Não autenticado |

Carlos Augusto Carneiro Costa

    • Graduado em Letras, com Habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba. Mestre em Letras, título obtido junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), sob orientação do Prof. Dr. Jaime Ginzburg. Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve pesquisas sobre a produção literária brasileira do século XX em uma perspectiva histórica. Foi professor efetivo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e professor temporário da Secretaria de Educação do Estado do Pará, atuando no Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

       

      Links:    

    • COSTA, C. A. C. . O impasse da narração em Em câmara lenta, de Renato Tapajós Revista Opiniães , v. 2 , p. 66 - 78 , 2011. ISSN: 21773815.
    • COSTA, C. A. C. . Resistência e Utopia: os rumores do mundo em guerra na poesia de Carlos Drummond de Andrade Fronteiraz (São Paulo) , v. 4 , p. 1 - 16 , 2010. ISSN: 19834373.
    • COSTA, C. A. C. . Ética da memória, violência e resistência em Carapintada, de Renato Tapajós Revista Eletrônica Polidisciplinar Vôos , v. 2 , p. 3 - 20 , 2010. ISSN: 18089305.
    • COSTA, C. A. C. . O foco narrativo do romance Em câmara lenta, de Renato Tapajós: o problema da alternância e suas relações com a violência histórica Literatura e Autoritarismo (UFSM) , v. Dossiê , p. 171 - 181 , 2010. ISSN: 1679849X.
    • COSTA, C. A. C. . Ética da memória, violência e resistência em Carapintada, de Renato Tapajós Literatura em debate (URI) , v. 4 , p. 155 - 173 , 2010. ISSN: 19825625.
    • COSTA, C. A. C. . Estrangeiridade e constituição do sujeito no conto "O búfalo", de Clarice Lispector Miscelânea (Assis. Online) , v. 8 , p. 240 - 258 , 2010. ISSN: 19842899.
    • COSTA, C. A. C. . Estrangeiridade e constituição do sujeito no conto O búfalo, de Clarice Lispector Estação Literária , v. 5 , p. 1 - 13 , 2010. ISSN: 19831048.
    • COSTA, C. A. C. . "Calo-me, espero, decifro": os rumores do mundo em guerra na poesia de Carlos Drummond de Andrade TriceVersa (UNESP. Assis) , v. 2 , p. 18 - 33 , 2009. ISSN: 19818432.
    • COSTA, C. A. C. . Entrevista com Renato Carvalho Tapajós - Apresentação Literatura e Autoritarismo (UFSM) , v. Dossiê , p. 126 - 128 , 2009. ISSN: 1679849X.
    • COSTA, C. A. C. . Militância política, pensamento e literatura: Renato Tapajós e o regime militar no Brasil Literatura e Autoritarismo (UFSM) , v. Dossiê , p. 129 - 146 , 2009. ISSN: 1679849X.
    • COSTA, C. A. C. ; PANTOJA, T. . "Ou a obediência estúpida, ou a revolta": ressonâncias históricas em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum Publicação do CEPE , v. 10 , p. 1 - 12 , 2008. ISSN: 19809476.
    • COSTA, C. A. C. ; PANTOJA, T. . Processos de desintegração em Quarup Margens (UFPA) , v. 4 , p. 305 - 326 , 2008. ISSN: 18060560.
    • COSTA, C. A. C. ; PANTOJA, T. . Processos de desintegração em Quarup e A Metamorfose: similaridades Publicação do CEPE , v. 07 , p. 1 - 18 , 2007. ISSN: 19809476.
    • COSTA, C. A. C. . Autoritarismo . Folha Online , São Paulo, SP , 02 out. 2008.
    • COSTA, C. A. C. . Experiência e arte: a imagem de Renato Tapajós na vida e na ficção. In: V Encontro de Pós-Graduandos , 2010 , São Paulo. V EPOG. São Paulo : Serviço de Artes Gráficas - FFLCH, 2010. p. 95 - 96.
    • COSTA, C. A. C. . Violência e forma em Em câmara lenta, de Renato Tapajós. In: IV Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP , 2009 , São Paulo. IV Encontro de Pós-Graduandos. : , 2009. p. 1 - 9.
    • COSTA, C. A. C. . Violência e forma em Em câmara lenta, de Renato Tapajós. In: IV Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP , 2009 , São Paulo. IV Encontro de Pós-Graduandos. São Paulo : Serviço de Artes Gráficas - FFLCH, 2009. p. 79 - 80.
    • COSTA, C. A. C. ; PANTOJA, T. . "Boina e farda, nunca mais": ressonâncias históricas e relações de poder em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. In: 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência , 2007 , Belém. Anais/Resumos da 59ª Reunião Anual da SBPC: publicação eletrônica. São Paulo : SBPC/UFPA, 2007.
    • COSTA, C. A. C. ; PANTOJA, T. . "Ou a obediência estúpida, ou a revolta": ressonâncias históricas em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. In: I Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia , 2007 , Belém. Programação e resumos. : , 2007. p. 80 - .
    • COSTA, C. A. C. . Experiência e arte: a imagem de Renato Tapajós na vida e na ficção. 2010 (Comunicacao)
    • COSTA, C. A. C. . Ética da memória em Renato Tapajós. 2010 (Conferência)
    • COSTA, C. A. C. . Violência e forma em Em câmara lenta, de Renato Tapajós. 2009 (Comunicacao)
    • COSTA, C. A. C. . O foco narrativo do romance Em câmara lenta, de Renato Tapajós: o problema da alternância. 2010 (Conferência)
    • COSTA, C. A. C. . Notas em torno da dor: trauma e fragmentação em uma cena do romance Em câmara lenta, de Renato Tapajós. 2008 (Outra)
    • COSTA, C. A. C. . O indivíduo e seus conflitos: uma leitura freudiana do conto "Começos de uma fortuna" de Clarice Lispector. 2007 (Comunicacao)
    • COSTA, C. A. C. ; PANTOJA, T. . Processos de desintegração em Quarup e A Metamorfose: similaridades. 2007 (Comunicacao)
    • COSTA, C. A. C. ; PANTOJA, T. . Representações históricas em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. 2007 (Comunicacao)
    • COSTA, C. A. C. ; PANTOJA, T. . "Boina e farda, nunca mais": ressonâncias históricas e relações de poder em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum.. 2007 (Outra)
    • COSTA, C. A. C. ; PANTOJA, T. . Amor que não é pecado nunca vs. Brasilidade cancerosa: o espaço hedônico pode ser território da resistência?. 2007 (Comunicacao)
    • COSTA, C. A. C. ; PANTOJA, T. . "Ou a obediência estúpida, ou a revolta": ressonâncias históricas em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. 2007 (Comunicacao)
    • COSTA, C. A. C. ; PANTOJA, T. . Quarup: processos de desintegração e suas relações de poder. 2006 (Comunicacao)
    • COSTA, C. A. C. ; PANTOJA, T. . Processos de desintegração em Quarup e A Metamorfose: similaridades. 2006 (Outra)
    • COSTA, C. A. C. ; PANTOJA, T. . Quarup: a avantura de um herói em desintegração. 2006 (Comunicacao)
    • COSTA, C. A. C. . VII Encontro Paraense dos Estudantes de Letras. 2004 (Executiva Paraense de Letras)
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Baixo Tocantins
        Título: O espaço hedônico no romance Quarup: alienação ou resistência?
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Literatura Brasileira)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
  • Atuação Profissional: 6
    • Colégio Engels:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Professor de Inglês para a Educação Infantil e Inglês e Português para as séries iniciais do Ensino Fundamental.
        Outras informações: Professor Horista
    • Escola Estadual Benvinda de Araújo Pontes:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Professor de Inglês e Português no Ensino Fundamental e Médio
        Outras informações: Professor Temporário
    • Universidade Federal do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Descrição: O Projeto de Pesquisa Leituras da Ditadura: discursos ficcionais e não-ficcionais da resistência ao Regime Militar de 1964, foi implantado em março de 2006 e conclui-se em julho de 2008. O referido Projeto desenvolveu atividades de leitura, discussão e pesquisa acerca dos códigos discursivos da resistência ao regime militar de 1964, com o objetivo central de investigar a noção de resistência e conceitos correlatos, importantes para os estudos literários, como utopia, distopia e formação (Bildung). Para tanto, utiliza materiais oriundos tanto da literatura brasileira das décadas de 60, 70 e 80, especialmente romances e contos, outras formas artístico-narrativas (filmes e peças teatrais), quanto documentos de outras espécies - orais, escritos e imagéticos (fotografias), produzidos no mesmo período. O Projeto visa, assim, mapear as características mais recorrentes da chamada narrativa de resistência, particularmente, a narrativa de resistência produzida na literatura brasileira do segundo quartel do Século XX; confrontar os diversos discursos da e sobre a resistência presentes nesses materiais; discutir o conceito de resistência frente a alguns aspectos próprios da conjuntura cultural que predomina nas décadas subsequentes à presença do regime militar; discutir o problema da relação entre as noções de resistência e utopia e a emergência dos elementos da resistência em narrativas distópicas ou com traços distópicos; investigar a constituição de certas representações da resistência e a emergência de elementos de formação (Bildung) em narrativas literárias.
        Outras informações: Pesquisador de Iniciação Científica
    • Revista Opiniães:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Escola Estadual Fernando Gasparian:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Lecionou as disciplinas Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Texto e Apoio de Português para Vestibulares
        Outras informações: Professor Efetivo de Língua Portuguesa
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2011 ).
        Outras informações: Descrição: O projeto "Violência e forma" visa Elaborar, em perspectiva histórica, uma reflexão compreensiva das relações estabelecidas, em termos conceituais, entre os estudos literários e a violência, avaliando a importância que a violência social pode assumir na criação ou transformação de formas artísticas;Relacionar a violência com concepções tradicionais e modernas de gêneros literários, elementos estilísticos e procedimentos literários, examinando articulações e contrastes entre proposições teóricas e metodológicas expostas em textos elaborados dentro de debates referentes ao idealismo alemão, à escola de Frankfurt, e a teorias literárias e estéticas desenvolvidas na contemporaneidade; Examinar, em termos epistemológicos, as conexões interdisciplinares surgidas, nos estudos literários recentes, com campos de ciências humanas responsáveis por teorizações fundamentais sobre a violência;Discutir orientações teóricas e metodológicas em trabalhos recentes sobre violência e literatura, incluindo sistematizações teóricas, estudos do impacto das ditaduras militares na América Latina, reflexões sobre o nazismo e a Shoah, elaborações teóricas de política da memória e do esquecimento, discussões do papel dos escritores e dos críticos em sociedades violentas, e configurações específicas da complexidade da produção urbana contemporânea.
        Outras informações: Integrante