Não autenticado |

Gilmar Santana

    • Possui Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1993), Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2006) com período de bolsa sanduíche-CAPES pela Universitat de Barcelona (2005) e Pós-doutorado pela University of Cambridge (2016). Atualmente é Professor Doutor Associado IV, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-campus Natal), membro do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRN, membro da equipe de coordenação do LABEPECS (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais) da UFRN, coordenador do projeto de pesquisa PROPESQ: Imagem e ensino de Sociologia; vice-líder no NAVIS (Núcleo de Antropologia Visual) da UFRN e membro do GEPEMADEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura) da UFMA. Foi editor-chefe da revista CRONOS/PPGCS período 2013-2015 e atualmente compõe seu conselho editorial. Tem experiência na área de Sociologia (com ênfase em Sociologia da Cultura, da Arte, da Imagem e do Cinema), Antropologia Visual, Educação, Comunicação e Políticas Públicas de Cultura. Em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão articula de maneira interdisciplinar os temas: Audiovisual, Memória, Teatro do Oprimido, Documentário, Cotidiano e Movimentos Sociais de Cultura.

       

      Links:    

    • Educação e consumo cultural entre famílias de diferentes grupos étnicos (1908-1950)
    • Família, imigração e cultura (1950-1990)
    • Educação e consumo cultural entre famílias de diferentes grupos étnicos (1908-1950)
    • Cultura, Cinema, Documentário, Educação, Imagem, Teatro do Oprimido, Movimentos Sociais, Cotidiano, Memória
    • SANTANA, Gilmar ; CORADINI, Lisabete ; ESCOBAR, Alejandro ; Et al. . Catálogo 2023 [livro eletrônico] : III Mostra Latinoamericana de Filmes Etnográficos. Natal : Deu na telha, 2023 . 70p. ISBN: 9786599290558.
    • CRUZ, Adriano ; RAMOS, Cida ; CRUZ, Dênia ; COELHO, Diana ; SANTANA, Gilmar ; BORGES, Lula ; BERNARDAZZI, Rafaela ; AMARAL, Ricardo ; ROCHA, Ruy ; MARA, Sandra ; CAETANO, Sérgio ; OLIVEIRA, Vanessa ; TRIGUEIRO, Vanessa ; FEREIRA, Veruza ; FELIPE, Ygor . Claquete Potiguar 2: histórias e processos do audiovisual no Rio Grande do Norte. Porto Alegre : Editora Casaletras, 2020 . 165p. ISBN: 9786586625011.
    • ARAUJO, ANDERSON ; SANTANA, GILMAR . Caminhos para repensar projetos de Ação Social por intermédio da Música segundo Geoffrey Baker Revista da Abem , v. 31 , p. 1 - 8 , 2023. ISSN: 2358033X.
    • SANTANA, GILMAR . Entre oceanos e conhecimentos - o cinema documental na universidade AVANCA | CINEMA , v. 1 , p. 410 - 423 , 2021. ISSN: 21840520.
    • FERREIRA, Daciléia L. ; SANTANA, Gilmar . Entre trocas e saberes - simbolismos e rituais nas práticas culturais da Vila das Almas Infinitum - Revista multidisciplinar , v. 5 , p. 29 - 57 , 2022. ISSN: 25959549.
    • BRUSSIO, J. C. ; FERREIRA, D. L. ; SANTANA, Gilmar . Durkheim e a teoria da solidariedade emocional - aplicabilidades no turismo Infinitum - Revista multidisciplinar , v. 4 , p. 127 - 145 , 2021. ISSN: 25959549.
    • SANTOS, Alusk Maciel ; SANTANA, Gilmar . The Handmaid?s Tale e o fenômeno cultural das séries televisivas: significações morais entre a distopia e a realidade REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE) , v. 24 , p. 137 - 148 , 2022. ISSN: 19848226.
    • SILVA, Sylvana K. Marques da ; SANTANA, Gilmar ; LAIBIDA, Luiz Demétrio Jans ; BASTOS, Maria Lúcia . Agência do progresso e turismo: interlúdio paisagístico pelas lentes de Manoel Dantas Ateliê do Turismo , v. 5 , p. 109 - 128 , 2021. ISSN: 25948407.
    • SANTOS, Alusk Maciel ; SANTANA, Gilmar . Das telas para as ruas: o envolvimento político de The Handmaid?s Tale com a atualidade TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA , v. 9 , p. 1 - 19 , 2020. ISSN: 2358212X.
    • SANTANA, GILMAR . Cinema documental contemporâneo, técnica e sociedade: Implicações sociológicas e culturais. AVANCA | CINEMA , v. 10 , p. 189 - 197 , 2019. ISSN: 21844682.
    • RACHETTI, Luiz Gustavo Ferri ; SANTANA, Gilmar . Sociologia e Cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio A REVISTA CRONOS , v. 17 n.2 , p. 32 - 44 , 2018. ISSN: 19825560.
    • SILVA, Renato Kleibson da ; SANTANA, Gilmar . A modernidade em 'Baile perfumado' e 'Cinema, aspirinas e urubus'. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual , v. 5 , p. 207 - 228 , 2016. ISSN: 23169230.
    • SANTANA, Gilmar . A cidade no cinema - Pedro Almodóvar: uma experiência de afetos - da Movida à maturidade, a Madrid de um cineasta CADERNOS CERU (USP) , v. 20 , p. 33 - 60 , 2009. ISSN: 14134519.
    • SANTANA, Gilmar . O Filme contextualizado: diálogos entre sociologia e cinema RUA. REVISTA UNIVERSITÁRIA DO AUDIOVISUAL , v. 1 , p. 1 - 1 , 2008. ISSN: 19833725.
    • GARCIA, Wisley ; ROCHA FILHO, Francisco José da Silva ; SANTANA, Gilmar ; SOUZA, Cimone Rozendo de . A transparência ultrapocessada da alimentação. Ensaios antropotécnicos máquinas e humanos, v. 1, p. 129 - 145, 2019.
    • SANTANA, Gilmar . A desordem da moral: desejo e ordem social em 'Anjo Azul' e 'Lola'. Sessão Dupla [recurso eletrônico] : o original e a cópia, o remake, a sátira, a paródia, v. 1, p. 105 - 124, 2016.
    • SANTANA, Gilmar . Sociologia e Educação: compromisso científico-social na construção do conhecimento. Desafios e perspectivas do ensino e da formação de professores de sociologia para o ensino médio. : UERN, 2014., v. 1, p. 71 - 112, 2014.
    • SANTANA, Gilmar . Caminhos e desafios: PIBID-Sociologia (Ciências Sociais) - uma proposta em construção permanenente. Formação de professores: interação Universidade-Escola no PIBID/UFRN, v. 3, p. 11 - 59, 2012.
    • Zeila B. F. Demartini ; SANTANA, Gilmar ; REIS, O. C. ; MAGALHAES, V. B. ; NETTO, M. H. L. . Dilemas da vivência em nova terra: a educação, o lazer e o consumo cultural entre japoneses em São Paulo na 1ª metade deste século. (Re) Introduzindo a História Oral no Brasil, v. 1, p. 297 - 305, 1996.
    • Zeila de Brito Fabri Demartini (et alli) ; SANTANA, Gilmar ; BARBOSA, Valéria Magalhães . Viagens vividas, viagens sonhadas: os japoneses em São Paulo na primeira metade deste século. Família em São Paulo: vivências na diferença, v. 7, p. 77 - 95, 1997.
    • ARAUJO, J. S. ; SANTANA, Gilmar . As ressonâncias do necrotério dos vivos, do rapper Eduardo Taddeo, na conceituação de necropolítica de Achille Mbembe. In: 21º Congresso Brasileiro de Sociologia , 2023 , Belém - PA. GT 20: Sociologias das emergentes, Estudos Culturais e (Pós)Decoloniais. : , 2023. p. 1 - 18.
    • SANTOS, Alusk Maciel ; SANTANA, Gilmar . Os aspectos visuais de The Handmaid's Tale como elo entre ficção e realidade: interlocuções entre a série e o atual cenário político conservador brasileiro.. In: XX Congresso Brasileiro de Sociologia - SBS-2021 , 2021 , Pará. Sociedade, Estado e Natureza. : , 2021.
    • SANTANA, Gilmar . Cores e imagens culturais em conflito: Grafiteiros e Estado ? árduos diálogos entre artistas e políticas públicas ? reflexões de um documentário.. In: XXXII - ALAS - congresso interncional - Peru - 2019 , 2021 , Lima. DOSSIER - SOCIOLOGÍA DE LA CULTURA, ARTE E INTERCULTURALIDAD GRUPO DE TRABAJO 12A Lima, Perú 2020. Lima-Perú : © ALAS-ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE SOCIOLOGÍA PERÚ, 2021. p. 1521 - 1541.
    • SILVA, Sylvana Kelly Marques da ; SANTANA, Gilmar ; LAIBIDA, Luiz Demétrio Janz ; BASTOS, Maria Lúcia . Agência do progresso e turismo: Interlúdio paisagístico pelas lentes de Manoel Dantas. In: XVII Seminário ANPTUR (Webseminário) , 2020 , . Impactos da pesquisa e da pós-graduação em turismo e hospitalidade na sociedade. : , 2020. p. 01 - 12.
    • SANTANA, Gilmar . Entre oceanos e conhecimentos ? o cinema documental na universidade. In: AVANCA | CINEMA 2020 Conferência Internacional Cinema - Arte,Tecnologia,Comunicação , 2020 , Avanca. AVANCA | CINEMA 2020 - International Conference. Avanca : Edições Cine-clube de Avanca, 2020. p. 16 - 29.
    • SANTOS, Maciel Alusk ; SANTANA, Gilmar . O pensamento sociológico em The Handmaild's Tale: analisando a República de Gilead. In: VII Ciclo de Estudos em Ciências Sociais UFRN , 2019 , Natal. Anais (do) 7 Ciclo de Estudos em Ciências Sociais: Ciências Sociais em tempos de resistência. Natal : UFRN, 2029. p. 305 - 315.
    • SANTOS, Maciel Alusk ; SANTANA, Gilmar . Aias Entre A Distopia E A Realidade ? Analise Sobre O Simbolismo Presente Na Série The Handmaid?s Tale. In: 12º Encontro Nacional de História da Mídia - ALCAR , 2019 , NATAL. A Mídia e os Estratos do Tempo: Memória, Presente e Futuros da Mídia. : , 2019. p. 01 - 14.
    • SANTANA, Gilmar . Cinema documental contemporâneo, técnica e sociedade: implicações sociológicas e culturais. In: Avanca Cinema International Conference , 2019 , Avanca. Avanca I Cinema 2019. Avanca : Edições cine-clube de Avanca, 2019. p. 304 - 3012.
    • FREIRE, Rosano ; SANTANA, Gilmar . Análise da relação arte/sociedade em Antônio Candido e Raymond Williams: uma discussão teórico-metodológica. In: 42ª ANPOCS , 2018 , Caxambu. GT15 Intelectuais, democracia e dilemas contemporâneos. : , 2018.
    • ROCHA FILHO, Francisco José da Silva ; SANTANA, Gilmar . A sociologia dos sistemas de sinais, a Folkcomunicação e a questão da identidade indígena. In: V Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro - Intercom , 2018 , São Paulo. Comunicação, conexões e juventudes. : , 2018. p. 01 - 13.
    • SANTANA, Gilmar . O Teatro do Oprimido como recurso de inclusão social na escola: uma experiência no PIBID-UFRN. In: JITOU - Jornadas Internacionais do Teatro do Oprimido e Universidade: sociedade, diversidade, comunidade (3. :2015: Rio de Janeiro, RJ) , 2017 , Rio de Janeiro. Anais/ III Jornadas Internacionais Teatro do Oprimido e Universidade: sociedade, diversidade, comunidade, 04-08 de agosto de 2015 em Rio de Janeiro, RJ. - Rio de Janeiro: GESTO, 2017.. Rio de Janeiro : GESTO, 2017. p. 86 - 98.
    • SANTANA, Gilmar . O Documentário como mediação da Memória rural: similaridades Brasil-México. In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia - SBS-2015/ Porto Alegre , 2015 , Porto Alegre. Sociologia em Diálogos Transnacionais. : , 2015.
    • SILVA, Renato Kleibson da ; SANTANA, Gilmar . A memória é uma ilha de edição: o Narrador no Cinema de Eduardo Coutinho, uma análise do documentário Cabra marcado para morrer (1984).. In: VII Simpósio Nacional de História Cultural , 2014 , São Paulo. VII Simpósio Nacional de História Cultural - Escrita, circulação, leituras e recepções. : , 2014. p. 1 - 21.
    • SANTANA, Gilmar . Bricolagens contínuas do desejo: apropriações de Almodóvar pela América do Sul - GT-32: Sociología del arte y de la cultura. In: XXIX Congresso ALAS-Chile (Santiago-2013) , 2013 , Santiago. Crisis y emergencias sociales en America Latina. : , 2013.
    • SANTANA, Gilmar . A produção da imagem sociológica - novas metodologias de abordagem documental - GT 31: Sociologia e Imagem. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia - SBS-Salvador/BA , 2013 , Salvador-BA. A sociologia como artesanato intelectual. : , 2013.
    • SANTANA, Gilmar . Desnaturalizar a imagem cinematográfica. In: XV Encontro de Ciências Sociais - Norte/Nordeste (CISO) - UFPI , 2012 , Teresina-PI. XV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (XV CISO) e PRÉ-ALAS Brasil - ?DESENVOLVIMENTO, MEIO AMBIENTE E PAISAGEM HUMANA DO NORTE-NORDESTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS?. : , 2012. p. 345 - 345.
    • SANTANA, Gilmar . A Imagem Crítica de um Nordeste-Mundo. In: XXVIII Congresso ALAS 2011 , 2011 , Recife-PE. XXVIII Congresso ALAS - Fronteiras abertas da América Latina. : , 2011.
    • SANTANA, Gilmar . Imagens, Cinema, Vida Moderna e seus Agentes. In: XV Encontro Internacional da SOCINE , 2011 , Rio de Janeiro-RJ. XV Encontro Internacional da SOCINE - Imaginários Invisíveis. : , 2011.
    • SANTANA, Gilmar . Sem mediação: ?Terra vermelha? ? conseqüências da cultura desterritorializada do capital. In: XIII Encontro Internacional - SOCINE , 2009 , São Paulo-SP. XIII Encontro da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. : , 2009.
    • SANTANA, Gilmar . A cidade no cinema - Pedro Almodóvar: uma experiência de afetos - da Movida à maturidade. In: 35º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos , 2008 , São Paulo-SP. Resumos do 35º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos. : , 2008.
    • SANTANA, Gilmar . Gazpacho não é coca-cola. Pedro Almodóvar: hibridismo em defesa do desejo - criação e mercado. In: XII Encontro Internacional SOCINE , 2008 , Brasília - DF. XII Encontro Internacional Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. : , 2008.
    • SANTANA, Gilmar . Muita gente chegou para contar. In: ANPOCS , 2000 , . ANPOCS - BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais. Rio de Janeiro : Relume-dumará/ANPOCS, . p. 133 - 133.
    • SANTANA, Gilmar . O olhar exótico e incômodo: personagens e linguagens em Almodóvar. In: IX Congresso Internacional - ABRALIC , 2004 , Porto Alegre. Anais do IX Congresso Internacional - ABRALIC - simpósio: Estranhas travessias. : , 2004.
    • SANTANA, Gilmar . Japoneses em São Paulo: experiências em "colônia" de periferia. In: IV Congresso Luso-Afro-brasileiro , 1996 , Rio de Janeiro. Anais do IV Congresso Luso-Afro-brasileiro. : , 1996.
    • SANTANA, Gilmar . Famílias japonesas na periferia da metrópole. In: 46ª Reunião Anual da SBPC , 1994 , Vitória. Anais da 46ª SBPC. : , 1994.
    • SANTANA, Gilmar . Dilemas da vivência em nova terra: a educação, o lazer e o consumo cultural entre japoneses em São Paulo na 1ª metade deste século. In: 47ª Reunião Anual da SBPC , 1995 , São Luís. Anais da 47ª SBPC. : , 1995.
    • SANTANA, Gilmar . Entrevistas com gerações sucessivas em um estudo de famílias japonesas em São Paulo. In: 48ª Reunião anual da SBPC , 1996 , São Paulo. Anais da 48ª Reunião Anual da SBPC. : , 1996.
    • SANTANA, Gilmar . Gerações sucessivas de japoneses em São Paulo: escolarização e aprendizado da língua. In: 49ª Reunião anual da SBPC , 1997 , Belo horizonte. Anais da 49ª SBPC. : , 1997.
    • NUNES, Kênia Almeida ; SANTANA, Gilmar . No escuro do cinema: interpretações da visibilidade homoerótica masculina em três filmes norte-americanos. Natal : Editora Perse , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SILVA, Sylvana Kelly Marques da ; SANTANA, Gilmar . Quando o sonho vira pesadelo: resenha crítica do filme 'o sonho Tcheco'. Natal : REVISTA INTER-LEGERE , 2015 (Resenha de filme)
    • SANTANA, Gilmar . Riso, lágrima, ironia e tratados: Pedro Almodóvar - genialidade e paradoxo em construção permanente. : , 2007 (Tese de doutorado)
    • SANTANA, Gilmar . Parecer sobre artigo da Revista Sociedade e Estado - Unb. 2022 (Parecer)
    • SANTANA, Gilmar . Parecer sobre artigo da revista online HOLOS - IFRN. 2020 (Parecer)
    • SANTANA, Gilmar ; Professores representantes dos departamentos no CCHLA . Relatório final da COMPLAN-CCHLA-UFRN. 2020 (Relatorio_tecnico)
    • SANTANA, Gilmar . Parecer sobre artigos para o livro: 60 dias de isolamento: Uma interpretação sobre o VIVER E SENTIR durante a pandemia - UFPA. 2020 (Parecer)
    • SANTANA, Gilmar . Parecer sobre artigo da revista PROA - UNICAMP. 2018 (Parecer)
    • SANSON, César ; SANTANA, Gilmar . Oficina de utilização do banco de dados CAGED/RAIS. 2013 (Extensao_tecnologica)
    • SANTANA, Gilmar . Parecer sobre artigo da revista de Pesquisas e Debates em Ciências Sociais - SOCIEDADE e CULTURA - UFG. 2013 (Parecer)
    • SANTANA, Gilmar . Parecer sobre artigo da revista CRONOS-UFRN. 2012 (Parecer)
    • SANTANA, Gilmar . A colonialidade do poder e classificação social. 2022 (Conferência)
    • MUNÇÃO, Ana Paula da Costa ; SANTANA, Gilmar . A contribuição literária de Carolina Maria de Jesus ao pensamento racial brasileiro. 2023 (Congresso)
    • SANTANA, Gilmar . Expressões sonoro-espaciais relacionadas às comunidades do tambor brasileiras. 2023 (Conferência)
    • SANTANA, Gilmar . Imaginário medieval - reflexões sobre o imaginário em Jacques Le Goff. 2021 (Conferência)
    • SANTANA, Gilmar ; VITÓRIA, Andréia da ; GURGEL, Emanuel Domingos de S ; NOGUEIRA, Luana Brenda da S. ; OLIVEIRA, Ana Clara de ; SILVA, Joanielly Kelly da . Capoeira: da exclusão à inclusão social. 2014 (Outra)
    • SANTANA, Gilmar ; BEZERRA, Elouyze Maysa Lira ; NASCIMENTO, Ingryd Daiane Silva ; PINTO, Jorgiane Lopes ; SANTOS, Valessa Martins dos . Serviço Social e adoção por casais homoafetivos. 2014 (Outra)
    • SANTANA, Gilmar ; SILVA,Beatriz Suellen Pereira da ; SOUZA, Cibelle Simão de ; LIMA, Paula Barreto de Araújo . Serviço Social e a vilolência física conjugal contra mulheres de classe média na cidade de Natal-RN. 2014 (Outra)
    • SILVA, Erijunior Felinto da ; SANTANA, Gilmar . Sociologia com Imagem:a experiência do PIBID ? Ciências Sociais ? UFRN na análise e produção de imagens como recurso didático no ensino de Sociologia. 2013 (Outra)
    • OLIVEIRA, K. ; SANTANA, Gilmar . Serviço Social e ONG´S : Comunidades quilombolas em busca do direito à terra. 2013 (Outra)
    • SANTANA, Gilmar . Bricolagens contínuas do desejo: apropriações de Almodóvar pela América do Sul - GT-32: Sociología del arte y de la cultura. 2013 (Congresso)
    • SANTANA, Gilmar ; OLIVEIRA, Angélica . Serviço Social e Sociedade: coleta seletiva, cooperativas e a questão do lixo na cidade de Natal/RN. 2013 (Outra)
    • SANTANA, Gilmar . A produção da imagem sociológica - novas metodologias de abordagem documental. 2013 (Comunicacao)
    • SOUZA, Karla Danielle da Silva ; OLIVEIRA, Sheyla Charlize Rodrigues de ; SILVA, Gleydson Rodrigues da ; SANTANA, Gilmar . Leituras sociais: as leituras sociológicas como ferramenta de inclusão social. 2011 (Outra)
    • MELO, Marília Teixeira de ; SANTANA, Gilmar . Teatro do Oprimido: uma ferramenta pedagógica no ensino de Sociologia.. 2012 (Outra)
    • CRUZ, Fernanda Colanzi da ; SANTANA, Gilmar . A importância dos relatos etnográficos na realização das atividades do PIBID na Escola Estadual Prof. Anísio Teixeira. 2012 (Outra)
    • AZEVEDO, Gliciane Xavier ; SANTANA, Gilmar . Análise de Oficina elaborada com surdos na Escola Estadual Prof. Anísio Teixeira. 2012 (Outra)
    • SANTOS, Rogério Alves dos ; SANTANA, Gilmar . O uso do fanzine no ensino de sociologia. 2012 (Outra)
    • SANTANA, Gilmar . Mesa-redonda: Educar com imagens, debater com o cinema - caminhos em construção. 2011 (Conferência)
    • SANTANA, Gilmar . GT: Experiências de conflitos do PIBID-CAPES-RN na área de humanidades (coordenação). 2011 (Outra)
    • SANTANA, Gilmar . Mesa-redonda: Mídia, cinema e tragédia na sociedade atual. 2010 (Outra)
    • SANTANA, Gilmar . O olhar exótico e incômodo: personagens e linguagens em Almodóvar - simpósio: Estranhas travessias. 2004 (Congresso)
    • SANTANA, Gilmar . Sem mediação:"Terra vermelha" - a cultura desterritorializada do capital. 2009 (Comunicacao)
    • SANTANA, Gilmar . Encontro Imagens em Trânsito: conexões Ibero-americanas.Hibridismo cultural na metrópole - a leitura peculiar entre campo e cidade no cinema de Pedro Almodóvar. 2009 (Outra)
    • SANTANA, Gilmar . A cidade no cinema - Pedro Almodóvar: uma experiência de afetos - da movida à maturidade. 2008 (Comunicacao)
    • SANTANA, Gilmar . A experiência do Conselho Municipal de Cultura em Santo André. 1999 (Comunicacao)
    • SANTANA, Gilmar . As mulheres ganham a cena - cinema brasileiro nos anos 80. 1999 (Comunicacao)
    • SANTANA, Gilmar . Gazpacho não é coca-cola. Pedro Almodóvar: hibridismo em defesa do desejo - criação e mercado. 2008 (Comunicacao)
    • SANTANA, Gilmar . O cinema de Pedro Almodóvar. 2012 TVU - UFRN - RN - Canal 5 (TV aberta)/ Canal 17 (TV a cabo)
    • SANTANA, Gilmar . Diálogo Plural #22. 2012 Televisão
    • SANTANA, Gilmar . Programa de rádio sobre palestra: Pedro Almodóvar. 2012 Rádio
    • SANTANA, Gilmar . Estética e beleza. 2001 Entrevistas no programa: Revista ABC ? Canal local ABC-3 veiculado pela CANBRAS
    • SANTANA, Gilmar . Vera Cruz e novos projetos do cinema brasileiro. 2001 Entrevista no programa Revista ABC ? Canal local ABC-3 veiculado pela CANBRAS-TVA
    • SANTANA, Gilmar . Grafite. 2003 Jornal SPTV/ 1ª edição - Rede Globo
    • SANTANA, Gilmar . Grafite. 2003 Jornal SPTV/ 1ª edição ? Rede Globo
    • SANTANA, Gilmar . 40 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil. 2004 Programa ?Bom dia trabalhador? ? Rádio TUPI-AM/ 1150 kHZ
    • SANTANA, Gilmar . UFRN debate 50 anos do Golpe. 2014 Internet - TV Metropolitano
    • SANTANA, Gilmar . 57º Festival de Cannes. 2004 Programa ?Clip News? ? Rádio CLIP FM/ 88, 7 Mhz
    • SANTANA, Gilmar . 57º Festival de Cannes/ filme da abertura oficial: ?A má educação? de Pedro Almodóvar. 2004 Pprograma ?ABC à tarde? ? Rádio ABC-AM/ 1570 Khz
    • SANTANA, Gilmar ; ROVAI, Mauro ; MENEZES, Paulo . XVII Congresso Brasileiro de Sociologia - SBS-Porto Alegre-RS. 2015
    • SANTANA, Gilmar ; TAVARES, Felipe . Diálogo Plural #228. 2017 Televisão/ Internet
    • SAVANA, Camilla ; SANTANA, Gilmar ; TAVARES, Felipe . Diálogo Plural #229. 2017 TV e internet
    • SANTANA, Gilmar ; SILVA, Sylvana Kelly Marques da . Imagens da pandemia e desafios societários. 2020 Youtube
    • SANTANA, Gilmar . Causos e Cantos: Uma viagem entre sociologia, música e cinema. (Live promovida por estudantes). 2020 You tube
    • Arraes, Marcos ; SANTANA, Gilmar ; AMORIM, Lara . Guerra híbrida. 2020 Internet
    • SANTANA, Gilmar . Educação é arte - Dialogar e fazer arte - episódio 1. 2021 YouTube
    • SANTANA, Gilmar . O imaginário entre sons e imagens - 6º aniversário do GEPEMADEC-UFMA-Sb. 2020 Facebook
    • SANTANA, Gilmar . Educação é arte - Dialogar e fazer arte - episódio 2. 2021 YouTube
    • SANTANA, Gilmar ; PAVAN, Maria Angela ; CORDEIRO, Sandro da Silva . Webnário: Imagem e Educação - perspectivas dialógicas nas humanidades - mesa 2. 2021 Youtube
    • SANTANA, Gilmar ; CORADINI, Lisabete ; ROCHA, Maria Alice de Sousa Carvalho . Webnário: Imagem e Educação - perspectivas dialógicas nas humanidades - mesa 1. 2021 Youtube
    • SANTANA, Gilmar ; SILVA, João Elioberg Oliveira da ; PEREIRA, Arthur Leonardo de Lima ; GIOVANNINI JR,Oswaldo ; COSTA NETO, Agenor Florêncio . Webnário: Imagem e Educação - perspectivas dialógicas nas humanidades - mesa 3. 2021 Internet - You Tube
    • SANTANA, Gilmar ; SILVA, João Elioberg Oliveira da ; SOUZA, Emanoel Áquila Bezerra de ; FIRMINIANO JR, Francisco Cândido ; PINTO FILHO, Pedro Henrique Pinheiro Xavier . Webnário: Imagem e Educação - perspectivas dialógicas nas humanidades - mesa 4. 2021 Internet - You Tube
    • SANTANA, Gilmar . Educação é arte - Dialogar e fazer arte - episódio 4. 2021 Youtube
    • MARTINS, José de Souza ; SANTANA, Gilmar . O que é indispensável na formação de um sociólogo?. 2021 Youtube
    • SANTANA, Gilmar ; ALCÂNTARA, Fernanda Henrique Cupertino ; MATA, Giulle Adriana Vieira da . Projeto de extensão - ESOH 06 Ensino de Sociologia: ontem e hoje. 2021 Youtube
    • SANTANA, Gilmar ; BRUSSIO, Josenildo Campos ; SILVA, Sylvana Kelly Marques da . O uso de imagens e metodologias lúdicas nas licenciaturas - I JINPED. 2021 Youtube
    • SANTANA, Gilmar . Cinema e cultura brasileira. 2008 Rádio Imprensa FM
    • SANTANA, Gilmar ; OLIVEIRA, João Elioberg da Silva . II Mostra latino americana de filme etnográfico - NAVIS-UFRN. 2021 Youtube
    • SANTANA, Gilmar ; MATIAS, Ana Carolina ; CAUX, Luiz Philipe de ; CAMPOS, Lindoaldo . XXX Semana de Filosofia: arte, cultura e política brasileira. 2021 Youtube
    • SANTANA, Gilmar ; MARQUES, Angelo Eduardo Batistini ; PIZA, Suze de Oliveira . Ouse educar - 12º programa - Instituto Conhecimento Liberta. 2022 Youtube
    • SANTANA, Gilmar . Cinema e cultura brasileira. 2008 Rádio Imprensa
    • SANTANA, Gilmar . Cinema e cultura brasileira. 2008 Rádio Imprensa
    • SANTANA, Gilmar . Cinema e Cultura. 2008 Rádio Imprensa FM - 102, 5 Mhz
    • SANTANA, Gilmar ; SIMOES, Joanderson F. . GEPHOM-USP - Microaula: Memória e o Cinema produzido no Nordeste.. 2022 Youtube
    • SANTANA, Gilmar . Cinema e Globalização. 2008 Rádio Imprensa FM - 102, 5 Mhz
    • SANTANA, GILMAR ; NUNES, Kênia Almeida ; ALVES, Sol ; LIMA, Janaína. . Todes (em) cena. 2023 Youtube
    • SANTANA, Gilmar . Cinema e Globalização. 2008 Rádio Imprensa FM - 102, 5 Mhz
    • SANTANA, Gilmar . Cinema Documentário Brasileiro. 2009 Rádio Imprensa FM - 102, 5
    • SANTANA, Gilmar . Cinema Documentário Brasileiro. 2009 Rádio Imprensa FM - 102, 5
    • SANTANA, Gilmar . Educação é arte - Dialogar e fazer arte - episódio 3. 2021 Youtube
    • SANTANA, Gilmar ; ELIAS, Maria Auxiliadora ; CECHETTI, Osvaldo Cleber ; STEIN, Maria José Santos ; UGOLINI, Claudia Regina ; ALMEIDA, Maraísa de Fátima ; BENTO, Arlete Góis . 1ª MOSTRA NACIONAL DE TEATRO DO OPRIMIDO DE SANTO ANDRÉ. 2000 (Prefeitura Municipal de Santo André - Núcleo de Participação Popular)
    • ANDRE, P. M. S. ; Comunicação ; Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer ; SANTANA, Gilmar . 14ª Mostra de Vídeo brasileiro de Santo André. 2000 (Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer - Prefeitura Municipal de Santo André)
    • SANTANA, Gilmar ; MARTINS, André Ferrer P. . 1º Encontro Integrativo - PIBID-UFRN/RN. 2010 (UFRN/CAPES)
    • MARTINS, André Ferrer P. ; SANTANA, Gilmar . 2º encontro Integrativo - PIBID-UFRN/RN. 2010 (UFRN/CAPES)
    • MARTINS, André Ferrer P. ; SANTANA, Gilmar . 3º Encontro Integrativo - PIBID-UFRN/RN. 2011 (UFRN/ CAPES)
    • MARTINS, André Ferrer P. ; SANTANA, Gilmar . 4º Encontro Integrativo - PIBID/UFRN-RN. 2012 (UFRN)
    • SANTANA, Gilmar ; BENTO, Berenice ; SILVA, Josimey Costa da . 5º CICLO DE ESTUDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS (Nacional) - CESO 2012 - UFRN. 2012 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • MARTINS, André Ferrer P. ; SANTANA, Gilmar . 5º Encontro Integrativo - PIBID-UFRN/RN. 2012 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SILVA, Marcos Antonio da ; SANSON, César ; ROZENDO, Cimone de Souza ; SANTANA, Gilmar . VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS. 2012 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SANTANA, Gilmar . I Encontro PIBID-Ciências Sociais - novas práxis educacionais. 2013 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SANTANA, Gilmar ; Bolsistas - PIBID-Ciências Sociais . II Culminância - PIBID-Ciências Sociais: saberes partilhados - socializando nossos caminhos. 2013 (CAPES-UFRN)
    • SANTANA, Gilmar ; MARTINS, André Ferrer P. . 6º Encontro Integrativo - PIBID-UFRN/RN. 2013 (UFRN/CAPES)
    • SANTANA, Gilmar . Ciclo de estudos: Marxismo e cultura hoje. 2013 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • PAIVA, Irene Alves ; ROZENDO, Cimone de Souza ; SANTANA, Gilmar ; SANSON, César . Semana de Integração do Curso de Ciências Sociais da UFRN 10/03 a 13/03/2014. 2014 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Laboratório de Ciências Sociais)
    • SANSON, César ; SANTANA, Gilmar . 50 anos do golpe de 64: significados e impactos na sociedade brasileira. 2014 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SANTANA, Gilmar ; MARIANO, Marcos . Cine-Tirésias - 1ª edição-2014. 2014 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Núcleo de estudos tirésias)
    • SANTANA, Gilmar ; MARIANO, Marcos . Cine Tirésias 2a edição. 2014 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • WARREN, Jonathan ; SILVA, Sylvana Kelly Marques ; SANTANA, Gilmar . Palestra - O veneno do progresso: O mito da vanguarda da prosperidade. 2017 (UFRN)
    • WARREN, Jonathan ; SILVA, Sylvana K. Marques da ; SANTANA, Gilmar . Exibição de documentário e debate: From the Bottom up. 2017 (UFRN)
    • SANTANA, Gilmar . A margem é o centro - conversas poéticas com Miró da Muribeca e Thiago Medeiros. 2018 (UFRN)
    • SANTANA, Gilmar . Mostra de Curtas: Documentário e Sociedade. 2019 (UFRN)
    • SANTANA, Gilmar . Para que servem as Ciências Sociais - ciclo de lives. 2020 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • CORADINI, Lisabete ; SANTANA, Gilmar . XVIII semana de Antropologia - o fazer audiovisual na contemporaneidade. 2020 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SANTANA, Gilmar ; MATOS,Rafael Leal ; ESCOBAR, Alejandro ; CORADINI, Lisabete . I Mostra latino americana de filme etnográfico (XVIII Semana de Antropologia). 2020 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SANTANA, Gilmar ; CORADINI, Lisabete ; SILVA, João Elioberg Oliveira da ; PEREIRA, Arthur Leonardo de Lima . Webnário: Imagem e Educação - perspectivas dialógicas nas humanidades. 2021 (UFRN)
    • SANTANA, Gilmar ; CORADINI, Lisabete ; ESCOBAR, Alejandro . II Mostra latino americana de filme etnográfico - NAVIS-UFRN. 2021 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SANTANA, Gilmar ; CORADINI, Lisabete ; GIOVANNINI JR,Oswaldo ; ESCOBAR, Alejandro . III Mostra latino americana de filme etnográfico - NAVIS-UFRN. 2022 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SANSON, César ; ARAUJO, Anna. B. ; SANTANA, Gilmar ; LOPES, P.aulo Victor. L. . Semana de Ciências Sociais - Brasil: Distopias e utopias. 2022 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SANSON, César ; ROZENDO, Cimone de Souza ; SANTANA, Gilmar ; CAVIGNAC, Julie Antoinette . Semana de Integração das Ciências Sociais. 2022 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SANTANA, Gilmar ; SANSON, César . II Semana de Ciências Sociais - DCS-DAN - UFRN - Colonização das Ciências Sociais e estratégias de emancipação. 2023 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SANTANA, Gilmar . VI Festival de cine etnográfico de Ecuador. 2021 (FLACSO Ecuador)
    • SANSON, César ; SANTANA, Gilmar ; CARVALHO, Haroldo. L. ; VITULLO, Gabriel . 1964-2024 - 60 anos depois, a reedição do golpe. Semelhanças e diferenças. 2024 (UFRN)
    • DIAS, Ana Patrícia ; SANSON, César ; SANTANA, Gilmar . Semana de Integração de Ciências Sociais - UFRN. 2015 (UFRN)
    • SANTANA, Gilmar . Oficina: O diálogo entre cinema e educação. 2012 (DCSP-UERN)
    • SANTANA, Gilmar . Oficina: Função narrativa do enquadramento no cinema. 2012 (Coletivo VHS - SEDA - Semana do Audiovisual - 2012)
    • SANTANA, Gilmar ; OLIVEIRA, João Batista Figueiredo . Oficina do Teatro do Oprimido (6º Encontro Integrativo - PIBID-UFRN). 2013 (UFRN/CAPES)
    • SANTANA, Gilmar . Oficina: Cinema, Educação, Imagem e Sociologia - UFPB (Campus João Pessoa). 2014 (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - GRUPO DE PESQUISA: CIÊNCIAS SOCIAIS, CULTURA E EDUCAÇÃO)
    • SANTANA, Gilmar . Oficina: Imagem, cinema e gênero / Cine-Tirésias - 1ª edição-2014. 2014 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SANTANA, Gilmar . Cinema: linguagem, técnica e educação - um diálogo com o documentário 'Escolarizando o mundo'. 2014 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SANTANA, Gilmar . Oficina: Modulações dialógicas entre o Teatro e o Cinema - Re-significações do 'Hipnotismo colombiano' - UNIRIO (campus Urca). 2015 (III Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade - agosto/2015)
    • SANTANA, Gilmar . Oficina teatral: Teatro do Oprimido e Diversidade - Calourada Tirésias. 2018 (Tirésias-Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos humanos-UFRN)
    • SANTANA, Gilmar . Oficina - Cuba em imagens do cinema documentário. 2019 (Departamento de Letras- CCHLA-UFRN)
    • SANTANA, Gilmar . Aula aberta: Seminário de Sociologia III - O teatro de Augusto Boal. 2019 (UFRN)
    • SANTANA, Gilmar . Oficina - Diálogos críticos entre: Imagem, Cinema, Educação e Sociedade. 2019 (UFERSA)
    • SANTANA, Gilmar . Encontros com Pedro Almodóvar - um olhar cúmplice com o feminino. 2008 (Prefeitura Municipal de Santo André - SCEL - Núcleo de Cinema e Vídeo)
    • SANTANA, Gilmar . Workshop: 'Talk on Brazilian Cinema & music'. 2017 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SANTANA, Gilmar . Guest Lecture - Brazil, culture and politics. 2017 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SANTANA, Gilmar . História do Teatro 2: Augusto Boal e o Teatro do Oprimido - metodologia e dinâmica. 2008 (Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo - Secretaria de Educação e Cultura)
    • SANTANA, Gilmar . Uso do cinema em comunidades. 2009 (UFRN - CCHLA)
    • SANTANA, Gilmar . Uso do cinema em comunidades - 2ª edição. 2009 (CCHLA - UFRN)
    • SANTANA, Gilmar . Oficina: Cinema com outros olhos. 2009 (Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN - II Virada Cultural - 2009)
    • SANTANA, Gilmar ; PIBID-Ciências Sociais . Oficina do Teatro do Oprimido - UFERSA (Campus Angicos). 2013 (UFERSA)
    • SANTANA, Gilmar . Relatório - PIBID/CAPES - Sociologia - 1º semestre. 2011
    • SANTANA, Gilmar . Relatório - PIBID/CAPES - Sociologia - 2º semestre. 2011
    • SANTANA, Gilmar . Relatório - PIBID/CAPES - Sociologia - 1º semestre. 2010
    • SANTANA, Gilmar . Relatório - PIBID/CAPES - Sociologia - 2º semestre. 2012
    • SANTANA, Gilmar . Relatório - PIBID/CAPES - Sociologia - 1º semestre. 2012
    • SANTANA, Gilmar . Relatório - PIBID/CAPES - Sociologia - 1º semestre. 2013
    • SANTANA, Gilmar . Prestação de contas - Relatório técnico final - CNPQ. 2018
    • SANTANA, Gilmar . Relatório - PIBID/CAPES - Sociologia - 2º semestre. 2010
    • MARQUES, Angelo Eduardo Batistini ; SANTANA, Gilmar . Projetos acadêmicos interdisciplinares - a aprendizagem baseada em projetos em cursos superiores. 2021 (Entrevista para capítulo - fala professor - de livro)
    • Nome do projeto: Família em SP: as especif. estrut. e conjunt. da mediação entre indivíduo e socied. (1908-1950) (1993 - 1994
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTANA, Gilmar .
      Descrição: Trabalho integrado de quatro sub-grupos em torno do tema família em São Paulo.
    • Nome do projeto: Família em SP: as especif. estrut. e conjunt. da mediação entre indivíduo e socied. (1908-1950) (1996 - 1999
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTANA, Gilmar .
      Descrição: Projeto de continuidade da pesquisa anterior com o objetivo de investigar os aspectos culturais, econômicos e sociais de famílias japonesas em São Paulo desde o início do século XX até os anos 50.
    • Nome do projeto: GTO - Grupo de Teatro do Oprimido/ Prefeitura Municipal de Santo André (1999 - 2000
      Natureza: Outra
      Integrantes: SANTANA, Gilmar , CECHETTI, Osvaldo Cleber , ELIAS, Maria Auxiliadora , STEIN, Maria José Santos , UGOLINI, Claudia Regina , ALMEIDA, Maraísa de Fátima , BENTO, Arlete Góis .
    • Nome do projeto: Planejamento de bairro (1991 - 1993
      Natureza: Outra
      Integrantes: SANTANA, Gilmar , PEREIRA, J. A. .
      Descrição: O projeto desenvolveu um diálogo inédito entre órgão público e munícipe por intermédio de atividades que resgatavam a história, a vida cultural e as reivindicações dos moradores em seu cotidiano nos bairros para, a partir daí, serem pensadas pela prefeitura, maneiras diferenciadas de intervenção no espaço público a fim de garantir efetivamente uma prática de cidadania de todos os seus moradores.
    • Nome do projeto: Muita gente chegou para contar: classes populares nos filmes brasileiros dos anos 80 (1996 - 1999
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTANA, Gilmar .
      Descrição: Projeto destinado à pesquisa sobre o cinema brasileiro produzido nos anos 80, abordando aspectos de cidadania e a classe trabalhadora daquele período sob seus vários aspectos culturais, sociais e políticos.
    • Nome do projeto: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID-CAPES (2010 - 2013
      Natureza: Outra
      Integrantes: SANTANA, Gilmar .
      Descrição: Programa do Governo Federal que visa fomentar e contribuir para a valorização do magistério, operando simultaneamente na motivação do estudante que opta pela carreira docente a fim de garantir sua permanência nos cursos de Licenciatura e no incentivo ao professor na escola do ensino médio no sentido de ampliar sua ações didáticas e metodológicas para um aprendizado crítico em vista de uma prática efetiva de cidadania no contexto sociocultural contemporâneo. Contido neste Programa junto a outras disciplinas, está o Projeto de Ciências Sociais (na CAPES classificado como "Sociologia"). Sua dinâmica desenvolveu-se em quatro grupos temáticos para estudo, preparação e aplicação prática de ações pedagógicas, a saber: Grupo de "Leituras Sociais" (destinado à motivação para leitura entre os estudantes), Grupo de Análise e Produção de Imagens, Grupo de Periódicos e Fanzines, Grupo do Teatro do Oprimido, todos sob orientação, acompanhamento e avaliação do coordenador do projeto.
    • Nome do projeto: ALMODOVAR E KAHLO: ESTÉTICAS CONSTITUINTES PARA PROCESSOS CRIATIVOS (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTANA, Gilmar , SALLES, Nara Graça .
      Descrição: O projeto de pesquisa e altamente integrado e prevê várias ações de extensão visando desenvolver uma pesquisa multi-linguagem em arte contemporânea, investigando e realizando uma análise pictórica das obras de Frida Kahlo e o estudo estético poético das obras de Pedro Almodóvar, objetivando a construção de uma estética constituinte para processos criativos na criação cênica, fundamentada na teoria de Antonin Artaud (1997), nas teorias do teatro pós-dramático de Lehmann (2007) na noção de Processos Colaborativos e Viewpoints desenvolvidos por Anne Bogart; enfocando um trabalho de montagem cênica e desvendando os processos criativos colaborativos neste contexto, mesclando artes visuais, música, teatro e dança; tendo como objetivo final uma encenação que será apresentada ao público e um livro/DVD sobre os processos criativos que será publicado no intuito de contribuição para os estudos de arte contemporânea no âmbito dos processos criativos colaborativos.
    • Nome do projeto: Cinema e Sociedade: Globalização e Comportamento Social (Curso) (2010 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTANA, Gilmar .
      Descrição: Para muitos o cinema é um mediador na sociedade moderna porque, além de entretenimento, apresenta as várias realidades e os sonhos das diversas sociedades, motivando-as a refletir. Porém, diante das várias formas de manifestação artística, é possível visualizar que o cinema veio somar-se a elas, reproduzindo funções similares que já desenvolviam. O que o torna peculiar é que por meio de suas técnicas conseguiu aguçar a percepção do espectador aumentando as possibilidades de diálogo entre realidade social e humana. As imagens em movimento elaboradas com o seu advento conquistaram um poder tão forte de comunicação que modificaram comportamentos, criaram ideologias próprias e alimentaram várias outras nas esferas políticas e sociais. Diante desse quadro, pensar o mundo e seus dilemas hoje significa também incluir o cinema como um instrumento de diálogo com as questões suscitadas nos diversos pontos do planeta, colocando em xeque o discurso de um mundo globalizado.Os grupos sociais geram cotidianamente relações, problemas e dilemas. Existem alguns que podem ser considerados universais. Outros, são resultado de relações específicas das sociedades dominantes tecnologicamente e ainda há aqueles resultantes do processo desigual de diversas formas de poder. Para esta discussão foram eleitos temas que se compreende neste projeto, serem relevantes para balizar os desafios da atualidade na sociedade moderna, com o intuito de refletir e repensar caminhos e descaminhos dos comportamentos sociais: 1 - Encanto e desencanto 2 - Diversidade Humana 3 - Conflitos pós-modernos: morte e vida 4 - Realidade Curso ministrado em 15 aulas para 28 alunos durante o segundo semestre de 2010. Do trabalho resultaram três vídeos e um roteiro.
    • Nome do projeto: Dancem ou Estamos Perdidos: Pina Baush (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTANA, Gilmar , SALLES, Nara .
      Descrição: O Ciclo de Estudos sobre a obra e vida de Pina Bausch é uma atividade conjunta do Projeto de Ações Integradas Processos de Criação em Arte Contemporãnea e "Os fazedores", do CCHLA, e a disciplina Tópicos Especiais em Dança, e consiste no estudo teórico prático da obra da bailarina alemã. Ela fez a abertura do filme de Almodovar "Fale Com Ela", dançando sua obra "Café Muller". Considerada uma revolucionária ao abolir o balé para criar o teatro-dança, Pina Bausch influenciou vários coreógrafos no mundo todo, inclusive no Brasil. Ela ensinou linguagem, composição cênica, articulou teatro com dança e com cinema, transformou elementos do cotidiano em cenas muito sofisticadas em termos de composição e explorava muito bem as possibilidades individuais de cada integrante de sua companhia partindo da experiência pessoal e do corpo do bailarino. É uma importante artista da dança contemporânea mundial, objeto de nossos estudos.Pina Bausch é uma das personagens mais emblemáticas do mundo da Dança contemporânea e da arte em geral. Quando de seus 67 anos, magra e frágil, profundos olhos azuis no magnífico rosto cinzelado - ?como um Picasso?, disse um seu admirador - exercia um fascínio absoluto sobre todos os que dela se acercam, sejam os dançarinos e ?performers? que ela trata com obsessivo rigor, sejam os espectadores rendidos e hipnotizados pela beleza e estranheza das suas produções. Trabalhar com Pina é ?fazer parte de um culto?, nas palavras de uma bailarina que assim justifica a absoluta devoção que ela inspira. Foi já comparada à famosa Isadora Duncan que, entre o século XIX e o início do século XX revolucionou por completo o universo da Dança, alterando as normas tradicionais do Ballet - que ela considerava demasiado formais e restritivas - e criando as bases da dança contemporânea, ao advogar a utilização de movimentos livres, semelhantes aos da Natureza, como os dos ventos e das correntes de água, e copiando os bailarinos da Grécia Antiga.
    • Nome do projeto: INVESTIGAÇÕES PARA A CENA CONTEMPORÂNEA: CORPO, MEMÓRIA E MOVIMENTO (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTANA, Gilmar , SALLES, Nara .
      Descrição: O evento intitulado ?INVESTIGAÇÕES PARA A CENA CONTEMPORÂNEA: CORPO, MEMÓRIA E MOVIMENTO? pretende fomentar a discussão artística e científica acerca dos processos criativos em arte contemporânea envolvendo alunos das graduações em artes, da pós-graduação em Artes Cênicas, artistas da cidade e pessoas da comunidade. Programação: DIA 29 DE AGOSTO DE 2012, QUARTA-FEIRA 10:00 - SALA J PREDIO NOVO DO DEART Defesa de Qualificação de Mestrado PPGARc Felipe Monteiro, ?CORPOS DIFERENCIADOS NA CENA E O PROCESSO CRIATIVO DA PERFORMANCE ?KAHLO EM MIM EU E(M) KAHLO? Banca Examinadora: Prof. Dra Nara Salles Orientadora, Profa Dra Naira Ciotti, Examinadora Interna, Profa Dra Giselle Guilhon Examinadora Externa/Programa de Pós-Graduação em Artes/UFPA 14:30 Seminário Rafaella, Maurício, Isabelle, na Aula da Profa. Dra. Naira Ciotti; convidados: Prof. Dr. Guilherme Schulze/UFPB e Profa. Dra. Gisele Guilhon/UFPA, Prof. Dr. Sávio Araújo/UFRN. 19:00 às 22:00 - Mesa Redonda "Pesquisando a Cena: Métodos e Abordagens" Palestrantes Profa. Dra. Giselle Guilhon/UFPA, Prof. Dr. Gilmar Santana/UFRN, Prof. Dr. Guilherme Schulze/UFPB; Prof. Dr. Marcos Andruchak, mediadora Profa. Dra. Nara Salles/UFRN Local: LABORATÓRIO DE TEATRO JESIEL FIGUEIREDO -DEART DIA 30 DE AGOSTO 2012 ? QUINTA-FEIRA 10:00, Sala J, Predio Novo Deart Defesa Qualificação Mestrado PPGARc, Raquel ?A RUA É O PICADEIRO E O CÉU É A LONA: A criação de uma palhaça brincante?, , Banca Examinadora: Prof. Dra Nara Salles Orientadora, Profa. Dra. Naira Ciotti, Examinador Interno, Profa Dra Giselle Guilhon, Examinadora Externa/Programa de Pós-Graduação em Artes/UFPA 16:00 ? 19:00 MINI-CURSO "Corpo, Memória e Movimento" Profa. Dra. Giselle Guilhon ? Disciplina Seminário de Pesquisa em Artes, CRUOR Arte Contemporânea. DIA 31 AGOSTO 2012 16:00 ? 19:00 MINI-CURSO "Corpo, Memória e Movimento" Profa. Dra. Giselle Guilhon - Disciplina Seminário de Pesquisa em Artes, CRUOR Arte Contemporânea.
    • Nome do projeto: Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTANA, Gilmar , PAIVA, Irene Alves , ROZENDO, Cimone de Souza , SANSON, César , SALES, Ana Patrícia Dias , FACUNDO, Angela .
      Descrição: O Laboratório é um espaço de elaboração de ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão, ocupado em redimensionar o lugar da prática e da pesquisa no âmbito das disciplinas eminentemente teóricas. Busca neste sentido, aprimorar a formação inicial e continuada para professores de Sociologia, e também propiciar inovações nas metodologias de ensino e produção de material didático. Este projeto vem colaborar com a superação de algumas dificuldades presentes no cotidiano do curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais, por intermédio de ações interdisciplinares.
    • Nome do projeto: Arte Contemporânea e Cultura Investigadas Para Conhecer, Apreender e Transformar (2013 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTANA, Gilmar , SALLES, Nara Graça , ALVES, Jefferson Fernandes .
      Descrição: O Projeto será desenvolvido em forma de mini-residências artístico culturais em bairros da cidade de Natal e Parnamirim e na cidade de Santa Cruz/RN, objetivando fomentar a arte e a cultura viabilizando o acesso da comunidade em geral as encenações: a) ?Carmin? criada através do Projeto de Ação Integrada desenvolvido em 2012: ?Processos de Criação em Arte: vivenciando e apreendendo cinema, dança flamenca, cultura espanhola e teatro? e o Projeto de Iniciação Científica cujo título é: ?Almodovar e Kahlo: estéticas constituintes para processos criativos?; b) A performance integrante da pesquisa de mestrado do aluno Sandro Silva Souza denominada ?Dançando às Avessas? desenvolvida no PPGARC/UFRN, a partir das ideias de Antonin Artaud; c) a performance ?Corpos Diferenciados no Fazer Artístico Inclusivo: Eu e(m) Kahlo? resultado prático da pesquisa desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pelo aluno Felipe Monteiro; 2 - Palestras sobre Arte Contemporânea enfocando as especificidades artísticas: Dança, Cinema, Performance,Teatro e Artes Visuais, discutindo e investigando questões relacionadas a arte contemporânea; 3 ? Mini-Cursos de Dança, Cinema, Performance, Teatro, Artes Visuais; com abordagem focada nos processos criativos em arte contemporânea ; 4 ? Conferências sobre arte contemporânea com artistas convidados; 5 ? Formação Continuada para professores de ensino da arte da rede pública junto com o Programa de Extensão Escambo de Saberes/UFRN, com 40 horas de duração; 6 ? Introdução ao cinema contemporâneo através dos filmes de Pedro Almodovar e do filme Frida com debates ao final de cada sessão; 7 - Manutenção do blog www.arteinvestigada.blogspot.com.br; 10 ? Registro em forma de livro através de artigos teórico científicos que reflitam sobre a prática da cena e discussões acerca da arte contemporânea; 11 ? Internacionalização do Programa com a participação dos alunos e professores da UFRN no Escena Mazatlán 2013 ser realizado no México.
    • Nome do projeto: Imagem e ensino de Sociologia (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTANA, Gilmar , OLIVEIRA, João Elioberg da Silva , LISBOA, Pablo dos Santos .
      Descrição: A imagem em suas múltiplas manifestações apresenta-se imperativamente em todos os ambientes sociais, sejam eles públicos ou privados. Há tempos imemoriais, as sociedades demonstram suas expressões traduzidas por alguma forma de elemento imagético. Para quem a pesquisa, cabem inúmeras tarefas que venham a configurar maneiras de acercamento do objeto-imagem a fim de explicitar a diversidade de sua linguagem seja ela simbólica, psicológica, ideológica, artística ou cultural em geral. No âmbito deste projeto, o interesse é realçar seus aspectos no campo da educação, em particular do ensino na área das Ciências Sociais. Mais do que em outras épocas, a necessidade de diálogo hoje entre: sociedade, imagem e ciências humanas, torna-se imprescindível, tanto pela velocidade de informações contemporâneas produzidas, pela capacidade comunicativa que a imagem carrega, como diante de interpretações equivocadas de maneira pouco cautelosa que tem-se visto sobre a prática dessas ciências. Com a imagem, percorrem-se os códigos de diversos conhecimentos. Por isso, compreendê-la e ao mesmo tempo utilizá-la para o exercício do aprendizado torna-se essencial. Este trabalho busca construir caminhos que estruturem e expliquem seus significados e usos no ensino na prática contemporânea das ciências humanas, considerando seu destaque simultaneamente como recurso e objeto das análises acadêmicas. Em consonância, tanto os fluxos entre pesquisador e pesquisado como o registro e suas repercussões, passam a coexistir num mesmo patamar de ações e análise aguçando sensibilidades. No que tange a intenção deste debate, ocupado com a participação da sociologia acerca da produção, reprodução e análise da imagem tanto cotidianamente como um fator de memória social, o uso imagético, perpassa a todo tempo reflexões cada vez mais complexas acerca da imagem nos processos de relações sociais que se constroem no dia a dia. Hoje, toda a experiência acumulada, sobretudo nesse momento com a pandemia do corona vírus covid-19, revela isso. Nesse aspecto, as imagens fixas ou em movimento se sobressaem nas observações ao modificarem formas de convivência entre as pessoas e, inclusive, intervirem na atividade científica que as incluem. Esses elementos alteraram a leitura das temáticas e ampliaram a exigência quanto às formas de investigação utilizadas.Seu exercício hoje opera de modo seletivo, associativo, inventivo e propositivo. Auxiliado pelos atuais recursos tecnológicos audiovisuais dotados de grande poder de alcance e velocidade comunicativa, sua dinâmica requer maior atenção. Em virtude da própria força coercitiva e sedutora que conquistaram no decorrer do tempo social, olhar para sua utilização exige agora maior atividade crítica. No caso específico dessa abordagem, nota-se que: com a imagem sendo estudada, ampliaram-se as possibilidades de análise sobre processos sociais coletivos antes permitidos a grupos acadêmicos restritos e recolocou-se o debate como elemento cada vez mais orgânico e ordinário. A busca por um diálogo entre o audiovisual, as Ciência Humanas e a Sociologia, visando horizontalizar relações que democratizem o conhecimento entre acadêmicos e público em geral já ocorre há várias décadas. Ainda que tímido, esse processo que hoje soa aparentemente natural, revela, entretanto, em seu histórico que graus de legitimidade e propriedade da leitura dos fatos só lentamente foram flexibilizados para apresentar a um universo social mais extenso os efeitos de múltiplas visões entre pesquisador e pesquisado acerca dos temas abordados. Nesse quadro, pleno de possibilidades societárias e de percepções, é de extrema relevância um estudo mais detido sobre a presença e o diálogo da imagem com a vida social. Portanto, consequentemente, seu uso no campo de ensino possui o intuito de evidenciar criticamente esse panorama e produzir subsídios para sua aprendizagem.
    • Nome do projeto: Sistemas Agroalimentares Sustentáveis: dinâmicas, processos e atores (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTANA, Gilmar , CAVIGNAC, Julie Antoinette , ROZENDO, Cimone de Souza , MOURA, Joana Tereza Vaz de , KNOX, Winifred , JACOB, MIchele Cristine Medeiro , PINHO, Bruna Raquel Torquato , SANTOS, Carine de Jesus .
      Descrição: A literatura mundial sobre a alimentação tem dado grande ênfase às reflexões sobre os modelos que orientam e estruturam os sistemas agroalimentares e suas consequências. As análises demonstram que, as longas cadeias, base dos sistemas agroalimentares globalizados, promovem um processo de desconexão entre as esferas de produção, beneficiamento e consumo com múltiplas implicações. Disso resultam modelos produtivos cada vez mais especializados, artificializados em que os locais de produção e consumo dos bens alimentares não mais coincidem (Ploeg, 1992; Ploeg et al., 2004). Mesmo cultivos adaptados ao local não seguem mais seus ciclos biológicos naturais, em uma aceleração constante dos ritmos da natureza (Vendruscolo et al, 2018, Ploeg, 2008). Há, portanto, um rompimento com a dinâmica de manutenção dos equilíbrios ecológicos e com as práticas e conhecimentos locais (Caporal e Costabeber, 2007; Piraux e Cuenin, 2019) invisibilizando os alimentos, sua identidade, sua procedência e seus/as produtores/as. A perda desses referenciais e os sucessivos escândalos alimentares, como nos episódios da vaca louca, da gripe aviária, da contaminação por transgênicos, do uso descontrolado de agrotóxicos, agravados pelos altos custos ambientais, têm suscitado muitos questionamentos ao atual sistema agroalimentar, gerando uma crise de confiança. Em consequência disso, vimos emergir, nas últimas duas décadas, em todos os continentes, uma diversidade de iniciativas - produtivas, de consumo, de abastecimento e de beneficiamento (Grisa, 2020; De La Peña Garcia et al, 2020; Renting et al, 2017; Goodman, 2017; Morgan; Sonnino, 2010) que buscam re-conectar os elos "perdidos" da cadeia alimentar com vistas à construção de um modelo agroalimentar alternativo, mais sustentável e equitativo, no qual a confiança é restabelecida. Essas iniciativas baseiam-se na potencialização do capital social através de relações sociais renovadas que alimentam valorações sobre a prática e o papel que os agricultores, os consumidores, o Estado e as instituições podem assumir nessa reconfiguração. Portanto, concepções como sustentabilidade socioambiental e econômica, tendo como referência a re-localização, o conhecimento local, a tradição, as formas sociais de produção, a justiça social, a equidade e a democracia alimentar são incorporadas como base desse processo de mudança. Além disso, destaca-se a capacidade de essas estratégias construírem relações urbanos/rurais em patamares que possam valorizar os espaços rurais, proporcionando a articulação de agricultores familiares a outros segmentos rurais e não rurais, e de ensejar uma nova governança territorial com vistas à sustentabilidade alimentar (Chiffoleau, 2012, Rozendo et al; 2013). Esses atributos constituem a base dos processos de reterritorialização e de aproveitamento das condições endógenas, aspectos fundamentais para a conformação do paradigma de desenvolvimento rural sustentável (Ploeg, 2008). A questão que se coloca nesse projeto é compreender como essas distintas formas de resistências (agroecologia, mercados de proximidade, iniciativas da Casas de Sementes Crioulas) contribuem para a construção de um sistema agroalimentar sustentável. Que formas de re-conexão estão produzindo e qual seu limite? Quais os atores implicados nesse processo?
    • Nome do projeto: III Mostra latino americana de filmes e fotografia etnográficos NAVIS-UFRN (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTANA, Gilmar , CORADINI, Lisabete , PAVAN, Maria Angela , OLIVEIRA, João Elioberg da Silva , ESCOBAR, Alejandro , PEREIRA, Arthur Leonardo de Lima , GIOVANNINI JR,Oswaldo , ASSUNÇÃO, Alexandre Hermes Oliveira , MUNÇÃO, Ana Paula da Costa , CHENÊ, Sérgio Gabriel Baena , PINTO, Igor Felipe .
      Descrição: Motivados pelo êxito da I e II Mostras latino-americanas de Filmes Etnográficos, realizadas pelo NAVIS - (Núcleo de Antropologia Visual da UFRN) ambas apoiadas pela PROEX, respectivamente nos anos de 2020 e 2021, esta última exclusivamente de forma remota marcando a expansão de realizadores, participantes e parcerias estabelecidas com outras mostras dentro e fora do Brasil ( Festival de Filmes Etnográficos do Pará e Festival do Equador), apresentamos a proposta desta III Mostra latino-americana de Filmes Etnográficos, visando nessa nova edição ganhar mais fôlego no sentido de fortalecer sua dimensão internacional com maior qualidade técnica, extensão no formato de filmes e ampliação de novas parcerias no intuito de consolidar redes. Por intermédio de inúmeras atividades desenvolvidas ao longo de todo o ano passado quando das comemorações dos 20 anos do NAVIS, compondo o ciclo de eventos Imagem, sonoridades e sensorialidades, com webnários, oficinas, rodas de conversa, podcasts e mesas redondas, nele, conseguimos concretizar nossos objetivos de construir um espaço de diálogo, exercício e formação para estudantes, pesquisadores associados ao NAVIS e fora dele para a comunidade externa, fortalecendo a discussão acerca da relação entre imagem e sociedade. Desencadeamos um processo de debates e reflexões contínuos que agora esperamos consolidar em uma prática cotidiana da experiência imagética na vida social de um público cada vez mais amplo. Dentro desse espírito, dimensionamos nessa mostra filmes de curta e longa metragens e constatamos a necessidade de um ambiente virtual numa plataforma mais estruturada, capaz de garantir com maior segurança a exibição qualificada de som e imagem e a realização das mesas de debate, a fim de atingir um alcance maior de público. As mostras anteriores revelaram a diversidade relacional de olhares nos aspectos identitários de gênero, étnicos, questões rurais e urbanas candentes, memória coletiva, história social, todos marcados por lutas sociais, políticas e um caráter interdisciplinar de impressionante expressão cultural. Pretendemos manter e fomentar essas linhas teórico-práticas de ação. E nesse sentido, optamos por contratar a empresa Amazônia FLIX apta na tarefa de hospedar festivais de todo o Brasil para a web. Acatamos o discurso que apresentam quando argumentam que as alternativas gratuitas (Youtube, Vimeo, vídeos incorporados em sites,etc.) possuem a desvantagem de não impedirem de se baixar, com qualidade, os arquivos de vídeo contidos. Ao que nos foi apresentado, indicou-se a adoção de uma tecnologia robusta capaz de garantir uma boa performance e a segurança dos filmes hospedados contra downloads. A plataforma é responsiva, acessível via navegador, tablet e celular, com todas as funcionalidades em todos os sistemas. Todos os filmes estarão com seus links disponíveis durante a semana para serem assistidos pelo público interessado.
    • Nome do projeto: Navis 22 anos: uma trajetória de produção cientifica e reflexão acerca do audiovisual (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTANA, Gilmar , CORADINI, Lisabete , BARBOSA JR, José Duarte. , RIBEIRO, José .
      Descrição: Fundado em 2001 pela Profa. Dra. Lisabete Coradini (DAN/PPGAS/UFRN), o Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NAVIS/UFRN) vem, ao longo dos últimos 22 anos, desenvolvendo uma produção que se consolida e se insere no circuito de reflexão acerca da Antropologia do Audiovisual no Brasil, bem como nos estudos que se debruçam acerca das urbanidades e sociabilidades citadinas, suas memórias e itinerários visuais. Compreendendo uma agenda que envolve pesquisadores, professores e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFRN, o NAVIS realiza reuniões, debates, mostras audiovisuais, além de participar de eventos nacionais e internacionais que buscam pensar o fazer antropológico em diálogo com múltiplas linguagens, dando enfoque aos eixos de produção de imagens, cidade e suas tecnologias, mas também incluindo uma pensar acerca de memórias, direitos humanos, arquitetura, arte de rua, cinema, gênero e questões raciais. O NAVIS busca se constituir enquanto um espaço de pesquisa, interlocução e diálogo entre os pesquisadores e deste com a sociedade, abrangendo um vasto campo de investigação que, de forma integrada busca incessantemente criar espaços plurais de construção e circulação de novos saberes, assim promovendo uma formação continuada de professores, alunos e pesquisadores.É no esteio do desenvolvimento de novos caminhos para o processo de construção e socialização do conhecimento que propomos a organização/catalogação e compilação dos acervos sonoro e imagético das produções realizadas pelos NAVIS e a criação de uma plataforma multimídia que possa promover esses acervos além das fronteiras disciplinares.Este projeto de pesquisa utilizará como, suporte teórico, estudos das imagens a partir do pensamento de DIDI HUBERMAN (2018), Etienne Samain (2012) e Ana Rocha e Cornélia Eckert (2013), bem como autores/as que discutem coleções e acervos, como Reginaldo Gonçalves (2007), Fraya Frehse. E , também, temporalidades das imagens fotográficas, como Fabiana Bruno (2020).Essa proposta busca aprofundar o diálogo com outras redes de pesquisadores da antropologia visual, que desenvolvem trabalhos referentes a imagens na investigação e produtividade científica e tecnológica em instâncias acadêmicas que contribuam para a formação de redes de relacionamento internas e externas entre pesquisadores de instituições diferentes.
    • Nome do projeto: Cineclube Documentar (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTANA, Gilmar .
      Descrição: Projeto destinado a somente exibir filmes documentários do Brasil e da América latina, tanto de curta, média ou longa-metragem. Após cada sessão, as realizadoras e/ou realizadores participaram de um debate com espectadores e o coordenador da atividade.
    • Nome do projeto: Documentário - A vida mediada pela imagem (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTANA, Gilmar , PAIVA, Irene Alves , VIEIRA, Arthur Oliveira , MEDEIROS, Neusiene Alves .
      Descrição: Este projeto configurou-se inicialmente como continuidade do anterior financiado pela FAPERN, no Rio Grande do Norte, intitulado: Documentário - a vida social mediada pela imagem. Seguindo suas diretrizes, teve como argumento central a discussão que parte da Sociologia como ciência do presente, ocupada e participante de seu contínuo processo de transformações localizada socialmente de maneira favorável aos seus objetivos: entre os acontecimentos, suas formas de manifestação e na reflexão destes. A perspectiva desse trabalho reconhece que no campo da produção de imagens, esta ciência pode utilizar-se de suas ferramentas analíticas para evidenciar sociabilidades por intermédio de elaborações fílmicas no intuito de ampliar reflexões sobre a realidade humana. Nesse sentido, concebe essa linguagem como elemento favorável para um constante diálogo entre os aspectos culturais, políticos, artísticos e ideológicos presentes no cotidiano de temáticas analisadas. Vislumbrou-se dessa forma, a produção documental como possibilidade reveladora destes prismas. Sob o ângulo acadêmico, pensou-se nessas atividades como somatória de interesses que visam apresentar a diversidade, os antagonismos sociais e sua consecutiva multiplicação de diálogos na sociedade frente a estes elementos. Essa dimensão proporcionou uma configuração mais específica do documentário em relação ao projeto anterior, direcionando-se cada vez mais para o debate sobre a cultura e a memória de personagens sociais interpretadas como invisíveis socialmente. A troca de experiências que permitissem maior aproximação das relações humanas e dos desafios construídos, oriundos das mudanças rápidas em todos os âmbitos da sociedade, se manteve como na pesquisa anterior, assim como a dupla tarefa de ao mesmo tempo registrar as narrativas dos entrevistados e voltar-se aos próprios pesquisadores para que revelassem também no filme suas reflexões sobre as nuances possíveis que a prática do filme suscita numa dimensão sociológica.
    • Nome do projeto: DOCUMENTÁRIO: A vida social mediada pela imagem (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTANA, Gilmar , RONYVON, Helio , COELHO, Diana , LORHS, Márcia .
      Descrição: A sociologia como ciência do presente, ocupada e participante de seu contínuo processo de transformações encontra-se num local favorável - entre a reflexão, os acontecimentos e suas formas de manifestação ? podendo utilizar de suas ferramentas analíticas para evidenciar o leque das sociabilidades determinantes e resultantes da elaboração fílmica nos aspectos culturais, políticos, artísticos, ideológicos e do senso comum. A produção documental hoje no país ganhou destaque e popularidade tanto pela era digital como pelo interesse em contar e ver histórias registradas do vivido. Nela, somado ao interesse da diversidade e da denúncia social, há sobretudo o desejo da troca de experiências que aproximem todos mais das relações humanas e dos desafios que estas se constroem, oriundas recentemente das mudanças rápidas em todos os âmbitos da sociedade. Este projeto ocupa-se de uma dupla tarefa: ao mesmo tempo registrar as experiências vividas na pesquisa sociológica, como voltar-se aos próprios pesquisadores para que revelem suas reflexões sobre o ato de filmar em todas as nuances possíveis que esta prática venha suscitar. Será ao mesmo tempo, a reflexão da própria elaboração do objeto e do observador, todos como integrantes da construção social das relações humanas e das leituras efetuadas sobre elas.
    • SANTANA, Gilmar . Giro na mídia - boletim informativo da Prefeitura de Santo André - 25. 03. 2008 - 2394 - ano 12. 2008 - Notícia jornalística
    • MINDRISZ, L. ; SANTANA, Gilmar . Cineclube de Santo André faz mês de Almodóvar - 26/ 02/ 2008. 2008 - Notícia jornalística
    • SANTANA, Gilmar . Santo André dá continuidade às comemorações do mês da mulher. 2008 - Notícia jornalística
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
      • Curso: Bacharelado em Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1992
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 1999
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Riso, Lágrima, ironia e tratados: Pedro Almodóvar, genialidade e paradoxo em construção permanente
        Ano de conclusão: 2006
      • Curso: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Riso, Lágrima, ironia e tratados: Pedro Almodóvar, genialidade e paradoxo em construção permanente
        Ano de conclusão: 2005
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: University of Cambridge
        Ano de conclusão: 2016
    • Centro de Estudos Rurais e Urbanos:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 1996 ).
        Outras informações: Bolsa de aperfeiçoamento: categoria do CNPQ compreendida para aqueles estudantes graduados que desenvolvem pesquisas com vistas de ingressar no mestrado
        Outras informações: bolsista-pesquisador
    • Prefeitura Muncipal de Santo André:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade Ítalo Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Professor mestre
    • Centro Universitário FIEO:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2007 ).
    • Universidade Bandeirante de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2002 ).
    • Fundação Armando Álvares Penteado:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2008 ).
        Outras informações: Professor
    • EEPSG Papa João Paulo I:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1990 - 1996 ).
        Outras informações: Professor
    • Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UNICAMP:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - 1999 ).
        Outras informações: Bolsista
    • Universidade Federal do Rio Grande do Norte:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - Atual ).
        Outras informações: Professor Doutor Associado IV
    • Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2014 ).
        Outras informações: Professor Doutor Adjunto III
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Coordenador de Subprojeto - PIBID-Sociologia
    • Revista Cronos:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Revista VISAGEM:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Revista CRONOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2015 ).
        Outras informações: Como Editor-chefe da revista, conforme recebimento de artigos enviados ao corpo editorial, encaminhamento a pareceristas, revisão, normalização e diagramação dos trabalhos, cabe a mim acompanhar todos os processos e fazer a revisão final junto ao vice-chefe para que cada periódico semestral seja oficialmente publicado.
    • University of Washington:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Workshop: "Talk on Brazilian Cinema & music" (campus Seattle); Guest Lecture "Brazil, culture and politics" (campus Tacoma); visita técnica para estabelecimento de intercâmbio acadêmico e participação em reuniões com a equipe do "UW Center for Brazilian Studies".
        Outras informações: Visiting Scholar
    • University of Cambridge:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Pesquisa pós-doutoral de caráter comparativo e informacional como professor pesquisador visitante, sobre cinema documentário acerca da produção brasileira e inglesa em suas trajetórias contemporâneas.
        Outras informações: Pós-doc
    • A REVISTA CRONOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Universitat de Barcelona:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Bolsa Sanduíche - CAPES - Pesquisador