Não autenticado |

Denisia Moraes dos Santos

    • É doutora em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2018), mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e graduada em Letras (Português e Inglês) pela Fundação Santo André (1989). Possui interesse nos estudos em Linguística Aplicada. Desenvolveu projeto de pesquisa envolvendo as seguintes temáticas: Ensino-aprendizagem de língua materna, Formação do professor leitor, Formação do leitor, Discurso/Texto literário, Gêneros do discurso, Teoria Dialógica de Bakhtin.

       

      Links:    

    • Linguística Aplicada
    • Estudos do Discurso
    • SANTOS, D. M. . O lugar que o leitor ocupa no diálogo com o discurso literário Ribanceira ? Revista do Curso de Letras da UEPA , v. 2 , p. 2 - 160 , 2014. ISSN: 23189746.
    • SANTOS, D. M. . Olhando Rembrandt a partir de Bakhtin e Simmel Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso , v. v.1 , p. 104 - 114 , 2009. ISSN: 21764573.
    • SANTOS, D. M. . Profundamente . Folha da Região , Estância - Sergipe , 19 jan. 2009.
    • SANTOS, D. M. . Descobrindo memórias de leitura: do espaço do pesquisador para o espaço do outro. In: 7º Seminário Internacional de Linguística - 7º SIL , 2017 , São Paulo. Discurso e Interdisciplinaridade. : , 2017.
    • SANTOS, D. M. . Leitura do texto literário: reações dialógicas. In: IX EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2017 , São Paulo. Discurso e Identidade. : , 2017.
    • SANTOS, D. M. . A concepção de verdade única na política pública de leitura. In: Sextas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso & Segundo Congresso Internacional de Estudos do Discurso - JADIS VI . CIED II , 2016 , Porto. JADIS VI Livro de resumos. : , 2016.
    • SANTOS, D. M. . Programa Apoio ao Saber: o caminho que a ficção literária percorre até as mãos dos alunos. In: Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação , 2016 , São Cristóvão. Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação. : , 2016. p. 5 - 4841.
    • SANTOS, D. M. . Acesso ao saber: o que está em jogo na escolha de uma obra literária. In: VIII EPED - Encontro de pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2016 , São Paulo. A multimodalidade nos estudos discursivos. : , 2016.
    • SANTOS, D. M. . Configuração espaço-temporal das escolhas literárias de jovens leitores. In: III Seminário interno do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) da Universidade de São Paulo , 2015 , São Paulo. III Seminário interno do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) da Universidade de São Paulo. : , 2015.
    • SANTOS, D. M. . Autor e leitor: facetas da leitura literária. In: VII EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2015 , São Paulo. Discurso e Linguística: diálogos possíveis. : , 2015.
    • SANTOS, D. M. . Diálogo vivo com o discurso literário. In: I Congresso Internacional de Estudos do Discurso ? CIED , 2014 , São Paulo. I Congresso Internacional de Estudos do Discurso - Grupo de Estudos do Discurso da Universidade de São Paulo. : , 2014.
    • SANTOS, D. M. . Atividade estética: da leitura de poemas para a construção da autoria. In: 62º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo , 2014 , Campinas. 62º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. : , 2014.
    • SANTOS, D. M. . Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE): um caminho para o ensino da leitura e da escrita de poemas. In: VI EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2014 , São Paulo. A multidisciplinaridade nos estudos discursivos. : , 2014.
    • SANTOS, D. M. . Capitu entre autores e leitores. In: VI Jornada Linguagem, Identidade e Memória , 2011 , São Paulo. VI Jornada Linguagem, Identidade e Memória. : , 2011.
    • SANTOS, D. M. . Leitores viajantes. In: 18º INPLA Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada , 2011 , São Paulo. 18º INPLA Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. : , 2011.
    • SANTOS, D. M. . Retratos do leitor. In: V Jornada do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, Identidade e Memória , 2010 , São Paulo. V Jornada do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, Identidade e Memória. : , 2010.
    • SANTOS, D. M. . Há alguma possibilidade de diálogo entre as obras clássicas da literatura brasileira e o aluno de Ensino Médio?. In: 13º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 4º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP , 2010 , São Paulo. 13º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 4º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. : , 2010.
    • SANTOS, D. M. . A construção do sentido na musicalidade do poema Modinha de Cecília Meireles. In: I Encontro dos Alunos de Pós-graduação em Semiótica da USP , 2001 , São Paulo. I Encontro dos alunos de Pós-graduação em Semiótica da USP. : , 2001.
    • SANTOS, D. M. . Diálogo pelo tempo, diálogo entre tempos. In: IX Seminário Internacional em Letras: Relações Dialógicas em Língua e Literatura , 2009 , Santa Maria. IX Seminário Internacional em Letras: Relações Dialógicas em Língua e Literatura. : , 2009.
    • SANTOS, D. M. . A figura de Cristo em A ressurreição de Lázaro, de Rembrandt, sob a ótica de Bakhtin e Simmel. In: IV Jornada do Grupo de Pesquisa / CNPq Linguagem, Identidade e Memória , 2009 , Uberlândia. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. São Paulo : Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL - PUC-SP, 2009. p. 104 - 114.
    • SANTOS, D. M. . Descobrindo memórias de leituras: do espaço do pesquisador para o espaço do outro. 2017 (Simposio)
    • SANTOS, D. M. . Descobrindo memórias de leitura: do espaço do pesquisador para o espaço do outro. 2017 (Simposio)
    • SANTOS, D. M. . Leitura do texto literário: reações dialógicas. 2017 (Comunicacao)
    • SANTOS, D. M. . A concepção de verdade única na política pública de leitura. 2016 (Comunicacao)
    • SANTOS, D. M. . Programa Apoio ao Saber: o caminho que a ficção literária percorre até as mãos dos alunos. 2016 (Seminário)
    • SANTOS, D. M. . Acesso ao saber: o que está em jogo na escolha de uma obra literária. 2016 (Comunicacao)
    • SANTOS, D. M. . Configuração espaço-temporal das escolhas literárias de jovens leitores. 2015 (Seminário)
    • SANTOS, D. M. . Autor e leitor: facetas da leitura literária. 2015 (Comunicacao)
    • SANTOS, D. M. . Diálogo vivo com o discurso literário. 2014 (Comunicacao)
    • SANTOS, D. M. . Atividade estética: da leitura de poemas para a construção da autoria. 2014 (Seminário)
    • SANTOS, D. M. . Capitu entre autores e leitores. 2011 (Outra)
    • SANTOS, D. M. . Leitores viajantes. 2011 (Comunicacao)
    • SANTOS, D. M. . Há alguma possibilidade de diálogo entre as obras clássicas da literatura brasileira e o aluno do Ensino Médio?. 2010 (Comunicacao)
    • SANTOS, D. M. . Diálogo pelo tempo, diálogo entre tempos. 2009 (Comunicacao)
    • SANTOS, D. M. . A construção do sentido na musicalidade do poema Modinha de Cecília Meireles. 2001 (Comunicacao)
    • Nome do projeto: Guia de receitas brasileiras: uma saborosa viagem pela literatura (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, D. M. .
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo compreender, sob o ponto de vista da Análise Dialógica do Discurso, o processo de construção de sentidos em Guia de receita brasileira, texto premiado na primeira edição do Concurso Cultural Viagem Nestlé pela Literatura (1999).Com o tema "A literatura e a vida nos 500 anos de Brasil", essa edição desafiou professores e alunos de escolas de Ensino Médio, de toda parte do Brasil, a produzir um intertexto literário-cultural, utilizando cinco obras da literatura brasileira: Cronistas do Descobrimento com relatos de Hans Staden e outros, O cortiço, de Aluísio Azevedo, Dom Casmurro, de Machado de Assis, Fogo morto, de José Lins do Rego e Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade.
    • Nome do projeto: Gênero poético: uma proposta teórico-metodológica para a formação do leitor no Ensino Médio (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, D. M. .
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo inicial investigar o acervo de antologias poéticas do Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE). A partir dessa investigação, pretende-se elaborar uma proposta teórico-metodológica para a formação do leitor no Ensino Médio.
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Fundação Santo André
        Ano de conclusão: 1989
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1995
    • Escola Estadual Amaral Wagner:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2015 ).
        Outras informações: PEB II
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: PEB II
    • Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Revista Linha D'Água:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).