Não autenticado |

Edward Dettmam Loss

    • Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo. Mestrando do Programa de Pós-graduação em História Social da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas- FFLCH/USP, sub-área História Medieval, desde Julho de 2012. De Janeiro a Julho de 2014, realizou parte de suas pesquisas como aluno de mestrado sanduíche na Università di Bologna - Unibo, em Bolonha, Itália.

       

      Links:    

    • LOSS, E. D. . Atribuições e restrições das embaixadas nos estatutos comunais de Verona, Milão e Bolonha dos séculos XIII e XIV: apontamentos.. In: X Encontro Internacional dos Estudos Medievais (ABREM), 2013. , 2013 , Brasília. Anais do X Encontro Internacional dos Estudos Medievais (ABREM), 2013.. Brasília : , 2013.
    • LOSS, E. D. . Os estatutos comunais de Milão, Verona, Piacenza e Bolonha dos séculos XI a XIV: desafios e questões metodológicas. In: VII Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo . , 2012 , São Paulo. Anais do VII Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo .. São Paulo : , 2012.
    • LOSS, E. D. . Nuntius, Legatus, procurator et ambaxator: o vocabulário das embaixadas na Crônica de Salimbene de Adam e nos estatutos comunais de Piacenza, Verona e Milão. In: Colóquio de História Medieval , 2013 , Belo Horizonte. Colóquio de História Medieval. Belo Horizonte : LEME\UFMG, 2012. p. 52 - 62.
    • LOSS, E. D. . Negociar a paz: o envio de legados francos ao Império no século VI - As Epístolas Austrasianas. In: Workshop Perspectivas de Estudo em História Medieval no Brasil , 2012 , Minas Gerais. (coord) MIATELLO, A. L. P; (Orgs) ALVES, A. A. e RIBEIRO, F. A. Perspectivas de Estudo em História Medieval no Brasil. Belo Horizonte : Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2012. p. 31 - 41.
    • LOSS, E. D. . Between the Holy Roman Empire and the Papacy: The Role of Envoys and Embassies in the Chronicle of Salimene de Adam (d.c. 1290). 2014 (Comunicacao)
    • LOSS, E. D. . Atribuições e Restrições das Embaixadas nos Estatutos Comunais de Verona, Milão e Bolonha dos séculos XIII - XIV: apontamentos. 2013 (Comunicacao)
    • LOSS, E. D. . Os estatutos comunais de Milão, Verona, Piacenza e Bologna dos séculos XII a XIV: desafios e questões metodológicas.. 2012 (Comunicacao)
    • LOSS, E. D. . Nuntius, Legatus, Procurator et Ambaxiator: O vocabulário das Embaixadas na Cronica de Salimbene de Adam e nos estatutos comunais de Piacenza, Verona e Milão. 2012 (Comunicacao)
    • LOSS, E. D. . "Negociar a Paz": O envio de legados francos ao Império no século VI- As Epístolas Austrasianas. 2011 (Comunicacao)
    • LOSS, E. D. . O estudo da 'Paz' nas Epístolas Austrasianas (Século VI). 2010 (Simposio)
    • LOSS, E. D. . Os Francos e o Império nas Epístolas austrasianas. 2009 (Simposio)
    • LOSS, E. D. ; Bengozi, B. G. ; LACERDA, F. ; ROSA, K. T. ; SILVEIRA, V. C. ; CARVALHO, V. M. . Colóquio de História Medieval "Fontes Medievais: construções e métodos. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Paz e Resolução de conflitos no Mundo Mediterrâneo: As Epistolas Austrasianas (século VI) (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOSS, E. D. , SILVA, M. C. .
      Descrição: Mudanças significativas de perspectiva sobre o papel da violência na Alta Idade Média, ocorridas a partir da segunda metade do século XX, abriram espaço para novas análises sobre a existência de negociação e intercomunicação entre os reinos bárbaros e o Império. Esses estudos, por sua vez, basearam-se nas correspondências trocadas entre ilustres personagens de Bizâncio e dos reinos do Ocidente durante o século VI, que tiveram a sua importância reavaliada nessa nova perspectiva. Dentre esses documentos se encontram as Epístolas austrasianas , uma coleção de epístolas trocadas entre figuras de destaque do Reino Franco, outros reinos bárbaros e o Império. Essa coleção teria sido provavelmente reunida nos anos de 590, mas só começou a ser estudada sistematicamente a partir de sua inclusão nos M.G.H., no século XIX, através da edição de Wilhelm Gundlach. Pouquíssimos trabalhos utilizando as Epístolas austrasianas tiveram como foco o conjunto da coleção. Paul Goubert foi um dos primeiros a analisar essa documentação inserindo-a no contexto das disputas do período e salientando o seu importante papel nas embaixadas enviadas pela Austrásia. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa de iniciação científica é analisar como as Epístolas austrasianas se constituíram em instrumento para o estabelecimento da paz no âmbito das relações entre os francos e o Império no século VI.
    • Nome do projeto: O Papel das Embaixadas na Legislação Estatutária Comunal Italiana e na Crônica de Salimbene de Adam (Séculos XII-XIV) (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOSS, E. D. , SILVA, M. C. .
      Descrição: Debates realizados na duas últimas décadas acerca do conceito de Diplomacia permitiram a consideração das práticas de negociação e mediação do período medieval como práticas diplomáticas, antes restritas somente às realidades do Estado Moderno. Em meio a esse cenário, o período comunal italiano (séculos XII a XIV) despertou o interesse dos historiadores como um campo privilegiado de estudo da Diplomacia, principalmente devido às experiências de conflito entre as cidades e o Sacro Império Romano-Germânico. Entretanto, grande parte dos trabalhos realizados sobre as comunas, como os de Duranti e Gilli, corroboraram para a construção da ideia de uma Diplomacia comunal frágil , tendo ainda como parâmetro as relações internacionais da Modernidade. Nessa iniciativa, pouca atenção foi dada as chamadas fontes normativas tradicionais, como a legislação estatutária, e a sua contribuição para o assunto. Desta forma, essa pesquisa tem por objetivo analisar os estatutos comunais de Bérgamo, Bolonha, Bréscia, Ferrara, Lodi, Milão, Piacenza, Pádua, Treviso, Vicenza e Verona dos séculos XII-XIV em conjunto com a Cronica de Salimbene de Adam buscando-se compreender o modo como esses textos regulamentavam a organização de embaixadas e a escolha de embaixadores para representar os interesses da comuna no exterior, e problematizar através delas a ideia do período como marcado por uma Diplomacia frágil .
    • Nome do projeto: A legislação estatutária comunal italiana: tradição manuscrita e especificidades metodológicas (séculos XII a XIV) (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOSS, E. D. , MUZZARELLI, M. G. .
      Descrição: Fruto de uma iniciativa de sistematização escrita dos procedimentos jurídicos e de gestão dos assuntos públicos e dos costumes locais, os estatutos comunais italianos ficaram conhecidos como uma das grandes inovações das cidades do norte da Península Itálica durante o chamado Período Comunal, séculos XII a XIV. Esses textos de uma riqueza temática expressiva foram objeto quase exclusivo de juristas e profissionais do direito durante o século XIX e boa parte do século XX, despertando o interesse dos historiadores nas últimas décadas, com a retomada de prestígio da História Política. Apesar do interesse renovado por esse tipo de documentação, os estatutos comunais italianos continuam, em sua grande maioria, ainda não publicados. As poucas edições existentes negligenciam aspectos importantes dos manuscritos, como imagens, intervenções textuais e glosas. Em relação às especificidades desse tipo de fonte, o seu uso maciço por juristas e especialistas em direito ainda marca o tratamento dos estatutos como um equivalente medieval das modernas constituições nacionais, uma postura que vem sido combatida atualmente pelos especialistas na legislação estatutária italiana. Dessa forma, esse projeto de estágio tem por objetivo aprofundar nosso conhecimento sobre esse tipo de documentação, através da visitação de arquivos nos quais encontram-se manuscritos da legislação estatutária comunal italiana, da participação em grupos de estudos formados por especialistas nesse tipo de fonte, e do contato com metodologias específicas de trabalho com os estatutos nas bibliotecas especializadas e centros de estudos jurídicos que existem na cidade de Bolonha.
  • Formação Acadêmica: 2
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Paz e Resolução de Conflitos no Mundo Mediterrâneo: As Epístolas Austrasianas (século VI)
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Laboratório de Estudos Medievais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2012 ).
        Outras informações: Monitor
    • Arquivo Público do Estado:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Estagiário
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Aluno
    • Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Estagiário do setor de educação do museu
    • Università di Bologna:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).