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Aline Garcia Rodero Takahira

    • Possui bacharelado em Letras com habilitação em Tradutor e Intérprete Inglês/ Português e Licenciatura Plena Inglês/Português pelo Centro Universitário Ibero-Americano (UNIBERO) (2004). É Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (USP) (2010) e Doutora em Linguística pelo mesmo programa (2015). É Professora Adjunta no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atuando no curso de Letras-Libras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. É membro do Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída (GREMD) da USP desde 2006/1. Coordena o Grupo de Estudos Linguísticos da Libras (GELLI) na UFJF desde 2014/2. É membro Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística (NEALP) na UFJF. Atua nas áreas de Morfologia e Sintaxe em uma abordagem gerativista atuando principalmente nos seguintes temas: formação de palavras, composição, incorporação e classificadores. Também tem interesse nas áreas de ensino de Língua Portuguesa como L2 para Surdos e Aquisição de L1 por Surdos.

       

      Links:    

    • Linguística e Cognição
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; TRALDI, Sibelle Moannack . De professor para professor: A educação do aluno surdo. São Paulo : Panda Books, 2012 . 72p. ISBN: 9788578882464.
    • CARVALHO, Janayna Maria da Rocha ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Foi um quebra-quebra: reduplicação integral em compostos [N [V V]] do português do Brasil Revista Virtual de Estudos da Linguagem , v. 13 , p. 120 - 138 , 2015. ISSN: 16788931.
    • Scher, Ana Paula ; LUNGUINHO, Marcus Vinicius ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Voice (A)symmetries and Innovative Participles in Brazilian Portugueses Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP) , v. 56 , p. 45 - , 2014. ISSN: 01025767.
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; MINUSSI, Rafael Dias . Observações sobre os compostos da LIBRAS: a interpretação das categorias gramaticais Revista Linguística - Sintaxe e semântica formais , v. 9 , p. 14 - , 2013. ISSN: 2238975X.
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . O processo de aquisição de verbos irregulares no português brasileiro Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 42 , p. 430 - 441 , 2013. ISSN: 14130939.
    • Scher, Ana Paula ; LUNGUINHO, Marcus Vinicius ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Innovative participles in Brazilian Portuguese Revista Linguística - Sintaxe e semântica formais , v. 9 , p. 9 - , 2013. ISSN: 2238975X.
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Questões sobre compostos e morfologia da LIBRAS Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 41 , p. 262 - 276 , 2012. ISSN: 14130939.
    • RODERO, Aline Garcia . Particípios duplos: inserção de vocabulário Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 38 , p. 272 - 285 , 2010. ISSN: 14130939.
    • RODERO, Aline Garcia . Passivas adjetivas: particípios estativos e resultativos formados na sintaxe Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 38 , p. 167 - 181 , 2009. ISSN: 14130939.
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; GONCALVES, Laura Coelho ; SANTANA, Wanderley . O ensino da Língua Inglesa. De professor para professor: A educação do aluno surdo, v. 1, p. 41 - 44, 2012.
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; CRUZ, V. A. . O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua. De professor para professor: A educação do aluno surdo, v. 1, p. 38 - 40, 2012.
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; SOARES, Renan Baptista ; CRUZ, V. A. . Práticas de atuação em sala de aula. De professor para professor: A educação do aluno surdo, v. 1, p. 32 - 37, 2012.
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; SOARES, Renan Baptista ; CRUZ, V. A. . A educação do Surdo: cultura e identidade. De professor para professor: A educação do aluno surdo, v. 1, p. 10 - 14, 2012.
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; SOARES, Renan Baptista . A Língua Brasileira de Sinais (Libras). De professor para professor: A educação do aluno surdo, v. 1, p. 15 - 18, 2012.
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Pluracionalidade de eventos expressa por reduplicação no português brasileiro. In: Abralin , 2016 , Natal. Estudos linguísticos - textos selecionados /ABRALIN - 2013. João Pessoa : Ideia, 2013. p. 419 - 436.
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Incorporação de numeral na libras. In: Abralin , 2016 , Natal. Estudos linguísticos - textos selecionados /ABRALIN - 2013. João Pessoa : Ideia, 2016. p. 305 - 322.
    • Scher, Ana Paula ; LUNGUINHO, Marcus Vinicius ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Voice (A)symmetries and Innovative Participles in Brazilian Portuguese. In: IATL 29, 2013 , 2014 , Jerusalem. Proceedings of IATL 2013 - MIT Working Papers in Linguistics #72. Cambridge : MIT Working Papers in Linguistics (MITWPL), 2013. p. 169 - 188.
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; MINUSSI, Rafael Dias . Compounds in Brazilian Sign Language: defining word formation patterns. In: IX Workshop on Formal Linguistics , 2012 , Rio de Janeiro. Anais do IX Workshop on Formal Linguistics. : , 2012.
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Concordância em construções de hiperalçamento no português brasileiro: uma proposta minimalista. In: X Encontro do CELSUL ? Círculo de Estudos Linguísticos do Sul , 2012 , Cascavel. Anais do X Encontro do CELSUL ? Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. : , 2012.
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Inacusatividade, Auxiliaridade e Propriedades de Alçamento com 'acabar'. In: XII e XIII Encontros dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da USP , 2012 , São Paulo. Anais do XII e XIII Encontros dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da USP. São Paulo : Paulistana Editora, 2012. p. 124 - 143.
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Morfologia da língua de sinais brasileira: descrição e caminhos de análise. Campos dos Goytacazes : Brasil Multicultural , 2018 (Capítulo de livro no prelo)
    • ARAUJO, Mirella de Oliveira Pena ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Compostos simultâneos e sinais boca na libras. Campos dos Goytacazes : Brasil Multicultural , 2018 (Capítulo de livro no prelo)
    • BASSANI, I. S. ; CARVALHO, Janayna Maria da Rocha ; BARBOSA, J. W. C. ; MINUSSI, Rafael Dias ; ARMELIN, P. G. ; LAZZARINI CYRINO, João Paulo ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Morfologia sem teleologia: uma resenha de 'Localism versus Globalism in Morphology and Phonology', de David Embick. : , 2015 (Resenha)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Comissão Científica do Congresso ABRALIN em Cena Libras. 2016 (Outra)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Parecerista ad hoc para a Revista Cadernos de Estudos Linguísticos (CEL). 2017 (Parecer)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Parecerista ad hoc para a Revista Veredas. 2016 (Parecer)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Parecerista ad hoc para a Revista LinguiStica. 2016 (Parecer)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Parecerista ad hoc para a Revista Delta. 2017 (Parecer)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Parecerista ad hoc para a Revista Veredas. 2015 (Parecer)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Parecerista ad hoc para a Revista Veredas. 2014 (Parecer)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Parecerista ad hoc para a Revista LinguiStica. 2013 (Parecer)
    • ARAUJO, Mirella de Oliveira Pena ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Compostos simultâneos e sinais boca na libras. 2018 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Composição e cruzamento vocabular na língua de sinais brasileira. 2018 (Comunicacao)
    • PAULA, Fábio Cristiano de ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Formas de anotação das expressões não-manuais 'boca' da libras (pôster). 2016 (Outra)
    • MEDEIROS, Davi Vieira ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Por uma padronização das formas de anotação para a libras (pôster). 2016 (Outra)
    • PAULA, Fábio Cristiano de ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Anotando expressões não-manuais boca da libras: caminhos e desafios (pôster). 2016 (Outra)
    • MEDEIROS, Davi Vieira ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Uma tentativa de padronização das formas de anotação para a libras (pôster). 2016 (Outra)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; ARAUJO, Mirella de Oliveira Pena . Compostos simultâneos com sinal boca na libras (pôster). 2017 (Outra)
    • ARAUJO, Mirella de Oliveira Pena ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Expressões não-manuais boca na libras (pôster). 2017 (Outra)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Mouth lexemes in LSB (pôster). 2015 (Outra)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Escola bilíngue, a legislação vigente e os direitos dos surdos: o que de fato acontece?. 2015 (Conferência)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Sequencialidade e simultaneidade na libras: o caso dos compostos. 2015 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; GARCIA, Rosani Kristine Paraíso . (Pôster) Curso de extensão: Libras no campus. 2015 (Outra)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Os classificadores e o estatuto do numeral na chamada incorporação de numeral na libras. 2015 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; BARBOSA, Felipe Venâncio . Estudos Linguísticos da Libras. 2015 (Simposio)
    • CARVALHO, Janayna Maria da Rocha ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . The break-break compound: reduplicationin compounds[N[VV] in BrazilianPortuguese. 2015 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; MOREIRA, R. L. . Filosofias de ensino para Surdos e aspectos linguísticos da libras. 2014 (Conferência)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Uma classificação dos compostos na libras. 2014 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Estrutura Argumental na Libras: classificadores em verbos de movimento e direcionalidade. 2014 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Classe de palavras na Libras: um estudo dos morfemas boca. 2014 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Sinais morfologicamente complexos (com classificadores) na libras tratados como compostos à luz da Morfologia Distribuída. 2014 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . (Poster) An analysis of morphologically complex signs with classifiers as compounds in LSB (poster). 2014 (Outra)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Uma proposta de análise para sinais morfologicamente complexos da libras. 2014 (Comunicacao)
    • RODERO, Aline Garcia . Particípios duplos: inserção de vocabulário. 2009 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . O processo de aquisição de verbos irregulares no português brasileiro. 2012 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Classes de palavras na LIBRAS: semelhanças e diferenças em pares nomes-verbos. 2013 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Descobrindo a cultura surda: uma visão sócio-antropológica da surdez. 2013 (Conferência)
    • SCHER, A. P. ; SILVA, M. V. ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Eu tinha falo, but *Isso não foi falo: constructions with innovative participles in Brazilian Portuguese. 2013 (Comunicacao)
    • Scher, Ana Paula ; SILVA, M. V. ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . The morphosyntax of innovative participles in Brazilian Portuguese. 2012 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Adaptação de contos de fadas para a língua de sinais brasileira: aspectos culturais da comunidade Surda x Ouvinte. 2011 (Comunicacao)
    • RODERO, Aline Garcia . O mercado para o intérprete de Libras (dentro do Painel: 'Tradutor/Intérprete Procura: o mercado de trabalho no século XXI'). 2010 (Comunicacao)
    • RODERO, Aline Garcia . Painel (coordenadora e debatedora): Práticas da tradução e interpretação da Libras. 2010 (Outra)
    • RODERO, Aline Garcia . Mesa redonda: Formação e condições de trabalho do professor (apresentação sobre Libras e o aluno Surdo). 2010 (Outra)
    • RODERO, Aline Garcia . O curso de Letras e a perspectiva na área acadêmica. 2009 (Conferência)
    • RODERO, Aline Garcia . A voz passiva com acabou em português brasileiro. 2007 (Comunicacao)
    • RODERO, Aline Garcia . (Pôster) A passiva com 'acabar' e os verbos implícitos. 2008 (Outra)
    • RODERO, Aline Garcia . Particípios estativos e resultativos nas passivas adjetivais. 2008 (Comunicacao)
    • RODERO, Aline Garcia . Construções perifrásticas com o verbo 'acabar' com leituras passivas. 2008 (Comunicacao)
    • RODERO, Aline Garcia . (Pôster) Periphrastic constructions with the verb acabar: the passive readings. 2008 (Outra)
    • RODERO, Aline Garcia . Passivas com acabar. 2008 (Comunicacao)
    • RODERO, Aline Garcia . Alçamento em sentenças com acabar. 2009 (Comunicacao)
    • RODERO, Aline Garcia . Passivas com particípios duplos: uma análise sob o olhar da Morfologia Distribuída. 2009 (Comunicacao)
    • RODERO, Aline Garcia . Construções com particípio duplo na morfologia distribuída. 2009 (Comunicacao)
    • RODERO, Aline Garcia . Construções com acabar em PB: uma proposta sintático-semântica. 2009 (Comunicacao)
    • RODERO, Aline Garcia . Inacusatividade, Auxiliaridade e Propriedades de Alçamento com 'acabar'. 2010 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Uma análise dos compostos da Libras à luz da Morfologia Distribuída. 2011 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . (Pôster) Geometria de traços para o sistema flexional verbal do português brasileiro. 2011 (Outra)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Concordância sujeito-verbo no português brasileiro. 2012 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; MINUSSI, Rafael Dias . Compounds in Brazilian Sign Language: defining word formation patterns. 2012 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; MINUSSI, Rafael Dias . Word formation patterns in Brazilian Sign Language. 2012 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; BARBOSA, Felipe Venâncio ; PEREIRA, Maria Cristina da Cunha . Mesa redonda (debatedora): Libras e educação para Surdos. 2013 (Outra)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Aspectos morfológicos da LIBRAS. 2012 (Conferência)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . A escrita de sinais na alfabetização dos Surdos. 2011 (Comunicacao)
    • MINUSSI, Rafael Dias ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Simpósio Discutindo a formação de palavras: a morfologia em foco. 2013 (Simposio)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; BARBOSA, Felipe Venâncio . Simpósio Aspectos Linguísticos da Libras. 2013 (Simposio)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . (Pôster) Uma análise morfofonológica dos compostos da LIBRAS. 2013 (Outra)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Morfologia da Libras: uma análise dos compostos. 2013 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; SOARES, Renan Baptista ; SIQUEIRA, Mariana Moreira Quinhones . Relações icônicas na língua de sinais brasileira. 2013 (Comunicacao)
    • CARVALHO, Janayna Maria da Rocha ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Reduplicação integral em compostos [N [V V]]. 2013 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Incorporação de número na LIBRAS: fusão e restrições de entrada de vocabulário. 2013 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Flexão verbal na LIBRAS. 2013 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Pluracionalidade de eventos expressa por reduplicação no português brasileiro. 2013 (Comunicacao)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Incorporação de número na LIBRAS. 2013 (Comunicacao)
    • RODERO, Aline Garcia . App gratuito traduz para língua de sinais. 2013 Folha de São Paulo
    • ARAUJO, R. C. ; BASSANI, I. S. ; CORDEIRO, R. H. R. ; SILVA, M. V. ; RIBEIRO, C. ; RODERO, Aline Garcia ; SILVA, L. H. R. ; SIMIONE, L. . XI Encontro dos Alunos de Pós-graduação em Linguística da USP (ENAPOL) ? ?Caminhos Do Linguista: Manual De Sobrevivência. 2008 (USP)
    • BASSANI, I. S. ; RODERO, Aline Garcia ; SCHER, A. P. ; BALDIM, F. . Ciclo de Debates ? Psicolinguística e Teoria Linguística: Tentativas de Diálogo / Some Issues on Distributed Morphology / Acquiring Phonology. 2007 (USP)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; ALLEGRO, A. L. V. ; LOPES, D. L. ; SOUZA, E. C. A. ; ABBATE, F. ; FRIGHETTO, G. N. ; CAMARGO, J. N. ; TAKAHASHI, J. ; FREIRE, M. T. R. M. ; SILVA, V. C. ; ANTUNES, V. ; VERAS, V. . V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO - V CIATI - "Tradução e Interpretação: (des)construindo Babel". 2010 (UNIBERO (Unianhanguera))
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Tardes de Linguística na USP. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . XV Encontro dos Alunos de Pós-graduação em Linguística da USP (ENAPOL) ? ?Enapol XV anos: Faces e fronteiras da linguística?. 2012 (USP)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Simpósio Setembro Surdo 2012 ? ?Escola Bilíngue para Surdos: um direito das pessoas Surdas?. 2012 (Instituto SELI)
    • GARCIA, Rosani Kristine Paraíso ; MURTA, M. A. ; MENDES, Rodrigo ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; MEDEIROS, Davi Vieira ; MIRANDA, Vânia ; LISBOA, Camila . Setembro Azul 2015 - UM OLHAR PARA NOVOS DESAFIOS DA COMUNIDADE SURDA BRASILEIRA. 2015 (Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF))
    • Scher, Ana Paula ; BASSANI, I. S. ; CARVALHO, Janayna Maria da Rocha ; ARMELIN, P. G. ; MINUSSI, Rafael Dias ; RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; BARBOSA, J. W. C. ; LAZZARINI CYRINO, João Paulo ; NOBREGA, Vitor Augusto ; OLIVEIRA, Klauber Renan de ; ESPADARO, Mayara . III Colóquio brasileiro de Morfologia (III CBM). 2015 (Universidade de São Paulo (USP))
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; GALHARDO, Marcos ; TRALDI, Sibelle Moannack . Congresso Práticas Pedagógicas com alunos Surdos. 2013 (Instituto SELI)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; MIRANDA, Luciana . Primeiro contato com a língua de sinais. 2014 (Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Projeto Libras e Saúde)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Redação Acadêmica: Língua Portuguesa como Segunda Língua para alunos Surdos. 2014 (Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF))
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Redação Acadêmica: Língua Portuguesa como Segunda Língua para alunos Surdos. 2014 (Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF))
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Tradução e Interpretação de Libras-Português (Módulo I). 2014 (Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF))
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia ; GARCIA, Rosani Kristine Paraíso . Libras no campus (módulo I). 2014 (Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF))
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Gramática da Libras: Aspectos Fonológicos. 2015 (Mini-Curso Preparatório para o Exame do 7º PROLIBRAS 2015 - Revisão Geral (UFJF parceria com a ASJF))
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Gramática da Libras: Aspectos Morfológicos. 2015 (Mini-Curso Preparatório para o Exame do 7º PROLIBRAS 2015 - Revisão Geral (UFJF parceria com a ASJF))
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Pedagogia Visual: metodologias de ensino para surdos para diversas disciplinas. 2015 (Setembro Azul 2015 - UM OLHAR PARA NOVOS DESAFIOS DA COMUNIDADE SURDA BRASILEIRA)
    • RODERO, Aline Garcia . Língua Portuguesa. 2010 (UNIBERO (Unianhanguera))
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Língua Portuguesa como segunda língua para alunos Surdos. 2010 (Instituto de Educação para Surdos SELI)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Libras no campus (módulo I). 2014 (Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF))
  • Relatório de Pesquisa: 2
    • RODERO, Aline Garcia . Construções Perifrásticas com o verbo "acabar". 2009
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Compostos na língua de sinais brasileira. 2013
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Como fazer citações no trabalho acadêmico? - guia com exemplos práticos. 2011 (Material instrucional)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Modelo de formatação para TCC. 2011 (Material instrucional)
    • RODERO, Aline Garcia . Língua Portuguesa como segunda língua para alunos Surdos - EM 1º e 2º. 2009 (Material didático)
    • RODERO, Aline Garcia . Língua Portuguesa como segunda língua para alunos Surdos - EF I 3º ano. 2010 (Material didático)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Língua Portuguesa como segunda língua para alunos Surdos - EF II 6º e 9º ano. 2010 (Material didático)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Língua Portuguesa como segunda língua para alunos Surdos - EF II 7º ano. 2011 (Material didático)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Língua Portuguesa como segunda língua para alunos Surdos - EF II 8º ano. 2009 (Material didático)
    • RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia . Língua Portuguesa como segunda língua para alunos Surdos - EM 2º e 3º. 2010 (Material didático)
    • Nome do projeto: A Morfologia Distribuída e as Nominalizações Eventivas no Português do Brasil (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODERO, Aline Garcia , BASSANI, I. S. , Scher, Ana Paula , MINUSSI, Rafael Dias , ROCHA, Sonia Rodrigues , LOPES, Fabiana Cristina Baldin , ARMELIN, P. G. .
      Descrição: Descrição: Com este projeto de pesquisa pretendo investigar os aspectos morfossintáticos e semânticos das nominalizações no português do Brasil (PB), visando descrever e analisar seu comportamento nessa língua. Para tanto, farei uso de duas teorias sobre a arquitetura da gramática: Princípios e Parâmetros (P&P) (Chomsky 1981, 1982, 1986; Chomsky & Lasnik, 1993) e em sua versão mais recente, o Programa Minimalista (Chomsky, 1995, 1998 e 1999), e Morfologia Distribuída (DM) (Halle & Marantz, 1993, Marantz, 1997). Embora apresentem distinções importantes, os dois modelos teóricos compartilham de noções fundamentais sobre a natureza da faculdade da linguagem, como, por exemplo, a crença de que essa faculdade é uma dotação genética do ser humano. Além disso, todo o aparato operacional da gramática, assumido por P&P, é, também, assumido por DM. A descrição e a análise de formas nominalizadas do PB procurarão determinar a maneira como os diferentes processos de nominalização existentes nas línguas naturais podem refletir as propriedades dessa faculdade da linguagem.
    • Nome do projeto: [Mestrado] Construções com o verbo acabar em português brasileiro (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODERO, Aline Garcia .
      Descrição: Este projeto propõe uma análise do verbo acabar e de algumas das sentenças em que ele pode aparecer à luz de modelos formais para a análise linguística. Buscamos investigar as características sintático-semânticas dessas sentenças e procuramos identificar que tipo de estrutura sintática melhor representa sua formação. Nas sentenças que analisamos, fazemos um recorte abrangendo o verbo acabar que traz uma idéia de resultado ou fase final de um evento, com uma leitura algo aconteceu e, no final das contas, a situação terminou de tal forma.
    • Nome do projeto: A Natureza do Léxico e suas Relações com a Morfologia, a Sintaxe e a Semântica (2005 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODERO, Aline Garcia , BASSANI, I. S. , Scher, Ana Paula , MINUSSI, Rafael Dias , ROCHA, Sonia Rodrigues , LOPES, Fabiana Cristina Baldin , ARMELIN, P. G. , MEDEIROS, Alessandro Boechat .
      Descrição: Com o objetivo de contribuir para a discussão sobre a formação dos itens lexicais dentro do léxico ou dentro da sintaxe, este projeto investiga a morfologia, a sintaxe e a semântica das expressões lingüísticas procurando descobrir as propriedades essenciais do léxico para, então, determinar se uma gramática que disponha de apenas um componente gerativo poderá dar conta da capacidade gerativa das línguas naturais. No âmbito do projeto são discutidas questões de alternância de modo geral, bem como questões sobre a formação de estruturas nominais, simples e compostas. Em particular, discutem-se questões relacionadas à alternância entre formas sintéticas e analíticas, à alternância ergativa, inergativa, média ou bitransitiva, a nominalizações deverbais ou não, e a verbos denominais, à voz passiva e à formação de estruturas nominais complexas.
    • Nome do projeto: [Doutorado] Compostos na língua de sinais brasileira (2011 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODERO, Aline Garcia .
      Descrição: Este projeto objetiva investigar a morfologia da libras através do estudo de compostos e incorporação de numeral nessa língua. O fenômeno da composição é reconhecido por caracterizar a morfologia sequencial nas LSs. A morfologia não-concatenativa é considerada mais comum nessa modalidade de língua (ARONOFF et al, 2004; SANDLER; LILLO-MARTIN, 2006). Algumas LSs também apresentam compostos simultâneos, dos quais alguns são formados com classificadores, CLs (BRENNAN, 1990). Johnston & Schembri (1999) distinguem lexemas de sinais. Os primeiros são um tipo de sinal que é lexicalizado (monomorfêmico) construído no léxico; enquanto que os últimos são formados por morfemas, apresentam vários significados possíveis a depender do contexto, como ocorre com CLs, e são tratados na gramática. Na libras, encontramos compostos sequenciais com dois sinais, PAPEL^BANHEIRO ?papel higiênico?; com dois CLs, BICOCL^ASASCL ?pássaro?; e, com um sinal e um CL, LUACL^VIAGEM ?lua de mel?. Há também compostos simultâneos com dois ou mais sinais, que também envolvem CLs. Além disso, há dados com incorporação de numeral, como ANO-UM, para os quais levantamos uma hipótese de que o numeral possa ser um CL. Essa investigação nos levará a um conhecimento maior sobre os CLs que formam ou não compostos. Uma vez que nossos dados mostram que sinais e CLs aparecem em uma mesma formação, nos compostos, sugerimos que sinais e CLs devam ser formados em um mesmo componente, o que seria menos custoso para o sistema gerativo. Neste trabalho, consideramos que os CLs são morfologicamente complexos (ZWITSERLOOD, 2003) e são gerados da mesma forma que sinais. Essa investigação nos permitirá agrupar os compostos existentes na libras e analisá-los como formados em um único componente, de forma menos custosa. Para isso, assumimos a Morfologia Distribuída (HALLE; MARANTZ, 1993), MD, que considera que palavras são formadas na sintaxe, pelas mesmas operações que formam sentenças. Além disso, esclareceremos questões específicas às LSs, como as que concernem à categorização (para se identificar a categoria das bases que formam um composto), ao estatuto dos CLs, e à especificação de morfemas e raízes nas LSs.
    • Nome do projeto: Formação de Palavras, Estrutura Argumental e Geometria de Traços sob a perspectiva da Morfologia Distribuída (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODERO, Aline Garcia , BASSANI, I. S. , SCHER, A. , CARVALHO, Janayna Maria da Rocha , MINUSSI, Rafael Dias , ARMELIN, P. G. , NOBREGA, Vitor Augusto , LAZZARINI CYRINO, João Paulo .
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de ampliar o escopo dos estudos em Morfologia Distribuída na pesquisa em Linguística no Brasil. Faremos isso por meio de discussões sobre processos de formação de palavras, concatenativos ou não, nas línguas naturais, bem como sobre questões relacionadas à noção de estrutura argumental, e à ideia de geometria de traços para os sistemas pronominais e flexionais, sempre fundamentadas pelo modelo da Morfologia Distribuída. Os estudos focam línguas como o português brasileiro (PB), o espanhol peninsular (EP), o inglês, o japonês e o hebraico, investigando, em particular, questões tais como prefixação de negação e de repetição no PB, prefixação de formalidade no japonês, sufixação para a formação de verbos denominais, também em PB, formação de nominalizações em PB e em hebraico, de termos aumentativos e diminutivos no PB e em outras línguas românicas, formações do tipo de mesclagem e truncamento em PB e EP, questões relacionadas à estrutura argumental de predicados verbais, nominais e adjetivais, além de questões voltadas para o detalhamento do conjunto de traços do sistema flexional do PB. Com esses trabalhos, pretendemos identificar, nas línguas em foco, propriedades mais gerais das línguas naturais.
    • Nome do projeto: Libras no campus (2014 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RODERO, Aline Garcia , GARCIA, Rosani Kristine Paraíso .
      Descrição: Contribuir com a formação das competências linguísticas da Libras para alunos interessados de forma geral (membros internos ou externos à UFJF).
    • Nome do projeto: [TP] Composição na língua de sinais brasileira (2017 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: RODERO, Aline Garcia , ARAUJO, Mirella de Oliveira Pena .
      Descrição: O projeto de Treinamento Profissional "Composição na língua de sinais brasileira" visa investigar os tipos de compostos existentes na libras e sua produtividade a partir do registro de dados em trabalhos acadêmicos englobando a criação de compostos com mão base (Rodero-Takahira, no prelo a), casos de blends (ou cruzamento vocabular) (Rodero-Takahira, no prelo b), compostos com três ou mais partes, e compostos com diferentes tipos de CLs. Além disso, o projeto busca descrever as características morfofonológicas dos dados encontrados e diferenciar experimentalmente os dados identificados como compostos daqueles considerados sentenças sequenciais ou simultâneas.
    • Nome do projeto: Aquisição (a)típica da libras: avaliação de efeitos morfofonológicos em compostos (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODERO, Aline Garcia , MEDEIROS, Davi Vieira , ARAUJO, Mirella de Oliveira Pena , PIRES, Miriam Aparecida , OLIVEIRA, Raissa Guiseline de , ALVES, Delmir Rildo .
      Descrição: Esta pesquisa trata da aquisição atípica da língua brasileira de sinais (libras) por surdos como sua primeira língua ou língua natural. Em decorrência da aquisição tardia os sujeitos surdos podem apresentar desordens de desenvolvimento de comunicação que se manifestam nos diversos níveis de processamento da linguagem, podendo apresentar um comprometimento na compreensão e/ou na produção da língua de sinais (LSs) (Cf. Barbosa, 2016). Os fenômenos morfofonológicos nas LSs, em especial na libras, ainda são muito pouco detalhados e, apesar de alguns autores afirmarem que as LSs sejam línguas que apresentam sinais monomorfêmicos, a riqueza morfológica dessas línguas vem se estabelecendo em pesquisas realizadas na última década. Assim, para tratar da aquisição atípica da libras, escolhi os compostos para subsidiar nossas análises, pois eles envolvem padrões fonológicos específicos, além de vários tipos de peças morfológicas disponíveis na libras, como classificadores de diversos tipos e sinais boca (Cf. Rodero-Takahira, 2015). Sendo assim, este projeto de pesquisa visa abarcar alguns subtemas dentro das duas grandes áreas mencionadas: aquisição atípica e formação de compostos na libras, trazendo questões mais específicas que concernem: 1- a descrição dos compostos da libras; 2- a investigação da natureza dos classificadores envolvidos na composição; 3- uma proposta de adequação e padronização de anotação de dados da libras; 4- a investigação do processo de aquisição de compostos nas línguas naturais e dos efeitos de modalidade; 5- a investigação do processo de aquisição tardia e um estudo de caso para avaliar as possíveis sequelas morfofonológicas na produção de compostos. Para tanto, serão considerados trabalhos teóricos acerca da aquisição atípica da libras e poderemos considerar modelos gerativistas (Cf. Programa Minimalista, Morfologia Distribuída) para análise de nossos dados. Essa pesquisa trará avanços nos estudos linguísticos da libras no que concerne à descrição (dos compostos e elementos envolvidos na composição); à anotação (dos dados em tela); à aquisição (típica e tardia dos dados em tela); e à teoria (que será repensada frente a dados de modalidade vísuo-espacial); além de servir como parâmetro de avaliação, análise e estudo para professores, pesquisadores e fonoaudiólogos.
    • Nome do projeto: Evolução da produção de compostos na língua de sinais brasileira (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODERO, Aline Garcia , PIRES, Miriam Aparecida , OLIVEIRA, Raissa Guiseline de , ALVES, Delmir Rildo .
      Descrição: Apesar de a morfologia concatenativa ser bastante comum apenas em compostos nas LSs, alguns estudos mostram também a possibilidade de realizações simultâneas com CLs formando compostos nessas línguas. Um estudo sobre compostos na BSL (língua de sinais britânica), por exemplo, mostra a possibilidade de realização simultânea de dois sinais, que são dois CLs, em um composto (Brennan, 1990). Essa produção simultânea é possível nas LSs, uma vez que seria concebível a produção de dois sinais diferentes simultaneamente, um com cada mão (Meir et al, 2010); ou, ainda, tendo um sinal realizado pela boca (Rodero-Takahira, 2015). Os objetivos deste projeto são: i) investigar a evolução dos compostos na libras, principalmente daqueles realizados com três ou mais sinais; ii) avaliar a origem e a evolução dos padrões fonológicos comumente exibidos em compostos; e, iii) diferenciar experimentalmente os dados identificados como compostos com três ou mais sinais daqueles considerados sentenças sequenciais ou simultâneas, ou, ainda, explicações ou descrições. Essa pesquisa trará avanços nos estudos linguísticos da libras no que concerne à descrição dos compostos e das peças morfológicas envolvidas na composição, bem como dos efeitos fonológicos envolvidos na formação de compostos da libras e sua evolução, variação e mudança.
    • Nome do projeto: [TP] Ferramentas de anotação para a libras (2015 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: RODERO, Aline Garcia , MEDEIROS, Davi Vieira , PAULA, Fábio Cristiano de , OLIVEIRA, Anderson de , SILVA, Andressa Maria .
      Descrição: O projeto de Treinamento Profissional "Ferramentas de anotação para a libras" visa a formação de discentes para o uso de ferramentas como o ELAN (Eudico Linguistic Annotator), que permite a anotação dos sinais e a investigação minuciosa de gravações em Libras, para fins de pesquisas linguísticas ou educacionais.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras, Tradutor e Intérprete (Inglês)
        Nome da Instituição: Centro Universitário Ibero-Americano
        Título: Os Contos de Fadas e os Processos Intertextuais em Shrek
        Ano de conclusão: 2004
      • Curso: Licenciatura
        Nome da Instituição: Centro Universitário Ibero-Americano
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Grupo Educacional UNINTER
        Ano de conclusão: 2013
    • Fundação Richard Hugh Fisk:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2007 ).
        Outras informações: Professora
    • Centro Universitário Ibero-Americano:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto de Educação para Surdos SELI:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Professora de Ensino Fundamental II e Médio
    • Grupo Educacional UNINTER:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2014 ).
        Outras informações: Professora
    • Universidade Federal de Juiz de Fora:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professora Adjunto