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Marina Pereira de Almeida Mello

    • Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em História Econômica (USP). Pós-doutorado concluído em Pós-colonialismos e Cidadania Global (CES/UC - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com financiamento da CAPES). Graduada e licenciada em História (FFLCH-USP e FE-USP). É professora adjunta da UNIFESP, vinculada ao Departamento de Educação e ao PPG em Ensino de História. Desenvolve pesquisas no campo dos feminismos anti-hegemônicos, educação para as relações étnico-raciais (e suas intersecções com gênero, raça, classe, nacionalidade, sexualidades e geração), aspectos e perspectivas para uma educação decolonial e justiça cognitiva; África e diásporas africanas . Foi professora da UNILAB -CE e foi professora colaboradora do Curso de Difusão Cultural do Centro de Estudos Africanos da USP (CEA-USP) de 2006 a 2019. Ministrou cursos (CEA/USP, NEAB-UFSCAR e PMSP) de formação para professores da educação básica visando o atendimento das leis 10.639/03 e 11.645/08 que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino da história e culturas africana, afrobrasileira e indígenas. É membro do NEAB/UNIFESP (Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Unifesp).

       

      Links:    

    • Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe)
    • Produção de conhecimento: negritude e branquitude e a crítica a humanidade inautêntica
    • Sujeitos, espaços e práticas no campo da educação de jovens e adultos
    • MELLO, Marina P. A. . Não somos africanos, somos brasileiros Identidade nos jornais do povo negro e dos imigrantes. São Paulo : Annablume, 2014 . 244p. ISBN: 9788539106448.
    • MELLO, Marina P. A. . O RESSURGIR DAS CINZAS Negros paulistanos no pós abolição. São Paulo : Annablume, 2014 . 213p. ISBN: 9788539106431.
    • AMARAL, MÔNICA GUIMARÃES TEIXEIRA DO ; DE ALMEIDA MELLO, MARINA PEREIRA ; CALADO, MARIA DA GLÓRIA . Authoritarian personality, antidemocratic behavior, and ethnocentrism in Brazil Educational Philosophy and Theory , v. 1 , p. 1 - 13 , 2024. ISSN: 00131857.
    • P A MELLO, Marina . A contrapelo: REVISTA CRÍTICA HISTÓRICA , v. 14 , p. 106 - 130 , 2023. ISSN: 21779961.
    • MELLO, MARINA PEREIRA DE ALMEIDA ; RIBEIRO, SAMUEL DIAS . Representatividade, visibilidade e vocalidade: apontamentos sobre branquitude e produção acadêmica em eventos científicos, em tempos de educação remota PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO) , v. 17 , p. 1 - 19 , 2022. ISSN: 18094031.
    • Martins, Edna ; MELLO, Marina P. A. ; Ribeiro, Fábia B . Desafios das comissões de heteroidentificação na Universidade Federal de São Paulo REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO , v. 16 , p. 9 - 27 , 2021. ISSN: 18095747.
    • PEREIRA DE ALMEIDA MELLO, MARINA . RAÇA, NAÇÃO E IDENTIDADE - TRANSNACIONALISMO NEGRO E DISPUTAS POR BRASILIDADE E PAULISTANIDADE NOS JORNAIS DE NEGROS E IMIGRANTES EM SÃO PAULO NO INÍCIO DO SÉCULO XX Revista ABPN , v. 12 , p. 755 - 783 , 2020. ISSN: 21772770.
    • MELLO, MARINA PEREIRA DE ALMEIDA . Em busca da justiça cognitiva: leituras e leitoras para um processo de escolarização decolonial Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas , v. 28 , p. 23 - , 2019. ISSN: 01037676.
    • MELLO, Marina P. A. . Comportamentos dissonantes: gênero, raça e classe nos discursos da imprensa alternativa paulistana (1915-1924)... CESCONTEXTO , v. II , p. 93-103 - 103 , 2016. ISSN: 2182908X.
    • MELLO, Marina P. A. . Entre a subalternidade e a indignação Mídias produzidas por brasileiros nos Estados Unidos Travessia (Sao Paulo) , v. 73 , p. 41 - 56 , 2014. ISSN: 01035576.
    • MELLO, Marina P. A. . O lugar da mulher na imprensa negra brasileira (1915-1924) Cultura histórica & Patrimônio , v. 1 , p. 130 - , 2013. ISSN: 23165014.
    • MELLO, Marina P. A. . Resenha:OLIVEIRA, E. Mulher Negra,professora universitária: trajetórias, conflitos, identidades Sociedade e Cultura , v. 12 , p. 365 - 366 , 2009. ISSN: 14158566.
    • MELLO, Marina P. A. . ?NEM TIA NASTÁCIA NEM GLOBELEZA... VAMOS LEVAR AS MULHERES NEGRAS PARA A SALA?? Revista Perspectivas em Educação , v. 04 , p. 4 - 8 , 2008. ISSN: 19836813.
    • MELLO, MARINA PEREIRA DE ALMEIDA . Agindo e refletindo sobre práticas decoloniais e descolonizadoras em Educação ? Um projeto de monitoria em Educação. 20 ANOS DA LEI 10.639/2003: Trajetos e Possibilidades na Educação das Relações Étnico-Raciais., v. I, p. 177 - 192, 2022.
    • MELLO, Marina P. A. . Decolonizando os estereótipos da mammy e da matriarca:retratos da vida de vó Maria, mulher sábia, guerreira e cuidadosa. Mulheres que nos fizeram, v. 1, p. 138 - 163, 2021.
    • SANTOS, A. M. R. ; FERNANDES, L. O. ; MELLO, Marina P. A. . O encarceramento de mulheres negras: apontamentos sobre racismo penal e violação de direitos fundamentais. Educação, Raça, Gênero e Sexualidades: perspectivas plurais, v. I, p. 173 - 186, 2021.
    • Silva Junior, Jonas Alves ; RAMOS DA SILVA, Maria de Lourdes ; MELLO, Marina P. A. . Dos direitos universais aos direitos pluriversais: transversalizar conteúdos para descolonizar a escola. FORMAÇÃO DOCENTE, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS, v. I, p. 29 - 41, 2020.
    • Amaral, Mônica ; Iavelberg, Rosa ; MELLO, Marina P. A. . Onde está a subalterna? Subalternidade, marginalidade e domesticidade: notas para uma reflexão sobre educação na perspectiva decolonial. Educação sem retrocesso, v. 1, p. 41 - 51, 2020.
    • MELLO, Marina P. A. . Colonialidade e Justiça cognitiva: uma breve reflexão sobre a produção intelectual de acadêmicas negras. Identidades e formação docente: múltiplos olhares, v. 1, p. 105 - 116, 2019.
    • MELLO, Marina P. A. . "Penso, logo escrevo": Palavras inauditas, palavras que dançam - dos lugares das mulheres negras na produção intelectual. Culturas negras e Ciências Sociais no século XXI: perspectivas afrocentradas, v. 2, p. 103 - 148, 2018.
    • MELLO, Marina P. A. . Algumas considerações sobre relações de gênero,raça e etnicidade no contexto da diáspora africana em uma Universidade do Ceará-Brasil. África, Migrações e suas diásporas, v. 1, p. 151 - 177, 2017.
    • MELLO, Marina P. A. . 'A outra como subalterno': corpo, gênero e poder em uma perspectiva transcultural e poscolonial. Ensino, Pesquisa e Extensão na Unilab: Caminhos e Perspectivas, v. 2, p. 49 - 69, 2017.
    • MELLO, Marina P. A. ; SANTOS, B. S. ; CUNHA, T. . Algumas considerações sobre emancipação e subalternidade na performance feminina negra no funk e no hip-hop (Brasil e Portugal). Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: aprendizagens globais Sul-Sul, Sul-Norte e Norte-Sul, v. 1, p. 863 - 884, 2015.
    • MELLO, MARINA PEREIRA DE ALMEIDA . O caleidoscópio de Tales Ab?Sáber . Revista Cult , São Paulo , 29 abr. 2022.
    • MELLO, Marina P. A. . A guerra que não sai de dentro de nós . Stoa social usp , são paulo , 07 dez. 2012.
    • MELLO, Marina P. A. . ACADEMIA, SOLIDÃO E JUSTIÇA COGNITIVA NA EXPERIÊNCIA DE INTELECTUAIS NEGRAS. In: 6a REA-Reunião Equatorial de Antropologia , 2019 , Salvador. Anais da 6ª Reunião Equatorial de Antropologia - REA. Tema: diversidades, adversidades e resistências. v. 2. Salvador - BA : Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Faculdade de Filosofia e Ciências e Humanas, Universidade, 2019. p. 1136 - 1158.
    • Castela, Tiago ; Abreu, Cesaltina ; Monteiro, Eurídice ; MELLO, Marina P. A. ; Cardoso, Ricardo ; Freire, Jacqueline . Que educação superior e conhecimento em ciências sociais e humanas no século XXI? A experiência da AILPcsh e dos CONLAB. In: XXIX Encontro da AULP ? Lisboa (2019) , 2019 , Lisboa. Atas do XXIX Encontro da AULP ? Lisboa (2019). Lisboa : AULP, 2019. p. 551 - 558.
    • MELLO, Marina P. A. . Trâmites epistemológicos dos afetos e desafetos nas tramas das intersubjetividades: Algumas considerações sobre gênero, corpo, poder e processos de estigmatização nas interações entre mulheres brasileiras e africanas na UNILAB (CE).. In: 30a. RBA - REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA , 2016 , João Pessoa. GT 024. Dinâmicas sociais, poder e transformação na África Contemporânea. : , 2016.
    • MELLO, Marina P. A. . Etnicidade e nacionalidade entre negros e italianos em São Paulo no início da república. In: 23ª Reunião Brasileira de Antropologia , 2002 , Gramado- RS. Anais da 23ª Reunião Brasileira de Antropologia. : , . p. 26 - 27.
    • MELLO, Marina P. A. ; Figueiredo, Ângela ; Sansone, Lívio . Perfectibilifdade e Degeneração : alguns aspectos do enfrentamento das diferenças no Brasil. In: Seminário Internacional Fábrica de Idéias , 2007 , Salvador - BA. Fábrica de Idéias : Semiinário Internacional: 10 anos de experiência. : , 2007.
    • MELLO, Marina P. A. . Igualdade e diferença: dilemas na socialização do negro paulistano frente à política da grande imigração (1915-1930). In: VRAM - V Reunião Antropologia do Mercosul , 2003 , Florianópolis -SC. V REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL - PROGRAMAS E RESUMOS. Florianópolis - SC : Nova Letra Gráfica e Editora, 2003. p. 147 - 147.
    • MELLO, Marina P. A. . Negros e Italianos em São Paulo: etnicidade, trabalho e educação no início do século XX. In: III Seminário Nacional Relações Raciais e Educação: Saberes, Políticas e Perspectivas , 2003 , Niterói. III Seminário Nacional Relações Raciais e Educação: saberes, políticas e perspectvas. : , 2003. p. 54 - 55.
    • MELLO, Marina P. A. . A imprensa negra paulistana - identidade e alteridade. In: Congresso Nacional de Pesquisadores negros , 2000 , Recife - PE. Anais do II Congresso Nacional de Pesquisadores Negros. : , 2000.
    • MELLO, Marina P. A. . O Despertar do negro na capital paulista na República velha. In: 48ª Reunião Geral da SBPC , 1996 , São Paulo. Anais da 48ª Reunião Geral da SBPC. : , 1996.
    • MELLO, Marina P. A. . A resistência escrava brasileira nos séculos XVIII e XIX. In: 48ª Reunião da SBPC , 1996 , São Paulo. Anais da 48ª Reunião Geral da SBPC. : , 1996.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • MELLO, MARINA PEREIRA DE ALMEIDA ; Martins, Edna . Número temático: Africanidades, Brasilidades e Educação das Relações Étnico-Raciais. Guarulhos : Departamento de Educação da Unifesp , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MELLO, Marina P. A. ; MEGALE, L. . Editora Saraiva/Atual Projeto de História Geral e do Brasil para Ensino médio. 2011 (Consultoria)
    • Cabanillas, Natália ; MELLO, Marina P. A. . GT 05. Gênero, Corpo e Poder: experiências e abordagens na construção da descolonização epistêmica. 2018 (Comunicacao)
    • MELLO, Marina P. A. ; ABRANTES, Carla Susana Alem . A gestão da diferença no colonialismo. 2017 (Conferência)
    • MELLO, Marina P. A. . 'Trangressão ou subalternidade? Considerações sobre gênero, corpo e poder entre as mulheres negras do funk e do hip-hop - um estudo comparatvo entre Brasil e Portugal'. 2014 (Conferência)
    • MELLO, Marina P. A. . Comportamentos dissonantes: gênero, raça e classe nos discursos da imprensa alternativa paulistana (1915-1924). 2014 (Congresso)
    • MELLO, Marina P. A. . Algumas considerações sobre emancipação e subalternidade na performance feminina negra no funk e no hip-hop (Brasil e Portugal). 2014 (Comunicacao)
    • MELLO, Marina P. A. . Transgressão ou subalternidade? Género, corpo e poder entre as mulheres do funk e do hip hop: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. 2014 (Seminário)
    • MELLO, Marina P. A. . EDUCAÇÃO, MULTICULTURALISMO E A PRODUÇÃO DA DIFERENÇA. 2007 (Comunicacao)
    • MELLO, Marina P. A. . PERFECTIBILIDADE E DEGENERAÇÃO: ASPECTOS DO ENFRENTAMENTO DAS DIFERENÇAS. 2006 (Conferência)
    • MELLO, Marina P. A. . A BRASILIDADE ESCRAVIZADA SOB O OLHAR DOS ESTRANGEIROS. 2006 (Conferência)
    • TELES, E. ; SCHOR, P. ; MELLO, Marina P. A. . Colonialidade no autoritarismo brasileiro. 2020 Facebook
    • MELLO, Marina P. A. ; Jeffrey, Debora C . Profa. Dra. Marina Pereira de Almeida Mello fala sobre a Campanha Vidas Negras importam para a Universidade. 2020 Youtube
    • MELLO, Marina P. A. ; Amaral, Monica . Como a educação brasileira apaga heróis negros da história do Brasil. 2020 UOL Educação
    • MELLO, Marina P. A. . Quando a escola reproduz o racismo: Babu Santana e a trajetória dos meninos negros. 2021 Spotify - Folha na sala de aula
    • MELLO, Marina P. A. ; Rufino, Luiz . Pedagogia como prática de descolonização. 2021 Youtube - Canal Sesc Santo André
    • MELLO, Marina P. A. . ?DECOLONIALIDADE E ANTIRRACISMO ? PORQUE ESSA INTERSECÇÃO É INEVITÁVEL?. 2021 Youtube - Equipe Ciências Humanas NPE Carapicuíba
    • MELLO, Marina P. A. . Reflexões sobre o transnacionalismo negro e outras retóricas de pertencimento a partir do pensamento de Lélia Gonzalez e Beatriz Nascimento.. 2021 Youtube - Instituto Iungo
    • MENESES, M. P. ; MELLO, Marina P. A. ; Paula, Benjamin Xavier ; Freire, Jacqueline C.S. ; Vieira, Cleber S. ; Araújo, Melvina A.M ; Assumpção, Raiane P.S. ; Malomalo, Basilele ; Castela, Tiago ; Graciano. Mariangela . XIII CONLAB- Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas. 2018 (AILPcsh-Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa)
    • GABARRA, L. O. E. ; FIGUEIREDO, F. B. ; MELLO, Marina P. A. ; Costa, Luana Antunes ; Monteiro, Artemisa ; Cabanillas, Natália ; Luz, Itacir M. . SEMINÁRIO DE ESTUDOS AFRICANOS E DA DIÁSPORA. 2018 (UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA/UNILAB)
    • MELLO, Marina P. A. ; Graciano. Mariangela . "JORNADA DE ESTUDOS 'NECROPOLÍTICAS, DESCOLONIZAÇÃO E EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS' - CICLO "ANGELA DAVIS". 2020 (Departamento de Educação da Unifesp)
    • Paula, Benjamin Xavier ; MELLO, Marina P. A. ; Gonçalves, Luciane R D . X COPENE - Sessão Temática 08. Da África às Diásporas: Eurocentrismo, Colonialismo e Relações de Poder. 2018 (UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - X COPENE - CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES NEGROS)
    • MELLO, Marina P. A. ; Paula, Benjamim X ; Vieira, Cleber S. ; Freire, Jacqueline C.S. . CONLAB 2018 - XIII CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS 2º CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DE LINGUA PORTUGUESA ? AILP-CSH ÁFRICA, DIÁSPORAS E O DIÁLOGO SUL-SUL: DESCOLONIZANDO AS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. 2018 (AILPcsh-Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa)
    • GABARRA, L. O. E. ; FIGUEIREDO, F. B. ; Luz, Itacir M. ; Monteiro, Artemisa ; Cabanillas, Natália ; MELLO, Marina P. A. . SEMINÁRIO DE ESTUDOS AFRICANOS E DA DIÁSPORA. 2018 (UNILAB - CE - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRSILEIRA)
    • MELLO, Marina P. A. ; SCHLEUMER, F. ; SILVA, R. F. . Painel: Luzes sob o baobá- Áfricas: legados e possibilidades pela perspectiva da pesquisa, ensino e aprendizagens nas escolas e universidades da diáspora negra. 2014 (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra)
    • MELLO, MARINA PEREIRA DE ALMEIDA ; Pinto, Elisabete ; Azzalis, Lígia . PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR E OS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA'. 2018 (PROEC UNIFESP)
    • MELLO, MARINA PEREIRA DE ALMEIDA . FEMINISMOS CONTRA-HEGEMÔNICOS: -RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES NUMA NAÇÃO PRETENSAMENTE EMBRANQUECIDA. - INTEGRAL. 2020 (UNIFESP)
    • MELLO, MARINA PEREIRA DE ALMEIDA . MC12 - Interditas e inauditas: colonialidade, solidão e justiça cognitiva na experiência intelectual de mulheres negras.. 2019 (ABA - Associação Brasileira de Antropologia - XIII RAM ? Reunião de Antropologia do Mercosul.)
    • MELLO, MARINA PEREIRA DE ALMEIDA . Coloniaidade e Justiça Cognitiva: Considerações sobre gênero, corpo e poder na produçãointelectual de mulheres negras. 2018 (UNISAL - campus Pio XI)
    • Graciano. Mariangela ; MELLO, MARINA PEREIRA DE ALMEIDA ; Será, Célia ; IZIDORO, E. . 'PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SISTEMA PRISIONAL'. 2020 (EFLCH - UNIFESP - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇAO)
    • Munanga, Kabengele ; MELLO, MARINA PEREIRA DE ALMEIDA . O negro no território brasileiro e o regime escravista. 2019 (USP - Centro de Estudos Africanos)
    • MELLO, Marina P. A. ; Graciano. Mariangela . JORNADA: ÂNGELA DAVIS ? ?Estarão as prisões obsoletas?. 2020 (UNIFESP)
    • MELLO, Marina P. A. . Aspectos da mobilização negra e operária em São Paulo no início do século XX. 2006 (CEA/USP - Centro de Estudos Africanos)
    • MELLO, Marina P. A. . ASPECTOS DA CULTURA E DA HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL. 2007 (CEA - USP)
    • MELLO, Marina P. A. . A BRASILIDADE ESCRAVIZADA SOB O OLHAR DOS ESTRANGEIROS. 2006 (SINPRO SP)
    • MELLO, Marina P. A. . PERFECTIBILIDADE E DEGENERAÇÃO: ASPECTOS DO ENFRENTAMENTO DAS DIFERENÇAS. 2006 (SINPRO SP)
    • MELLO, Marina P. A. . O NEGRO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO E O REGIME ESCRAVISTA: ADAPTAÇÃO E RESISTÊNCIA. 2008 (CENTRO DE ESTUDOS AFRICANOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - CEA/USP)
    • Munanga, Kabengele ; MELLO, Marina P. A. . O negro noterritório brasileiro: adaptação e resistência. 2009 (USP CENTRO DE ESTUDOS AFRICANOS)
    • Munanga, Kabengele ; SERRANO, C. M. H. ; MELLO, Marina P. A. . O negro após aabolição e novas formas de resistência. 2009 (USP CENTRO DE ESTUDOS AFRICANOS)
    • Munanga, Kabengele ; SERRANO, C. M. H. ; MELLO, Marina P. A. . O NEGRO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO E O REGIME ESCRAVISTA: ADAPTAÇÃO E RESISTÊNCIA. 2008 (USP CENTRO DE ESTUDOS AFRICANOS)
    • MELLO, Marina P. A. . Brasilidade e racialismo nos discursos da imprensa negra e operária. 2006 (NEAB/UFSCAR)
    • MELLO, Marina P. A. . Relatório Final de Estágio de Pós Doutoramento no Exterior. 2014
    • Nome do projeto: Identidades africanas e afro-brasileiras (2000 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MELLO, Marina P. A. , SERRANO, C. M. H. , Munanga, Kabengele , Borges Pereira, João Baptista .
      Descrição: O projeto tem por objetivo estabelecer correlações entre modelos identitários africanos e afro brasileiros. Similitudes e diferenças nos processos de produção de identidades coletivas estarão em pauta nesses estudos que prevêem pesquisa de campo e de gabinete.
    • Nome do projeto: ALICE ? Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas: Definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do Mundo. (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MELLO, Marina P. A. , SANTOS, B. S. , MENESES, M. P. , LAURIS, E. , MARTINS, B. S. .
      Descrição: ALICE é um projeto de investigação dirigido por Boaventura de Sousa Santos e financiado pelo Conselho Europeu para a Investigação, uma das mais prestigiadas e competitivas instituições de financiamento internacional para a investigação científica de excelência em espaço europeu. O projeto ALICE visa repensar e renovar o conhecimento científico-social à luz das Epistemologias do Sul, propostas por Boaventura de Sousa Santos, com o objetivo de desenvolver novos paradigmas teóricos e políticos de transformação social.
    • Nome do projeto: Trâmites epistemológicos do afeto nas tramas das intersubjetividades: Algumas considerações sobre gênero, corpo e poder nas interações entre mulheres brasileiras e africanas na UNILAB (CE). (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MELLO, Marina P. A. , GOMES, Peti Mama , LEITE, Letícia Bezerra .
      Descrição: Este projeto de pesquisa pretende explorar o âmbito das intimidades e dos tabus ?associados às sexualidades e subjetividades em trânsito e, sobretudo, aos perigos que o imaginário da branquitude associa ao corpo negro. No caso específico das mulheres negras, nesse caso representadas por um número expressivo de alunas oriundas do continente africano, mais especificamente dos países de língua oficial portuguesa (PALOP) -, em sua maioria jovens e que migram ao Brasil por um tempo determinado pela duração de sua formação junto à Unilab. Nossas indagações preliminares, baseiam-se em reflexões e discussões ocorridas enquanto ministrávamos a disciplina ?Colonização e Pensamento Antropológico?, e pautam-se sobretudo, na imediata percepção de um certo incômodo associado a um estranhamento dessas jovens mulheres, ao se perceberem alvo de estigmatização em suas interações com mulheres brasileiras e homens brasileiros bem como com os rapazes do continente africano. Os comportamentos relatados ocorrem tanto na região do maciço de Baturité, região onde estão instalados os campi da UNILAB, bem como na região metropolitana de Fortaleza, em que parte dessas mulheres transita, de forma ocasional, posto que apenas algumas delas ali residem.
    • Nome do projeto: Raça, nação e suas representações na mídia. Identidades, alteridades e subjetividades nas ideias e ideais de brasilidade e africanidade. (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MELLO, Marina P. A. .
      Descrição: Análise dos discursos e representações produzidos pelas mídias, sobretudo as digitais, acerca do que venha a ser brasilidade e africanidade, e a repercussão desses referenciais nas mentalidades de africanos e brasileiros. Dentre o que designamos em sentido latu por africanos, estariam os indivíduos e/ou grupos de populações imigrantes dos países de língua oficial portuguesa (PALOP). Pretende-se investigar aspectos, fundamentos e desdobramentos da produção de identidades de cunho afirmativo ou subalternizante, nas mídias, preferencialmente as digitais com relação a produção de representações sobre o que é ser brasileiro ou africano em sentido latu.
    • Nome do projeto: Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça. (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MELLO, Marina P. A. , Vóvio, CL , Abreu, CBM , CARNEIRO, A. S. R. .
      Descrição: Este projeto se propõe a Investigar e analisar os efeitos e processos, envolvidos na produção e atribuição de sentidos atrelados à participação em práticas de letramento literário por pessoas privadas de liberdade em Clubes de Leitura, voltados à remição penal pela leitura
    • Nome do projeto: Mulheres negras e vocalidade na imprensa alternativa: de assunto de homens a intelectuais (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MELLO, Marina P. A. .
      Descrição: Este projeto investiga como os processos de escolarização no ensino de história podem mobilizar conhecimentos e saberes de outras instâncias de memória, que muitas vezes são menosprezados em prol das pautas tradicionais. O objetivo é perceber possibilidades emancipatórias sugeridas pelas gramáticas de reexistência e sobrevivência presentes nas periferias e margens, especialmente em dois periódicos alternativos produzidos por mulheres ativistas e acadêmicas confrontados com a produção de mulheres na imprensa negra paulistana no início do século XX em São Paulo. O método etnográfico aliado ao pensamento decolonial e feminismos negros será usado para colaborar com a aplicação de uma epistemologia feminista e afro-brasileira aos processos de ensino-aprendizagem de história.
    • Nome do projeto: Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à Justiça (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MELLO, Marina P. A. , Vóvio, CL , Abreu, CBM , Penna, MGO , Matsuda, FE , Graciano. Mariangela .
      Descrição: O Projeto visa contribuir para a ampliação do acesso aos direitos civis, sociais e culturais historicamente negados à população carcerária, por meio do apoio à implementação da Recomendação n. 44 de 26/11/2013 do Conselho Nacional de Justiça para a Remição da Pena pela Leitura. Decorre desse objetivo geral, os seguintes objetivos específicos: a) Contribuir com o acesso à justiça no que se refere ao benefício da remição de pena pela leitura. b) Promover oportunidades para a ampliação do repertório de práticas de leitura e o acesso ao livro para população carcerária, por meio de atividades de mediação. c) Formar mediadores de leitura, graduandos do Campus Guarulhos e Osasco e professores de Educação de Jovens e Adultos do sistema carcerário, para atuarem em contextos de privação de liberdade. d) Formar graduandos da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Unifesp/Osasco) para atuarem no monitoramento do trâmite dos pedidos de remição de pena pela leitura, com vistas ao acompanhamento da execução penal. e) Proporcionar aos graduandos e professores participantes o estudo e a reflexão sobre as práticas empreendidas na mediação de leitura e os resultados obtidos no âmbito desse Projeto.. f) Sistematizar e publicizar os resultados obtidos em eventos acadêmicos e de divulgação. Além das pessoas diretamente envolvidas nas atividades previstas, o conjunto de ações e a produção de conhecimento gerada visam contribuir para a superação do preconceito e discriminação que marcam a relação da sociedade com a população carcerária, negando-lhe a condição humana. As atividades terão como destinatárias as pessoas privadas de liberdade em regime fechado na Penitenciária Masculina José Parada Neto, localizada em Guarulhos. A definição do local para implementação do projeto deve-se à demanda apresentada, em dezembro de 2018, pela direção da Penitenciária José Parada Neto a docentes do departamento de Educação da Unifesp.
    • Graduacao:
      • Curso: LICENCIATURA EM HISTÓRIA
        Nome da Instituição: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP
        Ano de conclusão: 1991
      • Curso: BACHARELADO EM HISTÓRIA
        Nome da Instituição: FFLCH- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
        Ano de conclusão: 1990
    • Mestrado:
      • Curso: História Econômica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Doutorado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
        Ano de conclusão: 2014
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2008 ).
        Outras informações: Exonerada a pedido
        Outras informações: Professora Titular História
    • Associação Cultural São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2004 - 2004 ).
        Outras informações: professora
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • FMC - FACULDADE METROPOLITANA DE CAIEIRAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2012 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professor
    • Revista Perspectivas em Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2012 ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial
    • Faculdade de Ciências da FITO:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • INSTITUTO DAS IRMÃS DE SANTA CRUZ - COLÉGIO SANTA MARIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2011 ).
        Outras informações: DISCIPLINAS MINISTRADAS: 2006-2010 - HISTÓRIA 2010 - CURSO EXTRACURRICULAR: "DES" MITIFICANDO AS ÁFRICAS 2011 - CULTURA RELIGIOSA - ANTROPOLOGIA DAS RELIGIÕES
        Outras informações: PROFESSORA DO ENSINO MÉDIO
    • CEA-CENTRO DE ESTUDOS AFRICANOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2019 ).
        Outras informações: Curso de Difusão Cultural CEA/USP: ASPECTOS DA CULTURA E DA HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL (curso de difusão ? 45h)
        Outras informações: PROFESSOR COLABORADOR
    • Revista Iluminart:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Revista Iluminart:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Universidade de Coimbra:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Estágio de pós-doutoramento junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no Núcleo de Pós Colonialismos e Cidadania Global, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Paula Meneses
        Outras informações: Pesquisadora pósdoc do CES
    • Conselho Europeu para a Investigação,:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: PROJETO ALICE ? Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas: Definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do Mundo. - See more at: http://alice.ces.uc.pt/en/index.php/about/?lang=pt#sthash.1wTsJtBX.dpuf
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 2006 ).
        Outras informações: Exonerada a pedido.
        Outras informações: Professora Titular de História
    • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Sociologias (UFRGS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Epistemologias das Ciências Sociais
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • CAPOEIRA - REVISTA DE HUMANIDADES E LETRAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Revista Travessias:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: A revista Travessias é uma publicação electrónica da AILPcsh (Associação Internacional de Ciências Humanas e Sociais em Língua Portuguesa). Visa promover a divulgação de investigação produzida no âmbito das ciências sociais e humanas, incluindo a economia, a história, a literatura, a sociologia, a demografia, a antropologia social e cultural, a geografia, estudos de desenvolvimento, de administração, de direito, de ciência política, de economia política, de relações internacionais, de estudos culturais, de arquitetura, de ciências naturais, e outras áreas na medida em que se relacionam com a condição humana. A revista Travessias privilegia perspetivas críticas e inter e transdisciplinares. Equipa Editorial: Editoras Maria Paula Meneses ? CES/Universidade de Coimbra, Portugal Marina Pereira de Almeida Mello ? UNIFESP, Brasil Editor das recensões Tiago Castela ? CES/Universidade de Coimbra, Portugal Coordenadora do conselho editorial Cesaltina Abreu ? Universidade Agostinho Neto, Angola
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • Olhares (Departamento de Educação da EFLCH/UNIFESP 2317-7853):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • PPGA UFC/UNILAB PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO EM ATROPOLOGI:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - 2017 ).
        Outras informações: VICE COORDENAÇÃO - LOCAL (UNILAB)
    • PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAU:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2021 - 2021 ).
        Outras informações: EDF5868 - Disciplina: A personalidade autoritária, o comportamento antidemocrático e o etnocentrismo: um debate sobre educação nas perspectivas emancipatória, decolonial e antirracista Duração: 12 semanas Ministrantes: 3 Créditos: 8 Período: 13/04/2021 a 05/07/2021
        Outras informações: Sem vínculo