Não autenticado |

Raquel de Sousa Ribeiro

    • possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço, personagem, linguagem, dialogismo, pós-modernidade, pintura, José Rodrigues Miguéis, José Saramago, Lobo Antunes, Lídia Jorge.

       

      Links:    

    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Do mito sacrificial ao mito renovador Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online) , v. 01 , p. 80 - 88 , 2013. ISSN: 21751277.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . A caverna: Eros e utopia Teia Literária , v. 1 , p. 189 - 207 , 2011. ISSN: 19813767.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . A identidade n'A caverna: crise e reconstrução Todas as Musas Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte , v. no 02 , p. 66 - 80 , 2012. ISSN: 21791937.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa ; PEREIRA, R. C. S. . A Caverna, de José Saramago: a imagem e a prolação. Todas as Letras (São Paulo. Impresso) , v. 8 , p. 11 - 25 , 2007. ISSN: 15171000.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . O navegador e a busca Todas as Letras (São Paulo. Impresso) , v. 1 , p. 39 - 48 , 2000. ISSN: 15171000.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . O Senhor Breton, o gravador e o espelho. O senhor Breton, o gravador e o espelho, v. 1, p. 166 - 179, 2015.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . O Senhor Breton e a entrevista: poética e desestabilização. Na justeza da Forma, a sutileza do conteúdo: homenagem à Lílian Lopondo, v. 1, p. 183 - 206, 2015.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Bugsy: do duplo ao simulacro. Leituras do Duplo, v. , p. - , 2011.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . A justaposição n1As naus, de Lobo Antunes: o silenciado em busca da forma.. Literatura portuguesa: história, memória e perspectivas, v. , p. 337 - 347, 2007.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . José e os inocentes nos evangelhos sinóticos e saramagueano. Literatura portuguesa ontem, hoje., v. , p. 243 - 257, 2008.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . O Real e o Ideal: Saramago e Platão. Dialogia na lLiteratura portuguesa, v. , p. 387 - 406, 2006.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Outros poetas. A literatura portuguesa em perspectiva, v. 3, p. 92 - 93, 1994.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . João de Deus. A literatura portuguesa em perspectiva, v. 3, p. 85 - 92, 1994.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Outros prosadores. A literatura portuguesa em perspectiva, v. 3, p. 70 - 75, 1994.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Camilo Castelo Branco. A literatura portuguesa em prespectiva, v. 3, p. 62 - 70, 1994.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Antônio Feliciano de Castilho. A literatura portuguesa em perspectiva, v. 3, p. 52 - 55, 1994.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Ensaio sobre a cegueira: o feminino e o resgate da imagem essencial. LINHAS E ENTRELINHAS HOMENAGEM A NELLY NOVAES COELHO, v. , p. 251 - 255, 2003.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Ensaio sobre a cegueira ou de Bruegel a Seurat. Saramago segundo terceiros, v. , p. 145 - 198, 2000.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Alexandre Herculano. A literatura portuguesa em perspectiva - Romantismo - vol.3, v. 3, p. 44 - 92, 1994.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Criação e recriação na obra de José Saramago: os filhos da carne e da pedra . ABOUT , São Paulo , 15 jul. 2001.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Criação e recriação na obra de José Saramago: a reversibilidade e a fundação de uma nova ordem . ABOUT , São Paulo , 11 jun. 2001.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Criação e recriação na obra de José Saramago: Cérbero e Caronte: o mito resgatado . ABOUT , São Paulo , 21 mai. 2001.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Criação e recriação na obra de José Saramago: de terras e gentes: tempos diferentes, aspirações diferentes . ABOUT , São Paulo , 16 abr. 2001.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Criação e recriação na obra de José Saramago: o homem civilizado e alguns de seus males . ABOUT , São Paulo , 20 jan. 2005.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Criação e recriação na obra de José Saramago: em busca do homem perdido. . ABOUT , São Paulo , 19 fev. 2001.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Moura, Vasco Graça.Os plenhascos e a serpente e outros ensaios camonianos.Lisboa, Quetzal, 1987. . Revista Camoniana , São Paulo , . .
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Garcez, Maria Helena Nery. Telhado de Vidro. São Paulo, João Scortecci . Cultura, Suplemento de O Estado de São Paulo , São Paulo , . .
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Saramago, José: A Jangada de Pedra . Cultura, Suplemento de O Estado de São Paulo , São Paulo , 16 out. 1988.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Saramago, José. O Ano da morte de Ricardo Reis. . Boletim Informativo do Centro de Estudos Portugueses da FFLCH, da USP , São Paulo , 19 ago. 1985.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Resenha: Spaggiari, Bárbara. O Simbolismo na obra de Camilo Pessanha.Trad. Carlos Moura. Biblioteca Breve, vol.66, 1a edição, Portugal, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e da s Universidades, 1982. . Boletim Informativo do Centro de Estudos Portugueses da FFLCH, USP , São Paulo , . .
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Lídia Jorge e Sandro Botticelli: as flores e os frutos. In: Letr@s em rede - linguagens e saberes - Congresso Nacional Mackenzie , 2012 , São Paulo. Letr@s em Rede - linguagens e saberes. : Mack Pesquisa, 2013. p. 78 - 87.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . 'Cais das merendas', de Lídia Jorge: um estranho retrato. In: II COLÓQUIO "VERTENTES DO FANTÁSTICO NA LITERATURA" , 2011 , SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP. CADERNO DE RESUMOS[DO] II COLÓQUI 'VERTENTES DO FANTÁSTICO NA LITERATURA'/UNESP-IBILCE. SÃO JOSÉ DO RIO PRETO : UNESP-CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, 2011. p. 91 - .
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Os lusíadas: a ética cavaleiresca e a construção do mundo moderno. In: Congressoo internacional sobre matéria cavaleiresca - Histórias de cavalarias por terras de Espanha, Portugal e Brasil , 2011 , SÃO PAULO. Congresso Internacional de matéria cavaleiresca - Histórias de cavalarias por terras de Espanha, Portugal e Brasil. São Paulo : Faculdade de Filosofia ,Letras e Ciências Humanas, 2011. p. 97 - .
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . A crise de identidade n'O cais das merendas, de Lídia Jorge: o caso Rosária.. In: XXI Encontro da ABRAPLIP , 2007 , São Paulo. Revoluções, diásporas e identidades. São Paulo : Universidade de São Paulo-Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, 2007. p. 139 - 139.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Saramago e Bruegel: a cegueira e suas visões. In: ANAIS DO XI ENCONTRO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERTURA COMPARADA , 2007 , SÃO PAULO. LITERATURA, ARTES E SABERES - RELAÇÕES CONTRATUAIS E POLÊMICAS NAS ADAPTAÇÕES DE TEXTOS LITERÁRIOS. ON LINE : www.abralic.org.br, 2007. p. 2 - 5.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . O poder encantatório do narrador em "O vôo da madrugada", de Sérgio Sant'Anna: um espaço de mi(s)tificação e de desmi(s)tificação. In: 52o Congreso Internacional de Americanistas:povos e culturas das Américas: diálogos entre globalidade e localidade , 2006 , Sevilha. 52o Congreso Internacional de Americanistas: pueblos y culturas de las Américas: diálogos entre globalidad y localidad. Sevilha : Secretariado de publicaciones de la Universidad de Sevilla, 2006.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . A caverna: a alegoria platônica na perspectiva de José Saramago. In: III Simposio Internacional de Narratología, , 2005 , Buenos Aires. Perspectivas de la ficcionalidad. Buenos Aires : Editorial Docencia, 2005. p. 723 - 731.
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . O espaço na novela Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco. In: Actas do congresso Internacional de Estudos camilianos , 1991 , Coimbra. . : , 1991. p. 629 - 657.
    • BOTTON, F. F. ; RIBEIRO, Raquel de Sousa . Um homem sem medo não morre: O Motim, de Miguel Franco. São Paulo : Todas as Musas , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa ; Sônia Cintra . VERSÁTIL EM TEMPO DE CELEBRAÇÃO. Jundiaí : In House , 2014 (Posfácio)
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa ; GOMES, MURILO DE ASSIS MACEDO . Abrindo as portas do sentido. São Paulo : Annablume editora , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . José Rodrigues Miguéis: onde existir sem ser estrangeiro?. 2012 (Conferência)
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . O romance português: pós-revolução dos cravos. 2007 (Universidade São Marcos)
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Destruição e recriação na obra de José Saramago. 2009 (FFLCH-USP)
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Gêneros na lituratura portuguesa - o espaço na ficção. 2008 (DLCV - FFLCH- USP)
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . Gêneros na literatura portuguesa - o espaço na ficção. 2008 (DLCV - FFLCH - USP)
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa ; Lilian Lopondo . O dialogismo na literatura portuguesa contemporânea: José Saramago. 2011 (DLCV - FFLCH - USP)
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa ; Lilian Lopondo . O dialogismo na literatura portuguesa contemporânea:José Saramago. 2009 (DLCV - FFLCH - USP)
  • Outras produções técnicas: 2
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa ; Lilian Lopondo . FLC 5749-4 - O dialogismo na Prosa de Ficção Contemporânea Portuguesa (I): o romance de José Saramago. 2011 - Curso de pós graduação
    • RIBEIRO, Raquel de Sousa . O dialogismo na literatura portuguesa: José Saramago. 2009 - Curso de pós graduação
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1971
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1980
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1988
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).