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Michelly Cristina Purz

    • Graduada em Bacharelado (dezembro/2009) e Licenciatura (julho/2010) em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra (dezembro/2013) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em História Social pela mesma universidade (fevereiro/2020) com período sanduíche na University of Nottingham (2018-2019). Sua linha de pesquisa é a história cultural dos Estados Unidos e da sociedade contemporânea, tendo como fontes primárias sobretudo cinema e literatura. Contato: michellycristina@gmail.com

       

      Links:    

    • SILVA, Michelly Cristina . A escrita como penitência: Reparação (2001), de Ian McEwan PODER & CULTURA , v. 4 , p. 150 - 161 , 2017. ISSN: 23591072.
    • SILVA, Michelly Cristina . Ricardo Piglia, autor de relatos policiais. Uma leitura comparada de Plata Quemada (1997) e Blanco Nocturno (2010) Intelligere - Revista de História Intelectual , v. 3 , p. 117 - 129 , 2017. ISSN: 24479020.
    • SILVA, Michelly Cristina . Sérgio Bianchi e sua leitura cinematográfica da história: uma análise do filme Quanto vale ou é por quilo? O Olho da HIstória , v. 20 , p. 1 - 13 , 2013. ISSN: 22360824.
    • SILVA, Michelly Cristina . A triste vida e época de um informante do FBI e outras considerações sobre a Guerra Fria: entrevista com Daniel Leab Esboços - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC , v. 19 , p. 314 - 329 , 2012. ISSN: 21757976.
    • SILVA, Michelly Cristina ; HALL, M. M. . Missão a Moscou: Hollywood e cinema de propaganda americano durante a Segunda Guerra Mundial Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC) , v. 11 , p. 262 - 291 , 2010. ISSN: 16787730.
    • SILVA, Michelly Cristina . James Ellroy e o romance de obsessão. In: XIII Encontro ANPHLAC 2018 , 2018 , Mariana. Programação do XIII Encontro Internacional da ANPHLAC. São Paulo : , 2018. p. 1 - 116.
    • SILVA, Michelly Cristina . Assassinos no ?novo noir?: os vilões de James Ellroy na série Quarteto de Los Angeles. In: XV Encontro ABRALIC ? 19 a 23 de setembro de 2016 , 2016 , Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XV encontro ABRALIC ? 19 a 23 de setembro de 2016. : , 2016.
    • SILVA, Michelly Cristina . Meu lugar escuro: aproximações entre literatura e história com o Quarteto de Los Angeles, de James Ellroy. In: XII Encontro Internacional da ANPHLAC , 2016 , Campo Grande. Anais do XII Encontro Internacional da ANPHLAC. : , 2016.
    • SILVA, Michelly Cristina . Relações entre Cinema e História através do 'ordinary film'. In: XXI Encontro Estadual de História da ANPUH Seção São Paulo , 2012 , Campinas. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP. : ANPUH-SP, 2012.
    • SILVA, Michelly Cristina . A Guerra de Hollywood: a relação entre os estúdios cinematográficos norte-americanos e o governo durante a Segunda Guerra Mundial. In: I Semana de História da UFF , 2012 , Niterói. Caderno de Resumos. : , 2012. p. 74 - 75.
    • SILVA, Michelly Cristina . Política e Cinema: Hollywood e o Estado norte-americano na construção de representações da URSS e do comunismo nos filmes Missão em Moscou (1943) e Eu Fui um Comunista para o FBI (1951). In: XXVI Simpósio Nacional de História , 2011 , São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. : , 2011.
    • SILVA, Michelly Cristina . Cinema e política juntos em Missão em Moscou (1943): Hollywood e o governo na construção de representações dos aliados em filmes da Segunda Guerra Mundial. In: XVIII Semana de História - Linguagens da História , 2011 , Franca. Caderno de Resumos. : FCHS, 2011. p. 31 - 32.
    • SILVA, Michelly Cristina . Representações da União Soviética e do Comunismo no cinema norte-americano. In: V Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas , 2010 , São Paulo. Anais do V Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo : Editora FFLCH, 2010.
    • SILVA, Michelly Cristina . Representação e estereótipos no cinema: a imagem da União Soviética em filmes de Hollywood nas décadas de 40 e 50. In: II Encontro de Pesquisa de Graduação em História , 2009 , Campinas. Caderno de resumos do II encontro de pesquisa de graduação em História. : , 2009.
    • SILVA, Michelly Cristina . A ascensão da figura do engenheiro brasileiro no século XIX: positivismo e história das ciências. In: I Encontro de Pesquisa de Graduação em História , 2008 , Campinas. Anais do I encontro de pesquisa de graduação em História.. : , 2008.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • SILVA, Michelly Cristina . Representação e estereótipos no Cinema: a imagem da União Soviética em filmes de Hollywood nas décadas de 1940 e 1950. : , 2010 (Monografia)
    • SILVA, Michelly Cristina . James Ellroy e o romance de obsessão. 2018 (Outra)
    • SILVA, Michelly Cristina . Cidade pesadelo: a segregação sócio-espacial como personagem na tetralogia Quarteto de Los Angeles, de James Ellroy. 2016 (Comunicacao)
    • SILVA, Michelly Cristina . MEU LUGAR ESCURO: o novo noir e a visão de História do Quarteto de Los Angeles, de James Ellroy. 2015 (Simposio)
    • SILVA, Michelly Cristina . My Dark Place: the new noir and the concept of history in James Ellroy?s L.A. Quartet.. 2015 (Conferência)
    • SILVA, Michelly Cristina . O anticomunismo nas revistas norte-americanas na década de 1950. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, Michelly Cristina . O cinema norte-americano em sua. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, Michelly Cristina . Cinema e política juntos em Missão em Moscou (1943): Hollywood e o governo na construção de representações dos aliados em filmes da Segunda Guerra Mundial. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, Michelly Cristina . Política e Cinema: Hollywood e o Estado norte-americano na construção de representações da URSS e do Comunismo nos filmes Missão em Moscou (1943) e Eu Fui um Comunista para o FBI (1951).. 2011 (Simposio)
    • SILVA, Michelly Cristina . Representações da União Soviética e do Comunismo no cinema norte-americano. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, Michelly Cristina ; FIGUEIROA, S. F. M. . A ascensão da figura do engenheiro no século XIX, suas relações com a filosofia positivista e o conceito de intelectual. 2010
    • Nome do projeto: Cinema, propaganda e política: Hollywood e o Estado na construção de representações da União Soviética e do Comunismo em Missão em Moscou (1943) e Eu fui um comunista para o FBI (1951) (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Michelly Cristina , PURDY, R. S. .
      Descrição: O presente projeto analisou dois filmes norte-americanos produzidos e distribuídos pelo estúdio Warner Bros., ambos baseados em histórias reais, que de distintas formas representaram, seja de forma idealista ou condenatória, a União Soviética, o Comunismo e os membros do Partido Comunista dos Estados Unidos (CPUSA). O primeiro foi "Missão em Moscou", de 1943, dirigido pelo renomado diretor Michael Curtiz (Casablanca, 1942) e denominado pela literatura que o estudou como "pró-soviético" . O segundo, "Eu Fui um Comunista para o FBI", filme B dirigido por Gordon Douglas, e classificado junto ao panteão de filmes "anticomunistas", na escalada do mesmo sentimento nos Estados Unidos e nos países sob sua influência no contexto da Guerra Fria. Do resultado desse estudo se deu a dissertação de mestrado da aluna, que em seu primeiro capítulo caracterizou a indústria cinematográfica em Hollywood na época de sua chamada Era Clássica (1930- 1948). Já no segundo e terceiro capítulo, realizaram-se as análises fílmicas e de contexto de ambas as obras. No último capítulo, estudamos a recepção das duas obras, levando para isso em conta as produções de significado de três agentes: os críticos cinematográficos; o seu público espectador, e os seus números de bilheteria. Por fim, nas considerações finais, colocamos em comparação a obra pró-soviética e anticomunista no tocante às suas diferenças, bem como similitudes, nas estratégias para a representação das personagens envolvidas em suas tramas.
    • Nome do projeto: Meu Lugar Escuro: Aproximações entre Literatura e História com o Quarteto de Los Angeles, de James Ellroy (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Michelly Cristina , PINTO, Júlio Pimentel .
      Descrição: O presente projeto pretende analisar quatro livros do escritor norte-americano James Ellroy, que juntos formam a série policial intitulada Quarteto de Los Angeles. As obras que estudaremos são: Dália Negra (The Black Dahlia, 1987), O Grande Deserto (The Big Nowhere, 1988), Los Angeles ? Cidade Proibida (L.A. Confidential, 1990) e Jazz Branco (White Jazz, 1992). As histórias são ambientadas durante os anos 1940 e 1950. O trabalho explora as características da narrativa policial no autor norte-americano e dialoga com interpretações diversificadas da obra, que ora é caracterizada como ?policial norte- americano? (ou hard-boiled, seguindo a tradição, entre outros, de Dashiell Hammett e Raymond Chandler), ora é considerada ?romance histórico?. Independentemente do rótulo que se lhe aplique, é notável o esforço de Ellroy em representar a história, analisando, por meio de estratégias ficcionais, a peculiar Los Angeles do período da Segunda Guerra Mundial e do imediato pós-guerra.
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado e Licenciatura em História
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Título: Representação e Esteriótipos no Cinema: a imagem da União Soviética em filmes de Hollywood nas décadas de 40 e 50.
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Científica
    • Epígrafe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Revisora de artigo da "Epígrafe", revista dos alunos de graduação em História da Universidade de São Paulo. Até o presente momento revisou dois artigos para a revista, sendo um rejeitado e outro recomendado para publicação. O artigo revisado e que foi aceito para publicação é: CARVALHO, Paula Carolina de Andrade. O sujeito ferido e o ?lugar de memória?: o testemunho como sanção de verdade a partir do filme ?O Doce Amanhã?. Epígrafe, Brasil, v. 1, n. 1, p. 105-115, nov. 2014. ISSN 2318-8855. Disponível em: . Acesso em: 02 Out. 2015.
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).