Não autenticado |

Lucas Jorge de Freitas

    • Doutor em História Social - FFLCH-USP (2019), Mestre em História Social - FFLCH-USP (2013), possui graduação em Filosofia - FFLCH-USP (2012), graduação em História e Licenciatura - FFLCH-USP (2008). Tendo como áreas de interesse a História Medieval e Antiga, assim como Filosofia Medieval e Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: cristianismo primitivo, antiguidade tardia e Agostinho de Hipona.

       

      Links:    

    • FREITAS, L. J. . A linguagem e sua concepção inicial na Idade Média. Linguagem e a Produção do Discurso na História: Fontes, Modelos e Problemas da Cristandade Latina (séculos V-XVI, v. 1, p. 13 - 39, 2015.
    • FREITAS, L. J. . O uso do topos retórico e das imagens mentais na construção do ethos retórico cristão em Agostinho de Hipona. In: X Encontro Internacional - A Imagem medieval: História e Teoria , 2019 , São Paulo. X Encontro Internacional - A Imagem medieval: História e Teoria. : , 2019.
    • FREITAS, L. J. . ?As re-significações do conceito de Alma e a concepção inicial de Agostinho?. In: XXI Encontro Estadual de História ? ANPUH-SP , 2012 , Campinas. XXI Encontro Estadual de História ? ANPUH-SP. : , 2012.
    • FREITAS, L. J. . Do Horizonte ao Céu: o Caminho da Civitas Romana à Deus na Formação da Civitas Dei. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA ANPUH: 50 anos , 2011 , São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH ? São Paulo, julho 2011 1 Do Horizonte ao Céu O Caminho da Civitas Romana à Deus na Formação da Civitas Dei. : , 2011.
    • FREITAS, L. J. . De Bispo de Roma a Papa. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2007 , São Paulo. 15º SIINCUSP. : , 2007.
    • FREITAS, L. J. . De Bispo de roma a Papa. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2006 , São Paulo. 14º SIINCUSP. SÃO PAULO : , 2006.
    • FREITAS, L. J. . ENTRE O ESTADO E O INTERESSE PRIVADO. : , 2007 (Projeto de Pesquisa USP/Fundação Energia e Saneamento: Os Percursos Históricos da Energia Elétrica)
    • FREITAS, L. J. . Estudo da construção do Ethos retórico Donatista nos tratados de Agostinho de Hipona. 2014 (Comunicacao)
    • FREITAS, L. J. . O uso do topos retórico e das imagens mentais na construção do ethos retórico cristão em Agostinho de Hipona. 2019 (Comunicacao)
    • FREITAS, L. J. . ?Estudo da construção do Ethos retórico Donatista e suas implicações no cristianismo africano dos séculos IV e V?. 2012 (Outra)
    • FREITAS, L. J. . ?As re-significações do conceito de Alma e a concepção inicial de Agostinho?. 2012 (Congresso)
    • FREITAS, L. J. . Análise do discurso contra os donatistas em Agostinho. 2011 (Congresso)
    • FREITAS, L. J. . Do Horizonte ao Céu: o Caminho da Civitas Romana à Deus na Formação da Civitas Dei. 2011 (Simposio)
    • FREITAS, L. J. . Estudo da Formação Identitária Donatista e sua implicações no Cristianismo Africano do século IV. 2011 (Comunicacao)
    • FREITAS, L. J. . Estudo da Formação Identitária Donatista e suas Implicações no Cristianismo Africano do Século IV. 2010 (Comunicacao)
    • FREITAS, L. J. . De Bispo de Roma a Papa: Fundamentaçãoda Cathedra Petri entre os séculos IV e V. 2008 (Comunicacao)
    • FREITAS, L. J. . De Bispo de Roma a Papa: Fundamentaçãoda Cathedra Petri entre os séculos IV e V. 2007 (Comunicacao)
    • FREITAS, L. J. . Estudo da Formação Identitária Donatista e suas Implicações no CristianismoAfricano do Século IV. 2009 (Comunicacao)
    • FREITAS, L. J. . Estudo da Formação Identitária Donatista e suas Implicações no CristianismoAfricano do Século IV. 2009 (Comunicacao)
    • FREITAS, L. J. . A Queda de Roma em 410, a migração por ela causada e suas conseqüências para o Cristianismo na África. 2008 (Comunicacao)
    • FREITAS, L. J. . De Bispo de Roma a Papa: Fundamentaçãoda Cathedra Petri entre os séculos IV e V. 2008 (Outra)
    • FREITAS, L. J. . De Bispo de Roma a Papa. 2006 (Simposio)
    • FREITAS, L. J. . De Bispo de Roma a Papa. 2007 (Simposio)
    • Nome do projeto: ?Estudo da Formação Identitária Donatista e suas Implicações no Cristianismo Africano do Século IV? (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREITAS, L. J. .
      Descrição: O presente estudo tem por tema a controvérsia donatista e sua formação identitária. Esta dissidência religiosa ocupa um lugar de destaque na cristandade africana entre os séculos IV e V, dividindo e polarizando duas vertentes cristãs e ocupando destacados pensadores do período, como Agostinho de Hipona e Optato de Milevo. A pesquisa tem por recorte inicial o ano de 312, data inicial da controvérsia, tendo seu termino em 411, ano do ultimo concílio de Cartago convocado especificamente para sanar a contenda. O trabalho tem por objetivo empreender uma abordagem que irá se concentrar nos três principais pontos abarcados tanto pela historiografia como pela documentação. São eles: a questão do martírio, o sacramentalismo carismático africano e a formação de uma hierarquia eclesiástica paralela.
    • Nome do projeto: Donatismo - Estudo da Formação Identitária (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREITAS, L. J. .
      Descrição: O presente projeto tem por tema a controvérsia donatista e sua formação identitária. O donatismo, uma dissidência religiosa, ocupou um lugar de destaque na cristandade africana entre os séculos IV e V, dividindo e polarizando duas vertentes cristãs, sendo tratado por importantes pensadores do período, como Agostinho de Hipona e Optato de Milevo. Sua singularidade estaria por se tratar, em sua gênese, de uma querela quanto à conduta moral do clero. Em uma época de dissidências doutrinárias, principalmente trinitárias, o donatismo se mostrou um desdobramento das perseguições perpetradas por Diocleciano, que deixaram vestígios indeléveis e sementes para novos desentendimentos. Os estudos empreendidos até então, concentraram-se em três eixos principais abarcados tanto pela documentação quanto pela historiografia. São eles: o martírio, o sacramentalismo carismático africano e a formação de uma hierarquia eclesiástica paralela. Tendo isto em vista, pretende-se, neste projeto, abordar duas questões fundamentais que estão na gênese dessa querela e que permeiam esses três eixos temáticos. São elas: o batismo e sacerdócio. Agregando ambas as questões, a pesquisa almeja investigar a identidade dada aos donatistas pelos seus adversários (como representação) e as justificativas desse cisma, dado que não restaram as obras escritas pelos próprios donatistas.
    • Nome do projeto: A Construção do Ethos Cristão nas Polêmicas Religiosa s de Agostinho de Hipona (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREITAS, L. J. .
      Descrição: Nos séculos IV e V ocorreram contínuos esforços por uma unificação e homogenização do credo cristão, algo que provocou o embate e o confronto entre as diversas vertentes, cada qual arrogava para si o título de ?verdadeiros cristãos? e imputando a os seus adversários a alcunha de ?falsos cristãos?. O ethos r etórico cristão é constituído a partir da premissa de que haveria uma única Verdade, assim sendo, na medida em que ser cristão é, por definição, empreender a imitatio Christi , tentava se determin ar aquele que advoga por Cristo do dito herege. Em meio a estas intensas disputas retóricas, Agostinho de Hipona foi um dos autores de maior destaque, participando dos principais debates de sua época. O donatismo, o arianismo e o pelagianismo foram três do s seus principais adversários. Cada qual representando um diferente desafio, Agostinho necessitava responder e enfrentar estas vertentes na defesa do que ele acreditava ser a verdadeira via salvífica cristã. O donatismo foi considerado como um desdobrament o das perseguições perpetradas por Diocleciano; estas teriam causado um cisma politico e doutrinário, cindindo a Igreja cristã na África romana. O arianismo, uma dissidência trinitária e protagonista inconteste do século IV, defendia uma ?hierarquia? dentr o da Trindade e contestava sua própria definição. O pelagianismo, uma frequente preocupação de Agostinho nos seus últim os 20 anos, negava o conceito do pecado original e questionava papel da Graça divina na salvação. A partir da premissa de que o que estav a realmente em jogo era a definição de qual das vertentes era verdadeiramente a portadora do legado de Cristo, a presente pesquisa procura comparar o processo de construção do ethos retórico destas três vertentes. Almeja se, portanto, investigar o ethos re tórico imputado por Agostinho aos seus adversários, cotejando os tratados polêmicos feitos pelo bispo de Hipona contra donatista, arianos e pelagianos. Palavras
    • Nome do projeto: A afirmação do primado de Roma (séculos IV a VI) pressupostos e obstáculos (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREITAS, L. J. .
      Descrição: Partindo da leitura e identificação de elementos encontrados nos documentos dos quatro primeiros concílios ecumênicos, a pesquisa visa um estudo das estruturas políticas, eclesiásticas e teológicas que permitiram o crescimento e a consolidação da Cathedra Petri entre os séculos IV e V. Época essencial para o entendimento das bases do papado e da ortodoxia nascente que se perpetuara no mundo Ocidental no período medieval. O estudo tenta, portanto, agregar informações documentais e bibliográficas, trabalhando seus desdobramentos políticos e culturais para traçar um panorama mais completo do desenvolvimento da figura do bispo romano e sua transformação em Papa.
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
      • Curso: Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras e Ciencias Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2019
  • Atuação Profissional: 2
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2008 ).
        Outras informações: orientando
    • Faculdade de Filosofia Letras e Ciencias Humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).