . Comissão de Estudo de Artigos Não Duráveis de Puericultura. 2004 (Relatorio_tecnico)
    • BITAR, M. L. . Membro de Comissão de Certificação. 2000 (Relatorio_tecnico)
    • BITAR, M. L. . Avaliação fonoaudiológica de pacientes parcialmente edentados antes e após a adaptação de próteses parciais removíveis. 2001 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Atuação do fonoaudiologo na área escolar. 2002 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer sobre material didático. 2011 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer ad hoc na área de Fonoaudiologia (Saúde Coletiva). 2011 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer sobre material didático "Fundamentos e prática da motricidade oral e funções - 2010". 2010 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer sobre Projeto "Elaboração de Material Digitalizado para a Divulgação da Temática: Surdez e Intervenção Fonoaudiológica". 2009 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Julgamento de trabalhos: temas livres e pôsteres. 2005 (Outra)
    • MELO, L. E. ; FRANÇOIS, F. ; BITAR, M. L. ; HUDELOT, C. . Littérature enfantine: l'entrée dans le langue écrite à l'école maternelle. 1997 (Elaboracao_de_projeto)
    • MELLO, L. E. ; HUDELOT, C. ; BITAR, M. L. ; GUEDES, Z. ; PRÉNERON, C. . Langage et cognition: la genese de l'explication chez l'enfant. 2000 (Elaboracao_de_projeto)
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. ; PEREIRA, M. B. . Conservação da audição de trabalhadores de creche. 2003 (Elaboracao_de_projeto)
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. ; PEREIRA, M. B. . Melhoria das condições respiratórias em creche. 2003 (Elaboracao_de_projeto)
    • BITAR, M. L. ; TELLES, M. Q. ; SIMÕES, M. ; LATORRE, M. R. D. O. . O desvendar da voz para docentes. 2003 (Elaboracao_de_projeto)
    • NAGAOKA, M. ; ALONÇO, R. M. ; BITAR, M. L. ; GALHA, E. ; ARANTES, L. T. ; NUNES, E. C. D. ; FERREIRA, R. . 51ª Comissão de Certificação do IFBQ. 2002 (Outra)
    • COLAMEO, A. J. ; D'AMÉLIO, Â. S. ; BITAR, M. L. ; SANCHES, T. C. ; COTRIM, L. C. ; MAGON, A. R. ; CARNEVALE, J. C. . Grupo de Trabalho sobre Chupetas para Crianças de 18 Meses ou Mais. 2002 (Outra)
    • BITAR, M. L. . Consulta Pública nº 21/02. 2002 (Outra)
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. . Relatório Anual das Atividades Desenvolvidas no Estágio Supervisionado em Atenção Primária em Fonoaudiologia I e II - Programa Creche. 2001 (Relatorio_tecnico)
    • BITAR, M. L. . Parecer técnico sobre atuação do fonoaudiólogo na área escolar. 2002 (Parecer)
    • BITAR, M. L. . Parecer técnico sobre a norma - NBR 10334/1999 - Segurança de chupetas. 2001 (Parecer)
    • BITAR, M. L. ; CARVALLO, R. M. M. . Caracterização da linguagem de crianças de 3 a 6 anos atendidas pelo Programa Creche do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP. 1995 (Elaboracao_de_projeto)
    • BITAR, M. L. ; CARVALLO, R. M. M. . Caracterização da linguagem de crianças de 3 a 6 aanos atendidas pelo Programa Creche do Curso de Fonoaudiologia da FAculdade de Medicina da USP. 1996 (Elaboracao_de_projeto)
    • BITAR, M. L. ; CARVALLO, R. M. M. ; SIMÕES, M. . Caracterização da saúde de crianças de 0 a 6 anos que freqúentam creche. 1997 (Elaboracao_de_projeto)
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. . Caracterização da saúde de crianças de 0 a 6 anos que freqüentam creche. 1998 (Elaboracao_de_projeto)
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. . Perfil de crianças de creche quanto ao desenvolvimento da linguagem, audição e funções alimentares. 2001 (Elaboracao_de_projeto)
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. . Banco de dados da história pregressa de crianças de creche. 1999 (Elaboracao_de_projeto)
    • BITAR, M. L. . Produção oral de crianças a partir da leitura de imagens. 2015 (Conferência)
    • BITAR, M. L. ; ALMEIDA, C. E. B. . FONOAUDIOLOGIA NO ESPORTE: CARACTERIZAÇÃO DA RESPIRAÇÃO DE ADOLESCENTES JOGADORES DE FUTEBOL. 2019 (Congresso)
    • BITAR, M. L. ; SILVA, B. M. ; FERREIRA, G. D. . CARACTERIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM CECEIO SEGUNDO O MODO RESPIRATÓRIO. 2019 (Congresso)
    • BITAR, M. L. ; SILVA, M. A. F. ; SIMOES-ZENARI, M. . Estudo longitudinal do desenvolvimento comunicativo de crianças de zero a seis anos de idade e validação de protocolo de observação coletiva. 2017 (Simposio)
    • PAIVA, B. G. P. ; VALENTE, I. A. T. ; ZENARO, M. P. ; PEDRO, T. N. F. ; BITAR, M. L. ; ALMEIDA, M. H. M. ; POMPEU, J. E. . Caracterização da independência funcional e da cognição de idosos internados em enfermaria de um hospital de nível secundário. 2015 (Simposio)
    • YOSHIOKA, E. T. ; YAMAMOTO, F. A. ; BORGES, H. ; RATIER, A. P. ; ALMEIDA, M. H. M. ; BITAR, M. L. ; CARVALHO, C. R. F. . Oficina de canto como proposta terapêutica para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica e asma: uma revisão sistemática. 2014 (Congresso)
    • BITAR, M. L. . Fonoaudiologia Educacional. 2013 (Conferência)
    • BITAR, M. L. . L´accueil des enfants bilingues dans les créches. 2012 (Congresso)
    • BITAR, M. L. . Engagement citoyen. 2012 (Comunicacao)
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, JS ; SIMOES-ZENARI, M. . Tutelle du langage et promotion du développement des enfants dans les creches. 2012 (Congresso)
    • SIMÕES, M. ; BITAR, M. L. . Ocorrência de bruxismo entre crianças de creche. 2007 (Comunicacao)
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. . Inclusion social à partir de la promotion de la communication. 2001 (Comunicacao)
    • BITAR, M. L. ; SIMOES-ZENARI, M. . Health Promoting Crèches. 2004 (Comunicacao)
    • BITAR, M. L. ; SIMOES-ZENARI, M. ; PEREIRA, M. B. . Professional training for speech therapy and audiology health promotion actions in educational institutions. 2007 (Comunicacao)
    • BITAR, M. L. ; PEREIRA, M. B. ; SIMOES-ZENARI, M. . Analysis of noise in early childhood education institutions. 2007 (Comunicacao)
    • BITAR, M. L. . Atuação fonoaudiológica na secretaria de educação do município de Suzano/SP. 2007 (Comunicacao)
    • BITAR, M. L. . Programa de formação continuada de professores e saberes necessários à prática educativa. 2007 (Comunicacao)
    • BITAR, M. L. . Oficina de Voz: uma experiência com educadores da rede municipal de ensino de Suzano / SP. 2007 (Comunicacao)
    • BITAR, M. L. . Production orale d´enfants entre quatre et six ans à partir de la lecture d´images en séquence. 2000 (Comunicacao)
    • BITAR, M. L. . Promoção da saúde de lactentes com refluxo gastroesofágico. 2003 (Comunicacao)
    • BITAR, M. L. . A explicação numa dada situação de alimentação. 2002 (Comunicacao)
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. . Communication promotion giving rise to social inclusion. 2000 (Comunicacao)
    • BITAR, M. L. ; SIMOES-ZENARI, M. . Education and health interfaces: speech therapy contributions. 2007 (Conferência)
    • BITAR, M. L. ; CIBAS, KA ; GARCEZ, L. ; HAYASHIDA,AV ; MONTEIRO, R. R. R. . La participación de Suzano en el programa Educación Inclusiva: derecho a la diversidad. 2009 (Conferência)
    • BITAR, M. L. ; DALLAQUA, M. F. ; MONTEIRO, R. R. R. ; RUIZ, I. C. R. G. ; Tateyama, T. . La participación del Fonoaudiólogo en el programa educación inclusiva: derecho a la diversidad. 2009 (Conferência)
    • BITAR, M. L. ; SIMOES-ZENARI, M. ; NEMR, K. . HIGH LEVELS OF NOISE IN CHILDREN EDUCATION INSTITUTIONS AND ITS IMPACT ON THE EDUCATOR?S VOICE. 2010 (Congresso)
    • BITAR, M. L. ; CALAÇO, L.F. ; SIMOES-ZENARI, M. . COMPARAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE RUÍDO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL APÓS INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA. 2010 (Congresso)
    • BITAR, M. L. ; DALLAQUA, M. F. ; MONTEIRO, R. R. R. ; RUIZ, I. C. R. G. ; Tateyama, T. . Grupo de Orientaciones de Fonoaudiología. 2009 (Congresso)
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. ; BARBIERI, M. . EDUCATION ON HEALTH AND CRÈCHE FAMILIES HEEDING. 2009 (Congresso)
    • BITAR, M. L. . Produção Oral de Crianças a Partir da Leitura de Imagens. 2001 (Congresso)
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. . Formação do Aluno em Parceria com a Comunidade por uma Creche Saudável. 2001 (Congresso)
    • SOUZA, L. P. ; BITAR, M. L. . Alimentação de lactentes com refluxo gastroesofágico. 2001 (Congresso)
    • BITAR, M. L. . Atuação Fonoaudiológica em Creche. 2001 (Seminário)
    • BITAR, M. L. . Formando o Educador para Promover Saúde na Creche e Escola. 1999 (Seminário)
    • VASCONCELLOS, I. ; BITAR, M. L. ; MAZZONI, A. . Saúde Feminina, Rede Mulher TV. 2004 Televisão
    • BITAR, M. L. . Programa Saúde Feminina. 2003 Rede Mulher de Televisão
    • BITAR, M. L. . Recomendações da ANVISA sobre uso de chupeta, bico e mamadeira. 2002 Rádio FM CBN
    • BITAR, M. L. ; SIMÕES, M. ; CARVALLO, R. M. M. ; VIUDE, A. ; MARÇOLA, J. ; SUGUITA, V. C. ; PISANESCHI, V. . Seminário Comemorativo dos 10 Anos do Programa Creche: Linguagem sob a Troca de Olhar entre a Educação e a Saúde. 1995 (Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP)
    • BITAR, M. L. . Seminário Sucção e suas inter-relações com o desenvolvimento infantil. 1999 (Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP)
    • BITAR, M. L. . Colóquio: Fonoaudiologia na Instituição Educacional. 2003 (Comitê de Saúde Pública da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Curso de Fonoaudiologia da FMUSP, Conselho Regional de Fonoaudiologia 2a região)
    • BITAR, M. L. ; SIMOES-ZENARI, M. . COLÓQUIO COMEMORATIVO 30 ANOS PROGRAMA CRECHE. 2015 (Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP)
    • SCHMITT, A. C. B. ; GERMANI, A. C. ; SATO, M. E. ; LIU, G. ; SANTOS, I. ; LEONELLO, V. ; MANDIA, T. M. ; BITAR, M. L. ; AVEJONAS, D. R. M. ; OLIVER, F. . Encontro Cuidado Interprofissional na Atenção Primária à Saúde: papéis e responsabilidades na equipe durante a pandemia. 2020 (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
    • BITAR, M. L. . Colóquio Interdisciplinaridade em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. 2002 (Curso de Fonoaudiologia do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP)
    • BITAR, M. L. . Oficina Pedagógica: Hábitos Orais. 2008 (Secretaria Municipal de Educação de Suzano/SP e Centro de Estudos Ambientais da UNESP/Rio Claro)
    • BITAR, M. L. . Módulo Habilidades de Comunicação. 2013 (Programa de Residência Farmacêutica em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP)
    • BITAR, M. L. . Aula sobre o tema 'Fonoaudiologia: o que o Odontopediatra precisa saber?. 2015 (FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DA ODONTOLOGIA)
    • BITAR, M. L. . Curso Introdutório da Bandeira Científica: ' Extensão Universitária e o papel social da Universidade Pública'. 2016 (Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP)
    • ABANTO, J. ; BITAR, M. L. ; DISHCHEKENIAN, V. R. M. . Aleitamento Materno e Artificial, Alimentação Complementar e Dieta na Primeira Infância. 2017 (FAPES - Fundação de Apoio à Pesquisa e Estudo na Área da Saúde)
    • BITAR, M. L. . Aula sobre o tema 'A Relação da Fonoaudiologia com a Odontopediatria'. 2017 (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia)
    • BITAR, M. L. . Aula 'O papel da fonoaudiologia na equipe multiprofissional'ministrada no Curso 'Equipe Multiprofissional em saúde: do papel à prática'.. 2021 (Extensão Médica Acadêmica da Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo)
    • BITAR, M. L. ; SIMOES-ZENARI, M. ; SILVA, J.P. . Relatório Científico Final 'Projeto de Pesquisa 'Diálogo com pais sobre comunicação e saúde'. 2015
    • BITAR, M. L. . O discurso explicativo numa dada situação de alimentação. 2001
    • BITAR, M. L. . Interrelações entre Saúde e Educação no cenário educacional. 2013 (Aula para graduação em fonoaudiologia)
    • CAROMANO, F. A. ; BITAR, M. L. ; TOLDRA, R. C. . O que eu preciso saber sobre insulina?. 2015 (Materialdidático)
    • CAROMANO, F. A. ; BITAR, M. L. ; TOLDRA, R. C. . Bandagem na drenagem linfática. 2015 (Materialdidático)
    • TOLDRA, R. C. ; CAROMANO, F. A. ; BITAR, M. L. . Comportamentos Relacionados ao Estresse e Falhas na Comunicação. 2017 (Materialdidático)
    • BITAR, M. L. ; RONDON-MELO, SILMARA . Medidas antropométricas faciais e de amplitude mandibular e sua relação com as características estruturais e funcionais do sistema miofuncional orofacial em sujeitos com respiração oral. 2016 (Materialdidático)
    • BITAR, M. L. ; RONDON-MELO, SILMARA . Desenvolvimento do sistema estomatognático e transição alimentar. 2016 (Materialdidático)
    • BITAR, M. L. ; RONDON-MELO, SILMARA . Relações entre respiração oral e alterações no padrão mastigatório e na oclusão. 2016 (Materialdidático)
    • TOLDRA, R. C. ; CAROMANO, F. A. ; BITAR, M. L. . Cartilha de identificação e dicas a respeito do estresse no ambiente de trabalho. 2016 (Materialdidático)
    • TOLDRA, R. C. ; CAROMANO, F. A. ; BITAR, M. L. . Manual de sobrevivência na residência: como lidar com uma rotina estressante. 2016 (Materialdidático)
    • TOLDRA, R. C. ; CAROMANO, F. A. ; BITAR, M. L. . Cuide-se para cuidar melhor! Previna o estresse.. 2016 (Materialdidático)
    • BITAR, M. L. . Estimulação de linguagem. 1992 (Material didático)
    • BITAR, M. L. . Estimulação de linguagem em crianças de 0 a 6 anos. 1990 (Material didático)
    • TOLDRA, R. C. ; BITAR, M. L. ; ALMEIDA, M. H. M. ; BATISTA, M. P. P. ; FINARDI, T. N. ; FREITAS, L. C. . Seminários e Estudos de Casos Multiprofissionais: reflexão teórico-prática. 2020 (Material didático)
    • TOLDRA, R. C. ; BITAR, M. L. ; ALMEIDA, M. H. M. ; FINARDI, T. N. ; SOUZA, J. B. ; FREITAS, L. C. . Integralidade da Atenção e Educação Interprofissional no Contexto Hospitalar: uma experiência do Grupo de Apoio à Alta Multi-Assistencial. 2020 (Material didático)
    • BITAR, M. L. ; PEREIRA, M. S. ; SANTOS, B. A. ; MATSUMOTO, M. M. N. . Guia Prático de Exercícios Orofaciais. 2022 (Materialdidático)
    • BITAR, M. L. ; TAKEMOTO, D. Y. . Mastigação. 2022 (Materialdidático)
    • BITAR, M. L. . Atuação Fonoaudiológica em Instituição Educacional. 1998 (Material didático)
    • Nome do projeto: Efeito dos níveis de pressão sonora na voz de educadoras de instituições de educação infantil (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , SIMOES-ZENARI, M. , NEMR, K. .
    • Nome do projeto: Formação de educadores para promoção da saúde em instituições de educação infantil (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , SIMOES-ZENARI, M. , SIMÕES, JS .
      Descrição: Pretende-se com este projeto desenvolver e verificar a efetividade de ações de Educação em Saúde sobre aspectos referentes à área da Fonoaudiologia de maior interesse para educadores de crianças que frequentam centros de educação infantil. Projeto indicado para ser apresentado no Portal da Pró-Reitoria de Graduação da USP em 2013, recebendo, por isso, menção honrosa da instituição.
    • Nome do projeto: Proposta de protocolo de observação de situação alimentar em instituição de educação infantil (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , SIMOES-ZENARI, M. , SIMONI, BT .
      Descrição: Verificar a aplicabilidade de um protocolo de observação coletiva focado em aspectos das situações alimentares que ocorrem em instituições de educação infantil de maneira que possa ser utilizado por fonoaudiólogos e também pelos próprios educadores.
    • Nome do projeto: Fonoaudiologia e a Educação em Saúde em creches: diálogo com as famílias (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , SIMOES-ZENARI, M. , FERREIRA, LV , PEREIRA, TS .
      Descrição: Pretende-se com este projeto desenvolver e verificar a efetividade de ações de Educação em Saúde sobre aspectos referentes à área da Fonoaudiologia de maior interesse para os pais de crianças que frequentam centros de educação infantil. Projeto homologado pelo Programa Aprender com Cultura e Extensão na sua edição 2011/2012, conforme publicado no catálogo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP em setembro de 2013.
    • Nome do projeto: Ruído em instituições de educação infantil: soluções e ações para o conforto acústico (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , SIMOES-ZENARI, M. , CALAÇO, L.F. , SILVA, J.P. .
      Descrição: Pretende-se com este projeto verificar, junto a oito instituições de educação infantil, os níveis de ruído mínimos, médios e máximos. Com base nos achados, os resultados serão apresentados às equipes de coordenação das instituições envolvidas para que sejam discutidas e implementadas as ações necessárias para melhorar o conforto acústico nestas instituições.
    • Nome do projeto: Práticas de Educação em Saúde no contexto escolar (2007 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , NISHIDA, C.H.A. .
      Descrição: Programa Ensinar com Pesquisa da Pró-Reitoria de Graduação da USP
    • Nome do projeto: Projeto USP em Rondônia (2008 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BITAR, M. L. .
      Descrição: O Projeto USP em Rondônia, desenvolvido no município de Monte Negro, responde ao desafio de encontrar estratégias de enfrentamento de marcantes desigualdades sociais provocando ações intersetoriais entre saúde e educação.
    • Nome do projeto: Qualidade de vida em respiradores orais (2006 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , CARVALHO, F.M. .
    • Nome do projeto: Prevalência da doença do refluxo gastroesofágico em pacientes com alterações do sistema estomatognático (2006 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , PONGRÁCZ, G.M. .
    • Nome do projeto: Vice-coordenadora do Projeto Residência Multiprofissonal cadastrado CNPq (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , CARVALHO, C. R. F. , PIEMONTI, M. E. , GALHEIGO, S. M. , LANCMAN, S. .
      Descrição: Projeto aprovado: Programa de Residência Multiprofissional em Promoção da Saúde e Cuidado na Atenção Hospitalar teve início em 2012.
    • Nome do projeto: Mastigação e obesidade (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , PEREIRA, M. B. .
    • Nome do projeto: Fonoterapia para portadores de asma (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , PEREIRA, M. B. .
    • Nome do projeto: Análise da introdução de copos de transição junto a crianças de 0 a 2 anos de idade que frequentam creches (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , SIMOES-ZENARI, M. , CARVALHO, K. B. D. .
      Descrição: Pretende-se analisar a funcionalidade e vantagens da introdução de copos de transição junto a crianças de 0 a 2 anos de idade que frequentam creches. Os centros de educação infantil demonstram interesse em utilizar copos de transição com vistas a garantir a ingesta de água em quantidade adequada e, também, em proporcionar condições posturais favoráveis aos educadores. Sob o ponto de vista fonoaudiológico é necessário analisar o desenvolvimento miofuncional orofacial e relacioná-lo à aceitação e adaptação da criança ao utensílio.
    • Nome do projeto: Parceria Fonoaudiologia-Creche para o Desenvolvimento da Linguagem de Crianças Bilingues (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , SIMOES-ZENARI, M. , WAIZUMI, M. T. .
      Descrição: INTRODUÇÃO. O fonoaudiólogo que atua em instituições de educação infantil tem a possibilidade de desenvolver ações de educação em saúde junto às crianças, as famílias e os funcionários. A linguagem oral é um dos principais meios de comunicação entre as pessoas e seu desenvolvimento envolve a integração de diversos sistemas e depende de características inatas e também de aspectos relacionados às interações da criança com seu meio. Quanto mais precocemente a criança é exposta a diferentes línguas mais naturalmente transcorrerá todo o processo de aquisição, por outro lado, se os meios familiar, social e escolar não estiverem favoráveis para a promoção do desenvolvimento linguístico das crianças poderá haver dificuldades importantes neste processo. Nas creches da universidade tem sido observada uma necessidade crescente por um trabalho que envolva o desenvolvimento da linguagem das crianças bilíngues. Este trabalho se daria tanto junto às famílias quanto aos próprios educadores e funcionários das instituições. Essas crianças em geral são filhas de alunos de graduação ou pós-graduação ou docentes em atividades de intercâmbio. OBJETIVO. Promover o desenvolvimento de linguagem das crianças bilíngues que frequentam creches. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS. O projeto será desenvolvido junto às creches Central, Oeste e Saúde, administradas pela Divisão de Creches da Superintendência de Assistência Social da Universidade de São Paulo. Em todas são atendidas crianças entre 0 e 5 anos de idade. O projeto de pesquisa será apresentado e os devidos termos de concordância deverão ser assinados. As crianças serão observadas durante as diferentes situações da rotina; as observações serão registradas detalhadamente por meio de relatório de situação observacional; poderá ocorrer ainda gravação em vídeo ou áudio. O material será analisado com base no referencial teórico específico. Os pais responderão a um questionário elaborado nesta pesquisa com informações sobre a língua materna, país de origem, desenvolvimento de linguagem da criança, entre outros. Os aspectos relevantes analisados serão trabalhados junto às equipes das instituições em momentos de formação continuada a serem combinados com as equipes de coordenação. Além disso, serão agendados encontros com as famílias para dialogar sobre esses mesmos aspectos.
    • Nome do projeto: INTERVENÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS JUNTO A FUNCIONÁRIOS DE CRECHES COM SINTOMATOLOGIA DE REFLUXO GASTROESOFÁGICO (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , COSTA, A. M. .
      Descrição: A doença do refluxo gastroesofágico é uma afecção crônica, considerada a doença orgânica mais comum do trato digestivo. O principal sintoma é a pirose. O tratamento mais freqüentemente adotado é o medicamentoso, acompanhado de orientações comportamentais e dietéticas. Esta patologia compromete a qualidade de vida dos pacientes devido à gravidade das complicações, intensidade dos sintomas e interfere, inclusive, na produtividade ocupacional. Os instrumentos utilizados para avaliar a qualidade de vida já validados para a língua portuguesa são o Questionário de Sintomas na DRGE (QS-DRGE) e o Questionário de Qualidade de Vida em RGE (HBQOL). O número de estudos epidemiológicos sobre prevalência de sintomas de DRGE no Brasil é reduzido. A ingestão de alimentos que aumentam a sintomatologia de RGE é um fator importante. No contexto de creches, educadores e funcionários relatam queixas de RGE, sintomas associados, hábitos alimentares pouco saudáveis que envolvem ingesta de alimentos contra-indicados e rápida. Este estudo tem como objetivo verificar a repercussão de intervenções fonoaudiológicas no âmbito da educação em saúde e clínico a partir da identificação da ocorrência de sintoma de refluxo gastroesofágico junto a funcionários de onze centros de educação infantil (conveniados com a PMSP e da COSEAS-USP). Envolve três etapas: identificação da presença de sintomatologia de RGE(azia) e sua relação com a qualidade de vida; intervenções de educação em saúde e clínicas; verificação da repercussão das intervenções fonoaudiológicas.
    • Nome do projeto: Ruído em instituições de educação infantil e suas repercussões na saúde (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , SIMOES-ZENARI, M. , CALAÇO, L.F. .
      Descrição: INTRODUÇÃO. O ruído ocupacional gera dificuldades de comunicação, na capacidade de atenção e concentração, na memória, além de causar elevados níveis de estresse e fadiga. No âmbito escolar o ruído constante e em níveis excessivos pode prejudicar a saúde das crianças e dos funcionários, bem como interferir nos processos de ensino-aprendizagem. Nas instituições de educação infantil, o ruído excessivo, muitas vezes produzido pelas próprias crianças, pode estar causando impacto semelhante, com prejuízos para a saúde das crianças e dos educadores, que podem ter ainda dificuldade no uso profissional da voz. OBJETIVO. Analisar os níveis de ruído em nove centros de educação infantil e estudar os fatores associados, para a implantação de práticas mais saudáveis. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS. Será realizada medição dos níveis de ruído nos diferentes espaços de nove instituições de educação infantil, localizadas na região oeste da cidade de São Paulo. As medições serão feitas nas salas de aula, nos refeitórios e nos pátios externos, tanto na presença quanto na ausência das crianças, com uso de decibelímetro digital da marca Center, posicionado em três diferentes pontos de cada local, como prevê a ABNT. Será aplicado questionário para avaliar o conforto dos adultos e das crianças em relação ao ruído e efetuar um levantamento de sinais e sintomas que a literatura aponta como associados à presença de ruído excessivo. Todas as crianças passarão por triagem auditiva envolvendo provas de acuidade auditiva e de habilidades do processamento auditivo central. Os dados obtidos serão analisados por meio da estatística descritiva e também dos testes estatísticos necessários, além de serem analisados qualitativamente. Após a coleta e análise dos resultados estes serão discutidos junto aos coordenadores das instituições para busca conjunta por soluções para melhoria de cada instituição, consideradas suas particularidades.
    • Nome do projeto: Diálogo com pais sobre comunicação e saúde (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , SIMOES-ZENARI, M. , SILVA, J.P. .
      Descrição: Escolas são espaços fundamentais para a concretização de ações de promoção da saúde que levem a hábitos de vida mais saudáveis e a mudanças individuais e organizacionais para melhoria da saúde das pessoas. A atuação do fonoaudiólogo em escolas cria a possibilidade de que o trabalho de promoção da saúde junto às famílias envolva aspectos relativos à comunicação, com foco nas áreas de linguagem oral e escrita, fala, funções alimentares e respiração, audição e voz, de maneira integrada à prática pedagógica. Crianças entre zero e cinco anos encontram-se em franco desenvolvimento das habilidades comunicativas e, para que este ocorra de forma plena, é fundamental que tanto a escola quanto as famílias estejam preparadas para promover essas habilidades e agir de maneira adequada quando este desenvolvimento se desvia do esperado. A partir da realização desta pesquisa espera-se que os pais de cerca de 1300 crianças com idades entre zero e cinco anos que frequentam dez creches possam refletir sobre conteúdos das áreas que envolvem o desenvolvimento da comunicação das crianças, se apropriar deles e aplica-los no dia-a-dia com vistas à promoção da saúde. Para isso serão realizados quatro encontros bimestrais com cada grupo de pais de cada creche em que serão discutidos conteúdos e práticas dos temas escolhidos por eles. Todos os encontros serão filmados e transcritos para posterior avaliação qualitativa dos dados comparando os encontros ao longo do ano. Após a análise dos resultados será dada devolutiva para as creches e para os pais. Outros fonoaudiólogos terão acesso à pesquisa, o que poderá contribuir para reflexão sobre as ações que desenvolvem junto a outras comunidades em todo o Brasil.
    • Nome do projeto: PARCERIA FONOAUDIOLOGIA-CRECHE PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS BILÍNGUES: AMPLIAÇÃO DAS AÇÕES (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , SIMOES-ZENARI, M. , SANTOS, A. C. M. S. C. .
      Descrição: INTRODUÇÃO. A partir de ações desenvolvidas em creches que atendem crianças de famílias bilíngues pôde-se conhecer um pouco mais sobre esse universo e iniciar uma reflexão conjunta sobre os aspectos que envolvem, além dos familiares e as crianças, também os funcionários dos equipamentos de educação infantil participantes. Porém, o tema não se esgotou e novas ações ainda se fazem necessárias para a promoção do desenvolvimento linguístico das crianças. OBJETIVO. Dar continuidade a ações de promoção da saúde que possam contribuir com a adaptação de crianças de famílias bilíngues que frequentam creches, bem como favorecer o desenvolvimento de linguagem dessas crianças. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS. A pesquisa será desenvolvida junto às creches e pré-escolas Central, Oeste e Saúde, administradas pela Divisão de Creches da Superintendência de Assistência Social da Universidade de São Paulo. Neste ano de 2013 essas creches atenderam 28 crianças entre 0 e 5 anos de idade expostas a mais de uma língua. As famílias de todas que permanecerem em 2014 e também daquelas que passarem a frequentar as creches serão convidadas a participar deste novo projeto. A pesquisa será apresentada e os devidos termos de concordância deverão ser assinados. Todos que tiverem interesse em participar terão suas crianças observadas durante as diferentes situações da rotina das creches; as observações serão registradas detalhadamente por meio de relatório de situação observacional; poderá ocorrer ainda gravação em vídeo ou áudio. Nessa etapa serão priorizadas as situações em que essas crianças dialogam com seus professores para que se tenha amplo material a ser utilizado na discussão com esses profissionais sobre o seu papel comunicativo. O material será analisado com base no referencial teórico específico. Os pais que não responderam na fase anterior ao questionário sobre a língua materna, país de origem, desenvolvimento de linguagem da criança, entre outros, poderão preenchê-lo nesse momento; os demais terão seus questionários atualizados. Os aspectos relevantes analisados serão trabalhados junto às equipes das instituições em momentos de formação continuada a serem combinados com as equipes de coordenação. Serão agendados novos encontros com as famílias para dialogar sobre esses mesmos aspectos.
    • Nome do projeto: Proposta de Protocolo Interprofissional de Desmame da Traqueostomia em Pacientes Hospitalizados (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , FU, C. .
    • Nome do projeto: Desenvolvimento comunicativo de crianças de zero a seis anos: ações de Educação em Saúde com as famílias (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , SIMOES-ZENARI, M. , TURCI, J. .
      Descrição: Na faixa etária de 0 a 6 anos as crianças encontram-se em franco desenvolvimento das habilidades comunicativas. Para que este ocorra de forma plena é fundamental que tanto a escola quanto as famílias estejam preparadas para atuar na promoção dessas habilidades e, também, para agir de maneira adequada quando este desenvolvimento se desvia do que seria esperado. A atuação do fonoaudiólogo em escolas cria a possibilidade de que o trabalho de promoção da saúde junto às famílias envolva aspectos relativos à comunicação, com foco nas áreas de linguagem oral e escrita, fala, funções alimentares e respiração, audição e voz, de maneira integrada à prática pedagógica. O objetivo deste trabalho é analisar a efetividade de ações de educação em saúde junto às famílias de crianças que frequentam creches e pré-escolas.
    • Nome do projeto: Sobrevida em idosos acometidos por Acidente Vascular Encefálico submeitos a vias alternativas de alimentação em Programa de Assistência Domiciliária (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , CORTINAS, P. L. .
      Descrição: Atualmente observa-se mudança no perfil epidemiológico e demográfico da população com aumento significativo da população idosa. Os idosos compõem o extrato populacional que mais utiliza os serviços de saúde, dos quais as internações hospitalares são evidenciadas por períodos prolongados. Com o envelhecimento, ocorre aumento na prevalência de doenças crônicas que levam a complicações, entre as quais, alterações de deglutição, desnutrição e, por vezes, ao uso de vias alternativas de alimentação. O uso da via alternativa de alimentação depende da doença de base e, também, do tempo prolongado de internação. As vias alternativas de alimentação mais utilizadas são: gastrostomia e sondas nasoenterais ou nasogástricas. A gastrostomia geralmente traz melhor qualidade de vida e menos complicações. Muitos idosos após a alta hospitalar necessitam de cuidados domiciliares, tornando-se imprescindível o suporte de uma equipe multiprofissional dentro de um programa de assistência domiciliaria ao paciente e cuidadores. Objetivo: comparar a sobrevida em pacientes idosos com diagnóstico de AVE que foram submetidos a duas diferentes vias alternativas de alimentação acompanhados no Programa de Assistência Domiciliaria. Método: estudo retrospectivo e descritivo realizado no Programa de Assistência Domiciliaria com pacientes submetidos a vias alternativas de alimentação com diagnóstico de Acidente Vascular Encefálico de um Hospital Universitário da cidade de São Paulo. mediante busca ativa de prontuários do período de 2010 a 2015. Os sujeitos foram divididos em dois grupos: grupo 1 ? pacientes submetidos a gastrostomia; grupo 2 - sujeitos em uso de sonda nasoenteral ou gástrica, não submetidos a gastrostomia. Para análise estatística foi utilizado o estimador estatístico de Kaplan-Meier e o teste de regressão de Cox. Resultados: os pacientes do grupo 2 ( 29 / 55,77%) apresentaram mais complicações (11 / 21,14% ). Conclusão: os resultados confirmam a hipótese que os indivíduos em uso de gastrostomia endoscópica percutânea (G1) apresentam maior tempo de sobrevida quando comparados com os indivíduos na mesma condição clínica em uso de sonda nasoentérica (G2). CAAE; 62085316.03001.0076 Registro CEP-HU/USP: 1618/17
    • Nome do projeto: Desenvolvimento comunicativo de crianças de zero a seis anos de idade: validação de instrumentos de observação coletiva (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BITAR, M. L. , SIMOES-ZENARI, M. , SILVA, M. A. F. , SILVA, M. E. S. .
      Descrição: Projeto apresentado pelo Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP ao Comitê de Ética em Pesquisa FMUSP, que o aprovou em 27/04/2016 sob o n.o 065/16. Projeto desenvolvido em Centros de Educação Infantil com os quais o Programa Creche do Curso de Fonoaudiologia tem parceria.
    • BITAR, M. L. . Entrevista para a Revista Isto É:Solta o Freio. 2002 - Entrevista para a revista isto É
    • BITAR, M. L. . III Mostra de Fonoaudiologia na Atenção Básica do Estado de São Paulo. 2011 - Membro de comissão científica
    • Graduacao:
      • Curso: Curso de Fonoaudiologia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Paulo
        Ano de conclusão: 1974
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1989
    • Doutorado:
      • Curso: Semiótica e Lingüística Geral
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1997
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Université René Descartes - Paris V / Sorbonne
        Ano de conclusão: 2002
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Université Paris Descartes:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centre Alfred Binet:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (1998 - 1998 ).
        Outras informações: Estágio realizado de 12 a 23 de janeiro de 1998. Participação em seminários coordenados pela fonoaudióloga Dra. Madeleine Van Waeyenberghe e pelo Prof. Dr. Laurent Danon-Boileau; em reuniões de estudo de caso coordenados por equipe interdisciplinar; além de observar terapias fonoaudiológicas.
        Outras informações: Professor Doutor
    • Colégio Regina Mundi:
      • Tipo de vínculo: Outro (1975 - 1985 ).
        Outras informações: Fonoaudiólogo
    • Colégio Nossa Senhora de Misericórdia:
      • Tipo de vínculo: Livre (1979 - 1987 ).
        Outras informações: Fonoaudiólogo
    • Patuá Maternal Jardim e Pré Primário:
      • Tipo de vínculo: Livre (1976 - 1984 ).
        Outras informações: Fonoaudióloga
    • Universidade do Vale do Itajaí:
      • Tipo de vínculo: Outro (1996 - 1996 ).
        Outras informações: Professor Assistente
    • Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
    • Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Santander:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: parecer ad hoc na área de Fonoaudiologia de Relatório Parcial do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica-SANTANDER da Faculdade de Odontologia de Bauru-USP vigência 2011-2012
    • Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).