Não autenticado |

Reinaldo Benedito Nishikawa

    • Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (2002), especialização em História Social pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2007). Doutorando em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do Instituto Federal do Paraná, campus Londrina e de outras instituições de ensino particular. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, História da África, História do Paraná, Historiografia e História Regional.

       

      Links:    

    • Gestão do Patrimônio Público Ambiental em Londrina
    • Uma Escrita no Tempo: folhetim, memória e história nos jornais paranaenses e fluminenses (1854-1864)
    • NISHIKAWA, R. B. . Teoria da História e Historiografia. São Paulo : Pearson, 2013 . 179p. ISBN: 9788581439594.
    • NISHIKAWA, R. B. ; CONCEIÇÃO, Taíse Ferreira . História Regional. São Paulo : Pearson, 2010 . p. ISBN: 9788576056577.
    • NISHIKAWA, R. B. . História da África. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2009 . p. ISBN: 9788588639935.
    • NISHIKAWA, R. B. . Historiografia. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2009 . p. ISBN: 978857605.
    • Nishikawa, Taíse ; NISHIKAWA, R. B. . Seminário I. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2009 . p. ISBN: 9788576051.
    • STRANG, BERNADETE DE L. STREISKY ; BATTINI, Okçana ; NISHIKAWA, REINALDO . A Escola Guatemala e as memórias de uma experiência educacional de vanguarda Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso) , v. 13 , p. 959 - , 2013. ISSN: 15183483.
    • NISHIKAWA, R. B. . De imigrantes a colonos: um estudo sobre a Colônia Assunguy Boletim do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná , v. XLVI , p. 45 - , 2013. ISSN: 21770190.
    • NISHIKAWA, R. B. . ENSAIOS DE COLONIZAÇÃO - o processo de imigração na Província do Paraná Antíteses (Londrina) , v. 4 , p. 99 - 126 , 2011. ISSN: 19843356.
    • NISHIKAWA, R. B. . RESENHA. GUTIÉRREZ, Horacio & NAXARA, Márcia & LOPES, Maria Aparecida (orgs.) Fronteiras - paisagens, personagens, identidades. Revista Brasileira de História , v. 51 , p. - , 2006. ISSN: 01020188.
    • NISHIKAWA, R. B. . Retratos em Preto e Branco - Uma discussão analítica sobre fontes fotográficas para o historiador. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 15 , p. 1797 - 1810 , 2005. ISSN: 14149494.
    • NISHIKAWA, R. B. . O Haiti é aqui? O discurso antiescravista no Brasil e a prática escravista. Revista História Hoje (São Paulo) , v. 03 , p. - , 2005. ISSN: 18063993.
    • NISHIKAWA, R. B. . O Lago Igapó: História Ambiental em Londrina Anais do VII Encontro Regional de História , v. , p. - , 2001. ISSN: .
    • NISHIKAWA, R. B. . O Haiti não é aqui: discursos antiescravistas e práticas escravistas no Brasil (1790-1840) Métis (UCS) , v. 07 , p. - , 2005. ISSN: 16770706.
    • NISHIKAWA, R. B. . Os Empresários de Colonização na Província do Paraná Nossa História (São Paulo) , v. , p. - , 2005. ISSN: 16797221.
    • NISHIKAWA, R. B. . História e Fotografia: Uma discussão acerca do método pictográfico para a historiografia Boletim. Centro de Letras e Ciências Humanas (UEL) , v. , p. 04 - 06 , 2003. ISSN: 01026968.
    • NISHIKAWA, R. B. . Identidade Nacional ou Identidade Regional? O sentido de nacionalidade no conto O Espelho de Machado de Assis Métis (UCS) , v. 2 , p. 133 - 153 , 2003. ISSN: 16770706.
    • NISHIKAWA, R. B. ; Souza . A Lei de Terra nos Folhetins do jornal paranaense O Dezenove de Dezembro Historia Social (Valencia) , v. 10 , p. - , 2002. ISSN: 02142570.
    • NISHIKAWA, R. B. . Proteger, governar, povoar. Constituições de Territórios Paranaenses - olhares da História, v. , p. 43 - 76, 2012.
    • NISHIKAWA, R. B. . História e Fotografia: uma discussão acerca do método pictográfico para a historiografia . Boletim Informativo do Laboratório de Ensino de História , Londrina , 05 abr. 2003.
  • Trabalhos em Anais: 15
    • NISHIKAWA, REINALDO ; PICOLI, A. ; DIAS, V. ; RIBEIRO, P. ; CARDOSO, G. ; NASCIMENTO, M. . Colônia Euphosina: a estrutura econômica nas colônias do Paraná no século XIX. In: Semana de Integração do Instituto Federal do Paraná , 2014 , Londrina. ANAIS DA III SEMANA DE INTEGRAÇÃO DO IFPR/LONDRINA: MOSTRA DE TRABALHOS, ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURAL. : , 2014.
    • NISHIKAWA, R. B. . Contratos de Risco. In: XII Encontro Regional de História - ANPUH , 2011 , Irati. Regiões, Imigrações, Identidades. : , 2011.
    • NISHIKAWA, R. B. . Imagem em sala de aula. In: III Eneimagem , 2011 , Londrina. III Eneimagem. : , 2011.
    • NISHIKAWA, R. B. . Imigrantes estrangeiros: fixação e retorno nos séculos XIX e XIX. In: Seminários CEDHAL , 2006 , São Paulo. . : , 2006.
    • NISHIKAWA, R. B. . Os mercados internos em uma economia não-exportadora - A província do Paraná 1855-1865. In: II Seminário Internacional de História , 2005 , Maringá. . : , 2005.
    • NISHIKAWA, R. B. . A vida efêmera dos folhetins no jornal paranaense O Dezenove de Dezembro. In: 1º Seminário Internacional de História , 2003 , Maringá. Forúm de Pesquisa e Pós Graduação em História UEM. : , 2003.
    • NISHIKAWA, R. B. . Olhar com Outro Olhar: o século XIX em panorama. In: Semana de História e de Arquivologia , 2003 , Londrina. . : , 2003.
    • NISHIKAWA, R. B. . O vermelho e o negro: os folhetins do Dezenove de Dezembro. In: II Semana de Ciências Humanas , 2003 , Londrina. . : , 2003.
    • NISHIKAWA, R. B. . O vermelho e o negro: a Lei de Terras e a Escravidão no Paraná. In: Semana de Pesquisa CCH , 2002 , Londrina. Semana do Centro de Ciências Humanas. : , 2002.
    • NISHIKAWA, R. B. . Olhar com outros olhos. In: Semana de História , 2002 , Londrina. Semana de História Caminhos sem Fronteiras. : , 2002.
    • NISHIKAWA, R. B. . Uma perspectiva em História Ambiental. In: VIII Encontro Regional de História , 2002 , Curitiba. VIII Encontro Regional de História - 150 anos. : , 2002.
    • NISHIKAWA, R. B. . A Lei de Terras e o Dezenove de Dezembro. In: XX Semana de História , 2002 , Assis. Historiadores: Caminhos & Fronteiras. : , 2002.
    • NISHIKAWA, R. B. . A Lei de Terras nos folhetins do jornal paranaense O Dezenove de Dezembro. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica , 2002 , Maringá. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). : , 2002.
    • NISHIKAWA, R. B. . "Imagem não é nada" ou será tudo?. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica , 2002 , Maringá. XI Encontro de Iniciação Científica. : , 2002.
    • NISHIKAWA, R. B. . O Lago Igapó - história ambiental em Londrina. In: VII Encontro Regional de História , 2001 , Marechal Candido Rondom. Anais do VII encontro Regional de História - Anpuh/PR. Curitiba : Aos Quatro Ventos, 2000. p. 214 - 222.
    • NISHIKAWA, R. B. . Divulgação material didático - ensino médio - Editora Moderna. 2008 (Assessoria)
    • NISHIKAWA, R. B. . Divulgação de Livro didático "Projeto Araribá" Editora Moderna. 2006 (Assessoria)
    • NISHIKAWA, R. B. . Congresso De História Econômica. 2012 (Congresso)
    • NISHIKAWA, R. B. ; KFOÛRÎ, Soraia ; BATTINI, Okçana . Trabalho e Formação Docente: discussões necessárias na universidade. 2010 (Seminário)
    • NISHIKAWA, R. B. . Imigração e Colonização no Paraná - século XIX. 2006 (Comunicacao)
    • NISHIKAWA, R. B. . Jornal Inesul. 2008 TV Inesul
    • NISHIKAWA, R. B. . Revista Vitrine. 2008 TV Bandeirantes
    • NISHIKAWA, R. B. . Da História Total à História Fragmentada. 2008 TV Unopar
    • NISHIKAWA, R. B. . Entre Edward Thompson e Carlo Ginzburg: historiografia. 2008 TV Unopar
    • NISHIKAWA, R. B. . Interpretes do Brasil. 2008 TV Unopar
    • NISHIKAWA, R. B. . África, um ilustre desconhecido. 2008 TV Unopar
    • NISHIKAWA, R. B. . Repensando o continente africano. 2008 TV Unopar
    • NISHIKAWA, R. B. . Resistência e Apartheid: Uma África, muitos problemas. 2008 TV Unopar
    • NISHIKAWA, R. B. . Caricaturas, charges e cotidiano. 2008 TV Unopar
    • NISHIKAWA, R. B. . O Futuro: Visões de mundo ou representações. 2008 TV Unopar
    • NISHIKAWA, R. B. . Viva Cambé. 2009 Jovem Pan AM
    • NISHIKAWA, R. B. . I Campeonato de Jogos Digitais do IFPR - Campus Londrina. 2014 (Instituto Federal do Paraná)
    • NISHIKAWA, R. B. ; CONCEIÇÃO, Taíse Ferreira ; ANDRÉ, Richard Gonçalves . Educação para o Desenvolvimento Sustentável. 2005 (Sindicato dos Professores de Escolas Particulares - SINPRO)
    • NISHIKAWA, R. B. ; ANDRÉ, Richard Gonçalves . Ler uma Imagem? - As possiblidades do uso da imagem como fontes para o historiador. 2005 (Faculdade de Filosofia de Jacarezinho - FAFIJA)
    • NISHIKAWA, R. B. ; ANDRÉ, Richard Gonçalves . Trajetórias e Imigração: século XIX e XX. 2006 (FAFIJA)
    • NISHIKAWA, R. B. ; YOSHIMOTO, E. M. . Decifra-me ou devoro-te: interpretando imagens e construindo saber em sala de aula. 2008 (Universidade Norte do Paraná - UNOPAR)
    • NISHIKAWA, R. B. ; CASAGRANDE, Dirceu . O Universo Midiático no Contexto Escolar. 2010 (Universidade Norte do Paraná)
    • NISHIKAWA, R. B. ; CONCEIÇÃO, Taíse Ferreira . Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade. 2011 (Univiersidade Norte do Paraná)
    • Nishikawa, Taíse ; NISHIKAWA, R. B. . Sacra et Profana. 2012 (Universidade Norte do Paraná)
    • NISHIKAWA, R. B. . História Ensino fundamental I - 4º ano - 1º bimestre. 2008 (Apostilla)
    • NISHIKAWA, R. B. . História - Ensino Fundamental I 3º ano - 1º bimestre. 2008 (Apostilla)
    • NISHIKAWA, R. B. . História - Ensino Fundamental I 3º ano - 2º bimestre. 2008 (Apostilla)
    • NISHIKAWA, R. B. . História - Ensino Fundamental I 3º ano - 3º bimestre. 2008 (Apostilla)
    • NISHIKAWA, R. B. . História - Ensino Fundamental I 3º ano - 4º bimestre. 2008 (Apostilla)
    • NISHIKAWA, R. B. . História Ensino fundamental I - 4º ano - 2º bimestre. 2008 (Apostilla)
    • NISHIKAWA, R. B. . História Ensino fundamental I - 4º ano - 3º bimestre. 2008 (Apostilla)
    • NISHIKAWA, R. B. . História Ensino fundamental I - 4º ano - 4º bimestre. 2008 (Apostilla)
    • Nome do projeto: Projeto Pesquisa "Uma Escrita do Tempo: História, Memória e Folhetins nos jornais paranaenses e fluminenses" (2001 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NISHIKAWA, R. B. , SOUZA, Silvia Cristina Martins de .
      Descrição: UMA ESCRITA DO TEMPO: FOLHETIM, MEMÓRIA E HISTÓRIA EM JORNAIS FLUMINENSES E PARANAENSES DO IMPÉRIO (1854/1865) No dia 1 de abril de 1854 saiu à luz a primeira edição do jornal O Dezenove de Dezembro, na cidade de Curitiba, capital da recém-fundada Província do Paraná, que até 19 de dezembro do ano anterior constituíra-se na quinta comarca da Província de São Paulo. De abril de 1854 a abril de 1940, o Dezenove de Dezembro circulou em Curitiba com razoável regularidade, exceção feita ao período que abrange de maio de 1861 a novembro de 1862, quando sofreu interrupções. Fruto do empenho de Candido Martins Lopes, a quem também se deveu a fundação da primeira tipografia da nova província, o Dezenove de Dezembro circulou inicialmente como semanário (aos sábados), passando posteriormente a ser bissemanal (saindo às quartas-feiras e sábados) chegando, por fim, à circulação diária (a partir de 1884).O nosso objetivo, ao assim proceder, é avançar algumas reflexões sobre um gênero literário fortemente difundido em todo o Império no decorrer do séc. XIX, gênero que permitiu a seus autores lançar mão da literatura como instrumento de intervenção social e política, por mais que o tom leve, ágil e aparentemente descompromissado de sua narrativa não nos permita vislumbrar nestes textos outras intenções à primeira vista. Na temporalidade e na espacialidade que delimitam este trabalho, este postulado ganha uma coloração particular: pretende-se procurar perceber se algumas das formulações de um "projeto" cultural de futuro para o país, propagandeadas pelo governo imperial, e abraçadas por muitos dos folhetinistas em atuação nos jornais da capital do Império, fizeram parte das preocupações que nortearam o autor destes folhetins publicados no Dezenove de Dezembro, primeiro jornal a circular numa província recém-fundada no Império num momento em que assuntos decisivos para a manutenção do mesmo estavam sendo discutidos em várias instâncias da sociedade.
    • Nome do projeto: Projeto de Pesquisa "História Ambiental em Londrina" (1999 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NISHIKAWA, R. B. , ALMEIDA, Jozimar Paes de .
      Descrição: HISTÓRIA AMBIENTAL: Gestão Ambiental em Londrina - Paraná Projeto de Pesquisa OBJETIVO Pretendo realizar nesse projeto de pesquisa um levantamento e classificação de fontes de órgãos privados e públicos na esfera do poder, municipal, estadual e federal, para um estudo histórico da gestão pública do patrimônio ambiental em Londrina. Através destas fontes coletadas e classificadas, constituir-se-à um acervo histórico sistematizado, que possibilite a realização de uma análise critica do contexto histórico ambiental da cidade de Londrina. MÉTODOS E TÉCNICAS Toda a documentação consultada e levantada será submetida a fichamento e organizada por temas e tendências interpretativas. Esta documentação estará voltada para uma posterior análise da organização da cidade e seus desdobramentos em relação a problemas ambientais. A documentação será organizada e sistematiza dentro de critérios de análise que dêem ênfase as atividades governamentais dirigidas no sentido do planejamento, prevenção, controle e recuperação do meio ambiente urbano e rural atingido. Entrevistas serão realizadas com pessoas ligadas ao tema na medida das possibilidades e de acordo como o desenvolvimento do projeto, no sentido de complementar e esclarecer informações colhidas à respeito da temática. Periódicos da região serão pesquisadas e fichados à medida dos interesses envolvidos em questão.
    • Nome do projeto: População, Trabalho e Riqueza (2004 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NISHIKAWA, R. B. , GUTIÉRREZ, Horacio .
      Descrição: Projeto de Pesquisa intitulado "População, Trabalho e Riquezas". Grupo de Trabalho desenvolvido pelo professor doutor Horacio Gutiérrez
    • Nome do projeto: Museu Virtual da Imagem e História (2010 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NISHIKAWA, R. B. , LIMA, Gleiton .
      Descrição: O Museu Virtual de Imagem e História disponibiliza através do site da UNOPAR (http://www2.unopar.br/sites/museu/index.html), um conjunto de imagens referentes as diferentes temáticas sobre História do Brasil. O Museu desenvolve um processo de análise e tratamento das Imagens disponibilizadas sempre tendo como alvo o uso da Imagem como documento histórico portador de significados que permitem a busca da compreensão da sociedade à época de sua produção. As análises construidas e disponibilizadas partem do referencial de ser a Imagem um documento, uma linguagem, capaz de construir significância e valores de uma sociedade, de uma época ou de um espaço histórico-geográfico.
    • Nome do projeto: Aviso aos Navegantes: a inclusão digital (2010 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NISHIKAWA, R. B. , HISATOMI, Marco .
      Descrição: Sabemos que a inclusão digital é um dos assuntos que fazem parte de quase todos os meios de comunicação. O contexto político traz em seu bojo uma discussão que leva em consideração as ações, os projetos e os diversos programas sociais que são elaborados e muitas vezes implantados em várias partes do mundo. O longo processo histórico que o universo informacional alcançou e as novas tecnologias que surgem a cada dia exigem pessoas que necessitam vivenciar esse novo universo que se abre. Essa quarta revolução industrial trouxe o mundo da informática cada vez mais próximo dos espaços de convivência. Ao mesmo tempo, esse mundo globalizado trouxe ilhas de exclusão onde um contingente muito grande não tem acesso a nenhuma rede de comunicação. Sendo assim, esse projeto de extensão tem como um de seus objetivos diminuir essa distância proporcionando uma maior amplitude do alcance do mundo virtual para o maior número possível de pessoas levando à capacitação do indivíduo na informática e na comunicação através do software e da rede mundial.
    • Nome do projeto: Políticas Educacionais, trabalho e formação docente (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NISHIKAWA, R. B. , BATTINI, Okçana , Samira Kfouri Silva , Bernadete Strang .
      Descrição: O presente projeto busca compreender como as políticas educacionais, oriundas das mudanças do mundo do trabalho, rebatem no trabalho e na formação do professor, sendo essas relações expressas na escola e na Universidade. Essas relações estão centradas no saber e no saber fazer desse profissional que engloba práticas pedagógicas, currículo, processo de ensino aprendizagem, avaliação sendo que esses elementos fazem parte do cotidiano do trabalho docente. Esses aspectos influenciam a construção da identidade profissional (seu saber e saber fazer) centrada na intencionalidade com vistas à transformação da realidade social. O professor necessita compreender a amplitude de sua prática para desvelar, tomar posição e inferir na construção do seu fazer profissional.
    • Nome do projeto: MÍDIAS DIGITAIS E APRENDIZAGEM: um estudo sobre a expansão das informações e conhecimentos nos dispositivos móveis e seus impactos no processo educativo. (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NISHIKAWA, R. B. , FRANCA, S. M. M. , NISHIKAWA, T. F. C. , VILAS BOAS, A. .
      Descrição: Considerando os avanços das novas tecnologias de comunicação e informação na sociedade atual, o ambiente escolar ou acadêmico é de certa forma, impulsionado a aderir novos procedimentos pertencentes à cultura digital em favor do processo formativo. O ensino na contemporaneidade requer estreitamentos com as diferentes linguagens que por sua vez encontram-se intimamente integradas as novas tecnologias comunicacionais. Assim na contemporaneidade, a educação, como as demais esferas que compõe o corpo social, cultural e econômico, também se depara com a máxima de que as novas tecnologias integram o cotidiano das pessoas, tornando-as dependentes de um ambiente que congrega informações e conhecimentos de forma simultânea que permite apropriação e produção de mensagens. Conforme indicadores são exorbitantes o número de horas em que crianças, adolescentes e jovens se dedicam aos aparatos tecnológicos, gerando impactos no desempenho educacional. Estes fatores impulsionam a necessidade da expansão da sala de aula para além das paredes existentes, desencadeando reflexões do ponto de vista cognitivo. Para isso, os modelos fixos requerem dar lugar para novos modelos que possam motivar os alunos à curiosidade, a interação, manipulação e produção de mensagens. Nessa direção, considerando que o público jovem possui cada vez mais familiaridade com os novos aparatos de comunicação digitais, mais precisamente os dispositivos móveis, indaga-se: de que forma estas novas tecnologias podem realizar o papel de mediadora no processo de aquisição e ampliação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, tornando-se de fato extensão do processo de ensino e por conseqüência de aprendizagem? Nesta mesma linhagem propõem-se analisar os modelos cognitivos de aprendizagem disponíveis nos aparelhos móveis, considerando os conceitos de mediação, aprendizagem e experiência, bem como os processos de desenvolvimento de plataformas acopladas os fatores comunicacionais, visualidade, interação e li
    • Nome do projeto: Imagens em sala de aula (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NISHIKAWA, R. B. .
      Descrição: O presente projeto visa construir materiais didáticos e pedagogicos para o uso de imagens no ambiente escolar
    • Nome do projeto: História regional no Paraná (2012 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NISHIKAWA, R. B. .
    • Nome do projeto: Memórias Reveladas: o estudo das colônias de povoamento na Província do Paraná - 1853-1890 (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NISHIKAWA, R. B. .
      Descrição: Levantamento das colônias e colonos da Província do Paraná entre 1853-1890.
    • NISHIKAWA, R. B. . História. 2008 - Livro didático
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
        Título: A Lei de Terras nos folhetins do jornal paranense O Dezenove de Dezembro
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: História Econômica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
        Ano de conclusão: 2004
    • Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Docente do Curso de História, ministra aulas da disciplina de História Moderna e disciplina de Realidade Socio-Econômica Brasileira no curso de Jornalismo.
        Outras informações: Docente
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2007 ).
        Outras informações: Aluno / pesquisador
    • Instituto Nossa Senhora Auxiliadora:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - Atual ).
        Outras informações: Professor
    • Escola Alfa:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2004 - 2009 ).
        Outras informações: Professor
    • Editora Moderna:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2009 ).
        Outras informações: Oficinista
    • Universidade Norte do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Docente do Colegiado do Curso de História da Unopar Portaria GR n. 059/2008 Professor do curso de Pós Graduação em História Social e Ensino da Universidade Norte do Paraná Professor do curso de Pós-Graduação em África e africanidades da Universidade Norte do Paraná Professor Adjunto do Departamento de História da Unopar Professor de História Econômica Geral no curso de Ciências Econômicas
        Outras informações: Docente
    • St James International School:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professor
    • MAXIPRINT - GRÁFICA E EDITORA:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Revista da NUPEM - Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista da Revista produzida pelo Núcleo de Pesquisa Mutidisciplinar - NUPEM
    • Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - 2012 ).
        Outras informações: docente
    • Instituto Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - Atual ).
        Outras informações: docente
    • Revista Educação e Linguagens:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: consultor ad hoc da Revista Educação e Linguagens (ISSN 2238-6084 on line) da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam)